5 - MAIO BLOG DIA HOJE MESES

8 de Maio • Dia Hoje • Edição 2022

Dia das Mães 2022, do Turismo e da Cruz Vermelha ♥ Aniversário de Andréia Sadi • Betty Faria • Cláudio Taffarel • Etty Fraser • Shaolin • Enrique Iglesias • Mariana Aydar ♦ CIDADE • Belém do São Francisco (PE) ♣ ÓBITOS • Lavoisier • Flaubert • Helena Blavatsky • Gauguin • Vital Brazil • Jair Rodrigues

DESTAQUES DO DIA

♥ NASCIMENTOS • Andréia Sadi • Betty Faria • Cláudio Taffarel • Keith Jarrett • Robert Johnson • Billy Blanco • Etty Fraser • Adelaide Chiozzo • Alex Van Halen • Maria Padilha • Shaolin • Enrique Iglesias • Mariana Aydar ♦ CIDADE • Belém do São Francisco (PE) ♣ ÓBITOS • Antoine Lavoisier • John Stuart Mill • Gustave Flaubert • Helena Blavatsky • Paul Gauguin • Vital Brazil • Gilles Villeneuve • Herval Rossano • Maria Alves • Jair Rodrigues

COMEMORAÇÕES

 

CIDADES ANIVERSIANTES

• Anastácio (MS)
• Barra de Santa Rosa (PB)
• Braga (RS)
• Duas Barras (RJ)
• Ibaretama (CE)
• Itapecerica da Serra (SP)
• Jardim de Angicos (RN)
• Jericó (PB)
• Maragogipe (BA)
• Messias Targino (RN)
• Palhano (CE)
• Parazinho (RN)
• Passagem Franca (MA)
• São Luís do Paraitinga (SP)
• Saquarema (RJ)
• Silva Jardim (RJ)
Terenos (MS)

FONTES: WIKIWANDIBGECALENDARR

DIA HOJE

Andréia Sadi

Andréia Koudsi Sadi

(São Paulo, 8 de maio de 1987)

jornalista brasileira

Trabalha na GloboNews desde setembro de 2015, cobrindo os bastidores da política em Brasília.

Tem se destacado na cobertura jornalística de Brasília, comentando os bastidores da política.[1]]

Carreira

Sadi é jornalista formada pela PUC-SP.

Em 2009, atuou para o Portal R7, do Grupo Record.

Neste trabalho, envolveu-se em uma polêmica com o ex-deputado federal Sandro Mabel, que processou o grupo e a jornalista, por uma matéria publicada em outubro daquele ano, que incorretamente o citava como envolvido no escândalo do Mensalão.[2]

Em 2010, transferiu-se para Brasília, cobrindo os bastidores da política pelo Portal IG, e depois pelo Portal G1 e Folha de S.Paulo.

Em setembro de 2015, foi contratada pelo Grupo Globo para atuar em seu canal de notícias GloboNews, atuando em diversos jornais do canal.[3]

No final de junho de 2016 foi entrevistada no extinto Programa do Jô da TV Globo e sua performance a levou a ser convidada a participar em 20 de julho, de um quadro especial do programa, que reunia jornalistas mulheres em um debate, chamado Meninas do Jô.[4][5]

Em 1 de fevereiro de 2017, estreou seu Blog da Andréia Sadi no G1, escrevendo sobre os bastidores da política em Brasília.[6]

Em fevereiro de 2019, passou a apresentar Em Foco com Andréia Sadi na GloboNews, um programa de entrevistas com personalidades em evidência no cenário político brasileiro.[7]

Em abril começou a participar eventualmente do time de comentaristas políticos do GloboNews Em Pauta.

Andréia Sadi é também repórter dos noticiosos Jornal das Dez, Jornal Hoje e Jornal Nacional, da TV Globo.

Vida pessoal

Andréia Sadi tem ascendência árabe, sendo a filha do meio de três irmãos.

Seu avô materno era iraquiano e a família de sua avó paterna é do Vale do Beca, no Líbano.

Quando estava prestes a nascer, sua mãe teve uma ruptura da bolsa amniótica enquanto tomava banho.

O casal foi imediatamente para o hospital, mas não conseguiram chegar a tempo, e o parto aconteceu dentro do carro, realizado pela própria mãe.

Seus pais se separaram quando Andréia tinha doze anos, e sua mãe criou os três filhos adolescentes.[8]

De 2013 a 2018, Andréia foi casada com o também jornalista de política Paulo Celso Pereira, diretor de jornalismo da revista Época e da sucursal brasiliense do jornal O Globo.

Em março de 2020, casou-se com o jornalista esportivo e apresentador de televisão André Rizek.[9]

Em 7 de abril de 2021 nasceram João e Pedro, gêmeos do casal. Curiosamente, nesta data se comemora o dia do Jornalista, profissão de Sadi e Rizek. [10]

Prêmios

Em dezembro de 2016, Sadi foi premiada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) como Jornalista do Ano,[11][12] pela décima terceira edição do Prêmio Engenho de Comunicação.[13]

Em julho de 2017, foi vencedora na categoria “Repórter de Telejornal” em 2016, na décima segunda edição do Troféu Mulher Imprensa.[14]

Andréia Sadi

Andréia Koudsi Sadi

(São Paulo, 8 de maio de 1987)

jornalista brasileira

NASCIMENTOS

1911Robert Johnson ▒ Robert Leroy Johnson (Hazlehurst, Mississippi, 8 de maio de 1911Greenwood, Mississippi, 16 de agosto de 1938) foi um cantor e guitarrista norte-americano de blues. Johnson é um dos músicos mais influentes do Mississippi Delta Blues e é uma importante referência para a padronização do consagrado formato de doze compassos para o blues. Influenciou grandes artistas durante anos como Muddy Waters, que considerava Johnson “o mais importante cantor de blues que já viveu”.


1924Billy Blanco ▒ William Blanco Abrunhosa Trindade, mais conhecido como Billy Blanco (Belém, 8 de maio de 1924 — Rio de Janeiro, 8 de julho de 2011), foi um arquiteto, músico, compositor e escritor brasileiro. Nos anos 1950 e 1960 seus sucessos foram gravados por Dick Farney, Lúcio Alves, João Gilberto, Dolores Duran, Sílvio Caldas, Nora Ney, Jamelão, Elizeth Cardoso, Dóris Monteiro, Os Cariocas, Pery Ribeiro, Miltinho, Elis Regina e Hebe Camargo.


1931Etty Fraser ▒ Etty Fraser Martins de Sousa (Rio de Janeiro, 8 de maio de 1931) é uma atriz brasileira. Atriz eminentemente de teatro, na década de 80 apresentou na TV Record um programa culinário de muito sucesso chamado À Moda da Casa. Foi jurada do Show de Calouros no período em que o Programa Silvio Santos era exibido pela Rede Tupi, de 1976 a 1980.


1931Adelaide Chiozzo ▒ Adelaide Chiozzo (São Paulo, 8 de maio de 1931) é uma atriz e acordeonista brasileira. Foi estrela da Atlântida Cinematográfica (atuando em 23 filmes, inclusive em musicais com Oscarito e Grande Otelo) e renomada cantora da Rádio Nacional, onde atuou por 27 anos, participando, de programas como “Alma do Sertão” e “Gente Que Brilha”.


1945Keith Jarrett ▒ Keith Jarrett (Allentown, 8 de maio de 1945) é um compositor e pianista estadunidense. As suas técnicas de improvisação conjugam o jazz a outros generos e estilos, como a música erudita, o blues, o gospel e outros.

1953Alex Van Halen ▒ Alexander Arthur Van Halen (nascido em 8 de maio, de 1953) é um baterista norte-americano nascido nos Países Baixos, co-fundador da banda de hard rock Van Halen, juntamente com seu irmão, o guitarrista e tecladista Eddie Van Halen. Ficou em 18° lugar na lista dos “50 melhores bateristas de hard rock e metal de todos os tempos” do site Loudwire.


1959Maria Padilha ▒ Maria Padilha Gonçalves, conhecida por Maria Padilha (Rio de Janeiro, 8 de maio de 1960), é uma atriz brasileira. Fez inúmeros trabalhos no teatro, cinema e televisão e foi capa da revista Playboy em março de 1994. Na TV destacou- se em novelas da Rede Globo como Água Viva, Mico Preto, O Dono do Mundo, Anjo Mau, O Cravo e a Rosa, Mulheres Apaixonadas e Lado a Lado.


1971Shaolin ▒ Francisco Jozenilton Veloso, mais conhecido pelo nome artístico Shaolin (Coremas, 8 de maio de 1971 — Campina Grande, 14 de janeiro de 2016), foi um cartunista, chargista, caricaturista, humorista e ator de televisão brasileiro.


1975Enrique Iglesias ▒ Enrique Miguel Iglesias Preysler (Madrid, 8 de maio de 1975) é um cantor e compositor espanhol. Enrique é filho do cantor Julio Iglesias e da modelo filipina Isabel Preysler.

Com álbuns em inglês e espanhol, ele se tornou um dos mais populares artistas da América Latina e no mercado latino do Estados Unidos, vendendo mais álbuns do que qualquer outro artista do gênero, recebendo assim, o título de Rei do Pop Latino na Calçada da Fama de Hollywood onde foi agraciado com uma estrela em 2008.


1980 — Mariana Aydar ▒ Mariana Aydar (São Paulo, 8 de maio de 1980) é uma cantora brasileira. Mariana, que estudou violoncelo, violão e canto,[2] já esteve no palco com Seu Jorge, Elba Ramalho, Dominguinhos, Arnaldo Antunes, Toni Garrido, Samuel Rosa, Daniela Mercury, Céu, João Donato, Leci Brandão, Ivan Lins, Vanessa da Mata, Emílio Santiago, entre outros.


1941Betty Faria ▒ Elisabeth Maria Silva de Faria, mais conhecida como Betty Faria (Rio de Janeiro, 8 de maio de 1941), é uma atriz brasileira. É mãe da também atrizAlexandra Marzo, fruto do seu casamento com o ator Cláudio Marzo.
 
 

Foi também casada com o diretor e ator Daniel Filho, com quem tem um filho, João de Faria Daniel.

 
Os seus melhores momentos no cinema brasileiro foram ao protagonizar A Estrela Sobe (1974), de Bruno Barreto, e Bye Bye Brasil (1979), de Cacá Diegues. Na televisão, as suas participações de maior sucesso foram em Pecado Capital (1975), Água Viva(1980), Baila Comigo (1981) e Tieta (1989), esta última como protagonista-título.

CAPA de 8 de Maio de 2017

1966Cláudio Taffarel ▒ Cláudio André Mergen Taffarel, ou simplesmente Taffarel (Santa Rosa, 8 de maio de 1966), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como goleiro. É o atual treinador de goleiros do Brasil.

Reconhecidamente um dos maiores ídolos da história da Seleção Brasileira, e considerado por muitos,um dos melhores goleiros de todos os tempos, Taffarel pela seleção principal soma 104 jogos oficiais, 09 jogos não oficiais e mais 6 jogos da seleção Olímpica e 4 jogos da seleção do Pan americano somando 123 jogos, participando de três Copas do Mundo (1990, 1994 e 1998), sendo uma das principais peças do tetracampeonato. Integra o Hall da Fama da seleção no Museu do Futebol Brasileiro, ao lado de jogadores como Pelé, Zico, Romário e Ronaldo.

Caracterizou-se por ser um especialista em defender pênaltis, ganhando até um bordão do narrador Galvão Bueno, o “Sai que é sua, Taffarel!”, repetido por Galvão devido a colocação perfeita e difíceis defesas do arqueiro.

Origens

Pertencente à uma família pobre de descendentes de imigrantes italianos e alemães, passou a infância na cidade de Crissiumal, coincidentemente a mesma cidade onde nasceu o também goleiro Danrlei.

Clubes

Internacional (1985-1990)

Começou a jogar profissionalmente no Colorado em 1985, se tornou ídolo imediato de uma torcida acostumada com goleiros sensacionais como Manga e Benítez. Taffarel, inclusive, apareceria para o futebol sendo conhecido pelo seu primeiro nome, Cláudio. [2]

Muito jovem, Taffarel marcou presença no Brasileiro de 1986, quando foi uma das revelações da competição. Taffarel rapidamente se tornou uma presença nacional de destaque, com sua convocação para seleção sendo praticamente exigida por toda a torcida brasileira devido a suas grandes atuações no Inter.

Parma (1990-1993/2001-2003)

O melhor goleiro brasileiro no final da década de 80 e em toda a década de 90, Taffarel era sinônimo de ser goleiro, ídolo nacional. Construiu sua carreira europeia no Parma da Itália, que o contratou após a Copa do Mundo de 1990 na Velha Bota. Taffarel jogou no Parma por 5 temporadas; sua primeira passagem foi de 90 à 93, período em que conquistou 2 títulos importantes: a Copa da Itália em 1992 e Recopa Europeia em 1993.

Reggiana (1993-1994)

Na temporada 1993-94, Taffarel foi emprestado do Parma para o Reggiana da Itália; o reforço do brasileiro, fez com que o time permanecesse na Serie A para a próxima temporada. Defendeu um pênalti na última rodada do italiano em 94 contra o Milan. Taffarel foi considerado um dos melhores goleiros do Campeonato Italiano de 1994, o que lhe rendeu a convocação para Copa do Mundo nos EUA naquele mesmo ano.

Cláudio Taffarel, ex-goleiro brasileiro e Gianluca Pagliuca, da Itália, nos pênaltis da final de 1994.

Atlético Mineiro (1995-1998)

O ex-jogador participou no total de 191 jogos com a camisa alvinegra e levou 203 gols no total, nesse tempo Taffarel conquistou 3 títulos sendo eles o Campeonato Mineiro de Futebol de 1995, a Copa Centenário de Belo Horizonte em 1997 e a Copa Conmebol 1997. Taffarel também é o 4º goleiro que mais atuou pelo clube durante sua história.

Galatasaray (1998-2001)

Na Europa, ainda é lembrado por ter parado o grande atacante francês Thierry Henry na final da Copa da UEFA do ano 2000. Taffarel era na época goleiro do Galatasaray e esse foi o primeiro título continental do clube turco.

Seleção Brasileira

Olimpíadas

Começou a se destacar nas Olimpíadas de Seul em 1988, quando espantou o mundo, fechando o gol do Brasil na semifinal contra a Alemanha. Naquela partida, Taffarel defendeu três pênaltis, um na prorrogação e, mais dois na decisão das penalidades. Com o feito, levou o Brasil a grande final contra a antiga União Soviética, porém, na grande final, deixou escapar o ouro, perdendo o jogo por 2 a 1 de virada, se tornado vice-campeão olímpico, com a medalha de prata. A partir dali, Taffarel começava a aparecer no cenário do futebol mundial, com grandes atuações no Inter e na seleção, fizeram com que os italianos o levassem ao Parma, para ser o primeiro goleiro brasileiro a jogar no futebol italiano.

Seleção principal

Pela Seleção Brasileira, Taffarel tem o maior número de jogos de um goleiro da história, foram 123 aparições, com 113 jogos pela seleção principal. Cláudio Taffarel soma 4 jogos oficiais restritivos pela seleção dos Jogos Panamericanos de 1987 em Indianápolis e 6 jogos nas Olimpíadas de Seul 1988. Outro triunfo foi também ter jogado as edições das Copas de 90 na Itália, 94 nos Estados Unidos e 98 na França. Taffarel sofreu 15 gols nos 18 jogos em que defendeu o Brasil nas Copas do Mundo. Seu grande ápice na Seleção Brasileira foi a campanha rumo ao título na Copa do Mundo de 1994, defendendo uma das cobranças na disputa por pênaltis contra a Itália em plena final. Também disputou a final de 1998, perdida para a França.[4]

O bordão “Sai que é sua, Taffarel!”, criado pelo narrador Galvão Bueno para as defesas do goleiro.

Cláudio Taffarel comemorando a conquista da Copa do Mundo de 1994, com Roberto Baggio ao fundo.

O ponto forte: defesa de pênaltis

Começou a ser destaque nesse quesito, no Campeonato Mundial Sub-20, na conquista do título em 1985. Ele defendeu um pênalti no tempo normal na semifinal contra a Nigéria, garantindo a vitória por 2 à 0 ao Brasil. Taffarel sofreu apenas um gol no Mundial Sub-20 que foi disputado na antiga União Soviética, entre os meses de agosto e setembro de 85. Nas Olimpíadas de Seulem 1988, novamente foi a grande estrela do Brasil, defendeu três pênaltis na semifinal contra a Alemanha.

Na Copa do Mundo de 1994, Taffarel foi um dos principais responsáveis pela conquista do Tetra, defendendo o pênalti de Daniele Massaro na final contra a Itália de Roberto Baggio. No ano seguinte, Copa América de 1995, semifinal contra a Argentina, dois pênaltis defendidos contra nossos maiores rivais. Na Copa do Mundo de 1998 na França, Taffarel mostrou ao mundo que era mesmo o maior pegador de pênaltis de sua época, fechou o gol na semifinal contra a Holanda, simplesmente o arqueiro do Brasil foi na bola nas quatro cobranças, defendendo duas, garantindo a vitória ao Brasil por 4×2, levando o país do futebol a sua segunda final de Copa do Mundo consecutiva. A última disputa por pênaltis da sua carreira foi na final da Copa da UEFA, em 17 de maio de 2000, quando defendia as cores do Galatasaray, da Turquia, vencendo o Arsenal, da Inglaterra, por 4×1.

Prêmios e recordes

A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol), retrata Taffarel como um dos melhores da história. Entre 1989 e 2013, Taffarel já esteve presente em 13 listas. Quando ainda era jogador, destacou-se por oito vezes entre os dez melhores do mundo. Com a carreira finalizada em 2003, aos 37 anos, Taffarel ainda foi considerado o 10º melhor goleiro do mundo na história da IFFHS, por cinco anos consecutivos (2009, 2010, 2011, 2012, 2013) entre os anos de 1987 e 2013.

Taffarel é o único goleiro campeão mundial da história a defender um pênalti numa final de Copa do Mundo. Tornou-se também o único jogador da Seleção Brasileira a nunca ser substituído em três Copas do Mundo consecutivas: 1990, 1994 e 1998, num total de 18 jogos como titular absoluto. Taffarel é dono do recorde em jogos de um goleiro brasileiro na história da Copa América, foram 25 partidas em 5 edições disputadas: 1989, 1991, 1993, 1995 e 1997, foi bicampeão vencendo em 1989 e 1997.

Títulos

Parma

Atlético Mineiro

Galatasaray

Seleção Brasileira

Prêmios individuais

“Torcedor turco quando te encontra, diz: I love you, Tafi. Brasileiro fala, sai que é sua, Taffarel. Essa aí gravou, né? Obrigado Galvão, obrigado, Galvão.”

Cláudio TaffarelFonte: Globo Esporte

Cláudio Taffarel

Cláudio André Mergen Taffarel

(Santa Rosa, 8 de maio de 1966)

EVENTOS HISTÓRICOS


1933Mahatma Gandhi inicia um jejum de protesto contra a opressão britânica da Índia.



1970 — Os Beatles lançam o álbum Let It Be.

FALECIMENTOS

1794Antoine Lavoisier ▒ Antoine Laurent de Lavoisier (Paris, 26 de agosto de 1743 — Paris, 8 de maio de 1794) foi um químico francês, considerado o pai da química moderna. Foi eleito membro da Royal Society em 1788.


1873John Stuart Mill ▒ John Stuart Mill (Londres, 20 de Maio de 1806 — Avignon, 8 de Maio de 1873) foi um filósofo e economista britânico nascido na Inglaterra, e um dos pensadores liberais mais influentes do século XIX. Foi um defensor do utilitarismo, a teoria ética proposta inicialmente por seu padrinho, Jeremy Bentham.


1880Gustave Flaubert ▒ Gustave Flaubert (Ruão, 12 de dezembro de 1821[1] – Croisset, 8 de maio de 1880 [2]) foi um escritor francês. Prosador importante, Flaubert marcou a literatura francesa pela profundidade de suas análises psicológicas, seu senso de realidade, sua lucidez sobre o comportamento social, e pela força de seu estilo em grandes romances, tais como Madame Bovary (1857), A Educação Sentimental (1869), Salambô (1862) e contos, tal como Trois contes (1877).


1891Helena Blavatsky ▒ Elena Petrovna Blavatskaya (em russo: Елена Петровна Блаватская, Ekaterinoslav, Império Russo, atualmente na Ucrânia, 30 de julho31 de julho de 1831 (c. juliano) (12 de agosto de 1831 (c. gregoriano)) — Londres, 8 de maio de 1891), mais conhecida como Helena Blavatsky ou Madame Blavatsky, foi uma prolífica escritora russa, responsável pela sistematização da moderna Teosofia e cofundadora da Sociedade Teosófica.[1]

 

1950Vital Brazil ▒ Vital Brazil Mineiro da Campanha (Campanha, 28 de abril de 1865 — Rio de Janeiro, 8 de maio de 1950) foi um importante médico cientista, imunologista e pesquisador biomédico brasileiro, de renome internacional.


1982Gilles Villeneuve ▒ Joseph Gilles Henri Villeneuve, mais conhecido como Gilles Villeneuve (? pronúncia), (Saint-Jean-sur-Richelieu, 18 de janeiro de 1950 — Lovaina, 9 de maio de 1982) foi um piloto de automobilismo canadense.

 


2008Maria Alves ▒ Maria Alves (Lagarto, 7 de novembro de 1947 — Rio de Janeiro, 8 de maio de 2008), cujo nome artístico foi mudado para Maria Dealves após estudo de numerologia, foi uma atriz brasileira. Um dos personagens mais marcantes da atriz foi na novela Xica da Silva, onde interpretou a escrava Rosa na extinta TV Manchete.

2014 — Jair Rodrigues ▒ Jair Rodrigues de Oliveira (Igarapava, 6 de fevereiro de 1939Cotia, 8 de maio de 2014) foi um cantor brasileiro.

Em 1966, o cantor participou e venceu o Festival da Canção de 1966 com a canção Disparada, de Geraldo Vandré e Théo de Barros,[1] empatando com a música “A Banda”, de Chico Buarque.

1903Paul Gauguin ▒ Eugène-Henri-Paul Gauguin (Paris, 7 de junho de 1848 — Ilhas Marquesas, 8 de maio de 1903) foi um pintor francês do pós-impressionismo.
 

FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Brasil

Portugal

Internacional

TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

  • 1794 — É guilhotinado Antoine Lavoisier durante a Revolução Francesa, um dos maiores químicos da história da ciência.
  • 1977 — Primeiro dia da “Semana pró-amnistia” dos presos políticos bascos e navarros (Espanha), que resultaria em diversos confrontos com a polícia, em 7 mortos e vários feridos.
  • 1982 — Gilles Villeneuve sofre um acidente fatal quando estava em sua última volta rápida no treino de classificação do Grande Prêmio da Bélgica (no autódromo de Zolder), quando encontrou, em uma curva de alta velocidade, o March de Jochen Mass retornando para os boxes em velocidade menor. Um erro de cálculo fez com que as rodas dos carros se tocassem e a Ferrari foi lançada ao ar, seguindo-se uma sequência de capotagens que partiu o cockpit ao meio e arremessou o corpo de Villeneuve para o alto, na direção esquerda, só parando no lado extremo da pista, ao chocar-se violentamente contra o alambrado de proteção.
  • 2009 — O Canadá confirma a primeira morte pelo vírus Influenza A (H1N1).

CIDADE ANIVERSARIANTE – IBGE

SaquaremaRJ

181 anos

8 de maio de 1841

saquarema.rj.gov.br

Saquarema é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, localizado nas Mesorregião das Baixadas Litorâneas, também conhecida como Região dos Lagos. É conhecido como a Capital Nacional do Surfe e a Casa do Vôlei Brasileiro. Destaca-se pelas suas belas praias, lagoas, cachoeiras e montanhas. Possui uma população de 83.750 hab. (IBGE/2016).

História

Por volta do ano 1000, tribos indígenas de língua tupi provenientes das bacias dos rios Madeirae Xingu, na margem direita do rio Amazonas, ocuparam a maior parte do atual litoral brasileiro, expulsando os habitantes anteriores, falantes de línguas do tronco linguístico macro-jê, para o interior do continente. Quando os europeus chegaram à região de Saquarema, no século 16, esta estava ocupada pela nação tupi dos tamoios, também chamados tupinambás.[6]

Saquarema (RJ) — Praia de Barrinha.

Em 1530, dom João III, rei de Portugal, reconhecendo que o sistema de “excursões” para guardar as costas do Brasil exigia grandes sacrifícios e não apresentava resultados satisfatórios, devido à falta de portos onde se pudesse atracar com as embarcações para prover a colônia de mantimentos e homens, resolveu fundar uma colônia nas margens do Rio da Prata.

Para isso, organizou uma frota com duas naus, um galeão e duas caravelas e uma tripulação de aproximadamente 400 pessoas e tendo, como comandante, Martim Afonso de Sousa, com poderes extraordinários concedidos por dom João III através de uma carta régia datada de 20 de novembro de 1530. Dentre tais poderes, destacava-se o de tomar posse e colocar marcos em todo o território até a linha demarcada.

Saquarema (RJ) — Vista do Morro da Igreja Matriz.

Saindo de Lisboa em 3 de dezembro de 1530, chegou à Baía de Todos-os-Santos em 13 de março de 1531, depois de ter se dividido. Uma parte da frota dirigiu-se ao norte. No dia 17 do mesmo mês, Martim Afonso de Sousa reiniciou a viagem indo em direção ao sul. Após contornar Cabo Frio, atracou em frente ao Morro de Saquarema (morro da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré), no lugar onde hoje é a construção da Barra Franca.

Alguns tripulantes desembarcaram e foram entrar em contato com uma grande tribo de índios que obedeciam às ordens do chefe Sapuguaçu. Esses índios moravam em choças feitas de sapé ou tábua com uma porta em cada extremidade e sem repartimento no interior.

Os utensílios mais comuns eram:

“yni” – rede de dormir; “urupema” – peneira; “lyma” – fuso; “uru” – cesto pequeno com tampa; “ygaçaba” – talha cheia d’água; “camuty” ou “camucin” – pote de boca pequena; “yunduá’ – pilão; “pyça” ou “puça” – rede de pescar; “urucu” ou “jity” – cesto de pescar; “pindayaba” – caniço; “yapara” e “uyba” – arco e flecha; “yagaras” – canoas feitas de um só tronco de árvore.

Os tamoios eram ótimos canoeiros. Remavam de pé a um compasso certíssimo, com o que ficaram maravilhados os europeus. Assavam peixes sobre brasa, ou então sobre um gradeado de madeira, a que se dava o nome de “mokaem” (moquém). Ao assado envolvido em folhas, chamavam “pokeka”, hoje chamado de moqueca.

Saquarema (RJ) — Praia de Itaúna.

À carne e ao peixe pilado e misturado com farinha, davam o nome de “paçoka”. Sua bebida preferida era feita de suco de caju que eles chamavam de “caium”. Tinham sempre guardada, na choça, a farinha de mandioca – “carimã” e a usavam para fazer um bolo enroscado chamado “ubeiju”, de onde vem o nome do beiju.

Gostavam da dança chamada de “poroce” e, nela, utilizavam ornamentos feitos de plumas de garças ou araras que eram o capacete chamado de “acangatara” e uma espécie de manto chamado de “açayaba”. Tocavam instrumentos que eram a buzina chamada de “mamby”, o guarará chamado de “ymbia” e tambores.

Saquarema (RJ) — VÔLEI DE PRAIA — Centro de Desenvolvimento em Saquarema.

Por séculos, esses indígenas dominaram a parte litorânea onde hoje se localiza a sede do município de Saquarema e apelidaram a lagoa de “socó-rema”, que quer dizer “bandos de socós” (ave pernalta abundante na lagoa naquela época) e, com a evolução da linguagem, passou a chamar-se saquarema. Os tamoios foram sempre aliados dos franceses e, por isso, foram exterminados pelo então governador do Rio de Janeiro, Antônio Salema.

Dado a extensão do território da capitania, muitos anos se passaram antes que as terras de Saquarema recebessem os benefícios da civilização. Só em 1594, os padres da Ordem do Carmo, por elas de interessaram, pleiteando e obtendo, em 5 de outubro desse ano a doação de algumas sesmarias localizadas na região. No lugar hoje denominado Carmo, próximo a Ipitangas, iniciaram os religiosos, logo ao chegar, a construção de um convento que denominaram de Santo Alberto e do qual no presente, existe, apenas, como recordação, a imagem do seu padroeiro, venerado na exposição de imagens antigas em uma das salas do palácio do Bispo em Niterói.

Origem do Nome

A região que hoje compõe o município era habitada por uma grande tribo de tamoios. Por séculos, os indígenas dominaram a parte litorânea, onde hoje se localiza a sede municipal de Saquarema, e denominavam a lagoa de “Socó-rema” que, quer dizer bandos de socós (ave pernalta abundante na lagoa naquela época). Com a evolução da linguagem, passou a chamar-se Saquarema.[9] Já o tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro sugere outra hipótese etimológica para “Saquarema”: segundo ele, “Saquarema” pode ser oriundo da junção dos vocábulos tupissakurá (uma variedade de caramujo) e rema (fedorento), significando, portanto, “caramujos fedorentos”.[10]

Geografia

Distante cerca de cem quilômetros da capital do estado, possui as as seguintes praias: Vila, Prainha, Itaúna, Barrinha, Boqueirão, Barra Nova, Jaconé, Vilatur, entre outras, com condições favoráveis à prática do surfe. Uma das mais famosas é a Praia de Itaúna, que é conhecida como “o Maracanã do surfe”.[11]

Turismo

Cidade predominantemente turística, é conhecida também como “a capital nacional do surfe“. As ondas de suas praias estão entre as melhores do país. Além dos campeonatos de surfe nacionais e internacionais, as festas religiosas constituem um importante atrativo para o turismo local – que poderia ser melhor explorado. As principais atrações turísticas da cidade são:

  • Praias, Lagoas, Cachoeiras e Montanhas
  • O Sambaqui da Beirada (sítio arqueológico de 4 500 anos);
  • A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazareth, de 1630;
  • A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, situada num outeiro à Beira-Mar;
  • O Cemitério Municipal, situado num penhasco à Beira-Mar;
  • O Templo do Rock (museu-residência do roqueiro Serguei);
  • O Mirante do Morro da Cruz;
  • O Centro de Treinamento de Vôlei;
  • A Rampa de Voo livre.
  • Cachoeiras do Tingui (no 3º distrito de Saquarema)
  • Casa de Cultura Walmyr Ayala.

Saquarema (RJ) — Igreja Nossa Senhora de Nazareth.

Dentre as festas religiosas, pode-se citar, como a de maior destaque, a de Nossa Senhora de Nazareth (Padroeira do Município), que ocorre do dia 30 de agosto a 8 de setembro, que se traduz na maior manifestação religiosa do Estado do Rio de Janeiro e o mais antigo círio de Nazaré do país, datado de 1630, sendo mais antigo até mesmo que o famoso Círio de Belém, no Pará, sendo reconhecido em Setembro de 2009 pela Diretoria do Círio de Nazaré de Belém do Pará, quando da ocasião da visita da Imagem de Nossa Senhora de Nazareth, de Belém do Pará, ao município.

“Capital do Surfe”

Saquarema, através de suas praias, especialmente a de Itaúna, é conhecida como a capital brasileira do surf por suas ondas perfeitas e indescritível beleza e força.

Poucos lugares no Brasil possuem ondas com o porte das de Saquarema e por isso, na década de 70, sediava os saudosos festivais de surf.

Por isso, Saquarema é conhecida por ser a “Capital Brasileira do Surf” e também é chamada por muitos surfistas de “Maracanã do Surf Brasileiro”

GALERIA de FOTOS

Dia da Caridade • 19 de Julho

“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…

Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos

A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

8 de Maio – Taffarel e Saquarema (RJ) – 2017

☺ CAPA • Cláudio Taffarel ▒ CIDADE • Saquarema (RJ) 176 anos ▒ NASCIMENTOS • Robert Johnson • Billy Blanco • Etty Fraser • Adelaide Chiozzo • Betty Faria • Keith Jarrett • Alex Van Halen • Maria Padilha • Shaolin • Enrique Iglesias • Mariana Aydar ▒ FALECIMENTOS • Antoine Lavoisier • John Stuart…

19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022

Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…

0 comentário em “8 de Maio • Dia Hoje • Edição 2022

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: