Heraldo Pereira
Heraldo Pereira de Carvalho (Ribeirão Preto, 1 de setembro de 1961) é um jornalista brasileiro e apresentador eventual do Jornal Nacional.
Biografia
Ainda adolescente trabalhou no jornal interno de uma companhia telefônica da prefeitura e na Rádio Clube de Ribeirão Preto.
Aos 18 anos, conseguiu um estágio como repórter na recém-inaugurada TV Ribeirão Preto, afiliada da TV Globo.
Em 1981 Heraldo Pereira foi transferido para a TV Campinas e começou a estudar jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC Campinas), onde se formou.
Em 1985, foi para a redação da filial da Rede Globo em São Paulo.
Depois de um período como repórter dos telejornais locais, passou a fazer matérias para o Jornal Nacional.
Em 1987, transferiu-se para a sucursal da emissora em Brasília. Desde então, acompanha o dia a dia da política nacional.
O jornalista participou de coberturas importantes como a promulgação da Constituinte de 1988, as eleições presidenciais de 1989 e a decretação do Plano Collor.
Em setembro de 1991, fez uma reportagem na África do Sul sobre os acordos entre o governo local e os grupos negros para acabar com o apartheid no país.
A matéria foi exibida no programa Fantástico.
Nesse período, o repórter também acompanhou uma visita do presidente Fernando Collor de Mello a países como Namíbia e Angola.
Logo depois, cobriu o processo de impeachment de Collor e acompanhou diversas eleições, como as de 1994, 1998, 2002 e 2006.
Foi o mediador de alguns debates entre os candidatos a governador de estados como o Acre e a Paraíba.
Em 2001 Heraldo Pereira estreou como apresentador na bancada do DFTV e do Bom dia DF.
Heraldo Pereira com seus colegas de Jornal Nacional, Renata Vasconcellos, William Bonner e Sandra Annenberg.
No ano seguinte, tornou-se o primeiro jornalista negro a apresentar permanentemente o Jornal Nacional.[1]
Desde então, apresenta o telejornal eventualmente.
Nessa época, também apresentava um bloco com o noticiário político no Bom dia Brasil e no Jornal das Dez da GloboNews.
Em 2007, passou a ser comentarista político do Jornal da Globo.
Cecília Maia e o marido, Heraldo Pereira.
Vida Pessoal
Desde 1988, Heraldo Pereira é casado com a também jornalista Cecília Maia.[2]
Heraldo Pereira com a esposa Cecília Maia, em Fortaleza.
Prêmios
- Prêmio Camélia da Liberdade (2008)[3]
- Troféu Raça Negra (2011)[4]
CITAÇÃO
Heraldo Pereira – A relação entre o jornalismo e o judiciário
“Não temos compromisso com os senhores, não temos compromisso com a instituição, por melhores que sejam os seus projetos. Nosso compromisso é com a opinião pública.”
– Heraldo Pereira / Fonte: O Povo / Superior Tribunal de Justiça (STJ)
O jornalista e advogado Heraldo Pereira, um dos apresentadores regulares do Jornal Nacional, da Rede Globo, instigou os jovens magistrados do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) a utilizar a mídia para educar e prestar esclarecimentos à sociedade.
A palestra foi proferida durante o módulo nacional do curso Iniciação Funcional de Magistrados, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo (Enfam).
Pereira enfatizou a necessidade de o juiz interagir com a opinião pública por conta das suas responsabilidades e funções.
“O magistrado tem de fazer comunicação, ocupar o espaço político- institucional nos meios de comunicação. Se o juiz não fala, o Judiciário corre o risco de perder densidade política”, afirmou.
O repórter lembrou a complexidade que é noticiar as atividades do Judiciário, já que os jornalistas – leigos em direito, em sua maioria – têm a obrigação de noticiar assuntos áridos e técnicos de forma compreensível para a média da população.
Para tanto, alertou os juízes quanto à necessidade do uso de um vocabulário mais acessível.
“O direito usa um vocabulário que as pessoas não falam, não entendem. É preciso fazer com que o cidadão compreenda aquilo que está sendo dito”, explicou.
Heraldo Pereira defendeu uma relação mais estreita e madura dos magistrados com os jornalistas.
Mas deixou claro: “Não temos compromisso com os senhores, não temos compromisso com a instituição, por melhores que sejam os seus projetos. Nosso compromisso é com a opinião pública.”
Heraldo Pereira com a esposa Cecília Maia, Leda Rielli e Chico Pinheiro.
Perguntas e respostas
Além disso, Heraldo Pereira alertou os magistrados a terem cuidado no contato com os jornalistas – “nós sabemos arrancar informações de vocês, sabemos mexer com a vaidade de vocês” –, inclusive em situações informais.
Também lembrou aos jovens magistrados que eles não são obrigados a responder a tudo que lhes é perguntado.
“Nós, jornalistas, podemos perguntar o que quisermos. O problema não é a pergunta. É a resposta, e a resposta é de vocês. Por isso sempre digo para os senhores não se incomodarem com perguntas. Se avaliar que não deve responder, não responda”, ressaltou o jornalista e advogado.
Debate da Rede Amazônica com os candidatos à Prefeitura de Manaus.
Outro tema abordado pelo jornalista foi quanto ao uso das redes sociais e outras ferramentas da internet por parte dos juízes.
Esses meios, que Pereira classifica como “informais”, são difíceis de ser controlados e monitorados.
“Os senhores devem ter cuidado com o que colocam no Twitter ou no Facebook, porque a conta não é só sua, é do Judiciário”, afirmou.
illiam Bonner, Alexandre Garcia e Heraldo Pereira.
Heraldo Pereira lembrou que uma frase mal colocada ou uma imagem comprometedora pode ser disseminada para milhares de pessoas rapidamente pela rede.
“Não sabemos para onde vai a comunicação informal. Uma vez na rede, foge do controle”, ressaltou. “Não se esqueçam que vocês não deixam de ser juízes nas situações informais, como nas redes sociais. O que você coloca na web pode refletir na sua atividade profissional e na imagem do Judiciário”, explicou.
Heraldo Pereira
Heraldo Pereira de Carvalho
(Ribeirão Preto, 1 de setembro de 1961)
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…

Hortência Marcari • 23 de Setembro de 1959 • Biografia
Ex-jogadora de basquetebol brasileira e comentarista esportiva. Considerada uma das maiores atletas femininas de todos os tempos. Entrou para o Hall da Fama do Basquetebol Feminino dos EUA, em 2002. Hortência é a maior pontuadora da história da seleção, com 3.160 pontos, marcados em 127 partidas oficiais, média de 24,9 pontos/partida
Ronaldo Fenômeno • 22 de Setembro de 1976 • Biografia
Empresário e ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante, amplamente reconhecido como um dos melhores futebolistas de todos os tempos. Foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA em 1996, 1997 e 2002. Foi o grande nome do pentacampeonato do Brasil, na Copa do Mundo FIFA de 2002
Daniele Suzuki • 21 de Setembro de 1977 • Biografia
Atriz e apresentadora de televisão brasileira. Descendente de japoneses, alemães, italianos e indígenas. Participou do seriado Sandy e Junior, e da Malhação. Apresentou o programa Pé no Chão, do Multishow. Tem trabalhos também no cinema e musicais de teatro. Foi a segunda colocada no quadro “Dança no Gelo 2” do Domingão do Faustão
Sophia Loren • 20 de Setembro de 1934 • Biografia
Atriz e cantora italiana. Começou sua carreira no cinema em 1950; desde os 15 anos apareceu em vários papéis menores, até ser contratada para cinco filmes pela Paramount Pictures. Ganhadora de Oscar, Globo de Ouro e outros prêmios. Estreou seu nome artístico em La Favorita, combinando seu nome com o sobrenome da atriz Märta Torén.
Paulo Freire • 19 de Setembro de 1921 • Biografia
Educador, pedagogo e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis da pedagogia mundial, tendo influenciado muitos movimentos. Destacou-se na área da educação popular, com a escolarização e formação de consciência política. Foi o brasileiro mais homenageado da história, com 29 títulos de Doutor Honoris Causa
Greta Garbo • 18 de Setembro de 1905 • Biografia
Atriz sueca. Foi eleita pelo Instituto Americano de Cinema como a quinta maior lenda da história da sétima arte. Apesar de sua carreira meteórica, Garbo era misteriosa e solitária, só concedendo quatorze entrevistas durante toda a vida. Em sua carreira, Garbo só compareceu a uma première. Para muitos, a maior atriz de todos os tempos
0 comentário em “Heraldo Pereira • 1 de Setembro de 1961 • Biografia”