ACONTECIMENTOS DO DIA Biografias BLOG DIA HOJE

Nelson Xavier • 30 de Agosto de 1941 • Biografia

Ator e diretor brasileiro. Ao longo de cinco décadas de carreira, Nelson Xavier participou de trabalhos no teatro, TV e cinema. Chegou a cursar direito, mas a paixão pelo cinema mudo o estimulou a mudar de profissão. Interpretou os mais diferentes personagens, de Lampião a Chico Xavier

Nelson Agostini Xavier

(São Paulo, 30 de agosto de 1941Uberlândia, 10 de maio de 2017)

Ator e diretor brasileiro.

Ao longo de cinco décadas de carreira, Nelson Xavier participou de trabalhos no teatro, TV e cinema.[1]

Atuou no filme O Bom Burguês, dirigido por Oswaldo Caldeira, no ano de 1982. Trabalhou também em Eles não usam black-tie (1981), Narradores de Javé (2003) e vários outros filmes. Em 2010 ganhou maior destaque no cinema nacional ao participar da biografia do médium Chico Xavier, onde interpretou o papel principal.[2] Faleceu aos 75 anos vítima de um câncer de pulmão.

Carreira

Na Televisão

Em 1982 – Na mini série Lampião e Maria Bonita.

No Teatro

(lista incompleta)

No Cinema

Como diretor

Como ator

Prêmios e indicações

Festival de Gramado

  • Vencedor: melhor ator por O Testamento do Senhor Nepomuceno

Festival de Brasília

  • Vencedor: melhor ator

Nelson Agostini Xavier nasceu em São Paulo, em 30 de agosto de 1941.

Chegou a cursar direito, mas a paixão pelo cinema mudo o estimulou a mudar de profissão.

Nos anos 1950, entrou para a Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo e também para o Teatro de Arena – um dos mais importantes grupos de artes cênicas daquela época.

Atuou, então, em suas primeiras peças, entre elas “Eles não usam black-tie” (1958), de Gianfrancesco Guarnieri, “Chapetuba Futebol Clube” (1959), de Oduvaldo Vianna Filho, “Gente como a gente” (1959), de Roberto Freire, e “Julgamento em Novo Sol” (1962), de Augusto Boal.

Nelson Xavier e Ângelo Antonio. Os dois interpretes de Chico Xavier no cinema, com Daniel Filho.

Nelson era tímido e chegou a acreditar que não tinha vocação para as artes dramáticas, queria trabalhar atrás das câmeras.

“Eu tive muita dificuldade em começar a fazer televisão. As máquinas eram enormes, eu tinha pavor, até tremia”, contou ao site Memória Globo.

Nessa época, também foi jornalista.

Com o diretor Eduardo Coutinho, trabalhou como revisor na revista “Visão”, onde passou a colaborar também como crítico de cinema e teatro.

Nelson Xavier e Ângelo Antonio. Os dois interpretes de Chico Xavier no cinema.

Cinema e TV


Após o golpe militar de 1964, que intensificou a censura ao teatro político, o ator passou a estar mais presente no cinema.

Até o fim dos anos 70, fez mais de 20 filmes, entre eles “O ABC do amor” (1967), de Eduardo Coutinho, Rodolfo Kuhn e Helvio Soto; “É Simonal” (1970) e “A culpa” (1972), de Domingos de Oliveira; “Dona Flor e seus dois maridos” (1976), de Bruno Barreto; e “A queda” (1978), de Ruy Guerra, que lhe rendeu um Urso de Prata no Festival de Berlim.

Sua primeira participação na TV foi como o personagem Zorba, na novela “Sangue e areia” (1967), de Janete Clair. Seis anos depois, conseguiu seu primeiro grande papel, em “João da Silva” (1973).

Nelson Xavier como Lampião, com Tânia Alves, como Maria Bonita.

Lampião e Maria Bonita foi uma minissérie brasileira produzida pela Rede Globo, cuja exibição ocorreu entre 26 de abril e 5 de maio de 1982, em 8 capítulos.

Escrita por Aguinaldo Silva e Doc Comparato, foi dirigida por Luís Antônio Piá e Paulo Afonso Grisolli. [1]

Nelson Xavier e Tânia Alves interpretaram os personagens principais, Lampião e Maria Bonita numa trama que narra os últimos meses de vida do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva.

Foi a primeira experiência no formato minissérie feita pela Rede Globo.

A minissérie foi premiada com a medalha de ouro no Festival Internacional de Cinema e Televisão de Nova York. [4]

A Rede Globo reapresentou Lampião e Maria Bonita por cinco vezes: em março de 1984; em julho de 1988 (apenas para o Distrito Federal); em versão compacta de 5 capítulos, durante o Festival 25 anos, em 1990; em junho de 1991, na sessão Vale a Pena Ver de Novo com a mesma versão compacta de 5 capítulos, e em 22 de janeiro de 2015, no festival Luz, Câmera, 50 Anos, em uma edição especial, como telefilme, compactada em duas horas. [5] [6]

Na Bahia, gravou a minissérie “O pagador de promessas” (1988), dirigida por Tizuka Yamasaki, com autoria de Dias Gomes. Na trama, interpretou o gigolô Bonitão, que tentava seduzir a mocinha Rosa (Denise Milfont).

Nelson também fez novelas, entre elas “Pedra sobre pedra” (1992), “Irmãos coragem” (1995), “Senhora do destino” (2004) e “Babilônia” (2015).

Em 2010, Nelson interpretou Chico Xavier nos cinemas.

Na época, o ator afirmou que havia vivido ali seu melhor papel.

“Finalmente fiz o meu maior papel. Fui invadido por uma onda de amor tão forte, tão intensa, que levava às lágrimas”.

Contou Nelson Xavier, que no longa, viveu o líder espírita dos 59 aos 65 anos.

“Nenhum dos personagens que fiz mudou minha vida. O Chico fez uma revolução”.

CITAÇÃO

Nelson Xavier – Política e espiritualidade

“Minha formação é de esquerda, queria fazer a revolução. Os tempos eram outros. Hoje fico com as lições do Chico: a da solidariedade, do amai-vos uns aos outros.”

Nelson Xavier / Fonte: Mensagens com Amor.

Nelson Xavier

Nelson Agostini Xavier

(São Paulo, 30 de agosto de 1941 – Uberlândia, 10 de maio de 2017)

Legião Urbana • Maiores Sucessos • R$ 10,08 • Download Mp3

Coletânea de músicas da Legião Urbana, com Renato Russo nos vocais. São 18 músicas em Mp3 para download, por R$ 10,08 ♥ Eduardo e Monica • Angra dos Reis • Ainda é cedo • Tempo perdido • Será • Que país é esse • Pais e filhos • Quando o sol bater na janela • Teatro dos Vampiros • Meninos e Meninas • Índios • Eu sei • Há tempos

Hortência Marcari • 23 de Setembro de 1959 • Biografia

Ex-jogadora de basquetebol brasileira e comentarista esportiva. Considerada uma das maiores atletas femininas de todos os tempos. Entrou para o Hall da Fama do Basquetebol Feminino dos EUA, em 2002. Hortência é a maior pontuadora da história da seleção, com 3.160 pontos, marcados em 127 partidas oficiais, média de 24,9 pontos/partida

Ronaldo Fenômeno • 22 de Setembro de 1976 • Biografia

Empresário e ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante, amplamente reconhecido como um dos melhores futebolistas de todos os tempos. Foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA em 1996, 1997 e 2002. Foi o grande nome do pentacampeonato do Brasil, na Copa do Mundo FIFA de 2002

Daniele Suzuki • 21 de Setembro de 1977 • Biografia

Atriz e apresentadora de televisão brasileira. Descendente de japoneses, alemães, italianos e indígenas. Participou do seriado Sandy e Junior, e da Malhação. Apresentou o programa Pé no Chão, do Multishow. Tem trabalhos também no cinema e musicais de teatro. Foi a segunda colocada no quadro “Dança no Gelo 2” do Domingão do Faustão

Sophia Loren • 20 de Setembro de 1934 • Biografia

Atriz e cantora italiana. Começou sua carreira no cinema em 1950; desde os 15 anos apareceu em vários papéis menores, até ser contratada para cinco filmes pela Paramount Pictures. Ganhadora de Oscar, Globo de Ouro e outros prêmios. Estreou seu nome artístico em La Favorita, combinando seu nome com o sobrenome da atriz Märta Torén.

Paulo Freire • 19 de Setembro de 1921 • Biografia

Educador, pedagogo e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis da pedagogia mundial, tendo influenciado muitos movimentos. Destacou-se na área da educação popular, com a escolarização e formação de consciência política. Foi o brasileiro mais homenageado da história, com 29 títulos de Doutor Honoris Causa

Greta Garbo • 18 de Setembro de 1905 • Biografia

Atriz sueca. Foi eleita pelo Instituto Americano de Cinema como a quinta maior lenda da história da sétima arte. Apesar de sua carreira meteórica, Garbo era misteriosa e solitária, só concedendo quatorze entrevistas durante toda a vida. Em sua carreira, Garbo só compareceu a uma première. Para muitos, a maior atriz de todos os tempos

0 comentário em “Nelson Xavier • 30 de Agosto de 1941 • Biografia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: