DESTAQUES DO DIA
♥ NASCIMENTOS • Chorão • Amácio Mazzaropi • Charles Baudelaire • Carl Perkins • Jean-Paul Belmondo • Roberto Muylaert • Joyce Pascowitch • Dennis Quaid • Jacques Villeneuve • Elle Fanning ♦ CIDADE • Cubatão (SP) ♣ ÓBITOS • Francis Bacon
• Dia Nacional do Aço
• Dia Nacional da Biblioteca
FONTES
CIDADES ANIVERSIANTES
• Alagoinha do Piauí (PI)
• Arauá (SE)
• Bom Jesus do Norte (ES)
• Conchal (SP)
• Cubatão (SP)
• Ecoporanga (ES)
• Itariri (SP)
• Juruti (PA)
• Juruti (PA)
• Mogi Guaçu (SP)
• Pedro de Toledo (SP)
• Pirapozinho (SP)
• Santana do Seridó (RN)
• Santo Antônio de Lisboa (PI)
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND
Chorão
Alexandre Magno Abrão
(São Paulo, 9 de abril de 1970 – São Paulo, 6 de março de 2013)
cantor, compositor, skatista, cineasta, roteirista e empresário brasileiro
Foi o vocalista, principal letrista e co-fundador da banda santista Charlie Brown Jr., formada em 1992 junto com Renato Pelado, Marcão, Champignon e Thiago Castanho, sendo o único integrante a participar de todas as formações.
Com o Charlie Brown, lançou dez discos, que venderam mais de cinco milhões de cópias.[3][4][5][6]
Charlie Brown Jr.
Teve uma infância e adolescência difícil.
Sua mãe era doméstica, fazia pastéis, cozinhava fora para ele entregar.[8]
Chorão vivia na rua, ia mal na escola, parou de estudar na sétima série, e frequentemente tinha problemas com a polícia.
Com 21 anos, foi convidado a integrar uma banda com Champignon chamada What’s Up, acabou não dando certo, então montou o Charlie Brown Jr..[9][10]
Em 2007, Chorão roteirizou o filme O Magnata.
Em 2009, lançou suas marcas de roupas, a DO.CE. e La Plata. Faleceu no dia 6 de março de 2013, em São Paulo, aos 42 anos, vítima de uma overdose de cocaína.[11]
What’s Up
Por volta dos 21 anos, Alexandre esteve em um bar de Santos chamado Creperie, bêbado.
Tinha se separado da sua namorada com quem era casado e assistia ao show de uma banda chamada Matrix.
O vocalista saiu para beber água e Alexandre subiu ao palco. Teria dito: “Aí, agora é comigo!”.
Com o microfone, Chorão cantou improvisadamente uma letra do Suicidal Tendencies.
Apesar de estar embriagado, foi convidado por frequentador do bar para realizar uma audição no dia seguinte.
O teste foi marcado para as 14 horas, mas Alexandre chegou às 11.
Deram-lhe a letra, em inglês, o que soou difícil para Chorão por seu inglês ser então limitado a nomes de manobras de skate e um pouco do que via no cinema.
A música e banda chamavam-se What’s Up.
Com o auxílio de um dos integrantes para aprender a música, Alexandre realizou o teste aos berros, e quando saiu, teria ouvido o guitarrista dizer: “Melhor [do que ele] a gente não vai arrumar mesmo”.
Dois dias depois, gravariam para uma coletânea da rádio 95, de Santos.
A banda já tinha mandado uma fita com a canção e sido selecionada, mas no meio tempo houvera uma briga que culminou na saída do vocalista que precedeu Chorão.
Champignon e Chorão
Quando o baixista da What’s Up deixou a banda, Chorão veio a conhecer Champignon, novo baixista que passou a integrar a formação, na altura com 12 anos e que, mais tarde, viria a ser membro do Charlie Brown Jr..
Charlie Brown Jr
Tempos depois, Chorão e Champignon convidaram o baterista Renato Pelado, vindo de bandas da cidade como Ecossistema, Jornal do Brasil, entre outros projetos.
Mais tarde, Marcão e Thiago Castanho completaram a primeira formação da banda Charlie Brown Jr.
A banda, ainda sem nome, continuou a se apresentar na cidade.
Chorão considerava o grupo como “filho” de uma geração de músicos e bandas como Raimundos (nos anos 90 Chorão considerava Rodolfo Abrantes, o vocalista dessa banda, como o melhor do Brasil), Nirvana, Red Hot Chili Peppers, Nação Zumbi, e Planet Hemp.
“Fundei e batizei a banda com esse nome em 1992.Foi uma coisa inusitada. Trombei (literalmente) com uma barraca de água de coco que tinha o desenho do Charlie Brown, aquele personagem do Charles Schulz, mais conhecido por ser o dono do Snoopy. E o “Jr” é pelo fato de sermos filhos do rock.”
“Meu estilo de vida liberta a minha mente, sou completamente louco, mas um louco consciente“
Letra de Tamo Aí na Atividade, composta por Chorão.
Chorão
Alexandre Magno Abrão
(São Paulo, 9 de abril de 1970 – São Paulo, 6 de março de 2013)
cantor, compositor, skatista, cineasta, roteirista e empresário brasileiro
▒ NASCIMENTOS
1821 — Charles Baudelaire ▒ Charles-Pierre Baudelaire (Paris, 9 de abril de 1821 — Paris, 31 de agosto de 1867) foi um poeta boémio ou dandy ou flâneur e teórico da arte francesa.
1932 — Carl Perkins ▒ Carl Lee Perkins (Tiptonville, 9 de abril de 1932 — Jackson, 19 de janeiro de 1998) foi um cantor norte-americano de rockabilly, uma mistura de rhythm and blues e country music que desenvolveu-se na Sun Records em Memphis, Tennessee no começo dos anos 50.
1933 — Jean-Paul Belmondo ▒ Jean-Paul Belmondo (Neuilly-sur-Seine, 9 de Abril de 1933) é um ator francês, também conhecido como Bébel.
1935 — Roberto Muylaert ▒ Roberto Muylaert (Santos, São Paulo), é jornalista, empresário e ocupou o cargo de presidente da ANER. Foi presidente da Fundação Bienal de São Paulo e organizou a exposição Tradição e Ruptura (1984) e a 18a Bienal de São Paulo em 1985. Esteve na presidência da Fundação Padre Anchieta que dirige a TV Cultura entre 1985 e 1994.
1954 — Joyce Pascowitch ▒ Joyce Pascowitch (São Paulo, 9 de abril de 1954) é uma jornalista e colunista social brasileira. Atua desde o fim dos anos 1980 no mercado editorial.
1954 — Dennis Quaid ▒ Dennis Quaid (Houston, 9 de abril de 1954) é um ator norte- americano. Foi casado com a também atriz Meg Ryan com quem teve um filho Jack Quaid. O ator é casado com Kimberly Buffington com quem tem dois filhos: Thomas Boone e Zoe Grace. Ele também é irmão do ator Randy Quaid.
1971 — Jacques Villeneuve ▒ Jacques Joseph Charles Villeneuve (Saint-Jean-sur- Richelieu, 9 de abril de 1971) é um automobilista canadense. Tornou-se campeão da Fórmula Indy em 1995 e 500 Milhas de Indianápolis de 1995 no mesmo ano, além de ter sido campeão mundial de Fórmula 1 em 1997.
1998 — Elle Fanning ▒ Mary Elle Fanning (Conyers, 9 de abril de 1998) é uma atriz norte- americana, irmã mais nova da atriz Dakota Fanning. Iniciou sua carreira aos 3 anos de idade e é descrita como uma grande promessa do cinema.
▒ DESTAQUE
1912 — Amácio Mazzaropi ▒ Amácio Mazzaropi (São Paulo, 9 de abril de 1912 — São Paulo, 13 de junho de 1981) foi um ator e cineasta brasileiro.[1]
Já com quatorze anos, em 1926, entra na caravana do Circo La Paz. Nos intervalos do número do faquir, Mazzaropi conta anedotas e causos, ganhando uma pequena gratificação.
Convidado por Abílio Pereira de Almeida e Franco Zampari, Mazzaropi estreia seu primeiro filme, intitulado Sai da Frente, em 1952, rodado pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz, onde produziria mais dois filmes.
Com as dificuldades financeiras da Vera Cruz, Mazzaropi faz, até 1958, mais cinco filmes por diversas produtoras.[1]
Naquele mesmo ano, vende sua casa e cria a PAM Filmes (Produções Amácio Mazzaropi) e passa não só a produzir, mas distribuir os filmes em todo o Brasil.
O primeiro filme da nova produtora é Chofer de Praça,
A partir de Chofer de Praça, em 1958, além de ser o protagonista, Mazzaropi também acumula as funções de produtor e roteirista, colaborando frequentemente com os diretores.
Recentemente, foi lançada em DVD uma coleção de 22 de seus filmes em sete volumes.
Em 1959 é convidado por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, mais conhecido como Boni, na época da TV Excelsior de São Paulo, a fazer um programa de variedades que fica no ar até 1962.
Neste mesmo ano começa a produzir um de seus filmes mais famosos, Jeca Tatu, que estreia nos cinemas no ano seguinte.[1]
Em 1994 é inaugurado o Museu Mazzaropi, localizado na mesma propriedade dos antigos estúdios, recolhendo a história da carreira de um dos mais consagrados nomes do cinema, do teatro e da televisão brasileiros.
Mazzaropi
Amácio Mazzaropi
(São Paulo, 9 de abril de 1912 — São Paulo, 13 de junho de 1981)
▒ EVENTOS HISTÓRICOS
- 1682 — René Robert Cavelier de La Salle descobre a foz do rio Mississippi, reivindica o território para a França e o chama de Luisiana.
1860 — Em sua máquina chamada fonoautógrafo, Leon Scott faz a mais antiga gravação conhecida de uma voz humana audível.
- 1865 — O general sulista Robert E. Lee rende-se a Ulysses S. Grant em Appomattox, pondo fim à Guerra Civil Americana.
1867 — Compra do Alasca: o Senado dos Estados Unidos ratifica o tratado com a Rússia para a compra do Alasca.
- 1928 — O islamismo deixa de ser reconhecido como religião estatal na Turquia.
- 1940 — Segunda Guerra Mundial: Operação Weserübung: a Alemanha invade a Dinamarca e Noruega.
- 1952 — O governo de Hugo Ballivián é derrubado pela Revolução Nacional da Bolívia, iniciando um período de reforma agrária, o sufrágio universal e nacionalização das minas de estanho.
- 1957 — O Canal de Suez no Egito é liberado para o transporte.
1959 — Projeto Mercury: a NASA anuncia a seleção dos primeiros sete astronautas dos Estados Unidos, os quais os meios de comunicação rapidamente passaram a chamar de “Mercury Seven“.
- 1967 — O primeiro Boeing 737 (uma série de 100) faz seu voo inaugural.
- 1969 — O avião supersônico britânico Concorde 002 termina com êxito seu voo de teste.
1986 — Primeiro CD musical lançado no Brasil: Garota de Ipanema, de Nara Leão e Roberto Menescal.
- 1991 — A Geórgia declara-se independente da União Soviética.
- 1992 — Um tribunal federal dos Estados Unidos julga o ex-ditador panamenho Manuel Noriega culpado por posse de drogas e extorsão. Ele é condenado a 30 anos de prisão.
2002 — Criada a Universidade Federal de Campina Grande – UFCG a partir do desmembramento da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
- 2003 — Guerra do Iraque: Saddam Hussein foge de Bagdá para o norte do país, depois ver o Exército iraquiano ser derrotado por tropas americanas e ser deposto do poder.
- 2009 — Em Tbilisi, capital da Geórgia, 60 000 pessoas manifestam-se contra o governo de Mikheil Saakashvili.
▒ FALECIMENTOS
1626 — Francis Bacon ▒ Francis Bacon, (Londres, 22 de janeiro de 1561 — Londres, 9 de abril de 1626) foi um político, filósofo, ensaísta inglês.
Como filósofo, destacou-se com uma obra onde a ciência era exaltada como benéfica para o homem.
Em suas investigações, ocupou-se especialmente da metodologia científica e do empirismo, sendo muitas vezes chamado de “fundador da ciência moderna”.
Sua principal obra filosófica é o Novum Organum.
▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
- Dia Nacional do Aço
Dia da Biblioteca
- Aniversário do Jornal do Brasil
- Aniversário do estado do Rio de Janeiro
▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 475 — O imperador bizantino Basilisco expede uma carta circular (Enkyklikon) para os bispos de seu império, apoiando a posição cristológica monofisista.
- 1948 — O assassinato de Jorge Eliécer Gaitán provoca uma revolta violenta em Bogotá (o Bogotazo), e mais dez anos de violência na Colômbia conhecido como La violencia.
- 1948 — Combatentes do Irgun e do grupo paramilitar sionista Lehi atacam Deir Yassin, perto de Jerusalém, matando mais de 100 civis palestinos desarmados.
- 1964 — Começo da vigência do Ato Institucional 1 (AI-1) na ditadura militar brasileira.
▒ CIDADE ANIVERSARIANTE – IBGE
Cubatão – SP
12 de agosto de 1833
Cubatão é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da Baixada Santista, microrregião de Santos.
A população aferida na contagem de 2008 foi de 127.702 habitantes[7].
Com um grande parque industrial, Cubatão enfrentou no passado a ameaça constante da poluição.
Na década de 1980, foi considerada pela ONU como a cidade mais poluída do mundo.
Contudo, com a união de indústrias, comunidade e governo, a cidade conseguiu controlar 98% do nível de poluentes no ar.
Por isso, em 1992 recebeu da ONU o título de “Cidade-símbolo da Recuperação Ambiental”.[8]
É ponto pacífico entre os estudiosos que a região do atual município de Cubatão foi ocupada, há pelo menos 7 000 anos, pelo chamado Homem do Sambaqui: eram grupos seminômades, que tinham sua vida cotidiana ligada ao mangue, donde tiravam sua subsistência, marcada por siris, conchas bivalves, berbigões e peixes, os quais aproveitavam para desenvolver sua manufatura de peças mistas – líticas e orgânicas – caracterizadas por ferramentas de pedra polida do Mesolítico, adornos e outros equipamentos (DUARTE,1968).
O desenvolvimento de Cubatão sempre esteve estreitamente ligado aos caminhos de acesso ao Planalto, já que era elo de ligação entre este e o Porto.
▒ GALERIA de FOTOS
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

9 de Abril – Amácio Mazzaropi – Acontecimentos do Dia – 2017
☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ CAPA • Amácio Mazzaropi ▒ CIDADE • Cubatão (SP) ▒ NASCIMENTOS • Charles Baudelaire • Carl Perkins • Jean-Paul Belmondo • Roberto Muylaert • Joyce Pascowitch • Dennis Quaid • Chorão • Jacques Villeneuve • Elle Fanning ▒ FALECIMENTOS • Francis Bacon
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “9 de Abril • Dia Hoje • Edição 2022”