Biografias BLOG DIA HOJE

Jesse Owens • 12 de Setembro de 1913 • Biografia

Atleta e líder civil norte-americano. Se tornou mundialmente conhecido ao ganhar quatro medalhas de ouro nos 100 e 200m rasos, no salto em distância e no revezamento 4x100m, nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, na Alemanha nazista. Depois, ensinou novas gerações, palestrou e participou da luta por direitos civis por toda vida

 

Jesse Owens

James Cleveland Owens, conhecido por Jesse Owens (Oakville, 12 de setembro de 1913Tucson, 31 de março de 1980), foi um atleta e líder civil norte-americano.

Ele participou nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim, Alemanha, onde se tornou conhecido mundialmente por ganhar quatro medalhas de ouro nos 100 e 200 m rasos, no salto em distância e no revezamento 4×100 m.

Jesse Owens e Ralph Metcalfe apertando as mãos.

Em 2012, foi imortalizado no IAAF Hall of Fame, criado no mesmo ano como parte das celebrações pelo centenário da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).[1]

Infância e juventude

Owens foi o mais novo de dez filhos, três meninas e sete meninos, nascidos de Henry Cleveland Owens e Emma Mary Fitzgerald em Oakville, Alabama em 12 de setembro de 1913.

JC, como era chamado (abrev. de ‘James Cleveland‘ Owens), tinha nove anos quando a família se mudou para Cleveland, Ohio em busca de melhores oportunidades, como parte da grande migração, quando 1,5 milhão de afro-americanos deixaram o segregado sul.

Jesse Owens na equipe da escola (Highschool).

Quando seu novo professor perguntou o seu nome (para entrar em seu livro de anotações), ele disse que JC, mas por causa de seu forte sotaque do sul, ele pensou que ele disse “Jesse”.

O nome pegou, e ele ficou conhecido como Jesse Owens o resto de sua vida.[2]

Jogos Olímpicos de Berlim

Ver artigo principal: Jogos Olímpicos de Verão de 1936

A notória propaganda pan-germanista não ficou de fora dos Jogos Olímpicos de Berlim, tanto que o incentivo aos atletas germânicos (não judeus) foi tão grande que estes conseguiram colocar a Alemanha no topo do ranking com 33 medalhas de ouro seguidos do segundo colocado, os EUA com 24 medalhas de ouro.

Jesse Owens sendo condecorado pelo Presidente Gerald Ford, em 1976.

Uma imensa movimentação foi feita, em que os anfitriões cantavam o hino alemão “Deutschland, Deutschland über Alles” (“Alemanha acima de todos“, em português), saudavam com um “Sieg Heil“.

Olimpíadas de 1936, em Berlim. Jesse e outros atletas se protegem do frio.

Owens e Hitler

Hitler após cumprimentar o arremessador Hans Wölke, mais 3 fundistas finlandeses e duas atletas alemãs, o presidente do Comitê Olímpico Internacional disse a Hitler que na qualidade de convidado de honra, deveria cumprimentar todos os atletas vencedores ou não felicitar mais nenhum.

Jesse Owens retorna ao Estádio Olímpico de Berlim, em 1965.

A correria e a confusão que isto acarretava, com centenas de fotógrafos, cinegrafistas, repórteres, seguranças e público que procuravam aproximar-se do líder, estavam atrasando o andamento normal dos jogos.

Jesse Owens sendo entrevistado no Estádio Olímpico de Berlim, em 1936.

Como não podia estar presente a todos os momentos em que os campeões eram agraciados, Hitler optou então por não descer mais da tribuna de Honra; quando Owens ganhou as medalhas, Hitler já tinha tomado a sua decisão.

E ao contrário de ter-se mostrado indignado, abanou efusivamente para o atleta.

Nas palavras do próprio Owens:

“Quando eu passei, o chanceler se ergueu, e acenou com a mão para mim, eu respondi ao aceno”.

Esta é versão definitiva, expressa inúmeras vezes pelo próprio atleta ao longo de sua vida, de que houve um aceno recíproco bem como posaram, atrás da tribuna de honra, para uma foto, Owens e Hitler.

Jesse Owens –  Olimpíadas de 1936, em Berlim.

Daí em diante entrava em cena Jesse Owens, que venceu os 100 m e 200 m rasos, revezamento de 4×100 m e salto em distância.

1Jesse Owens com sua esposa, Ruth Owens.

Quando Owens venceu a prova dos 200 m ele mirou seus olhos para o COI e não para a tribuna de Hitler, pois Hitler estava ausente no dia.

Lutz Long e Jesse Owens.

Jesse Owens foi aclamado por milhares de torcedores de diversas nações naquele dia, juntamente com o alemão Lutz Long, que terminou a prova em segundo lugar.

Placa em homenagem aos recordes mundiais de Jesse Owens.

Os EUA conseguiram vencer dez provas de atletismo.

Destas, seis medalhas de ouro foram conseguidas com a participação de quatro negros.

Jesse Owens, Ralph Metcalfe e Frank Wykof.

A maior conquista de Owens foi não se contrapor ao regime nazista, mas sim abalar a noção racista da nação americana no século XX, como ele mesmo deixou bem claro em sua biografia.

Jesse Owens ensinando as novas gerações e palestrando.

Ele declarou que o que mais o magoou não foram as atitudes de Hitler, mas o fato do presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt não ter lhe mandado sequer um telegrama felicitando-o por suas conquistas na olimpíada.

Owens teria dito mais tarde:

“Não foi Hitler que me ignorou, quem o fez foi Franklin Delano Roosevelt. O presidente nem sequer me mandou um telegrama.”

Jesse Owens e Ralph Metcalfe observando outros competidores.

Morte

Owens morreu de câncer no pulmão em 31 de março de 1980 em Tucson.[3]

Jesse e Ruth Owens com o Presidente Gerald Ford e a primeira-dama Betty Ford, em 1976.

CITAÇÃO

Jesse Owens – Aproveite suas oportunidades


“Uma chance é tudo o que você precisa”.

“One chance is all you need.”

Jesse Owens / Fonte: jesseowens.com

Jesse Owens

James Cleveland Owens

(Oakville, 12 de setembro de 1913Tucson, 31 de março de 1980)

jesseowens.com

Dia da Caridade • 19 de Julho

“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…

Hortência Marcari • 23 de Setembro de 1959 • Biografia

Ex-jogadora de basquetebol brasileira e comentarista esportiva. Considerada uma das maiores atletas femininas de todos os tempos. Entrou para o Hall da Fama do Basquetebol Feminino dos EUA, em 2002. Hortência é a maior pontuadora da história da seleção, com 3.160 pontos, marcados em 127 partidas oficiais, média de 24,9 pontos/partida

Ronaldo Fenômeno • 22 de Setembro de 1976 • Biografia

Empresário e ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante, amplamente reconhecido como um dos melhores futebolistas de todos os tempos. Foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA em 1996, 1997 e 2002. Foi o grande nome do pentacampeonato do Brasil, na Copa do Mundo FIFA de 2002

Daniele Suzuki • 21 de Setembro de 1977 • Biografia

Atriz e apresentadora de televisão brasileira. Descendente de japoneses, alemães, italianos e indígenas. Participou do seriado Sandy e Junior, e da Malhação. Apresentou o programa Pé no Chão, do Multishow. Tem trabalhos também no cinema e musicais de teatro. Foi a segunda colocada no quadro “Dança no Gelo 2” do Domingão do Faustão

Sophia Loren • 20 de Setembro de 1934 • Biografia

Atriz e cantora italiana. Começou sua carreira no cinema em 1950; desde os 15 anos apareceu em vários papéis menores, até ser contratada para cinco filmes pela Paramount Pictures. Ganhadora de Oscar, Globo de Ouro e outros prêmios. Estreou seu nome artístico em La Favorita, combinando seu nome com o sobrenome da atriz Märta Torén.

Paulo Freire • 19 de Setembro de 1921 • Biografia

Educador, pedagogo e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis da pedagogia mundial, tendo influenciado muitos movimentos. Destacou-se na área da educação popular, com a escolarização e formação de consciência política. Foi o brasileiro mais homenageado da história, com 29 títulos de Doutor Honoris Causa

Greta Garbo • 18 de Setembro de 1905 • Biografia

Atriz sueca. Foi eleita pelo Instituto Americano de Cinema como a quinta maior lenda da história da sétima arte. Apesar de sua carreira meteórica, Garbo era misteriosa e solitária, só concedendo quatorze entrevistas durante toda a vida. Em sua carreira, Garbo só compareceu a uma première. Para muitos, a maior atriz de todos os tempos

0 comentário em “Jesse Owens • 12 de Setembro de 1913 • Biografia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: