DESTAQUES DO DIA
♥ NASCIMENTOS • Cris Vianna • James Parkinson • Emílio Ribas • Lisa Stansfield • Zeca Baleiro • Àlex Corretja • Alessandra Ambrósio • Junior Lima • Gregório Duvivier • Joss Stone ♦ CIDADE • Cafelândia (SP) ♣ ÓBITOS • Bezerra de Menezes
• Dia do Infectologista
• Dia da Escola de Samba
• Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson
FONTES
CIDADES ANIVERSIANTES
• Acari (RN)
• Brochier (RS)
• Cafelândia (SP)
• Coxim (MS)
• Dezesseis de Novembro (RS)
• Erebango (RS)
• Ernestina (RS)
• Guaraí (TO)
• Heliópolis (BA)
• Jutaí (AM)
• Nova Bréscia (RS)
• Papanduva (SC)
• São João da Canabrava (PI)
• São José da Coroa Grande (PE)
• Tapejara (PR)
• Touros (RN)
• Tuparetama (PE)
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND
Cris Vianna
Cris Vianna
(São Paulo, 11 de abril de 1977)
Aos 13 anos, depois de perder o pai, começou a cuidar das crianças da vizinha e foi tentar a carreira de modelo, bateu na porta de agências até conseguir desfiles e conseguiu, permaneceu na carreira por 10 anos, chegou a desfilar na Itália, Canadá, Austrália e Alemanha.
Mais tarde participou por três anos de um grupo vocal, Black Voices, em São Paulo.
Tudo isso, para pagar cursos de teatro, em seu currículo consta os cursos Globe, a Escola de Atores de Wolf Maya, a Escola de Beto Silveira e a Oficina de Atores da Globo.[4][5]
Sua estreia como atriz foi em América, como a dançarina Drica.
Depois, vieram Sinhá Moça, na qual ela era a escrava Maria das Dores.
Ainda em 2006, em O Profeta, Cris viveu a professora Gilda na trama.
O convite para interpretar Sabrina em Duas Caras veio do diretor Wolf Maya.
Quando iniciou as gravações da novela, ela estava finalizando sua participação em Última Parada 174, filme de 2008 de Bruno Barreto baseado no sequestro do ônibus 174, no Rio.
Nesse filme, ela interpreta Marisa (uma ex-dependente química que larga o vício e se converte ao evangelho.[6]
Em 2009, Cris Vianna esteve na novela Paraíso, da Rede Globo.
Foi uma das vencedoras do Troféu Raça Negra 2010, na categoria Melhor Atriz de Cinema, por seu papel em Besouro.[3]
No mesmo ano, participou da novela Tempos Modernos.
Em 2011, a atriz interpretou Dagmar dos Anjos, vendedora de empadas, mãe de Leandro, interpretado por Rodrigo Simas em Fina Estampa.[6]
A atriz foi rainha de bateria da escola de samba Grande Rio, em 2011.
Foi também Rainha de bateria da escola de samba Imperatriz Leopoldinense.
Em 2012, esteve na novela Salve Jorge, da Rede Globo.
Dois anos depois, participou da novela Império, como a rainha de bateria Juju Popular.
Em 2015, esteve no elenco da novela A Regra do Jogo.
No mesmo ano, em dezembro de 2015, a atriz foi vítima de racismo na internet, junto à jornalista Maria Júlia Coutinho e a também atriz Taís Araújo.
Em 2018, esteve em O Tempo não Para.
Cris Vianna
Cris Vianna
(São Paulo, 11 de abril de 1977)
Emílio Ribas
Emílio Marcondes Ribas
(Pindamonhangaba, 11 de abril de 1862 — São Paulo, 19 de fevereiro de 1925)
Trabalhou no combate a epidemias e endemias, tendo criado o Instituto Butantan entre outros órgãos públicos de saúde pública.
Um dos bravos e incompreendidos sanitaristas brasileiros do fim do século XIX e início do século XX que, juntamente com Oswaldo Cruz, Adolfo Lutz, Vital Brasil e Carlos Chagas, lutaram para livrar a cidade e os campos das epidemias e endemias que assolavam o país.
Guiado apenas pela intuição, Emílio Ribas combateu a febre amarela, exterminando com êxito o mosquito transmissor da doença (hoje conhecido por Aedes aegyptii) nas cidades paulistas de São Caetano, Pirassununga, Pilar, Campinas e Jaú, o que lhe valeu a nomeação, em 1898, para diretor do Serviço Sanitário do Estado de São Paulo.
▒ NASCIMENTOS
1966 — Lisa Stansfield ▒ Lisa Jane Stansfield (Manchester, 11 de abril de 1966) é uma cantora britânica. Seu disco de estreia, “Affection”, vendeu 4,5 milhões de cópias. Um dos motivos foi a canção “All Around the World”, que esteve no topo das paradas em 1989 e garantiu, ainda, alguns prêmios, como o de melhor canção e de melhor artista revelação, entre eles, o Brit Award.[3]
1966 — Zeca Baleiro ▒ José Ribamar Coelho Santos (Arari, 11 de abril de 1966), mais conhecido como Zeca Baleiro, é um cantor, compositor, cronista, e músico brasileiro de MPB. Transferiu-se para São Paulo onde lançou sua carreira. Zeca canta, toca violão e já teve suas composições interpretadas por Simone, Gal Costa, Elba Ramalho, Vange Milliet, Adriana Maciel, Luíza Possi, Rita Ribeiro, Renato Braz e Claudia Leitte.
1974 — Àlex Corretja ▒ Àlex Corretja Verdegay (Barcelona, 11 de abril de 1974) é um ex- tenista profissional espanhol, que alcançou a segunda colocação no ranking mundial em 1999 e ganhou um total de 20 títulos ATP, sendo 17 em simples e 3 em duplas. Durante sua carreira, que acabou em 24 de setembro de 2004, Corretja chegou 2 vezes à final do Torneio de Roland-Garros (1998 e 2001) e ganhou a Tennis Masters Cup, atual (ATP World Tour Finals), em 1998.
1981 — Alessandra Ambrósio ▒ Alessandra Corine Ambrosio (Erechim, 11 de abril de 1981) é uma supermodelo, atriz e empresária brasileira. Ambrosio é a líder das “Angels” da Victoria’s Secret e a primeira Embaixadora da linha Pink da marca.
1984 — Junior Lima ▒ Durval de Lima Junior, mais conhecido como Junior Lima (Campinas, 11 de abril de 1984), é um produtor musical, compositor e músico multi- instrumentista brasileiro. Músico desde a infância, Junior fez parte da dupla Sandy & Junior, ao lado de sua irmã, Sandy, entre 1990 e 2007.
1986 — Gregório Duvivier ▒ Gregório Byington Duvivier (Rio de Janeiro, 11 de abril de 1986) é um ator, humorista, roteirista e escritor brasileiro.
1987 — Joss Stone ▒ Joscelyn Eve Stoker (Dover, 11 de Abril de 1987), mais conhecida por seu nome artístico Joss Stone, é uma cantora e compositora inglesa de soul e R&B e actriz, vencedora de vários BRIT Awards e de um Grammy Award. Stone vendeu mais de catorze milhões de álbuns em todo o mundo.
▒ DESTAQUE
1755 — James Parkinson ▒ James Parkinson (11 de abril de 1755 — 21 de dezembro de 1824) foi um cirurgião inglês, farmacêutico, geólogo, paleontólogo e ativista político.
Ele é mais famoso por seu trabalho de 1817, An Essay on the Shaking Palsy, no qual foi o primeiro a descrever a “paralisia agitante”, uma condição que mais tarde seria rebatizada doença de Parkinson por Jean-Martin Charcot. [1]
Parkinson afastou-se de sua carreira política tumultuada, e entre 1799 e 1807 publicou várias obras médicas, incluindo um trabalho sobre a gota em 1805.
Ele também foi responsável pelos primeiros escritos sobre o ‘apêndice rompido’ na literatura médica inglesa.
Parkinson também tinha interesse em melhorar a saúde de maneira geral e o bem-estar da população.
Ele escreveu várias doutrinas médicas que expressam esse seu ativismo político.
Ele também era um defensor da proteção legal para os doentes mentais, bem como seus médicos e famílias.
MAL de PARKINSON
Parkinson foi a primeira pessoa a sistematicamente descrever seis indivíduos com sintomas da doença que leva seu nome.
Em seu “An Essay on the Shaking Palsy”, ele relatou os casos de três de seus próprios pacientes e três pessoas que ele viu na rua.
Ele se referiu à doença que mais tarde iria levar seu nome como ‘paralisia agitans’, ou ‘paralisia agitante’.
Parkinson distinguiu os sintomas entre os tremores de repouso e os tremores com o movimento.
Jean-Martin Charcot cunhou o termo “Doença de Parkinson” cerca de 60 anos depois.
Contudo, Parkinson erroneamente previu que os tremores nesses pacientes eram devidos a lesões na medula espinhal cervical, quando na verdade, é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, e idiopática, ou seja, é uma doença primária de causa obscura.
Página escrita por James Parkinson descrevendo a doença da ‘paralisia agitada’ que teria um dia, seu nome – doença de Parkinson.
DESCRIÇÃO de PARKINSON
- Movimento involuntário;
- Sem poder muscular, em partes não em ação, mesmo quando apoiado;
- Propensão a dobrar o tronco para a frente;
- Caminhada em ritmo de marcha e,
- Sentidos e intelecto não afetados.
CONCEITUAÇÃO ATUAL
Neurônios secretores de dopamina nos gânglios da base, controlam e ajustam a transmissão dos comandos conscientes vindos do córtex cerebral para os músculos do corpo humano.
Não somente os neurônios dopaminérgicos estão envolvidos, mas outras estruturas produtoras de serotonina, noradrenalina e acetilcolina estão envolvidos na gênese da doença.
A idade de maior incidência é por volta dos 60 anos, mas pode surgir entre os 35 aos 85 anos.
A doença de Parkinson é idiopática, ou seja é uma doença primária de causa obscura.
Há degeneração e morte celular dos neurônios produtores de dopamina. É portanto uma doença degenerativa do sistema nervoso central.
James Parkinson
(11 de abril de 1755 — 21 de dezembro de 1824)
Wikipédia em Inglês (Melhores Informações)
▒ EVENTOS HISTÓRICOS
- 1713 — Guerra da Sucessão Espanhola: assinatura do Tratado de Utrecht.
- 1727 — Estreia da Paixão segundo São Mateus, BWV 244, de Johann Sebastian Bach, na igreja de São Tomás, Leipzig.
- 1814 — O Tratado de Fontainebleau pões fim à Guerra da Sexta Coligação contra Napoleão Bonaparte, e obriga-o a abdicar incondicionalmente pela primeira vez.
1888 — É inaugurado o Concertgebouw em Amsterdã. ▒ O Concertgebouw é uma sala de concertos em Amsterdã, nos Países Baixos.
Graças a sua excelente acústica, o Concertgebouw é considerado como uma das três melhores salas de concerto do mundo, juntamente ao Symphony Hall em Boston e o Musikverein em Viena.
- 1919 — Fundação da Organização Internacional do Trabalho.
- 1945 — Segunda Guerra Mundial: as forças norte-americanas libertam o campo de concentração de Buchenwald.
1970 — Lançamento da Apollo 13.
1976 — Criação do computador pessoal Apple I.
- 1979 — Deposto o ditador de Uganda, Idi Amin.
- 2011 — Crise na Costa do Marfim chega ao fim, depois de meses de luta, com a prisão do ex-presidente Laurent Gbagbo.
▒ FALECIMENTOS
1900 — Bezerra de Menezes ▒ Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (Riacho do Sangue, 29 de agosto de 1831 — Rio de Janeiro, 11 de abril de 1900), mais conhecido apenas como Bezerra de Menezes, foi um médico, militar, escritor, jornalista, político, filantropo e expoente da Doutrina Espírita.
Conhecido também como O Médico dos Pobres.
▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
Dia Mundial da Doença de Parkinson
Portugal
- Feriado Municipal de Lagoa (Açores)
Brasil
- Dia do Infectologista
▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1964 — O candidato de consenso Humberto Castelo Branco é eleito presidente do Brasil por uma sessão conjunta do Congresso Nacional.
- 2002 — Mais de duzentas mil pessoas marcham em Caracas em direção ao palácio presidencial de Miraflores, para exigir a renúncia do presidente Hugo Chávez. 19 dos manifestantes são mortos, e o ministro da Defesa, general Lucas Rincón anuncia a renúncia de Hugo Chávez pela TV nacional.
- 2002 — Atentado terrorista contra a sinagoga de la Ghriba na Tunísia mata 19 pessoas e fere 30.
- 2006 — O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad anuncia que o Irã enriqueceu com sucesso urânio.
- 2012 — Um sismo de magnitude 8,2 graus atinge a costa ocidental da Indonésia, próximo à província de Aceh, a uma profundidade de 16,4 km. Um tsunami atinge a ilha de Nias na Indonésia.
▒ CIDADE ANIVERSARIANTE – IBGE
Cafelândia (SP)
11 de abril de 1926
Cafelândia é um município brasileiro do estado de São Paulo.
Sua população estimada em 2014 era de 12.462 habitantes.
Com muitos desbravadores pioneiros já instalados nestas paragens, Cafelândia tem sua origem, como comunidade, na Estação da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB), inaugurada no ano de 1906.
Ostentando o nome da Estação, ou seja, “Presidente Afonso Pena”, veio se formando um povoado em terras que foram de propriedade das famílias Zucchi, Guedes e Beraldo Arruda, divididas e separadas pelo córrego Saltinho.
De um lado, Zucchi e Guedes, de outro, Beraldo Arruda.
O nome atual do município decorre da pujança dos então muitos milhões de pés que cobriam grandes áreas de terras outras, inclusive, pertencentes às famílias Simões, Junqueira, Mesquita, Moraes Barros, entre os maiores proprietários da época.
Em outras palavras, esse avanço extraordinário, em solo que se desbravava apressadamente, inspirou o nome de Cafelândia, passando assim predominância para o mapa.
A economia do município de Cafelândia tem como base a agricultura e a pecuária. Atualmente, com a instalação de uma usina de álcool no município e várias outras na região, o cultivo de cana-de-açúcar vem se destacando fortemente.
Cafelândia ainda conta com um moderno distrito industrial e nele diversas indústrias principalmente de pequeno e médio porte ajudam a sustentar a economia local.
Aramefício, indústria têxtil entre outras levaram o município, segundo dados dos Ministério do Trabalho a gerar um dos maiores índices de emprego durante o ano de 2008.
Com o centro comercial totalmente remodelado, o comércio local também vem reagindo de maneira positiva proporcionando aos moradores locais e visitantes oportunidades de bons negócios.
Atualmente a maior festa cafelandense, que em 2010 completou trinta anos, a Feira de Artesanato de Cafelândia (CAFEARTES), é promovida pela Prefeitura Municipal de Cafelândia, sempre foi uma grande festa que todos os cafelandenses esperam com muita ansiedade.
Atualmente durante os 4 ou 5 dias de festa passam pelo recinto aproximadamente 150 mil pessoas entre locais e turistas.
A exposição de artesanato conta com itens que vão desde bordados até móveis em madeira e couro, além do pavilhão de artes plásticas que conta com peças de artistas da região e do país.
▒ GALERIA de FOTOS
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

11 de Abril – James Parkinson e Cafelândia (SP) – 2017
☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ CAPA • James Parkinson ▒ CIDADE • Cafelândia (SP) ▒ NASCIMENTOS • Emílio Ribas • Lisa Stansfield • Zeca Baleiro • Àlex Corretja • Cris Vianna • Alessandra Ambrósio • Junior Lima • Gregório Duvivier • Joss Stone ▒ FALECIMENTOS • Bezerra de Menezes
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “11 de Abril • Dia Hoje • Edição 2022”