DESTAQUES DO DIA
♥ NASCIMENTOS • Stephen Hawking • Elvis Presley • David Bowie • Guilherme Fontes • Alexandre Pires • Adriana Bombom • Emily Greene • Shirley Bassey • Michelle Forbes • Rosa Magalhães • Graham Chapman • Robby Krieger • Alfred Russel Wallace • Carl Rogers ♦ ÓBITOS • Marco Polo • Galileu Galilei • François Mitterrand • Joseph Schumpeter • Araci Cortes • Steve Clark
• Dia do Fotógrafo
FONTES
CIDADES ANIVERSIANTES
• Bom Sucesso do Sul (PR)
• Caetanos (BA)
• Manoel Ribas (PR)
• Tuntum (MA)
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
FONTE ► WIKIPÉDIA
▒ NASCIMENTOS
1823 — Alfred Russel Wallace, Alfred Russel Wallace, OM, FRS (Usk, País de Gales, 8 de janeiro de 1823 — Broadstone, Dorset, Inglaterra, 7 de novembro de 1913) foi um naturalista, geógrafo, antropólogo e biólogo britânico. Em fevereiro de 1858, durante uma jornada de pesquisa nas Ilhas Molucas, Indonésia, Wallace escreveu um ensaio no qual praticamente definia as bases da teoria da evolução e enviou-o a Charles Darwin, com quem mantinha correspondência, pedindo ao colega uma avaliação do mérito de sua teoria, bem como o encaminhamento do manuscrito ao geólogo Charles Lyell.Darwin, ao se dar conta de que o manuscrito de Wallace apresentava uma teoria praticamente idêntica à sua – aquela em que vinha trabalhando, com grande sigilo, ao longo de vinte anos – escreveu ao amigo Charles Lyell: “Toda a minha originalidade será esmagada”.
1867 — Emily Greene Balch ▒ Emily Greene Balch (Boston, 8 de janeiro de 1867 — Cambridge, 9 de janeiro de 1961) foi uma socióloga, escritora, pacifista e sindicalista estadunidense. Foi agraciada com o Nobel da Paz de 1946.
1902 — Carl Rogers, Carl Ransom Rogers (Oak Park, Illinois, 8 de janeiro de 1902 – La Jolla, Califórnia, 4 de fevereiro de 1987) foi um psicólogo estadunidense atuante na terceira força da psicologia e desenvolvedor da Abordagem Centrada na Pessoa. Sua dedicação à construção de um método científico na psicologia foi reconhecido por prêmio da Associação Americana de Psicologia, da qual também foi eleito presidente, em 1958, tendo sido um pioneiro no estudo sistemático da clínica psicológica.
1935 — Elvis Presley ▒ Elvis Aaron Presley (Tupelo, 8 de janeiro de 1935 — Memphis, 16 de agosto de 1977) foi um famoso músico e ator norte-americano, mundialmente denominado como o Rei do Rock e com a alcunha de “Elvis, The Pelvis”, pela forma extravagante, mas ousada como dançava e se mexia, adquirida na década de 50. Elvis também foi um dos pioneiros do rock and roll.
1937 — Shirley Bassey ▒ Shirley Veronica Bassey, DBE (Cardiff, 8 de janeiro de 1937) é uma cantora nascida no País de Gales,considerada uma das maiores cantoras do século 20 e uma das mais poderosas vozes já registradas. Os seus trabalhos mais conhecidos são os temas que cantou nos filmes de James Bond: Goldfinger (1964), Diamonds Are Forever (1971), e Moonraker (1979).
1941 — Graham Chapman, Graham Arthur Chapman (Leicester, Leicestershire, 8 de janeiro de 1941 — Maidstone, 4 de outubro de 1989) foi um ator, escritor britânico e médico de formação, membro do grupo Monty Python.
1946 — Robby Krieger, Robby Krieger (Los Angeles, 8 de Janeiro de 1946) é um músico norte- americano conhecido como guitarrista da banda de rock The Doors. Foi considerado o 76º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.
1947 — David Bowie ▒ David Bowie IPA: [ˈboʊ.iː]; nome artístico de David Robert Jones, (Brixton, Londres, 8 de janeiro de 1947 — Manhattan, Nova Iorque, 10 de janeiro de 2016) foi um cantor, compositor, ator e produtor musical inglês. Por vezes referido como “Camaleão do Rock” pela capacidade de sempre renovar sua imagem, tem sido uma importante figura na música popular há cinco décadas e é considerado um dos músicos populares mais inovadores e ainda influentes de todos os tempos, sobretudo por seu trabalho nas décadas de 1970 e 1980, além de ser distinguido por um vocal característico e pela profundidade intelectual de sua obra.
1947 — Rosa Magalhães, Rosa Lúcia Benedetti Magalhães, mais conhecida como Rosa Magalhães (Rio de Janeiro, 8 de janeiro de 1947), é uma professora, artista plástica, figurinista, cenógrafa e carnavalesca brasileira. É a maior detentora de títulos na era Sambódromo, sendo campeã em 1982 (antes do Sambódromo),1994, 1995, 1999, 2000, 2001 e 2013.
1965 — Michelle Forbes, Michelle Renee Forbes Guajardo (Austin, 8 de janeiro de 1965) é uma atriz estadunidense.
1967 — Guilherme Fontes ▒ Guilherme Machado Cardoso Fontes (Petrópolis, 8 de janeiro de 1967) é um ator e diretor brasileiro.
1974 — Adriana Bombom, Adriana Soares (Rio de Janeiro, 8 de janeiro de 1974), mais conhecida pelo nome artístico de Adriana Bombom, é uma repórter e atriz brasileira.
1976 — Alexandre Pires ▒ Alexandre Pires do Nascimento (Uberlândia, 8 de janeiro de 1976) é um cantor e compositor brasileiro.
Stephen Hawking
Stephen William Hawking (AFI: [‘stivən ‘hɔkɪŋ]; Oxford, 8 de janeiro de 1942 — Cambridge, 14 de março de 2018)[4] foi um físico teórico e cosmólogo britânico, reconhecido internacionalmente por sua contribuição à ciência, sendo um dos mais renomados cientistas do século.[5][6]
Doutor em cosmologia, foi professor lucasiano emérito na Universidade de Cambridge,[7] um posto que foi ocupado por Isaac Newton, Paul Dirac e Charles Babbage.
Foi, pouco antes de falecer, diretor de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica (DAMTP) e fundador do Centro de Cosmologia Teórica (CTC) da Universidade de Cambridge.[8]
Seus trabalhos científicos incluem um teorema sobre a singularidade gravitacional no âmbito da relatividade geral (em colaboração com Roger Penrose) e a previsão teórica de que os buracos negros emitem radiação, frequentemente chamada de Radiação Hawking. Hawking foi o primeiro cientista a estabelecer uma teoria da cosmologia explicada pela união da teoria geral da relatividade e da mecânica quântica.
Ele foi um defensor fervoroso da interpretação de muitos mundos na mecânica quântica.[9][10]
Hawking alcançou sucesso comercial com vários trabalhos nos quais ele discute suas próprias teorias e cosmologia em geral.
Seu livro Uma Breve História do Tempo permaneceu na lista de mais vendidos do The Sunday Times durante 237 semanas. Em 2002, Hawking ficou em 25º lugar na pesquisa da BBC sobre os 100 Maiores Britânicos de todos os tempos.
Em 1963, Hawking foi diagnosticado com uma forma de início precoce da doença neuronal motora (MND; também conhecida como esclerose lateral amiotrófica “ALS” ou doença de Lou Gehrig) que o paralisou gradualmente ao longo das décadas.[11][12]
Mesmo após a perda de sua capacidade de falar, ele ainda era capaz de se comunicar por meio de um dispositivo gerador de fala, inicialmente através do uso de um interruptor de mão e, mais tarde, usando um único músculo da bochecha. Ele morreu no dia 14 de março de 2018, aos 76 anos de idade, depois de lutar contra essa doença durante mais de 50 anos.[13][14]
Biografia
Stephen William Hawking (AFI: [‘stivən ‘hɔkɪŋ]) nasceu exatamente no aniversário de 300 anos da morte de Galileu.
Seus pais eram Frank Hawking, um biólogo pesquisador que trabalhava como parasitólogo no Instituto Nacional de Pesquisa Médica de Londres, e Isabel Hawking. Teve duas irmãs mais novas, Philippa e Mary, e um irmão adotivo, Edward. Hawking sempre foi interessado por ciência.
Em sua infância, quando ainda morava em St Albans, estudou na St Albans High School for Girls (garotos de até 10 anos eram educados em escolas para garotas) entre 1950 e 1953 – ele foi um bom aluno, mas não era considerado excepcional.
Entrou, em 1959, na University College, Oxford, onde pretendia estudar matemática, conflitando com seu pai, que gostaria que Stephen estudasse medicina.
Como não pôde, por não estar disponível em tal universidade, optou então por física, formando-se três anos depois (1962). Seus principais interesses eram termodinâmica, relatividade e mecânica quântica.
Obteve o doutorado na Trinity Hall em Cambridge em 1966, de onde era um membro honorário. Depois de obter doutorado, passou a ser pesquisador e, mais tarde, professor no Gonville and Caius College. Depois de abandonar o Instituto de Astronomia em 1973, Stephen entrou para o Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica tendo, entre 1979 e 2009, ano em que atingiu a idade limite para o cargo, ocupado o posto de professor lucasiano de Matemática, cátedra que fora de Newton, tendo sido professor lucasiano emérito da Universidade de Cambridge.[15]
Hawking em 5 de maio de 2006, durante a conferência de imprensa na Bibliothèque Nationale de France para inaugurar o Laboratório de Astronomia e Partículas em Paris e para lançar a versão em francês do seu trabalho “God Created the Integers“.
Casou pela primeira vez em julho de 1965 com Jane Hawking de quem teve 3 filhos.
No Natal de 1989, anunciou à família que iria viver com uma das suas enfermeiras, separando-se em 1991.
Casou depois com sua enfermeira Elaine Mason em 16 de setembro de 1995, da qual se divorciou em 2006. Hawking continuou combinando a vida em família (seus três filhos e três netos) e sua investigação em física teórica junto com um extenso programa de viagens e conferências.
Hawking era portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA),[16] uma doença neurodegenerativa que paralisa progressivamente os músculos do corpo, mas que mais frequentemente não afeta as funções cognitivas. A ELA ainda não possui cura. A doença foi detectada quando tinha 21 anos. Em 1985 Hawking teve que submeter-se a uma traqueostomia após ter contraído pneumonia visitando o CERN na Suíça e, desde então, utilizava um sintetizador de voz para se comunicar.
Gradualmente, foi perdendo o movimento dos braços e pernas, assim como do resto da musculatura voluntária, incluindo a força para manter a cabeça erguida, de modo que sua mobilidade era praticamente nula.
Em 2005 Hawking usava os músculos da bochecha para controlar o sintetizador, e em 2009 já não podia mais controlar a cadeira de rodas elétrica. Desde então outros grupos de cientistas estudaram formas de evitar que Hawking sofresse de síndrome do encarceramento, cogitando traduzir os pensamentos ou expressões de Hawking em fala.[17][18][19]
A versão mais recente, desenvolvida pela Intel e cedida a Hawking em 2013, rastreava o movimento dos olhos do cientista para gerar palavras, embora o cientista tenha afirmado em seu site oficial que preferia usar o “cheek tracking” (rastreamento da bochecha) para utilizar a interface ACAT (Sistema desenvolvido pela Intel).
“No entanto, embora eles funcionem bem para outras pessoas, eu ainda acho que o interruptor na minha bochecha é mais fácil e menos cansativo de usar”.[20]
Morte
Hawking morreu em sua casa em Cambridge, Inglaterra, no começo da manhã de 14 de março de 2018, com a idade de 76 anos.[39][13][40] Sua família anunciou que ele morreu em paz.[41][42] Ele foi elogiado por figurar na ciência, entretenimento, política e outras áreas.[43][44][45][46]
A bandeira do Gonville and Caius College de Cambridge ficou hasteada em meio mastro e um livro de condolências foi assinado por estudantes e visitantes.[47][48][49]
Hawking nasceu no ano do aniversário de 300 anos da morte de Galileo Galilei e morreu no dia do 139º aniversário do nascimento de Albert Einstein.[50]
Seu funeral privado ocorreu as 14 horas da tarde de 31 de março de 2018,[51] na Great St Mary’s Church, Cambridge.[52][53]
Dentre os convidados para o funeral estavam Eddie Redmayne, Felicity Jones e o guitarrista do Queen e astrofísico Brian May.[54] Seguindo sua cremação, suas cinzas foram depositadas na Abadia de Westminster em 15 de junho de 2018, durante uma cerimônia de ação de graças. Suas cinzas foram colocadas na nave da abadia, ao lado da sepultura de Isaac Newton e próximo da sepultura de Charles Darwin.[54][55][56]
Hawking pediu, pelo menos quinze anos antes de sua morte, que a equação da entropia de Bekenstein–Hawking fosse seu epitáfio.[57][58] Os últimos cientistas naturais sepultados na Abadia de Westminster antes de Hawking foram em 1937 Ernest Rutherford e 1940 Joseph John Thomson.[59]
Cinebiografias
A vida de Stephen Hawking já foi contada em dois documentários e dois filmes.
Os documentários foram A Brief History of Time[60](1991), em que Errol Morris usou o livro homônimo como base para relatar a vida do cientista, e Hawking (2013), narrado pelo próprio Hawking.[61]
Em 2004, o filme televisivo Hawking foi lançado pela BBC Two. Dirigido por Philip Martin, o filme estrela Benedict Cumberbatch como Hawking, focando em seu período na Universidade de Cambridge.
Outra biografia mais abrangente foi lançada nos cinemas em 2014, The Theory of Everything (No Brasil e em Portugal A Teoria de Tudo), baseado no livro de memórias de Jane Hawking, Travelling to Infinity: My Life with Stephen. Dirigido por James Marsh e estrelando Eddie Redmayne como Hawking e Felicity Jones como Wilde, o filme começa com Hawking conhecendo a futura esposa em Cambridge e vai mostrando as dificuldades da vida do casal enquanto Hawking alcançava a fama com suas teorias e tinha seu corpo definhado por uma doença motora degenerativa.[62]
Após assistir uma versão finalizada do filme, Hawking aprovou a biografia e permitiu aos cineastas usarem sua voz sintetizada e protegida por direitos autorais na versão final.[63]
A interpretação de Hawking por Redmayne garantiu-lhe o Oscar de melhor ator.[64]
Os principais campos de pesquisa de Hawking foram cosmologia teórica e gravidade quântica. Em 1971, em colaboração com Roger Penrose, provou o primeiro de muitos teoremas de singularidade; tais teoremas fornecem um conjunto de condições suficientes para a existência de uma singularidade no espaço-tempo.
Este trabalho demonstra que, longe de serem curiosidades matemáticas que aparecem apenas em casos especiais, singularidades são uma característica genérica da relatividade geral.
Hawking também sugeriu que, após o Big Bang, primordiais ou miniburacos negros foram formados.
Com Bardeen e Carter, ele propôs as quatro leis da mecânica de buraco negro, fazendo uma analogia com termodinâmica. Em 1974 calculou que buracos negros deveriam, termicamente, criar ou emitir partículas subatômicas, conhecidas como radiação Hawking, além disso, também demonstrou a possível existência de miniburacos negros.
Hawking também participou dos primeiros desenvolvimentos da teoria da inflação cósmica no início da década de 1980 com outros físicos como Alan Guth, Andrei Linde e Paul Steinhardt, teoria que tinha como proposta a solução dos principais problemas do modelo padrão do Big Bang.
Stephen Hawking, em 1960.
Hawking escreveu diversos livros que ajudaram a divulgar complexas teorias cosmológicas em linguagem fácil para leigos.
O primeiro foi Uma Breve História do Tempo, escrito entre 1982 e 1984 e vendendo mais de 10 milhões de cópias. Obras seguintes incluem O Universo numa Casca de Noz (2001), Uma Nova História do Tempo (2005, versão atualizada de sua estreia co-escrita com Leonard Mlodinow) e God Created the Integers (2006). Em parceria com sua filha Lucy, Hawking também escreveu livros infantis sobre o universo com George e o Segredo do Universo (2007) e suas duas continuações.[77]
O asteróide 7672 Hawking foi nomeado em sua homenagem.[78]
Stephen Hawking
▒ EVENTOS HISTÓRICOS
- 1297 — Independência de Mónaco.
- 1805 — A Colônia do Cabo, na África do Sul, torna-se colônia britânica.
- 1889 — Herman Hollerith patenteou sua máquina de tabulação, que foi usada pela primeira vez para compilar dados de um recenseamento.
- 1918 — O presidente estadunidense Woodrow Wilson profere o discurso dos Quatorze Pontos.
- 1925 — O compositor russo Igor Stravinsky apresentou-se pela primeira vez nos Estados Unidos, regendo a Orquestra Filarmônica de Nova York.
- 1959 — Fidel Castro chega a Havana, capital de Cuba, após derrubar em 1° de janeiro, Fulgencio Batista (que fugiu para o exílio), e assume o poder em Cuba.
- 1959 — O general Charles De Gaulle foi chamado para assumir o governo da França, ao qual havia renunciado em 1946. O país estava à beira de uma guerra civil.
- 1963 — É adotada a bandeira do estado de Minas Gerais
- 1968 — A TV americana exibiu pela primeira vez um documentário submarino do oceanógrafo Jacques Cousteau.
- 1989 — Início da Era Heisei no Japão.
- 1992 — A sonda Sakigake fez uma operação de assistência gravitacional com o auxílio da força da gravidade da Terra.
- 1994 — Lançamento da missão Soyuz TM-18.
- 1998 — Imagens transmitidas de Saturno pelo telescópio espacial Hubble fortaleceram a teoria da existência de planetas fora do sistema solar.
- 2001 — Iniciam-se as emissões do canal noticioso português SIC Notícias.
- 2004 — A Hewlett-Packard (HP) anunciou que iria licenciar o iPod da Apple Inc. para criar um reprodutor de áudio digital com a marca da HP.
- 2006 — Registrada a temperatura mais alta da cidade de Pelotas: 41°C.
▒ FALECIMENTOS
1324 — Marco Polo ▒ Marco Polo (Veneza, 15 de setembro de 1254 – Veneza, 8 de janeiro de 1324) foi um mercador, embaixador e explorador. Nasceu na República de Veneza na Idade Média.
1642 — Galileu Galilei ▒ Galileu Galilei (em italiano: Galileo Galilei; Pisa, 15 de fevereiro de 1564 — Florença, 8 de janeiro de 1642) foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano. Galileu Galilei foi personalidade fundamental na revolução científica.
1950 — Joseph Schumpeter, Joseph Alois Schumpeter (Triesch, 8 de fevereiro de 1883 — Taconic, Connecticut, 8 de janeiro de 1950) foi um economista e cientista político austríaco. É considerado um dos mais importantes economistas da primeira metade do século XX, e foi um dos primeiros a considerar as inovações tecnológicas como motor do desenvolvimento capitalista.
1985 — Araci Cortes, Zilda de Carvalho Espíndola, conhecida como Aracy Cortes, (Rio de Janeiro, 31 de março de 1904 — Rio de Janeiro, 8 de janeiro de 1985) foi uma cantora brasileira. Nascida no Estácio, foi criada pela madrinha muito severa; cresceu e mudou-se com a família para o Catumbi, aonde teve como vizinho um rapaz negro que tocava flauta, Pixinguinha, o fundador do grupo Oito batutas.
1991 — Steve Clark, Stephen Maynard Clark (Sheffield, 23 de abril de 1960 — Londres, 8 de janeiro de 1991) foi um músico britânico. Ele foi guitarrista, principal compositor e um dos fundadores da banda de hard rock britânica Def Leppard.
1996 — François Mitterrand ▒ François Maurice Adrien Marie Mitterrand GColIH • GColL (Jarnac, Charente, 26 de Outubro de 1916 — Paris, 8 de Janeiro de 1996) foi um político francês, que foi durante 14 anos presidente da França. Detém atualmente o recorde de longevidade (14 anos) na presidência da República Francesa.
▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
Brasil
- Dia Nacional do fotógrafo e da fotografia
Eventos Mitológicos
- Dia de Justiça, antiga deusa romana da Justiça – Mitologia romana.
▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1979 — O petroleiro francês Betelgeuse explode no terminal da Gulf Oil em Bantry na Irlanda – 50 mortos.
- 1983 — Nasce Kim Jong-un, político norte-coreano.
▒ GALERIA de FOTOS
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

8 de Janeiro – Acontecimentos do Dia
☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ NASCIMENTOS • Emily Greene • Elvis Presley • Shirley Bassey • Stephen Hawking • David Bowie • Guilherme Fontes • Alexandre Pires ▒ FALECIMENTOS • Marco Polo • Galileu Galilei • François Mitterrand
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “8 de Janeiro • Dia Hoje • Edição 2022”