DESTAQUES DO DIA
♥ NASCIMENTOS • Berthe Morisot • Marco António • Baltazar • Faye Dunaway • Paulo Ubiratan • Steven Soderbergh • LL Cool J • Jordy • Kevin Durand • Dave Grohl • Jason Bateman • Emily Watson • Nelson Machado Filho • Shannon Lucid • Murray Bookchin • Albert Schweitzer • Richard Felton Outcault ♦ ÓBITOS • Humphrey Bogart • Shaolin • Alan Rickman • Lewis Carroll • Harold Abrahams • Kurt Gödel • Ricardo Montalbán
• Dia do Enfermo
• Dia do Treinador de Futebol
FONTES
CIDADES ANIVERSIANTES
• Bom Retiro (SC)
• Cruz (CE)
• Miguelópolis (SP)
• Paço do Lumiar (MA)
• Porto Alegre do Tocantins (TO)
• Simolândia (GO)
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
FONTE ► WIKIPÉDIA
Vídeo da Globo News de 2016, na comemoração do 75º aniversário de Faye Dunaway, atriz norte-americana, com mais de 40 filmes no currículo.
▒ NASCIMENTOS
83 a.C. — Marco António ▒ Marco Antônio (português brasileiro) ou Marco António (português europeu) (83–31 a.C.; em latim: Marcus Antonius ), conhecido também apenas como Antônio, foi um político da gente Antônia da República Romana nomeado cônsul por três vezes, em 44, 34 e 31 a.C. com Júlio César (e Públio Cornélio Dolabela depois de sua morte), Lúcio Escribônio Libão e Otaviano respectivamente. Foi ainda mestre da cavalaria do ditador em 48 e 47 a.C..
1863 — Richard Felton Outcault, Richard Felton Outcault (Lancaster, Ohio, 14 de Janeiro de 1863 – Flushing, Nova York, 25 de Setembro de 1928) foi um autor e ilustrador de tiras de quadrinhos norte- americano, em especial, as séries The Yellow Kid e Buster Brown. É considerado o inventor da tira em quadrinhos moderna.
1875 — Albert Schweitzer, Albert Schweitzer OM (Kaysersberg, 14 de janeiro de 1875 — Lambaréné, 4 de setembro de 1965) foi um teólogo, organista, filósofo e médico alemão, nascido na Alsácia, então parte do Império Alemão (atualmente, uma região administrativa francesa). Foi um dos melhores intérpretes de Bach e uma autoridade na construção de órgãos. Laureado em 1952 com o Prêmio Nobel da Paz, como humilde homenagem a um “grande homem”.
1921 — Murray Bookchin, Murray Bookchin (Nova Iorque, 14 de janeiro de 1921 — Burlington, Vermont, 30 de julho de 2006) foi um escritor, orador, professor, historiador e filósofo político anarquista e posteriormente, comunalista estado-unidense autodidata. Pioneiro no movimento da ecologia, Bookchin formulou e desenvolveu a teoria da Ecologia Social e do planejamento urbano, dentro do pensamento anarquista e ecologista.
1926 — Baltazar ▒ Oswaldo Silva, mais conhecido como Baltazar, (Santos, 14 de janeiro de 1926 — São Paulo, 25 de março de 1997) foi um futebolista brasileiro. Consagrou-se como jogador do Corinthians, time paulista, tinha como principal característica o cabeceio da bola para o gol.
1941 — Faye Dunaway ▒ Dorothy Faye Dunaway (Bascom, 14 de janeiro de 1941) é uma atriz norte-americana, uma das grandes estrelas do cinema nos anos 1960 e 70 e ganhou o Oscar de melhor atriz da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de 1976 por Rede de Intrigas.
Sua carreira começou no início dos anos 1960 na Broadway. Ela fez sua estreia no cinema com o filme Acontece Cada Coisa de 1967, e alcançou a fama nesse mesmo ano com seu papel de Bonnie Parker em Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas, pelo qual recebeu sua primeira indicação ao Oscar.
1943 — Shannon Lucid, Shannon Matilda Wells Lucid (Xangai, 14 de janeiro de 1943) é uma ex- astronauta dos Estados Unidos, veterana de cinco missões espaciais e ex-recordista de permanência no espaço entre as mulheres. Foi a primeira mulher norte-americana a habitar a estação orbital russa Mir e condecorada com a Medalha de Honra Espacial do Congresso, décima pessoa e primeira mulher a receber a honraria.Shannon nasceu em Xangai, na China, durante a Segunda Guerra Mundial, filha de pastores missionários batistas que se encontravam no país e cresceu na cidade de Bethany, no estado de Oklahoma, Estados Unidos, onde cursou a Universidade de Oklahoma e se formou em bioquímica em 1973.
1947 — Paulo Ubiratan ▒ Paulo Ubiratan Fontes Gaspar (Rio de Janeiro, 14 de janeiro de 1947 — 29 de março de 1998) foi um diretor e produtor de telenovelas brasileiras da Rede Globo. Foi casado com a atriz Natália do Vale e com a jornalista e ex-modelo Valéria Monteiro, com quem teve uma filha, Vitória.
1954 — Nelson Machado Filho, Nelson Machado Filho (São Paulo, 14 de janeiro de 1954) é um ator, humorista, dublador, diretor de dublagem, escritor, compositor, youtuber, locutor, radialista, ex – apresentador de televisão, tradutor de dublagem, vlogueiro e professor brasileiro. É um dos mais ativos participantes da dublagem no Brasil e ficou famoso através da dublagem dos atores Carlos Villagrán, Robin Williams, Wesley Snipes, e Roberto Benigni; além de personagens como Glomer em Punky, Chucky em Brinquedo Assassino, e Darkwing Duck.
1963 — Steven Soderbergh ▒ Steven Andrew Soderbergh (Atlanta, 14 de janeiro de 1963) é um cineasta estadunidense. É creditado algumas vezes em filmes como Peter Andrews, Sam Lowry ou Mary Ann Bernard.
1967 — Emily Watson, Emily Margaret Watson (Islington, 14 de janeiro de 1967) é uma atriz britânica. Ela começou sua carreira no teatro na Royal Shakespeare Company em 1992.
1968 — LL Cool J ▒ James Todd Smith III (nascido em 14 de janeiro de 1968), mais conhecido pelo nome artístico de LL Cool J (Ladies Love Cool James, significado de seu nome artístico), é um artista americano de hip-hop e ator. Ele é mais conhecido pelas suas baladas românticas como I Need Love bem como pioneiro do Pop rap com I Can’t Live Without My Radio, I’m Bad, Boomin System, Mama Said knock You Out,Headsprung e 4,3,2,1.
1969 — Dave Grohl, David Eric Grohl (Warren, 14 de janeiro de 1969) é um músico e compositor norte-americano. É o fundador, vocalista e guitarrista da banda Foo Fighters.
1969 — Jason Bateman, Jason Kent Bateman (Rye, Nova Iorque, 14 de janeiro de 1969) é um ator, diretor e produtor estadunidense. Bateman iniciou a sua carreira quando ainda era criança em séries como Little House on the Prairie, Silver Spoons e The Hogan Family.
1974 — Kevin Durand, Kevin Serge Durand (14 de janeiro de 1974) é um ator canadense. Ele é mais bem conhecido pela sua participação no aclamado seriado norte-americano, “Lost”, onde interpretava o vilão, Keamy.
1988 — Jordy, Jordy Claude Daniel Lemoine (Saint-Germain-en-Laye, 14 de janeiro de 1988) é um cantor francês. Jordy é listado no Livro Guinness dos Recordes como o cantor mais jovem a ter um single em primeiro lugar de vendas.
Berthe Morisot
Berthe Marie Pauline Morisot (francês: [mɔʁizo]; (Bourges, Cher, 14 de janeiro de 1841 – Paris, 2 de março de 1895) foi uma pintora impressionista francesa.
Foi descrita por Gustave Geffroy, em 1894 como “uma das grandes damas do impressionismo”, junto de Marie Bracquemond, Eva Gonzalès e Mary Cassatt.[1]
Expôs seus trabalhos, pela primeira vez, no prestigiado Salão de Paris, em 1864, patrocinado pela Academia de Belas-Artes de Paris.
Os seus trabalhos foram selecionados para as exposições seguintes, juntamente com os de Paul Cézanne, Edgar Degas, Claude Monet, Camille Pissarro, Pierre-Auguste Renoir e Alfred Sisley.
Eugéne Manet et sa fille au jardin, óleo sobre tela, 1883
Foi casada com Eugène Manet, irmão de seu amigo e colega pintor Édouard Manet.
Vida pessoal
Berthe nasceu em Bourges, no seio de uma influente família. Seu pai, Edmé Tiburce Morisot, era o administrador da região de Cher e formado em arquitetura pela École des Beaux-Arts.[2] Sua mãe era Marie-Joséphine-Cornélie Thomas, sobrinha-neta de Jean-Honoré Fragonard, um dos mais prolíficos pintores do Rococó.
Berthe tinha duas irmãs, Yves (1838–1893) e Edma (1839–1921), e um irmão mais novo, Tiburce, nascido em 1848.
A família mudou-se para Paris em 1852, quando Berthe ainda era criança.[3]
Era prática comum das famílias bourgeois em educar as filhas nas artes, então Berthe e suas irmãs tiveram aulas particulares com Geoffroy-Alphonse Chocarne e Joseph Guichard. Inicialmente, elas começaram a produzir desenhos de parentes, como quando desenhou seu pai em seu aniversário.[2]
Em 1857 Guichard, que tinha uma escola para meninas na Rue des Moulins, apresentou Berthe e Edma ao Museu do Louvre, onde elas aprenderam a observar as obras dos grandes mestres e em 1858 aprenderam a copiar os quadros.
Por volta dessa época, elas também conheceram o trabalho de Paul Gavarni.[4]
Mais tarde, Guichard se tornaria o diretor da École des Beaux-Arts, onde seu pai estudou.[2]
Como estudantes de arte, as irmãs trabalharam muito próximas, até Edma se casar com Adolphe Pontillon, um oficial naval e se mudara para Cherbourg, onde teve filhos, assumiu a vida do lar e tinha pouco tempo disponível para pintar.
Berthe Morisot with a Muff, 1869, pintado por Édouard Manet
Cartas entre as duas irmãs mostram o carinho que tinham uma pela outra, porém Berthe comumente se queixava da distância entre as duas e do afastamento de Edma das artes.
Edma sempre apoiou o trabalho da irmã e tentou manter contato e proximidade entre as famílias o máximo que pode. Edma assim escreveu:
“Tenho sempre você em meus pensamentos, querida Berthe. Estar em seu estúdio e de poder escapar, nem que por meros 15 minutos, respirar a atmosfera que dividimos por tantos anos.[5][6]”
Berthe Morisot, Portrait in Profile, 1872, pintado por Édouard Manet
Sua irmã Yves casou-se com Theodore Gobillard, inspetor tributário, em 1866 e foi musa de Edgar Degas em Mrs Theodore Gobillard, obra que está hoje no Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque.[4][5][6][4]
Berthe estava registrada como copista no Museu do Louvre e lá ficou amiga de artistas e professores, como Camille Corot, um pintor de paisagens da Escola Barbizon.
Em 1860, sob a influência de Corot, ela começou a experimentar o método de pintura ao ar livre. Em 1863, estava estudando com Achille Oudinot, outro pintor de Barbizon.
Berthe Morisot with a Bouquet of Violets, 1872 – óleo sobre tela – 55 x 38 cm – Musée d`Orsay, Paris, pintado por Édouard Manet
No inverno de 1863-64, Berthe estudou escultura com Aimé Millet, mas nenhuma de suas obras sobreviveu aos dias de hoje.[3]
Berthe se casou com Eugène Manet, irmão de seu amigo e colega pintor, Édouard Manet, em 1874.
Eugène faleceu em 1892.
Em 1878, ela daria à luz à única filha do casal, Julie Manet, que foi musa frequente nos quadros da mãe e de outros artistas impressionistas, como Renoir.[3]
Impressionismo
A primeira vez que um quadro de Berthe foi exposto ao grande público foi no Salão de Paris, em 1864, quando a artista tinha 23 anos, com dois quadros retratando paisagens. A partir daí, ela expôs com regularidade no salão, com crítica positivas, até 1873, um ano da grande exposição impressionista. Ela expôs trabalhos na exposição de 1874, perdendo apenas a de 1878 quando sua filha nasceu.[7]
Sua carreira tida como um período mais maduro começou em 1872. Sua audiência começou a crescer com o patrocínio de Durand-Ruel, comerciante de arte, que comprou de Berthe cerca de 22 quadros. Em 1877, ela foi descrita por um crítico do Le Temps, como a “verdadeira impressionista do grupo”. [8] Berthe preferiu expôr e assinar suas obras com seu nome de solteira, sem usar um pseudônimo ou seu nome de casada.[9] Na exposição de 1880, muitos críticos de arte consideraram os trabalhos de Berthe como os melhores, incluindo o famoso crítico do Le Figaro, Albert Wolff.[3]
Manet
Em 1868, Berthe ficou amiga de Édouard Manet, que pintou vários retratos dela, incluindo um estudo com véu preto, enquanto ela de luto pela morte do pai.
A correspondência entre os dois mostra grande afeição, mas Berthe se ressentia de suas críticas e correções que queria fazer em seus quadros. [3]
Assim Manet escreveu:
“As jovens Morisots são adoráveis. É perturbador que elas não sejam homens. Porém, como mulheres, poderiam servir a causa da pintura, cada um casando com um membro da Academia Francesa e semeando discórdia entre esses senis.[10]”
Berthe Morisot, Campo de Trigo, 1875, Museu de Orsay – Paris
Apesar de Manet ser considerado o mestre e Berthe sua pupila, já evidências de que a admiração era recíproca.
Registros mostram a apreciação de Manet por seu estilo original e pelas decisões tomadas na composição dos quadros, algumas que ele mesmo adotou em suas obras.
Foi Berthe quem persuadiu Manet a pintar ao ar livre, algo que ela vinha praticando havia muito tempo.[11]
Foi ela também quem o introduziu ao grupo de pintores que viria a ser conhecido como os impressionistas. Em 1874, ela casou-se com o irmão de Édouard, Eugène.[3]
Morte
Berthe Morisot faleceu em 2 de março de 1895, em Paris, devido a uma pneumonia decorrente de novo surto da pandemia de gripe de 1889-1890, adquirida quando cuidava de Julie, que também esteve doente.
Ela foi sepultada no Cemitério de Passy, em Paris.[3]
Berthe Morisot
Berthe Marie Pauline Morisot
(Bourges, Cher, 14 de janeiro de 1841 – Paris, 2 de março de 1895)
pintora impressionista francesa
▒ EVENTOS HISTÓRICOS
- 1506 — A escultura clássica Laoconte e seus filhos (Grupo de Laocoonte) é redescoberta em Roma por Felice de Fredi e vendida de imediato ao papa Júlio II.
- 1784 — Os Estados Unidos ratificam um tratado de paz com a Inglaterra encerrando a Revolução norte-americana.
- 1809 — Firmada a aliança entre Inglaterra e Espanha para lutar contra Napoleão, cujas tropas haviam invadido a Espanha.
- 1852 — Promulgada nova Constituição na França, que outorgou poder a Charles Louis Napoleón Bonaparte.
- 1876 — O telefone é patenteado por Alexander Graham Bell, apesar de ter sido inventado por Antonio Meucci.
- 1900 — Estreia a ópera Tosca, de Puccini.
- 1914 — Henry Ford, fundador da Ford, anuncia um novo sistema na linha de montagem de sua fábrica, que reduzia de 12,5 horas para 93 minutos a produção de um carro.
- 1943 — O presidente norte-americano Roosevelt e o primeiro-ministro inglês Churchill iniciam uma conferência de guerra em Casablanca.
- 1952 — Iniciam-se os Jogos Olímpicos de Inverno em Oslo
- 1953 — O marechal Josip Broz Tito é eleito presidente da República da Iugoslávia.
- 1965 — Os primeiros-ministros da República da Irlanda e da Irlanda do Norte se reúnem pela primeira vez em 43 anos.
- 1969 — Início da missão espacial soviética Soyuz 4
- 1973 — Elvis Presley realiza um show em Honolulu, no Hawaii, que foi o primeiro a ser transmitido via satélite para mais de 40 países e visto por mais de um bilhão de pessoas.
- 1980 — Inicia-se o segundo mandato de Indira Gandhi como Primeira-Ministra da Índia.
- 1990 — O programa de televisão Os Simpsons estreia no canal Fox nos Estados Unidos.
- 1994 — Os presidentes da Rússia, Boris Iéltsin, e dos EUA, Bill Clinton, firmam em Moscou, com o presidente da Ucrânia, Leonid Kravchuk, um acordo para eliminar todos os mísseis nucleares estratégicos ex-soviéticos.
- 2001 — O socialista Jorge Sampaio é reeleito Presidente da República de Portugal.
- 2005 — A sonda Cassini-Huygens pousa em Titã.
- 2015 — Giorgio Napolitano renuncia à presidência da Itália.
▒ FALECIMENTOS
1898 — Lewis Carroll, Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido pelo seu pseudônimo Lewis Carroll (Daresbury, 27 de janeiro de 1832 — Guildford, 14 de janeiro de 1898), foi um romancista, contista, fabulista, poeta, desenhista, fotógrafo, matemático e reverendo anglicano britânico. É autor do clássico livro Alice no País das Maravilhas. Lecionou matemática no Christ College, em Oxford.
1957 — Humphrey Bogart ▒ Humphrey DeForest Bogart (Nova Iorque, 25 de dezembro de 1899 — Hollywood, 14 de janeiro de 1957) foi um ator de cinema e teatro dos Estados Unidos, eleito pelo American Film Institute como a maior estrela masculina do cinema norte-americano de todos os tempos e eleito como a maior lenda do cinema mundial pela Entertainment Weekly. Conhecido pelo público como Bogie ou Bogey (preferia ser chamado de Bogie), é considerado um dos grandes mitos do cinema e ganhou o Oscar de melhor ator de 1951 por seu papel em Uma Aventura na África.
1978 — Harold Abrahams, Harold Maurice Abrahams (Bedford, Inglaterra, 15 de Dezembro de 1899 — Enfield, Londres, 14 de Janeiro de 1978) foi um atleta britânico, campeão olímpico dos 100 m rasos nos Jogos de Paris em 1924. Tornou-se extremamente popular no fim do século XX, quando parte de sua vida, juntamente com a do escocês Eric Liddell, foi retratada no filme Chariots of Fire (em Portugal Momentos de Glória, no Brasil Carruagens de Fogo), que venceu em quatro categorias do Oscar, incluindo a de melhor filme em 1981.
1978 — Kurt Gödel, Kurt Friedrich Gödel (Brünn, Áustria-Hungria,[1] 28 de abril de 1906 — Princeton, Estados Unidos, 14 de janeiro de 1978) foi um filósofo, matemático e lógico austríaco, naturalizado norte-americano. Considerado, ao lado de Aristóteles, Alfred Tarski e Gottlob Frege, um dos mais importantes lógicos da história, Gödel causou um imenso impacto no pensamento científico e filosófico no século XX, época em que nomes como Bertrand Russell, Alfred North Whitehead, e David Hilbert analisavam o uso da lógica e da teoria dos conjuntos como instrumento para compreender os fundamentos da matemática de Georg Cantor.
2009 — Ricardo Montalbán, Ricardo Gonzalo Pedro Montalbán Merino (Cidade do México, 25 de novembro de 1920 — Los Angeles, 14 de janeiro de 2009) foi um ator mexicano.
2016 — Shaolin ▒ Francisco Jozenilton Veloso, mais conhecido pelo nome artístico Shaolin (Coremas, 8 de maio de 1971 — Campina Grande, 14 de janeiro de 2016), foi um cartunista, chargista, caricaturista, humorista e ator de televisão brasileiro.
2016 — Alan Rickman ▒ Alan Sidney Patrick Rickman (Hammersmith, 21 de fevereiro de 1946 – Londres, 14 de janeiro de 2016) foi um premiado ator britânico, mais conhecido pelos filmes Duro de Matar e Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões e pelo papel de Severus Snape na saga Harry Potter.
▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
Brasil
- Aniversário do município de Miguelópolis, em São Paulo.
Sérvia
Portugal
- Feriado municipal em Elvas.
▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1659 — Batalha das Linhas de Elvas
- 1797 — Batalha de Rivoli
- 1907 — Centenas de pessoas morrem quando um terremoto atinge Kingston, a capital da Jamaica.
- 1974 — O general Ernesto Geisel é escolhido presidente da República por eleição indireta. Assumiria no dia 15 de março, enfrentando dificuldades econômicas e políticas.
▒ GALERIA de FOTOS
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

14 de Janeiro – Acontecimentos do Dia
☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ NASCIMENTOS • Marco António • Baltazar • Faye Dunaway • Paulo Ubiratan • Steven Soderbergh • LL Cool J ▒ FALECIMENTOS • Humphrey Bogart • Shaolin • Alan Rickman
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “14 de Janeiro • Dia Hoje • Edição 2022”