DESTAQUES DO DIA
♥ NASCIMENTOS • Barão do Rio Branco • Jessica Lange • Augusto dos Anjos • Joan Miró • Tito Puente • Miriam Pires • Chiquinho Brandão • Maurício Gugelmin • Shemar Moore • Miranda Kerr ♦ CIDADE • Caraguatatuba (SP) ♣ ÓBITOS • Bram Stoker • Cantinflas
• Dia do Diplomata
• Dia do Disco
FONTES
CIDADES ANIVERSIANTES
• Águas de Santa Bárbara (SP)
• Campestre da Serra (RS)
• Caraguatatuba (SP)
• Carinhanha (BA)
• Cunha (SP)
• Figueira (PR)
• Ipiranga do Sul (RS)
• Lagarto (SE)
• Lagoão (RS)
• Paranapanema (SP)
• Pesqueira (PE)
• Santo Expedito do Sul (RS)
• Tupanci do Sul (RS)
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND
▒ NASCIMENTOS
Barão do Rio Branco
José Maria da Silva Paranhos Júnior
(Rio de Janeiro, 20 de abril de 1845 — Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 1912)
advogado, diplomata, geógrafo, professor, jornalista e historiador brasileiro
Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, o Barão do Rio Branco ingressou nos estudos jurídicos ainda em 1862, na Faculdade de Direito de São Paulo, porém transferiu-se no último ano para a instituição pernambucana.
Filho de José Maria da Silva Paranhos, Visconde do Rio Branco, Rio Branco é o patrono da diplomacia brasileira e uma das figuras mais importantes da história do Brasil.
Foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 1911.
A diplomacia
Iniciou-se na carreira política como promotor público na comarca de Nova Friburgo (1868) e deputado geral pelo Partido Conservador representando a província de Mato Grosso (1869),[1] ainda no Império.
Em 1872 foi um dos fundadores e redator do periódico A Nação,[2] tendo colaborado, a partir de 1891, no Jornal do Brasil.
Cônsul-geral em Liverpool a partir de 1876, foi comissário do Brasil na Exposição Internacional de São Petersburgo em 1884,[2] superintendente em Paris dos serviços de imigração para o Brasil em 1889[2] e ministro plenipotenciário em Berlim em 1900,[3] assumindo o Ministério das Relações Exteriores de 3 de dezembro de 1902 até sua morte, em 1912.
Ocupou o cargo ao longo do mandato de quatro presidentes da república — governos de Rodrigues Alves, Afonso Pena, Nilo Peçanha e Hermes da Fonseca — configurando-se uma unanimidade nacional em sua época.
Recebeu o título de barão do Rio Branco às vésperas do fim do período imperial, mas continuou a utilizar o título “Rio Branco” em sua assinatura mesmo após a proclamação da república, em 1889.
Isso se deu por ser um monarquista convicto e para homenagear seu falecido pai, o senador e diplomata José Maria da Silva Paranhos, Visconde do Rio Branco.
O Instituto Rio Branco (IRBr) é a escola diplomática do Brasil, reconhecido internacionalmente como uma das melhores academias diplomáticas do mundo. O Instituto Rio Branco foi criado em 1945, na esteira das comemorações do centenário de nascimento do Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira.
Origem do Dia do Diplomata
O Dia do Diplomata no Brasil se comemora em 20 de abril em homenagem a ele, Barão de Rio Branco.
Devido à grande contribuição que o Barão do Rio Branco trouxe para a Chanceleria Brasileira, o Dia do Diplomata é comemorado no dia de seu aniversário.
Questões internacionais
Sua maior contribuição ao país foi a consolidação das fronteiras brasileiras, em especial por meio de processos de arbitramento ou de negociações bilaterais, conseguindo incorporar definitivamente ao Brasil 900 mil quilômetros quadrados,[4] destacando-se três questões de fronteiras: Amapá, Palmas e Acre.
Negociou com o Uruguai o condomínio sobre o Rio Jaguarão e a Lagoa Mirim, essencialmente uma concessão voluntária do Brasil a um vizinho que necessitava daqueles canais.
Por essa razão, foi homenageado pelo governo do Uruguai, sendo conferido seu nome à antiga Pueblo Artigas, hoje cidade de Rio Branco, no departamento de Cerro Largo, vizinha da brasileira Jaguarão.
Foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1907 – 1912) e escreveu dois livros.
Barão do Rio Branco
José Maria da Silva Paranhos Júnior
(Rio de Janeiro, 20 de abril de 1845 — Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 1912)
advogado, diplomata, geógrafo, professor, jornalista e historiador brasileiro
1884 – Augusto dos Anjos ▒ Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos (Sapé, 20 de abril de 1884 — Leopoldina, 12 de novembro de 1914) foi um poeta brasileiro, identificado muitas vezes como simbolista ou parnasiano. Todavia, muitos críticos, como o poeta Ferreira Gullar, preferem identificá-lo como pré-modernista, pois encontramos características nitidamente expressionistas em seus poemas.
1893 – Joan Miró ▒ Joan Miró i Ferrà (Barcelona, 20 de abril de 1893 — Palma de Maiorca, 25 de dezembro de 1983) foi um escultor, pintor, gravurista e ceramista surrealista catalão. [1] Em 1954, ganhou o prêmio de gravura da Bienal de Veneza e, quatro anos mais tarde, o mural que realizou para o edifício da UNESCO em Paris[1] Em 1978 recebeu a Medalha de Ouro da Generalidade da Catalunha e o |Prêmio Antonio Feltrinelli.
1923 – Tito Puente ▒ Ernesto Antonio “Tito” Puente (20 de abril de 1923 – 31 de maio de 2000) foi um músico, compositor e produtor americano, filho de porto-riquenhos, que viveu na comunidade espanhola do Harlem, em Nova York. É muitas vezes creditado como “O Rei dos Timbales”. Conhecido pelo mambo de se dançar e composições de jazz latino que tocou por mais de 50 anos. Ganhou cinco Grammy Awards.
1963 – Maurício Gugelmin ▒ Maurício Gugelmin (Joinville, 20 de abril de 1963) é um piloto brasileiro de Fórmula 1. Gugelmin competiu na Fórmula 1 durante quatro anos e, conseguiu como melhor colocação um terceiro lugar no Grande Prêmio do Brasil de 1989.
1927 – Miriam Pires ▒ Miriam de Souza Pires (Rio de Janeiro, 20 de abril de 1927 — Rio de Janeiro, 7 de setembro de 2004) foi uma atriz brasileira. Teve inúmeros trabalhos marcantes na televisão como em Irmãos Coragem (1970), Locomotivas (1977), Baila Comigo (1981), Final Feliz (1982), Tieta (1989) e Pedra sobre Pedra (1992), ambas na Rede Globo, Meus Filhos, Minha Vida (1984) (a única novela que protagonizou) no SBT e Tocaia Grande (1995) e Xica da Silva (1996) ambas na extinta Rede Manchete.
1952 – Chiquinho Brandão ▒ Participou do programa infantil Bambalalão da TV Cultura de São Paulo onde fazia o papel do cientista louco chamado Professor Parapopó. No cinema, trabalhou com vários diretores, entre eles os cineastas Walter Rogério, André Klotzel, Aloysio Raulino e Alain Fresnot. Ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Brasília em 1990, pelo filme “Beijo 2348/72” dirigido por Walter Rogério. Atuou em novelas como: “Bebê a Bordo” e “Top Model“, nas minisséries “Riacho Doce” e “O Sorriso do Lagarto“. Em sua homenagem, o Teatro Casa da Gávea possui a “Sala Chiquinho Brandão”.
1970 — Shemar Moore ▒ Shemar Moore (Oakland Califórnia, 20 de abril de 1970) é um ator americano. Conhecido pela personagem Derek Morgan da série de televisão Criminal Minds.
1983 — Miranda Kerr ▒ Miranda May Kerr (Gunnedah, 20 de Abril de 1983) é uma supermodelo australiana. Segundo a revista Forbes, Miranda Kerr foi, em 2007, a décima modelo mais bem paga do mundo, com ganhos estimados em 3,5 milhões de dólares.
Mural do pintor espanhol Joan Miró no Aeroporto de Barcelona.
▒ DESTAQUE
1949 – Jessica Lange ▒ Jessica Phyllis Lange (Cloquet, 20 de abril de 1949) é uma atriz estadunidense, vencedora de dois Oscars, três Emmys, um Tony, cinco Globos de Ouro e um SAG Award.[1]
Além de atriz, Lange é fotógrafa e ex-modelo, tendo sido símbolo sexual nos anos 1970.[2]
Estreou na Broadway em 1992, no papel de “Blanche” na peça Um bonde chamado desejo, de Tennessee Williams.
Em 2011 entrou para o elenco de American Horror Story, atuando durante quatro temporadas (Murder House, Asylum, Coven e Freak Show), deixou o elenco em 2015 com o final da 4ª temporada.
Lange estrelou o seu primeiro filme em 1976, King Kong, onde contracenava com um gorila mecânico, uma grande proeza para a época, após o sucesso do filme, Lange ganhou o globo de ouro de melhor nova estrela.[11][12]
Logo após veio o filme Tootsie, um sucesso que rendeu a Lange o Oscar, Globo de ouro e uma indicação ao BAFTA de melhor atriz coadjuvante.[13][14]
Na década de 90 Lange teve acertos e erros.
Em 1995 a jovem Jessica recebeu o convite para estrelar o filme Frances, junto a Anjelica Huston, Kevin Costner e Sam Shepard, filme que talvez foi o de maior sucesso de Lange, com indicações a prêmios importantes.[15][16]
Jessica se dedicou a vida inteira a atuação e deixando a fotografia apenas como um hobby e após vinte anos tirando fotos com sua câmera Leica M6 (presente de seu ex-marido Sam Shepard) de viagens feitas no México, Itália, Espanha e Finlândia, Jessica hoje realiza exposições mundo a fora, já expos em locais como na cidade de São Paulo,Moscou, Barcelona e Lisboa.
Lange teve um breve relacionamento com o bailarino e ator Mikhail Baryshnikov, com quem teve uma filha, Alexandra. Viveu entre 1982 e 2010 com o ator Sam Shepard, com quem teve dois filhos, Hanna e Walker.[26]
“Uma das melhores coisas de ter 50 anos, nessa indústria, é ter a certeza de que mulheres da minha idade nunca serão convidadas para um papel nesses filmes de ação cheios de testosterona, machões e cabeças-de-vento.” ― Jessica Lange
Fonte: Kdfrases
Jessica Lange
Jessica Phyllis Lange
(Cloquet, 20 de abril de 1949)
▒ EVENTOS HISTÓRICOS
- 1303 — A Universidade de Roma “La Sapienza” é instituída pelo Papa Bonifácio VIII.
1534 — Jacques Cartier começa sua primeira viagem ao que é hoje a costa leste do Canadá, a ilha da Terra Nova e o Labrador.
1535 — O fenômeno óptico atmosférico do halo é observado sobre Estocolmo e retratado na famosa pintura Vädersolstavlan.
- 1657 — A liberdade de religião é concedida aos judeus de Nova Amsterdã (mais tarde Nova Iorque).
1862 — Louis Pasteur e Claude Bernard completam o experimento refutando a teoria da geração espontânea.
1865 — O astrônomo Angelo Secchi demonstra o disco de Secchi, que mede a transparência da água, a bordo do iate do Papa Pio IX, L’Immaculata Concezion.
- 1876 — Início da Revolta de Abril. Sua supressão choca a opinião pública europeia, e a independência búlgara torna-se uma condição para o fim da Guerra russo-turca.
- 1902 — Pierre e Marie Curie anunciam o refino do cloreto de rádio, sem no entanto o purificarem até obter o elemento isolado (embora eles acreditassem tê-lo feito).
- 1922 — O governo soviético cria o Oblast Autônomo da Ossétia do Sul dentro da República Socialista Soviética da Geórgia.
- 1946 — A Sociedade das Nações é oficialmente dissolvida, transferindo a maior parte de seu poder para a Organização das Nações Unidas.
- 1963 – Início do Pan-Americano de São Paulo.
- 1968 – Pierre Elliott Trudeau toma posse como primeiro-ministro do Canadá.
1972 — Apollo 16, comandada por John Young, pousa na Lua.
1992 — Acontece o “The Freddie Mercury Tribute Concert“, um show no estádio de Wembley com diversos artistas mundialmente famosos, que tocaram músicas do Queen em homenagem a Bulsara.
- 1998 — O grupo terrorista alemão Fração do Exército Vermelho anuncia sua dissolução após 28 anos em atividade.
2008 — Danica Patrick vence o Indy Japan 300 tornando-se a primeira piloto na história a vencer uma corrida de Fórmula Indy.
▒ FALECIMENTOS


▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
- Brasil: Dia do Diplomata.
- Dia do Disco
- Canadá e Estados Unidos: 20 de abril é um dia cerimonial do fumo de maconha.
- Roma antiga: Festival de Pales, deusa pastoral dos bosques e dos campos.
▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1233 — O Papa Gregório IX edita a bula Licet ad capiendos, que marca o início da Inquisição: instituição jurídica da Igreja Católica Romana com o objetivo de combater as heresias.
- 1752 — Início da Guerra Konbaung-Hanthawaddy, uma nova fase na guerra civil da Birmânia (1740-1757).
- 1792 — A França declara guerra contra o “Rei da Hungria, Croácia e Boêmia“, dando início às guerras revolucionárias francesas.
- 1914 — Dezenove homens, mulheres e crianças morrem no Massacre de Ludlow durante uma greve de mineiros no Colorado.
- 1978 — Voo Korean Air Lines 902 é abatido pela União Soviética.
- 1980 — Clímax da Primavera Berbere na Argélia com centenas de ativistas políticos berberes presos.
- 1999 — Massacre na Columbine High School: Eric Harris e Dylan Klebold abrem fogo dentro da escola. Treze pessoas morrem e 21 ficam feridas. Após os tiroteios, ambos suicidam-se antes da SWAT entrar no colégio.
- 2010 — Explosão da plataforma Deepwater Horizon, causa 11 mortos e uma enorme maré negra.
- 2012 — Cento e vinte e sete pessoas morrem quando um avião cai em uma área residencial perto do Aeroporto Internacional Benazir Bhutto, em Islamabad, Paquistão.
▒ CIDADE ANIVERSARIANTE – IBGE
Caraguatatuba – SP
20 de abril de 1857
Caraguatatuba é um município brasileiro no litoral norte do estado de São Paulo.
Em 2014 sua estimativa populacional foi de 111 524 habitantes, resultando em uma densidade demográfica de 229,9 hab/Km².
Em 2013 foi o 75º mais populoso de São Paulo e o 269º de todo o país.
A cidade tem uma temperatura média anual de 25 °C e na vegetação original do município predomina a mata atlântica.
O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,759, considerando-se assim como elevado em relação ao país, sendo o 169º maior do estado.
Caraguatatuba tem boa infraestrutura composta por shoppings, supermercados e lojas.
A cidade é a economia mais importante do litoral norte.
Caraguatatuba é vocábulo tupi, que segundo Silveira Bueno significa “lugar de muitos caraguatás”, ou seja, “caraguatal”, “caraguatazal”.
Do tupi caraguatá: designação comum dada a várias espécies de plantas epífitas e terrestres da família das bromeliáceas, também conhecidas como gravatá, e tyba: abundância, grande quantidade, ajuntamento.
Foi elevada à categoria de vila em 1770. O crescimento do povoado veio com a chegada de famílias de estrangeiros, que se instalaram na Fazenda dos Ingleses.
A propriedade se estabeleceu em 1927 e trouxe benefícios como o aumento da população, a formação de trabalhadores agrícolas e artesãos, o surgimento do comércio e o crescimento substancial da arrecadação municipal.
É uma das quinze estâncias balneárias do estado de São Paulo.
▒ GALERIA de FOTOS
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

20 de Abril – Jessica Lange e Caraguatatuba (SP) – 2017
☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ CAPA • Jessica Lange ▒ CIDADE • Caraguatatuba (SP) ▒ NASCIMENTOS • Barão do Rio Branco • Augusto dos Anjos • Joan Miró • Tito Puente • Miriam Pires • Chiquinho Brandão • Maurício Gugelmin • Shemar Moore • Miranda Kerr ▒ FALECIMENTOS • Bram Stoker • Cantinflas
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “20 de Abril • Dia Hoje • Edição 2022”