DESTAQUES DO DIA
♥ NASCIMENTOS • Adriana Lessa • Brandon Lee • Marcelinho Carioca • Rick James • Ronda Rousey • John Ford • Clark Gable • José Marinho • Stéphanie de Mônaco ♦ ÓBITOS • Mary Shelley • Adolf Albin • Heather O’Rourke • Carlson Gracie • Beto Carrero • Maximilian Schell
• Dia do Publicitário
• Ano-Novo Chinês
• Dia do Tomate
FONTES
CIDADES ANIVERSIANTES
• Atalaia (AL)
• Douradina (PR)
• Missal (PR)
• Ninheira (MG)
• Nova Prata do Iguaçu (PR)
• Quixelô (CE)
• Tabatinga (AM)
• Wanderlândia (TO)
• Mirinzal (MA)
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
FONTE ► WIKIWAND
▒ NASCIMENTOS
1894 — John Ford ▒ John Ford, também creditado como Jack Ford, nascido com o nome de Sean Aloysius O’Fearna ou John Martin Feeney (Cape Elizabeth, Maine, 1 de Fevereiro de 1894 – Palm Desert, 31 de agosto de 1973) foi um cineasta dos Estados Unidos de grande renome, da década de 1930 a 1960, conhecido, principalmente, mas não só, pelos seus westerns. Alguns dos seus filmes são presenças assíduas entre as escolhas dos cinéfilos de todo o mundo.
1901 — Clark Gable ▒ William Clark Gable (Cadiz, Ohio, 1 de fevereiro de 1901 — Los Angeles, Califórnia, 16 de novembro de 1960) foi um ator estadunidense. Em 1999 o prestigioso Instituto Americano do Cinema nomeou-o a sétima maior estrela masculina do cinema de todos os tempos.
1904 — José Marinho ▒ José Carlos de Araújo Marinho (Porto, 1 de Fevereiro de 1904 – Lisboa, 5 de Agosto de 1975) foi um filósofo português, considerado um dos grandes pensadores de Portugal. Licenciou-se em filologia românica na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde foi aluno de Leonardo Coimbra.
1948 — Rick James, Rick James, nascido James Johnson, Jr. (Buffalo, 1 de fevereiro de 1948 – Burbank, 6 de agosto de 2004), foi um cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor norte- americano de funk e soul.Após iniciar sua carreira no The Mynah Birds, onde ficou de 1964 a 1966, e perambular por várias bandas locais, James seguiu uma prolífica carreira solo, iniciada em 1977, na qual destacam-se as músicas “You & I”, “Mary Jane”, “Give It to Me Baby” e “Super Freak”.
1965 — Stéphanie de Mônaco ▒ Stéphanie de Mônaco (em francês Stéphanie de Monaco; Mónaco, 1 de fevereiro de 1965) Princesa de Mônaco, cantora, designer de roupas de banho, modelo e acrobata de circo. É a filha mais nova do falecido príncipe Rainier III e de sua falecida esposa, a princesa Grace. Seu nome civil é Stéphanie Marie Elisabeth Grimaldi.
1965 — Brandon Lee ▒ Brandon Bruce Lee (Califórnia, 1 de fevereiro de 1965 – Wilmington, Carolina do Norte, 31 de março de 1993) foi um ator sino-americano, filho do também ator Bruce Lee.
1971 — Marcelinho Carioca ▒ Marcelinho Carioca é um ex-futebolista que atuava como meia, ex-cantor, ex-repórter, jornalista, redator, empresário e político brasileiro. O jogador ficou conhecido por suas habilidades em cobranças de falta, ganhando o apelido de “Pé- de-Anjo”.
Considerado por muitos um dos maiores ídolos da história do Corinthians, Marcelinho marcou 224 gols em 423 partidas entre 1994 e 2001. Além de ser o jogador que mais ganhou troféus com o Corinthians do que qualquer outro jogador em sua história, um total de 10 campeonatos, incluindo os Campeonatos Brasileiros de 1998 e 1999 e a primeira edição do Mundial de Clubes da FIFA, em 2000.[2]
Marcelo Pereira Surcin, mais conhecido como Marcelinho Carioca (Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 1971)
1987 — Ronda Rousey, Ronda Jean Rousey ( /ˈraʊzi/; Riverside, 1 de fevereiro de 1987) é uma atriz,dubladora e lutadora de luta livre profissional, artes marciais mistas e judô que atualmente trabalha para a WWE no programa SmackDown. Rousey foi a primeira americana a ganhar uma medalha olímpica no judô (bronze), conquistada nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008 em Pequim.
Adriana Lessa
Adriana Victor Lessa
(Guarulhos, 1 de fevereiro de 1971)
atriz, radialista, locutora, cantora, apresentadora e dançarina brasileira
Adriana foi atleta e participava da equipe de voleibol do Sport Club Corinthians Paulista e da equipe de atletismo da cidade de Guarulhos.
Iniciou seus estudos e trabalhos como atriz em 1986 com o diretor teatral Antunes Filho, sendo dirigida por ele nos espetáculos “Macunaíma” e “A Hora e A Vez de Augusto Matraga” com apresentações no Brasil, países da Europa e Canadá.
Na TV, fez sua estreia em 1991, em Araponga, na TV Globo,[1] dando início a diversos outros trabalhos.
Entre 1993 e 1994 apresentou o Dance MTV, e outros programas na MTV Brasil, e entre 1994 e 1996 foi apresentadora coadjuvante no programa SuperMarket na Rede Bandeirantes.[1]
Atuou em diversos filmes publicitários e espetáculos teatrais.
Em 1999 Adriana ganhou um papel na minissérie Chiquinha Gonzaga,[2] mas o grande sucesso chegou com Naná, na novela Terra Nostra.[3]
Na TV Globo, entre outros trabalhos, atuou em Aquarela do Brasil – finalista do prêmio “EMMY 2001”, O Clone[4] e Senhora do Destino.[5]
Na TV Record atuou na minissérie O Desafio de Elias e nas novelas Alma de Pedra.e “A Escrava Mãe”[2]
Entre 2006 até 2010, apresentou o programa TV Fama ao lado de Nelson Rubens na Rede TV!.[6]
Em 2010 assinou contrato com o SBT para atuar na novela Corações Feridos.[7][8]
Em 2012 voltou a atuar na Globo, no programa Na Moral, onde fez um docudrama.[9]
Biografia e Carreira
No Sport Club Corinthians Paulista, onde praticou vôlei dos 11 aos 15 anos, ela foi como acompanhante de um amigo a um teste, e acabou despertando atenção do diretor de teatro Antunes Filho, que a convidou para realizar um teste de dramatização, no qual foi aprovada.[1]
Em 1986, iniciou sua carreira artística sob direção de Antunes Filho nos espetáculos Macunaíma de Mário de Andrade e A Hora e Vez de Augusto Matraga de Guimarães Rosa apresentando-se em São Paulo e participando de festivais na França, Áustria, Espanha, Alemanha, Grécia e Canadá.[10]
Como cantora e bailarina, apresentou-se a bordo do navio Vasco da Gama/Sea Wind Cruise Line no espetáculo Brasil, Canta e Dança, sob direção de Abelardo Figueiredo, pela costa brasileira e em Aruba, Trinidad e Tobago, Curaçao, Grécia e Costa do Marfim, participando ainda do staff artístico de hotéis em Porto Rico e Japão.[11]
Participou, como cantora convidada, de grupos musicais de estilos variados (RAP, ritmos caribenhos, forró pé-de-serra e MPB) e apresentou-se com sua banda em Angola.
Participou, ao lado de Paulo Brown e Primo Preto, como apresentadora do “Encontro de Rap” realizado no Vale do Anhangabaú em 1994.[2]
Em 2002, também como cantora, participou da gravação do CD e DVD do grupo Renascer Praise, gravado ao vivo no Via Funchal, em São Paulo, onde fez um dueto com um dos vocalistas do grupo, Léo Marx na música Te Louvarei.
Até 2003, a atriz era membra da Igreja Renascer em Cristo.[2]
De volta para o Brasil foi apresentada ao diretor José Possi Neto que a dirigiu em eventos musicais e em diversos filmes publicitários nos quais familiarizou-se com a linguagem de teatro-dança.
Ainda no teatro, foi dirigida por Cininha de Paula, ao lado de José Maurício Machline, no musical um Gordo em Conquista, por Wolf Maya no musical Cabaret Brazil, por Tânia Nardini no premiado musical internacional Rent e por Roberto Lage na leitura dramática do texto de Plínio Marcos A Mancha Roxa (2000).
Após trabalhar na novela Senhora do Destino, atuou na peça Veneza, dirigida por Miguel Falabella, com assistência de Adélia Sampaio.
Em 2006 atuou em O Último Bolero, ao lado de Francisco Cuoco.[12]
No cinema, atuou em filmes de longa, de média e de curta metragem Com que Roupa, O Samba Mandou me Chamar, Capitalismo Selvagem, Amassa que Elas Gostam, Papel e Água e A Hora Mágica.[2]
Na TV, fez sua estreia em 1991, em Araponga, na TV Globo,[1] dando início a diversos outros trabalhos.
Entre 1993 e 1994 apresentou o Dance MTV, e outros programas na MTV Brasil, e entre 1994 e 1996 o SuperMarket na Rede Bandeirantes.[1]
Atuou em diversos filmes publicitários e espetáculos teatrais.
Em 1999 Adriana ganhou um papel na minissérie Chiquinha Gonzaga,[2] mas o grande sucesso chegou com Naná, na novela Terra Nostra.[3]
Na TV Globo fez também Aquarela do Brasil – finalista do prêmio “EMMY 2001”, O Clone[4] e Senhora do Destino.[5]
Na TV Record atuou na minissérie O Desafio de Elias e nas novelas Alma de Pedra e “A Escrava Mâe”[2]
Entre 2006 até 2010, apresentou o programa TV Fama ao lado de Nelson Rubens na Rede TV!.[6]
Foi a única brasileira a participar do musical Folies Bergère, em Las Vegas, a convite do programa Amaury Jr.[2]
Discreta quanto a sua vida pessoal. Em entrevistas revelou que tem em seus planos de constituir sua própria família[13]
Adriana Lessa
Adriana Victor Lessa
(Guarulhos, 1 de fevereiro de 1971)
atriz, radialista, locutora, cantora, apresentadora e dançarinabrasileira
▒ EVENTOS HISTÓRICOS
- 1885 — Assinado o Tratado de Simulambuco que constituía Cabinda como território sob protetorado português.
- 1887 — O Couraçado Vasco da Gama é incorporado à Marinha Portuguesa.
- 1890 — É executado pela primeira vez em público, num sarau lisboeta, A Portuguesa, que se tornaria no hino nacional português em 1911.
- 1893 — Estreia no Teatro Regio, em Turim (Itália), a ópera Manon Lescaut, de Puccini.
- 1896 — Estreia no Teatro Regio, em Turim (Itália), a ópera La Bohème, de Giacomo Puccini, sob a regência de Arturo Toscanini.
- 1905 — John Dewey é nomeado professor de filosofia da Columbia University.
- 1918 — Rússia adota o Calendário Gregoriano.
- 1924 — O Reino Unido reconhece a União Soviética.
- 1926 — Nova tentativa de golpe militar em Portugal (v. Revolução de 28 de Maio de 1926).
- 1952 — É inaugurado o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão.
- 1958 — Criação da República Árabe Unida pelo Egito e Síria.
- 1961 — É inaugurado o J.B.E.C.
- 1974 — Kuala Lumpur é declarado território federal.
- 1978 — Criação da Academia da Força Aérea portuguesa.
- 1979 — Revolução Iraniana: o Ayatollah Ruhollah Khomeini regressa ao Irão.
- 1982 — Lançamento do microprocessador Intel 80286.
- 1987 — Instalada a Assembleia Nacional Constituinte no Brasil, presidida pelo deputado federal Ulysses Guimarães.
- 1992 — Inauguração da TV Tribuna (Santos)
- 1998 — A Lituânia torna-se Membro Associado da União Europeia.
- 2003 — Entra em vigor o Tratado de Nice
- 2005 — O rei Gyanendra do Nepal dissolveu o governo e declarou estado de emergência.
- 2006 — José Luis Rodríguez Zapatero visita os enclaves espanhóis de Ceuta e Melilla em Marrocos, sendo a primeira vez de um chefe do governo espanhol em 26 anos.
▒ FALECIMENTOS
1851 — Mary Shelley ▒ Mary Wollstonecraft Shelley, nascida Mary Wollstonecraft Godwin (Somers Town, Londres, 30 de agosto de 1797 — Chester Square, Londres, 1 de fevereiro de 1851), mais conhecida por Mary Shelley foi uma escritora britânica, filha do filósofo William Godwin e da pedagoga e escritora Mary Wollstonecraft. Mary Shelley foi autora de contos, dramaturga, ensaísta, biógrafa e escritora de literatura de viagens, mais conhecida por seu romance gótico, Frankenstein: ou O Moderno Prometeu (1818).
1920 — Adolf Albin ▒ Adolf Albin (Bucareste, 14 de Setembro de 1848 – Viena, 1º de Fevereiro de 1920) foi um enxadrista romeno, especialmente conhecido pelo contragambito que leva seu nome, e por ser o primeiro autor a publicar em romeno sobre o xadrez.
1988 — Heather O’Rourke ▒ Heather Michele O’Rourke (San Diego, 27 de dezembro de 1975 — San Diego, 1 de fevereiro de 1988) foi uma atriz mirim americana, conhecida pelo papel de Carol Anne Freeling na trilogia dos filmes “Poltergeist”.
Heather O’Rourke faleceu no Hospital Infantil de San Diego pouco depois do lançamento do terceiro filme da série Poltergeist, em 01 de Fevereiro de 1988, aos 12 anos, por erro médico.
2006 — Carlson Gracie ▒ Carlson Gracie (Rio de Janeiro, 12 de agosto de 1933 — Chicago, 1 de fevereiro de 2006) foi um mestre de jiu-jitsu brasileiro, primogênito do introdutor da arte marcial no Brasil, Carlos Gracie.
2008 — Beto Carrero ▒ Beto Carrero, nome artístico de João Batista Sérgio Murad (São José do Rio Preto, 9 de setembro de 1937 — São Paulo, 1 de fevereiro de 2008), foi um artista e empresário brasileiro, idealizador do parque Beto Carrero que leva seu nome, Beto Carrero World, no município de Penha, no litoral norte do estado de Santa Catarina.
2014 — Maximilian Schell ▒ Maximilian Schell (Viena, 8 de dezembro de 1930 — Innsbruck, 1 de fevereiro de 2014) foi um ator, diretor e produtor austríaco, vencedor de um Oscar de melhor ator, entre outros prémios.
▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
- Último dia em que o sol não nasce na cidade de Hammerfest (o fenômeno inicia-se no dia 18 de Novembro).
- Dia do Publicitário.
- Na Wicca são celebrados os festivais de Lughnasadh no hemisfério sul e Imbolc no hemisfério norte.
- Festa das Candelárias
▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1718 — Erupção da Montanha do Pico na Praia do Almoxarife (Açores).
- 1793 — A França Revolucionária declara guerra ao Reino da Grã-Bretanha e às Províncias Unidas (Holanda).
- 1814 — Erupção do Vulcão Mayon nas Filipinas, matando cerca de 1200 pessoas; foi a mais devastadora erupção deste vulcão.
- 1943 — O governo de Vidkun Quisling na Noruega é substituído por um outro governo fantoche fascista.
- 1969 — Editado o AI-6 no Brasil.
- 1974 — Incêndio no Edifício Joelma, em São Paulo, mata 179 e fere 300.
- 2003 — O Ônibus Espacial Columbia se desintegra sobre o estado do Texas, EUA no retorno à Terra, matando todos os sete astronautas.
▒ GALERIA de FOTOS
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

1 de Fevereiro – Acontecimentos do Dia
☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ NASCIMENTOS • John Ford • Clark Gable • José Marinho • Stéphanie de Mônaco • Brandon Lee • Adriana Lessa • Marcelinho Carioca ▒ FALECIMENTOS • Mary Shelley • Adolf Albin • Heather O’Rourke • Carlson Gracie • Beto Carrero • Maximilian Schell
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “1 de Fevereiro • Dia Hoje • Edição 2022”