DESTAQUES DO DIA
♥ NASCIMENTOS • Rosa Luxemburgo • Caco Barcellos • P. D. Ouspensky • Heitor Villa-Lobos • Eddy Grant • Fernando Vannucci • Andy Gibb • Milton Leite • Dinho • Eva Mendes • Luciano Burti • Erika Oliveira ♦ ÓBITOS • Alessandro Volta • Correggio • John Belushi
• Dia do Filatelista Brasileiro
• Dia Nacional da Música Clássica
• Dia da Integração Cooperativista
FONTES
CIDADES ANIVERSIANTES
• Bom Jardim (RJ)
• Bom Jardim da Serra (SC)
• Caraúbas (RN)
• Couto de Magalhães de Minas (MG)
• Ilha Comprida (SP)
• Lourdes (SP)
• Ribeirão Bonito (SP)
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND
FONTE de PESQUISA:
• Cidades IBGE • Filmow • Adoro Cinema • BIO (facebook) • GShow • Aniv.Dia • Aniv.Famosos • History • History (facebook)
Rosa Luxemburgo
Rozalia Luksenburg;[1] em polonês, Róża Luksemburg
(Zamość, 5 de março de 1871 — Berlim, 15 de janeiro de 1919)
Tornou-se mundialmente conhecida pela militância revolucionária ligada à Social-Democracia da Polônia (SDKP), ao Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD) e ao Partido Social-Democrata Independente da Alemanha (USPD).
Participou da fundação do grupo de tendência marxista do SPD, que viria a se tornar mais tarde o Partido Comunista da Alemanha (KPD).
Em 1915, após o SPD apoiar a participação alemã na Primeira Guerra Mundial, Luxemburgo fundou, ao lado de Karl Liebknecht, a Liga Espartaquista.
Em 1° de janeiro de 1919, a Liga transformou-se no KPD.
Em novembro de 1918, durante a Revolução Espartaquista, ela fundou o jornal Die Rote Fahne (A Bandeira Vermelha), para dar suporte aos ideais da Liga.
Luxemburgo considerou o levante espartaquista de janeiro de 1919 em Berlim como um grande erro. [2]
Entretanto, ela apoiaria a insurreição que Liebknecht iniciou sem seu conhecimento.
Quando a revolta foi esmagada pelas Freikorps, milícias nacionalistas compostas por veteranos da Primeira Guerra que estavam desiludidos com a República de Weimar, mas que rejeitavam igualmente o marxismo e o avanço comunista, Luxemburgo, Liebknecht e alguns de seus seguidores foram capturados e assassinados.
Luxemburgo foi fuzilada e seu corpo jogado num curso d’água (o Landwehrkanal), em Berlim.
Em consequência de suas críticas às escolas Marxista-Leninista e correntes mais moderadas da escola social-democrática do socialismo, Luxemburgo tem conceito algo ambíguo por parte de estudiosos e teóricos da esquerda política.[3]
Apesar disso, Luxemburgo e Liebknecht são considerados mártires por alguns marxistas.
De acordo com o Gabinete Federal para a Proteção da Constituição, a comemoração em memória de Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht continua a desempenhar uma função importante entre a esquerda política alemã.[4]
Ideias
Luxemburgo defendeu o materialismo dialético de Marx e a concepção de história.
O que o revisionismo tem a dizer sobre o desenvolvimento objetivo do capitalismo?
Karl Kautsky, o socialista ético, rejeitou os argumentos neokantianos em favor do darwinismo social.
O proletariado teve que ser reorganizado em 1893, e antes em 1910-1911, o que era uma pré-condição para poderem agir.
Formaram a estrutura substantiva de argumentos com Rosa Luxemburgo em 1911, quando afastaram- se seriamente.
Mas para Kautsky, o que Luxemburgo entendia ser apropriado para os radicais, Lênin e Parvus na Rússia, não era necessariamente tão verdadeiro na Alemanha.
Kautsky era mais velho do que ela, mais cauteloso, considerando greves em massa como aventureirismo.
Mas a mudança qualitativa radical para a classe trabalhadora conduziria Luxemburgo em uma época de revolução, que ela pensou que tinha chegado.
Estava determinada a levar o capitalismo a seus limites para desenvolver a consciência de classe.[14]
A fim de obter organização e essa consciência, os trabalhadores tinham que ir à greve para testar a resistência à exploração; isso não seria exequível através de adesão cega à organização de um partido.[15]
Uma característica peculiar do pensamento de Rosa é o seu posicionamento em relação ao cristianismo.
Rosa escreveu um opúsculo denominado “O Socialismo e as Igrejas” (1905), onde, embora fosse ateia, atacou menos a religião enquanto tal e mais a política reacionária da Igreja.
Nessa obra afirmou que os socialistas eram mais fiéis aos preceitos originais do cristianismo do que o clero conservador da época, pois os socialistas lutavam por uma ordem social de igualdade, liberdade e fraternidade, e, portanto, os padres deveriam acolher favoravelmente o socialismo, se quisessem honestamente aplicar o preceito cristão de “amar o próximo, como a si mesmo”.
Além disso, denunciava o clero que apoiava os ricos, que exploram e oprimem os pobres, afirmando que ele estaria em contradição explícita com os ensinamentos cristãos, tal clero não serviria a Cristo, mas ao dinheiro.
Segundo Rosa, os primeiros cristãos seriam comunistas apaixonados e denunciavam a injustiça social.
Entretanto, essa causa seria, em sua época, do movimento socialista que traria aos pobres o Evangelho da fraternidade e da igualdade, chamando o povo para estabelecer na terra o Reino da liberdade e do amor pelo próximo.
Em vez de se envolver em uma batalha filosófica, em nome do materialismo, Rosa procurava salvar a dimensão social da tradição cristã para a transmitir ao movimento operário.[16]
A crítica à Revolução de Outubro
Em um artigo publicado pouco antes da Revolução de Outubro, Luxemburgo caracterizou a Revolução de Fevereiro de 1917 na Rússia como uma “revolução do proletariado” e disse que a “burguesia liberal” foi arrastada para o movimento pela exibição de “poder proletário”.
A tarefa do proletariado russo, disse ela, era agora acabar com a guerra mundial “imperialista”, além de lutar contra a “burguesia imperialista”.
A guerra mundial tornou a Rússia madura para uma revolução socialista.
Portanto, “o proletariado alemão é também … exposto a uma questão de honra, e uma questão muito fatídica.”[17]
Karl Liebknecht e Rosa Luxemburgo
Sua crítica afiada à Revolução de Outubro e aos bolcheviques foi diminuindo na medida em que comparou os erros da revolução e dos bolcheviques com o “fracasso completo do proletariado internacional”.[19]
Teóricos bolcheviques como Lenin e Trotsky responderam a esta crítica argumentando que as noções de Luxemburgo foram as dos marxistas clássicos, mas isso não se encaixava na Rússia de 1917.
Eles afirmaram que as lições da experiência real, como o confronto com os partidos burgueses, os tinha forçado a rever a estratégia marxista.
Rosa Luxemburgo
Rozalia Luksenburg;[1] em polonês, Róża Luksemburg
(Zamość, 5 de março de 1871 — Berlim, 15 de janeiro de 1919)
▒ NASCIMENTOS
1878 — P. D. Ouspensky ▒ Piotr Demianovitch Ouspensky, em russo: Пётр Демьянович Успенский, (Moscou, 5 de março de 1878 — Londres, 2 de outubro de 1947) foi um matemático e filósofo russo. Seus trabalhos se concentraram na discussão da existência de dimensões mais elevadas que a terceira.
1887 — Heitor Villa-Lobos ▒ Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro, 5 de março de 1887 — Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1959) foi um maestro e compositor brasileiro. Destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que contém nuances das culturas regionais brasileiras, com os elementos das canções populares e indígenas.
1948 — Eddy Grant ▒ Eddy Grant ou Edmond Montague Grant (Plaisance, 5 de março de 1948) é um músico da Guiana. Muito jovem, seus pais emigraram para o Reino Unido, onde ele se estabeleceu.
1951 — Fernando Vannucci ▒ .Fernando Antonio Vanucci Braz (Uberaba, 5 de março de 1951) é um radialista, apresentador de televisão e jornalista brasileiro, especializado na cobertura de esportes.
1958 — Andy Gibb ▒ Andrew Roy Gibb (Manchester, 5 de março de 1958 — Oxford, 10 de Março de 1988) foi um cantor britânico. Irmão mais novo de Barry, Robin e Maurice Gibb, conhecidos como os Bee Gees.
1959 — Milton Leite ▒ Milton Rodrigues Leite (São Paulo, 5 de março de 1959) é um jornalista e locutor esportivo brasileiro. Formado pela ECA-USP, começou sua carreira em 1978 na cidade de Jundiaí e a partir daí, passou por diversos veículos de comunicação entre eles a Rádio Difusora de Jundiaí, Jornal da Cidade, Jornal de Jundiaí, além do jornal O Estado de S. Paulo e a rádio Jovem Pan, onde foi apresentador do Show da Manhã.
1971 — Dinho ▒ Alecsander Alves Leite, mais conhecido como Dinho (Irecê, 5 de março de 1971 — Serra da Cantareira, 2 de março de 1996), foi um cantor brasileiro, vocalista da banda Mamonas Assassinas, além de apresentador, compositor e humorista.
1974 — Eva Mendes ▒ Eva Olivera Mendes [2] (Miami, 5 de março de 1974) é uma atriz norte-americana, de origem cubana.[3] Mais nova de quatro filhos (ela tem duas irmãs e um irmão), estudou na Igreja Católica Apostólica Romana para vir a ser freira.
1975 — Luciano Burti ▒ Luciano Pucci Burti (São Paulo, 5 de março de 1975) é um automobilista brasileiro. Teve uma breve passagem pela Fórmula 1, Burti correu pela equipe Jaguar em 2000 e 2001 . Desde 2004, trabalha como comentarista nas transmissões da Rede Globo, ao lado de Reginaldo Leme.[1]
1981 — Erika Oliveira ▒ Erika Oliveira é uma modelo portuguesa. Ela nasceu no Brasil e é filha de mãe angolana e pai português. Chegou a Portugal com 5 anos de idade.
▒ DESTAQUE
1950 — Caco Barcellos ▒ Cláudio Barcellos é um jornalista, repórter de televisão e escritor brasileiro, que se especializou em jornalismo investigativo, investigações, documentários e grandes reportagens sobre injustiça social e violência.[1]
É o autor do livro Rota 66, que lhe custou oito anos de pesquisa e várias ameaças. A obra fala sobre a Polícia em São Paulo. A investigação levou à identificação de 4.200 vítimas mortas pela Polícia Militar de São Paulo.
Em 2008, recebeu o Prêmio Especial das Nacões Unidas, como um dos cinco jornalistas que mais se destacaram, nos últimos 30 anos, na defesa dos direitos humanos no Brasil.
Cláudio Barcellos de Barcellos, mais conhecido como
Caco Barcellos
(Porto Alegre, 5 de março de 1950)
▒ EVENTOS HISTÓRICOS
- 1830 — Circula o primeiro exemplar do Jornal Matutina Meiapontense, em Meia Ponte (Atual Pirenópolis, Goiás). Este é o Primeiro Jornal do Centro-Norte brasileiro.
1946 — Winston Churchill utiliza pela primeira vez a palavra “Cortina de Ferro” no seu discurso na Universidade Westminster em Fulton, Missouri nos Estados Unidos.
- 1951 — Os Estados Unidos e o Alþingi assinam um acordo concordando que os Estados Unidos deveriam novamente ser responsáveis pela defesa da Islândia.
- 1958 — É criada a região autônoma de Guangxi Zhuang.
1960 — Alberto Korda faz a mítica fotografia de Ernesto Che Guevara, considerada a imagem mais reproduzida da história.
- 1970 — Entra em vigor o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares, após ser ratificado por 43 países.
- 1970 — Os átomos do Dúbnio foram pela primeira vez positivamente identificados.
- 1974 — Guerra do Yom Kippur: forças israelenses se retiram da margem ocidental do Canal de Suez.
- 1990 — Começa a publicar-se o jornal Público em Portugal.
- 1991 — Iraque liberta todos os prisioneiros da Guerra do Golfo.
- 1998 — Jogos Paralímpicos de Inverno de 1998, os primeiros Jogos Paraolímpicos de Inverno a serem realizados fora da Europa, ocorrem em Nagano, Japão.
- 2012 — Invisible Children lança a campanha Pare Kony com a publicação do documentário Kony 2012.
▒ FALECIMENTOS


1827 — Alessandro Volta, Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta (18 de fevereiro de 1745 – 5 de março de 1827) foi um químico, físico e pioneiro da eletricidade e da potência, creditado como o inventor da pilha voltaica e o descobridor do metano.
Ele inventou a pilha voltaica em 1799 e relatou os resultados de suas experiências em 1800 em uma carta de duas partes para o presidente da Royal Society.
Em 1881, uma unidade eléctrica fundamental, o volt, foi nomeada em homenagem a Volta.
▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
- Dia do Filatelista Brasileiro.
- Dia da Integração Cooperativista.
- Dia da Música Clássica.
▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1770 — Massacre de Boston: cinco estado-unidenses são mortos por tropas britânicas em um incidente que daria início à Guerra da Independência dos Estados Unidos cinco anos mais tarde.
- 1836 — Samuel Colt produz o primeiro modelo de revólver (calibre 34).
- 1933 — O Partido Nazista ganha 44 por cento dos votos nas eleições parlamentaristas na Alemanha.
- 1933 — Grande Depressão: Presidente Franklin D. Roosevelt declara “feriado bancário”, fechando todos os bancos estado-unidenses e congelando todas as transações financeiras, dando início à implementação do New Deal.
- 1940 — Membros do politburo soviético assinam uma ordem para a execução de 25 700 pessoas da inteligência polonesa, incluindo 14 700 prisioneiros de guerra poloneses, conhecido também por Massacre de Katyn.
- 2015 — Nimrud, Dur Sharrukin e Hatra, sítios arqueológicos milenares e patrimônio cultural no Iraque, são destruídos por forças do Estado Islâmico.
▒ CIDADE ANIVERSARIANTE – IBGE
Portal de entrada de Bom Jardim da Serra
Bom Jardim da Serra é um pequeno município na Serra Catarinense, localizado a 239 km de Florianópolis e a 364 km de Porto Alegre. É uma cidade pouco desenvolvida, mas repleta de belezas naturais. Seus principais atrativos são cachoeiras, cânions e a Serra do Rio do Rastro, um dos locais mais visitados do estado de Santa Catarina.
▒ GALERIA de FOTOS
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

5 de Março – Acontecimentos do Dia – Edição 2017
☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ NASCIMENTOS • Rosa Luxemburgo • P. D. Ouspensky • Heitor Villa-Lobos • Eddy Grant • Caco Barcellos • Fernando Vannucci • Andy Gibb • Milton Leite • Dinho • Eva Mendes • Luciano Burti • Erika Oliveira ▒ FALECIMENTOS • Correggio • John Belushi
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “5 de Março • Dia Hoje • Edição 2022”