3 - MARÇO BLOG DIA HOJE

4 de Março • Dia Hoje • Edição 2022

Dia Mundial da Oração ♥ Aniversário de Miriam Makeba • Antonio Vivaldi • Aleksander Stepánovich Popov • Tancredo Neves • Ademilde Fonseca • Inezita Barroso • Paul Mauriat • Jim Clark • Carlos Vereza • Lucio Dalla • Dadá Maravilha • Juca Kfouri • Catherine O'Hara • Gabriel ♦ ÓBITOS • Celly Campello

DESTAQUES DO DIA

♥ NASCIMENTOS • Miriam Makeba • Antonio Vivaldi • Aleksander Stepánovich Popov • Tancredo Neves • Ademilde Fonseca • Inezita Barroso • Paul Mauriat • Jim Clark • Carlos Vereza • Lucio Dalla • Dadá Maravilha • Juca Kfouri • Catherine O’Hara • Gabriel ♦ ÓBITOS • Celly Campello

• Dia Mundial da Oração 2022

FONTES

WIKIWANDIBGECALENDARR

CIDADES ANIVERSIANTES

• Pindobaçu (BA)
• Queluz (SP)
• Santa Terezinha (MT)

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

FONTE de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Miriam Makeba

Zenzile Miriam Makeba, também chamada de “Mama Africa”

(Joanesburgo, 4 de março de 1932Castel Volturno, 10 de novembro de 2008)

cantora, compositora, atriz, embaixadora da boa vontade da ONU e ativista pelos direitos humanos e contra o apartheid sul-africana

Seus gêneros musicais incluíam o jazz, World Music e Afro-Pop.

Filha de pais suazi e xhosa, Makeba foi forçada a encontrar trabalho ainda criança, após a morte do pai.

Ela teve seu primeiro casamento com somente dezessete anos, num relacionamento aparentemente abusivo e do qual deu à luz seu único filho, em 1950.

Sobreviveu a um câncer de mama.

Seu talento musical foi reconhecido quando ainda era criança e começou a cantar profissionalmente na década de 1950 em conjuntos de seu país natal como os Cuban Brothers, os Manhattan Brothers e um grupo feminino, Skylarks, apresentando uma mistura de jazz, melodias tradicionais africanas e música pop ocidental.

Em 1959 Makeba teve uma pequena participação no filme anti-apartheid Come Back, Africa mas que foi suficiente para chamar atenção internacional e então apresentar-se em Veneza, Londres e Nova York.

Em Londres conheceu o cantor estadunidense Harry Belafonte, que se tornou seu mentor e amigo.

Ela então se mudou para Nova York, onde logo se tornou popular e gravou seu primeiro álbum solo em 1960.

Sua tentativa de retornar à África do Sul naquele ano para o funeral da mãe foi impedida pelo governo do país.

A carreira de Makeba floresceu nos Estados Unidos.

Ali ela teve a direção musical do brasileiro Sivuca a partir de 1964, realizando turnês e lançando vários álbuns e canções, sendo a mais popular “Pata Pata” (1967).

Junto com Belafonte, ela recebeu um prêmio Grammy por seu álbum de 1965, An Evening with Belafonte/Makeba.

Ela testemunhou contra o governo sul-africano nas Nações Unidas e envolveu-se no movimento pelos direitos civis.

Ela se casou com Stokely Carmichael, líder do Partido dos Panteras Negras, em 1968.

Como resultado, ela perdeu o apoio entre os americanos brancos.

O governo dos EUA cancelou seu visto enquanto ela estava viajando para o exterior, o que forçou o casal a se mudar para a Guiné.

Ela continuou a se apresentar, principalmente em países africanos, incluindo em várias celebrações de independência.

Ela passou a escrever e executar músicas mais explicitamente críticas do apartheid; a canção “Soweto Blues” de 1977, escrita por seu ex-marido Hugh Masekela, era sobre o levante de Soweto.

Depois que o apartheid foi desmantelado em 1990, Makeba voltou para a África do Sul.

Ela continuou gravando e se apresentando, incluindo um álbum de 1991 com Nina Simone e Dizzy Gillespie, e apareceu no filme Sarafina!.

Ela foi nomeada embaixadora da boa vontade da ONU em 1999 e fez campanha por causas humanitárias.

Morreu de ataque cardíaco durante um show em 2008, na Itália.

Makeba, considerada a “imperatriz da canção africana”,[1] foi um dos primeiros músicos africanos a receber reconhecimento mundial.

Ela trouxe a música africana para o público ocidental e popularizou a world music e o gênero afro-pop.

Ela também popularizou várias canções críticas ao apartheid e se tornou um símbolo de oposição ao sistema, especialmente depois que seu direito de retorno foi revogado.

Após sua morte, o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela disse que “sua música inspirou um poderoso sentimento de esperança em todos nós”.

Exílio

“Sempre quis sair de casa. Nunca imaginei que eles iriam me impedir de voltar. Talvez, se eu soubesse, nunca tivesse partido. É meio doloroso estar longe de tudo que você já conheceu. Ninguém saberá a dor do exílio até estar no exílio. Não importa aonde você vá, há momentos em que as pessoas mostram gentileza e amor, e há momentos em que mostram que você está com eles, mas não é um deles. É quando dói.” – Miriam Makeba[nota 5]

Logo após o massacre de Sharpeville, em 1960, Miriam soube que sua mãe havia morrido.

Quando ela tentou voltar para casa para o funeral, descobriu que seu passaporte sul-africano havia sido cancelado.[4][38]

Ativismo

Makeba era das pessoas mais visíveis na campanha contra o sistema racista que se instalara na África do Sul,[11][120] e foi responsável por popularizar várias canções anti-apartheid, dentre as quais “Meadowlands” de Strike Vilakezi e “Ndodemnyama we Verwoerd” (“Cuidado, Verwoerd”) de Vuyisile Mini.[117]

Graças à sua grande projeção, ela se tornou uma espécie de porta-voz dos africanos que viviam sob regimes opressores e, em especial, dos sul-africanos negros que viviam sob o apartheid.

Miriam Makeba

Zenzile Miriam Makeba, também chamada de “Mama Africa”

(Joanesburgo, 4 de março de 1932Castel Volturno, 10 de novembro de 2008)

cantora, compositora, atriz, embaixadora da boa vontade da ONU e ativista pelos direitos humanos e contra o apartheid sul-africana

Seus gêneros musicais incluíam o jazz, World Music e Afro-Pop.

▒ NASCIMENTOS

4-de-marco-antonio-vivaldi-compositor-classico-italiano

1678Antonio Vivaldi ▒ Antonio Lucio Vivaldi (Veneza, 4 de março de 1678 — Viena, 28 de julho de 1741) foi um grande compositor e músico italiano do estilo barroco tardio. Tinha a alcunha de il Prete Rosso (“o padre ruivo”) por ser um sacerdote católico de cabelos ruivos. É conhecido do grande público principalmente por seus quatro concertos para violino e orquestra denominados Le quattro stagioni (“As Quatro Estações”).[2]


4-de-marco-aleksander-stepanovich-popov%e2%80%8b-fisico-russo

1859Aleksander Stepánovich Popov ▒ Aleksander Stepánovich Popov (em russo: Алекса́ндр Степа́нович Попо́в; Turinskiye Rudniki, 16 de março de 1859 – São Petersburgo, Rússia, 13 de janeiro de 1906), foi um físico russo. Pelo calendário juliano nasceu a 4 de março de 1859, em Turínskiye Rudnikí, atual Krasnoturinsk, nos Urais. Foi o inventor da antena e, através dela, transmitiu ondas electromagnéticas à distância. Em 1890 continuou com as experiências iniciadas pelos pioneiros da rádio, como Hertz. Em 1894 construiu o primeiro receptor de rádio, uma versão do coesor, e apresentou-o à Sociedade Russa de Física e Química a 7 de Maio de 1895. Em Março de 1896 efetuou uma transmissão de rádio entre 2 edifícios do campus universitário e em 1898 transmitiu sinais entre terra e um barco que se encontrava a 5 quilômetros da costa.Na mesma época, Marconi, de forma independente, realizava as investigações que o levaram a conseguir fazer a primeira transmissão sem fios.


4-de-marco-tancredo-neves-politico-brasileiro

1910Tancredo Neves ▒ Tancredo de Almeida Neves GCTE (São João del-Rei, 4 de março de 1910 — São Paulo, 21 de abril de 1985) foi um advogado, empresário e político brasileiro. Natural do sul de Minas Gerais, formou-se em direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais.


4-de-marco-ademilde-fonseca-cantora-brasileira

1921Ademilde Fonseca ▒ Ademilde Fonseca Delfino (São Gonçalo do Amarante, 4 de março de 1921 — Rio de Janeiro, 27 de março de 2012), mais conhecida como Ademilde Fonseca, foi uma cantora brasileira.

4-de-marco-ademilde-fonseca-cantora-brasileira

Suas interpretações a consagraram como a maior intérprete do choro cantado, sendo considerada a “Rainha do choro”.


4-de-marco-inezita-barroso-cantora-e-apresentadora-brasileira

1925Inezita Barroso ▒ Inezita Barroso, nome artístico de Ignez Magdalena Aranha de Lima (São Paulo, 4 de março de 1925 — São Paulo, 8 de março de 2015), foi uma cantora, atriz, instrumentista, bibliotecária , folclorista, professora, apresentadora de rádio e televisão brasileira.

4-de-marco-inezita-barroso-cantora-e-apresentadora-brasileira

Ganhou o título de doutora honoris causa em folclore e arte digital pela Universidade de Lisboa e atuou também em espetáculos, álbuns, cinema, teatro e produzindo espetáculos musicais de renome nacional e internacional.

4-de-marco-paul-mauriat-orquestrador-frances

1925Paul Mauriat ▒ Paul Mauriat (Marselha, 4 de março de 1925 – Perpinhã, 3 de novembro de 2006) foi um orquestrador francês, especializado em Easy Listening. Seu trabalho mais famoso é de 1968: “L’amour est bleu” (“Love is Blue”), originalmente gravado por Andre Popp.


4-de-marco-jim-clark-automobilista-britanico

1936Jim Clark ▒ James “Jim” Clark Jr., OBE (Kilmany, 4 de março de 1936 — Hockenheim, 7 de abril de 1968) foi um automobilista britânico que nasceu na Escócia, bicampeão mundial de Fórmula 1. Clark é reconhecido como um dos maiores talentos do esporte a motor e um piloto versátil capaz de competir em categorias de Stock Car(NASCAR), carros de turismo(BTCC), em ralis, em corridas de resistência(24 Horas de Le Mans) e nas 500 Milhas de Indianápolis, onde ele venceu na corrida de 1965.


1-de-marco-lucio-dalla-cantor-e-compositor-italiano

1943Lucio Dalla ▒ Lucio Dalla (Bolonha, 4 de março de 1943 — Montreux, 1 de março de 2012) foi um cantor e compositor italiano. Era também tecladista e clarinetista, sendo um dos mais célebres cantautores italianos, considerando que sua carreira ultrapassou 50 anos de atividade artística.


4-de-marco-dada-maravilha-ex-futebolista-brasileiro

1946Dadá Maravilha ▒ Dario José dos Santos, mais conhecido como Dadá Maravilha (Rio de Janeiro, 4 de março de 1946), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como centroavante. É o quinto maior artilheiro do futebol brasileiro com 926 gols.


4-de-marco-juca-kfouri-jornalista-esportivo-brasileiro

1950Juca Kfouri ▒ José Carlos “Juca” Amaral Kfouri (São Paulo, 4 de março de 1950) é um jornalista esportivo brasileiro, com trabalhos em jornais, revistas, rádio e TV, e também como escritor de livros.


4-de-marco-catherine-ohara-atriz-canadense

1954Catherine O’Hara ▒ Catherine Anne O’Hara (Toronto, Ontário, 4 de março de 1954) é uma atriz canadense. É mais conhecida por seu trabalho na comédia (SCTV) e em seus papeis nos filmes: Depois de Horas, Os Fantasmas Se Divertem, Esqueceram de Mim, Amor Certo, Hora Errada (2013) e O Estranho Mundo de Jack e também em Mockumentary’s escritos e dirigidos por Christopher Guest, filmes como: Waiting for Guffman, Best in Show, A Mighty Wind, e For Your Consideration.


4-de-marco-gabriel-o-pensador-cantor-e-compositor-brasileiro

1974Gabriel, o Pensador ▒ Gabriel Contino (Rio de Janeiro, 4 de março de 1973), mais conhecido pelo nome artístico Gabriel, o Pensador, é um rapper, compositor, escritor e empresário brasileiro. Iniciou sua carreira musical ao lançar uma fita demo com a música “Tô Feliz (Matei o Presidente)”, sendo logo contratado pela Sony Music.

 

▒ DESTAQUE

4-de-marco-carlos-vereza-ator-escritor-e-dublador-brasileiro

1939Carlos Vereza ▒ Carlos Vereza (Rio de Janeiro, 4 de março de 1939), é um ator brasileiro.

No CPC (Centro Popular de Cultura), cuja sede funcionava no prédio da UNE, Vereza permaneceu por três anos, fazendo teatro de rua.

4-de-marco-carlos-vereza-ator-escritor-e-dublador-brasileiro

Nessa época também participavam do CPC Ferreira Gullar, Arnaldo Jabor, Flávio Migliaccio, Cacá Diegues, Helena Ignez, João das Neves e Francisco Milani, entre outros.

Após o golpe militar de 1964, o fechamento da UNE e dos CPCs, Vereza fez teatro com Antonio Abujamra

4-de-marco-carlos-vereza-ator-brasileiro

Em 1969, ingressou na Tv Globo, convidado por Dias Gomes, onde fez um grande número de telenovelas.[2]

Por mais de 20 anos, Vereza foi militante do Partido Comunista Brasileiro.

Vereza atuou em mais de 30 peças teatrais e escreveu duas: Nó Cego (1977) e Transaminases (1980).

4-de-marco-carlos-vereza-ator-escritor-dublador-brasileiro

No cinema, atuou em mais de dez filmes, entre eles Memórias do Cárcere (1984), de Nelson Pereira dos Santos, no qual interpretou Graciliano Ramos e recebeu pelo trabalho vários prêmios, dentre os quais, o Pavão de Ouro, no 10º Festival Internacional de Cinema da Índia.[3]

4-de-marco-carlos-vereza-ator-brasileiro

Carlos Alberto Vereza de Almeida, mais conhecido como

Carlos Vereza

(Rio de Janeiro, 4 de março de 1939), é um ator brasileiro.

Entrevista com Carlos Vereza em 10 de abril de 2013, e um trecho da peça ‘O Teste’, onde Vereza faz um monólogo para a plateia do Jô. Carlos Vereza voltou aos palcos depois de 21 anos de ausência, com esta peça em 2013, que foi escrita, dirigida e encenada por ele mesmo, ao lado da atriz Carolinie Figueiredo. Assista à entrevista completa diretamente no globoplay.globo.com

▒ EVENTOS HISTÓRICOS

▒ FALECIMENTOS

2003Celly Campello ▒ Célia Benelli Campello, cujo nome artístico era Celly Campello (São Paulo, 18 de junho de 1942Campinas, 4 de março de 2003[1]) foi uma cantora e precursora do rock no Brasil. Também fez uma participação como atriz na novela Estúpido Cupido.

4-de-marco-celly-campello-cantora-brasileira

A carreira explodiu em 1959 com a versão brasileira de Stupid Cupid, que no Brasil virou Estúpido Cupido. A música foi lançada no programa do Chacrinha e se tornou um sucesso em todo país no ano de 1959. Nesse mesmo ano participou do longa-metragem de Mazzaropi, Jeca Tatu.

Durante a vida Campello gravou outros sucessos: Lacinhos Cor-de-Rosa, Billy, Banho de Lua, que lhe renderam inúmeros prêmios e troféus, inclusive no exterior, e lhe deram o título de Rainha do Rock Brasileiro.
4-de-marco-celly-campello-cantora-brasileira
 

▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

BIO INTERNACIONAL

▒ GALERIA de FOTOS

Legião Urbana • Maiores Sucessos • R$ 10,08 • Download Mp3

Coletânea de músicas da Legião Urbana, com Renato Russo nos vocais. São 18 músicas em Mp3 para download, por R$ 10,08 ♥ Eduardo e Monica • Angra dos Reis • Ainda é cedo • Tempo perdido • Será • Que país é esse • Pais e filhos • Quando o sol bater na janela • Teatro dos Vampiros • Meninos e Meninas • Índios • Eu sei • Há tempos

Bob Marley • Legend • R$ 7,84 • Download Mp3

Coletânea com os maiores sucessos de Bob Marley e The Wailers, do álbum Legend. São 14 músicas em Mp3 para download, por R$ 7,84 ♥ Is This Love • Three Little Birds • Buffalo Soldier • Get Up, Stand Up • Stir It Up • One Love • I Shot The Sheriff • Redemption Song • Satisfy My Soul • Exodus • Jammin’ • Could You Be Loved • No Woman No Cry

4 de Março – Acontecimentos do Dia – Edição 2017

☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ NASCIMENTOS • Antonio Vivaldi • Aleksander Stepánovich Popov • Tancredo Neves • Ademilde Fonseca • Inezita Barroso • Paul Mauriat • Jim Clark • Carlos Vereza • Lucio Dalla • Dadá Maravilha • Juca Kfouri • Catherine O’Hara • Gabriel ▒ FALECIMENTOS • Celly Campello

21 de Maio • Dia Hoje • Edição 2022

Dia da Língua Nacional e da Diversidade Cultural ♥ Aniversário de Maria Fernanda Cândido • Roberto Frejat • Alexander Pope • Henri Rousseau • Andrei Sakharov • Gracindo Júnior • Nick Cassavetes • Fabiana Scaranzi • Fairuza Balk • Paloma Duarte ♦ CIDADE • Tombos (MG) ♣ ÓBITOS • Rajiv Gandhi • Ruy Mesquita

0 comentário em “4 de Março • Dia Hoje • Edição 2022

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: