1 - JANEIRO BLOG DIA HOJE MESES

22 de Janeiro • Dia Hoje • Edição 2022

Dia da cidade de São Vicente / SP ♥ Aniversário de Luciana Mello • Francis Bacon • Gotthold Lessing • Lord Byron • Antonio Gramsci • Leonel Brizola • Marília Pêra • Steve Perry • Rogério Ceni • Raica Oliveira • Caio Castro ♦ ÓBITOS • Benjamin Constant • Lyndon B. Johnson • Maysa • Dona Zica • Telly Savalas • Rubens Corrêa

DESTAQUES DO DIA

♥ NASCIMENTOS • Luciana Mello • Francis Bacon • Gotthold Lessing • Lord Byron • Antonio Gramsci • Leonel Brizola • Marília Pêra • Steve Perry • Rogério Ceni • Raica Oliveira • Caio Castro ♦ ÓBITOS • Benjamin Constant • Lyndon B. Johnson • Maysa • Dona Zica • Telly Savalas • Rubens Corrêa

• Dia da cidade de São Vicente / SP

FONTES

WIKIWANDIBGECALENDARR

CIDADES ANIVERSIANTES

• Bertolínia (PI)
• Icapuí (CE)
• Quirinópolis (GO)
• São Vicente (SP)

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

FONTE ► WIKIPÉDIA

NASCIMENTOS

22-de-janeiro-francis-bacon-filosofo-ingles

1561Francis Bacon ▒ Francis Bacon, 1°. Visconde de Alban, também referido como Bacon de Verulâmio (Londres, 22 de janeiro de 1561 — Londres, 9 de abril de 1626) foi um político, filósofo, ensaísta inglês, barão de Verulam (ou Verulamo ou ainda Verulâmio) e visconde de Saint Alban.


22-de-janeiro-gotthold-ephraim-lessing-escritor-e-filosofo-alemao

1729Gotthold Ephraim Lessing ▒ Gotthold Ephraim Lessing (Kamenz, Saxônia 22 de janeiro de 1729 — Braunschweig 15 de fevereiro de 1781) foi um poeta, dramaturgo, filósofo e crítico de arte alemão, considerado um dos maiores representantes do Iluminismo, conhecido também por sua crítica ao anti-semitismo e defesa do livre pensamento e tolerância religiosa. Suas peças e seus escritos teóricos exerceram uma influência decisiva no desenvolvimento da Literatura Alemã moderna, da qual é considerado fundador.


22-de-janeiro-lord-byron-poeta-britanico

1788Lord Byron ▒ George Gordon Byron, 6º Barão Byron FRS (Londres, 22 de janeiro de 1788 — Missolonghi, 19 de abril de 1824), conhecido como Lord Byron, foi um poeta britânico e uma das figuras mais influentes do romantismo. Entre os seus trabalhos mais conhecidos estão os extensos poemas narrativos Don Juan e A Peregrinação de Childe Harold e o curto poema lírico She Walks in Beauty.


22-de-janeiro-antonio-gramsci-filosofo-e-politico-italiano

1891Antonio Gramsci ▒ Antonio Gramsci (Ales, 22 de janeiro de 1891 — Roma, 27 de abril de 1937) foi um militante marxista, jornalista, crítico literário e político italiano. Escreveu sobre teoria política, sociologia, antropologia e linguística.


22-de-janeiro-leonel-brizola-politico-brasileiro

1922Leonel Brizola ▒ Itagiba de Moura Brizola[3] (Passo Fundo, 22 de janeiro de 1922 — Rio de Janeiro, 21 de junho de 2004), mais conhecido por Leonel Brizola, foi um engenheiro civil e político brasileiro. Lançado na vida pública por Getúlio Vargas, foi o único político eleito pelo povo para governar dois estados diferentes (Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro) ao lado de Pedro Pedrossian em toda a história do Brasil.


22-de-janeiro-marilia-pera-atriz-brasileira

1943Marília Pêra ▒ Marília Pêra foi uma consagrada e premiada atriz, cantora e diretora teatral brasileira. Pêra conquistou ao longo de sua carreira cerca de 80 prêmios, e atuou em 49 peças, 29 novelas e 24 filmes. No carnaval de 2015, Marília foi homenageada pela Escola de Samba Mocidade Alegre, de São Paulo. Em agosto do mesmo ano, ela foi a grande homenageada do Festival de Cinema de Gramado, onde recebeu o prestigiado Troféu Oscarito.

22-de-janeiro-marilia-pera-atriz-brasileira

Marília Pêra da Graça Mello (Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 1943 – Rio de Janeiro, 5 de dezembro de 2015)


22-de-janeiro-steve-perry-musico-norte-americano

1949Steve Perry ▒ Steve Perry (nascido Stephen Ray Perry em 22 de janeiro de 1949) é um vocalista e escritor de músicas norte-americano. Perry nasceu em Hanford, Califórnia, e é mais conhecido por ter sido vocalista da banda Journey de 1977 até 1987 e também de 1995 até 1998.

Journey – Don’t Stop Believin’ (Live in Houston)


22-de-janeiro-rogerio-ceni-ex-futebolista-brasileiro

1973Rogério Ceni ▒ Rogério Mücke Ceni (Pato Branco, 22 de janeiro de 1973), conhecido simplesmente como Rogério Ceni, é um treinador e ex-futebolista brasileiro que atuava como goleiro. Atualmente, é treinador do São Paulo.


22-de-janeiro-raica-oliveira-modelo-brasileira

1984Raica Oliveira ▒ Raica Oliveira (Niterói, 22 de janeiro de 1984) é uma modelo brasileira.


22-de-janeiro-caio-castro-ator-brasileiro

1989Caio Castro ▒ Caio de Castro Castanheira (Praia Grande, 22 de janeiro de 1989) é um ator brasileiro.


22-de-janeiro-luciana-mello-cantora-brasileira

Luciana Mello

Luciana Mello Rodrigues de Oliveira

(São Paulo, 22 de janeiro de 1979)

cantora e compositora brasileira

Carreira

 

1986–98: Início e Turma do Balão Mágico

Luciana Mello é descendente de africanos e japoneses (a avó materna era originária do Japão).[1]

Começou a cantar aos cinco anos e gravou ao lado do pai, Jair Rodrigues, a canção O Filho do Seu Menino em 1984, composta pelo gaitista e produtor Rildo Hora.

Jair Rodrigues, Luciana Mello e Jairzinho

Em 1985, com o nome de Lu Rodrigues, faz uma participação junto com Fofão e grava a Musica “Olha pro Céu” que saiu no Lp “Disco do Fofão 2” (RGE) e mais tarde em 1986 a faixa foi incluída no Lp de coletânea infantil “Tevelândia” (Som Livre).

Em 1986, Luciana, então com sete anos passou a integrar a última formação do grupo musical infantil Turma do Balão Mágico, ao lado de Simony, seu irmão Jairzinho e uma prima de Simony que também se chama Luciana.

Luciana Mello e Jairzinho

No mesmo ano em abril, o Balão Mágico foi extinto, sendo reprisado até junho, dando o lugar para o Xou da Xuxa .

Em 1989 fez um dueto, novamente com o pai, cantando no disco um pout-pourri de Dois na Bossa, gravada por Jair e Elis Regina na década de 1960.

No mesmo ano, montou uma banda como irmão, Jair Oliveira, a qual também participava Cíntia Raquel e Vânia Estela, intitulada Jairzinho e a Patrulha do Barulho.

Em 1995, aos 16 anos, gravou seu primeiro disco solo, Luciana Rodrigues, produzido por Iranfe Maciel e com participação de Emílio Santiago.[2]

Em 1999 Luciana iniciou sua trajetória na noite de São Paulo com o projeto Artistas Reunidos ao lado de Jair Oliveira, Daniel Carlomagno, Wilson Simoninha e Pedro Camargo Mariano.

Este projeto rendeu um CD registrado ao vivo pela Trama.

2000–04: Carreira na música pop

Em 2000 Luciana gravou seu segundo trabalho, o álbum Assim que Se Faz, com a produção assinada por seu irmão, e com os sucessos Assim Que Se Faz e Simples Desejo.

Em 2001 no dia 31 de dezembro, Luciana substituiu a cantora Cássia Eller após sua morte dois dias antes do show na Praça do Ó, na Barra da Tijuca, nos festejos do réveillon.

Em 2002 assinou contrato com a Universal Music e lançou o CD Olha pra Mim, também produzido pelo irmão.

Este disco traz, pela primeira vez, canções compostas por Luciana, sendo uma em parceria com Jair.

Além disso, também conta com duas participações especiais: Ed Motta e Pedro Mariano.

Em 2004 lança L.M., trazendo como maior sucesso “Só Vale com Você”, dos singles “Sexo Amor e Traição” e “Da Cor do Pecado”, trilhas sonoras do filme Sexo, Amor e Traição e da novela Da Cor do Pecado.

2005–presente: Redirecionamento para a MPB e samba

Em 2005, após o contrato com a Universal chegar ao fim, Luciana decidiu não renová-lo após discordâncias dos rumos de sua carreira, uma vez que a cantora não se sentia mais a vontade em continuar cantando música pop e R&B e pretendia redireciona-la para as raízes do samba e da MPB.

Em 2007 Luciana lança seu quinto disco solo intitulado Nêga, gravado de forma independente pelo selo S de Samba, e mais uma vez com a produção de Jair Oliveira.

O recém lançado álbum, além das músicas inéditas, possui regravações de “Galha do Cajueiro”, de Tião Motorista; Lágrimas de Diamantes, de Paulinho Moska e O Samba me Cantou, de Jair Oliveira.

Além disso, têm participações especiais de Gabriel, o Pensador, e Thalles Roberto, segunda voz da banda Jota Quest.

Em janeiro de 2010 Luciana Mello uniu-se a Jair Oliveira e juntos lançam o DVD/CD do projeto ‘O Samba Me Cantou’, gravado em fevereiro de 2009, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.[2]

6º Solo – Álbum de Luciana Mello em 2011

Em 2017, seu álbum Na Luz do Samba foi indicado ao Grammy Latino de 2017 de Melhor Álbum de Samba/Pagode.[3]

Vida pessoal

Luciana é filha do cantor Jair Rodrigues e irmã do cantor Jair Oliveira.

Luciana começou a namorar o fotógrafo Ike Levy em 2003, casando-se com ele em 2008.

Eles têm uma filha chamada Nina e um filho chamado Tony.[4]

Televisão

Ano Título Personagem Notas
2004 Celebridade Ela mesma Episódio: “20 de maio”
2005 Fama Jurada Temporada 4
2015 Verdades Secretas Ela mesma Episódio: “6 de agosto”
2020 Dança dos Famosos Jurada Temporada 17

Luciana Mello

Luciana Mello Rodrigues de Oliveira

(São Paulo, 22 de janeiro de 1979)

cantora e compositora brasileira

EVENTOS HISTÓRICOS

FALECIMENTOS

22-de-janeiro-benjamin-constant-politico-e-militar-brasileiro

1891Benjamin Constant ▒ Benjamin Constant Botelho de Magalhães (Niterói, 18 de outubro de 1836 — Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 1891) foi um militar, engenheiro, professor e estadista brasileiro. Formado pelo Colégio de São Bento e, posteriormente, pela Escola Militar em Engenharia, participou da Guerra do Paraguai (1865–1870) como engenheiro civil e militar.


22-de-janeiro-lyndon-b-johnson-politico-norte-americano

1973Lyndon B. Johnson ▒ Lyndon Baines Johnson (Stonewall, 27 de agosto de 1908 – Stonewall, 22 de janeiro de 1973), comumente LBJ, foi um político norte-americano e o 36º presidente dos Estados Unidos, cargo que assumiu após servir como o 37º vice-presidente dos Estados Unidos. Ele é uma das quatro pessoas que já serviram nos quatro cargos federais eleitos popularmente nos Estados Unidos: representante, senador, vice-presidente e presidente.


22-de-janeiro-maysa-cantora-atriz-e-compositora-brasileira

1977Maysa ▒ Maysa Figueira Monjardim, mais conhecida como Maysa Matarazzo ou simplesmente Maysa (Rio de Janeiro, 6 de junho de 1936 — Niterói, 22 de janeiro de 1977), foi uma cantora contralto, compositora e atriz brasileira.


22-de-janeiro-dona-zica-sambista-brasileira

2003Dona Zica ▒ Dona Zica, pseudônimo de Euzébia Silva do Nascimento (Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1913 – Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 2003) foi sambista da velha guarda da Estação Primeira de Mangueira e foi a última esposa do sambista Cartola.


22-de-janeiro-telly-savalas-ator-norte-americano

1994Telly Savalas ▒ Telly Savalas (Aristotles Savalas, Garden City, Long Island, Nova Iorque, 21 de janeiro de 1922 — Universal City, Califórnia, 22 de janeiro de 1994) foi um ator de televisão e cinema dos Estados Unidos filho de imigrantes gregos.


22-de-janeiro-rubens-correa-ator-brasileiro

1996Rubens Corrêa ▒ Rubens Alves Corrêa (Aquidauana, Mato Grosso do Sul, 23 de janeiro de 1931 — Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 1996) foi um ator e diretor de teatro brasileiro.

FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Mitologia grega

▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

▒ GALERIA de FOTOS

Legião Urbana • Maiores Sucessos • R$ 10,08 • Download Mp3

Coletânea de músicas da Legião Urbana, com Renato Russo nos vocais. São 18 músicas em Mp3 para download, por R$ 10,08 ♥ Eduardo e Monica • Angra dos Reis • Ainda é cedo • Tempo perdido • Será • Que país é esse • Pais e filhos • Quando o sol bater na janela • Teatro dos Vampiros • Meninos e Meninas • Índios • Eu sei • Há tempos

Bob Marley • Legend • R$ 7,84 • Download Mp3

Coletânea com os maiores sucessos de Bob Marley e The Wailers, do álbum Legend. São 14 músicas em Mp3 para download, por R$ 7,84 ♥ Is This Love • Three Little Birds • Buffalo Soldier • Get Up, Stand Up • Stir It Up • One Love • I Shot The Sheriff • Redemption Song • Satisfy My Soul • Exodus • Jammin’ • Could You Be Loved • No Woman No Cry

22 de Janeiro – Acontecimentos do Dia

☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ NASCIMENTOS • Francis Bacon • Gotthold Lessing • Lord Byron • Antonio Gramsci • Leonel Brizola • Marília Pêra • Steve Perry • Rogério Ceni • Luciana Mello • Raica Oliveira • Caio Castro ▒ FALECIMENTOS • Benjamin Constant • Lyndon B. Johnson • Maysa • Dona Zica • Telly Savalas • Rubens Corrêa

19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022

Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves • Rubem Alves • James Garner

0 comentário em “22 de Janeiro • Dia Hoje • Edição 2022

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: