DESTAQUES DO DIA
♥ NASCIMENTOS • Camila Morgado • Chico Anysio • Waldo Vieira • Raul Pompeia • Oswaldo Louzada • Lauro de Oliveira Lima • Ann Miller • Bobby Moore • Nelson Jobim • David Letterman • Walter Salles • Andy García • Via Negromonte • Carol Machado • Isabelle Drummond ♦ CIDADE • Penedo (AL) ♣ ÓBITOS • Franklin Delano Roosevelt • Joe Louis • Serginho Leite
• Dia do Obstetra
• Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado
• Dia Nacional do Humorista
FONTES
CIDADES ANIVERSIANTES
• Aiquara (BA)
• Arroio dos Ratos (RS)
• Bocaiúva do Sul (PR)
• Capão da Canoa (RS)
• Dário Meira (BA)
• Erval Seco (RS)
• Gongogi (BA)
• Licínio de Almeida (BA)
• Nova Araçá (RS)
• Penedo (AL)
• Porto Calvo (AL)
• Presidente Dutra (BA)
• São Félix de Balsas (MA)
• São José do Piauí (PI)
• Serra Dourada (BA)
• Severiano de Almeida (RS)
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND
Camila Morgado
Camila Ribeiro da Silva
(Petrópolis, 12 de abril de 1975)
Tornou-se mais conhecida por seu papel como Manuela de Paula Ferreira em A Casa das Sete Mulheres (2003), pelo qual ela venceu o Prêmio Qualidade Brasil – RJ.
Nasceu na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, filha de um comerciante com uma dona de casa.
Logo cedo decidiu que queria ser atriz. Estudou teatro com Monah Delacy, atriz e mãe de Christiane Torloni.
Aos 17 anos, após concluir o segundo grau, mudou-se para a capital do estado, onde estudou na Casa das Arte de Laranjeiras, onde seu espetáculo de conclusão de curso foi “Graal, Um Retrato de Fausto Quando Jovem” (1997), protagonizado por Bete Coelho, com texto e direção de Gerald Thomas.
Fez faculdade na UNIRIO, porém não concluiu. Foi morar em São Paulo, onde aprofundou seus estudos de interpretação com o diretor paulista Antunes Filho.
Nessa época, chegou a trabalhar como garçonete para pagar seus cursos.
Integrou a Companhia de Ópera Seca de Gerald Thomas, com quem começou a fazer teatro profissional: “Ventriloquist” (2000 – RJ, SP e Circuito Mundial), “Nietzsche Contra Wagner” (2000 – RJ e SP), “Esperando Beckett” (2000 – RJ e Turnê Nacional), protagonizado por Marília Gabriela, e “O Príncipe de Copacabana” (2001 – RJ e Turnê Nacional), protagonizado por Reynaldo Gianecchini.
Em 2000, esteve em cartaz com um espetáculo no teatro ao lado do ator João Falcão e assim foi vista pelo diretor Jayme Monjardim, que gostou do seu trabalho e a convidou para fazer testes para a novela O Clone.
Com a oportunidade, mostrou-se bem aplicada e fotogênica e, apesar de ter sido aprovada, acabou não participando da novela.
No entanto, foi reservada para a minissérie A Casa das Sete Mulheres, que viria a ser exibida em 2003.
Logo no seu papel de estreia carregou o peso e a responsabilidade de interpretar uma protagonista, a doce Manuela, e chamou atenção pelo seu talento e beleza.
Na minissérie, que foi um grande sucesso de crítica e público, Manuela costuma ter presságios e, em um desses, vê que o grande amor da sua vida está a caminho da estância em que mora com a família, o guerrilheiro Giuseppe Garibaldi.
Porém, mesmo prometida a seu primo Joaquim e tendo sido criada sob rígidos costumes por sua mãe, rejeitou a ideia do casamento forçado e entregou sua honra a Garibaldi, que logo partiu para a guerra ao lado de seu tio Bento.
Nas batalhas, seu amado conheceu e apaixonou-se pela guerrilheira Anita.[2]
No ano seguinte, fez uma participação especial na minissérie Um Só Coração, no papel da atriz Cacilda Becker, uma das pioneiras do teatro brasileiro.
Também nesse ano, viveu um dos papéis mais marcantes de sua carreira, a personagem título do filme Olga.
Olga Benário foi uma jovem comunista alemã, judia e companheira de Luiz Carlos Prestes, que terminou morta, após ser deportada para a Alemanha.
O filme foi uma adaptação do livro de Fernando Morais.
Em total entrega ao trabalho, raspou a cabeça e emagreceu sete quilos para as cenas do campo de concentração.[3][4][5]
Camila Morgado
Camila Ribeiro da Silva
(Petrópolis, 12 de abril de 1975)
▒ NASCIMENTOS
1863 — Raul Pompeia ▒ Raul Pompeia (Angra dos Reis, 12 de abril de 1863 — Rio de Janeiro, 25 de dezembro de 1895) foi um escritor brasileiro, conhecido por sua obra O Ateneu.
1912 — Oswaldo Louzada ▒ Oswaldo Louzada, conhecido por Louzadinha, (Rio de Janeiro, 12 de abril de 1912 — 22 de fevereiro de 2008) foi um ator brasileiro, de televisão e cinema.
1921 — Lauro de Oliveira Lima ▒ Lauro de Oliveira Lima (Limoeiro do Norte, 12 de abril de 1921 – Rio de Janeiro, 29 de janeiro de 2013) foi um pedagogista brasileiro, conhecido pela sua atuação política na educação e pelo desenvolvimento do Método Psicogenético, estruturado a partir da Epistemologia Genética de Jean Piaget.
1923 — Ann Miller ▒ .Johnnie Lucille Ann Collier, mais conhecida como Ann Miller (Nacogdoches, Texas, 12 de abril de 1923 – Los Angeles, Califórnia, 22 de Janeiro de 2004) foi uma atriz, cantora e dançarina estadunidense.
1931 — Chico Anysio ▒ Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, conhecido artisticamente como Chico Anysio (Maranguape, 12 de abril de 1931 — Rio de Janeiro, 23 de março de 2012), foi um humorista, ator, comentarista, compositor, diretor de cinema, escritor, pintor, radialista e roteirista brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, emissora onde trabalhou por mais de 40 anos.
1941 — Bobby Moore ▒ Robert “Bobby” Frederick Chelsea Moore OBE (12 de abril de 1941 – 24 de fevereiro de 1993) foi um famoso futebolista inglês que se destacou na posição de zagueiro, considerado um dos melhores do século XX.
1946 — Nelson Jobim ▒ Nelson Azevedo Jobim (Santa Maria, 12 de abril de 1946) é um jurista e político brasileiro. Exerceu os cargos de deputado federal, ministro da Justiça, ministro do Supremo Tribunal Federal, corte da qual foi presidente, e ministro da Defesa.
1947 — David Letterman ▒ David Michael Letterman (Indianápolis, 12 de abril de 1947) é um humorista, apresentador e produtor de televisão norte-americano. Ele apresentava o programa de entrevistas Late Show with David Letterman na CBS. Letterman ficou na televisão no horário nobre ininterruptamente de 1982 a 2015 com a estreia do seu show, originalmente na NBC. Ele superou em 2008 seu amigo e mentor Johnny Carson como o apresentador de carreira mais longa na história da televisão norte-americana.
1956 — Walter Salles ▒ Walter Moreira Salles Júnior (Rio de Janeiro, 12 de abril de 1956) é um diretor e produtor de cinema brasileiro. Em 1998, lançou Central do Brasil, que recebeu ampla aclamação internacional e duas indicações ao Oscar, de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz para Fernanda Montenegro.
1956 — Andy García ▒ Andrés “Andy” Arturo García Menéndez, (Havana, 12 de abril de 1956) é um ator americano, nascido em Cuba. García é mais conhecido pelas atuações nos filmes The Untouchables, The Godfather: Part III, Ocean’s Eleven, Ocean’s Twelve e Ocean’s Thirteen.
1959 — Via Negromonte ▒ Wilma Fernandes Negromonte (Belo Horizonte, 12 de abril de 1959) é uma cantora e atriz brasileira. Traz em sua bagagem profissional, no Brasil e no exterior, trabalhos em teatro, cinema e televisão, além de uma premiada carreira como cantora e vasta experiência na dança.
