DESTAQUES DO DIA
♥ NASCIMENTOS • Martin Luther King Jr. • Molière • Josef Breuer • Aristóteles Onassis • Maria Lenk • Pierre-Joseph Proudhon • Sofia Kovalevskaya • Lloyd Bridges • Flávio Cavalcanti • Margaret O’Brien • Arnaldo Cezar Coelho • Ronnie Van Zant • Regina King • Emílio Orciollo Netto • Mary Pierce • Eddie Cahill ♦ ÓBITOS • Rosa Luxemburgo • Brad Renfro • Marshall Nirenberg • Clayton Silva • Dolores O’Riordan
• Dia do Compositor
• Dia do Adulto
• Dia da Wikipédia – desde 2001
• Dia Nacional do Jogo Limpo e de Combate ao Doping nos Esportes
FONTES
CIDADES ANIVERSIANTES
• Lima Campos (MA)
• Nova Iguaçu (RJ)
• Ouro Velho (PB)
• Ouro Verde de Minas (MG)
• Paraíba do Sul (RJ)
• Piedade de Caratinga (MG)
• Pilão Arcado (BA)
• Unaí (MG)
• Veranópolis (RS)
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
FONTE ► WIKIPÉDIA
▒ NASCIMENTOS
1622 — Molière, Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière (Paris, 15 de janeiro de 1622 — Paris, 17 de Fevereiro de 1673), foi um dramaturgo francês, além de actor e encenador, considerado um dos mestres da comédia satírica. Teve um papel de destaque na dramaturgia francesa, até então muito dependente da temática da mitologia grega.
1809 — Pierre-Joseph Proudhon, Pierre-Joseph Proudhon (Besançon, 15 de janeiro de 1809 — Passy, Paris, 19 de janeiro de 1865) foi um filósofo político e econômico francês, foi membro do Parlamento Francês e primeiro grande ideólogo anarquista da história para o anarquismo do Século XIX. É considerado um dos mais influentes teóricos e escritores do anarquismo, sendo também o primeiro a se autoproclamar anarquista, até então um termo considerado pejorativo entre os revolucionários e foi o líder intelectual dos anarquistas norte-americanos naquele século, além de ser o primeiro assumidamente anarquista da história. Foi ainda em vida chamado de socialista utópico por Marx e seus seguidores, rótulo sobre o qual jamais se reconheceu.
1842 — Josef Breuer ▒ Josef Breuer (Viena, 15 de janeiro de 1842 — Viena, 20 de junho de 1925) foi um médico e fisiologista austríaco, cujas obras lançaram as bases da psicanálise. Seu pai, Leopold Breuer, era professor de religião na comunidade judaica de Viena.
1850 — Sofia Kovalevskaya, Sofia Vasilyevna Kovalevskaya, Sonja Kowalewski ou Sofja Wassiljewna Kowalewskaj (em russo: Софья Васильевна Ковалевская; Moscou, 15 de janeiro de 1850 — Estocolmo, 10 de fevereiro de 1891) foi uma matemática russa com contribuições notáveis para a teoria das equações diferenciais parciais, matemática analítica e mecânica. Ela foi a pioneira entre as mulheres na matemática ao redor do mundo – Foi a primeira mulher a obter um doutorado em matemática, a primeira a ser nomeada para a Academia de Ciências da Rússia, a terceira a conseguir um cargo acadêmico (como Professora na Universidade de Estocolmo) e uma das primeiras mulheres a trabalhar como editora em uma publicação científica.
1906 — Aristóteles Onassis ▒ Aristóteles Onassis, em grego Αριστοτέλης Ωνάσης, (Esmirna, 15 de janeiro de 1906 — Neuilly-sur-Seine, 15 de março de 1975) foi um empreendedor e magnata grego. Onassis adquiriu sua fortuna como empresário de marinha mercante, tornando-se o empresário mais famoso do mundo.
1913 — Lloyd Bridges, Lloyd Vernet Bridges, Jr. (San Leandro, 15 de janeiro de 1913 – Los Angeles, 10 de março de 1998) foi um ator estadunidense, que estrelou inúmeras séries de televisão e apareceu em mais de 150 filmes.
1915 — Maria Lenk ▒ Maria Emma Hulga Lenk Zigler (São Paulo, 15 de janeiro de 1915 – Rio de Janeiro, 16 de abril de 2007) foi a principal nadadora brasileira, tendo sido a única mulher do país a ser introduzida no Swimming Hall of Fame, em Fort Lauderdale, Flórida. Filha de imigrantes alemães que vieram ao Brasil em 1912, Maria Lenk foi a primeira nadadora brasileira a estabelecer um recorde mundial e deu ao Flamengo diversos títulos importantes.
1923 — Flávio Cavalcanti, Flávio Antônio Barbosa Nogueira Cavalcanti (Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 1923 — São Paulo, 26 de maio de 1986) foi um jornalista, repórter, apresentador de rádio e televisão e compositor brasileiro. Um dos mais famosos e polêmicos comunicadores brasileiros, fez sucesso no comando de alguns programas de rádio e televisão nas décadas de 1960 e 1970, como o Programa Flávio Cavalcanti, Um Instante, Maestro!
1937 — Margaret O’Brien, Margaret O’Brien (San Diego, Califórnia, 15 de Janeiro de 1937) é uma atriz norte-americana. Ganhou o Oscar como melhor atriz infantil em 1945.
1943 — Arnaldo Cezar Coelho, Arnaldo David Cezar Coelho (Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 1943) é um ex-comentarista de arbitragem, ex-árbitro de futebol, empresário, corretor autônomo de investimentos e formado em Educação Física. É um dos proprietários da TV Rio Sul, afiliada da Rede Globo, que cobre toda a região Sul do estado do Rio de Janeiro Arnaldo foi o primeiro brasileiro e o primeiro árbitro não-europeu a apitar uma final de Copa do Mundo da FIFA, quando atuou na final de 1982 entre Itália e Alemanha Ocidental.
1948 — Ronnie Van Zant, Ronald Wayne “Ronnie” Van Zant (15 de janeiro de 1948 – 20 de outubro de 1977) foi o vocalista, compositor e membro fundador da banda de southern rock Lynyrd Skynyrd.
1971 — Regina King, Regina King (Los Angeles, 15 de janeiro de 1971) é uma atriz e diretora norte- americana. Ganhou dois Emmy do Primetime de Melhor Atriz Coadjuvante em Telefilme/Minissérie por American Crime.
1974 — Emílio Orciollo Netto, Emílio Orciollo Netto (São Paulo, 15 de janeiro de 1974) é um ator e apresentador brasileiro.
1975 — Mary Pierce, Mary Caroline Pierce (Montreal, 15 de janeiro de 1975) é uma ex-tenista profissional francesa,que chegou a ser a número 3 do mundotanto em simples como em duplas. Nascida no Canadá, mas filha de pai estado-unidense e mãe francesa, Mary Pierce possui a tripla nacionalidade.
1978 — Eddie Cahill, Edmund Patrick “Eddie” Cahill (Nova Iorque, 15 de janeiro de 1978) é um ator dos Estados Unidos da América. Eddie é descendente de italianos e irlandeses.
Martin Luther King Jr.
Martin Luther King Jr. (nascido Michael King Jr.; Atlanta, 15 de janeiro de 1929 — Memphis, 4 de abril de 1968) foi um pastor batista e ativista político estadunidense que se tornou a figura mais proeminente e líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos de 1955 até seu assassinato em 1968.
King é amplamente conhecido pela luta dos direitos políticos através da não-violência e desobediência civil, inspirado por suas crenças cristãs e o ativismo não-violento de Mahatma Gandhi.
King liderou em 1955 o boicote aos ônibus de Montgomery e posteriormente se tornou o primeiro presidente da Conferência da Liderança Cristã do Sul (abreviado em inglês como SCLC). Como presidente da SCLC, ele liderou sem sucesso em 1962 a luta contra a segregação em Albany, e foi um dos participantes que organizaram os protestos não-violentos de 1963 em Birmingham.
King ajudou na organização da Marcha sobre Washington onde ele ditou seu famoso discurso “Eu Tenho um Sonho” (em inglês: “I Have a Dream“) aos pés do Memorial de Lincoln.
Em 14 de outubro de 1964, King ganhou o Prêmio Nobel da Paz por combater o racismo nos Estados Unidos através da resistência não-violenta.
Em 1965, ele ajudou a organizar as Marchas de Selma a Montgomery. Nos seus últimos anos, ele ampliou seu ativismo contra a pobreza e a Guerra do Vietnã.
O diretor do FBI J. Edgar Hoover achava King um radical e fez dele alvo do programa de contrainteligência a partir de 1963.
Os agentes do FBI o investigaram por possíveis laços comunistas, ameaçaram tornar público suas supostas relações extraconjugais e o denunciaram para agentes governamentais e, em 1964, mandaram a King uma carta ameaçadora anônima, o qual ele interpretou como uma tentativa de alguém a incentivá-lo a cometer suicídio.
Antes de sua morte, King estava planejando uma ocupação em Washington, D.C., que seria denominada Campanha dos Pobres, quando ele foi assassinado em 4 de abril de 1968, em Memphis.
Sua morte causou forte reação e foi seguida por manifestações em várias cidades dos Estados Unidos.
Alegações que o assassino convicto de King, James Earl Ray, ter sido coagido ou agido em conjunto com agentes do governo persistiram por décadas após o tiroteio. King foi premiado postumamente com a Medalha Presidencial da Liberdade e a Medalha de Ouro do Congresso.
O Dia de Martin Luther King foi estabelecido como feriado em cidades e estados dos Estados Unidos a partir de 1971; o feriado foi promulgado a nível federal por uma legislação assinada pelo presidente Ronald Reagan em 1986.
Centenas de estradas nos EUA foram renomeadas em sua honra, e um condado em Washington foi dedicado a ele. O Martin Luther King Jr. Memorial no National Mall em Washington D.C. foi inaugurado em sua homenagem em 2011.
Prêmios e reconhecimentos
King foi premiado com ao menos cinquenta graus honorários de diferentes colégios e universidades. [277]
Em 14 de outubro de 1964, King tornou-se (na época) o mais jovem ganhador do Prêmio Nobel da Paz, o qual foi dado a ele por causa de papel na liderança da resistência não violenta contra o racismo nos EUA.[278][279]
Malcolm X, Barack Obama e Martin Luther King – fotomontagem.
Em 1965, ele foi galardoado com o American Liberties Medallion pelo American Jewish Committee por seu “avanços excepcionais nos princípios da liberdade humana”.[277][280]
Ao aceitar, King observou: “Liberdade é uma coisa só. Ou você tem ela por completo ou não é livre”.[281]
Em 1957, ele foi premiado com a Medalha Spingarn pela NAACP.[282] Dois anos depois, ele ganhou o Prêmio Anisfield-Wolf por seu livro Stride Toward Freedom: The Montgomery Story.[283]
Em 1966, a Planned Parenthood Federation of America premiou King com o Prêmio Margaret Sanger por “sua corajosa resistência ao ódio e sua longa dedicação para o avanço da justiça social e dignidade humana”.[284]
Também em 1966, King foi eleito membro da Academia de Artes e Ciências dos Estados Unidos.[285]
Em novembro de 1967, ele fez uma viagem de um dia pelo Reino Unido para receber prêmios honorários da Universidade de Newcastle, sendo o primeiro afro- americano em receber tal honra por esta universidade.
Em um discurso improvisado ao receber o prêmio, King disse:[286]
“Há três grandes e urgentes problemas que temos que enfrentar não apenas nos Estados Unidos mas em todo mundo hoje …
… São os problemas do racismo, da pobreza e da guerra.”
Coretta King com o marido Martin Luther King e sua primeira filha Yolanda, em 1956.
Em 1968, Coretta Scott King fundou a Martin Luther King Jr. Center for Nonviolent Social.[287]
Além de ter sido indicado para três Prêmios Grammy, o líder civil ganhou postumamente o Prêmio de Melhor Discurso por sua fala “Por que me oponho à guerra no Vietnã”.[288]
Em 1977, a Medalha Presidencial da Liberdade foi postumamente dada a King por Jimmy Carter. Ele justificou:
Martin Luther King Jr. foi o porta voz de sua geração.
Ele viu-se diante da grande parede da segregação e percebeu que o poder do amor poderia levar a sua queda. Da luta e exaustão para cumprir as promessas de nossos pais fundadores ajudando os cidadãos mais humildes, ele fez sua declaração eloquente sobre seu sonho para os EUA.
Ele fez nossa nação mais forte porque ele a tornou melhor.
Seu sonho ainda nos sustenta.[289]
Coretta King com o marido Martin Luther King
King e sua esposa também foram premiados com a Medalha de Ouro do Congresso em 2004.[290]
King foi considerado a segunda pessoa mais admirada do século XX pela lista Gallup.[291]
Em 1963, ele foi nomeado pela revista Time com a pessoa do ano e, em 2000, ele ficou em sexto lugar como “Pessoa do Século” em uma votação pela mesma revista.[292]
King ficou em terceiro lugar como o maior cidadão da história dos EUA em um concurso feito pelo Discovery Channel e o AOL. [293]
Nota de cinco dólares
Em 20 de abril de 2016, o Secretário do Tesouro dos Estados Unidos Jack Lew disse que as notas de 5, 10 e 20 dólares sofreriam um redesign em 2020.
Lew disse que Liconln continuaria na frente da nota de 5 dólares, mas o reverso teria um redesign diferente retratando vários eventos históricos que ocorreram no Lincoln Memorial.
Martin Luther King e Malcolm X
Entre os elementos desse novo design estão imagens do discurso de King “Eu Tenho um Sonho” e a apresentação de ópera de 1939 da cantora Marian Anderson.[294]
“Mesmo as noites completamente sem estrelas, podem anunciar a aurora de uma grande realização.”
► Citações de Martin Luther King
Martin Luther King Jr.
Martin Luther King Jr. (nascido Michael King Jr.)
Atlanta, 15 de janeiro de 1929 — Memphis, 4 de abril de 1968)
pastor batista e ativista político
▒ EVENTOS HISTÓRICOS
- 1582 — A Rússia cede a Livônia e a Estônia à Polônia.
- 1699 — Sancionada pelo Rei de Portugal a Carta Régia que cria o Instituto Militar de Engenharia do Brasil.
- 1759 — Abertura do Museu Britânico.
- 1833 — Criação do município de Nova Iguaçu.
- 1943 — Inauguração do Pentágono.
- 1956 — o Santos Futebol Clube se torna, depois de vinte anos, campeão paulista de futebol, referente ao campeonato de 1955.
- 1969 — Inicia-se a missão Soyuz 5.
- 1970 — A região de Biafra é reincorporada à Nigéria.
- 1973 — Os Estados Unidos cessam suas ações militares contra o Vietnã do Norte.
- 1975 — Assinado o Acordo de Alvor, em que Portugal reconhece a independência de Angola.
- 1985 — No Brasil, é eleito pelo Colégio Eleitoral, em eleição indireta, Tancredo Neves, o primeiro presidente civil em 21 anos de Ditadura Militar no Brasil.
- 1989 — No Brasil, o Ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega lança o Plano Verão e uma nova moeda no país: o Cruzado Novo.
- 1992 — A federação Iugoslava, fundada em 1918, é dissolvida quando a Comunidade Europeia reconhece as repúblicas da Croácia e da Eslovênia.
- 2001 — Lançamento da Wikipédia.
- 2001 — Primeiro voo da Gol Transportes Aéreos.
- 2003 — História do Equador: o coronel aposentado Lucio Gutiérrez, membro da junta militar que derrubou o presidente Jamil Mahuad em 2000, assumiu a presidência do Equador com uma plataforma de combate à corrupção. Alfredo Palacio assume a vice- presidência.
- 2006 — Chegada da sonda Stardust à Terra com amostras de material recolhido em cometas
- 2006 — Michelle Bachelet foi eleita a primeira mulher presidente do Chile.
- 2009 — Um Airbus A320 da US Airways perde potencia após a admissão de pássaros em ambos os motores logo depois da decolagem no aeroporto de La Guardia, em Nova York. O piloto Chesley Sullenberger, em conjunto com seu copiloto Jeffrey B. Skiles, num ato heroico, é obrigado a tomar a decisão de pousar nas águas frias do rio Hudson. Todos os 155 passageiros e a tripulação do Voo US Airways 1549 sobreviveram sem ferimentos graves. A aeronave foi desativada e está exposta em um museu.
▒ FALECIMENTOS
1919 — Rosa Luxemburgo ▒ Rosa Luxemburgo (nascida Rozalia Luksenburg; em polonês, Róża Luksemburg; Zamość, 5 de março de 1871 — Berlim, 15 de janeiro de 1919) foi uma filósofa e economista marxista, polaco-alemã. Tornou-se mundialmente conhecida pela militância revolucionária ligada à Social-Democracia da Polônia (SDKP), ao Partido Social- Democrata da Alemanha (SPD) e ao Partido Social-Democrata Independente da Alemanha (USPD).
2008 — Brad Renfro, Brad Barron Renfro, mais conhecido como Brad Renfro (Knoxville, 25 de julho de 1982 — Los Angeles, 15 de janeiro de 2008) foi um ator norte-americano.
2010 — Marshall Nirenberg, Marshall Warren Nirenberg (Nova Iorque, 10 de abril de 1927 — Nova Iorque, 15 de janeiro de 2010) foi um bioquímico estadunidense. Foi agraciado, juntamente com Har Khorana e Robert Holley, com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1968, por terem decifrado a primeira sequência de nucleotídeos de DNA, que sintetizam a fenilalanina.
2013 — Clayton Silva, Clayton Geraldo da Silva (Uberlândia, 6 de fevereiro de 1938 — Campinas, 15 de janeiro de 2013) foi um ator e humorista brasileiro. Ele começou atuando, sob o comando de Manuel de Nóbrega, no programa: Praça da Alegria, da antiga TV Paulista.
2018 — Dolores O’Riordan, Dolores Mary Eileen O’Riordan (Limerick, 6 de setembro de 1971 — Londres, 15 de janeiro de 2018), mais conhecida como Dolores O’Riordan, foi uma cantora, compositora e musicista Irlandesa, vocalista da banda The Cranberries. É considerada na Irlanda como a maior cantora de toda a história do país.
▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
Dia da Wikipédia, que foi fundada em 15 de Janeiro de 2001 e está fazendo 16 anos de idade em 2017.
- Dia Mundial do Compositor
Brasil
- Aniversário do município de Unaí em Minas Gerais
- Dia dos Adultos
- Dia da Imprensa Filatélica
- Feriado municipal em Taquaritinga do Norte
- Feriado municipal em Nova Iguaçu e Santa Cruz
- Dia da fundação de Paraíba do Sul, feriado municipal
- Dia do Museu de Arte Moderna – Rio de Janeiro
- Emancipação Política em Ouro Velho – Paraíba
- Dia Nacional do Jogo Limpo e de Controle ao Doping nos Esportes.
Cabo Verde
- Dia de “Nhu Santo Amaro” – Dia do Concelho do Tarrafal de Santiago
▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1772 — O Castelo de Santa Maria da Feira sofre um violento incêndio.
- 1944 — A European Advisory Commission decide dividir a Alemanha em zonas de ocupação depois do final da Segunda Guerra Mundial.
- 1944 — Terramoto em San Juan, Argentina faz 8000-10.000 mortos.
- 1970 — Muammar al-Gaddafi é proclamado primeiro-ministro da Líbia.
- 1986 — Acidente de helicóptero no Rally Paris-Dakar. Morrem o organizador, Thierry Sabine, e mais quatro pessoas.
- 1992 — Terroristas do ETA assassinam o professor Manuel Broseta, em Valência, na Itália.
- 2000 — Incêndio do Mercadão de Madureira
▒ GALERIA de FOTOS
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

15 de Janeiro – Acontecimentos do Dia
☺ DESTAQUES DE HOJE • Dia da Wikipédia – desde 2001 (fazendo 16 anos de idade em 2017) ▒ NASCIMENTOS • Josef Breuer • Aristóteles Onassis • Maria Lenk • Martin Luther King Jr. ▒ FALECIMENTOS • Rosa Luxemburgo
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “15 de Janeiro • Dia Hoje • Edição 2022”