DESTAQUES DO DIA
♥ NASCIMENTOS • Christiane Torloni • Leon Battista Alberti • Alessandro Volta • Enzo Ferrari • Jack Palance • Miloš Forman • Yoko Ono • Cybill Shepherd • John Travolta • Matt Dillon • Priscila Fantin ♦ ÓBITOS • Fra Angelico • Martinho Lutero • Michelangelo • Robert Oppenheimer • Nélson Cavaquinho • Mãe Mirinha do Portão
• Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo
• Dia Internacional da Síndrome de Asperger
FONTES
CIDADES ANIVERSIANTES
• Bady Bassitt (SP)
• Cajamar (SP)
• Cândido Rodrigues (SP)
• Cássia dos Coqueiros (SP)
• Colômbia (SP)
• Embu das Artes (SP)
• Ipixuna (AM)
• Itapevi (SP)
• Luiziânia (SP)
• Nísia Floresta (RN)
• Pardinho (SP)
• Peruíbe (SP)
• Piratuba (SC)
• Roca Sales (RS)
• Sagres (SP)
• Salmourão (SP)
• Salto do Lontra (PR)
• Sarutaiá (SP)
• Taguaí (SP)
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
FONTE ► WIKIWAND
John Lennon e Yoko Ono sobre o Amor – Blank on Blank (legendado)
▒ NASCIMENTOS
1404 — Leon Battista Alberti ▒ Leon Battista Alberti (Génova, 18 de fevereiro de 1404 — Roma, 25 de abril de 1472) foi um arquiteto, teórico de arte e humanista italiano.
Ao estilo do ideal renascentista, foi filósofo da arquitetura e do urbanismo, pintor, músico e escultor.
1745 — Alessandro Volta ▒ Alessandro Volta (Como, 18 de fevereiro de 1745 — Como, 5 de março de 1827) foi um físico italiano, conhecido especialmente pela invenção da pilha elétrica. Mais tarde, viria a receber o título de conde.
Em 1881, uma unidade eléctrica fundamental, o volt, foi nomeada em homenagem a Volta.
Volta aparecia nas antigas notas de dez mil liras italianas, hoje fora de circulação.
Também em sua homenagem, uma cratera lunar recebeu o seu nome.
1898 — Enzo Ferrari ▒ Enzo Anselmo Ferrari (Módena, Itália, 18 de fevereiro de 1898 — Maranello, 14 de agosto de 1988) foi o fundador da Scuderia Ferrari e da fábrica de automóveis Ferrari.
Apaixonou-se pelo automobilismo com apenas dez anos de idade, quando assistiu no circuito de Bolonha a corrida de carro de 1908.
1919 — Jack Palance ▒ Jack Palance (nome artístico de Vladimir Palahniuk; Lattimer Mines, 18 de fevereiro de 1919 – Montecito, 10 de novembro de 2006) foi um ator norte- americano.
Antes da carreira artística, ele foi lutador de boxe profissional, com muitos acreditando que sua face desfigurada se devesse aos golpes recebidos, mas na verdade a desfiguração foi causada por um acidente de avião, quando ele tomava aulas de pilotagem.
1932 — Miloš Forman ▒ Jan Tomáš Forman (Čáslav, 18 de fevereiro de 1932), mais conhecido como Miloš Forman, é um premiado cineasta, ator e roteirista checo.
Mudou-se para os Estados Unidos em 1968 e possui, desde 1977, a nacionalidade estado-unidense.
1933 — Yoko Ono ▒ Yoko Ono é uma compositora, cantora e artista plástica vanguardista japonesa, viúva de John Lennon e mãe de Kyoko Chan Cox e Sean Lennon.
Paulo Ricardo é repórter por 1 dia do Fantástico em 2001 e entrevista Yoko Ono.
Atualmente vive em Nova Iorque. Suas obras, tanto musicais quanto plásticas e conceituais, são caracterizadas pela provocação, introspecção e pacifismo.
Filme – John e Yoko – A Love Story (Legendado)
Com a repercussão de suas obras, Yoko é convidada em 1966 a realizar uma exposição individual.
O músico John Lennon, então membro da banda The Beatles, estava presente à exposição e se encantou pela obra de Yoko.
A partir do fim da década de 1960, Yoko Ono e John Lennon começam a produzir composições de vanguarda, sem estrutura musical tradicional.
Lennon se separa de sua primeira esposa, casa-se com Yoko em 20 de Março de 1969.
Yoko Ono (オノ・ヨーコ(小野 洋子), Ono Yōko?)
(Tóquio, 18 de fevereiro de 1933)
1950 — Cybill Shepherd ▒ Cybill Shepherd (Cybill Lynne Shepherd, Memphis, Tennessee, 18 de Fevereiro de 1950) é uma actriz, produtora e encenadora norte-americana.
1954 — John Travolta ▒ John Joseph Travolta (Englewood, 18 de fevereiro de 1954) é um ator, cantor, dançarino e piloto norte-americano.
Sua carreira no cinema começou com o filme Carrie, dirigido por Brian de Palma.
Quando foi rodar Saturday Night Fever (1977), Travolta já atraía fãs histéricas.
1964 — Matt Dillon▒ Matthew Raymond “Matt” Dillon (New Rochelle, Nova Iorque, 18 de fevereiro de 1964) é um ator norte-americano.
Começou a atuar no final de 1970, ganhando fama na década de 1980.
1983 — Priscila Fantin ▒ Priscila Fantin de Freitas (Salvador, 18 de fevereiro de 1983) é uma atriz brasileira.
Ficou conhecida pelos seus papéis de a mocinha Serena em Alma Gêmea e protagonista/antagonista Beatriz em Sete Pecados.
Christiane Torloni
Christiane Maria dos Santos Torloni
(São Paulo, 18 de fevereiro de 1957)
Biografia
Desde os 6 anos já brincava de encenar e aos 12 anos já encenava uma princesinha no Teatrinho Trol, na Rede Tupi.
Mas a decisão em ser atriz aconteceu mesmo em 1975, quando Torloni fez um curso de teatro dirigido por Jaime Barcelos no IBAM.
No mesmo ano, aos 18, iniciou a carreira no Caso Especial da Rede Globo “Indulto de Natal”.[4]
É descendente de espanhóis, italianos e indígenas.[5]
Dentre os muitos personagens interpretados na televisão, figuram as marcantes Jô Penteado, de A Gata Comeu (1985), Fernanda Arruda Campos[6] de Selva de Pedra, (1986), Diná de A Viagem (1994) e as gêmeas Fernanda e Vivi de Cara & Coroa (1995), além da vilã Tereza Cristina em Fina Estampa.
No ano de 1981, Christiane Torloni foi a filha da primeira Helena criada por Manoel Carlos na novela Baila Comigo, interpretada por Lílian Lemmertz.
Vinte e dois anos depois, a atriz interpretou uma das Helenas do autor em Mulheres Apaixonadas (2003).
Também teve personagens relevantes em tramas como Gina, Chega Mais, Elas por Elas, Kananga do Japão, Um Anjo Caiu do Céu, América, Caminho das Índias, Ti Ti Ti, dentre outras.
Posou nua para a revista Playboy em março de 1983 e novembro de 1984, posou também para a Status em fevereiro de 1980.
No teatro trabalhou seguidamente com o diretor José Possi Neto em uma série de espetáculos em que buscava a expressividade corporal.[7]
La Torloni, como por vezes é chamada, sempre foi uma artista muito engajada, com participações históricas em eventos como as Diretas Já,[8] a luta pela democracia e o fim do Regime Militar;
Já fez duras críticas ao ex-presidente Lula, declarando-se contra a reeleição no poder executivo.
A atriz se engaja em várias causas sociais e ambientais, das quais conduz pessoalmente.
Dentre as causas de relevância, estão o abaixo assinado, divulgado no site amazoniaparasempre.com.br,[9] para a preservação da Amazônia brasileira, que levou ao Congresso Nacional mais de um milhão de assinaturas; bem como a campanha bemquerermulher.com.br que visa o fim da violência contra a mulher na sociedade brasileira.[10]
Vida pessoal
É filha do casal de atores Monah Delacy e Geraldo Matheus, fundadores do Teatro de Arena, em 1953.[13]
De 1977 a 1980 foi casada com o diretor Dennis Carvalho.
Juntos, tiveram os gêmeos idênticos Leonardo Carvalho e Guilherme, que nasceram em 15 de maio de 1979, de cesárea no Rio de Janeiro.
Em março de 1980 o casal divorciou-se devido a divergências conjugais.
Leonardo Carvalho, Christiane Torloni e Dennis Carvalho na estreia da peça “Rebeldes – Sobre A Raiva” (Foto: Roberto Teixeira / EGO)
Em 1991, após a morte do filho Guilherme, teve depressão e decidiu se mudar para Portugal com seu filho Leonardo.
No país investiu em sua carreira realizando diversos cursos de dramaturgia, e também fez psicoterapia para tentar lidar com sua terrível perda.
De 1981 a 1986 namorou, se casou oficialmente e se divorciou do psicanalista Eduardo Mascarenhas.
De 1987 a 1991 morou com o artista plástico Luiz Pizarro.
Em 1995 iniciou seu quarto relacionamento sério, dessa vez com o diretor Ignácio Coqueiro. Em dezembro de 2010 a união conjugal terminou.
Não assumiu mais nenhum relacionamento sério para a imprensa, e eventualmente é vista acompanhada de homens anônimos e famosos.[15]
Em agosto de 2017 nasceu seu neto, Lucca Bongiolo Torloni Carvalho, fruto do casamento de Leonardo com a atriz Keruse Bongiolo.[16]
Morte do filho
Em 1991, uma tragédia abalou a vida de Christiane, quando seu filho Guilherme faleceu aos 12 anos em um acidente de carro.
A atriz estava manobrando uma caminhonete na garagem de casa, quando o carro perdeu o controle e, de ré, caiu de uma altura de 4,5 metros.
No acidente, o menino sofreu traumatismo craniano e acabou morrendo.[17]
Cristiane fala constantemente sobre o acidente e em final de 2020, durante o CCXP Worlds, um evento de cultura pop, disse:
“Fui mãe de gêmeos e isso me fez conviver de maneira especial com as diferenças. Eles eram irmãos idênticos e brincavam de um se fazer passar pelo outro desde pequenos. Era o olhar que me dizia quem era quem. A alma é única. Não existem duas pessoas no mundo com a mesma alma”.[17]
Em janeiro de 2021, durante as homenagens às vitimas do incêndio da Boate Kiss, ela falou ao jornal que o luto não terminaria nunca.
Personalidade
Torloni também luta por outras causas relacionadas ao meio ambiente em geral, em busca da preservação dos habitats de animais e do fim do desmatamento, assim como causas do meio social, como o apoio à pessoas carentes.
Criticou duramente o governo Bolsonaro, principalmente pelas medidas que aprovavam o desmonte das reservas da Amazônia.[11]
Em 2011, concedendo uma entrevista durante o Rock in Rio para a televisão, lançou a expressão “Hoje é dia de Rock, bebê!” que acabou entrando pra história do festival.
Na edição seguinte do Rock in Rio em 2013 a frase, que havia virado meme nas redes sociais, virou uma camiseta oficial do evento.[12]
Christiane Torloni
Christiane Maria dos Santos Torloni
(São Paulo, 18 de fevereiro de 1957)
▒ EVENTOS HISTÓRICOS
- 1665 — após terem assinado um acordo em Pangim em 14 ou 17 de janeiro, os ingleses tomam formalmente posse da ilha de Bombaim, marcando o início do fim do domínio português sobre aquela região.
- 1808 — Dom João VI cria a Escola de Cirurgia da Bahia, primeira escola de medicina do Brasil.
- 1861 — O Alabama se junta aos Estados Confederados da América.
- 1885 — Primeira edição de As Aventuras de Huckleberry Finn de Mark Twain.
- 1930 — Clyde Tombaugh descobre o nono planeta do Sistema Solar, Plutão.
- 1952 — Adesão de Grécia e Turquia à Organização do Tratado do Atlântico Norte.
- 1959 — Instalação oficial dos municípios de Itapevi, Cajamar e Embu (Estado de São Paulo, Brasil).
- 1962 — Fundação do Partido Comunista do Brasil.
- 1965 — A Gâmbia torna-se independente do Reino Unido.
- 1974 — Criação do ABEDA – Banco Árabe para o Desenvolvimento Econômico da África.
- 1979 — Neva no Deserto do Saara.
- 1980 — Fundação do Núcleo Amador de Investigação Arqueológica de Afife.
- 1983 — Maxidesvalorização do cruzeiro (moeda do Brasil).
- 1988 — Augusto Pinochet foi derrotado em plebiscito que rejeitou o prolongamento da sua presidência.
2006 — Show da banda Rolling Stones em Copacabana com cerca de 1,5 milhão de espectadores.
▒ FALECIMENTOS
1455 — Fra Angelico ▒ Giovanni da Fiesole, nascido Guido di Pietro Trosini, mais conhecido como Fra Angelico, (Vicchio di Mugello, 1387 — Roma, 18 de Fevereiro de 1455) foi um pintor italiano, beatificado pela Igreja Católica, considerado o artista mais importante da península na época do Gótico Tardio ao início do Renascimento. O papa João Paulo II, em 1982, indicou sua festa litúrgica para o dia de sua morte e dois anos depois, o mesmo pontífice declarou-o “Padroeiro Universal dos Artistas”.
1546 — Martinho Lutero ▒ Martinho Lutero, em alemão: Martin Luther (Eisleben, 10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546), foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante. Levantou-se veementemente contra diversos dogmas do catolicismo romano, contestando sobretudo a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pelo comércio das indulgências.
1564 — Michelangelo ▒ Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (Caprese, 6 de março de 1475 — Roma, 18 de fevereiro de 1564), mais conhecido simplesmente como Michelangelo ou Miguel ângelo, foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente. Ele desenvolveu o seu trabalho artístico por mais de setenta anos entre Florença e Roma, onde viveram seus grandes mecenas, a família Medici de Florença, e vários papas romanos.
1967 — Robert Oppenheimer ▒ Julius Robert Oppenheimer (Nova Iorque, 22 de abril de 1904 — Princeton, 18 de fevereiro de 1967) foi um físico norte-americano. Dirigiu o Projeto Manhattan para o desenvolvimento da bomba atómica, durante a Segunda Guerra Mundial, no Laboratório Nacional de Los Alamos, no Novo México.
1986 — Nélson Cavaquinho ▒ Nelson Cavaquinho, nome artístico de Nelson Antônio da Silva, (Rio de Janeiro, 29 de outubro de 1911 — Rio de Janeiro, 18 de fevereiro de 1986) foi um importante músico brasileiro. Sambista carioca, compositor e cavaquinista na juventude, na maturidade optou pelo violão, desenvolvendo um estilo inimitável de tocá-lo, utilizando apenas dois dedos da mão direita.
1989 — Mãe Mirinha do Portão ▒ Altanira Maria Conceição Souza, Mãe Mirinha do Portão (Mameto Mirinha) (Lauro de Freitas, 21 de dezembro de 1924 —?, 18 de fevereiro de 1989) foi a fundadora do Terreiro São Jorge Filho da Goméia (Terreiro do Portão) localizado em Lauro de Freitas, Bahia.
▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
Brasil
- Aniversário do Município de Peruíbe, São Paulo
- Aniversário do Município de Salmourão, São Paulo
- Aniversário do Município de Itapevi, São Paulo
- Aniversário do Município de Embu das Artes, São Paulo
Portugal
- Feriado municipal de Valença.
▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1834 — Guerras liberais em Portugal: travada a Batalha de Almoster, ganha pelos Liberais.
- 1942 — Segunda Guerra Mundial: o navio brasileiro Olinda é torpedeado ao largo da costa do estado da Virgínia, nos Estados Unidos.
▒ BIO INTERNACIONAL
▒ GALERIA de FOTOS
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

18 de Fevereiro – Acontecimentos do Dia
☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ NASCIMENTOS • Leon Battista Alberti • Alessandro Volta • Enzo Ferrari • Jack Palance • Miloš Forman • Yoko Ono • Cybill Shepherd • John Travolta • Christiane Torloni • Matt Dillon • Priscila Fantin ▒ FALECIMENTOS • Fra Angelico • Martinho Lutero • Michelangelo • Robert Oppenheimer • Nélson…
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “18 de Fevereiro • Dia Hoje • Edição 2022”