DESTAQUES DO DIA
♥ NASCIMENTOS • Miriam Leitão • Billie Holiday • William Wordsworth • Marie Equi • Ravi Shankar • James Garner • Francis Ford Coppola • Mussum • Jackie Chan • Russell Crowe • Renata Ceribelli ♦ CIDADE Patrocínio (MG) ♣ ÓBITOS • Rafael • Henry Ford • Jim Clark
• Dia do Jornalista
• Dia do Médico Legista
• Dia Internacional para Reflexão do Genocídio de 1994 contra os Tutsi em Ruanda
• Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola
• Dia do Corretor
• Dia Mundial da Saúde
FONTES
CIDADES ANIVERSIANTES
• Araci (BA)
• Araçoiaba da Serra (SP)
• Ascurra (SC)
• Dores do Rio Preto (ES)
• Galvão (SC)
• Ipumirim (SC)
• Jeriquara (SP)
• José de Freitas (PI)
• Óleo (SP)
• Ouro (SC)
• Pariconha (AL)
• Patrocínio (MG)
• Ribeirão Corrente (SP)
• Rio Doce (MG)
• São Domingos (SC)
• Torrinha (SP)
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND
Miriam Leitão
Miriam Azevedo de Almeida Leitão
(Caratinga, 7 de abril de 1953)
Atualmente, apresenta o GloboNews Miriam Leitão e faz comentários no Bom Dia Brasil[1] e na coluna Panorama Econômico de O Globo.[2]
Biografia
Miriam Azevedo de Almeida Leitão nasceu em Caratinga, Minas Gerais, filha do Reverendo Uriel de Almeida Leitão, pernambucano, e de Mariana Azevedo de Almeida Leitão, mineira.
Formada na Universidade de Brasília, exerce a profissão há 40 anos.
Iniciou sua carreira em Vitória, estado do Espírito Santo, tendo atuado em diversos órgãos de comunicação, seja em jornal, rádio e televisão, tais como Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil, Veja, O Estado de S. Paulo, O Globo, Rádio CBN, Globo News e Rede Globo.
Foi repórter de assuntos diplomáticos da Gazeta Mercantil e editora de economia do Jornal do Brasil.
Em 1972, quando estava grávida, foi presa e torturada[3] física e psicologicamente pela ditadura militar brasileira por ser militante do Partido Comunista do Brasil.[4]
Desde 1991 é funcionária do Grupo Globo, na época ela ganhou uma coluna no Jornal O Globo.
Em 1996, ela passou a ser comentarista de economia do Jornal Hoje ao lado de Fátima Bernardes.[5]
Após a saída do JH, Miriam focou na área econômica e se tornou colunista de economia do Bom Dia Brasil, assumindo função que era de Ana Paula Padrão.
Em 2003 ela assumiu o Espaço Aberto Economia, substituindo Joelmir Betting que havia sido demitido por participar de comercial.[6]
Estilo
Conhecida por ser uma “comentarista econômica”[7] e pela “fama de brigona”,[8] o choro da jornalista ao falar sobre a morte de Zilda Arns contrapõe, segundo Alberto Dines, “o mito da objetividade” e “torna a profissão do jornalista menos burocrática, menos fleumática”.[9]
Para o comentarista econômico Carlos Alberto Sardenberg, ela “nunca se contentou com as explicações oficiais.[10]
Prêmios
Míriam Leitão é a terceira jornalista brasileira mais premiada de todos os tempos, de acordo com ranking elaborado pelo Jornalistas & Companhia, no ano de 2013.[40]
Entre os prêmios recebidos estão: Jornalismo Econômico Ayrton Senna, Jornalista do Ano pela Ordem dos Economistas do Brasil, da Federação Internacional de Jornalistas pelo combate à desigualdade racial, o prêmio “Maria Moors Cabot” da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.
Prêmio de Jornalismo Econômico Ibero-Americano de 2012, Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos de 2012.
Vários Prêmios Comunique-se nas categorias de jornalismo impresso e eletrônico.
Prêmio Esso de Informação Científica e Ambiental em 2013, pela reportagem feita com os índios Awá com o fotógrafo Sebastião Salgado.
- Jornalismo para Tolerância – 2003 (Federação Internacional de Jornalistas – FIJ)
- Orilaxé – 2003 (Grupo AfroReggae)
- Ayrton Senna de Jornalismo Econômico – 2004
- Camélia da Liberdade – 2005 (Ceap – Centro de Articulação de Populações Marginalizadas)
- Maria Moors Cabot Prize – 2005 (Escola de Jornalismo da Universidade de Colúmbia)
- Jornalista Econômico 2007, concedido pela Ordem dos Economistas do Brasil
- Prêmio Jabuti – 2012, Livro do Ano de não ficção e Livro-Reportagem, com “Saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda”[41]
- Jornalista mais admirada do país, junto com Ricardo Boechat – 2014[42]
- Prêmio Liberdade de Imprensa – 2017, Associação Nacional de Jornais (ANJ)[43]
Miriam Leitão
Miriam Azevedo de Almeida Leitão
(Caratinga, 7 de abril de 1953)
▒ NASCIMENTOS
1770 — William Wordsworth ▒ William Wordsworth (Cockermouth, 7 de abril de 1770 – Rydal Mount, 23 de abril de 1850) foi o maior poeta romântico inglês.
1872 — Marie Equi ▒ Marie Diana Equi (7 de abril de 1872 em New Bedford, Massachusetts – 13 de julho de 1952 em Portland, Oregon) foi uma médica, física e ativista anarquista membro da IWW. Importante ativista gay e feminista lutou pela liberdade dos homossexuais no contexto norte-americano do final do século XIX início do século XX. Militou também contra a realização duas guerras mundiais sendo durante toda sua vida adepta do pacifismo.
1920 — Ravi Shankar ▒ Pandit Ravi Shankar (bengali: রবি শংকর; nascido Robindro Shaunkor Chowdhury; Varanasi, 7 de abril de 1920 — San Diego, 11 de dezembro de 2012) foi um compositor e músico indiano. Ravi Shankar ficou conhecido em todo o mundo na década de 1960 ao colaborar com astros pop como os Beatles.
1928 — James Garner ▒ James Garner, (Norman, 7 de abril de 1928 — Los Angeles, 19 de julho de 2014) foi um premiado ator norte-americano. Estrelou em diversas séries, com uma carreira de mais de 50 anos.
1939 — Francis Ford Coppola ▒ Francis Ford Coppola (Pron.:ˈkɔppola; Detroit, 7 de Abril de 1939) é um produtor, roteirista e cineasta norte-americano. Coppola é conhecido por dirigir The Godfather (O Poderoso Chefão (título no Brasil) ou O Padrinho (título em Portugal).
1941 — Mussum ▒ Antônio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido como Mussum (Rio de Janeiro, 7 de abril de 1941 — São Paulo, 29 de julho de 1994) foi um músico, humorista e ator brasileiro.
Na indústria musical, integrou o grupo de samba Os Originais do Samba. Como humorista, fez parte dos Trapalhões.
1954 — Jackie Chan ▒ Chan Kong-sang (成龍 ou 房仕龍), mais conhecido como, Jackie Chan OBE (Victoria Peak, Hong Kong, 7 de abril de 1954), é um ator, produtor, roteirista, coreógrafo, diretor de cinema e cantor honconguês especialista em artes marciais, tendo estudado hapkido e vários estilos de Kung Fu, como Drunken Fist, Wing Chun, Shaolin do Norte, Monkey Style e Wushu moderno. Um fato que ajuda a o sucesso de Jackie Chan é o seu carisma com o público.
1964 — Russell Crowe ▒ Russell Ira Crowe (Wellington, 7 de abril de 1964) é um premiado ator e produtor de cinema neozelandês.
Depois do sucesso inicial na Sydney, onde sua família mora desde sua infância, tornou-se um ator de Hollywood no meio da década de 1990; ele ganhou o Óscar da Academia para Melhor Ator (principal) em 2001 por Gladiator.
1965 — Renata Ceribelli ▒ Renata Ceribelli (São José do Rio Preto, 7 de abril de 1965) é uma jornalista e apresentadora de televisão brasileira. Iniciou a carreira na EPTV Campinas em 1985. Após trabalhar no SBT,[2][3] Ceribelli teve destaque como apresentadora do programa Vitrine, da TV Cultura, de São Paulo, no início da década de 1990.
Já na Rede Globo trabalhou como repórter do Vídeo Show de 1993 a 1998 e também apresentadora do “Você Decide”atualmente é conhecida por seu trabalho no programa Fantástico[2][3].
▒ DESTAQUE
1915 — Billie Holiday ▒ Eleanora Fagan Gough (Filadélfia, 7 de abril de 1915 — Nova Iorque, 17 de julho de 1959), conhecida pelo nome artístico Billie Holiday ou Lady Day, foi uma cantora e compositora estadunidense de jazz.
Eleanora Fagan Gough nasceu em 7 de abril de 1915, em Filadélfia, Pensilvânia e foi criada em Baltimore por pais adolescentes.[1]
Quando nasceu, seu pai, Clarence Holiday, tinha quinze anos de idade e sua mãe, Saddy Fagan, apenas treze. Seu pai, guitarrista e banjoista, abandonou a família quando Billie ainda era bebê, seguindo viagem com uma banda de jazz.
Sua mãe, também inexperiente, frequentemente a deixava com familiares, ela teve uma infância difícil.[1]
Menina americana negra e pobre, Billie passou por todos os sofrimentos possíveis.
Aos dez anos foi violentada sexualmente por um vizinho, e internada numa casa de correção para meninas vítimas de abuso.
Aos doze, trabalhava lavando o chão de prostíbulos.
Aos quatorze anos, morando com sua mãe em Nova York, caiu na prostituição.
Sua vida como cantora começou em 1930.
Estando mãe e filha ameaçadas de despejo por falta de pagamento de sua moradia, Billie sai à rua em desespero, na busca de algum dinheiro.
Entrando em um bar do Harlem, ofereceu-se como dançarina, mostrando-se um desastre. Penalizado, o pianista perguntou-lhe se sabia cantar.
Billie cantou e saiu com um emprego fixo.
Billie nunca teve educação formal de música e seu aprendizado se deu ouvindo Bessie Smith e Louis Armstrong.
Cantou com as big bands de Artie Shaw e Count Basie.
E foi uma das primeiras negras a cantar com uma banda de brancos, em uma época de segregação racial nos Estados Unidos (anos 1930).
Consagrou-se apresentando-se com as orquestras de Duke Ellington, Teddy Wilson, Count Basie e Artie Shaw, e ao lado de Louis Armstrong.
Billie Holiday foi uma das mais comoventes cantoras de jazz de sua época.
Com uma voz etérea, flexível e levemente rouca, Sua dicção, seu fraseado, a sensualidade à flor da voz, expressando incrível profundidade de emoção, a aproximaram do estilo de Lester Young, com quem, em quatro anos, gravou cerca de cinquenta canções, repletas de swing e cumplicidade.
Lester Young foi quem lhe apelidou “Lady Day”.
A partir de 1940, apesar do sucesso, Billie Holiday, sucumbiu ao álcool e às drogas, passando por momentos de depressão, o que se refletia em sua voz.
Pouco antes de sua morte, Billie Holiday publicou sua autobiografia em 1956, Lady Sings the Blues, a partir da qual foi feito um filme, em 1972, tendo Diana Ross no papel principal[1].
Billie Holiday
Eleanora Fagan Gough
(Filadélfia, 7 de abril de 1915 — Nova Iorque, 17 de julho de 1959)
▒ EVENTOS HISTÓRICOS
- 529 — A primeira versão do Corpus Juris Civilis (uma obra jurídica fundamental) é publicada pelo imperador bizantino Justiniano.
1348 — Fundação da Universidade Carolina em Praga.
- 1521 — Fernão de Magalhães chega a Cebu nas Filipinas.
- 1724 — Estreia de Paixão segundo São João, BWV 245 de Johann Sebastian Bach na igreja de São Nicolau, Leipzig.
- 1795 — A convenção francesa estabelece o Sistema Métrico Decimal.
- 1805 — O compositor alemão Ludwig van Beethoven estreia sua Terceira Sinfonia, no Theater an der Wien em Viena.
- 1831 — O imperador Pedro I do Brasil abdica em favor de seu filho, Dom Pedro de Alcântara, então com 5 anos de idade, e nomeia José Bonifácio de Andrada e Silva seu tutor;
- 1906 — A Conferência de Algeciras dá a França e a Espanha o controle sobre o Marrocos.
- 1908 — Fundação da Associação Brasileira de Imprensa por Gustavo de Lacerda, no Rio de Janeiro.
- 1922 — Escândalo de Teapot Dome: o secretário do Interior dos Estados Unidos aluga as reservas petrolíferas de Teapot Dome, no Wyoming.
- 1946 — A independência da Síria da França é oficialmente reconhecida.
1948 — A Organização Mundial da Saúde é criada pelas Nações Unidas.
- 1956 — A Espanha renuncia ao seu protetorado em Marrocos.
1964 — IBM anuncia o System/360.
- 1969 — Data de nascimento simbólica da Internet: é publicada a RFC 1.
- 1983 — Durante a STS-6, os astronautas Story Musgrave e Donald Peterson realizam a primeira atividade extraveicular.
- 1992 — A República Sérvia anuncia a sua independência.
2001 — É lançada a sonda espacial Mars Odyssey.
- 2009 — Protestos em Chişinău, capital da Moldávia, por motivo de contestação dos resultados das eleições parlamentares, que deram a vitória ao candidato Vladimir Voronin, do Partido dos Comunistas.
▒ FALECIMENTOS
1614 — El Greco ▒ Doménikos Theotokópoulos (em grego: Δομήνικος Θεοτοκόπουλος), mais conhecido como El Greco, (“O Grego”; Heraclião ou Fodele, 5 de outubro de 1541 — Toledo, 7 de abril de 1614) foi um pintor, escultor e arquiteto grego que desenvolveu a maior parte da sua carreira na Espanha.
El Greco assinava suas obras com o nome original, ressaltando sua origem.

1947 — Henry Ford ▒ Henry Ford (Springwells, 30 de julho de 1863 — Dearborn, 7 de abril de 1947) foi um empreendedor estadunidense, fundador da Ford Motor Company, autor dos livros “Minha filosofia de indústria” e “Minha vida e minha obra”, e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo e a um menor custo. A introdução de seu modelo Ford T revolucionou os transportes e a indústria dos Estados Unidos.
1968 — Jim Clark ▒ James “Jim” Clark Jr., OBE (Kilmany, 4 de março de 1936 — Hockenheim, 7 de abril de 1968) foi um automobilista britânico que nasceu na Escócia, bicampeão mundial de Fórmula 1. Clark é reconhecido como um dos maiores talentos do esporte a motor e um piloto versátil capaz de competir em categorias de Stock Car(NASCAR), carros de turismo(BTCC), em ralis, em corridas de resistência(24 Horas de Le Mans) e nas 500 Milhas de Indianápolis, onde ele venceu na corrida de 1965.
▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
Internacional
- Dia Mundial da Saúde, celebrado pelos 191 membros da Organização Mundial de Saúde.
Moçambique
▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 451 — Átila, o Huno, saqueia a cidade de Metz e ataca outras cidades na Gália.
- 1827 — Guerra da Cisplatina: é iniciada a Batalha de Monte Santiago, que durou dois dias e terminou com a divisão naval argentina destruída pela Marinha Imperial do Brasil no litoral argentino.
- 1906 — O Monte Vesúvio entra em erupção e devasta Nápoles.
- 1968 — O campeão mundial britânico de automobilismo Jim Clark morre em um acidente durante uma corrida de Fórmula 2 em Hockenheim.
- 1994 — Genocídio de Ruanda: o massacre de tútsis começa em Kigali, Ruanda.
- 2011 — Massacre em escola deixa doze crianças e o atirador mortos no Rio de Janeiro.
▒ CIDADE ANIVERSARIANTE – IBGE
Patrocínio – MG
7 de abril de 1842
Patrocínio é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.
Sua população recenseada em 2010 era de 82 471 habitantes e em 2015 foi estimada em 88 648 habitantes.[6]
Patrocínio oferece uma vasta variedade de opções turísticas, como fazendas antigas, cachoeiras, Espaço Cultural, kartódromo, as trilhas para motocross, locais próprios para esportes radicais, entre outros.
Patrocínio é um município que compõe a região do Alto Paranaíba, da mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
Seus municípios vizinhos são: Monte Carmelo, Coromandel, Perdizes, Serra do Salitre, Guimarânia,Cruzeiro da Fortaleza e Iraí de Minas.
A Câmara do Município de Patrocínio é composta por 15 vereadores.
A região tem uma economia baseada na pecuária e agricultura, com gado leiteiro sendo a mais importante atividade juntamente com o café.
Dados atuais mostram que a cidade colhe 42.000 toneladas de café, o suficiente para servir 34 xícaras da bebida para cada brasileiro.
É também o terceiro maior produtor de hogs (suínos) no país.
Há também muitas pequenas indústrias e o setor comercial é muito forte.
Cristo Redentor de Patrocínio (MG)
▒ GALERIA de FOTOS
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

7 de Abril – Billie Holiday – Acontecimentos do Dia – 2017
☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ CAPA • Billie Holiday ▒ CIDADE • Patrocínio (MG) ▒ NASCIMENTOS • William Wordsworth • Marie Equi • Ravi Shankar • James Garner • Francis Ford Coppola • Mussum • Miriam Leitão • Jackie Chan • Russell Crowe • Renata Ceribelli ▒ FALECIMENTOS • Henry Ford • Jim Clark
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “7 de Abril • Dia Hoje • Edição 2022”