DESTAQUES DO DIA
♥ NASCIMENTOS • Sócrates • Nicolau Copérnico • Carolus Clusius • André Breton • David Bronstein • Lee Marvin • Alberto Dines • Evandro Mesquita • Jeff Daniels • Seal • Benicio del Toro • Mateus Carrieri • Renata Cordeiro • Zéu Britto • Marta • Arielle Kebbel ♦ ÓBITOS • Joana Angélica • Afonso Arinos de Melo Franco • Jardel Filho • Adolfo Celi • Carlos Augusto Strazzer • Umberto Eco • José Mojica Marins
• Dia do Esportista
• Dia de São Conrado
FONTES
CIDADES ANIVERSIANTES
• Osasco (SP)
• Porto da Folha (SE)
• Severínia (SP)
• Taboão da Serra (SP)
• Tangará (SC)
• Tapiraí (SP)
• Rio Grande (RS)
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
FONTE ► WIKIWAND
Marta 10 – Mágica e Gols
▒ NASCIMENTOS
1473 — Nicolau Copérnico ▒ Nicolau Copérnico (Toruń, 19 de fevereiro de 1473 — Frauenburgo, 24 de maio de 1543) foi um astrônomo e matemático polonês que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar.
Foi também cônego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrônomo e médico.
1525 — Carolus Clusius ▒ Charles de l’Écluse ou Carolus Clusius (Arras, 19 de Fevereiro de 1525 — Leiden, 4 de Abril de 1609) foi um médico e botânico flamengo, um dos mais famosos do século XVI.
Foi o criador de um dos primeiros jardins botânicos da Europa em Leiden e é considerado como um dos fundadores da horticultura.
Foi também um dos primeiros a realizar descrições realmente científicas de plantas.
1896 — André Breton ▒ André Breton (Tinchebray (Orne), 19 de fevereiro de 1896 — Paris, 28 de setembro de 1966) foi um escritor francês, poeta e teórico do surrealismo.
De origem modesta, iniciou sem entusiasmo estudos em Medicina sob pressão da família.
1924 — David Bronstein ▒ David Ionovich Bronstein (Дави́д Ио́нович Бронште́йн) (Bila Tserkva, Ucrânia, 19 de fevereiro de 1924 — Minsk, Bielorrússia, 5 de dezembro de 2006) foi um renomado jogador de xadrez e escritor judeu, detendo o título de GMI.
Considerado por muitos um dos grandes mestres mais criativos, é um enxadrista cujo estilo já é difícil para os especialistas, quanto mais para pessoas menos experientes.
Suas partidas, como as de todos os grandes táticos, mostram que todos os tipos de sacrifícios estranhos e posições exóticas são possíveis no tabuleiro, desde que o jogador mantenha a iniciativa e o controle dos acontecimentos.
1924 — Lee Marvin ▒ Lee Marvin (Nova York, 19 de fevereiro de 1924 — Tucson, 29 de agosto de 1987) foi um ator norte-americano.
1932 — Alberto Dines ▒ Alberto Dines (Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 1932) é um jornalista, professor universitário, biógrafo e escritor brasileiro.
1952 — Evandro Mesquita ▒ Evandro Nahid de Mesquita (Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 1952) é um cantor, compositor e ator brasileiro, membro da banda brasileira Blitz.
1955 — Jeff Daniels ▒ Jeffrey Warren Daniels, conhecido por Jeff Daniels (Athens, 19 de fevereiro de 1955), é um ator, cantor, músico e dramaturgo estadunidense.
Fundou uma companhia de teatro sem fins lucrativos, o Purple Rose Theatre Company, em seu estado natal, Michigan.
1963 — Seal ▒ Seal Henry Olusegun Olumide Adeola Samuel (Londres, 19 de fevereiro de 1963) é um músico, cantor e compositor britânico, entre seus maiores sucessos está a canção Kiss from a Rose, trilha sonora do filme Batman Forever, pela qual recebeu três prêmios Grammy em 1995.
No total, o cantor já ganhou três prêmios Brit Awards, na categoria de melhor cantor masculino, quatro prêmios Grammy e um MTV Vídeo Music Award.
1967 — Benicio del Toro ▒ Benicio Monserrate Rafael del Toro Sánchez (San Juan, 19 de fevereiro de 1967) é um ator e produtor porto-riquenho.
Foi o segundo actor de Porto Rico a conquistar um Oscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, após Rita Moreno.
1967 — Mateus Carrieri ▒ Mateus Roberto Carrieri (São Paulo, 19 de fevereiro de 1967) é um ator brasileiro, conhecido por sua participação em telenovelas como Amor com Amor se Paga e Chiquititas.
Estava entre os participantes da primeira edição do reality show Casa dos Artistas, apresentada por Silvio Santos.
1970 — Renata Cordeiro ▒ Renata Cordeiro (Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 1970) é uma jornalista esportiva brasileira.
1977 — Zéu Britto ▒ José Carlos Britto Filho mais conhecido como Zéu Britto (Jequié, Bahia, 19 de fevereiro de 1977) é um cantor, compositor, apresentador e ator brasileiro.
Participou de diversas trilhas sonoras de peças teatrais, séries de TV e filmes brasileiros como: Lisbela e o Prisioneiro de Guel Arraes, com a canção Dama de Ouro; e Meu Tio Matou um Cara de Jorge Furtado, com a canção Soraya Queimada.
1985 — Arielle Kebbel, Arielle Caroline Kebbel (Winter Park, Florida, 19 de fevereiro de 1985) é uma atriz norte-americana.
Ela é mais conhecida por filmes como American Pie Presents: Band Camp, John Tucker Must Die, Vampires Suck e Aquamarine, bem como em séries televisivas, incluindo 90210, The Vampire Diaries, Gilmore Girls e Life Unexpected.
1986 — Marta ▒ é uma futebolista brasileira que atua como atacante.
DW faz entrevista com Marta em 2011
Atualmente, joga pelo FC Rosengård, da Suécia. Marta já foi escolhida como melhor futebolista do mundo por cinco vezes consecutivas, um recorde entre mulheres e homens.[3]
Foi considerada pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.[4]
Em 2015, ela se tornou a Maior Artilheira da História das Copas do Mundo de Futebol Feminino, com 15 gols[5], e também se tornou a Maior Artilheira da História da Seleção Brasileira (contando a Masculina e a Feminina) com 101 gols[5].
Marta Vieira da Silva mais conhecida como Marta
(Dois Riachos, 19 de fevereiro de 1986)
Sócrates
Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira
Doutor Sócrates • Magrão
(Belém, 19 de fevereiro de 1954 — São Paulo, 4 de dezembro de 2011)
Como futebolista, Sócrates atuou como meio-campista e era considerado um dos grandes craques do futebol brasileiro na década de 1980.[1]
É um dos maiores ídolos do Corinthians[2][3] – ao lado de Luisinho, Cláudio, Rivellino, Marcelinho Carioca, Neto, Baltazar e Cássio – e do Botafogo de Ribeirão Preto, ao lado de Zé Mario e do seu irmão Raí.
Defendeu a Seleção Brasileira entre 1979 e 1986, sendo capitão da Amarelinha na Copa do Mundo FIFA de 1982.[4]
Notabilizou-se também por seu ativismo político, particularmente nos anos 1980, quando liderou um movimento pela democratização do futebol e participou do movimento pelas Diretas Já.
Sócrates também atuou como treinador, colunista e comentarista esportivo.
Também era músico e, eventualmente, ator e produtor teatral.

Em 2014, o jornalista e escritor Tom Cardoso lançou a biografia “Sócrates – A História e as Histórias do Jogador Mais Original do Futebol Brasileiro” (Editora Objetiva).
Apontou Tom Cardoso:
“Filho mais velho de um vendedor de rapadura apaixonado por filosofia grega, Sócrates queria mexer com as estruturas do país. Em campo, o ritmo de jogo cadenciado, a calma, a elegância e o temperamento frio atraíam admiradores e críticos. Fora dos gramados, a coerência, a postura contestadora, a transparência e as posições firmes igualmente conquistavam entusiastas e desafetos.”
Sócrates foi a única unanimidade em uma pesquisa realizada em 2006, pela revista Placar, para escolher o “time de todos os tempos” do Corinthians.
Foi eleito em 1983 o melhor jogador sul-americano do ano e incluído por Pelé, em 2004, na FIFA 100, uma lista dos 125 melhores jogadores vivos da história. [5]
Era também considerado pela mídia especializada (CNN, World Soccer e Placar) como um dos grandes jogadores de seu tempo, reconhecido por seu estilo elegante.
Uma característica do jogador que marcou sua passagem no futebol foi a sua habilidade no uso do calcanhar.
Além disso, marcava gols de falta, de cabeça e de fora da área com frequência.
Notabilizou-se por dar assistências primorosas para seus companheiros marcarem muitos gols.[6]
Em fevereiro de 2015, em seu tradicional quadro “The Joy of Six“, o jornal britânico The Guardian elegeu Sócrates como um dos seis esportistas mais inteligentes da história (ele é o único futebolista da lista).[7]
Para entrar nesta lista, o jornal levou em conta currículos que extrapolaram campos e quadras, tendo uma atuação preponderante em suas áreas e fora delas.
Biografia
Primeiros anos
Sócrates recebeu esse nome porque seu pai, que era apaixonado por literatura, estava lendo A República, de Platão, na época do nascimento do filho.
A família, originária de Messejana, Ceará, vivia em Igarapé-Açu, Pará, quando o pai, funcionário público federal, foi transferido, mudando-se para Ribeirão Preto.
Em Ribeirão Preto ingressou no colégio dos Irmãos Maristas, onde começou a prática esportiva e se apaixonou pelo futebol.
Os irmãos Raí e Sócrates.
Aos dez anos assistiu a uma cena que influenciaria sua visão de mundo: viu o pai queimando seus amados livros logo após o Golpe Militar de 1964.
Quando Sócrates completou doze anos, sua numerosa família já estava completa com seus cinco irmãos: Sóstenes, Sófocles, Raimundo filho, Raimar e Raí, então com um ano de idade.
Aos dezesseis começou a jogar no time juvenil do Botafogo Futebol Clube.
Aos dezessete ingressou na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, continuando a jogar pelo Botafogo.
No final de 1973 decidiu profissionalizar-se como jogador, sem abandonar o curso de medicina que concluiu em 1977, sem interromper sua carreira no futebol.
Sócrates com a esposa Kátia.
Vida pessoal
Sócrates foi casado quatro vezes, a última com a jornalista e empresária Kátia Bagnarelli Vieira de Oliveira.
Seu filho, Gustavo Vieira de Oliveira, atua como executivo de futebol, tendo passagens pelo São Paulo e pelo Santos.
Teve outros cinco filhos, todos homens: Rodrigo, Eduardo, Marcelo, Sócrates Júnior e Fidel.[9]
Seu rendimento no futebol teria, segundo Flávio Gikovate, o psicólogo do Corinthians durante a Democracia Corinthiana, ligação inversamente proporcional ao seu estado afetivo, jogando melhor quando estava triste e ou com problemas pessoais, e rendendo menos quando estava mais feliz e animado.[10]
Carreira futebolística
Como jogador
Foi considerado um fenômeno desde o início no Botafogo de Ribeirão Preto, pois quase não treinava em função de frequentar o curso de medicina na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP).
O Botafogo contratou o treinador Jorge Vieira no ano de 1977, que chegou ao clube dando o recado: “jogador que não treina, não joga”.
Sócrates achou que não jogaria mais futebol; porém, Jorge Vieira, reconhecendo o talento do meia, deu tratamento diferenciado ao jogador.
Naquele ano Sócrates foi, ao lado de Zé Mário, o principal jogador da histórica equipe botafoguense que conquistou a Taça Cidade de São Paulo (à época equivalente ao primeiro turno do Campeonato Paulista) em 1977, disputando o título com o São Paulo, no Morumbi.
O meia ainda foi o artilheiro do campeonato, fazendo com que a imprensa clamasse por sua convocação à Seleção Brasileira, o que não viria a acontecer enquanto jogador do Botafogo de Ribeirão Preto, SP.
Ainda pelo clube paulista, Sócrates também se destacou no Campeonato Brasileiro, marcando um célebre gol de calcanhar contra o Santos na Vila Belmiro.[11]
Os irmãos Raí e Sócrates.
Em 1978 deixou o Botafogo e transferiu-se para o Corinthians.
Como havia se formado em medicina no ano anterior (1977), Sócrates passou a se dedicar mais ao futebol.
O meio-campista se firmaria no Corinthians em 1978, refazendo a dupla com Geraldão, seu ex-companheiro de Botafogo; no entanto, seus grandes companheiros de ataque nesse time seriam Palhinha e Casagrande.[12]
Sócrates com Casagrande
Na Seleção Brasileira estrearia em 1979, em um amistoso contra o Paraguai.
Foi uma das estrelas de times famosos em nível nacional e mundial: a Seleção Brasileira da Copa do Mundo FIFA de 1982 e do Corinthians da década de 1980, celebrado pelo movimento da Democracia Corinthiana.
Jogadores da seleção brasileira, na Copa de 1982.
Na Copa de 1982 marcou dois gols contra as respeitadas equipes da URSS e da Itália, mas isso não bastou para o Brasil sagrar-se campeão.[13]
Também teve excelente atuação na Copa América de 1983, onde a Seleção Brasileira foi vice-campeã.
Aos 30 anos, fez uma rápida e decepcionante passagem pela Fiorentina, da Itália, entre 1984 e 1985.
Antes o meio-campista havia sido sondado pela Roma, que contava o volante Paulo Roberto Falcão.[14]
Na Copa do Mundo FIFA de 1986, vinculado ao Flamengo, esteve novamente em ação, mas já fora da forma ideal.
Ficaria ainda marcado por ter desperdiçado um pênalti nas quartas de final contra a França, no empate de 1 a 1 que desclassificou o Brasil.[15]
Antes de encerrar a carreira, em 1989, ainda atuaria no Santos e novamente no Botafogo de Ribeirão Preto.
Como treinador
Logo após encerrar a carreira de jogador, tornou-se técnico do Botafogo.
Em 1996, foi também técnico da equipe equatoriana LDU, mas demitiu-se alegando falta de profissionalismo dos jogadores.[18][19]
Em 1999, atendendo a um convite de um antigo companheiro de Seleção, Leandro, foi técnico da equipe carioca Cabofriense.[20][21]
No dia 10 de junho de 2011, Sócrates recebeu um convite para treinar a Seleção Cubana.[22]
Política e jornalismo
Fora do futebol, Sócrates sempre manteve uma ativa participação política, tanto em assuntos relacionados ao bem-estar dos jogadores quanto aos temas correntes do país.
Sócrates nas ‘Diretas Já’, com Fernando Henrique Cardoso (FHC), Casagrande, Adilson Monteiro Alves e Osmar Santos (ao microfone).
Na década de 1980, participou da campanha Diretas Já (1983–1984) e foi um dos principais idealizadores do movimento Democracia Corinthiana (1982–1984), que reivindicava para os jogadores mais liberdade e mais influência nas decisões administrativas do clube.[23][24]
Por suas atividades e opiniões políticas, chegou a ser “fichado” pela ditadura militar juntamente com seu colega de equipe e grande amigo, Casagrande.[25]
Sócrates e Casagrande.
Durante sua segunda internação, em 2011, Sócrates declarou que gostaria de trabalhar com o presidente venezuelano Hugo Chávez em projetos sociais ligados ao esporte.[26]
Foi articulista da revista CartaCapital e do jornal Agora São Paulo, além de comentarista esportivo do programa Cartão Verde da TV Cultura.[27][28]
Muito ligado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nutriu uma amizade de décadas com o petista.[29][30]
Sócrates com Lula.
Sócrates foi filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).[31]
Música e teatro
Em 1980 Sócrates gravou um LP de música sertaneja chamado Casa de Caboclo, pela gravadora RCA, com tiragem de 50 000 exemplares que rapidamente saiu de catálogo.[32][33]
Em 1982, participou das gravações do LP Aquarela, do cantor Toquinho.[34]
Em 1983, Sócrates foi produtor de teatro na peça teatral Perfume de Camélia, com a atriz Maria Isabel de Lisandra. A peça foi exibida no Teatro Ruth Escobar.[35][36][37]
Televisão
Em 1979, juntamente com seu amigo e companheiro de Seleção Brasileira, Zico, teve participação especial na telenovela brasileira Feijão Maravilha, da Rede Globo, onde contracenou com os atores Ivon Curi, Grande Otelo e Olney Cazarré.[38]
Literatura
Em 2002 lançou, em conjunto com o jornalista Ricardo Gozzi, pela Boitempo Editorial, o livro Democracia Corinthiana: A utopia em jogo, no qual conta a sua experiência durante o período da Democracia Corinthiana.[39]
Cinema
No dia 8 de dezembro de 2011, foi lançado oficialmente o documentário Ser Campeão é Detalhe sobre a Democracia Corinthiana, com depoimentos de personagens da época, inclusive, de Sócrates, a quem o filme foi dedicado e que ganhou uma homenagem durante o lançamento.[40]
Medicina
Em 1992 inaugurou, em Ribeirão Preto, com um investimento de 300 mil dólares, a Medicine Sócrates Center, uma clínica médica destinada a atender profissionais de diversas modalidades esportivas e também pacientes comuns.[41][42]
Alcoolismo e morte
Em agosto de 2011, Sócrates foi internado na UTI do Hospital Albert Einstein devido a uma hemorragia digestiva alta causada por hipertensão portal.
Após essa primeira internação, admitiu que tinha problemas de alcoolismo.[43][44]
Na época em que jogava, Sócrates nunca escondia seu apreço por prazeres como a cerveja e o cigarro.[45]
Após uma segunda internação em setembro,[46] em dezembro de 2011, Sócrates seria internado mais uma vez devido a uma suposta intoxicação alimentar, que acabou por se transformar em um grave quadro de choque séptico em razão de sua condição de saúde já debilitada.[47]
Sócrates faleceu às 4h30 da manhã do dia 4 de dezembro de 2011; teve uma falência de múltiplos órgãos em decorrência do choque séptico.[48][49]
No dia de sua morte, o Corinthians sagrou-se pentacampeão brasileiro de futebol.
Minutos antes do início da partida, jogadores e comissão técnica do Corinthians prestaram uma homenagem a Sócrates repetindo o gesto utilizado por ele nas comemorações de seus gols.[50]
Sócrates foi sepultado no dia 4 de dezembro de 2011, no cemitério Bom Pastor, na cidade de Ribeirão Preto[51] que, logo após o falecimento, decretou luto oficial.[52]
Repercussão da morte
O Botafogo de Ribeirão Preto, onde Sócrates iniciou sua carreira futebolística e a Fiorentina, clube italiano onde jogou na década de 1980, decretaram luto oficial.[53][54][55]
Por meio de nota oficial, a Confederação Brasileira de Futebol determinou que em todos os jogos da última rodada do Campeonato Brasileiro de 2011 se fizesse um minuto de silêncio para homenagear Sócrates.[56]
A organização também homenageou o jogador em matéria publicada em seu site oficial.[57]
A FIFA, entidade máxima do futebol mundial, também prestou a devida homenagem a Sócrates.
O Corinthians, clube pelo qual Sócrates tornou-se famoso no mundo inteiro, homenageou o craque em nota oficial publicada no site.[58]
“Hoje, que seria um dia apenas de alegria pela decisão do Brasileirão, começou triste para o futebol brasileiro, principalmente para os corinthianos.
Um dos maiores ídolos da história do Timão, Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira morreu às 4h30m da madrugada deste domingo, em consequência a um choque séptico, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Ele tinha 57 anos e era pai de seis filhos.
Sócrates disputou 297 jogos, marcou 172 gols e venceu três Campeonatos Paulistas (1979, 1982 e 1983) com a camisa do Timão, além de ter sido um dos principais idealizadores da Democracia Corinthiana.
O Sport Club Corinthians Paulista e toda a sua Fiel Torcida se despedem com tristeza do Magrão, mas também ficamos agradecidos pela honra de ter visto um dos maiores jogadores da história do futebol vestindo o manto alvinegro por tantos jogos.
Obrigado pelos lindos gols, pelos toques geniais, pelo futebol magistral que só Sócrates tinha.
Obrigado, Doutor ! ”
Sócrates, Casagrande e Wladimir
Equipes rivais do Corinthians, tais como Santos e São Paulo também emitiram notas de pesar pela morte de Sócrates.[59]
Pelo Twitter, diversos esportistas como Ronaldo Fenômeno, Neymar, Robin van Persie, Gustavo Kuerten, Hélio Castroneves e Steve Nash lamentaram a morte de Sócrates.[60]
O ex-craque do Flamengo e da Seleção Brasileira, Zico, despediu-se de Sócrates, o seu velho amigo e companheiro dos gramados, em seu site oficial.[61]
Sua morte repercutiu na imprensa esportiva mundial em jornais como os espanhóis As[62] e Marca[63], os britânicos The Sun[64] e BBC[65], os italianos Gazzetta dello Sport[66], Guerin Sportivo e La Repubblica;[67][68] os portugueses A Bola[69] e Record[70], os argentinos El Gráfico[71] e Olé[72], os estadunidenses CNN[73] e The New York Times[74], o inglês The Economist [75]e os franceses France Football e Le Monde.[76][77]
Mino Carta, editor da revista CartaCapital, onde Sócrates era colunista, publicou um texto no site oficial da revista homenageando um de seus mais destacados membros.[78]
No mesmo dia, o SBT reprisou uma entrevista dada por Sócrates no programa De Frente com Gabi.
No final da mesma, sua imagem foi paralisada em preto e branco e ficou no ar por um minuto em sua homenagem.
O programa esportivo Cartão Verde fez um programa especial em homenagem ao seu comentarista que trabalhou na emissora por cerca de quatro anos.[79]
Títulos
Botafogo-SP
- Taça Cidade de São Paulo: 1977
Corinthians
- Campeonato Paulista: 1979, 1982 e 1983
- Copa da Feira de Hidalgo: 1981
- Taça Cidade de Porto Alegre: 1983
Flamengo
- Campeonato Carioca: 1986
- Taça Rio: 1986
Com grande influência na opinião pública brasileira, Sócrates durante o movimento das ‘Diretas Já’, prometeu que recusaria as ofertas para jogar na Europa, caso o Brasil voltasse a ser uma democracia, e o povo pudesse voltar a votar.
Seleção Brasileira
- Taça da Inglaterra: 1981
- Taça da França: 1981
Campanhas de destaque
- 3º lugar na Copa América: 1979
- 2º lugar no Mundialito de Montevidéu: 1980
- 5º lugar na Copa do Mundo FIFA: 1982 e 1986
- 2º lugar na Copa América: 1983
Sócrates fazendo alongamento com Júnior, companheiro de seleção brasileira.
Prêmios individuais
- FIFA 100: 2004[80]
- Bola de Prata da Revista Placar: 1980[81]
- 6º Melhor Jogador da Copa do Mundo FIFA: 1982[82]
- FIFA XI – FIFA Team Vs Europe Team: 1982[83]
- Craque do Ano – Revista Placar – (Eleito pela crítica e pelos leitores): 1982[84]
- 5º Melhor jogador do Mundo eleito pela World Soccer: 1982[85]
- Craque do Ano – Revista Placar – (Eleito pela crítica): 1983[86]
- Melhor Jogador Sul-Americano do ano eleito pelo jornal El Mundo: 1983[87]
- 4º Maior Craque do Brasil na década de 70 – Revista Placar – (eleito pela crítica): 1979[88]
- 100 Craques do Século – World Soccer: 1999[89]
- CNN Sports – 100 Maiores das Copas: 2002[90]
Sócrates comemorando gol, com Renato Gaúcho, Zico, Júnior e Edinho.
Homenagens
Troféu Sócrates
No dia 18 de janeiro de 2012, disputou-se uma partida entre a Portuguesa (Campeã Brasileira de 2011 – Série B) e o Corinthians (Campeão Brasileiro de 2011 – Série A), no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.
Com o objetivo de homenagear Sócrates[91], o vencedor ganharia o referido troféu.
Aos 29 minutos do segundo tempo, Rafael Oliveira marcou o gol da vitória da Lusa, diante de 9.870 pagantes.[92]
Busto no Parque São Jorge
Em 7 de julho de 2012, o Corinthians anunciou oficialmente que, no dia 28 desse mesmo mês, iria inaugurar um busto em homenagem à Sócrates no Parque São Jorge.[93]
A inauguração se deu exatamente no dia 28 de julho de 2012.[94][95]
Sócrates
Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira
Doutor Sócrates • Magrão
(Belém, 19 de fevereiro de 1954 — São Paulo, 4 de dezembro de 2011)
▒ EVENTOS HISTÓRICOS
- 1737 — Fundação da cidade de Rio Grande pelo brigadeiro José da Silva Pais.
- 1766 — Em Portugal, começa a funcionar o Colégio dos Nobres, criado por carta régia em 7 de Março de 1761.
- 1771 — O aglomerado aberto NGC 2548 foi descoberto por Charles Messier.
- 1861 — É abolida a servidão dos camponeses no Império Russo.
- 1878 — É patenteado o Fonógrafo de Thomas Edison.
- 1926 — O Castelo de Melgaço e a Muralha de Barcelos são classificados como Monumentos Nacionais de Portugal.
- 1927 — Greve geral em Xangai para protestar contra a presença de tropas britânicas.
- 1959 — Emancipação de Taboão da Serra.
- 1959 — O Reino Unido concede a independência ao Chipre
- 1962 — Emancipação de Osasco.
- 1972 — Primeira transmissão pública de TV em cores do Brasil: a Festa da Uva, em Caxias do Sul.
- 1986 — A União Soviética lança a estação espacial internacional Mir
- 1998 — Editada nova Lei do Direito Autoral (v. também Recursos no domínio público)
- 2005 — A edição portuguesa da Wikinotícias é colocada no ar.
- 2008 — Fidel Castro deixa o poder de Cuba para seu irmão Raul Castro.
▒ FALECIMENTOS
1822 — Joana Angélica ▒ Sóror Joana Angélica de Jesus, registrada Joanna Angélica de Jesus (Salvador, 12 de dezembro de 1761 — 19 de fevereiro de 1822) foi uma religiosa concepcionista baiana, nascida no Brasil colônia, que morreu defendendo o Convento da Lapa em Salvador (Bahia) contra soldados portugueses.
1916 — Afonso Arinos de Melo Franco ▒ Afonso Arinos de Melo Franco (Paracatu, 1 de maio de 1868 – Barcelona, 19 de fevereiro de 1916) foi um jornalista, escritor e jurista brasileiro. Ocupou a cadeira 40 da Academia Brasileira de Letras.
1983 — Jardel Filho ▒ Jardel Frederico De Bôscoli Filho (São Paulo , 24 de julho de 1927 — Rio de Janeiro, 19 fevereiro de 1983) foi um ator brasileiro.
1986 — Adolfo Celi ▒ Adolfo Celi [aˈdolfo ˈtʃeːli] (Messina, 27 de julho de 1922 — Roma, 19 de fevereiro de 1986) foi um ator e diretor de cinema italiano. Teve grande importância no teatro e no cinema brasileiros nas décadas de 1950 e 1960.
1993 — Carlos Augusto Strazzer ▒ Carlos Augusto Strazzer (São Paulo, 4 de agosto de 1946 — Petrópolis, em 19 de fevereiro de 1993) foi um ator, cantor e diretor de teatro brasileiro.
2016 — Umberto Eco ▒ Umberto Eco (Alexandria, 5 de janeiro de 1932 — Milão, 19 de fevereiro de 2016) foi um escritor, filósofo, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano de fama internacional. Foi titular da cadeira de Semiótica e diretor da Escola Superior de ciências humanas na Universidade de Bolonha.
2020 — José Mojica Marins, José Mojica Marins OMC (São Paulo, 13 de março de 1936 — São Paulo, 19 de fevereiro de 2020) foi um cineasta, ator, roteirista de cinema e televisão brasileiro mais conhecido como Zé do Caixão, seu personagem mais famoso. É considerado o “pai” do terror nacional, tendo sua obra grande importância para o gênero, influenciando várias gerações.
▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
- Dia do Esportista
▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1795 — O jornalista francês Gracchus Babeuf é preso mais uma vez por propagar suas opiniões.
- 1822 — Insurreição pela independência brasileira na Bahia. Morre a freira Joana Angélica.
- 1942 — Dois ataques aéreos japoneses devastam a cidade australiana de Darwin (Ataques aéreos a Darwin)
- 1942 — Segunda Guerra Mundial: nos Estados Unidos, o presidente Franklin Delano Roosevelt decreta a transferência de cidadãos nipo–americanos para campos de concentração.
▒ BIO INTERNACIONAL
▒ GALERIA de FOTOS
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

19 de Fevereiro – Acontecimentos do Dia
☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ NASCIMENTOS • Nicolau Copérnico • Carolus Clusius • André Breton • David Bronstein • Lee Marvin • Alberto Dines • Evandro Mesquita • Sócrates • Jeff Daniels • Seal • Benicio del Toro • Mateus Carrieri • Renata Cordeiro • Zéu Britto • Marta ▒ FALECIMENTOS • Joana Angélica •…
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “19 de Fevereiro • Dia Hoje • Edição 2022”