BLOG DIA HOJE Países

Dia do Uzbequistão • 1 de Setembro de 1991 • Independência

País localizado na Ásia Central, composto de doze províncias. Sua capital é Tasquente. O Uzbequistão é oficialmente uma república democrática. Sua língua é o Uzbeque. Seu clima é árido e semiárido. Tem uma população de 32.768.725 de habitantes. Seu IDH é 0,720 (106.º) – alto.

Cidade mais populosa

Tasquente

Governo

República presidencialista

Independência

da União Soviética

 – Data

1 de setembro de 1991 

Área

447.400 km² (55.º)

 – Água (%)

4,9

 Fronteira

Cazaquistão (N), Quirguistão, Tajiquistão (E), Afeganistão (S), e Turcomenistão (S e W)

PIB

US$ 238,997 bilhões (62.º)

 – Per capita

US$ 7,350 (125.º)

IDH (2019)

0,720 (106.º) – alto

Fuso horário

(UTC+5)

Cód. Internet

.uz

Cód. telef.

+998

REPÚBLICA DO UZBEQUISTÃO

Capital TASQUENTE

Língua UZBEQUE

População 32.768.725

Moeda SOM UZBEQUE UZS

Clima ÁRIDO E SEMIÁRIDO

 

FONTE

WIKIWAND

www.gov.uz

República do Uzbequistão (em usbeque: Ўзбекистон Республикаси; romaniz.: Oʻzbekiston Respublikasi), é um país duplamente encravado localizado na Ásia Central, composto de doze províncias, uma república autónoma e a capital Tasquente. O Uzbequistão faz fronteira com o Cazaquistão ao norte, o Tajiquistão a sudeste, o Quirguistão a nordeste, o Afeganistão ao sul e o Turcomenistão a sudoeste.

Estação Ferroviária de Tasquente

A região onde o país atualmente situa-se fez parte do Canato Túrquico e, posteriormente, do Império Timúrida, sendo conquistada no início do século XVI por nômades turcomanos. Seu território foi anexado pelo Império Russo na segunda metade do século XIX e em 1924 tornou-se uma das repúblicas da União Soviética, a República Socialista Soviética Uzbeque. Três meses antes da dissolução da URSS, declarou sua independência no dia 31 de agosto de 1991.

O Uzbequistão é oficialmente uma república democrática,[10] laica, constitucional unitária com uma herança cultural diversa. O país tem por língua oficial o uzbeque, língua túrcica escrita no alfabeto latino e falada nativamente por cerca de 85% da população; o russo, no entanto, também é muito utilizado. 81% dos habitantes do país são uzbeques, seguidos por russos (5,4%), tajiques (4,0%), cazaques (3,0%), e outras minorias étnicas (6,5%). A maioria da população denomina-se muçulmana, sem seguir algum ramo específico.[11] O Uzbequistão é membro da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização para Cooperação de Xangai (OCX). Embora seja oficialmente uma república democrática, organizações não governamentais de direitos humanos costumam definir o país como “um Estado autoritário com direitos civis limitados”.[12]

A economia do país depende principalmente da produção de commodities, tais como algodão, ouro, urânio e gás natural. Apesar do governo declarar que uma transição para uma economia de mercado é um de seus principais objetivos, ele continua a exercer grande controle sobre a economia do país.

Etimologia

O nome “Uzbegistán” aparece, pela primeira vez, no século XVI, por meio do militar Mirza Muhammad Haidar Dughlat.[13] Três raízes competem quanto à origem do adjetivo “stão”, que acompanha o nome do país e que, na família das línguas iranianas, significa “terra de”. Essas três raízes ponderam que o adjetivo pode significar “livre”, “independente” ou o “próprio senhor” (do turco: “próprio”) ou bek (“mestre” ou “líder”); pode ser, ainda, uma homenagem a Oghuz Khagan, também conhecido como Oghuz Beg, tratando-se portanto de um epônimo; e por último, há a possibilidade de a origem do adjetivo ser uma contração de “Uğuz”, amalgamado com “bek”, “oguz-líder”. Todas as três origens têm a sílaba e o fonema meio sendo cognata com o título turco Beg.[14] [15]

O lugar costumava ser escrito como “Ўзбекистон” em cirílico, a escrita usada durante o regime soviético.

História

Ver artigo principal: História do Uzbequistão

O território do Uzbequistão foi povoado desde o segundo milénio a.C. Existem achados arqueológicos de ferramentas e monumentos de homens primitivos nas regiões de Fergana, Tasquente, Bucara, Corásmia e Samarcanda.

As primeiras civilizações existentes no Uzbequistão foram a Sogdiana, Báctria e Corásmia. Os territórios destes estados foram integrados no império persa aquemênida no século IV, de que fizeram parte durante vários séculos. Desse facto resulta que parte da cultura persa tenha sido preservada no Uzbequistão até aos dias de hoje, onde muitos uzbeques falam persa bem como russo, além de uzbeque.

Em 327 a.C., Alexandre, o Grande conquista Sogdiana e Báctria, casando-se com Roxana, filha de Oxiartes, um chefe de Sogdiana. Contudo, segundo reza a história, a conquista em pouco ajudou Alexandre pelo que a resistência popular foi intensa, causando danos ao seu exército nesta região.

Em 1220 os seus territórios foram tomados por Gengis Cã, passando a integrar o Império Mongol.

No século XIV, Tamerlão subjugou os mongóis e criou um império. As suas campanhas militares estenderam-se até ao Médio Oriente. Tamerlão derrotou ainda o sultão otomano, Bajazeto I. Tamerlão visionava constituir a capital do seu império em Samarcanda, uma cidade de população predominantemente tajique. A imagem de Tamerlão seria tomada mais tarde como referência histórica na construção da identidade nacional uzbeque.

No início do século XIX perto de 3 200 km separavam a Índia Britânica das regiões extremas da Rússia Czarista. Grande parte desse território intermédio permanecia por cartografar.

O Império Russo iniciou então a sua expansão e estendeu-se pela Ásia Central. O período do “Grande Jogo” é geralmente considerado como o período decorrente entre 1813 e a Convenção Anglo-Russa de 1907.

Nesta região, a sua entrada deu-se após uma vitória fulgurante do general Mikhail Tcherniaev. Eles subjugam inicialmente em 1884 os canatos de Bucara e de Quiva, e seguidamente o Leste do atual Uzbequistão, incluindo Tasquente (1865). Os territórios conquistados foram reagrupados num ajuntamento administrativo sob o nome de Turquestão Ocidental. Em março de 1876, o Canato de Cocande sucumbe por seu turno às mãos dos russos.

O Uzbequistão como nação única e distinta apenas existe desde 27 de outubro de 1924, quando diversas entidades territoriais da Ásia Central foram reunidas na República Socialista Soviética Uzbeque. Em 1925, o Uzbequistão integra a URSS.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Uzbequistão acolheu várias centenas de milhares de famílias soviéticas em fuga das invasões Nazistas a ocidente, entre os quais muitos órfãos da guerra, o que veio acelerar a russificação da república, principalmente a capital, Tasquente. Uma parte das indústrias pesadas da parte europeia da URSS evacuou-se também para o Uzbequistão. Essas fábricas permaneceram no Uzbequistão após o final da guerra, contribuindo para a industrialização da república.

No dia 31 de agosto de 1991, o Uzbequistão declarou a sua independência, mesmo que relutante, marcando o 1 de setembro como feriado nacional. Subsequentes tensões étnicas levaram perto de dois milhões de Russos a abandonar o país para a Rússia. Os uzbeques de etnia russa não têm qualquer estatuto legal na Rússia nem em qualquer outro país e encontram-se portanto espalhados pelo mundo, particularmente na Europa e Estados Unidos.

15 de Agosto • Dia Hoje • Edição 2021

Dia da Independência da Coreia, da Índia e do Congo-Brazzaville ♥ Aniversário da cidade de Sorocaba (SP) • Glória Maria • Bernardo Guimarães • Óscar Romero • Oscar Peterson • Leandro • Melinda Gates • Carla Daniel • Sérgio Hondjakoff • Ben Affleck • Jennifer Lawrence ♣ FALECIMENTOS • Euclides da Cunha • Joe Seneca

Dia do México • 16 de Setembro de 1810 • Independência

País localizado na América do Norte. Com um território que abrange quase 2 milhões de Km2, o México é o 14.º maior país do mundo. Sua capital é Cidade do México. Sua população é de 126 milhões de habitantes (2020). É o 11.º país mais populoso do mundo. É o segundo em PIB da América Latina. Seu IDH é 0,779 (74.º) – alto

Dia da Guatemala • 15 de Setembro de 1821 • Independência

País da América Central, com uma população estimada em cerca de 17,2 milhões de habitantes. É o país mais populoso da América Central. Sua capital é a Cidade da Guatemala. Seu IDH é de 0,663 (127.º) – médio. Sua história é marcada pela Civilização Maia clássica, que dominou a área onde está o país, até a conquista do Iucatã pelos espanhóis

Dia do Tadjiquistão • 9 de Setembro de 1991 • Independência

País montanhoso da Ásia Central. Sua capital é Duxambé. Sua população é de 9.275.827 habitantes. Seu IDH é de 0,668 (125.º) – médio. Sua história vem desde a Antiguidade, remontando a 3 000 a.C., primeiramente com os persas. Após a invasão de Alexandre, o Grande, os mongóis e turcos otomanos também a ocuparam

Dia da Macedônia do Norte • 8 de Setembro de 1991 • Independência

País localizado na península balcânica, no sudeste da Europa. É um dos estados sucessores da antiga Iugoslávia. Sua população é de 2.103.721 habitantes e seu IDH é de 0,757 (80.º) – alto. A história da região remonta à Antiguidade, começando com o reino de Peônia, provavelmente uma política mista traco-ilíria

Dia do Brasil • 7 de Setembro de 1822 • Independência

Maior país da América do Sul e o quinto maior do mundo em área territorial. É também, o sexto país em população, com mais de 213 milhões de habitantes. É o único país na América onde se fala a língua portuguesa, além de ser uma das nações mais multiculturais. Possui uma das maiores economias do Planeta e é sempre lembrado pelo futebol.

Dia de Essuatíni • 6 de Setembro de 1968 • Independência

Essuatíni é um país em desenvolvimento com uma economia pequena, baseada na agropecuária. Anteriormente conhecido como Suazilândia, é um país da África Austral, limitado por Moçambique e pela África do Sul. Sua população é de 1.343.098. Suas capitais são Mebabane (administrativa) e Lobamba (legislativa)

0 comentário em “Dia do Uzbequistão • 1 de Setembro de 1991 • Independência

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: