ACONTECIMENTOS DO DIA Biografias BLOG DIA HOJE

Glória Maria • 15 de Agosto de 1949 • Biografia

Jornalista brasileira, repórter e apresentadora de televisão. Começou a trabalhar na área nos anos 70. Considerada uma das melhores jornalistas do país. Passou por todas as áreas do jornalismo e entretenimento da Rede Globo, principal TV aberta do Brasil. Entrevistou diversas celebridades internacionais em sua carreira.

Glória Maria Matta da Silva (Rio de Janeiro15 de agosto de 1949) é uma jornalistarepórter e apresentadora de televisão brasileira.

Biografia

Glória Maria nasceu no bairro de Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro.[1]

Na década de 1960, foi princesa do bloco carnavalescoCacique de Ramos.

Segundo o sambista, Bira Presidente, ela conseguiu seu primeiro emprego quando foi, junto com o bloco, ao programa do Chacrinha, na TV Globo.

Glória já havia terminado a faculdade de Jornalismo e, após o programa, conseguiu um estágio na emissora.

“O Chacrinha pedia sempre para eu levar a rainha e a princesa do bloco ao programa. Lá, a Glória comentou que precisava fazer um estágio, e ele gostou dela”, recorda Bira.[2]

Com as filhas, Laura e Maria.

Graduada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), começou a trabalhar na área nos anos 70, durante o Governo Médici.

Glória já apresentou vários programas jornalísticos da Globo como RJTVJornal HojeJornal Nacional e Fantástico – que apresentou de 1998 a 2007, quando pediu uma licença de dois anos.

Bruno Gagliasso, Glória Maria e Caio Blat, no intervalo das gravações no Projac.

Sua primeira reportagem para a Rede Globo foi a queda do Elevado Paulo de Frontin, em 20 de novembro de 1971.[3]

Tornou-se conhecida pelas reportagens especiais e viagens a lugares exóticos que fez – como uma viagem pelo deserto do Saara ou ao percorrer o caminho de Cristo na Palestina, dentre outras.

Glória cobriu também a Guerra das Malvinas, em 1982.

Em férias com as filhas, Laura e Maria.

Por ter viajado para mais de cento e vinte países ao longo da carreira, Glória possui já mais de dez passaportes preenchidos.

Glória também já entrevistou várias pessoas famosas, entre as quais Freddie MercuryMichael Jackson e Madonna.

Em janeiro de 2010, Glória se reuniu com os diretores de jornalismo da Globo e foi decidido então que Glória seria repórter especial do programa Globo Repórter, que integra até hoje, algumas vezes co-apresentando ao lado de Sérgio Chapelin.


ENTREVISTA

FonteRevista Época

A apresentadora Glória Maria abriu em março de 2017, o evento Elas por Elas, ciclo de debates sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea que acontece no Rio de Janeiro.

A proposta do encontro, promovido pelo jornal O Globo e pelas revistas da Editora Globo, foi discutir a desigualdade entre gêneros a partir do depoimento de mulheres de destaque em diversos segmentos, e as perspectivas de superação das diferenças históricas.

Com Marília Gabriela.

Glória não se sente confortável com a expressão empoderamento, quando se refere às conquistas da mulher na direção da igualdade de papéis sociais.

“É uma palavra de origem americana, que transmite a ideia de que alguém dará o poder para a gente. Na verdade, a gente já tem o poder. Eu quero que me deixem exercer este poder, isso é que é difícil”, diz.

Em entrevista à jornalista e escritora feminista Nana Queiroz, a pedido de Época [assista ao vídeo na galeria], ela também se afirma desconfortável com a expressão feminismo.

“Nós mulheres temos que ter os mesmos direitos dos homens, não acho que isso é feminismo, isso é direito adquirido. A gente tem que conquistar uma coisa que já é nossa. E acredito que temos que exercer este poder sem causar desgaste”, diz.

Esse foi um dos pontos de vista advogados na tarde do evento, que reuniu mulheres de diversas áreas e ideias em torno do debate sobre a emancipação feminina, entre elas a surfista Maya Gabeira, a bióloga Lygia da Veiga Pereira e a publicitária Gal Barradas.

O evento aconteceu no Village Mall, na Barra da Tijuca.

Com as filhas, Laura e Maria.

Vida pessoal

Em outubro de 2003, relatou à revista Quem ter tido vários relacionamentos amorosos.

Disse que namorou por oito anos o engenheiro austríaco Hans Bernhard, o francês Eric Auguin (de 1985 a 1991), o empresário português Frederico Fragoso e o sueco Martin Stenmarck.

Na mesma entrevista, afirmou que se casara em segredo, cinco anos antes, em uma cerimônia civil testemunhada apenas por poucos amigos. Não revelou quem havia sido o noivo.[4]

Com as filhas, Laura e Maria.

Em junho de 2009, Glória adotou as meninas soteropolitanas Maria e Laura, que conheceu durante visitas à Organização de Auxílio Fraterno (OAF) do bairro de Caixa d’Água.[5]

Com Marília Gabriela.

Glória se diz interessada pela cabala.[6].

Em 2017, durante entrevista à Ana Maria Braga, ela declarou ser católica com aspirações budistas.[7]

 

CITAÇÃO

Glória Maria – Minhas raízes me fizeram forte para o trabalho

“O jornalismo para mim é uma paixão. Nunca senti aquilo realmente como um trabalho. E, como nasci em família muito pobre, fui acostumada com uma vida dura e sem frescura. A gente sempre acordava cedo, era o normal. E levei esse modo de vida espartano para a vida de repórter.”

– Glória Maria / FonteMensagens com Amor

Glória Maria

Glória Maria Matta da Silva

(Rio de Janeiro15 de agosto de 1949)

instagram.com/gloriamariareal/

Com as filhas, Laura e Maria, e uma colega delas.

15 de Agosto • Dia Hoje • Edição 2021

Dia da Independência da Coreia, da Índia e do Congo-Brazzaville ♥ Aniversário da cidade de Sorocaba (SP) • Glória Maria • Bernardo Guimarães • Óscar Romero • Oscar Peterson • Leandro • Melinda Gates • Carla Daniel • Sérgio Hondjakoff • Ben Affleck • Jennifer Lawrence ♣ FALECIMENTOS • Euclides da Cunha • Joe Seneca

Hortência Marcari • 23 de Setembro de 1959 • Biografia

Ex-jogadora de basquetebol brasileira e comentarista esportiva. Considerada uma das maiores atletas femininas de todos os tempos. Entrou para o Hall da Fama do Basquetebol Feminino dos EUA, em 2002. Hortência é a maior pontuadora da história da seleção, com 3.160 pontos, marcados em 127 partidas oficiais, média de 24,9 pontos/partida

Ronaldo Fenômeno • 22 de Setembro de 1976 • Biografia

Empresário e ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante, amplamente reconhecido como um dos melhores futebolistas de todos os tempos. Foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA em 1996, 1997 e 2002. Foi o grande nome do pentacampeonato do Brasil, na Copa do Mundo FIFA de 2002

Daniele Suzuki • 21 de Setembro de 1977 • Biografia

Atriz e apresentadora de televisão brasileira. Descendente de japoneses, alemães, italianos e indígenas. Participou do seriado Sandy e Junior, e da Malhação. Apresentou o programa Pé no Chão, do Multishow. Tem trabalhos também no cinema e musicais de teatro. Foi a segunda colocada no quadro “Dança no Gelo 2” do Domingão do Faustão

Sophia Loren • 20 de Setembro de 1934 • Biografia

Atriz e cantora italiana. Começou sua carreira no cinema em 1950; desde os 15 anos apareceu em vários papéis menores, até ser contratada para cinco filmes pela Paramount Pictures. Ganhadora de Oscar, Globo de Ouro e outros prêmios. Estreou seu nome artístico em La Favorita, combinando seu nome com o sobrenome da atriz Märta Torén.

Paulo Freire • 19 de Setembro de 1921 • Biografia

Educador, pedagogo e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis da pedagogia mundial, tendo influenciado muitos movimentos. Destacou-se na área da educação popular, com a escolarização e formação de consciência política. Foi o brasileiro mais homenageado da história, com 29 títulos de Doutor Honoris Causa

Greta Garbo • 18 de Setembro de 1905 • Biografia

Atriz sueca. Foi eleita pelo Instituto Americano de Cinema como a quinta maior lenda da história da sétima arte. Apesar de sua carreira meteórica, Garbo era misteriosa e solitária, só concedendo quatorze entrevistas durante toda a vida. Em sua carreira, Garbo só compareceu a uma première. Para muitos, a maior atriz de todos os tempos

PAUL SAMPAIO CHEDIAK ALVES é professor, locutor, apresentador de rádio e TV, web designer e o criador da REDE SAMPAIO de Sites.

0 comentário em “Glória Maria • 15 de Agosto de 1949 • Biografia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: