4 - ABRIL BLOG DIA HOJE MESES

6 de Abril • Dia Hoje • Edição 2022

Dia do Esporte pela Paz e da Saúde com Qualidade de Vida ♥ Aniversário de Rafael • Cacilda Becker • Patrick Hernandez • Juan Alba • Márcia Tiburi • Nívea Stelmann • Marina Elali • Jaqueline Khury • Limoeiro​ / PE ♦ ÓBITOS • Rafael • Ígor Stravinski • Isaac Asimov • Mickey Rooney

DESTAQUES DO DIA

♥ NASCIMENTOS • Rafael • Cacilda Becker • Patrick Hernandez • Juan Alba • Márcia Tiburi • Nívea Stelmann • Marina Elali • Jaqueline Khury • Limoeiro​ / PE ♦ ÓBITOS • Rafael • Ígor Stravinski • Isaac Asimov • Mickey Rooney

• Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz
• Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida

FONTES

WIKIWANDIBGECALENDARR

CIDADES ANIVERSIANTES

• Boquira (BA)
• Limoeiro (PE)
• Pedra Bela (SP)
• Rosário (MA)
• Santana do São Francisco (SE)

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

Rafael

Rafael Sanzio

em italiano: Raffaello Sanzio

( Urbino, 6 de abril de 1483Roma, 6 de abril de 1520)

mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano

Celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras.

Segundo historiadores e mestres da arte, o mais adequado é chamá-lo de Raffaello Santi, já que Sanzio fazia referência apenas ao seu local de nascimento e Santi era o sobrenome de seu pai, Giovanni Santi, nascido em Lucca, na Toscana.

Junto com Michelangelo e Leonardo da Vinci forma a tríade de grandes mestres do Alto Renascimento.[1]

Obra de Rafael, ‘Disputa’, em 1510.

Urbino era então capital do ducado do mesmo nome e seu pai, Giovanni Santi, pintor de poucos méritos mas homem culto e bem relacionado na corte do duque Federico da Montefeltro.

Transmitiu ao filho, de precoce talento, o amor pela pintura e as primeiras lições do ofício.

O duque, personificação do ideal renascentista do príncipe culto, encorajara todas as formas artísticas e transformara Urbino em centro cultural, a que foram atraídos homens como Donato Bramante, Piero della Francesca e Leon Battista Alberti.

Obra de Rafael, ‘Madona do Prado’, em 1506.

Pesquisador

Competente pesquisador interessado na Antiguidade Clássica, Rafael foi designado, em 1515, para supervisionar a preservação de preciosas inscrições latinas em mármore.

Dois anos depois, foi nomeado encarregado geral de todas as antiguidades romanas, para o que executou um mapa arqueológico da cidade.

Fez um exame detalhado da estrutura e dos elementos arquitetônicos do Panteão, como ninguém havia feito até aquele momento.[4]

Sua última obra, a “Transfiguração”, encomendada em 1517, desvia-se da serenidade típica de seu estilo para prefigurar coordenadas do novo mundo turbulento—o da expressão barroca.

Obra de Rafael, ‘Madona Esterházy’, em 1507.

Em consequência da profundidade filosófica de muitos de seus trabalhos, a reputação de humanista e pensador neoplatônico de Rafael implantou-se em Roma.

Entre seus amigos havia respeitados homens, como Castiglione e Pietro Aretino, além de muitos artistas.

Em 1519, ele projetou os cenários para a comédia I suppositi, de Ludovico Ariosto.

Coberto de honrarias, Rafael morreu em Roma em 6 de abril de 1520.

Obra de Rafael, ‘A Bela Jardineira’, em 1508.

Arquitetura

O primeiro trabalho arquitetônico conquistado por Rafael foi a posição de arquiteto da nova Basílica de São Pedro, cuja construção começou em 1506.

A posição havia sido vagada pela morte de Bramante em 1514.

Rafael mudou a planta de um desenho de inspiração grega para um design longitudinal.

Contudo este projeto foi modificado novamente após sua morte.

Dois anos depois ele projetou as linhas da importante Villa Madama em Roma. Construída para o papa, era uma imitação das villas que existiam por toda a Roma clássica e cuja descrição Rafael encontrou nos textos de Plínio, o Velho.

A Escola de Atenas, de Rafael – 1509/1510, Stanza della Segnatura, Museus Vaticanos

Política

O prestígio de Rafael até mesmo deu a sua obra um papel na criação e fortalecimento de alianças políticas, como no caso de trabalhos hoje em dia expostos no Museu do Louvre, que foram enviados à corte francesa, e o retrato de Lourenço de Médici para o partido florentino.

Rafael nunca se casou, ainda que algumas fontes afirmem que em 1514 ele estava noivo de Maria Bibbiena, sobrinha de um cardeal, mas o noivado terminou devido à morte prematura da jovem.

Diz a lenda que seu grande amor foi “Fornarina” (padeirinha), mas sua existência jamais foi confirmada.

Segundo Vasari, a morte prematura de Rafael foi causada por excesso de amor.

Rafael

Rafael Sanzio

em italiano: Raffaello Sanzio

( Urbino, 6 de abril de 1483Roma, 6 de abril de 1520)

mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano

Transfiguração, de Rafael – 1518-1520, Museus Vaticanos

▒ NASCIMENTOS

1949Patrick Hernandez ▒ Patrick Hernandez (Le Blanc-Mesnil, Seine-Saint-Denis 6 de Abril de 1949) é um cantor francês muito conhecido no fim da década de 1970. Nascido em Le Blanc-Mesnil, Seine-Saint-Denis, subúrbio de Paris, filho de pai espanhol e mãe austro- italiana, tornou-se famoso com a interpretação da canção “Born to be alive”, em 1979, um enorme sucesso em todo o mundo e característico do movimento disco.

1965Juan Alba ▒ Juan Pedro Martinez Alba Júnior (Campinas, 6 de abril de 1965) é um ator, apresentador e cantor brasileiro.Foi Modelo fora do Brasil, durante cerca de sete anos. Ao regressar ao seu país natal, trabalhou para a TV na Rede Bandeirantes no programa (Brasil Verdade). Eleito três vezes (1997 1998 2001) um dos homens mais bonitos do Brasil.


1970Márcia Tiburi ▒ Márcia Angelita Tiburi (Vacaria, 6 de abril de 1970) é uma artista plástica, professora de Filosofia e escritora brasileira. Graduada em filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), e em artes plásticas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996); mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) com ênfase em Filosofia Contemporânea.

1974Nívea Stelmann ▒ Nívea Stelmann Leôncio (Paraíba do Sul, 6 de abril de 1974) é uma atriz brasileira. Nívea fez um teste para participar do quadro “Estrela por um Dia”, no Domingão do Faustão. Ganhou a disputa e, um mês depois, foi convidada para atuar no seriado Malhação, em 1996. Wolf Maya, que era o diretor do programa, convidou Nívea para fazer Luana, uma professora de tênis. Depois que sua participação em Malhação acabou, Nívea, meses depois, foi convidada pelo diretor Paulo Ubiratan para interpretar o papel de Carolaine na novela A Indomada, de Aguinaldo Silva, que a popularizou no país.


1982Marina Elali ▒ Marina de Souza Dantas Elali (Natal, 6 de abril de 1982) é uma cantora e compositora brasileira. Além de novelas, filmes, minisséries e especiais, a cantora já participou de vários programas televisivos. Em 2012, Marina participou da minissérie da Rede Globo “O Brado Retumbante”. Em 2013, foi jurada do quadro “Mulheres que Brilham” do “Programa Raul Gil”.


 1984Jaqueline Khury ▒ Jaqueline Cury Cardoso (São Paulo, 6 de abril de 1984), mais conhecida como Jaque, é uma blogueira e repórter. Jaqueline fez pequenas participações em algumas produções da Rede Globo, como O Clone e Paraíso Tropical.[2][3] Esteve em dois filmes, o longa-metragem O Magnata[4] e “Ensaio”, curta-metragem de Márcio Salem. 

 

▒ DESTAQUE

1921Cacilda Becker ▒ Cacilda Becker Iaconis (Pirassununga, 6 de abril de 1921São Paulo, 14 de junho de 1969) foi uma atriz brasileira, uma das maiores lendas dos palcos nacionais.

Cacilda começou no teatro paulista como atriz amadora e se profissionalizou em 1948.

Neste ano, Nydia Lícia recusou um papel na peça “Mulher do Próximo”, de Abílio Pereira de Almeida, produzida pelo Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), para não ter que beijar nem dizer “amante” em cena, pois isto podia lhe custar o emprego numa importante loja.

Cacilda, que a substituiu, exigiu ser contratada como profissional, acabando com o velho preconceito de que artista sério deveria ser diletante.

Em 30 anos de carreira, Cacilda encenou 68 peças, no Rio de Janeiro e em São Paulo; fez três filmes (Luz dos Seus Olhos em 1947, Caiçara, em 1950 e Floradas na Serra, em 1954) e uma telenovela (Ciúmes, em 1966), na TV Tupi.

Além de outras participações em teleteatros na televisão, foi Cacilda quem inaugurou o Teatro Municipal de São Carlos com a peça Esperando Godot no começo de 1969.

Cacilda provocava paixões avassaladoras e teve três maridos, sendo o último Walmor Chagas, com quem adotou sua única filha, Maria Clara Becker Chagas, nascida em 1964.

Durante a apresentação do espetáculo Esperando Godot, que encenava com o marido, na capital paulista, em 6 de maio de 1969, Cacilda sofreu um derrame cerebral e foi levada para o hospital, ainda com as roupas de sua personagem.

Morreu após 38 dias de coma e foi sepultada no Cemitério do Araçá, com a presença de uma multidão de admiradores.

Cacilda Becker já foi retratada como personagem no cinema e na televisão, interpretado por Camila Morgado na minissérie “Um Só Coração” (2004) e Ada Chaseliov no filme “Brasília 18%” (2006).

Cacilda Becker também foi homenageada na peça Cacilda!, escrita por José Celso Martinez Corrêa.

Cacilda Becker foi interpretada por Bete Coelho, posteriormente por Leona Cavalli.

E em 2009 volta a ser homenageada pela Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona na peça Cacilda!!, interpretada por Anna Guilhermina.

Cacilda Becker

Cacilda Becker Iaconis

(Pirassununga, 6 de abril de 1921 – São Paulo, 14 de junho de 1969)

▒ EVENTOS HISTÓRICOS


1896 — Abertura, em Atenas, dos primeiros jogos olímpicos da era moderna.



1947 — O primeiro Tony Award, prêmio em reconhecimento ao sucesso no teatro americano, é entregue numa cerimônia no Waldorf-Astoria Hotel em Nova Iorque.


▒ FALECIMENTOS

1520Rafael ▒ Rafael Sanzio (em italiano: Raffaello Sanzio; Urbino, 6 de abril de 1483 — Roma, 6 de abril de 1520), frequentemente referido apenas como Rafael, foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras. Também é conhecido por Raffaello Sanzio, Raffaello Santi, Raffaello de Urbino ou Rafael Sanzio de Urbino.


1971Ígor Stravinski ▒ Ígor Fiódorovitch Stravinsky (em russo: И́горь Фёдорович Страви́нский; Oranienbaum, 17 de Junho de 1882 – Nova Iorque, 6 de Abril de 1971) foi um compositor, pianista e maestro russo, considerado por muitos um dos compositores mais importantes e influentes do século XX. Foi o arquétipo do russo cosmopolita, escolhido pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do século. 

1992Isaac Asimov ▒ Isaac Asimov (em russo: Исаак Юдович Озимов; transl.: Isaak Yudavich Azimov; Petrovichi, Rússia Soviética, atual Rússia, período entre 4 de outubro de 1919 e 2 de janeiro de 1920 — Brooklyn, 6 de abril de 1992) foi um escritor e bioquímico americano, nascido na Rússia, autor de obras de ficção científica e divulgação científica. Asimov é considerado um dos mestres da Ficção Científica e, junto com Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke, foi considerado um dos “três grandes” da ficção científica.


2014Mickey Rooney ▒ Mickey Rooney, nome artístico de Joseph Yule, Jr. (Brooklyn, 23 de setembro de 1920 — Los Angeles, 6 de abril de 2014), foi um ator e apresentador estadunidense, que atuou no cinema, televisão e teatro e recebeu diversos, incluindo o Óscar, o Globo de Ouro e o Emmy.

 

▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

  • Dia Mundial da Atividade Física

▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

CIDADE ANIVERSARIANTE – IBGE

Limoeiro (PE)

6 de abril de 1893

limoeirope.com.br

Limoeiro é um município brasileiro situado no estado de Pernambuco.

Localizado na Mesorregião do Agreste Pernambucano e na Microrregião do Médio Capibaribe

O município está inserido na bacia do Rio Capibaribe e sua vegetação é do tipo mata atlântica

O poder legislativo municipal é composto por 15 vereadores e a cidade tem hoje, uma população estimada em 56.269 habitantes (estatísticas IBGE/2015).

 No que diz respeito à educação básica, a cidade possui escolas e colégios municipais, estaduais e particulares e a GRE do Vale do Capibaribe.

Prefeitura de Limoeiro (PE)

No âmbito do ensino superior conta com a Faculdade de Ciências Aplicadas do Limoeiro (FACAL), a Universidade Aberta do Brasil (UAB), [2] que engloba quatro renomadas instituições de ensino – Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)[3], Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), [4] e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), [5], além da Escola Técnica Estadual José Humberto de Moura Cavalcanti (ETE).

Cristo Redentor de Limoeiro (PE)

Sua alimentação típica é caracterizada pela pamonha, canjica, munguzá, milho assado e cozido durante o período de junho a agosto.

▒ GALERIA de FOTOS

Legião Urbana • Maiores Sucessos • R$ 10,08 • Download Mp3

Coletânea de músicas da Legião Urbana, com Renato Russo nos vocais. São 18 músicas em Mp3 para download, por R$ 10,08 ♥ Eduardo e Monica • Angra dos Reis • Ainda é cedo • Tempo perdido • Será • Que país é esse • Pais e filhos • Quando o sol bater na janela • Teatro dos Vampiros • Meninos e Meninas • Índios • Eu sei • Há tempos

Bob Marley • Legend • R$ 7,84 • Download Mp3

Coletânea com os maiores sucessos de Bob Marley e The Wailers, do álbum Legend. São 14 músicas em Mp3 para download, por R$ 7,84 ♥ Is This Love • Three Little Birds • Buffalo Soldier • Get Up, Stand Up • Stir It Up • One Love • I Shot The Sheriff • Redemption Song • Satisfy My Soul • Exodus • Jammin’ • Could You Be Loved • No Woman No Cry

6 de Abril – Cacilda Becker – Acontecimentos do Dia – 2017

☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ CAPA • Cacilda Becker ▒ NASCIMENTOS • Rafael • Patrick Hernandez • Juan Alba • Márcia Tiburi • Nívea Stelmann • Marina Elali • Jaqueline Khury ▒ CIDADE • Limoeiro​ (PE) ▒ FALECIMENTOS • Rafael • Ígor Stravinski • Isaac Asimov • Mickey Rooney

21 de Maio • Dia Hoje • Edição 2022

Dia da Língua Nacional e da Diversidade Cultural ♥ Aniversário de Maria Fernanda Cândido • Roberto Frejat • Alexander Pope • Henri Rousseau • Andrei Sakharov • Gracindo Júnior • Nick Cassavetes • Fabiana Scaranzi • Fairuza Balk • Paloma Duarte ♦ CIDADE • Tombos (MG) ♣ ÓBITOS • Rajiv Gandhi • Ruy Mesquita

0 comentário em “6 de Abril • Dia Hoje • Edição 2022

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: