DESTAQUES DO DIA
♥ NASCIMENTOS • Roberto Carlos • Joseph Pulitzer • Max von Sydow • Omar Sharif • Steven Seagal • Gugu Liberato • Ricardo Macchi • Mandy Moore • Maya Gabeira • Haley Joel Osment • Daisy Ridley ♦ CIDADE • Rio das Ostras (RJ) ♣ ÓBITOS • Emiliano Zapata • Khalil Gibran • Viriato Correia • Cora Coralina • Lech Kaczyński • Barbara Heliodora
• Dia do Economista
• Dia do Canhoto
• Dia de São Ponciano e Santo Hipólito
FONTES
CIDADES ANIVERSIANTES
• Álvares Florence (SP)
• Aperibé (RJ)
• Areal (RJ)
• Ariranha (SP)
• Artur Nogueira (SP)
• Atilio Vivacqua (ES)
• Bocaina (PI)
• Colinas (MA)
• Guajará – Mirim (RO)
• Itatiba do Sul (RS)
• Jaupaci (GO)
• Juquiá (SP)
• Parnarama (MA)
• Pontes Gestal (SP)
• Rio das Ostras (RJ)
• Riozinho (RS)
• São Félix do Xingu (PA)
• Serrana (SP)
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND
Roberto Carlos
Roberto Carlos da Silva Rocha
(Garça, 10 de abril de 1973)
Atuava como lateral-esquerdo.
É considerado por alguns como o melhor de sua geração na posição, e também o lateral-esquerdo mais ofensivo da história.[1] [2]
Conquistou ao longo de sua carreira uma história pela Seleção Brasileira, sendo titular absoluto na lateral esquerda durante as Copas do Mundo FIFA de 1998, 2002 (quando fez parte do elenco pentacampeão mundial) e de 2006.
Teve passagens importantes e vitoriosas também pelo Palmeiras, onde disputou 185 partidas e foi bicampeão do Campeonato Brasileiro, e pelo Real Madrid, onde atuou em mais de 500 jogos e foi campeão nacional, da Liga dos Campeões da UEFA e da Copa Intercontinental, entre outras competições de destaque.
Com 1,68 m de altura, destacava-se por puxar contra-ataques muito velozes e pelo seu potente e veloz chute com a perna esquerda, cobrando faltas que levavam sempre muito perigo à meta adversária, tanto que contabiliza 38 gols de falta em toda sua carreira.[3]
Um exemplo é o famoso gol que marcou em um amistoso contra a França, onde a bola fez uma curva incrível.[4]
Além disso, desempenhava muito bem seu papel defensivo, voltando para ajudar a zaga nos ataques oponentes.
Junto com Christian Karembeu, Sami Khedira e Raphaël Varane, Roberto Carlos faz parte do grupo de jogadores que conquistaram a Champions League e a Copa do Mundo no mesmo ano.[5]
Roberto Carlos foi nomeado na equipe All-Star da Copa do Mundo da FIFA em 1998 e 2002, foi escolhido para o Time dos Sonhos da Copa do Mundo FIFA e, em 2004, foi nomeado para o FIFA 100, uma lista elaborada por Pelé com os melhores jogadores vivos do mundo.[6]
Roberto Carlos
Roberto Carlos da Silva Rocha
(Garça, 10 de abril de 1973)
▒ NASCIMENTOS
1929 — Max von Sydow ▒ Max Carl Adolf von Sydow, mais conhecido como Max Von Sydow (Lund, 10 de Abril de 1929), é um ator sueco, conhecido pelos seus trabalhos com o cineasta Ingmar Bergman.Entre os filmes em que participou com Ingmar Bergman, estão O Sétimo Selo (1957), Ansiktet (1958) e Såsom i en Spegel (1961). Com outros realizadores, estão The Greatest Story Ever Told(1965), Äppelkriget (1971), Utvandrarna (1971), O Exorcista (1973), Three Days of the Condor (1975), Hannah and Her Sisters (1986) e Pelle erobreren (1987).[1][2]
1932 — Omar Sharif ▒ Omar Sharif (Alexandria, 10 de abril de 1932 – Cairo, 10 de julho de 2015) foi um ator egípcio. Trabalhou em muitos filmes produzidos em Hollywood e seu papel mais conhecido é o de protagonista em “Doutor Jivago” (Doctor Zhivago) (1965). Foi indicado ao Óscar de melhor coadjuvante por “Lawrence da Arábia” (1962).
1952 — Steven Seagal ▒ Steven Frederic Seagal (Lansing, 10 de abril de 1952) é um ator, produtor cinematográfico, escritor, diretor e mestre de artes marciais americano.
1959 — Gugu Liberato ▒ Antônio Augusto de Moraes Liberato (São Paulo, 10 de abril de 1959), mais conhecido como Augusto Liberato ou Gugu Liberato, é um apresentador de televisão, empresário, ator e cantor brasileiro. Filho de portugueses, Gugu escrevia cartas para Silvio Santos sugerindo programas, que o contratou.
1970 — Ricardo Macchi ▒ Ricardo Macchi (Porto Alegre, 10 de abril de 1970) é um ator e produtor cultural brasileiro. A partir de 1996, passou a produzir, dirigir, roteirizar e apresentar documentários de responsabilidade social: Educação ambiental, visão sociológica, totalizando 33 títulos abordando temas como desenvolvimento sustentável.
1984 — Mandy Moore ▒ Amanda Leigh “Mandy” Moore (Nashua, New Hampshire, 10 de abril de 1984) é uma cantora de pop e folk, compositora e atriz. Ela cresceu na Flórida e veio para a fama na adolescência, depois do lançamento dos álbuns So Real, I Wanna Be with You, e Mandy Moore, suas vendas ultrapassam a marca de 10 milhões de cópias, onde desfrutou de um grande sucesso no final dos anos 90.
1987 — Maya Gabeira ▒ Maya Reis Gabeira (Rio de Janeiro, 10 de abril de 1987) é uma surfista profissional brasileira, uma big rider bastante renomada pelos seus muitos troféus conquistados ao redor do mundo. É filha do deputado federal Fernando Gabeira e da estilista Yamê Reis.
1988 — Haley Joel Osment ▒ Haley Joel Osment (Los Angeles, 10 de abril de 1988) é um ator estadunidense com indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro por melhor ator coadjuvante. Em 1994, aos 6 anos, interpretou o filho de Tom Hanks no filme Forrest Gump – O Contador de histórias,
Mas sua carreira despontou no suspense O Sexto Sentido, contracenando com Bruce Willis e interpretando o garoto Cole, que imortalizou a frase “Eu vejo gente morta” (“I see dead people”).
Por esse filme, Haley se tornou o 8º ator mais jovem a ser indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante
1992 — Daisy Ridley ▒ Daisy Jazz Isobel Ridley (Londres, 10 de abril de 1992) é uma atriz inglesa. Seu primeiro papel de destaque é como Rey, a protagonista de Star Wars: O Despertar da Força (2015), pelo qual recebeu elogios da crítica pela sua atuação.
▒ DESTAQUE
Joseph Pulitzer
1847 — Joseph Pulitzer ▒ Joseph Pulitzer (Makó, 10 de abril de 1847 — Charleston, 29 de outubro de 1911) foi um jornalista e editor húngaro.
Em 1866 teve o seu primeiro emprego como repórter no Westliche Post, um jornal alemão e, cinco anos depois, adquiriu uma parte do jornal.
Com 25 anos, Joseph torna-se editor e, em 1874 é admitido em Washington D.C., onde trabalha como correspondente para o New York Sun.
Em 1878, criou em St. Louis, pela fusão de dois jornais, o Dispatch e o Evening Post, o Post-Dispatchs, tornando-se uma figura proeminente na cena jornalística.
Após a mudança para Nova Iorque, comprou, em 1883, o jornal The World, que se tornou num dos jornais mais importantes da época.
Pulitzer, adiantando os valores pelos quais se pautaria mais tarde, anunciou que o seu jornal seria “Verdadeiramente democrático, dedicado à causa do povo e não àquela da bolsa (bolso) dos poderosos” (Truly democratic, dedicated to the cause of the people rather than to that of the purse potentates). [2]
O editor revolucionou os jornais com técnicas que alguns admiraram como um “Novo Jornalismo” e outros censuraram como “Jornalismo Amarelo”, sensacionalista.
Praticou um jornalismo rigoroso, tendo divulgado e combatido, nas páginas do seu jornal, a corrupção política – auto-proclamando-se “um defensor do lado das pessoas e um porta- voz da democracia”, lutando ao lado dos operários por menos horas de trabalho e melhores condições de vida para os pobres, e atacando as grandes companhias e monopólios laborais.
Ele foi responsável por uma grande parte da legislação antitrust e pela regulamentação de companhias de seguro industriais.
Ao mesmo tempo, foi incriminado de preencher as colunas do seu jornal com uma onda sensacionalista, já que aliava algumas inovações como cartoons, uma página dedicada ao desporto e outra às mulheres, uma edição que aborda crimes, desastres (mudando totalmente a capa do jornal mas também a disposição deste), a um uso exaustivo de imagens, gráficos, cor e publicidade e ainda títulos em letras garrafais.
Para Pulitzer, a ‘apresentação é tudo” (presentation is everything). No entanto, o seu combate contra a corrupção política por meio da investigação persistia e, em 1909, The World publica um pagamento fraudulento de $40 milhões feito pelos Estados Unidos à Companhia Francesa do Canal do Panamá.
A resistência de Joseph Pulitzer a todo o tipo de pressões e a continuação da investigação constituíram uma vitória crucial para a liberdade de imprensa[2].
Os prêmios Pulitzer têm então sido entregues desde 1917, e têm como objectivo distinguir anualmente personalidades de diferentes áreas do jornalismo e da literatura que se destacaram ao longo do ano pelo seu trabalho.
O objetivo do prêmio é pois “encorajar e distinguir a excelência.”
Joseph Pulitzer
(Makó, 10 de abril de 1847 — Charleston, 29 de outubro de 1911)
▒ EVENTOS HISTÓRICOS
- 1710 — O Estatuto da Rainha Ana, a primeira lei que regula os direitos autorais, entra em vigor na Grã-Bretanha.
1866 — A Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA) é fundada em Nova Iorque por Henry Bergh.
1912 — O RMS Titanic deixa o porto de Southampton, Inglaterra, em sua primeira e única viagem.
- 1953 — A Warner Bros. estreia o primeiro filme 3D de um grande estúdio norte- americano, intitulado House of Wax.
1970 — Paul McCartney anuncia que está deixando os Beatles por razões pessoais e profissionais.
- 1972 — Setenta e quatro nações assinam a Convenção sobre as Armas Biológicas, o primeiro tratado multilateral de desarmamento que proíbe a produção de armas biológicas.
- 1991 — Uma rara tempestade tropical desenvolve-se no Oceano Atlântico Sul, perto de Angola; a primeira a ser documentada por satélites.
- 1998 — Assinatura do Acordo de Belfast.
2015 — É realizada a cerimônia de abertura da 7.ª Cúpula das Américas, na Cidade do Panamá, com a inédita presença do presidente de Cuba, Raúl Castro. Cuba esteve ausente das demais cimeiras devido o embargo que o país sofria por parte dos Estados Unidos.
▒ FALECIMENTOS
1919 — Emiliano Zapata ▒ Emiliano Zapata Salazar (San Miguel Anenecuilco, 8 de agosto de 1879 — Chinameca, 10 de abril de 1919) foi um importante líder na chamada Revolução Mexicana de 1910 contra a ditadura de Porfirio Díaz, sendo considerado um dos heróis nacionais mexicanos. Era conhecido como Caudilho do Sul.
1931 — Khalil Gibran ▒ Gibran Khalil Gibran (جبران خليل جبران بن ميکائيل بن سعد; em siríaco: ܓ̰ܒܪܢ ܚܠܝܠ ܓ̰ܒܪܢ; Bicharre, 6 de janeiro de 1883 – Nova Iorque, 10 de abril de 1931, também conhecido como Khalil Gibran), foi um ensaísta, filósofo, prosador, poeta, conferencista e pintor de origem libanesa. Seus livros e escritos, de simples beleza e espiritualidade, são reconhecidos e admirados para além do mundo árabe.
1967 — Viriato Correia ▒ Manuel Viriato Correia Baima do Lago Filho (Pirapemas, 23 de janeiro de 1884 — Rio de Janeiro, 10 de abril de 1967) foi um jornalista, escritor, dramaturgo, e político brasileiro. Viriato Correia foi membro da Academia Brasileira de Letras, sendo o terceiro ocupante da cadeira 32.
1985 — Cora Coralina ▒ Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, (Cidade de Goiás, 20 de agosto de 1889 — Goiânia, 10 de abril de 1985) foi uma poetisa e contista brasileira. Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965 (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais), quando já tinha quase 76 anos de idade.
2010 — Lech Kaczyński ▒ Lech Aleksander Kaczyński (Varsóvia, 18 de Junho de 1949 — Smolensk, 10 de Abril de 2010) foi um político polonês, presidente de seu país desde 23 de outubro de 2005 até a sua morte, em acidente aéreo, em 10 de abril de 2010.
2015 — Barbara Heliodora ▒ Heliodora Carneiro de Mendonça (Rio de Janeiro, 29 de agosto de 1923 — Rio de Janeiro, 10 de abril de 2015), conhecida como Barbara Heliodora, foi uma professora, ensaísta, tradutora e crítica de teatro brasileira, além de reconhecidamente uma autoridade na obra de William Shakespeare.
Cora Coralina – Poetisa e contista brasileira
▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
- Dia da Engenharia Militar
- Dia do Engenheiro do Exército
▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1815 — O vulcão Tambora começa uma erupção de três meses de duração, terminando em 15 de julho. A erupção em última instância, mata 71 000 pessoas e afeta o clima da Terra nos dois anos seguintes.
- 1919 — O líder da Revolução Mexicana, Emiliano Zapata, é emboscado e morto por forças do governo em Morelos.
- 2010 — Um avião Tupolev Tu-154 da Força Aérea Polonesa cai perto de Smolensk, na Rússia, matando 96 pessoas, incluindo o presidente polonês, Lech Kaczyński e dezenas de outros altos funcionários.
▒ CIDADE ANIVERSARIANTE – IBGE
Rio das Ostras (RJ)
10 de abril de 1992
Rio das Ostras é um município brasileiro das Baixadas Litorâneas, no estado do Rio de Janeiro.
Localiza-se no litoral norte do estado.
Sua população aferida no censo do IBGE de 2010 foi de 105.757 habitantes.[6]
Dotado de belas praias, tem recebido altos investimentos aplicáveis em infra-estrutura provenientes dos royalties concedidos pela Petrobras na área em questão.
As praias mais conhecidas são: Praia da Tartaruga, Praia do Centro, Praia do Bosque e Costazul.
Nesta última existe a possibilidade da prática do surfe.
Um dos pontos mais visitados no município é a Praça da Baleia, ao final da praia de Costazul.
Nesta praça, há uma estátua de baleia Jubarte esculpida em bronze.
A história de Rio das Ostras perde-se nos meados de 1575, comprovada em relatos de antigos navegadores que passavam por esta região.
Situada na Capitania de São Vicente e habitada pelos índios Tamoios e Goitacases, Rio das Ostras tinha a denominação de Rio Leripe (molusco ou ostra grande), ou Seripe.
Parte das terras da Sesmaria cedida pelo capitão-mor governador Martim Correia de Sá, no dia 20 de novembro de 1630 foi delimitada com dois marcos de pedra, colocados em Itapebussus e na barreta do rio Leripe, com a insígnia do Colégio dos Jesuítas.
A construção da Rodovia Amaral Peixoto, a expansão turística da Região dos Lagos pela instalação da Petrobras em Macaé, foram de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento de Rio das Ostras, que viu sua população crescer até chegar ao momento de sua emancipação político-administrativa, do município de Casimiro de Abreu, em 10 de abril de 1992.
▒ GALERIA de FOTOS
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

10 de Abril – Joseph Pulitzer – Acontecimentos do Dia – 2017
☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ CAPA • Joseph Pulitzer ▒ CIDADE • Rio das Ostras (RJ) ▒ NASCIMENTOS • Max von Sydow • Omar Sharif • Steven Seagal • Gugu Liberato • Ricardo Macchi • Roberto Carlos • Mandy Moore • Maya Gabeira • Haley Joel Osment • Daisy Ridley ▒ FALECIMENTOS • Emiliano Zapata…
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “10 de Abril • Dia Hoje • Edição 2022”