DESTAQUES DO DIA
♦ CIDADE • Santarém (PA) 361 Anos ♥ Aniversário de Meryl Streep 73 Anos • George Vancouver • Wilhelm von Humboldt • Billy Wilder • Léo Batista • Hermeto Pascoal • Kris Kristofferson • Sérgio Reis • Tonico Pereira • Dalto • Graham Greene • Cyndi Lauper • Clyde Drexler • Dan Brown • Péricles • Maria Cândida • Joelma Mendes • Joana Prado ♣ ÓBITOS • Judy Garland • Fred Astaire
COMEMORAÇÕES
- Dia do Orquidófilo
- Dia do Aeroviário
- Dia do Economiário
CIDADES ANIVERSIANTES
• Alto Alegre dos Parecis (RO)
• Barra do Choça (BA)
• Cujubim (RO)
• Lajinha (MG)
• Nova União (RO)
• Santarém (PA)
• São Felipe D’Oeste (RO)
• São Jorge do Patrocínio (PR)
• Teixeirópolis (RO)
• Vale do Anari (RO)
FONTES: WIKIWAND • IBGE • CALENDARR
DIA HOJE
1 ▒ POSTER e VÍDEOS


2 ▒ NASCIMENTOS
1757 – George Vancouver ▒ George Vancouver (22 de junho de 1757 — 10 de maio de 1798) foi um oficial da marinha britânica e um explorador conhecido por suas expedições na América do Norte, em especial, da costa oeste do continente, nos atuais Estados americanos de Oregon e Washington, e na província canadiana de Colúmbia Britânica. As cidades de Vancouver (Washington), nos Estados Unidos, e Vancouver, no Canadá, e a ilha Vancouver, são nomeadas em homenagem ao explorador britânico.
1767 – Wilhelm von Humboldt ▒ Friedrich Wilhelm Christian Karl Ferdinand, Barão von Humboldt (Potsdam, Prússia, 22 de junho de 1767 — Berlim, Prússia, 8 de abril de 1835), foi um funcionário do governo, diplomata, filósofo, fundador da Universidade de Berlim (hoje, Humboldt-Universität), amigo de Goethe e especialmente de Schiller, sendo principalmente conhecido como um linguista prussiano que fez importantes contribuições à filosofia da linguagem, à teoria e prática pedagógicas e influenciou o desenvolvimento da filologia comparativa. É particularmente reconhecido como tendo sido o pai do sistema educacional alemão, que foi usado como modelo como os Estados Unidos e Japão.
1906 – Billy Wilder ▒ Billy Wilder (Sucha, 22 de Junho de 1906 — Beverly Hills, 27 de Março de 2002) foi um realizador de cinema norte-americano. Sua carreira de roteirista, cineasta e produtor estendeu-se por mais de 50 anos em mais de 60 filmes.
1932 – Léo Batista ▒ João Baptista Bellinaso Neto, mais conhecido como Léo Batista (Cordeirópolis, 22 de julho de 1932), é um jornalista, dublador e locutor brasileiro. Comanda quadros esportivos na Rede Globo, além de apresentar algumas edições do programa Globo Esporte.
1936 – Hermeto Pascoal ▒ Hermeto Pascoal (Lagoa da Canoa ou Olho d’Água Grande, 22 de junho de 1936) é um compositor arranjador e multi- instrumentista brasileiro (toca acordeão, flauta, piano, saxofone, trompete, bombardino, escaleta, violão e diversos outros instrumentos musicais).
1936 – Kris Kristofferson ▒ Kris Kristofferson (Brownsville, 22 de Junho de 1936) é um cantor, compositor e ator estadunidense. Tem como parceiros musicais vários artistas country famosos na capital estadunidense desse gênero musical: Johnny Cash, Shel Silverstein e Fred Foster, dentre outros.
1940 – Sérgio Reis ▒ Sérgio Reis, nome artístico de Sergio Bavini (São Paulo, 23 de junho de 1940) é um cantor, compositor sertanejo, ator e político brasileiro.
No dia 20 de novembro de 2014, o cantor recebeu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Sertaneja pelo álbum Questão de Tempo.
1948 – Tonico Pereira ▒ Antônio Carlos de Sousa Pereira, mais conhecido como Tonico Pereira (Campos dos Goytacazes, 22 de junho de 1948) é um ator brasileiro. Sua imagem popularizou-se com o personagem Zé Carneiro, no seriado de televisão infantil Sítio do Pica-Pau Amarelo, entre 1977 e 1985. De 2002 a 2014, integrou o elenco de A Grande Família, da Rede Globo, vivendo o hilariante Mendonça.
1949 – Dalto ▒ Dalto Roberto Medeiros (Niterói, 22 de junho de 1949), artisticamente conhecido como Dalto, é um cantor e compositor brasileiro. A música “Anjo“, composta em parceria com Cláudio Rabello e Renato Correa, foi regravada em 1983 pelo grupo Roupa Nova e tornou-se um grande sucesso.
1952 – Graham Greene ▒ Graham Greene (Reserva Six Nations of the Grand River, Ohsweken, Ontário, 22 de Junho de 1952), é um actor ameríndio, da tribo Oneida. Graduou-se em teatro pelo “Centre for Indigenous Theatre’s Native Theatre School”, em 1974.
1953 – Cyndi Lauper ▒ Cynthia Ann Stephanie Lauper-Thornton (Nova Iorque, 22 de junho de 1953), conhecida mundialmente como Cyndi Lauper, é uma cantora, compositora e atriz norte-americana vencedora do Grammy, Emmy e Tony Award. É conhecida por ser a lenda feminina do Rock’n’Roll, além de umas das maiores artistas de todos os tempos.
1962 – Clyde Drexler ▒ Clyde Austin “The Glide” Drexler (Nova Orleans, 22 de junho de 1962) é um ex-jogador norte-americano de basquetebol profissional que jogou na National Basketball Association (NBA). Com 2,01 metros de altura e 95 quilos, jogou como ala-armador pelos Portland Trail Blazers entre as temporadas 1983–84 e 1994–95.
1964 – Dan Brown ▒ Dan Brown (Exeter, 22 de junho de 1964) é um escritor norte-americano. Seu primeiro livro, Fortaleza Digital. A este seguiram-se Ponto de Impacto e Anjos e Demônios. Seu maior sucesso foi o polêmico best-seller O Código da Vinci. Entre seus grandes feitos, está o de conseguir colocar seus quatro primeiros livros simultaneamente na lista de mais vendidos do The New York Times.
1969 – Péricles ▒ Péricles Aparecido Fonseca de Faria, mais conhecido somente como Péricles (Santo André, 22 de Junho de 1969) é um cantor e compositor brasileiro. Foi o vocalista do grupo de pagode Exaltasamba, de 1986 a 2012, Péricles é cantor de samba da vertente pagode.
1971 – Maria Cândida ▒ Maria Cândida Damasceno de Barros Araújo (São Paulo, 22 de junho de 1971), apresentadora de televisão e repórter brasileira.[2] Tornou-se conhecida, principalmente, por suas entrevistas com atores internacionais do cinema. Entre os entrevistados estão: Richard Gere, Matt Damon, Brad Pitt, Meryl Streep, Sandra Bullock, Tom Hanks, Keanu Reeves entre outros atores de Hollywood.
1974 – Joelma Mendes ▒ Joelma da Silva Mendes, mais conhecida apenas como Joelma (Almeirim, 22 de junho de 1974) é uma cantora, compositora, estilista, empresária, coreógrafa e dançarina brasileira. Foi vocalista da Banda Calypso de 1999 a 2015, com mais de 20 milhões de CDS e DVDs vendidos, recordista de vendas no Brasil até hoje.
1976 – Joana Prado ▒ Joana Prado (São Paulo, 22 de junho de 1976) é uma empresária e ex-modelo brasileira. Começou como assistente de palco do Programa H, de Luciano Huck, na Rede Bandeirantes, criando mais tarde o personagem denominado “Feiticeira“, que a tornou conhecida nacionalmente.
3 ▒ CAPA do DIA
Meryl Streep
73 Anos
Mary Louise Streep (Summit, 22 de junho de 1949) [1][2] mais conhecida pelo nome artístico Meryl Streep, é uma atriz norte-americana, reconhecida como uma das mais talentosas de todos os tempos. [3][4][5]
Streep fez sua estréia profissional na peça Trelawny of the Wells (1975) e sua estréia na televisão no telefilme The Deadliest Season (1977).
Meryl Streep – atriz, em ‘Kramer vs. Kramer’, de 1979.
No mesmo ano estreou no cinema com o filme Julia(1978) e Kramer vs. Kramer (1979) seguidos por, entre outros como Sophie’s Choice (1982), Out of Africa (1985), The Devil Wears Prada (2006), Mamma Mia! (2008) e The Iron Lady (2011).
Conhecida como uma das atrizes mais premiadas de todos os tempos, Meryl Streep já recebeu 20 indicações ao Oscar (recorde entre as categorias ligadas a atuação), vencendo três vezes.
Também recebeu 29 indicações ao Globo de Ouro, vencendo oito, também um recorde para o prêmio.
A atriz também recebeu dois Emmys, dois Screen Actors Guild Awards, o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes e no Festival de Berlim, cinco New York Film Critics Circle Awards, dois BAFTA, dois Australian Film Institute Award, quatro indicações ao Grammy Awarde uma indicação Tony Award, entre outros prêmios.
Recebeu o prêmio honorário do American Film Institute em 2004 e o Kennedy Center Honor em 2011, ambos por sua contribuição para a cultura dos Estados Unidos através das artes performáticas, sendo a mais jovem artista da história a receber tal distinção.
Foi condecorada por duas vezes pelo presidente Barack Obama, em 2010 e 2014, com a Medalha Nacional das Artes[6] e a Medalha Presidencial da Liberdade, mais alta condecoração civil dos Estados Unidos.[7][8]
Meryl Streep vive a ativista feminista Emmeline Pankhurst, em ‘As sufragistas’.
Origem
Meryl Streep nasceu em Summit, no estado americano de Nova Jérsei.[9]
Sua mãe, Mary Wolf (1915–2001), era comerciante de artes e editora em uma publicação especializada, seu pai, Harry William Streep Jr. (1910–2003), era executivo em uma indústria farmacêutica.[10][11][12]
Tem dois irmãos: Dana David e Harry William III.[13]
A sua família é de origem alemã, especificamente da região de Loffenau, seu tataravô, Gottfried Streep, foi quem imigrou para os Estados Unidos. Outra parte de sua família paterna é da região suíça de Giswil.
Sua mãe tinha origem inglesa, alemã e irlandesa.
Parte da família materna da atriz é dos estados da Pennsylvania e Rhode Island, e descende de imigrantes ingleses dos século XVII.[12][14]
Meryl Streep em ‘Mamma Mia’.
Streep cresceu em Bernardsville no estado de Nova Jérsei, onde estudou no Bernards High School.[15]
Graduou-se em teatro dramático no renomado Vassar College em 1971 (onde por pouco tempo foi aluna da atriz Jean Arthur).[16]
Também foi estudante visitante do Dartmouth College e fez mestrado em Artes Dramáticas na Universidade de Yale, curso durante o qual participou de várias montagens teatrais, como Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare.[17]
Meryl Streep com Anne Hathaway, em ‘O diabo veste Prada’.
Em sua carreira Meryl Streep participou de mais de 50 filmes.[104]
Seus maiores sucessos comerciais em todo o mundo foram os filmes Mamma Mia!, que arrecadou 609,8 milhões de dólares, The Devil Wears Prada, que arrecadou 326,6 milhões, A.I. Artificial Intelligence (235,9 milhões), It’s Complicated (219,1 milhões) e Lemony Snicket’s A Series of Unfortunate Events (209,1 milhões de dólares).[105]
Seu segundo filme, The Deer Hunter, foi eleito, em 1998, durante as comemorações de 100 anos da invenção do cinema, o 78º melhor filme de todos os tempos, pelo American Film Institute.[106]
Em 2001 o filme foi eleito o 30º mais “eletrizante” de todos os tempos.[107] Na atualização da lista dos 100 melhores filmes da história feita em 2007, a produção subiu para a 53ª posição; e Sophie’s Choice, pelo qual Meryl recebeu o Oscar de Melhor Atriz, passou a figurar no ranking, ocupando o 91ª lugar.[108]
Meryl interpretando Florence.
Ainda de acordo com a instituição, que elege os 10 melhores filmes de cada gênero – e atualiza a lista anualmente – Kramer vs. Kramer e A Cry in the Dark ocupam, respectivamente, a 3ª e a 9ª posição na lista dos dez melhores filmes da história sobre julgamentos.[109]
Em 2002 três filmes estrelados pela atriz fora ranqueados na lista das 100 melhores histórias de amor de todos os tempos: Out of Africa, na 13ª posição, Manhattan, na 66ª posição, e The Bridges of Madison County, na 90ª posição.[110]
No ano seguinte a AFI elegeu Karen Silkwood, a personagem vivida por Meryl em Silkwood, como o 47º melhor herói de todos os tempos. [111]Manhattan é também a 46ª melhor comédia de todos os tempos.[112]
Sotaques
Meryl Streep é conhecida pela sua grande capacidade de mimetizar sotaques, desde o dinamarquês de Out of Africa (1985); ao inglês britânico de Plenty (1985), de The French Lieutenant’s Woman (1981) e de The Iron Lady (2011); o italiano em The Bridges of Madison County (1995); o sotaque de Minnesota em A Prairie Home Companion (2006) e o irlandês em Ironweed, até o sotaque do Bronx em Doubt.
Meryl Streep com Jack Nicholson, em ‘Ironweed’, de Hector Babenco.
Em A Cry in the Dark (1988), os críticos ficaram impressionados com a capacidade de Meryl misturar o sotaque australiano com o da Nova Zelândia.
Para o seu papel em Sophie’s Choice (1982), ela usa o sotaque polonês, e fala fluentemente em alemão e polonês nas cenas- chave.[113]
Em The Iron Lady, ela reproduziu o estilo estridente de falar de Margaret Thatcher antes dela se tornar primeira ministrar, e o tom mais suave após as lições de fonoaudiologia.[114]
De acordo com ela própria, os sotaques são uma parte óbvia da construção dos personagens.
Certa vez, perguntada sobre isso ela respondeu:
“Eu sou sempre confrontada por essa questão… Como eu posso interpretar um personagem e falar como eu mesma?”.
Quando questionada sobre como consegue reproduzir os diferentes sotaques ela respondeu:
“Eu os ouço.”[115]
Filantropia
É co-fundadora do Mothers e Others um grupo de consumidores que advogam desde os anos 1990 sobre a proteção das saúde infantil, o meio ambiente e apoiam a agricultura orgânica.[172]
Também apoia o Centro para a Saúde e o Meio ambiente Global da Harvard Medical School, o Scenic Hudson, e a Coalizão pela Saúde Infantil, além do Equality Now uma campanha global pelos direitos de mulheres e meninas ao redor do mundo. [172]
Doou todo o seu cachê do filme The Iron Lady, além de outros valores em dinheiro para o National Women’s History Museum.[173]
Em 2012 doou 1 milhão de dólares para o The Public Theatre,[174] e desde o início de 2013 apoia a campanha da grife Gucci liderada por Beyoncé Knowles Chime For Change, para o empoderamento de mulheres em todo o mundo.[175]
Meryl com Hugh Grant em ‘Florence’.
Meryl Streep na cultura pop
Suas atuações são uns dos principais elementos que inspiraram a obra do artista plástico novaiorquino Michael Cavayero:
“Comecei a pintar este quadros da jovem Meryl Streep talvez na primavera de 2008. Eu acho que eu sempre gostei dela. Meu pai costumava fazer-me ver um monte de filmes dela com ele, principalmente em VHS’s dos anos 80, quando eu era mais jovem. Isso era uma espécie de ‘segundo tempo’ dos filmes”, disse.[176]
Parte dos retratos de Meryl, como a versão da famosa fotografia de Annie Leibovitz de Meryl para a capa da revista Rolling Stone em 1981[177] fizeram parte de uma exposição no Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque.[178]
Em uma sequência do filme The First Wives Club (1996), Brenda (Bette Midler) pega uma estatueta do Oscar pertencente a Elise (Goldie Hawn) e exclama:
“Vem escrito ‘eu venci a Meryl!?'”, em referência às 14 vezes em que a atriz foi indicada mas não ganhou o prêmio.
A frase foi repetida pela atriz Jennifer Lawrence durante seu discurso de agradecimento ao Globo de Ouro de Melhor Atriz no Cinema – Comédia ou Musical em janeiro de 2013, que tinha Meryl como uma das indicadas, o que gerou controvérsias na imprensa e na internet.[179]
Em 2010, aos 60 anos, Streep se tornou a mais velha pessoa a estampar a capa de uma revista Vogue, no caso, a edição francesa da publicação, onde apareceu ao lado de Penélope Cruz.[180]
Em dezembro de 2011, com 62 anos, ela saiu, desta vez sozinha, na capa da Vogue America.[181]
Desde março de 2013, o “título” pertence a Tina Turner, que saiu na Vogue Alemanha.[182]
A atriz é tema de três músicas: “Meryl Streep”, da banda de electro californianaIndigo;[183] Meryl Streep Is A Fucking Liar, do grupo de screamo rock estadunidense Usurp Synapse[184] e em Think Of Meryl Streep, apresentada no musical de 1988 Fame, baseado no filme homônimo de 1980.[185]
Em 2013 ela apareceu ao lado de outros artistas e modelos como Johnny Depp e Kate Moss interpretando uma fã do ex-Beatle Paul McCartney no videoclipe da música Queenie Eye.[186]
Na primeira temporada do seriado Modern Family o personagem Cameron (Eric Stonestreet) após ouvir que Meryl não teria sido a melhor escolha para o filme Mamma Mia! afirma:
“Desculpa. Meryl poderia interpretar Batman e ainda sim ser a escolha correta”.
A frase se tornou um meme quando o ator Ben Affleck foi escolhido para interpretar o herói, em 2013.[187]
No Oscar 2014, a atriz participou da célebre selfie comandada pela apresentadora Ellen DeGeneres, anfitriã da noite, que teve mais de 2,7 milhões de compartilhamentos, chegando a colapsar o Twitter por alguns minutos. A imagem se tornou a foto mais retuitada da história.[188]
Prêmios
Prêmios de atuação
Uma das atrizes mais premiadas de todos os tempos, Meryl Streep recebeu 19 indicações ao Oscar, 14 ao BAFTA, 3 ao Emmy, 28 ao Globo de Ouro, 5 ao Grammy, 16 ao SAG Awards, e uma ao Tonny, além de diversos outras premiações, que somam cerca de 215 indicações. Sendo recordista de indicações no Oscar e no Globo de Ouro.[18][26] [33][35]
Venceu o Oscar por três vezes,[26] (ficando atrás apenas de Katharine Hepburn, que recebeu o prêmio por quatro vezes).
É a maior vencedora da história do Globo de Ouro, com nove prêmios.[189]
Meryl Streep faz emocionado discurso anti-Trump no Globo de Ouro.
Possui os prêmios de melhor atriz nos festivais de Cannes e Berlim. Do último também recebeu um prêmio honorário pelo conjunto da carreira.[43][51]
Entre os prêmios honorários, destacam-se também o César, da Academia Francesa de Cinema e o AFI Lifetime Award, do American Film Institute.[51]
Principais prêmios recebidos por Meryl Streep
(para a lista completa veja página detalhada)
Prêmio | Ano | Categoria | Título do Filme | Ref. |
---|---|---|---|---|
Oscar | 2012 | [26] | ||
1982 | [26] | |||
1979 | [26] | |||
Globo de Ouro | 2012 | [33] | ||
2010 | [33] | |||
2007 | [33] | |||
2004 | [33] | |||
2003 | [33] | |||
1982 | [33] | |||
1981 | [33] | |||
1979 | [33] | |||
BAFTA | 2012 | [35] | ||
1981 | [35] | |||
Emmy | 2004 | [128] | ||
1978 | [128] | |||
Festival de Cannes | 1989 |
A Cry in the Dark
|
[43] | |
Festival de Berlim | 2012 |
honorário
|
[190] | |
2003 | [191] |
Vida pessoal
Família
Meryl Streep viveu com o ator John Cazale por três anos, antes de sua morte em 1978.
Nas últimas semanas antes de sua morte, se mudou para o hospital onde diariamente lia para ele o jornal imitando um comentarista esportivo e tentando confortá-lo até seus últimos momentos.[156]
Parte da história dos dois é descrita por amigos do casal, como Al Pacino, no documentário I Knew It Was You: Rediscovering John Cazale, de 2009.[157][158]
Meryl Streep com suas três filhas.
Se casou com o escultor Don Gummer, em setembro de 1978.[159]
Os dois se conheceram através do irmão de Meryl, Harry, amigo de longa data de Don.
A cerimônia foi apenas para família de ambos em Mason’s Island, Connecticut.
Em maio do ano seguinte os dois fizeram um pequeno coquetel para os amigos para celebrar o casamento.[160]
Durante seu discurso de agradecimento ao Oscar, em 2013, Meryl dedicou o prêmio ao marido antes de agradecê-lo às demais pessoas.
“Primeiramente eu gostaria de agradecer Don, porque quando se agradece ao marido no final do discurso, eles aumentam o volume da música e eu faço questão de que ele saiba que tudo que eu valorizo em nossas vidas foi ele que me deu”, disse.[161]
Eles tiveram quatro filhos: Henry Wolfe Gummer, nascido em 1979; Mamie Gummer, nascida em 1983; Grace Gummer, nascida em 1986; e Louisa Jacobson Gummer, nascida em 1991. Tanto Mamie como Grace são atrizes, enquanto Henry é músico e ator.[10][162][163][164]
“Mesmo quando ainda era jovem e sem dinheiro, trabalhava direto durante quatro meses e ficava desempregada de novo. Então meus filhos nunca sabiam quando eu estaria em casa. Isso foi muito valioso, mas é uma luta contínua. As mulheres têm de fazer tudo isso. E também, quanto mais flexível o trabalho fica, mais os pais se envolvem.”
— Meryl Streep após receber seu terceiro Oscar, em 2012, comentando a dificuldade de conciliar carreira e família.[165].
Meryl e o filho Henry atuaram juntos na peça The Seagull, em 2001.[134]
O ano de 1979 foi o primeiro em que Meryl Streep foi indicada ao Oscar – já foram 20 indicações até hoje – e, daquela vez, ela competia por ‘O Franco Atirador’.
A filha do meio, Grace Gummer, estará ao lado da mãe no filme The Homesman, em fase de pós-produção, previsto para estrear em 2014.[166]
Já a mais velha, Mamie Gummer, atuou com Meryl em duas ocasiões: na sua estréia no cinema, ainda criança, em Heartburn e, mais recentemente, na adaptação do romance de Susan Minot, Evening.
Fisicamente parecida com Meryl, afirmou recentemente em entrevista a Folha de S. Paulo que tenta afastar-se da imagem da mãe, apesar de sua grande influência em sua carreira.[163]
“Cresci em uma área rural e fui intocada pelo glamour da profissão. Acho que ter assistido ao jeito como minha mãe levou sua carreira me deu um grande modelo de como devo me portar e de como fazer as coisas do jeito certo. Espero que eu tenha aprendido.”
— Mamie Gummer em entrevista à Folha de S. Paulo sobre a influência de Meryl Streep em sua carreira.[163].
CITAÇÃO
Meryl Streep – Entrega total e influência sobre os outros
“Integre o que você acredita em todas as áreas da sua vida. Leve o seu coração ao trabalho, e peça, o mais e o melhor de todos os outros também.”
Meryl Streep / Fonte: Mensagens com Amor
Meryl Streep
Mary Louise Streep
(Summit, 22 de junho de 1949)
73 Anos
4 ▒ ACONTECIMENTOS
- 1874 – É inaugurado o telégrafo submarino ligando o Brasil (Rio de Janeiro) à Europa.
- 1916 – Harvey Spencer Lewis anunciou publicamente a transmutação de zinco em ouro — durante uma demonstração clássica de princípios alquímicos, na cidade de Nova Iorque.
- 1976 – A Câmara dos Comuns do Canadá extingue a pena de morte.
- 2012 – O presidente paraguaio Fernando Lugo sofre impeachment e deixa o cargo. Federico Franco assume seu lugar.
5 ▒ FALECIMENTOS

1969 — Judy Garland ▒ Judy Garland, nome artístico de Frances Ethel Gumm (Grand Rapids, 10 de junho de 1922 — Londres, 22 de junho de 1969), foi uma atriz americana considerada por muitos uma das principais estrelas cantoras da “Era de Ouro” de Hollywood dos filmes musicais. Esbelta, respeitada pelo seu talento, ela recebeu o Óscar Juvenil, um prêmio especial em reconhecimento pela sua atuação em O Mágico de Oz e Babes in Arms na 12ª Edição do Óscar, que aconteceu em 1940, ganhou um Golden Globe em 1954 por A Star Is Born[2], foi a primeira mulher a receber o Prémio Cecil B. DeMille em 1962[3] pelo conjunto da obra na indústria cinematográfica, bem como um prêmio Grammy Lifetime Achievement Award em 1997[4] e um Tony Award Especial em 1952[5].

1987 — Fred Astaire ▒ Fred Astaire, nome artístico de Frederick Austerlitz (Omaha, 10 de maio de 1899 — Los Angeles, 22 de junho de 1987) foi um ator e dançarino dos Estados Unidos de origem judaica. Estreou no cinema em 1933, aparecendo ao lado de Joan Crawford em Dancing Lady. No mesmo ano atuou no primeiro de uma série de dez filmes ao lado de Ginger Rogers. Antes de Fred Astaire estrear no cinema, os dançarinos apareciam nos filmes apenas “em partes”: os pés, as cabeças e os torsos eram compostos na sala de edição. Astaire, por sua vez, exigia ser filmado de corpo inteiro. Para isso eram necessários longos ensaios – certa vez chegou a três meses com dez horas diárias de trabalho, com repetições feitas passo a passo e movimentos de câmara acompanhando a coreografia.
6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
Brasil
- Dia do Orquidófilo
- Dia do Aeroviário
Portugal
- Feriado Municipal de Vila Pouca de Aguiar.
7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1633 – A Congregação para a Doutrina da Fé em Roma força Galileu Galilei a renegar a sua ideia de que o Sol, e não a Terra, é o centro do universo.
- 1922 – Começa a luta armada do Exército Republicano Irlandês (IRA) contra o governo de Londres.
8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES
22 |
Alto Alegre dos Parecis (RO) |
22 |
Barra do Choça (BA) |
22 |
Cujubim (RO) |
22 |
Lajinha (MG) |
22 |
Nova União (RO) |
22 |
Santarém (PA) |
22 |
São Felipe D’Oeste (RO) |
22 |
São Jorge do Patrocínio (PR) |
22 |
Teixeirópolis (RO) |
22 |
Vale do Anari (RO) |
Santarém – PA
361 Anos
22 de junho de 1661
Santarém (IPA: [sɐ̃taˈɾẽj]) é um município brasileiro do estado do Pará e o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do estado.
Em 2016, sua população foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 294 447 habitantes, sendo então o terceiro município paraense mais populoso, atrás somente da capital, Belém e de Ananindeua; o sétimo mais populoso da Região Norte e o 83º mais populoso município do Brasil.[5]
Localizada a cerca de 800 km das metrópoles da Amazônia (Manaus e Belém), ficou conhecida poeticamente como “Pérola do Tapajós”.
Ocupa uma área de 22 887,080 km², sendo que 97 km² estão em perímetro urbano.[8]
É sede da Região Metropolitana de Santarém, o segundo maior aglomerado urbano do Pará.
Pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e a microrregião de mesmo nome.
Fundada em 22 de junho de 1661, é uma das cidades mais antigas da região da Amazônia.
Encontro das águas do Rio Amazonas com o Tapajós — Santarém (PA)
Em 1758 foi elevada a categoria de vila e quase um século depois em consequência de seu notável desenvolvimento foi elevada a categoria de cidade em 24 de outubro de 1848.[9][10]
Está incluída no plano das cidades históricas do Brasil, sendo uma das mais antigas e culturalmente significativas cidades do Pará.
Por causa das águas cristalinas do Rio Tapajós, conta com mais de 100 quilômetros de praias que mais se parecem com o mar.
É o caso de Alter do Chão, conhecida como “Caribe Brasileiro” e escolhida pelo jornal inglês The Guardian como uma das praias mais bonitas do Brasil e a praia de água doce mais bonita do mundo.
Lá é o palco de uma das maiores manifestações folclóricas da região, o Sairé, que atrai turistas do mundo todo.[11]
Segundo dados de 2014, ostenta um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 3,7 bilhões,[7]sendo o sétimo município com maior PIB do estado.
Etimologia
O nome “Santarém” é uma homenagem dada pelos colonizadores lusos à cidade portuguesa homônima, famosa por suas regiões vinícolas.
O termo “Santarém” originalmente remete a uma espécie de uva trincadeira de formato oval.[12]
Outra tradição afirma que o nome Santarém deriva do nome de Santa Irene, mártir cristã de Portugal Visigodo.[13]
História
Primórdios
Dez anos após a fundação de Belém, Pedro Teixeira junto a Frei Cristóvão, 26 soldados e numerosos índios exploravam o Rio Amazonas, quando se depararam com a aldeia de Tupuliçus na foz do Rio Tapajós e atracaram ali.
A expedição foi bem sucedida, pois os índios que ali viviam já haviam entrado em contato com os colonizadores, principalmente espanhóis que passaram por ali gerando boas relações que mantiveram em proveito da nova povoação, que dali surgiria.
Geografia
Santarém localiza-se na Mesorregião do Baixo Amazonas, na margem direita do Rio Tapajós, sendo a terceira maior cidade do estado do Pará e o principal centro socioeconômico do oeste do estado, porque oferece melhor infra-estrutura econômica e social (como escolas, hospitais, universidades, estradas, portos, aeroportos, comunicações, indústria e comercio e etc) e possui um setor de serviços mais desenvolvido.
Possui uma área de 22 887,080 km², sendo que 77 km² estão em perímetro urbano.
Em frente a cidade o Rio Tapajós se encontra com o Rio Amazonas, formando o famoso encontro das águas, um dos principais cartões postais da cidade.
Clima
O clima dominante é quente e úmido, característico das Florestas Tropicais. Não está sujeito a mudanças significativas de temperatura devido sua proximidade da linha do equador.
Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca — Santarém (PA)
Acesso
O transporte aéreo é realizado através de voos diários por aeronaves de diferentes dimensões.
Aeronaves a jato de grande porte levam aproximadamente uma hora de viagem até as cidades de Belém e Manaus, se estendendo, a partir das mesmas, para outras regiões do país (nordeste, centro-oeste, sul, sudeste) e exterior.
Por via terrestre o acesso até a Capital do Estado é possível através da BR-163 (Rodovia Federal Santarém-Cuiabá), ligando Santarém ao município de Rurópolis, com 229 km de estrada, cruzando a partir daí a BR-230 (Rodovia Transamazônica), percorrendo 90 km até o município de Placas, passando por diversos municípios (Uruará, Medicilândia, Brasil Novo, Altamira, Belo Monte, Anapu, Pacajá, Novo Repartimento) até chegar em Tucuruí via BR-422.
Em seguida percorre os municípios de Breu Branco, Goianésia, Tailândia, Moju, Abaetetuba, Barcarena, Ananindeua, para finalmente alcançar a BR-316, e a cidade de Belém, através de linhas regulares de ônibus.
A modalidade hidroviária é o mais importante meio de locomoção de passageiros e transporte de cargas devido à existência dos vários rios que formam a rede hidrográfica (Amazonas, Tapajós, Arapiuns, Curuá-Una, Moju e Mojuí) e desempenha importante papel na economia local. Embarcações de médio porte fazem a navegação fluvial para as cidades de Belém (Pará), Manaus e Macapá. As embarcações de grande porte fazem a navegação de longo curso.
De Santarém para a capital do Estado, via fluvial, são 880 quilômetros de distância e para Manaus são 756 quilômetros.
Rio Tapajós — Santarém (PA)
Educação
A rede educacional conta com 457 escolas públicas municipais que atendem a 62 121 alunos, 44 estaduais, que oferecem educação especial, ensino médio e fundamental para 37 145 alunos, e 44 escolas particulares.
Doze universidades (duas federais, uma estadual e nove particulares) ofertam vagas para diversos cursos de graduação, conferindo à Santarém o título de polo de desenvolvimento em educação superior do oeste do Pará.
Praça do Pescador. (ao fundo ‘Solar do Barão’) — Santarém (PA)
Turismo
Santarém apresenta vocação natural para o ecoturismo, o turismo de base comunitária, o turismo histórico e cultural, o turismo gastronômico, o turismo religioso e o turismo de aventura.
Também apresenta grande potencial para desenvolver outros segmentos como o turismo de eventos e negócios.
Alter do Chão é a praia de água doce mais bonita do mundo segundo o jornal The Guardian — Santarém (PA)
Considerada oficialmente pelo Ministério do Turismo como uma cidade turística desde 1998, Santarém tem bons indicadores e qualidades para desenvolver os diversos segmentos do turismo destacando-se:
- As belezas naturais: mais de 100 quilômetros de praias de água doce que mais se parecem com o mar, cachoeiras, sítios arqueológicos, fauna, florestas, lagos, igarapés, trilhas, ilhas, o espetáculo encontro dos rios Amazonas e Tapajós em frente a cidade, unidade de conservação e etc.;
- O patrimônio histórico, as edificações seculares, a cerâmica tapajônica, as peças arqueológicas da cultura tapajônica dos povos tapaius;
- Os eventos culturais, como a festa do Sairé em Alter do Chão (quando acontece a disputa dos botos), o Círio de Nossa Senhora da Conceição, as festas religiosas, o teatro, a música, a poesia, a literatura, o folclore e etc;
- A inclusão de Santarém no seleto grupo dos 65 destino indutores do turismo no Brasil;
- Ser escolhido o município referência em ecoturismo pelo Ministério do Turismo;
- Ser selecionada em 2008 pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios entre as 25 melhores cidades para empreender;
- A escolha de Alter do Chão como uma das melhores praias do Brasil e a melhor praia de água doce do mundo em 2009, pelo jornal inglês The Guardian;
- O destaque na mídia nacional como detentora do maior reservatório de água subterrânea do planeta, o Aquífero Alter do Chão;
- A reportagem na National Geographic em 2010 sobre as civilizações pré-coloniais na Amazônia que considera Santarém a cidade arqueológica mais antiga do Brasil;
- Em 2009 Santarém foi incluída no Plano das Cidades Históricas do Brasil pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional;
- É rota dos turistas internacionais que chegam em navios transatlânticos na Amazônia;
- É a sede do futuro Centre de Referências e Tradições Turísticas e Culturais do Tapajós;
- A culinária local que fez Santarém ser incluída no seleto Programa Caminhos do Sabor que tem a finalidade de agregar valor turístico através da gastronomia;
A oferta de infra-estrutura turística é representada pelos hotéis com boas condições de recepção e hospedagem, pousadas, aeroporto internacional, restaurantes, porto com calado para receber navios transatlânticos, agências de viagem, sistemas de segurança pública, setor de comunicações, agências bancárias, lojas de artesanato, serviços de transporte, serviços e equipamentos de lazer.
Além do desenvolvimento do turismo, Santarém vive momentos de expectativas no contexto socioeconômico, cultural e político: o movimento em torno da criação do Estado do Tapajós, pois é cidade que está cogitada para ser a capital, também a construção do centro de referências e tradições turísticas e culturais do tapajós, a implantação da Zona de Livre Comércio e de um Distrito Industrial, o asfaltamento da BR-163, a instalação da ZPE etc.
Catedral Metropolitana — Santarém (PA)
Cultura
Uma das manifestações culturais no município é a cerâmica tapajônica que apresenta representações de humanos ou animais em relevo.
Esta cerâmica é tão perfeita que chega a ser comparada com a mais fina porcelana chinesa.
Existem peças de cerâmicas tapajônicas espalhadas por vários museus do mundo. Outra característica é o realismo da representação do homem ou do animal.
Museu João Fona — Santarém (PA)
Museus
- O Museu João Fona foi construído entre os anos 1853 a 1868, onde funcionaram a intendência municipal, a prefeitura, o salão do juri, a câmera municipal e a cadeia pública. É o terceiro edifício mais antigo da cidade. Desde 1991 funciona como um museu onde estão abrigados a grande parte da cerâmica tapajônica e vários outros aspectos da cultura de Santarém. Além do Centro Cultural João Fona; também existem no município
- O Museu de História e Arte Sacra – MHAS funcionando desde 22 de junho de 2003.
- O Museu Dica Frazão.
9 ▒ GALERIA de FOTOS
10 ▒ CRÉDITOS
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND
OUTRAS FONTES de PESQUISA:
• Cidades IBGE • Filmow • Adoro Cinema • BIO (facebook) • GShow • Aniv.Dia • Aniv.Famosos • History • History (facebook)
Paul Sampaio – Autor
PESQUISA e REALIZAÇÃO
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

22 de Junho – Meryl Streep e Santarém (PA) – 2017
☺ CAPA • Meryl Streep 68 Anos ▒ CIDADE • Santarém (PA) 356 Anos ▒ NASCIMENTOS • George Vancouver • Wilhelm von Humboldt • Billy Wilder • Léo Batista • Hermeto Pascoal • Kris Kristofferson • Sérgio Reis • Tonico Pereira • Dalto • Graham Greene • Cyndi Lauper • Clyde Drexler • Dan Brown…
22 de Junho – Acontecimentos do Dia
☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ NASCIMENTOS • George Vancouver • Wilhelm von Humboldt • Léo Batista • Hermeto Pascoal • Kris Kristofferson • Sérgio Reis • Tonico Pereira • Meryl Streep • Cyndi Lauper • Dan Brown • Joana Prado ▒ FALECIMENTOS • Judy Garland • Fred Astaire
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “22 de Junho • Dia Hoje • Edição 2022”