DESTAQUES DO DIA
♥ NASCIMENTOS • Mahershala Ali • Oscar Schmidt • Chico Díaz • John McEnroe • Bebeto • Pedro Casaldáliga • Íris Bruzzi • Ellen Gracie Northfleet • LeVar Burton • Ice-T • Valentino Rossi ♦ ÓBITOS • Octave Mirbeau • Jânio Quadros • Arnaud Rodrigues
• Dia do Repórter
FONTES
CIDADES ANIVERSIANTES
• Arvorezinha (RS)
• Raposos (MG)
• Agudo (RS)
• Santa Luzia do Itanhy (SE)
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
FONTE ► WIKIWAND
▒ NASCIMENTOS
1928 — Pedro Casaldáliga ▒ Dom Pedro Casaldáliga CMF, nascido Pere Casaldàliga i Pla (Balsareny, província de Barcelona, 16 de fevereiro de 1928) é um bispo católico radicado no Brasil desde 1968. Atualmente, é bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia.
1935 — Íris Bruzzi ▒ Íris Maria Brüzzi de Medeiros (Rio de Janeiro, 16 de fevereiro de 1935) é uma atriz brasileira.
1948 — Ellen Gracie Northfleet ▒ Ellen Gracie Northfleet (Rio de Janeiro, 16 de fevereiro de 1948) é uma jurista e magistrada brasileira.
Por indicação do presidente Fernando Henrique Cardoso, foi ministra do Supremo Tribunal Federal de 2000 a 2011, sendo a primeira mulher nesse cargo e exercendo a presidência da corte no biênio 2006-2008.
1957 — LeVar Burton ▒ Levardis Robert Martyn Burton, Jr. (Landstuhl, 16 de fevereiro de 1957) mais conhecido como LeVar Burton, é um ator, escritor, diretor e produtor de televisão norte-americano, cujos papéis de maior destaque foram o de Kunta Kinte, na premiada minissérie para a televisão Roots, de Burton, na série de comédia The Big Bang Theory e do Tenente-Comandante Geordi La Forge, na série Star Trek: The Next Generation e seus quatro filmes.
1958 — Ice-T ▒ Tracy Marrow (Newark, 16 de fevereiro de 1958), mais conhecido como Ice-T, é um rapper, músico, autor e ator norte-americano. Foi um dos precursores do gangsta rap.
1958 — Oscar Schmidt ▒ Oscar Schmidt é um ex-jogador brasileiro de basquetebol, considerado um dos maiores jogadores de basquetebol de todos os tempos, apesar de nunca ter atuado na NBA.
Com 2,05 m de altura, Oscar é o recordista mundial de pontuação do basquetebol com 49.737 pontos[1].
Em 8 de Setembro de 2013 Oscar Schmidt entrou para o Hall da Fama de basquete dos EUA “Basketball Hall of Fame“[2]
Recordes
- Jogador de basquete com mais participações em olimpíadas – 5 (empatado com o porto- riquenho Teófilo Cruz e com o australiano Andrew Gaze)[6]
- Mais minutos jogados em Olimpíadas
- Mais pontos nas olimpíadas – 1.093[6]
- Maior média de pontos por jogo em uma edição das olimpíadas – 42,3 pontos por jogo[6]
- Mais vezes cestinha em olimpíadas – 3[6]
► Veja todos os recordes de Oscar Schmidt
Oscar Daniel Bezerra Schmidt
(Natal, 16 de fevereiro de 1958)
1959 — Chico Díaz ▒ Francisco “Chico” Díaz Rocha (Cidade do México, 16 de fevereiro de 1959) é um ator mexicano e naturalizado brasileiro.
1959 — John McEnroe ▒ John Patrick McEnroe, Jr. (Wiesbaden, 16 de fevereiro de 1959) é um ex-tenista profissional norte-americano que chegou a ser o número um do mundo, tornando-se famoso pelas suas partidas épicas contra Björn Borg, Jimmy Connors e Ivan Lendl.
1964 — Bebeto ▒ José Roberto Gama de Oliveira, mais conhecido como Bebeto (Salvador, 16 de Fevereiro de 1964), é um ex–futebolista brasileiro que atuava como atacante.
Trabalhou também como treinador, e atualmente é político.
Como jogador, foi campeão mundial pelo Brasil na Copa do Mundo de 1994 e vice-campeão na de 1998.
Uma de suas marcas registradas era o gol de voleio.
1979 — Valentino Rossi ▒ Valentino Rossi (Urbino, 16 de fevereiro de 1979) é um piloto profissional de motociclismo e vencedor de vários títulos mundiais de MotoGP.
Com 9 campeonatos mundiais de motociclismo, sendo 7 na principal categoria passando á frente de Giacomo Agostini que tem 8 na principal categoria, no seu “palmarés” é considerado um dos mais bem sucedidos desportistas e o melhor piloto de motociclismo de todos os tempos.
Mahershala Ali
Mahershalalhashbaz Gilmore
(Oakland, 16 de fevereiro de 1974)
Venceu dois Óscares de Melhor Ator Coadjuvante
Com os filmes Moonlight, em 2017 e Green Book em 2019, sendo o primeiro ator muçulmano a ganhar o Oscar.[1]
Biografia
Ali nasceu em 1974 em Oakland, Califórnia, filho de Willicia e Phillip Gilmore.
Ele foi criado em Hayward, passou boa parte da infância em Cleveland, Ohio e retornou para Oakland quando tinha quatorze anos.[2]
O incomum nome de nascimento de Ali é derivado do livro bíblico de Isaías 8,1-3, onde o nome normalmente aparece como Maher-shalal-hash-baz, que é um nome hebreu considerado o maior nome próprio da bíblia.
Cresceu como cristão por influência da sua mãe,[3][4] mais tarde se converteu ao islamismo, mudando seu sobrenome de Gilmore para Ali, e se juntou à comunidade muçulmana Ahmadiyya em 1999, aos 25 anos.[5][6][7]
Ele frequentou Saint Mary’s College of California.
Embora Ali tenha entrado na faculdade de St. Mary com uma bolsa de atleta de basquete, ele se desanimou com a ideia de uma carreira esportiva devido ao tratamento dado aos atletas da equipe.
Ali desenvolveu um interesse em atuar, particularmente depois de participar da peça Spunk, de George C. Wolfe, que mais tarde o colocou como um aluno no California Shakespeare Theater após a sua formatura na faculdade.
Após um ano sabático trabalhando na revista Gavin Report, especializada na indústria fonográfica, ele se inscreveu no curso de graduação de atuação da Universidade de Nova York, ganhando o mestrado em 2000.[2]
Carreira
Ali era conhecido profissionalmente como Mahershalalhashbaz Ali até 2010, quando encurtou e simplificou seu nome artístico para Mahershala Ali.[2][8]
Entre seus trabalhos, Ali ficou mais conhecido quando interpretou o lobista Remy Danton na série House of Cards, e Cornell Stokes em Luke Cage, ambas da Netflix.
Destacou-se também, quando interpretou Richard Tyler na série The 4400, o Coronel Boggs na franquia Jogos Vorazes.
Mais recentemente, Juan em Moonlight.
Seu primeiro grande papel no cinema foi em 2008, no filme de David Fincher, O Curioso Caso de Benjamin Button, e seus outros trabalhos notáveis no cinema incluem Predadores, O Lugar Onde Tudo Termina, Um Estado de Liberdade, Estrelas Além do Tempo, franquia Jogos Vorazes e os premiados Moonlight – Sob a Luz do Luar e Green Book – O Guia.
Por sua atuação como o mentor e traficante de drogas Juan no filme indie de 2016, Moonlight – Sob a Luz do Luar, de Barry Jenkins, Mahershala chegou ao ápice de sua carreira, foi aclamado pela crítica especializada e ganhou o Óscar de melhor ator coadjuvante, o SAG Awards e o Prêmio Critics Choice de Melhor Ator Coadjuvante e recebeu uma indicação ao Globo de Ouro e ao BAFTA.
Foi o primeiro ator muçulmano a ganhar um Óscar na história.[1]
Em 2017, foi divulgado que Ali era cotado para ser o protagonista da próxima temporada da aclamada série True Detective, da HBO.[9]
Em julho, o presidente da emissora, Casey Bloys, confirmou o ator no papel de protagonista da nova temporada da série.[10]
Mahershala Ali em Green Book.
Em julho de 2019 foi indicado ao Emmy Awards, prêmio mais importante da TV norte-americana, pelo papel na série na categoria melhor ator em minissérie ou telefilme. [11]
Em julho de 2019 na San Diego Comic-Con, Mahershala foi confirmado como o novo intérprete do personagem Blade em uma nova produção sobre o herói dos quadrinhos na fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel. Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, falou que partiu do próprio ator a vontade de interpretar o personagem, depois de uma ligação do mesmo para Feige após a premiação do Óscar 2019, no qual Ali ganhou sua segunda estatueta por Green Book.
“Quando Mahershala Ali liga, você atende.” Comentou o produtor.
A data de estréia e de produção não foram divulgadas, assim como não foi informado se o novo projeto seria uma série ou um filme. [12]
Rapper
Ali assinou com a gravadora Hieroglyphics Imperium Recordings no final dos anos 2000 e gravou as músicas sob o nome de Prince Ali.[13]
Ele lançou seu álbum de estreia, Club Side Service, em 2007, porém não o promoveu, para se dedicar a sua carreira de ator.[14]
Vida Pessoal
Mahershala é membro da Comunidade Ahmadi, um movimento religioso muçulmano.[5][7]
Ele é casado com a atriz Amatus-Sami Karim.[15]
Ele se converteu ao islamismo após visitar uma mesquita com a sua futura esposa, Amatus e sua mãe.[4]
Em 22 de fevereiro de 2017, nasceu seu primeiro filho com Amatus, que recebeu o nome de Bari Najma.[16]
Mahershala Ali
Mahershalalhashbaz Gilmore
(Oakland, 16 de fevereiro de 1974)
▒ EVENTOS HISTÓRICOS
- 1896 — Primeira publicação da tira Yellow Kid no New York Journal, pioneiro das história em quadrinhos, obra de Richard Fenton Outcault.
- 1773 — As distinções entre cristãos velhos e cristãos novos são abolidas em Portugal. É igualmente decretada a destruição dos registos cadastrais dos judeus.
- 1832 — Charles Darwin em sua volta pelo mundo a bordo do HMS Beagle visita os Penedos de São Pedro e São Paulo.
- 1867 —
- Abertura da ferrovia São Paulo Railway para o tráfego.
- Inauguração da primeira Estação da Luz, em São Paulo.
- 1878 — Inauguração do Theatro da Paz, em Belém do Pará.
- 1881 — Constituída a Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, pertencente às Testemunhas de Jeová.
- 1892 — Emancipação do município brasileiro de Areia Branca.
- 1908 — O Presidente do Brasil Affonso Penna inaugura um trecho com quatro estações da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.
- 1918 — Primeira Guerra Mundial: A Lituânia declara a sua independência da Rússia e da Alemanha.
- 1923 — A câmara funerária do Faraó Tutancâmon é descoberta no Egito.
- 1936 — A Frente Popular vence as eleições gerais na Espanha, e Manuel Azaña torna-se primeiro-ministro, restaurando a constituição de 1931.
- 1956 — Abolida a pena de morte no Reino Unido.
- 1959 — Fidel Castro torna-se primeiro-ministro de Cuba depois da queda do regime de Fulgencio Batista a 1 de Janeiro.
- 1965 — A sonda espacial Venera chega ao planeta Vénus.
- 1968 — O serviço de emergência dos Estados Unidos, o 911, é inaugurado em Haleyville, Alabama.
- 1977 — A Comissão Internacional de Juristas Católicos denuncia torturas no Brasil.
- 1978 — Surgimento do primeiro serviço de BBS, em Chicago, Estados Unidos.
- 1984 — Manifestações para as eleições diretas para a Presidência da República reúnem 60 mil pessoas em cinco capitais brasileiras.
- 1986 — Mario Soares é o primeiro civil eleito presidente de Portugal.
- 2002 — O ex-presidente do Senado Jader Barbalho é preso e solto no mesmo dia diante de um habeas-corpus.
- 2003 — Alpinistas encontram destroços de um avião equatoriano desaparecido em 1976 no Vulcão Chimborazo.
- 2005 — O Protocolo de Quioto entra em vigor nos países que o assinaram.
▒ FALECIMENTOS
1917 — Octave Mirbeau, Octave Henri Marie Mirbeau (16 de fevereiro de 1848 — 16 de fevereiro de 1917) foi um escritor, crítico de arte, jornalista e entusiasta do anarquismo francês. Autor de diversos romances e peças teatrais, é considerado uma das personalidades mais originais da literatura francesa da chamada “Belle Époque”.
1992 — Jânio Quadros ▒ Jânio da Silva Quadros GOC • GCC • GOIH (Campo Grande, 25 de janeiro de 1917 – São Paulo, 16 de fevereiro de 1992) foi um político e o vigésimo segundo presidente do Brasil, entre 31 de janeiro de 1961 e 25 de agosto de 1961 — data em que renunciou.
Em 1985 elegeu-se prefeito de São Paulo pela segunda vez, tomando posse em 1.º de janeiro de 1986, tendo sido este o seu último mandato eletivo.
2010 — Arnaud Rodrigues ▒ Antônio Arnaud Rodrigues (Serra Talhada, 6 de dezembro de 1942 — Lajeado, 16 de fevereiro de 2010) foi um ator, cantor, compositor, redator e humorista brasileiro.
▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
- Dia do Repórter.
- Dia da Independência na Lituânia em se celebra a data em que em 1918 se separou da Rússia Imperial.
▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1630 — Invasão holandesa do Brasil: Tropas holandesas entram em Olinda (PE).
- 1906 — São apreendidos, em Lisboa, os jornais “A Paródia”, “Novidades” e “O Liberal”, por criticas ao Governo.
- 1918 — Turcos incendeiam a biblioteca de Bagdá.
- 1994 — Um terremoto mata 134 pessoas na Indonésia.
- 1997 — A Espanha entra em alerta por causa de um surto de meningite.
- 2002 — O laboratório Merck & Co anuncia que suas vacinas contra hepatite A não são potentes o suficiente. Mais de 60 mil brasileiros terão que refazer suas vacinas.
- 2003 — Incêndio na indústria de produtos químicos Genco, em Guarulhos (SP).
▒ GALERIA de FOTOS
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

16 de Fevereiro – Acontecimentos do Dia
☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ NASCIMENTOS • Pedro Casaldáliga • Íris Bruzzi • Ellen Gracie Northfleet • LeVar Burton • Ice-T • Oscar Schmidt • Chico Díaz • John McEnroe • Bebeto • Valentino Rossi ▒ FALECIMENTOS • Jânio Quadros • Arnaud Rodrigues
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “16 de Fevereiro • Dia Hoje • Edição 2022”