DESTAQUES DO DIA
♥ NASCIMENTOS • Sônia Braga • Robert Schumann • Frank Wright • Santiago Bernabéu • Francis Crick • Bonnie Tyler • Tim Berners-Lee • Mick Hucknall • Eduardo Moscovis • Seu Jorge • Lindsay Davenport • Kanye West • Falcão ♦ CIDADE • Eldorado do Sul (RS) ♣ ÓBITOS • Maomé • George Mallory • Andrew Irvine • Maria Esther Bueno • Andre Matos
COMEMORAÇÕES
CIDADES ANIVERSIANTES
• Arujá (SP)
• Campo Alegre (AL)
• Eldorado do Sul (RS)
• Iguaba Grande (RJ)
• Santa Maria Madalena (RJ)
• São Sebastião do Umbuzeiro (PB)
• Tabuleiro do Norte (CE)
FONTES: WIKIWAND • IBGE • CALENDARR
DIA HOJE
1 ▒ POSTER e VÍDEOS


2 ▒ NASCIMENTOS
1810 – Robert Alexander Schumann ▒ Robert Alexander Schumann (Zwickau, 8 de junho de 1810 — Endenich, Bona, 29 de julho de 1856) foi um compositor alemão. Era casado com a pianista (e também compositora) Clara Schumann. Autor de Concerto para o Piano e Orquestra em Lá Menor e Sinfonia nº 3.
1867 – Frank Lloyd Wright ▒ Frank Lloyd Wright (Richland Center, 8 de junho de 1867 — Phoenix, 9 de abril de 1959) foi um arquiteto, escritor e educador estadunidense, considerado uma das maiores figuras da arquitetura no século XX. Desenvolveu o Museu Guggenheim, na Cidade de Nova Iorque. Um dos conceitos centrais em sua obra é o de que o projeto deve ser individual, de acordo com sua localização e finalidade.
1895 – Santiago Bernabéu ▒ Santiago Bernabéu Yeste , mais conhecido como Santiago Bernabéu (Almansa, 8 de junho de 1895 — Madrid, 2 de junho de 1978), foi um soldado, futebolista e empresário espanhol. Jogou como futebolista a carreira toda pelo Real Madrid.
1916 – Francis Crick ▒ Francis Harry Compton Crick (Northampton, 8 de junho de 1916 — San Diego, 28 de julho de 2004) foi um biólogo molecular, biofísico e neurocientista britânico, mais conhecido por descobrir a estrutura da molécula de DNA, em 1953, com James Watson. Juntamente com Watson e Maurice Wilkins, ganhou o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1962, “por suas descobertas sobre a estrutura molecular dos ácidos nucleicos e seu significado para a transferência de informação em material vivo”.
1951 – Bonnie Tyler ▒ Bonnie Tyler (nome artístico de Gaynor Hopkins – Skewen, Neath Port Talbot, 8 de junho de 1951), é uma cantora galesa que ficou famosa com as músicas “Total Eclipse of the Heart”, “It’s a Heartache”, “Making Love”, “Holding Out For a Hero” e “Lost in France”. Foi a primeira cantora galesa a conquistar um primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos e, no Brasil, fez uma parceria com o cantor Fábio Jr., em 1987.
1955 – Tim Berners-Lee ▒ Timothy John Berners- Lee (Londres, 8 de junho de 1955) é um físico britânico, cientista da computação e professor do MIT. É o criador da World Wide Web, tendo feito a primeira proposta para sua criação a 25 de março de 1989. Em 25 de dezembro de 1990, com a ajuda de Robert Cailliau e um jovem estudante do CERN, implementou a primeira comunicação bem-sucedida entre um cliente HTTP e o servidor através da internet.
1960 – Mick Hucknall ▒ Michael James Hucknall (Denton, 8 de junho de 1960), conhecido como Mick Hucknall, é vocalista e foi ( é, após o regresso de um interregno de 5 anos entre 2010-2015) o principal membro e compositor da banda Simply Red. Em 2008, lançou um álbum a solo Tribute to Bobby, que foi o primeiro da sua carreira a solo, com a descontinuidade dos Simply Red no final de 2010, após 26 anos de consecutivos sucessos.
1968 – Eduardo Moscovis ▒ Eduardo Moscovis, nome artístico de Carlos Eduardo de Andrade (Rio de Janeiro, 8 de junho de 1968), é um ator e dublador brasileiro. Em 1994, viveu o seu primeiro protagonista em televisão, o apaixonado Delfino Montiel da minissérie A Madona de Cedro.
1970 – Seu Jorge ▒ Seu Jorge,[12] nome artístico de Jorge Mário da Silva (Belford Roxo,[1] 8 de junho de 1970) é um ator, cantor, compositor e multi- instrumentista brasileiro de MPB, R&B, samba e soul. Além da carreira musical, Seu Jorge é um dos donos da cervejaria Karavelle e de dois bares na cidade de São Paulo.[14] Em 2012, venceu o Grammy Latino de Melhor álbum pop contemporâneo: Seu Jorge — Músicas Para Churrascos Vol. 1[34]
1976 – Lindsay Davenport ▒ Lindsay Davenport (Palos Verdes, 8 de junho de 1976), é uma ex-tenista norte-americana, vencedora de três torneios de Grand Slam: o US Open em 1998, o Torneio de Wimbledon em 1999 e o Open da Austrália em 2000. Ganhou também a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1996 em Atlanta.
1977 – Kanye West ▒ Kanye Omari West (Atlanta, 8 de junho de 1977) é um rapper, produtor musical e estilista americano, nativo de Chicago, Illinois. West ficou famoso no início de sua carreira como produtor da Roc-A-Fella Records, onde ganhou reconhecimento pelo seu trabalho no álbum The Blueprint, de Jay-Z, assim como por hits para outros cantores como Alicia Keys, Ludacris, Janet Jackson e outros.
1977 – Falcão ▒ Alessandro Rosa Vieira, mais conhecido como Falcão (São Paulo, 8 de junho de 1977) é um jogador de futsal brasileiro que atua como ala. Entre as conquistas mais marcantes de sua carreira, estão: Medalha de Ouro nos Jogos Pan- Americanos do Rio, Bi-campeonato Mundial com a Seleção Brasileira (em 5 participações), dono de duas Bolas de Ouro Fifa (2004 e 2008) e aos 39 anos conquistou o título da Copa Intercontinental de Futsal..
3 ▒ CAPA de 2017
Sônia Braga
72 Anos
Sônia Maria Campos Braga (Maringá, 8 de junho de 1950) é uma atriz brasileira, naturalizada norte- americana, indicada três vezes ao Golden Globe, duas ao BAFTA e uma ao Emmy.[2]
Biografia
Sônia Braga nasceu em 8 de junho de 1950, filha de Hélio Fernando Ferraz Braga e Maria Braga Jaci Campos, figurinista natural de Maringá, é irmã de Júlio, Ana e Hélio e tia de Alice Braga, também atriz. [3]
Alice Braga e Sônia Braga, no lançamento de ‘Cidade de Deus’.
Os pais e seus seis irmãos se mudaram para Curitiba e depois para Campinas, São Paulo. Quando Braga tinha 8 anos seu pai faleceu, e ela se mudou para uma escola de convento na cidade de São Paulo.[4]
Na sua adolescência, conseguiu um emprego no tradicional Buffet Torres como recepcionista e datilografava orçamentos.[5]
Aos 14 anos, Braga foi convidada pelo diretor Vicente Sesso para fazer teleteatros e programas infanto-juvenis no programa Jardim Encantado. Depois disso, ela se integrou num grupo teatral que se apresentava na região do ABC Paulista.[6]
Aos 17 anos, estreou na peça O Marido Confundido – George Dandin em Santo André.[7]
Em 1968, aos 18 anos, participou da montagem brasileira de Hair, onde causou escândalo ao aparecer em cena nua.[4]
Além disso, ela também atuou no teatro infantil, como na peça de 1979, No País dos Prequetés.[8]
Sônia Braga em ‘A Moreninha’.
Ainda em 1968, Braga participaria do filme O Bandido da Luz Vermelha, e no inicio dos anos 70, apareceu em papéis coadjuvantes em filmes como A Moreninha (1970) e Cléo e Daniel (1970).
No ano seguinte, foi escalada para atuar em A Menina do Veleiro Azul (1969), de Ivani Ribeiro, na TV Excelsior, mas a emissora fechou antes de a novela ir ao ar.
Sonia Braga em Irmãos Coragem, com Cláudio Cavalcanti.
Foi convidada, então, para fazer Irmãos Coragem (1970), de Janete Clair, na Rede Globo.[9]
Nos anos seguintes, trabalhou em outras duas novelas da autora: em Selva de Pedra (1972), no papel de Flávia, e em Fogo sobre Terra (1974), como Brisa.
Braga ainda participou da versão brasileira de Sesame Street, chamada Vila Sésamo, no início da década de 1970.[10]
A carreira de Sônia Braga ganhou novas conotações em 1975 ao protagonizar a telenovela Gabriela.
Sônia Braga em Gabriela.
No papel-título, Braga “tomou o Brasil, tornando-se um nome conhecido”, como observou Sue Branford e David Treece para o jornal britânico The Guardian.
A telenovela baseada na obra de um dos mais conhecidos escritores brasileiros, Jorge Amado, atingiu uma das maiores audiências em sua época, uma média de 25 milhões de pessoas.
A personagem logo a levou a estrelar outra história de Amado, Dona Flor e Seus Dois Maridos (1977), uma das maiores bilheterias do cinema brasileiro de todos os tempos.
Dirigido por Bruno Barreto, Dona Flor conta a história de uma jovem viúva que perde seu marido Vadinho – interpretado por José Wilker – e logo se casa de novo, com o recatado e pacífico farmacêutico da cidade, Dr. Teodoro Madureira (Mauro Mendonça).
Mauro Mendonça, Sonia Braga e José Wilker, em cena de ‘Dona Flor e seus dois maridos’.
Com saudades do antigo marido que apesar dos defeitos era um ótimo amante, acaba causando o retorno dele em espírito, que só ela vê.
O sucesso da comédia ajudou a lançar o nome de Braga a nível internacional, e também chamou a atenção favorável para o cinema brasileiro em geral. [11]
Suas personagens em Tieta do Agreste e Saramandaia ajudaram ela a manter seu posto de sex symbol.[3]
Paulette e Sônia Braga em ‘Dancin’ Days’.
Em 1978, estrelou como Julia Matos a novela Dancin’ Days.[6]
Escrita por Gilberto Braga, sua personagem é uma ex-presidiária que tenta reconquistar o amor de sua filha.[6]
Sônia Braga, Reginaldo Faria e Glória Pires em ‘Dancin’ Days’.
Em 1981, com Eu Te Amo, filme dirigido por Arnaldo Jabor, Braga venceu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Gramado.
Neste ponto de sua carreira, Braga era anunciada como a próxima grande estrela sensual do cinema internacional, aos passos de Sophia Loren.
Os relatos da imprensa ligando seu nome a romances com seus colegas de elenco ou diretores só aumentava o fascínio sobre ela; tais rumores cercaram a produção de um remake de Gabriela para o cinema em 1983 com o galã italiano Marcello Mastroianni.[12]
Sônia Braga alcançou reconhecimento internacional por seu papel em O Beijo da Mulher Aranha de 1985, filme baseado em um romance de Manuel Puig, que se tornou um dos lançamentos mais aclamados desse ano, a atriz coestrelou ao lado de William Hurt, que venceu o Oscar de melhor ator.[13]
Sônia Braga e William Hurt, em ‘O Beijo da Mulher Aranha’.
O filme foi descrito como “tenso, carregado de energia intelectual e espirituosa com o humor negro de desespero”, bem como “hipnotizante” pelo crítico da revista People, Ralph Novak.[14]
Braga admitiu que o sucesso de O Beijo da Mulher Aranha surpreendeu até ela.
Ela estava desconfortável com seu primeiro papel falado em inglês, “às vezes, eu dizia uma fala e me perguntava: O que significa isso?”, disse ao jornalista do Los Angeles Times, Roderick Mann, “agora me sinto muito mais segura”. [15]
Ela foi a primeira brasileira a apresentar uma categoria no Oscar ao lado do astro Michael Douglas em 1987, com apenas 36 anos.[16]
As atrizes Melanie Griffith e Sônia Braga, dirigidas por Robert Redford em ‘Rebelião em Milagro’, de 1988.
Os aplausos e críticas logo levaram Braga a aparecer em mais dois grandes papéis em Hollywood, ambos lançados em 1988: Rebelião em Milagro, dirigido por Robert Redford, e na comédia, Luar sobre Parador, no qual foi indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante em 1989.
Ela assumiu os personagens coadjuvantes em The Rookie ao lado de Clint Eastwood e Charlie Sheen, e em inúmeros telefilmes e minisséries.
No entanto, mesmo como coadjuvante Braga foi conseguiu ser nomeada a dois prêmios Globos de Ouro e um Emmy Awards, este último por seu papel em Amazônia em Chamas, um telefilme produzido pela HBO em 1994, que conta a história de vida do seringueiro acriano Chico Mendes.
Ela também foi indicada ao um prêmio Bravo do National Council of La Raza em 1995, por seu papel na minissérie Streets of Laredo, exibida pela rede CBS. Nesse mesmo ano, o renomado diretor Nicolas Roeg a convidou para o papel principal no filme Two Deaths ao lado de Patrick Malahide.
Em 1996, Braga atuou em Tieta do Agreste, um filme baseado no romance homônimo de Jorge Amado, com direção de Cacá Diegues.
A história se passa em uma aldeia pobre no estado da Bahia, Tieta retorna a sua terra natal, a pequena Santana do Agreste, após 25 anos de ausência. Sua volta causa certa apreensão na família, uma vez que Tieta saíra escorraçada pelo pai Zé Esteves, movido pelas intrigas de Perpétua, sua irmã mais velha.
“A beleza sensual de Braga e a paixão ardente são perfeitos para a corajosa mas emocionalmente marcada Tieta”, declarou ao Los Angeles Times, o escritor Kevin Thomas.[17]
Em 2001, Braga participou do elenco de Angel Eyes, no papel de Josephine Pogue, mãe de Sharon Pogue interpretada por Jennifer Lopez.[18]
Nos anos 2000, Sônia participou em vários programas e séries americanas como: Sex and the City (2001), Law & Order (2003), Ghost Whisperer, CSI: Miami (2005) e no seriado American Family, que retrata uma família latina em uma grande cidade americana, a série foi ao ar pela rede PBS.[19]
Depois de quase 20 anos sem participação na televisão brasileira, Sônia participou da novela Força de um Desejo (1999).
Em 2006, voltou a trabalhar em Páginas da Vida de Manoel Carlos, onde interpretou uma escultora internacionalmente reconhecida.
Depois ela protagonizou o episódio A Adúltera da Urca da série As Cariocas em 2010, e participou da série Tapas & Beijos em 2011.[20]
Braga participou da sexta temporada da série de TV Royal Pains, recentemente a Marvel confirmou seu nome no elenco de Marvel’s Luke Cage.[21]
Em 2016, ela estrelou o filme Aquarius do diretor Kleber Mendonça Filho.[22]
Por sua performance no filme, Braga foi indicada ao prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes[23], e venceu os prêmios de atuação feminina no Festival Biarritz Amérique Latine[24] e no Festival de Cinema de Lima, no Peru. [25]
Além desses, Braga foi eleita a melhor atriz pelos críticos de San Diego, desbancando atrizes como Emma Stone, Annette Bening e Natalie Portman.[26][27]
Em 2017, Braga foi anunciada como integrante do júri da 33ª edição do Sundance Film Festival, que acontece em Park City, Utah, Estados Unidos.[28]
Vida pessoal
Nos anos 70, Sônia namorava o ator Arduíno Colassanti e os dois moravam num barco à vela que ficava ancorado em Parati.[29]
Ela depois namorou Caetano Veloso no final dos anos 1970 e Veloso depois escreveu as músicas “Tigresa” e “Trem das Cores” para ela.[30]
Foi casada com o fotógrafo Antonio Guerreiro.[31]
O último relacionamento da estrela foi com o guitarrista Mark Lambert, durou quase dois anos e acabou em 1996.[29]
Agora sua casa em Niterói está sendo renovada e por enquanto mora num apartamento na Cinelândia, perto do centro do Rio de Janeiro.[5]
Filmografia
Filmes
Ano | Título | Título em português | Personagem | Notas |
---|---|---|---|---|
1968 | O Bandido da Luz Vermelha[33] | Vítima | ||
1970 | A Moreninha[34] | Carolina | ||
Cléo e Daniel[35] | Sandra | |||
1971 | O Capitão Bandeira contra o Dr. Moura Brasil | |||
1973 | Mestiça, a Escrava Indomável | Mestiça | ||
1975 | O Casal | Maria Lúcia | ||
1976 | Dona Flor e Seus Dois Maridos | Dona Flor Guimarães | Indicada—BAFTA de Melhor Relevação | |
1978 | A Dama Do Lotação | Solange | ||
1981 | Eu Te Amo | Maria | Melhor Atriz no Festival de Gramado | |
1983 | Gabriela | Gabriela | ||
1984 | Pátria Amada | Ela mesma | ||
1985 | Kiss of the Spider Woman | O Beijo da Mulher Aranha | Leni Lamaison/Marta/Mulher-Aranha | Indicada—BAFTA de melhor atriz coadjuvante Indicada—Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante em cinema |
1987 | The Man Who Broke 1,000 Chains | Mil Elos – O Preço da Liberdade | Emily Del Pino Pacheco | Telefilme |
1988 | Moon Over Parador | Luar sobre Parador | Madonna Mendez | Indicada—Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante em cinema |
The Milagro Beanfield War | Rebelião em Milagro | Ruby Archuleta | ||
1990 | The Rookie | Rookie, um Profissional do Perigo | Liesl | |
1991 | The Last Prostitute | A Última Prostituta | Loah | Telefilme |
1993 | Roosters | A Volta | Juana Morales | |
1994 | The Burning Season | Amazônia em Chamas | Regina de Carvalho | Indicada—Emmy Awards de melhor atriz coadjuvante em Minissérie Indicada—Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante em televisão |
1995 | Two Deaths | Morte Dupla | Ana Puscasu | |
Moses | Bíblia Sagrada – Moisés | Sephora | ||
1996 | Tieta do Agreste | Tieta | ||
1997 | Money Play$ | Os Jogadores | Irene | Telefilme |
2000 | From Dusk till Dawn 3: The Hangman’s Daughter | Um Drink no Inferno 3 – A Filha do Carrasco | Quixla | |
2001 | Angel Eyes | Olhar de Anjo | Josephine Pogue | |
Memórias Póstumas | Marcela | |||
Perfume | Perfume | Irene Mancini | ||
The Judge | Lily Acosta | Telefilme | ||
2002 | Empire | Império | Iris | |
2003 | Testosterone | Mãe de Pablo | ||
2004 | Scene Stealers | Celia Crouch | ||
2005 | Che Guevara | Célia | ||
Marilyn Hotchkiss Ballroom Dancing and Charm School | Baila Comigo | Tina | ||
2006 | Sea of Dreams | Nurka | ||
Bordertown | Cidade do Silêncio | Teresa Casillas | ||
The Hottest State | Um Amor Jovem | Mrs. Garcia | ||
2010 | Lope | Paquita | ||
An Invisible Sign | Matemática do Amor | Mom | ||
2012 | Feijoada Completa | Celeste | Curta-metragem | |
Mundo Invisível | segmento “Kreoko” | |||
2013 | The Ordained | Magalys | Telefilme | |
Meddling Mom | Carmen | Telefilme | ||
The Wine of Summer | Eliza | |||
2014 | Emoticon 😉 | Sonia | ||
2016 | Aquarius[36] | Clara | Melhor Atriz no Festival de Cinema de Lima Melhor Atriz no Festival Biarritz Amérique Latine Melhor Atriz no Festival de Mar del Plata Melhor Atriz no Prêmio Ibero-Americano de Cinema Fênix Melhor Atriz no San Diego Film Critics Society Awards Melhor Atriz no Festival de Havana |
|
2017 | Going Places[37] | Pós-produção | ||
Wonder[37] | Extraordinário | Mãe de Isabel | Pós-produção | |
The Big Lebowski[37] | O Grande Lebowski | Spin-off do filme The Big Lebowski(1998) |
Sônia Braga com Tony Ramos em Chega Mais.
Telenovelas
Ano | Novela | Personagem | Notas[7] |
---|---|---|---|
1969 | A Menina do Veleiro Azul | Odília | |
1970 | Irmãos Coragem | Lídia Siqueira | |
1972 | Selva de Pedra | Flávia | |
1974 | Fogo sobre Terra | Brisa | |
1975 | Gabriela | Gabriela da Silva Saad | |
1976 | Saramandaia | Marcina Moreira | |
1977 | Espelho Mágico | Maria Jacinta / Cynthia Levy (Camila em Coquetel de Amor) | |
1978 | Dancin’ Days | Júlia de Souza Matos | |
1980 | Chega Mais | Gelly Maia | |
1999 | Força de um Desejo | Baronesa Helena Menezes de Albuquerque Silveira Sobral | |
2006 | Páginas da Vida | Tônia (Antônia Werneck) |
Sônia Braga e Kim Cattrall, de “Sex and the City”, – 2001.
Séries
Ano | Série | Personagem | Notas[7] |
---|---|---|---|
1972 | Vila Sésamo | Ana Maria | Versão brasileira de Sesame Street |
1986 | The Cosby Show | Anna Maria Westlake | |
1992 | Tales from the Crypt | Sophie Wagner | |
1995 | Streets of Laredo | Maria Garza | |
1998 | Four Corners | Carlota Alvarez | |
A Will of Their Own | Jessica Lopez de la Cruz | ||
2000 | Family Law | Beatrice Valdez | |
2001 | Sex and the City | Maria | |
2002 | American Family | Berta Gonzalez | |
George Lopez | Emilina Palmero | ||
2003 | Law & Order | Helen | |
2005 | CSI: Miami | Dona Marta Cruz | |
Alias | Sophia Vargas/Elena Derevko | ||
Ghost Whisperer | Estella de la Costa | ||
2007 | Donas de Casa Desesperadas | Alice Monteiro | |
2010 | As Cariocas | Júlia | Episódio: A Adúltera da Urca[38] |
Brothers and Sisters | Gabriela | ||
2011 | Tapas & Beijos | Helô Siqueira | |
2014 | Royal Pains | Lorena Correia | 6ª Temporada |
Warehouse 13 | Alicia | Episódio: Savage Seduction | |
2016 | Marvel’s Luke Cage | Soledad Temple |
Peças
Ano | Trabalho | Personagem | Notas[7] |
---|---|---|---|
1967 | Jorge Dandin | Angélica | |
1969 | Hair | ||
1972 | A Teoria Na Prática é a Outra | ||
1979 | No País Dos Prequetés | Nita |
Prêmios e indicações
Ano | Prêmio | Categoria | Trabalho | Resultado |
---|---|---|---|---|
1976 | BAFTA | Melhor Revelação | Dona Flor e Seus Dois Maridos | Indicado |
1981 | Festival de Gramado | Melhor Atriz | Eu Te Amo | Venceu |
1985 | Globo de Ouro | Melhor Atriz Coadjuvante | O Beijo da Mulher-Aranha | Indicado |
1986 | BAFTA | Indicado | ||
1988 | Globo de Ouro | Luar Sobre Parador | Indicado | |
1994 | Globo de Ouro | Melhor Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para Televisão | Amazônia em Chamas | Indicado |
Emmy | Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Especial | Indicado | ||
1995 | Prêmio Lone Star Film & Television | Melhor Atriz Coadjuvante em TV | Laredo, O Último Desafio | Venceu |
ALMA Awards | Melhor Performance Individual em um Filme para a Televisão ou Minissérie | Indicado | ||
2001 | Festival de Gramado | Melhor Atriz Coadjuvante | Memórias Póstumas | Venceu |
2014 | Prêmios Platino | Prêmio de Honra | Conjunto da carreira | Venceu |
2016 | Festival de Gramado | Troféu Oscarito | Conjunto da obra | Venceu |
Festival de Cannes[39] | Melhor Atriz | Aquarius | Indicado | |
Festival de Cinema de Lima[40] | Venceu | |||
Festival Biarritz Amérique Latine[41] | Venceu | |||
Festival de Mar del Plata[42] | Venceu | |||
Prêmio Fênix[43] | Venceu | |||
San Diego Film Critics Society Awards[27] | Venceu | |||
Festival de Havana[44] | Venceu | |||
Prêmio Quem[45] | Pendente | |||
2017 | International Cinephile Society Awards[46] | Indicado | ||
Chlotrudis Awards[47] | Indicado | |||
Prêmio Platino[48] | Pendente |
Sônia Braga – O Brasil depois de Hollywood
“Sinto que os diretores brasileiros me acham muito valiosa. Só querem me convidar se for para fazer algo importante.”
― Sônia Braga / Fonte: Kd Frses
Sônia Braga
Sônia Maria Campos Braga
(Maringá, 8 de junho de 1950)
72 Anos
4 ▒ ACONTECIMENTOS
- 570 – Em Meca é fundado o Islã.
- 632 – Abu Bakr, general árabe e companheiro (sahaba) de Maomé torna-se o primeiro califado Islã.
- 1868 – O barco Le Puebla é o primeiro a utilizar petróleo como combustível para a navegação a vapor, no Rio Sena.
- 1887 – Patenteado o sistema de leitura de cartões criado por Herman Hollerith.
- 1912 – O produtor alemão Carl Laemmle funde sua IMP com outras empresas, criando a Universal Pictures.
- 1928 – Inicia em Genebra a Conferência Internacional do Trabalho.
1948 – Lançado o livro 1984 de George Orwell.
- 1968 – James Earl Ray é preso pelo assassinato de Martin Luther King Jr.
- 1973 – Criação da Região Metropolitana de São Paulo.
- 1986 – Kurt Waldheim, ex-Secretário-geral das Nações Unidas, é eleito presidente da Áustria.
- 1990 – Começa a 14.ª copa do mundo de futebol na Itália com o jogo de abertura Camarões 1 x 0 Argentina.
1992 – É celebrado o primeiro Dia Mundial dos Oceanos coincidindo com a ECO-92 que ocorria no Rio de Janeiro.
- 2004 – Ocorre o primeiro trânsito de Vênus pelo Sol do milênio.
- 2007 – Ocorre o 28º lançamento do ônibus espacial Atlantis.
5 ▒ FALECIMENTOS
632 — Maomé ▒ Abū al-Qāsim Muḥammad ibn ʿAbd Allāh ibn ʿAbd al-Muṭṭalib ibn Hāshim, mais conhecido como Maomé (Muḥammad, Mohammad ou Moḥammed; Meca, ca. 25 de Abril de 571 — Medina, 8 de Junho de 632) foi um líder religioso , político e militar árabe.
Profeta Maomé recitando o Alcorão em Meca (gravura do século XV).
Segundo a religião islâmica, Maomé é o mais recente e último profeta do Deus de Abraão. Para os muçulmanos, Maomé foi precedido em seu papel de profeta por Jesus, Moisés, Davi, Jacó, Isaac, Ismael e Abraão. Como figura política, ele unificou várias tribos árabes, o que permitiu as conquistas árabes daquilo que viria a ser um império islâmico que se estendeu da Pérsia até à Península Ibérica.

1924 — George Mallory ▒ George Herbert Leigh Mallory (18 de junho de 1886, Mobberley, Cheshire — 8 de junho de 1924, Monte Everest) foi um alpinista britânico. Num de seus mais famosos momentos, ao ser perguntado repetidamente por repórteres em Nova Iorque durante uma série de conferências por que motivo queria ele escalar o Monte Everest, ele replicou a um deles “Porque ele está lá”, frase hoje associada para sempre a ele e ao montanhismo.

1924 — Andrew Irvine ▒ Andrew “Sandy” Irvine (Birkenhead, 8 de abril de 1902 – Monte Everest, 8 de junho de 1924) foi um dos alpinistas (o outro foi George Mallory) que tentaram realizar a primeira ascensão do Monte Everest. Irvine era um esportista e brilhava no Remo, tendo sido membro da equipe que ganhou a Oxford and Cambridge Boat Race em 1923. Em 8 de junho de 1924, Mallory e Irvine tentaram atingir o topo do Everest pelo passo norte.
Andrew Irvine (primeiro à esq., em pé) e George Mallory (segundo à esq., em pé), montanhistas que morreram no Monte Everest.
2018 — Maria Esther Bueno, Maria Esther Andion Bueno (São Paulo, 11 de outubro de 1939 — São Paulo, 8 de junho de 2018), conhecida no exterior como Maria Bueno, foi uma tenista brasileira, que atuou nas décadas de 1950, 1960 e 1970, sendo uma das raras tenistas a conquistar títulos em três décadas diferentes. Segundo o jornalista esportivo José Nilton Dalcim: “Maria Esther Bueno é a maior atleta feminina brasileira de todos os tempos.
2019 — Andre Matos, Andre Coelho Matos (São Paulo, 14 de setembro de 1971 — São Paulo, 8 de junho de 2019) foi um cantor, compositor, maestro, produtor e pianista brasileiro, conhecido por ter sido vocalista das bandas Viper, Angra e Shaman. O artista vendeu milhões de cópias durante a sua carreira.
6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
Brasil
- Dia do Citricultor
- Dia Nacional dos Oceanógrafos e Oceanólogos
Internacional
7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 452 – Átila, o Huno invade a Itália.
- 1624 – Um violento sismo atinge o Peru.
- 1883 – Convenção de Marsa. A França reafirma as cláusulas do Tratado de Bardo e o seu protetorado sobre a Tunísia. O Tratado de Bardo (ou Tratado de Al-Qasr as-Said, Tratado de Kasser Said) foi assinado em 12 de maio de 1881 entre os representantes da República Francesa e da Tunísia otomana do bey Muhammad Sadiq. A invasão da Argélia pela tribo tunisina Kroumer serviu de pretexto para as forças armadas francesas para invadir a Tunísia.
- 1982 – Um avião Boeing 727 que fazia o voo VASP 168 colide com uma colina pouco antes de pousar em Fortaleza. Todos os 137 ocupantes do Boeing morreram na colisão, sendo esse o 4º mais grave acidente da aviação comercial brasileira[1].
8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES
Dia | Mês | Código | Nome da cidade |
---|---|---|---|
08 | 06 | 350390 | Arujá (SP) |
08 | 06 | 270140 | Campo Alegre (AL) |
08 | 06 | 430676 | Eldorado do Sul (RS) |
08 | 06 | 330187 | Iguaba Grande (RJ) |
08 | 06 | 330460 | Santa Maria Madalena (RJ) |
08 | 06 | 251520 | São Sebastião do Umbuzeiro (PB) |
08 | 06 | 231310 | Tabuleiro do Norte (CE) |
Eldorado do Sul – RS
34 anos
8 de junho de 1988
Eldorado do Sul é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Possui uma população de 37.366 habitantes, segundo dados de 2014.
Pertence à mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre. O município é banhado pelas águas do lago Guaíba.
História
O município de Eldorado do Sul nasceu na metade do século XVIII.
O território onde está situado foi inicialmente ocupado por estancieiros açorianos pertencentes ao grupo pioneiro de Jerônimo de Ornellas.
A partir de 1930, a região à margem direita do Rio Guaíba passou a servir de balneário turístico à população de Porto Alegre e de porto para os barcos que vinham para a capital, como meio de transporte. Por volta de 1960, a área passou a ser habitada por colonizadores de origem alemã, que deram à localidade o nome de Balneário Sans Souci.
Igreja N Sra de Lourdes – Eldorado do Sul (RS)
A região era composta de propriedades particulares que se dedicavam integralmente à pecuária e à cultura do arroz até a década de 1960.
Nesse período as áreas passaram a ser fracionadas em chácaras e lotes menores e vendidas para fins de moradia.
Pela sua proximidade com a capital, 11 km, e devido ao seu fácil acesso através da BR-116, que há pouco tempo havia sido construída, houve um incremento na procura por terrenos nesta localidade, dando origem à “Vila Medianeira”.
O crescimento populacional nestas regiões foi intenso na década de 70 e início da década de 80.
XII FEIRA DO LIVRO – Eldorado do Sul (RS)
Após anos de reivindicações, em 1985 começaram os trabalhos oficiais de emancipação da cidade, que buscavam a melhoria das condições e o desenvolvimento urbano para os bairros Medianeira, Itaí, Bom Retiro e Guaíba Country Club.
Após anos de mobilização, o trabalho de conquista da emancipação foi recompensado com o desmembramento destas áreas do Município de Guaíba. Em 8 de junho de 1988 é criado o Município de Eldorado do Sul.
O nome escolhido para a região emancipada, “Eldorado”, é de origem espanhola e significa “Terra do Ouro”, país imaginário que se dizia existir na América Meridional, lugar pródigo em delícias e riquezas.
A SMEC realizou reunião com todos os diretores das escolas municipais de Eldorado do Sul para passar as informações do ano letivo de 2017 – Eldorado do Sul (RS)
Vias de Acesso: BR 116, BR 290
Distâncias em relação ao Centro de Eldorado do Sul:
- Porto Alegre:12 km
- Guaíba: 15 km
- Caxias do Sul: 140 Km
- Santa Maria: 280 km
- Pelotas: 240 km
- Osório: 110 km
Dados do município
Eldorado do Sul vive um momento de expansão e desenvolvimento.
Localizado a 12 km da capital gaúcha, o Município tem atraído diversos investimentos na área de habitação e vem se constituindo em um pólo para instalação de empresas de vários segmentos.
No setor primário, destacam-se o cultivo do arroz e a pecuária, além da produção de hortifrutigranjeiros.
O município também é privilegiado com a paisagem natural das margens do rio Jacuí, abrigando parte da área de preservação ambiental do Parque Estadual Delta do Jacuí, criado em janeiro de 1976.
Eldorado tem atraído sedes administrativas de diversas empresas como as Lojas Lebes, Dimed- Panvel e Cervosul, além de empreendimentos imobiliários como os condomínios de Luxo Ilhas Park e Ponta da Figueira Marina, ambos com canais navegáveis com saída para o lago Guaíba. Este último ainda conta com praias artificiais a beira do rio.
A cidade também é conhecida por abrigar a fábrica da Dell Brasil.
A cultura tradicionalista gaúcha é destaque em Eldorado do Sul, manifestada através do intenso envolvimento e participação da comunidade em diversos Centros Nativistas como o CTG Porteira da Tradição.
O Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor, fundado em 1948, é referência mundial na área de saúde animal. Realiza pesquisas de ponta para diagnóstico, controle e prevenção de doenças de animais e com impacto na saúde pública. é também sede do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal, aberto em 2014.[5]
Transportes
Eldorado do Sul tem como principais vias de acesso a Estrada do Conde e a BR-116 (por Guaíba), e a BR-290 (por Porto Alegre e Arroio dos Ratos).
O município por seu tamanho não possui ligação de trens e nem ônibus urbanos, porém conta com os serviços da empresa de ônibus metropolitano Expresso Rio Guaíba, que faz viagens horárias para Porto Alegre, Guaíba e Alvorada.
Também é ponto de parada para ônibus executivos que saem da Rodoviária de Porto Alegre vão para o interior do estado.
Bairros da cidade
- Bom Retiro: É conhecido dentro do município por ter o maior campo de rodeio da cidade, e por fornecer várias imagens naturais maravilhosas, como a de uma antiga fábrica de celulose que lá se encontra.
- Centro
- Centro Novo
- Chácara
- Cidade Verde
- Guaíba Country Club: Bairro distante do centro, composto por propriedades rurais como chácaras e casas de campo, além de um clube para os moradores com várias opções de lazer.
- Itaí
- Medianeira
- Parque Eldorado
- Picada: O bairro tem duas pontes que dão na cidade de Porto Alegre, o bairro é mais conhecido dentro da cidade por ter várias mansões à beira do Rio Jacuí.
- Sans Souci
- Bom Retiro
Vem com a gente comemorar mais esse aniversário!
#NossaEldorado #Eldorado #NossaCidadeNossoOrgulho #EldoradoDoSul #VemAí
Cavalgada de tradicionalistas – Eldorado do Sul (RS)
9 ▒ GALERIA de FOTOS
10 ▒ CRÉDITOS
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND
OUTRAS FONTES de PESQUISA:
• Cidades IBGE • Filmow • Adoro Cinema • BIO (facebook) • GShow • Aniv.Dia • Aniv.Famosos • History • History (facebook)
Paul Sampaio – Autor
PESQUISA e REALIZAÇÃO
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

8 de Junho – Sônia Braga e Eldorado do Sul (RS) – 2017
CAPA • Sônia Braga 67 Anos ▒ CIDADE • Eldorado do Sul (RS) 29 Anos ▒ NASCIMENTOS • Robert Schumann • Frank Wright • Santiago Bernabéu • Francis Crick • Bonnie Tyler • Tim Berners-Lee • Mick Hucknall • Eduardo Moscovis • Seu Jorge • Lindsay Davenport • Kanye West • Falcão ▒ FALECIMENTOS •…
8 de Junho – Acontecimentos do Dia
☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ NASCIMENTOS • Sônia Braga • Bonnie Tyler • Tim Berners-Lee • Mick Hucknall • Eduardo Moscovis • Seu Jorge • Kanye West • Falcão ▒ FALECIMENTOS • Maomé
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “8 de Junho • Dia Hoje • Edição 2022”