DESTAQUES DO DIA
♥ NASCIMENTOS • Rihanna • Sidney Poitier • Cristovam Buarque • Georges Bernanos • Francisco Matarazzo Sobrinho • Ivani Ribeiro • Jennifer O’Neill • Charles Barkley • Cindy Crawford • Kurt Cobain ♦ ÓBITOS • Estácio de Sá • Frederick Douglass • Mário Travaglini
• Dia Mundial da Justiça Social
• Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo
FONTES
CIDADES ANIVERSIANTES
• Sucupira (TO)
• Araguanã (TO)
• Cariri do Tocantins (TO)
• Carrasco Bonito (TO)
• Centenário (TO)
• Fortaleza do Tabocão (TO)
• Ibitiara (BA)
• Lafaiete Coutinho (BA)
• Mateiros (TO)
• Maurilândia do Tocantins (TO)
• Palmeirante (TO)
• Angico (TO)
• Rio da Conceição (TO)
• São Miguel do Tocantins (TO)
• São Salvador do Tocantins (TO)
• Bom Jesus do Tocantins (TO)
• Xaxim (SC)
• Riachinho (TO)
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
FONTE ► WIKIWAND
▒ NASCIMENTOS
1888 — Georges Bernanos ▒ Georges Bernanos (Paris, 20 de fevereiro de 1888 — Neuilly- sur-Seine, 5 de julho de 1948) foi um escritor e jornalista francês.
Bernanos participou intensamente da vida política francesa: foi soldado de trincheira na Primeira Guerra Mundial e repórter na Guerra Civil Espanhola.
1898 — Francisco Matarazzo Sobrinho ▒ Francisco Antônio Paulo Matarazzo Sobrinho, mais conhecido como Ciccillo Matarazzo, (São Paulo, 20 de fevereiro de 1898 — São Paulo, 16 de abril de 1977) foi um industrial e mecenas ítalo-brasileiro.
Filho de Andrea Matarazzo um dos irmãos do conde Francesco Matarazzo.
1916 — Ivani Ribeiro ▒ Ivani Ribeiro, nome artístico de Cleide Freitas Alves Ferreira (São Vicente, 20 de fevereiro de 1916 — São Paulo, 17 de julho de 1995) foi uma autora de novelas brasileiras.
1927 — Sidney Poitier ▒ Sidney Poitier é um ator, diretor, autor e diplomata bahamense, nascido nos Estados Unidos.
Os melhores atores negros de Hollywood gravam um clip em 2002 para homenagear Sidney Poitier por seus trabalhos no cinema e pelo o que ele representa na história da cultura afro-americana, como o precursor dos atores negros nos EUA e no mundo.
Poitier cresceu em Cat Island, nas Bahamas.
Em 1963 fez história ao se tornar o primeiro ator negro da história a receber o prêmio Oscar de melhor ator principal por sua performance no drama Uma Voz nas Sombras (Lilies of the Field) em 1963.
Em 2002 se tornou o primeiro artista negro a receber um Oscar honorário pelo conjunto da obra.
É pai da também atriz Sydney Tamiia Poitier.
Sidney Poitier
KBE (Miami, 20 de fevereiro de 1927)
1944 — Cristovam Buarque ▒ Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque GCIH (Recife, 20 de fevereiro de 1944) é um engenheiro mecânico, economista, educador, professor universitário e político brasileiro filiado ao Partido Popular Socialista (PPS).
É o criador da Bolsa-Escola, que foi implantada pela primeira vez em seu governo no Distrito Federal.
1948 — Jennifer O’Neill ▒ Jennifer O’Neill (Rio de Janeiro, 20 de fevereiro de 1948) é uma atriz americana nascida no Brasil.
Iniciou-se na carreira de modelo aos quinze anos, em Nova Iorque.
1963 — Charles Barkley ▒ “Sir” Charles Barkley (20 de fevereiro de 1963 em Leeds, Alabama), como ficou conhecido este famoso basquetebolista, jogou no Philadelphia 76ers, no Phoenix Suns (onde chegou à final da NBA sendo derrotado pelos Chicago Bulls de Michael Jordan) e no Houston Rockets.
Jogava como ala-pivô e apesar de não ser muito alto (1,96m e 113 kg)
1966 — Cindy Crawford ▒ Cindy Crawford (Cynthia Ann Crawford, DeKalb, 20 de fevereiro de 1966) é uma supermodelo, atriz e cantora estadunidense.
Quando se dedicava às colheitas de milho, um pequeno trabalho de Verão, em 1982, um repórter fotográfico reparou na sua beleza e resolveu fotografá-la.
1967 — Kurt Cobain ▒ Kurt Donald Cobain (Aberdeen, 20 de fevereiro de 1967 — Seattle, 5 de abril de 1994) foi um cantor, compositor e músico norte-americano famoso por ter sido o fundador, vocalista e guitarrista da banda Nirvana.
Dentre suas principais composições, o single Smells Like Teen Spirit, do segundo álbum do Nirvana, “Nevermind”.
Foi o responsável pelo início do sucesso do grupo e do próprio Kurt, popularizando um subgênero do rock alternativo que a imprensa passou a chamar de grunge.
Rihanna
Robyn Rihanna Fenty
(Saint Michael, 20 de fevereiro de 1988)
cantora, compositora, atriz e empresária barbadense
Sua carreira artística começou profissionalmente em 2003, quando ela realizou um teste para o produtor musical Evan Rogers, onde foi aprovada.
Mais tarde, ela assinaria um contrato de seis álbuns com a gravadora Def Jam.
Além de sua carreira musical, Rihanna também é conhecida por seu envolvimento em causas humanitárias, empreendimentos empresariais e na indústria da moda.
Rihanna ganhou destaque na indústria musical após o lançamento de seu primeiro álbum de estúdio, Music of the Sun em 2005, seguido pelo segundo álbum A Girl like Me (2006); ambos foram influenciados por ritmos caribenhos e alcançaram as dez primeiras posições na parada de álbuns dos Estados Unidos.
Ela ganhou maior reconhecimento comercial após o lançamento de seu terceiro álbum de estúdio, Good Girl Gone Bad (2007), que incorporou elementos do dance-pop e a catapultou para um estrelato maior, estabelecendo-a como um ícone pop e uma figura de destaque na indústria do entretenimento musical.
Rihanna introduziu elementos de música pop, dance, e R&B em seus quatro álbuns subsequentes, Rated R (2009), Loud (2010), Talk That Talk (2011).
Todos no qual incorporaram experimentações de vários estilos musicais e consolidaram o sucesso de Rihanna nas paradas internacionais, sendo o Unapologetic seu primeiro álbum número um nos EUA.
Seu oitavo disco, Anti (2016), mostrou um controle maior sobre a criatividade artística de sua obra após sua saída da Def Jam.
Tornou-se seu segundo álbum número um nos EUA.
Além de seus trabalhos solos, Rihanna colaborou com vários artistas de gravação, como Drake, Eminem, Britney Spears e Calvin Harris.
Rihanna se tornou a artista mais vendida digitalmente da história, estabelecendo um recorde no livro de recordes mundiais Guinness.
Muitas canções gravadas por ela estão entre as músicas mais vendidas mundialmente, muitas das quais também alcançaram as primeiras posições nas principais paradas internacionais como “SOS“, “Umbrella“, “Don’t Stop the Music“, “Disturbia“, “Take a Bow“, “Rude Boy“, “Only Girl (In the World)“, “What’s My Name?“, “We Found Love“, “Diamonds“, “Love the Way You Lie” e “Work“.
Seu trabalho musical foi agraciado com várias condecorações, incluindo nove Grammys, treze Prêmios da Música Americana, doze Prêmios da Billboard e seis recordes mundiais do Guinness.
Rihanna já comercializou mais de 275 milhões de obras musicais em todo o mundo, se tornando um dos dez artistas musicais mais vendidos de todos os tempos.
Ela também conseguiu colocar quatorze singles número um na principal parada americana de singles, tornando-a o terceira artista com mais músicas nessa posição.
O serviço de streaming musical Spotify a honrou com o título de artista feminina mais tocada de todos os tempos da plataforma.
A revista Billboard a nomeou a “artista digital” dos anos 2000, “artista Hot 100” dos anos 2010 e artista “mais importante dos últimos 20 anos”.
A cantora foi classificada pela revista Forbes uma das dez celebridades mais bem pagas em 2012 e 2014; a partir de 2019, ela tornou-se a artista musical feminina mais rica do mundo, com um patrimônio líquido estimado em 600 milhões dólares.
Residindo em Londres, ela é o terceiro músico mais rico do Reino Unido a partir de 2020, de acordo com o jornal Sunday Times, com um patrimônio líquido de 468 milhões de libras.
A revista Time a nomeou como uma das 100 personalidades mais influentes do mundo em 2012 e 2018.
Rihanna ao lado de Mia Mottley, a primeiro-ministro de Barbados.
Em 2018, o governo de Barbados nomeou-a embaixadora com funções de promoção da educação, turismo e investimentos.
Biografia
Robyn Rihanna Fenty nasceu no dia 20 de fevereiro de 1988 na pequena cidade de Bridgetown, paróquia de Saint Michael, capital da ilha caribenha Barbados, filha da contadora Monica Braithwaite e do supervisor de armazém Ronald Fenty.[2][3]
Rihanna tem dois irmãos, Rorrey e Rajad Fenty, e duas meias-irmãs e um meio-irmão por parte paterna, cada um nascido de mães diferentes, fruto de relacionamentos anteriores de Ronald Fenty.[4][5]
Rihanna tem ascendência irlandesa e afro-guianense herdada de seus progenitores.[2][3]
Rihanna com a família.
Ela foi criada residindo em uma quitinete de três quartos em Bridgetown e vendeu roupas com o pai em uma barraca na rua para ajudar nas despesas de casa.[6]
Sua infância foi profundamente afetada pelo alcoolismo e uso de drogas ilícitas por parte de seu pai, o que contribuiu para o casamento tenso entre ele e sua mãe.[7]
O pai de Rihanna costumava abusar fisicamente de Braithwaite e ela tentava intervir entre eles para apartar as brigas.[8]
Rihanna com os pais.
Quando criança, Rihanna foi submetida a diversas tomografias computadorizadas devido as dores de cabeça excruciantes que sofria, lembrando:
“Os médicos até pensaram que era um tumor, porque era tão intenso”.[4]
Quando ela tinha 14 anos, seus pais se divorciaram e sua saúde começou a melhorar. [3][9]
Embora inicialmente pretendesse se formar no ensino médio, ela optou por abandonar os estudos e se dedicar apenas a uma carreira na música.[12]
O primeiro investimento musical de Rihanna foi montar um trio musical com outras duas colegas de classe.[4]
Elas foram descobertas em seu país natal, Barbados, pelo produtor americano Evan Rogers. [4]
Sem nome ou material, o grupo feminino conseguiu fazer uma audição com Rogers, que comentou:
“No momento em que Rihanna entrou na sala, era como se as outras duas garotas não existissem”.[4]
Rihanna foi convidada a ir ao quarto de hotel onde Rogers estava hospedado, lá ela interpretou para ele as músicas “Emotion” do Destiny’s Child e “Hero” de Mariah Carey.[13]
Nesse mesmo ano, Rihanna assinou contrato com a produtora de Rogers e Carl Sturken, Syndicated Rhythm Productions, que passou a gerenciar sua carreira.[13]
Filantropia
Em 2006, Rihanna inaugurou sua primeira instituição beneficente, sob o nome de Fundação Acreditar,[n 1] que visa ajudar crianças vítimas de doenças terminais.[157][158]
No ano seguinte, tornou-se uma das personalidades públicas nomeadas como embaixadoras da campanha Centro de União, Amor e Caridade,[n 2] que nomeia uma celebridade como representante de uma instituição de caridade diferente em todo mundo.[159]
Em fevereiro de 2008, uniu-se a outras figuras públicas e juntos criaram roupas para a linha intitulada Moda contra a AIDS encabeçada pela H&M, que visa aumentar a conscientização e o combate ao vírus HIV-AIDS.[160][161]
Ainda em 2008, esteve ao lado de outras quinze artistas femininas, onde contribuiu com vocais para “Just Stand Up!“, que foi apresentada ao vivo por todas elas juntas em 5 de setembro durante o Resistir ao câncer.[n 3][162]
O especial televisivo conseguiu a arrecadar mais de 100 milhões de dólares que foram repassados para as unidades hospitalares que cuidam de pacientes diagnosticados com a doença.[163]
Em 2012, Rihanna fundou a Fundação Clara Lionel (FCL),[n 4] a instituição beneficente leva o nome de seus avós maternos, Clara e Lionel Braithwaite.
Os programas atuais incluem o Centro Clara Braithwaite de Oncologia e Medicina Nuclear no Hospital Queen Elizabeth, localizado em Barbados, além de outros programas em prol da educação de crianças.[165][166]
Em novembro de 2012, destinou 100 milhões de dólares a bancos de alimentos para as vítimas do Furacão Sandy.[167]
Em março de 2020, doou 5 milhões de dólares para ajudar pessoas financeiramente prejudicadas pela Pandemia de COVID-19.[168]
Em abril, Rihanna doou mais 2 milhões, em parceria com o empresário Jack Dorsey, que juntos somam-se mais de 4 milhões de dólares arrecadados.[171]
O dinheiro foi destinado para fornecer apoio e recursos a indivíduos que sofram violência doméstica devido ao isolamento social compulsório, causado pela expansão da doença.[171]
Pesquisa do Google sobre Rihanna nos jornais.
Imagem pública
A capacidade de Rihanna em reinventar sua música, estilo e imagem foi notada pela mídia.[172]
Em 2009, a revista New York descreveu os primeiros estilos adotados pela cantora como os de uma “rainha adolescente”, tendo em mente que ela tem a capacidade de mudar sua aparência de maneira drástica e com grande facilidade.[173]
Nico Amarca da revista Highsnobiety escreveu:
“ao longo de sua carreira, agora há 10 anos [Rihanna] foi uma das metamorfoses estéticas mais significativas do mundo”.[180]
Ela mudou sua aparência pessoal em várias ocasiões, aparecendo com penteados e cortes de cabelo diferentes desde o lançamento de seu terceiro álbum.[181][182]
Pesquisa do Google sobre Rihanna nas revistas.
Jess Cartner-Morley do The Guardian escreveu:
“O figurino de Rihanna é o mais comentado, influente e dissecado no pop. Tudo o que ela usa é reproduzido imediatamente na rua, pois ela vende”.[183]
Em uma entrevista para a jornalista Alexa Chung durante o Vogue Festival de 2015, a designer de Balmain, Olivier Rousteing, elogiou a cantora estilisticamente, comparando-a a alguns dos mais importantes ícones da moda na história da música, como Madonna, David Bowie, Michael Jackson e Prince.[186]
Descrita como uma das mulheres mais sensuais de sua geração,[189][190] ela revelou que ser considerada um símbolo sexual não é uma prioridade e que “é definitivamente lisonjeiro, mas também desconfortável”.[191]
Sua aparência a colocou na capa de revistas como Maxim, FHM, Rolling Stone[192] e em dezembro de 2012, Rihanna se tornou a primeira mulher a aparecer na capa da publicação “Homem do Ano”[n 5] da revista GQ.[192]
Conquistas
Rihanna é uma das artistas musicais mais comercializadas de todos os tempos
Vendeu duzentas e cinquenta milhões de obras em todo o mundo até setembro de 2018.[321]
Ela recebeu inúmeros prêmios ao longo de sua carreira, entre eles nove Grammys, treze Prêmios da Música Americana e doze Prêmios da Billboard.
Rihanna foi considerada um “Ícone” no Prêmios da Música Americana realizado em 2013.[322][323]
Atualmente, ela detém seis recordes mundiais do Guinness. [324]
Nos Estados Unidos, Rihanna já vendeu mais de dez milhões de álbuns,[325] enquanto a Nielsen SoundScan a classificou como a artista mais digitalmente vendida no país.[326]
Rihanna acumulou 14 singles em primeiro lugar na parada Hot 100 da Billboard, tornando-se a terceira artista com maior número de músicas no pódio da história da tabela.[332]
Rihanna é a segunda, depois dos Beatles, com maior quantidade de singles vendidos no Reino Unido de todos os tempos.[338]
Vida pessoal
A partir de 2019, ela se tornou a artista musical feminina mais rica do mundo, com um patrimônio líquido estimado em 600 milhões de dólares.[346]
Em 2020, a cantora estreou na lista do jornal Sunday Times, figurando em terceiro lugar entre os músicos mais ricos da Grã-Bretanha.[347]
Em 2007, Rihanna começou a namorar o cantor Chris Brown.[348]
Em 8 de fevereiro de 2009, surgiram relatos de que Brown a havia agredido fisicamente.
Ele foi preso por suspeita de fazer ameaças criminais a ela.[348]
O cantor recebeu cinco anos de liberdade condicional e uma ordem de ficar a 50 metros de distancia da cantora, a menos que em eventos públicos, que seriam reduzidos a nove metros.[350]
Rihanna namorou Drake de 2009 a 2016.[351]
Rihanna é bem conhecida por suas tatuagens, as mais famosas são um desenho tribal na mão, um revolver em sua caixa torácica e a frase “shhh …” no dedo,[361] todas feitas em Nova Iorque pelo tatuador Bang Bang.[361]
A cantora também possui uma grande tatuagem da deusa egípcia Ísis em seu esterno, dedicada à sua falecida avó.[362]
Em 2021, assumiu o namoro com o rapper estadunidense ASAP Rocky.[360]
Na data em que escrevemos esta biografia, Rihanna estava grávida, pela primeira vez.
Rihanna
Robyn Rihanna Fenty
(Saint Michael, 20 de fevereiro de 1988)
cantora, compositora, atriz e empresária barbadense
▒ EVENTOS HISTÓRICOS
- 1464 — Bragança é elevada à categoria de cidade.
- 1832 — Charles Darwin visita Fernando de Noronha.
- 1872 — Inauguração do Museu Metropolitano de Arte de Nova Iorque.
- 1909 — Filippo Tommaso Marinetti publica, no Le Figaro, o Manifesto do Futurismo.
- 1929 — Samoa Americana torna-se território americano.
- 1941 — Criação do Correio Aéreo Nacional no Brasil.
- 1944 — As histórias de Batman e Robin estreiam nos jornais dos Estados Unidos
- 1962 — o astronauta John Glenn realiza o primeiro voo orbital tripulado dos Estados Unidos, na missão Mercury-Atlas 6.
- 1965 — A sonda Ranger 8 choca-se contra a superfície lunar, depois de transmitir milhares de imagens.
- 1978 — Delegação do Vaticano vem ao Brasil apurar denúncias de tortura
- 1980 — o presidente norte-americano Jimmy Carter dá um ultimato aos soviéticos para a completa remoção das tropas militares no Afeganistão.
- 1985 — Lançamento do filme Brazil.
- 1993 — Início das transmissões da televisão portuguesa TVI.
- 2005 — Realizam-se eleições legislativas em Portugal.
- 2006 — O historiador britânico David Irving é condenado por um tribunal austríaco a três anos de prisão por ter negado o Holocausto durante a II Guerra Mundial.
- 2013 — NASA descobre o menor exoplaneta, o Kepler-37b.
▒ FALECIMENTOS
1567 — Estácio de Sá ▒ Estácio de Sá (Santarém, 1520 — Rio de Janeiro, 20 de fevereiro de 1567) foi um militar português, fundador da cidade do Rio de Janeiro, e primeiro governador-geral da Capitania do Rio de Janeiro, no período colonial.
1895 — Frederick Douglass ▒ Frederick Douglass, pseudônimo de Frederick Augustus Washington Bailey (Condado de Talbot, 14 de fevereiro de 1818 — Washington, D.C., 20 de fevereiro de 1895) foi um abolicionista, estadista e escritor estadunidense.
Chamado “O Sábio de Anacostia” ou “O Leão de Anacostia”
Foi dos mais eminentes afro-americanos do seu tempo, e dos mais influentes na história dos Estados Unidos.
Ele acreditava firmemente na igualdade de todas as pessoas, independentemente de raça, gênero, etnia ou nacionalidade.
Ele gostava de dizer:
“Eu me uniria com qualquer pessoa para fazer o certo e com ninguém para fazer o mal”.
2014 — Mário Travaglini ▒ Mario Travaglini (São Paulo, 30 de abril de 1932 — São Paulo, 20 de fevereiro de 2014) foi um futebolista e treinador de futebol brasileiro.
▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1725 — O primeiro caso registrado de escalpelização de um índio por brancos dá-se na colônia de New Hampshire.
- 1835 — A cidade chilena de Concepción é destruída por um terremoto.
- 1941 — Holocausto: Nazistas enviam o primeiro grupo de judeus para os campos de concentração.
- 2010 — Aluvião na ilha da Madeira provocou uma das maiores catástrofes de sempre em Portugal, com 42 mortos e centenas de feridos e desalojados.
▒ BIO INTERNACIONAL
▒ GALERIA de FOTOS
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

20 de Fevereiro – Acontecimentos do Dia
☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ NASCIMENTOS • Georges Bernanos • Francisco Matarazzo Sobrinho • Ivani Ribeiro • Sidney Poitier • Cristovam Buarque • Jennifer O’Neill • Charles Barkley • Cindy Crawford • Kurt Cobain • Rihanna ▒ FALECIMENTOS • Estácio de Sá • Frederick Douglass • Mário Travaglini
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “20 de Fevereiro • Dia Hoje • Edição 2022”