1975 — Carol Machado ▒ Carolina Eichler Machado (Rio de Janeiro, 12 de abril de 1975) é uma atriz brasileira. Começou a estudar teatro aos nove anos, estreando profissionalmente aos doze anos, no espetáculo “O Menino Maluquinho” de Ziraldo.
1994 — Isabelle Drummond ▒ Isabelle Christine de Lourenço Gomes Drummond (Niterói, 12 de abril de 1994), é uma atriz brasileira.
Conhecida ainda na infância por ter interpretado Emília no seriado Sítio do Pica-pau Amarelo.
Depois fez uma participação na minissérie A Historia de Rosa, despontou na telenovela Eterna Magia, em 2007.
▒ DESTAQUE
1932 — Waldo Vieira ▒ Waldo Vieira, Dr. (Monte Carmelo, 12 de abril de 1932 — Foz do Iguaçu, 02 de julho de 2015) foi um médico, médium e autor brasileiro, mais conhecido por ser o propositor da Conscienciologia e da Projeciologia.[1][2]
Quando ainda estudante (1955) conhece pessoalmente o médium Chico Xavier e juntos desenvolvem nos anos 1950-60 trabalho mediúnico em conjunto no centro espírita“Comunhão Espírita Cristã”,[2] que fundaram em Uberaba.
Tal parceria resulta na publicação de diversos livros e estudos espíritas, mais notadamente em livros psicografados da Série André Luiz.
Juntos também exerceram função de médium em sessões de psicografia de cartas e trabalho voluntário de distribuição de mantimentos a multidões de pessoas carentes.[7][8]
Em 1966 Vieira se muda para o município do Rio de Janeiro, desligando-se do centro “Comunhão Espírita Cristã”.
Ao mesmo tempo torna-se um dissidente do Espiritismo e decide se dedicar à pesquisa da experiência fora-do-corpo (ou projeção da consciência), fenômeno que considera chave para o desenvolvimento integral da consciência.
Alegoria esboçando a projeção da consciência, fenômeno que Vieira estudou durante décadas.
Torna-se membro de duas das mais importantes organizações de pesquisa parapsicológica do mundo, a estadunidense ASPR (American Society for Psychical Research) e a britânica SPR (Society for Psychical Research).[12]
Em 1979 lança o livro Projeções da Consciência: Diário de Experiências Fora do Corpo Humano.
Em 1986 lança o tratado Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano,[13] com a primeira edição de 5000 exemplares, distribuída gratuitamente entre pesquisadores e bibliotecas do país e do exterior.
O tratado consiste em uma exaustiva pesquisa (mais de 1900 referências bibliográficas de 37 países) que chancela o estudo sério e científico sobre o assunto.
Em 1988[14] Vieira co-funda o Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC) (IIP até 1994),[4] no Rio de Janeiro.
Uma organização sem fins lucrativos voltada ao ensino e pesquisa da consciência em abordagem integral da personalidade.
Waldo Vieira passou a residir no Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), localizado no bairro Cognópolis (também apelidado de Cidade do Conhecimento ou Bairro do Saber)[5][18][18]em Foz do Iguaçu.
Waldo Vieira sofreu um AVC em 25 de junho de 2015, vindo a falecer em 2 de julho de 2015, aos 83 anos, no hospital Ministro Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu.[20]
Entre outras atividades, se dedicava à produção da Enciclopédia da Conscienciologia e dicionários relacionados ao tema.[19]
“Sair do corpo humano, com lucidez, é a mais preciosa e prática fonte de esclarecimentos e informações prioritárias acerca dos mais importantes problemas da vida, elucidando-nos sobre quem somos, de onde viemos e para onde vamos.”[21]
Waldo Vieira
(Monte Carmelo, 12 de abril de 1932 — Foz do Iguaçu, 02 de julho de 2015)
▒ EVENTOS HISTÓRICOS
- 1877 — O Reino Unido anexa a República Sul-Africana.
1961 — O cosmonauta soviético Iuri Gagarin se torna o primeiro ser humano a viajar para o espaço e realizar o primeiro voo orbital tripulado, Vostok I.
- 1981 — Ocorre o primeiro lançamento de um ônibus espacial (Columbia) – a missão STS-1.
1992 — O Euro Disney Resort inaugura oficialmente o seu parque temático Euro Disneyland. O resort e o nome de seu parque são posteriormente alterados para Disneyland Paris.
▒ FALECIMENTOS
1945 — Franklin Delano Roosevelt ▒ Franklin Delano Roosevelt (Hyde Park, 30 de janeiro de 1882 — Warm Springs, 12 de abril de 1945), popularmente conhecido como FDR, foi um estadista e líder político americano que serviu como o 32º Presidente dos Estados Unidos de 1933 até sua morte em 1945.

1981 — Joe Louis ▒ Joseph Louis Barrow (La Fayette, 13 de maio de 1914 — Paradise, 12 de abril de 1981) foi um pugilista norte-americano. Considerado um dos maiores pugilistas de todos os tempos, Louis manteve o título dos pesos pesados durante doze anos (1937-1948), defendendo-o em 26 lutas.
2011 — Serginho Leite ▒ Sérgio de Souza Leite, mais conhecido por Serginho Leite (São Paulo, 3 de setembro de 1955 – São Paulo, 12 de abril de 2011), foi um músico, humorista e radialista brasileiro.
▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
- Dia Nacional do Obstetra
- Dia Nacional do Humorista
- Dia da Intendência do Exército Brasileiro
Internacional
▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1861 — Guerra de Secessão: a guerra começa com as forças confederadas atacando o Forte Sumter, no porto de Charleston, Carolina do Sul.
- 1927 — Massacre de Xangai: Chiang Kai-shek ordena a execução em Xangai de membros do Partido Comunista da China, terminando com a Primeira Frente Unida.
- 2011 — Agência de Energia Atômica do Japão aumenta a gravidade do acidente nuclear de Fukushima I para o nível 7, o mais elevado da Escala Internacional de Acidentes Nucleares.
- 2012 — Junta militar toma o poder em golpe de Estado na Guiné-Bissau.
- 2014 — O Grande Incêndio de Valparaíso devasta a cidade chilena de Valparaíso, matando 16 pessoas, desabrigando cerca de 10 000 habitantes, e destruindo mais de 2 000 casas.
▒ CIDADE ANIVERSARIANTE – IBGE
Penedo (AL)
12 de Abril de 1636
Penedo é um município brasileiro do estado de Alagoas localizado ao sul do estado, às margens do Rio São Francisco, na divisa com o estado de Sergipe.[6]
Sua população estimada em 2004 era de 65.429 habitantes.
Sua principal fonte de renda provem da atividade primária, com o coco, o arroz, a pesca e a cana-de-açúcar.
Penedo já foi sede de um dos maiores eventos cinematográficos brasileiro, o Festival de Cinema que reunia artistas brasileiros renomados.
A cidade também tem parte de seu patrimônio histórico preservado, com destaque para o Paço Imperial, hospedagem de Dom Pedro II em 1859, onde estão expostas porcelanas, mobiliário e objetos que contam parte da história da cidade e do Brasil.
O ilustre visitante, segundo conta o imaginário popular, teria dito que “o local é muito bonito e creio que deveria estar aqui a capital da Província”.[7]
O nome Penedo originou-se de a grande pedra.
O povoado, fundado por Duarte Coelho de Albuquerque (filho de Duarte Coelho Pereira), das principais cidades históricas do Brasil, foi elevado a vila de São Francisco em 1636 e em fins do século XIX passou a ser denominada Penedo do Rio São Francisco.
Sua arquitetura atrai turistas de numerosas origens.
A Igreja de Santa Maria dos Anjos é uma das obras primas mais visitadas.
A Fundação Casa do Penedo, em sua sede própria – na rua João Pessoa 126 -, tem uma biblioteca e hemeroteca especializadas, um arquivo iconográfico e documental informatizados.
Mantém exposição permanente contando a história do Penedo.
▒ GALERIA de FOTOS
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

12 de Abril – Waldo Vieira e Penedo (AL) – 2017
☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ CAPA • Waldo Vieira ▒ CIDADE • Penedo (AL) ▒ NASCIMENTOS • Raul Pompeia • Oswaldo Louzada • Lauro de Oliveira Lima • Ann Miller • Chico Anysio • Bobby Moore • Nelson Jobim • David Letterman • Walter Salles • Andy García • Via Negromonte • Camila Morgado •…
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “12 de Abril • Dia Hoje • Edição 2022”