2 - FEVEREIRO BLOG DIA HOJE MESES

4 de Fevereiro • Dia Hoje • Edição 2022

Dia do Facebook, do Câncer e de Macapá (AP) ♥ Aniversário de Rosa Parks • Almeida Garrett • Charles Lindbergh • Alice Cooper • Gabrielle Anwar • Sabrina Sato • Clyde Tombaugh • Betty Friedan • Sergio Marone • Michel Gomes ♦ ÓBITOS • Karen Carpenter • Paulo Francis • Hilda Hilst • Odete Lara

DESTAQUES DO DIA

♥ NASCIMENTOS • Rosa Parks • Almeida Garrett • Charles Lindbergh • Alice Cooper • Gabrielle Anwar • Sabrina Sato • Clyde Tombaugh • Betty Friedan • Sergio Marone • Michel Gomes ♦ ÓBITOS • Karen Carpenter • Paulo Francis • Hilda Hilst • Odete Lara

• Criação do Facebook (2004)
• Dia do Amigo do Facebook
• Dia Mundial do Câncer
• Aniversário de Macapá

FONTES

WIKIWANDIBGECALENDARR

CIDADES ANIVERSIANTES

• Dois Córregos (SP)
• Itambé (PE)
• Jacuípe (AL)
• Macapá (AP)
• Paudalho (PE)
• Presidente Castello Branco (SC)
• Garanhuns (PE)

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

FONTE ► WIKIWAND

NASCIMENTOS

4-de-fevereiro-almeida-garrett-escritor-portugues

1799Almeida Garrett ▒ João Batista da Silva Leitão de Almeida Garrett e mais tarde 1.º Visconde de Almeida Garrett, (Porto, 4 de fevereiro de 1799 — Lisboa, 9 de dezembro de 1854) foi um escritor e dramaturgo romântico, orador, par do reino, ministro e secretário de estado honorário português.

Grande impulsionador do teatro em Portugal, uma das maiores figuras do romantismo português, foi ele quem propôs a edificação do Teatro Nacional de D. Maria II e a criação do Conservatório de Arte Dramática.


4-de-fevereiro-charles-lindbergh-aviador-estadunidense

1902Charles Lindbergh ▒ Charles Augustus Lindbergh (Detroit, 4 de fevereiro de 1902 — Havaí, 26 de agosto de 1974) foi um pioneiro da aviação estadunidense e ficou famoso por ter feito o primeiro voo solitário transatlântico sem escalas em avião, em 1927, embora o primeiro voo transatlântico a ser de facto realizado por aviadores das Américas tenha sido feito pelos brasileiros João Ribeiro de Barros, Newton Braga e João Negrão, em 28 de abril de 1927, ou seja, 23 dias antes de Lindbergh.

Lindbergh foi acusado de simpatizar com o Nazismo.

No final da década de 1930 esteve na Alemanha na companhia de sua esposa, Anne Morrow. Elogiou a tecnologia aeronáutica daquele país.

Em 1936 esteve presente na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, em Berlim ao lado de Adolf Hitler.

4-de-fevereiro-charles-lindbergh-aviador-estadunidense

Iniciada a Segunda Guerra Mundial defendeu a neutralidade dos Estados Unidos, e considerava certa a vitória da Alemanha.

Por estes motivos grupos antinazistas americanos desconfiavam dele. Após o ataque a Pearl Harbor em dezembro de 1941 e a consequente entrada dos Estados Unidos na guerra, ofereceu-se para lutar por seu país.

Seus serviços foram recusados. Somente em 1944 foi admitido para o serviço.


1906 Clyde Tombaugh, Clyde Tombaugh (Streator, 4 de fevereiro de 1906 — Las Cruces, 17 de janeiro de 1997) foi um astrônomo estado-unidense, responsável pela descoberta do planeta anão Plutão, em 1930.


1921 Betty Friedan, Betty Naomi Goldstein, mais conhecida como Betty Friedan, (Peoria, 4 de fevereiro de 1921 — Washington, 4 de fevereiro de 2006) foi uma importante ativista feminista estado-unidense do século XX.

Participou também de movimentos marxistas e judaicos.

Em 1963, publicou o livro “The Feminine Mystique” (“A Mística Feminina”), um best-seller que fomentou a segunda onda do feminismo, abordando o papel da mulher na indústria e na função de dona de casa e suas implicações tanto para a sobrevivência do capitalismo quanto para a situação de desespero e depressão que grande parte das mulheres submetidas a esse regime sofriam.


4-de-fevereiro-alice-cooper-musico-estadunidense

1948Alice Cooper ▒ Vincent Damon Furnier, mais conhecido por seu nome artístico Alice Cooper, é um cantor, compositor e ator americano nascido na cidade de Detroit em 4 de fevereiro de 1948.

Ficou mundialmente conhecido nos anos 70 por seus shows de rock inovadores e designados para chocar e provocar o público, junto com letras obscenas, obscuras e sangrentas que, junto com seu visual gótico, transformaram Alice em um ícone do rock que continua como fonte de inspirações para artistas de todos os estilos até hoje.

Alice Cooper entrou para a História por ter feito o primeiro clip musical de TV.


4-de-fevereiro-gabrielle-anwar-atriz-britanica

1970Gabrielle Anwar ▒ Gabrielle Anwar (Laleham, Middlesex, 4 de fevereiro de 1970) é uma atriz britânica, mais conhecida por participar de filmes da década de 1990, como Mergulho em uma Paixão (Wild Hearts Can’t Be Broken ) 1991/Os Três Mosqueteiros, Perfume de Mulher e Body Snatchers, e pelo papel na série The Tudors como Margarida Tudor. 

4-de-fevereiro-gabrielle-anwar-atriz-britanica

Ela participa também na série Burn Notice, com o papel de Fiona, e fez o filme Long Lost Son, onde interpreta Kristen e atua junto de Chace Crawford.


4-de-fevereiro-sabrina-sato-modelo-humorista-e-apresentadora-brasileira

1981Sabrina Sato ▒ Sabrina Sato Rahal (Penápolis, 4 de fevereiro de 1981) é uma apresentadora, atriz, humorista, repórter e modelo brasileira, que ficou famosa nacionalmente após participar da terceira edição do reality show Big Brother Brasil, e firmou carreira no programa Pânico, tanto a versão radiofônica na Jovem Pan 2 como na televisão, inicialmente Pânico na TV e atual Pânico na Band.

Atualmente, trabalha na Rede Record e apresenta o Programa da Sabrina desde 26 de abril de 2014.


1981Sergio Marone, ator, ativista e apresentador brasileiro. Dentre outros papéis, o que o mais o tornou conhecido entre suas atuações foi sua interpretação de Ramessés II na telenovela brasileira Os Dez Mandamentos, da Record.


1989 Michel Gomes, ganhou reconhecimento ao protagonizar o filme Última Parada 174 (2008), baseado na história real de Sandro Barbosa do Nascimento, menino carioca de rua que havia sobrevivido à Chacina da Candelária e, em junho de 2000, sequestrou um ônibus.


Rosa Parks 

Rosa Louise McCauley

(Tuskegee, 4 de fevereiro de 1913Detroit, 24 de outubro de 2005)

ativista negra norte-americana, símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos

Ficou famosa, em 1º de dezembro de 1955, por ter-se recusado frontalmente a ceder o seu lugar no ônibus a um branco, tornando-se o estopim do movimento que foi denominado boicote aos ônibus de Montgomery e posteriormente viria a marcar o início da luta antissegregacionista.

Biografia

Ver artigo principal: Boicote aos ônibus de Montgomery

Parks nasceu em Tuskegee, no estado do Alabama, no Sul dos Estados Unidos. Rosa era filha de James e Leona McCauley, e cresceu em uma fazenda.

Devido a problemas de saúde na família, foi obrigada a interromper os seus estudos e começou a trabalhar como costureira.

Estátua de Rosa Parks em Montgomery, na Court Square.

Quando seus pais se separaram ela se mudou para a cidade de Montgomery.

Em 1932 casou-se com Raymond Parks, membro da Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor (NAACP), uma organização que luta pelos direitos civis dos negros, da qual Rosa se tornou militante.

Desde 1900, o transporte público na cidade de Montgomery, no Alabama, era legalmente segregado por raça (muitos estados sulistas também tinham leis similares).

A comunidade negra sempre reclamou do sistema afirmando que era injusto, mas cortes estaduais sempre apoiavam a segregação. [1]

4-de-fevereiro-rosa-parks-ativista-norte-americana-onibus

Ao anoitecer do dia 1 de dezembro de 1955, Parks entrou em um ônibus na avenida Cleveland, no centro da cidade de Montgomery.

Ela pagou a passagem e se sentou na primeira fileira de assentos reservados para negros no veículo.

O motorista, James F. Blake, seguiu viagem em sua rota tradicional.

O ônibus ia enchendo até que na terceira parada, em frente ao teatro Empire, vários passageiros entraram.

O ônibus de Montgomery em que Rosa Parks recusou-se a ceder seu lugar a uma pessoa branca, faz parte do acervo do The Henry Ford Museum.

Blake notou que umas duas ou três pessoas brancas estavam em pé. Para resolver o problema ele mudou o sinal de “colored” (“pessoa de cor”, termo usado nos Estados Unidos para se referir a afro-americanos) para atrás da fileira onde Parks estava.

Ele exigiu que os passageiros negros sentados levantassem para que os brancos pudessem sentar.

Enquanto os outros três negros levantaram, Rosa se recusou.

Anos depois, em uma entrevista, ela recordou:

“meu corpo foi tomado por uma determinação, como uma colcha numa noite de frio”.[2]

4-de-fevereiro-rosa-parks-ativista-norte-americana

Parks se moveu, mas para o assento da janela. Blake, o motorista, perguntou para ela:

“Por que você não se levanta?” Ela respondeu: “Eu não deveria ter que me levantar”.

O homem chamou então a polícia e mandou prender Rosa Parks.

Quando o policial chegou ela perguntou “Por que vocês mexem com a gente assim?” Ele respondeu: “Eu não sei, mas a lei é a lei e você está presa.”[3]

Parks foi acusada de violar o capítulo 6, seção 11, da lei de segregação do código da cidade de Montgomery,[4] apesar dela tecnicamente não ter sentado em um assento reservado para brancos.[5]

Edgar Nixon, presidente da sede local do NAACP, e seu amigo Clifford Durr pagaram a fiança de Parks e ela deixou a cadeia no dia seguinte.[6]

Nixon, Jo Ann Robinson e outros ativistas de direitos civis decidiram usar o caso de Parks para chamar atenção do público para a causa de encerrar a segregação racial nos Estados Unidos.

Três dias depois do evento, a 4 de dezembro, foi convocado um boicote aos ônibus de Montgomery.

Nos eventos que se seguiram, alguns líderes religiosos e ativistas se destacaram, como os reverendos Ralph Abernathy e Martin Luther King, Jr..

Os mais de 40 mil usuários negros de ônibus da cidade e arredores prosseguiram com o boicote por 381 dias.

Em 1956, a Suprema Corte americana julgou inconstitucional a segregação racial em transportes públicos.[7]

Rosa Parks se tornou então um ícone do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos mas isso não foi necessariamente bom para ela no curto prazo.

Sanções eram feitas contra os ativistas dos direitos civis e ela teve dificuldade em conseguir emprego e ainda teve de enfrentar a animosidade da cidade.

Sofrendo ameaças de morte por parte de grupos de supremacia branca, ela se mudou para Hampton, Virgínia.

Ela se mudou novamente não muito mais tarde para Detroit.

Apesar desta cidade ser mais progressista que as do sul, Rosa ainda teve que lidar com racismo e segregação.

Ela recebeu apoio e manteve contato com lideranças dos movimentos civis, como o congressista John Conyers e o reverendo Martin Luther King.

Ela continuou, nos anos 60, como uma ativista dos direitos dos negros e participou de diversas iniciativas e marchas pela igualdade.[8]

Em 1992 ela publicou sua autobiografia, Rosa Parks: My Story. Viúva e com enormes dificuldades financeiras, em 2002, ela foi despejada de seu prédio.

A igreja batista Hartford Memorial a ajudou e, devido a comoção nacional por sua situação, o banco resolveu perdoar sua dívida e ela viveria de graça no seu prédio pelo resto da vida.

4-de-fevereiro-rosa-parks-ativista-norte-americana

Acometida de doenças mentais e saúde muito debilitada, seus últimos dias foram sofridos mas ela sempre lembrava em boa estima os feitos de sua vida.

Rosa faleceu em seu apartamento, em Detroit, a 24 de outubro de 2005, de causas naturais.

Seu caixão foi velado com honras da Guarda Nacional do estado de Michigan. Autoridades e antigas lideranças dos movimentos civis compareceram ao seu funeral.[9]

The Rosa Parks Story – Trailer

Medalhas e Honrarias

  • 1976 Detroit renomeou a 12th Street com Rosa Parks Boulevard
  • 1979 A NAACP premiou Parks com a Spingarn Medal, a sua mais elevada distinção
  • 1980 Foi-lhe atribuída a Martin Luther King Jr. Award
  • 1983 Ela foi colocada no Women’s Hall of Fame do estado do Michigan, pelos seus feitos na luta pelos direitos civis
  • 1990 Parks foi convidada para fazer parte do grupo que deu as boas vindas a Nelson Mandela, depois de libertado da prisão na África do SulParks deu o nome a parte da estrada Interstate 475, fora de Toledo, Ohio, que assim a homenageou
  • 1992 Foi-lhe atribuída a Peace Abbey Courage of Conscience Award, em conjunto com Benjamin Spock e outros, no Kennedy Library and Museum, em Boston, Massachusetts

Rosa Parks em medalha de ouro do congresso, e recebendo uma comenda do então presidente americano Bill Clinton.

Barack Obama ao lado da Estátua de Rosa Parks no Capitólio

  • 1999 Medalha de Ouro do Congresso
  • 2005 Após a sua morte, a empresa americana de computadores Apple Inc. fez-lhe uma homenagem no seu site, publicando a sua foto enquanto jovem, num ônibus. Acima da foto, o logo da empresa e o mundialmente famoso slogan Think Different e por baixo da foto, a inscrição Rosa Parks: 1913 – 2005.

Rosa Parks 

Rosa Louise McCauley

(Tuskegee, 4 de fevereiro de 1913Detroit, 24 de outubro de 2005)

ativista negra norte-americana, símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos

EVENTOS HISTÓRICOS

FALECIMENTOS

4-de-fevereiro-karen-carpenter-cantora-estadunidense

1983Karen Carpenter ▒ Karen Anne Carpenter (New Haven, 2 de março de 1950 — Downey, 4 de fevereiro de 1983) foi uma cantora e baterista norte-americana cujo sucesso obteve alcance internacional no período entre o fim dos anos 1960 e o início dos anos 1980, época em que junto a seu irmão, Richard Carpenter, formaram a dupla The Carpenters.

Karen sofria de anorexia nervosa e faleceu aos 32 anos em função das complicações decorrentes dessa doença.


4-de-fevereiro-paulo-francis-jornalista-e-escritor-brasileiro

1997Paulo Francis ▒ Paulo Francis, pseudônimo de Franz Paul Trannin da Matta Heilborn (Rio de Janeiro, 2 de setembro de 1930 – Nova York, 4 de fevereiro de 1997) foi um jornalista, crítico de teatro, diretor e escritor brasileiro.

Trabalhou em vários jornais, entre eles, Última Hora, O Pasquim, O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo.


4-de-fevereiro-hilda-hilst-poetisa-escritora-e-dramaturga-brasileira

2004Hilda Hilst ▒ Hilda Hilst (Jaú, 21 de abril de 1930 — Campinas, 4 de fevereiro de 2004) foi uma poetisa, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira.

4-de-fevereiro-hilda-hilst-poetisa-escritora-e-dramaturga-brasileira

É considerada pela por parte da crítica especializada como uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX.


Odete Lara

2015Odete Lara ▒ Odete Righi Bertoluzzi, mais conhecida como Odete Lara (São Paulo, 17 de abril de 1929 – Rio de Janeiro, 4 de fevereiro de 2015) foi uma atriz, cantora e escritora brasileira.

FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

 

Brasil

Angola

▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

GALERIA de FOTOS

Legião Urbana • Maiores Sucessos • R$ 10,08 • Download Mp3

Coletânea de músicas da Legião Urbana, com Renato Russo nos vocais. São 18 músicas em Mp3 para download, por R$ 10,08 ♥ Eduardo e Monica • Angra dos Reis • Ainda é cedo • Tempo perdido • Será • Que país é esse • Pais e filhos • Quando o sol bater na janela • Teatro dos Vampiros • Meninos e Meninas • Índios • Eu sei • Há tempos

Bob Marley • Legend • R$ 7,84 • Download Mp3

Coletânea com os maiores sucessos de Bob Marley e The Wailers, do álbum Legend. São 14 músicas em Mp3 para download, por R$ 7,84 ♥ Is This Love • Three Little Birds • Buffalo Soldier • Get Up, Stand Up • Stir It Up • One Love • I Shot The Sheriff • Redemption Song • Satisfy My Soul • Exodus • Jammin’ • Could You Be Loved • No Woman No Cry

4 de Fevereiro – Acontecimentos do Dia

☺ DESTAQUES DE HOJE • Dia do Facebook ▒ NASCIMENTOS • Almeida Garrett • Charles Lindbergh • Rosa Parks • Alice Cooper • Gabrielle Anwar • Sabrina Sato ▒ FALECIMENTOS • Karen Carpenter • Paulo Francis • Hilda Hilst • Odete Lara

19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022

Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves • Rubem Alves • James Garner

0 comentário em “4 de Fevereiro • Dia Hoje • Edição 2022

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: