DESTAQUES DO DIA
♥ NASCIMENTOS • Eunice Baía • Caio Blat • Antônio Rodrigo Nogueira • Rogério Minotouro • Marquês de Sade • Johnny Weissmuller • Charlie Watts • Stacy Keach • Dennis Haysbert • Tony Hadley • Túlio Maravilha • Adriano Grande (Egypcio) • Wentworth Miller • Zachary Quinto ♦ CIDADE • Guarantã do Norte (MT) ♣ ÓBITOS • Santiago Bernabeu • Tim Lopes • Bo Diddley
COMEMORAÇÕES
CIDADES ANIVERSIANTES
• Guarantã do Norte (MT)
• Resende Costa (MG)
• Tomazina (PR)
FONTES: WIKIWAND • IBGE • CALENDARR
DIA HOJE
1 ▒ POSTER e VÍDEOS


2 ▒ NASCIMENTOS
Eunice Baía
Eunice Barros Baía
(Barcarena, 2 de junho de 1990)
Ficou conhecida por interpretar Tainá no filme Tainá: Uma Aventura na Amazônia.
Eunice é indígena do povo Baré,[2] Eunice foi escolhida através de uma seleção entre mais de 3000 crianças de todo o Brasil para o papel principal do filme Tainá: Uma Aventura na Amazônia.
Até os sete anos, Eunice morou no Pará, mas depois de ser escolhida para protagonizar o primeiro filme, mudou-se para São Paulo, e morou até adulta com sua tutora Noêmia.
Eunice também é artista visual e criou uma marca de arte indígena chamada Oka.
Se formou em design de moda e possui um filho, Antônio.[2]
Atualmente, é coordenadora de figurino no Balé da Cidade de São Paulo.[3][4]
Filmografia
Televisão
2002 – Sítio do Picapau Amarelo – Maíra
2007 – Amazônia, de Galvez a Chico Mendes = Ayani
Cinema
2000 – Tainá – Uma Aventura na Amazônia – Tainá
2004 – Tainá 2 – A Aventura Continua – Tainá
2012 – Aguasala – Ana[5]
Eunice Baía
Eunice Barros Baía
(Barcarena, 2 de junho de 1990)
1740 – Marquês de Sade ▒ Donatien Alphonse François de Sade, o Marquês de Sade (Paris, 2 de junho de 1740 — Saint-Maurice, 2 de dezembro de 1814) foi um aristocrata francês e escritor libertino. Muitas das suas obras foram escritas enquanto estava na Prisão da Bastilha, encarcerado diversas vezes, inclusive por Napoleão Bonaparte. De seu nome originou-se o termo ‘sadismo’.
1904 – Johnny Weissmuller ▒ Johnny Weissmuller, nascido János Weißmüller (Timişoara, Romênia, 2 de junho de 1904 — Acapulco, México, 20 de janeiro de 1984) foi um atleta e ator norte-americano, famoso por interpretar Tarzan, o personagem de ficção criado pelo escritor estadunidense Edgar Rice Burroughs.
1941 – Charlie Watts ▒ Charles Robert “Charlie” Watts (Londres, 2 de junho de 1941) é um baterista britânico e o baterista da banda de Rock britãnica, The Rolling Stones. Charlie era o baterista da Blues Incorporated, que tocava regularmente no Ealing Club de Londres. Foi lá que Mick Jagger, Keith Richards e Brian Jones conheceram Watts.
1941 – Stacy Keach ▒ Stacy Keach (Savannah, Georgia, 2 de junho de 1941) é um ator estadunidense vencedor do Globo de Ouro. Estreou em 2000, com o seriado “Titus“, dando vida ao pai de seu caráter peculiar, o comediante Christopher Titus. Em 2007, ele era um ator convidado na série “ER” e em 2008 atuou como ator coadjuvante no filme “W“, de Oliver Stone. Em 2013, atuou no filme Nebraska.
1954 – Dennis Haysbert ▒ Dennis Dexter Haysbert (2 de Junho, 1954 – San Mateo, California) é um ator estadunidense, mais conhecido como o personagem David Palmer na série de TV 24 Horas. E seu outro papel de grande destaque foi o de Jonas Blane, chefe da unidade da força delta em The Unit.
1960 – Tony Hadley ▒ Anthony Patrick “Tony” Hadley (Londres, Inglaterra, 2 de junho de 1960), é um cantor e compositor britânico. Ele passou os anos 80 a cantar nos Spandau Ballet, naquela que foi uma das bandas de maior sucesso do new romantic.
1969 – Túlio Maravilha ▒ Túlio Humberto Pereira Costa, mais conhecido como Túlio Maravilha (Goiânia, 2 de junho de 1969), é um ex-futebolista, que atuava como atacante, e ex-político brasileiro. Foi três vezes artilheiro do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A (1989, 1994 e 1995), um recorde no qual divide com Romário, Dadá Maravilha e Fred.
1969 – Adriano Grande (Egypcio) ▒ Adriano Grande mais conhecido como Egypcio (São Paulo, 2 de junho de 1969) é o cantor e compositor da banda Tihuana, que toca Nu Metal e Punk Rock.
1972 – Wentworth Miller ▒ Wentworth Earl Miller III ( Chipping Norton, Oxfordshire, 2 de Junho de 1972) é um ator e roteirista britânico. Tornou-se muito popular por conta de seu papel na série de tv da FOX, Prison Break, onde interpreta Michael Scofield. Sua primeira aparição na televisão foi no seriado Buffy, A Caçadora de Vampiros. Foi indicado ao Globo de Ouro[1][2] em 2005 na categoria de Melhor Ator em Série Dramática, por sua atuação na série Prison Break.
1976 – Antônio Rodrigo Nogueira ▒ Antônio Rodrigo Nogueira, mais conhecido como Minotauro ou Rodrigo Nogueira, (Vitória da Conquista, 2 de junho de 1976), é um ex-lutador brasileiro da categoria peso-pesado de artes marciais mistas – MMA.
1976 – Rogério Minotouro ▒ Antônio Rogério Correia Nogueira, também conhecido como Minotouro (Vitória da Conquista, 2 de junho de 1976) é um lutador brasileiro de artes marciais mistas. É irmão gêmeo de Antônio Rodrigo Nogueira (o Minotauro), e são famosos lutadores representantes das artes marciais brasileiras no cenário do MMA mundial.
1977 – Zachary Quinto ▒ Zachary John Quinto (Pittsburgh, 2 de junho de 1977) é um ator estadunidense que se tornou conhecido pelos papéis de Sylar na série Heroes, e Spock no longa Star Trek, além de sua participação na série American Horror Story. As experiências no teatro de Quinto inclui papéis em uma variedade de produções, incluindo Much Ado About Nothing.

3 ▒ CAPA de 2017
Caio Blat
42 Anos
Caio Blat de Oliveira (São Paulo, 2 de junho de 1980) é um ator brasileiro[3].
Caio Blat é primo do dramaturgo Rogério e do também ator Ricardo.[4] O nome Blat é de origem catalã e significa ‘trigo’.
Carreira
Em 1993 fez uma rápida passagem pela dramaturgia da Rede Globo ao participar de um episódio do seriado Retrato de Mulher, em que interpretou o filho da protagonista vivida por Regina Duarte.
No ano seguinte, foi contratado pelo SBT e atuou em sua primeira telenovela, o remake de Éramos Seis.
Nesse mesmo ano, integrou o elenco de outra produção da emissora, As Pupilas do Senhor Reitor, que por ventura também tratava-se de uma adaptação.
Depois disso, entrou em um período sabático de quatro anos, interrompido somente por uma participação no episódio Sangue no Araguaia do extinto Você Decide e pela encenação da peça O Homem das Galochas, que marcou sua estreia no teatro profissional.
Em 1998 retornou às novelas do SBT e participou de Fascinação, contracenando pela primeira vez com a atriz Mariana Ximenes, sua namorada na época.
Os atores ainda trabalharam juntos no filme Caminho dos Sonhos, em que fez uma pequena ponta, e, marcou a estreia de ambos nas telonas.
Daniele Suzuki, Patrycia Travassos, Mariana Ximenes, Caio Blat, Maria Flor, Paulo Vilhena e Natália Lage no ciclo de leituras de Hamilton Vaz Pereira, no Sesc Copabana, no Rio.
Em 1999 transferiu-se para a Rede Globo, emissora com a qual tem contrato exclusivo até os dias atuais, sendo o único canal de TV aberta para a qual presta trabalhos desde então.
Em um primeiro momento cogitava-se sua participação na novela Suave Veneno, como o Jogador Renildo.
Porém, o ator Rodrigo Faro levou o papel, e, o vídeo de seu teste para a personagem acabou nas mãos do diretor Jayme Monjardim, que o escalou para a minissérie Chiquinha Gonzaga.
Nesse trabalho, interpretou o jovem João Batista, amante de Chiquinha, personagem da atriz Regina Duarte, que anos antes havia interpretado sua mãe em uma outra produção.
Vinicius Coimbra dirige Caio Blat e Ricardo Pereira.
Também nesse ano, estreou em novelas da emissora ao participar de Andando nas Nuvens.
No folhetim, repetiu par romântico com a atriz Mariana Ximenes, sendo que nessa determinada época já não eram mais namorados. Durante esse trabalho, foi campeão de cartas na Globo.
Em 2000 foi incumbido de interpretar o inescrupuloso Bruno de Esplendor, seu primeiro vilão, e, posteriormente, ganhou seu primeiro protagonista, o anjo Rafael de Um Anjo Caiu do Céu.
Caio Blat de Oliveira, ator brasileiro – No programa Altas Horas.
Também em 2001 trocou uma cobertura na Barra da Tijuca por uma casa no Vidigal, favela de 12 mil habitantes na Zona Sul do Rio.
Na época, selecionava atores da comunidade para o elenco da peça Êxtase, escrita por Walcyr Carrasco e dirigida por ele.
O espetáculo contava a história de dois jovens de classe média que chegavam a se prostituir para comprar drogas.
Durante quatro meses, seguiu à risca a lei de sobrevivência que impera nos morros cariocas.
Como todos os moradores, não podia chegar de táxi, pedir comida em casa ou correr pelas ruas da favela.
Bruno Gagliasso, Glória Maria e Caio Blat, no intervalo das gravações no Projac.
Depois de rodar o filme Lavoura Arcaica, em 2001 pôde mostrar uma faceta bem diferente daquela que nos acostumou a ver na TV.
A oportunidade para isso aconteceu no polêmico Cama de Gato, de 2002, filme que não foi exibido em algumas salas de cinemas por conter cenas fortes de sexo. Caio, inclusive, apareceu em nu frontal em uma das cenas.
Ainda em 2002 interpretou o arrogante Matheus na novela Coração de Estudante.
Também estreou o espetáculo Êxtase, em que despontou como diretor.
Caio Blat como Deusdete, no filme Carandiru.
Em seguida, atuou no longa Carandiru, baseado no livro de Dráuzio Varella, e, dirigido por Hector Babenco.
Sucesso de público e crítica, a película ganhou diversos prêmios pelo Brasil. Simultaneamente, esteve em cartaz com a peça Miranda e também foi o responsável pela direção do texto Karma.
Em 2004 mostrou versatilidade e revelou sua veia cômica ao interpretar o maquiador Abelardo na telenovela Da Cor do Pecado.
No teatro, atuou no espetáculo Leve, o Próximo Nome da Terra, e, em 2005, apresentou-se com a peça Liberdade Para as Borboletas, que contou também com Débora Duarte e Taís Araújo.
Caio Blat no filme ‘Alemão’, a história de cinco policiais escondidos no Complexo do Alemão.
Depois de participar do longa-metragem Quanto Vale ou É por Quilo?, emendou quatro filmes: O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger, pelo qual foi indicado na categoria de melhor ator coadjuvante pelo Prêmio Fiesp/Sesi-SP do Cinema Paulista e pelo Grande Prêmio do Cinema Brasileiro; Batismo de Sangue, de Helvécio Ratton, que lhe valeu a indicação na categoria de Melhor Ator pelo Prêmio ACIE de Cinema; Proibido Proibir, de Jorge Duran, em que ganhou o prêmio Lente de Cristal de melhor ator no Festival de Cinema Brasileiro em Miami; e Baixio das Bestas, de Cláudio Assis.
Caio Blat, Felipe Camargo e João Miguel, no lançamento de ‘Xingu’.
Também em 2006 integrou o elenco do remake de Sinhá Moça, como o abolicionista Mário, e, ainda participou de dois espetáculos teatrais, Mordendo os Lábios e O Mundo é um Moinho.
Em 2007 esteve na superprodução da TV Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, como o seringueiro Xavier.
Também esteve em cartaz no teatro com as peças Os Dois Cavalheiros de Verona e Chorinho.
Nesse ano, venceu o prêmio Paulistanos do Ano na categoria de Melhor Ator, pela sua contribuição para a cidade.[5]
Caio Blat em Liberdade, Liberdade (2016).
Em 2008 viveu mais um vilão em sua carreira televisiva, o ambicioso Afonso, comparsa da governanta má Frau Herta, do remake de Ciranda de Pedra; e, em 2009, atuou na premiada novela Caminho das Índias, como o indiano Ravi.
Na trama, sua personagem conheceu e apaixonou pela brasileira Camila, através da internet.
Decidida a viver esse amor, a garota abandonou a família e os costumes no Brasil, e mudou-se para a Índia.
Nunca teve o estereótipo de galã, mas sempre atuou em papel de destaque nas novelas.
O ator garante que a paixão pelos palcos e o cinema é maior que pela telinha.[6]
Em 2010 pôde ser visto em pelo menos cinco películas: Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos, Os Inquilinos, Bróder, As Melhores Coisas do Mundo e O Bem Amado.
Caio Blat recebendo convidados em lançamento de DVD do filme ‘Uma longa viagem’.
Com o filme Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos, o intérprete do protagonista Zeca enfatizou a oportunidade que teve de pela primeira vez em toda sua carreira despontar em um personagem que tem a mesma idade que a sua.
Na produção, Zeca, é um jovem escritor que passa pela crise dos 30 anos.
No filme, contracenou pela primeira vez com sua mulher, Maria Ribeiro, vivendo também nas telas um casal.
Em Os Inquilinos, interpretou um rapper que estuda em um colégio da periferia e está em busca de uma vida melhor.
Já em Bróder, viveu Macú, garoto envolvido com a criminalidade e que resolve sequestrar uma criança para se dar bem.
Durante os trabalhos desse filme chegou a mudar-se para Capão Redondo, zona das mais violentas da periferia da cidade, que foi escolhida como locação.
Caio Blat interpretando Neco Pedreira em ‘O Bem Amado’.
Na versão cinematográfica de O Bem Amado, encarnou o repórter Neco Pedreira, autor de constantes ataques a Odorico Paraguaçu, porém é apaixonado por sua filha.
Originalmente, o personagem foi feito por Carlos Eduardo Dolabella.
Caio Blat e João Miguel, interpretam os irmãos Villas Bôas no filme Xingu do diretor Cao Hamburger.
Em 2012 está no elenco do filme Xingu, de Cao Hamburger, que narra a história dos irmãos Villas Bôas, sertanistas que foram os idealizadores da reserva do Xingu, no Mato Grosso, a primeira terra indígena homologada pelo governo em 1961.
Interpretando o monge budista Sonan em Joia Rara.
Em 2013, foi escalado para a telenovela Joia Rara, como Sonan Gyatso um jovem monge do templo Padma Ling, filho de mãe brasileira. Discípulo de Ananda, foi criado por seu mestre depois da morte da mãe.
É muito sério, exigente e disciplinado. Sua missão é encontrar a reencarnação de Ananda. [7] [8]
Em 2014, é escalado para interpretar o grande vilão José Pedro, filho de José Alfredo (Alexandre Nero), em Império, novela de Aguinaldo Silva,[9][10] além disso contracenará com sua esposa na novela. [11] [12][13]
Vida pessoal
Caio Blat é Espírita kardecista e budista.
Trabalha como voluntário da Associação dos Amigos da Criança, que atende a 400 menores carentes em Campinas.
Foi nesse lugar onde conheceu seu filho adotivo, Antônio.[14]
Em 2001, conheceu a cantora lírica Ana Ariel e quinze dias depois casou-se com ela. Juntos, deram entrada ao processo de adoção de Antônio. O casamento chegou ao fim em 2004 e, após a separação, a custódia do menino ficou com a ex- mulher.[17]
Seu primeiro namoro público foi com a atriz Mariana Ximenes. O relacionamento durou de 1996 a 1999. [15]
Em 2000, se envolveu com Preta Gil, cinco anos mais velha, conquistar o rapaz. O namoro durou oito meses e rendeu um projeto paralelo: a direção em dupla do clipe Nada Vai Tirar Você de Mim, do grupo SNZ[16]
Caio Blat participando de ritual indígena nas férias.
No ano de sua separação, Caio foi morar sozinho no Rio de Janeiro.
Um ano depois, em 2005, conheceu a atriz Maria Ribeiro, com quem começou a namorar.
Caio Blat aproveitando o dia de sol com filho Bento, na praia.
Em 2007 foram morar juntos [18] e em 2010 nasceu o primeiro filho do casal, e segundo filho de Maria, o menino Bento. [19]
Cronologia
Televisão
Ano | Título | Papel | Emissora |
---|---|---|---|
1991 | Mundo da Lua | Big Bad Boy 2 (eps. “O Que Você Vai Ser Quando Crescer?”, “Bye Bye Big Bad Boys”) | TV Cultura |
1992 | O Professor | Ele mesmo | |
1993 | Retrato de Mulher | Eduardo Abreu | Rede Globo |
1994 | Éramos Seis | Carlos Abílio de Lemos | SBT |
As Pupilas do Senhor Reitor | Henrique | ||
1995 | Telecurso 2000 | Renato | Rede Globo |
1996 | Você Decide | (ep. “Sangue no Araguaia”) | Rede Globo |
1998 | Fascinação | Gustavo da Silva Prates | SBT |
1999 | Chiquinha Gonzaga | João Batista Fernandes Lage | Rede Globo |
Andando nas Nuvens | Tiago San Marino | ||
Terra Nostra | Pietro Riva | ||
2000 | Esplendor | Bruno Sampaio | |
2001 | Um Anjo Caiu do Céu | Rafael Arcanjo | |
Brava Gente | Eufemia (ep. “Os Mistérios do Sexo”) | ||
2002 | Coração de Estudante | Matheus Camargo | |
2004 | Da Cor do Pecado | Abelardo Sardinha | |
2005 | Carandiru, Outras Histórias | Deusdete | |
Sob Nova Direção | Waltinho (ep. “Como Eliminar seus Cheques”) | ||
2006 | Sinhá Moça | Mário Mathias | |
2007 | Amazônia, de Galvez a Chico Mendes | Xavier | |
Linha Direta Justiça | Raimundo Lacerda Duque (ep. “Ana Lídia”)[20] | ||
2008 | Ciranda de Pedra | Afonso Müler | |
Episódio Especial | Ele mesmo | SIC | |
2009 | Caminho das Índias | Ravi Ananda | Rede Globo |
Episódio Especial | Ele mesmo | SIC | |
2011 | O Bem Amado | Neco Pedreira | Rede Globo |
Morde & Assopra | Leandro Pereira[21] | ||
2012 | Xingu | Leonardo Villas-Bôas | |
Lado a Lado | Fernando Lemos Vieira[22] | ||
2013 | Joia Rara | Sonan Gyatso[23] | |
2014 | Império | José Pedro Medeiros de Mendonça e Albuquerque (Fabrício Melgaço)[24][25] | |
2016 | Alemão: os Dois Lados do Complexo | Samuel [26] | |
Liberdade, Liberdade | André Coelho Raposo Viegas [27] | ||
2017 | Os Dias Eram Assim | Túlio[28] | |
2018 | McMáfia | Antonio Mendez[29] | BBC |
Cinema
Ano | Título | Papel |
---|---|---|
1998 | Caminho dos Sonhos | Pedro Moraes |
2001 | Lavoura Arcaica | Lula |
Como Cães e Gatos | Lou (voz) | |
2002 | Cama de Gato | Cristiano |
2003 | Carandiru | Deusdete |
2005 | Quanto Vale ou É por Quilo? | |
O Quintal dos Guerrilheiros | Toti | |
2006 | O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias | Ítalo |
Baixio das Bestas | Cícero | |
Proibido Proibir | Paulo | |
2007 | Batismo de Sangue | Frei Tito[30] [31] |
2008 | Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito | Militar |
2010 | Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos | Zeca |
Os Inquilinos | Evandro | |
O Bem Amado | Neco Pedreira | |
Bróder | Macú | |
As Melhores Coisas do Mundo | Artur | |
2011 | As Mães de Chico Xavier | Karl |
2012 | Meus Dois Amores | Manuel |
Xingu | Leonardo Villas-Bôas | |
Irina | [32] | |
Uma Longa Viagem | Heitor [33] | |
2013 | Entre Nós | Felipe |
2014 | Alemão | Samuel |
Os Amigos | Thiago [34] | |
2015 | Ponte Aérea | Bruno [35][36] |
Muitos Homens Num Só | Félix Pacheco[37] | |
Metanoia | Jeff [38] | |
Califórnia | Carlos [39] | |
2016 | BR716 | Felipe [40] |
Teatro
Ano | Título | Notas |
---|---|---|
1997 | O Homem das Galochas | Ator |
2000 | Macário | Ator e produtor |
2002 | Êxtase | Diretor |
2003 | Karma | |
Miranda | Ator | |
2004 | Leve, o Próximo Nome da Terra | |
2005 | Liberdade Para as Borboletas | |
2006 | Mordendo os Lábios | |
O Mundo é um Moinho | ||
2007 | Os Dois Cavalheiros de Verona | |
O Chorinho | ||
2011 | Um Coração Fraco [41] | |
2016 | A Comédia Latino-Americana [42] |
Prêmios e indicações
Ano | Premiação | Categoria | Trabalho | Resultado | Ref |
---|---|---|---|---|---|
2003 | New York LaCinemaFé | Melhor ator | Cama de Gato | Indicado | [43] |
2004 | Festival Internacional de Cinema de Cartagena | Melhor ator (com elenco) | Carandiru | Indicado | |
2007 | Paulistanos do Ano | Melhor ator | Ele mesmo | Venceu | [44] |
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro | Melhor ator coadjuvante | O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias | Indicado | ||
Prêmio Fiesp/Sesi-SP do Cinema Paulista | Indicado | ||||
Prêmio Qualidade Brasil | Melhor ator coadjuvante | Indicado | [45] | ||
Festival de Cinema Brasileiro de Miami | Melhor ator | Proibido Proibir | Venceu | ||
2008 | Festival Internacional de Cinema de Cartagena | Melhor Ator | Venceu | [46] | |
Prêmio ACIE de Cinema | Melhor ator | Batismo de Sangue | Indicado | ||
Prêmio Contigo! de Cinema | Melhor Ator | Indicado | [47] | ||
2009 | FestCine Goiânia | Melhor Ator | Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos | Venceu | |
2010 | Festival de Gramado | Melhor ator | Bróder | Venceu | |
2011 | 6º Prêmio Contigo! de Cinema | Melhor Ator | Venceu | [48] | |
Festival de Gramado | Melhor Ator | Uma Longa Viagem | Venceu | [49] | |
10ª Grande Prêmio do Cinema Brasileiro | Melhor Ator Coadjuvante | As Melhores Coisas do Mundo | Venceu | [50] | |
2012 | 38º Festival SESC | Melhor ator | Bróder | Venceu | [51] |
11ª Grande Prêmio do Cinema Brasileiro | Melhor Ator | Indicado | [52] | ||
2013 | Amazonas Film Festival | Melhor ator | Entre Nós | Venceu | [53] |
12ª Grande Prêmio do Cinema Brasileiro | Melhor Ator | Xingu | Indicado | [54] | |
2015 | Prêmio Quem de Cinema | Melhor ator | Califórnia | Indicado | [55] |
2016 | 42º Festival Sesc | Melhor ator (voto público) | Venceu | [56] | |
Prêmio Quem de Cinema | Melhor ator | Barata Ribeiro 716 | Pendente | [57] |
“Os jovens só atentam para os problemas sociais quando os problemas invadem a vida deles.”
Caio Blat
Caio Blat de Oliveira
(São Paulo, 2 de junho de 1980)
42 Anos
4 ▒ ACONTECIMENTOS
- 1815 – Napoleão Bonaparte implanta uma constituição liberal na França.
- 1888 – Fundação do Jornal de Notícias, no Porto.
- 1902 – Fundada a Escola de Comércio Álvares Penteado.
- 1914 – É fundado por Luís Esteves Júnior e Pedro Freire o Ceará Sporting Club, inicialmente nomeado como Rio Branco.
- 1917 – O Brasil revoga sua neutralidade na Primeira Guerra Mundial e aborda barcos alemães.
1918 – A cifra ADFGVX é decifrada pelo tenente francês Georges Painvain. A cifra ADFGVX é um método de criptografia que combina as técnicas de substituição de acordo com um diagrama de Políbio e transposição. O método foi desenvolvido pelo coronel Fritz Nebel do exército alemão no final da Primeira Guerra Mundial, a partir de uma versão menos complexa, a cifra ADFGX. A cifra foi quebrada poucos meses depois, pelo criptanalista francês Georges Painvain.
- 1945 – O papa Pio XII se pronuncia contra o nazismo, o qual já havia condenado em encíclicas anteriores.
- 1949 – A Transjordânia passa a denominar-se oficialmente Jordânia, após anexar a zona oriental da Palestina.
- 1957 – Mais de dois mil cientistas de todo o mundo, liderados pelo químico e Prêmio Nobel norte-americano Linus Pauling, pedem a suspensão dos testes com armas atômicas.
- 1963 – O príncipe regente Faisal decreta a abolição da escravatura na Arábia, último país do mundo em que ela existia.
- 1964 – Criação da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).
- 1966 – Indonésia e Malásia decidem pôr fim a cinco anos de hostilidades.
1966 – A sonda lunar Surveyor 1 chega à Lua, depois de um voo de três dias.
- 1981 – O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é criado.
- 1982 – Tem início em Cuba a conferência dos países não alinhados.
- 1989 – Biólogos italianos encontram um novo mecanismo para criar animais transgênicos em laboratório.
1991 – Nelson Piquet vence o GP do Canadá, sua última vitória na Fórmula 1.
- 1996 – O líder da Palestina Yasser Arafat chega a Londres para conversações com o primeiro- ministro britânico John Major.
- 1998 – O ônibus espacial Discovery parte para a última missão de abastecimento da Nasa à estação orbital russa Mir.1999 – Segundas eleições multirraciais na África do Sul, com a vitória do Congresso Nacional Africano (CNA).
- 1999 – Segundas eleições multirraciais na África do Sul, com a vitória do Congresso Nacional Africano (CNA).
- 2015 – Joseph Blatter renuncia à presidência da FIFA, menos de uma semana após ser reeleito.
5 ▒ FALECIMENTOS

1978 — Santiago Bernabeu ▒ Santiago Bernabéu Yeste , mais conhecido como Santiago Bernabéu (Almansa, 8 de junho de 1895 — Madrid, 2 de junho de 1978), foi um soldado, futebolista e empresário espanhol. Jogou como futebolista a carreira toda pelo Real Madrid.

2008 — Bo Diddley ▒ Bo Diddley (McComb, Mississippi, 30 de dezembro de 1928 — Archer, Flórida, 2 de junho de 2008), foi um influente cantor, compositor e guitarrista de blues norte-americano. Foi considerado o 27º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.
2002 — Tim Lopes ▒ Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento, conhecido como Tim Lopes (Pelotas, 18 de novembro de 1950 — Rio de Janeiro, 2 de junho de 2002), foi um repórter investigativo brasileiro, produtor da Rede Globo desde 1996.
Em 2001, Lopes foi um dos ganhadores do Prêmio Esso. Era considerado pelos colegas de profissão como um dos mais corajosos e audaciosos repórteres investigativos em atividade. Tim Lopes desapareceu em 2 de junho de 2002.
Depoimentos de narcotraficantes presos indicam que ele teria sido sequestrado e morto entre as 22 e 24h daquele dia. Sua morte somente foi confirmada a 5 de julho, após exame de DNA dos fragmentos de ossos encontrados num cemitério clandestino.[2]
6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
Dia Internacional da Prostituta O Dia internacional da Prostituta é uma data comemorativa, que lembra a discriminação das prostitutas, as suas condições precárias de vida e de trabalho e a sua exploração. O ponto de partida para esse dia comemorativo foi o dia 2 de junho de 1975, no qual mais de 100 prostitutas ocuparam a Igreja Saint-Nizier em Lyon, a fim de chamar a atenção para a sua situação.
- Dia do Economista, veja também Manuel Belgrano.
7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1771 – A Rússia concretiza a tomada da Crimeia.
- 1941 – Adolf Hitler e Benito Mussolini se encontram em Brenner, nos Alpes.
- 1997 – Timothy McVeigh é declarado culpado do atentado a bomba que destruiu um edifício federal em Oklahoma, matando 168 pessoas em 1995, e condenado à morte.
8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES
Dia | Mês | Código | Nome da cidade |
---|---|---|---|
02 | 06 | 510410 | Guarantã do Norte (MT) |
02 | 06 | 315420 | Resende Costa (MG) |
02 | 06 | 412780 | Tomazina (PR) |
Guarantã do Norte – MT
41 Anos
2 de junho de 1981
Guarantã do Norte é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Sua população estimada em 2016 era de 34.218[3] habitantes.
Localiza-se a uma latitude 09º47’15” sul e a uma longitude 54º54’36” oeste, estando a uma altitude de 345 metros. Localizado também, a 725 quilômetros de Cuiabá, o município de Guarantã do Norte, nome escolhido por existir na região uma espécie de árvore conhecida por esse nome, nasceu de um assentamento agrário pelo Incra e pela Cooperativa Tritícula.
Etimologia
O nome Guarantã tem origem numa árvore típica da região, com o nome científico de Esenbeckia leiocarpa, da família das rutáceas.
É uma madeira conhecida por sua resistência. Guarantã tem origem tupi, sendo formada por “gwa’rá (de yby’rá)”, significando: madeira; e “ã’tã”, que significa: dura, resistente; (madeira resistente) (LCT).
A árvore apresenta protuberâncias de alto a baixo, formando um interessante trançado.
Dá a entender que o povo da região é resistente, rijo, nobre.
O nome foi escolhido por existirem em abundância nas matas da região uma espécie de árvore popularmente conhecida por este nome, o norte foi acrescentado para diferenciar de um homônimo existente no estado de São Paulo .
História
A abertura da BR-163, na década de 70, proporcionou a penetração e abertura de todo o norte mato-grossense.
Guarantã do Norte nasceu do assentamento agrário realizado pela Cooperativa Tritícula de Erechim Ltda e Incra. Em 1980 chegaram as primeiras famílias vindas do Rio Grande do Sul que formaram a Vila Cotrel, logo em seguida chegaram os brasiguaios.
Entre as décadas de 1970/1980 o Governo Federal incrementou, na região Norte do país, o programa de colonização, nas áreas eleitas prioritárias para fins de reforma Agrária e Segurança Nacional, criando, através do INCRA, inúmeros projetos de Assentamentos Agrários.
A finalidade inicial era colonizar o Norte do país e solucionar vários problemas sociais existentes na região Sudeste do Brasil, envolvendo trabalhadores rurais entre pequenos proprietários, sem terra e aqueles explorados sob regime de escravidão branca.
Em 1981 foi criado, também, pela Superintendência Regional do INCRA de Mato Grosso, o PROJETO DE ASSENTAMENTO BRAÇO SUL, com 211.000,0000 hectares, sobre a Gleba Braço Sul, para assentar aproximadamente 1.300 agricultores, envolvendo 200 posseiros já existentes na referida Gleba, os Sul Mato-grossenses, que viviam sob regime de trabalho escravo em fazendas localizadas no território Paraguaio (os brasiguaios), e outros oriundos de Mundo Novo/MS e de cidades daquele Estado e do Estado de Mato Grosso.
Geografia
O município de Guarantã do Norte faz limite com os municípios de Novo Mundo, Matupá e o Sul do Pará. Guarantã é cercado por um grande bioma: a mata Amazônica. O município possui uma Área territorial de 4.763,3 km², sendo 65,9 km² somente de área urbana, constituída ainda de 5.558 residências urbanas. Guarantã do Norte está localizado à 725 km da capital de Mato Grosso, Cuiabá, ao extremo norte mato-grossense, às margens da BR 163 – Rodovia Cuiabá/Santarém – divisa com o Estado do Pará, incluso na mesorregião 06.
Hidrografia
A bacia hídrica de Guarantã é formada por vários rios,sendo os principais Rio Braço Norte, Rio Braço Sul e Rio Peixotinho, diversas nascentes garantindo a viabilidade da exploração do solo em atividades comerciais.
Clima
O período das chuvas ocorre de setembro a abril com uma precipitação pluviométrica anual de mais de 2.000mm, a temperatura média anual fica entre 25 °C mínima e 33 °C máxima. O clima é fator importante e completa o quadro favorável ao desenvolvimento de atividades agropastoris.
Economia
Sua economia está diversificada tendo bases fortes na pecuária com cerca de 300 mil cabeças de bovinos, incluindo uma das maiores bacias leiteiras da região com uma produção de cerca de 22 milhões de litros de leite por ano, e a agricultura, tem na cultura do arroz sua maior expressividade registrando em 2004 mais de 120 mil toneladas, a produção agrícola segue com as culturas de milho, feijão e em escalas menores, destaca-se também a fruticultura.
Infraestrutura e serviços
Por estar localizada as margens da BR-163 que liga Cuiabá a Santarém, destaca-se como pólo na prestação de serviços, com 4 agências bancárias (Banco do Brasil; Bradesco; Caixa; Sicredi;) , 2 emissoras de TV (TV Emigrantes; TV Guarantã) e 2 Rádios locais (Continental FM 97,9; Enauam do Norte AM 1’180), escritórios contábeis, de planejamento, engenharia, entre outros.
Educação
A educação conta só com cerca de 8.530 alunos distribuídos em 3 creches, 14 escolas de ensino fundamental, 1 escolas de ensino médio, e 2 colégios particulares. No nível superior conta com 3 faculdades particulares com 16 cursos e 1 Universidade Aberta do Brasil com 1 curso pela UFMT.
Creches Municipais:
- Centro de Educação Infantil Arco-Iris
- Centro de Educação Infantil Tia Tété
- Centro de Educação Infantil Gente Miúda
Escolas Públicas:
- E. M. Beija-Flor
- E. M. Darci Ribeiro
- E. M. Estrelinha do Norte
- E. M. 13 de Maio
- E. M. Santa Marta
- E. M. Sueli Omira
Escolas Públicas Rurais:
- E.M.do Campo Santa Ana
- E.M.do Campo Base Aérea
- E.M.do Campo Boa Esperança
- E.M.do Campo Sol Nacente
- E.M.do Campo Novo Horizonte
Escolas Estaduais:
- E. E. Albert Einstein
- E. E. Irany Jaime Farina
- E. E.Guarantã
- E. E.Prof. Élcio Prates
- E. E. Kreen Akarore
Escolas Particulares:
- Colégio Inovação
- E. Monteiro Lobato
Faculdades:
- AJES – Faculdade do Norte de Mato Grosso
- Faculdade Ortodoxa (FACO)
- Faculdade de Ciências sociais de Guarantã do Norte (UNIFLOR)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Universidade Aberta do Brasil (UAB)
Saúde
Na área da saúde há um hospital particular, além de clínicas especializadas, um hospital público e 7 postos de saúde da família, 1 Centro de Reabilitação, 01 Centro de Atenção Psicossocial e 1 Centro de Saúde.
Turismo
Guarantã do Norte respeita seus recursos naturais com desenvolvimento sustentável, por isso as inúmeras riquezas naturais são preservadas.
Para quem gosta de aventuras, os rios, cachoeiras e corredeiras com águas cristalinas são convite irrecusável, sem contar a pesca esportiva que tem como principal troféu dentre muitas espécies de peixes a matrinxã, o município abriga um sitio arqueológico com inscrições rupestres que permitem pesquisas e explorações históricas.
O ecossistema local é bastante diversificado tanto na fauna quanto na flora.
Barragem Usina Braço Norte pela BR 163 sentido Cuiabá-Santarém. Guarantã do Norte – MT.
O patrimônio ambiental é sem dúvida a maior riqueza que o município possui. Além de áreas de floresta Amazônica, o município conta com diversos pontos a serem visitados pelos turistas, como é o caso das cachoeiras, represas, pinturas rupestres, praias, etc.
Na região da Serra do Cachimbo, Vale do XV e na divisa com o Estado do Pará, podem ser encontradas muitas belezas como é o caso das cachoeiras Três Quedas e Bonita.
Na Linha 38 temos as pinturas rupestres e a Cachoeira do Nilton, entretanto a falta de estrutura para acesso decepciona alguns turistas.
orem, as belezas das quedas d’água proporcionam ótimos momentos de lazer. A cachoeirinha é uma boa opção também, Localizada a apenas 18 km da cidade, possui um fácil acesso e reserva boas emoções.
Dentre todas as opções, a Cachoeira do Arco Iris é uma das mais bonitas.
No entanto, por decisão do “proprietário” da área, esse local está indisponível para visitas, privando toda a população de desfrutar de mais um presente da natureza.
Além das opções mostradas, Guarantã do Norte ainda dispõe de outras opções como o Clube Paraíso, no rio Braço Sul, a Praia do Sol no rio Braço Norte e muitos outros que podem proporcionar um bom lazer. Além disso, a Cidade está localizada próxima ao Parque Estadual Cristalino, que proporciona outra opção de visita.
No campo da hotelaria, Guarantã do Norte conta com uma boa rede de Hotéis que podem proporcionar um ótimo conforto aos visitantes.
Conta também com uma boa quantidade de restaurantes e lanchonetes. Dentre os eventos que se destacam no intuito de atrair os turistas, pode-se citar o Festival de Pesca que acontece anualmente no rio Braço Norte, nas proximidades do Balneário Streg e que já é sinônimo de sucesso.
Balneário Streg
Pontos Turísticos:
Dentre os diversos pontos turísticos de Guarantã do Norte, destacam-se:
- Balneário Streg: É o local onde as famílias escolhem para passar os finais de semana, o local é bem estruturada com churrasqueiras, Tendas, e também tem um restaurante para aqueles que não queira levar comida.
- Rio Braço Norte: O Rio braço norte faz dele um verdadeiro manancial de água doce, vários locais turísticos só é possível pela existência do mesmo, além de ser o principal rio da cidade é também oque abastece com suas águas a população.
- Cachoeira Três Quedas: A cachoeira três quedas, está em divisa com Guarantã do Norte e Serra do Cachimbo no PÁ a cachoeira é um dos principais pontos turísticos da região do vale do 15 no município.
- Praça da Cultura: A praça da cultura, é um local onde os principais eventos acontecem Shows, Torneios, Gincanas, sendo a maior e mais bela praça da cidade, nos finais de semana Jovens de todos os Bairros se reúnem em rodas de amigos, para tomar Tereré bebida típica do estado Mato- grossense.
9 ▒ GALERIA de FOTOS
10 ▒ CRÉDITOS
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND
OUTRAS FONTES de PESQUISA:
• Cidades IBGE • Filmow • Adoro Cinema • BIO (facebook) • GShow • Aniv.Dia • Aniv.Famosos • History • History (facebook)
Paul Sampaio – Autor
PESQUISA e REALIZAÇÃO
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

2 de Junho – Caio Blat e Guarantã do Norte (MT) – 2017
☺ CAPA • Caio Blat 37 Anos ▒ CIDADE • Guarantã do Norte (MT) 36 Anos ▒ NASCIMENTOS • Marquês de Sade • Johnny Weissmuller • Charlie Watts • Stacy Keach • Dennis Haysbert • Tony Hadley • Túlio Maravilha • Adriano Grande (Egypcio) • Wentworth Miller • Antônio Rodrigo Nogueira • Rogério Minotouro •…
2 de Junho – Acontecimentos do Dia
☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ NASCIMENTOS • Marquês de Sade • Johnny Weissmuller • Charlie Watts • Túlio Maravilha • Antônio Rodrigo Nogueira • Antônio Rodrigo Nogueira • Rogério Minotouro • Caio Blat ▒ FALECIMENTOS • Santiago Bernabeu • Tim Lopes • Bo Diddley
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “2 de Junho • Dia Hoje • Edição 2022”