DESTAQUES DO DIA
♥ NASCIMENTOS • Paramahansa Yogananda • Diane Keaton • Robert Duvall • Umberto Eco • Whindersson Nunes • Bradley Cooper • Manuel da Silva Passos • Mariam Baouardy • King Camp Gillette • Raimundo Teixeira Mendes • Jane Wyman • Sam Phillips • Hayao Miyazaki • Leda Nagle ♦ ÓBITOS • Eusébio • Nelson Ned • Amy Johnson • Manuel Botelho de Oliveira • Isabel da Rússia • Ernest Henry Shackleton • Cláudia Magno • Antônio Pompêo
• Dia das Diretas
• Dia da Criação da 1ª Tipografia do Brasil
• Dia de São Nepomuceno Neumann
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
FONTE ► WIKIPÉDIA
▒ NASCIMENTOS
1805 — Manuel da Silva Passos, Manuel da Silva Passos (São Martinho de Guifões, Bouças, 5 de Janeiro de 1805 — Marvila, Santarém, 18 de Janeiro de 1862), mais conhecido por Passos Manuel, bacharel formado em Direito, advogado, parlamentar brilhante, ministro em vários ministérios e um dos vultos mais proeminentes das primeiras décadas do liberalismo, encarnando a esquerda do movimento vintista na fase inicial da monarquia constitucional, tendo depois assumido o papel de líder incontestado dos setembristas. Foi seu irmão mais velho, e inseparável aliado na vida política, José da Silva Passos, um também proeminente político da esquerda liberal.
1846 — Mariam Baouardy, Mariam Baouardy (em árabe: مريم بواردي , ou Maria de Jesus Crucificada, 5 de janeiro de 1846 – 26 de agosto de 1878), era uma freira Carmelita Descalça da Igreja Católica Grega Melquita. Filha de pais greco-católicos palestinos da cidade de Hurfiesh na Alta Galiléia, mais tarde mudou-se para l’billin, ela era conhecida por seus serviços aos pobres.
1855 — King Camp Gillette, King Camp Gillete (Fond du Lac, 5 de janeiro 1855 — Los Angeles, 9 de julho de 1932) foi um inventor estadunidense, conhecido pela lâmina de barbear que leva o seu nome. Ele inventou uma versão mais vendida do aparelho de barbear.
1855 — Raimundo Teixeira Mendes, Raimundo Teixeira Mendes (Caxias, 5 de janeiro de 1855 — Rio de Janeiro, 28 de junho de 1927) foi um filósofo e matemático brasileiro, autor da bandeira nacional republicana.
1917 — Jane Wyman, Jane Wyman (nascida Sarah Jane Mayfield; Saint Joseph, 5 de janeiro de 1917 — Rancho Mirage, 10 de setembro de 2007) foi uma atriz, cantora, dançarina e filantropa estadunidese. Ela recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira, incluindo um Oscar, três Globos de Ouro e duas indicações ao Emmy Award.Sua carreira profissional começou aos 16 anos em 1933, quando ela assinou com a Warner Bros.
1923 — Sam Phillips, Sam Phillips (Florence, 5 de janeiro de 1923 – Memphis, 30 de julho de 2003) foi um produtor musical e compositor americano. Seu nome de batismo era Samuel Cornelius Phillips. Foi um dos mais importantes nomes para o começo do rock como música de massa, ocasionando assim em uma revolução cultural. Mas ficou famoso mesmo por ter descoberto o rei do rock Elvis Presley, o cantor e pianista de Rock and roll Jerry Lee Lewis e também ,o “Rei da música country“, Johnny Cash.
1931 — Robert Duvall ▒ Robert Selden Duvall (San Diego, 5 de janeiro de 1931) é um ator, produtor e cineasta norte-americano. Foi indicado a sete Oscars (vencendo um por sua atuação em Tender Mercies), seis Globos de Ouro (quatro vitórias), e tem várias indicações e uma vitória cada uma no prêmio BAFTA, o Screen Actors Guild Award, e dois Emmys, além de receber a Medalha Nacional de Artes em 2005.
1932 — Umberto Eco ▒ Umberto Eco (Alexandria, 5 de janeiro de 1932 — Milão, 19 de fevereiro de 2016) foi um escritor, filósofo, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano de fama internacional. Foi titular da cadeira de Semiótica e diretor da Escola Superior de ciências humanas na Universidade de Bolonha.
1941 — Hayao Miyazaki, Hayao Miyazaki (宮崎 駿, Miyazaki Hayao?, Tóquio, 5 de janeiro de 1941) é um animador, cineasta, roteirista, escritor e artista de mangá japonês. É co-fundador do Studio Ghibli, uma companhia de cinema e animação, tendo conquistado reconhecimento e aclamação internacional pela qualidade de seus vários longas-metragens de animação, os quais ele normalmente escreve e dirige, sendo amplamente considerado como um dos principais nomes da indústria de animação japonesa.
1946 — Diane Keaton ▒ Diane Keaton, nome artístico de Diane Hall (Santa Ana, 5 de janeiro de 1946) é uma atriz, produtora e diretora estadunidense, natural do estado da Califórnia. Fez vários trabalhos premiados e de sucesso como Annie Hall, de Woody Allen e O Poderoso Chefão, de Coppolla.
1950 — Leda Nagle ▒ Leda Nagle (Juiz de Fora, 5 de janeiro de 1950) é uma jornalista, escritora, atriz e apresentadora de televisão brasileira. Foi apresentadora do programa semanal Sem Censura, durante 20 anos na TV Brasil.
1975 — Bradley Cooper ▒ Bradley Charles Cooper (Filadélfia, 5 de janeiro de 1975), é um ator e produtor estadunidense mais conhecido pelos seus papéis na trilogia Se Beber, Não Case! (Em Portugal: A Ressaca).
1995 — Whindersson Nunes, Whindersson Nunes Batista (Palmeira do Piauí, 5 de janeiro de 1995), é um comediante, youtuber, cantor e ator brasileiro, conhecido pelos seus vídeos de humor no YouTube desde 2013. Ele se apresenta no cenário trapper usando o nome artístico Lil Whind.
Paramahansa Yogananda
Paramahansa Yogananda (5 de janeiro de 1893 – 7 de março de 1952) foi um iogue e guru indiano. É considerado um dos maiores emissários da antiga filosofia da Índia para o Ocidente.
Através da Self- Realization Fellowship (SRF), a organização que fundou ao chegar aos Estados Unidos, foi pioneiro ao promover a prática da meditação por meio das lições que os estudantes recebiam em casa, pelo correio, para cumprir a sua missão mundial de difundir as técnicas de Kriya Yoga. Paramahansa Yogananda teve sua singular história de vida imortalizada no best-seller Autobiografia de um Iogue.
Biografia
Infância, juventude e busca espiritual
Conforme contado por seu irmão, Sananda Lal Ghosh,[1] Paramahansa Yogananda nasceu com o nome Mukunda Lal Ghosh no dia 5 de Janeiro de 1893, na cidade de Gorakhpur, na Índia, numa devota e abastada família Bengali.
Desde os primeiros anos, sua consciência e experiências espirituais já eram reconhecidas por todos ao seu redor como muito além das comuns, passando por lembranças de suas vidas passadas, brincadeiras em que voluntariamente suspendia a vida do seu corpo deixando todos alarmados, e tentativas de fugas ao Himalaia interrompidas por seus familiares.
A morte da mãe, a quem amava intensamente, foi comunicada a ele por uma aparição mística, e intensificou sua busca pessoal por Deus.
Ansiando encontrar um mestre iluminado para guiá-lo em sua busca espiritual, durante a juventude Yogananda procurou a presença de muitos sábios e santos da Índia, que sempre lhe diziam para aguardar o momento certo, quando seu guru, apontado por Deus, surgiria.
Em 1910, com a idade de 17 anos, finalmente sua busca pelo mestre cessou diante do encontro com Swami Sri Yukteswar.
Segundo suas próprias narrativas, foi no eremitério de Sri Yukteswar que passou a melhor parte do 10 anos seguintes, recebendo disciplina rígida, porém amorosa, enquanto adquiria sobejas experiências da realidade do espírito.[2]
Após formar-se na Universidade de Calcutá em 1915, ele fez os votos formais e entrou na ordem monástica dos Swamis, ocasião em que recebeu o nome Yogananda (uma junção dos termos yoga, “união”, e ananda, “bem-aventurança”, significando, portanto, “bem-aventurança através da união divina”).[3]
Predestinado a uma Missão Mundial
Além do que é relatado na Autobiografia, de acordo com diversos livros de amigos e familiares, várias ocorrências invulgares desde o nascimento de Yogananda, já anunciavam que, a ele, era destinada uma missão mundial.
A sua trajetória estava intimamente entrelaçada com as de três seres, cuja sabedoria e singularidade, Yogananda viria exaltar ao mundo: Mahavatar Babaji, intitulado o “Cristo Iogue da Índia Moderna” e guru de Lahiri Mahasaya. Lahiri, guru de seus pais e de Swami Sri Yukteswar.
E seu próprio mestre, Sri Yukteswar, que o preparou a pedido de Babaji para difundir a Kriya no Ocidente.
Prenúncios de Lahiri Mahasaya
Quando era um bebê, sua mãe levou-o numa visita a Lahiri Mahasaya. Apesar de oculta entre a multidão de discípulos, o guru a chamou e fez a profecia:
“Mãezinha, seu filho será um iogue. Semelhante a um motor espiritual, ele conduzirá muitas almas ao reino de Deus.”
(Yogananda conta, na Autobiografia de um Iogue, que, aos 8 anos, foi curado do cólera pelo auxílio invisível de Lahiri Mahasaya.)
Assumindo compromisso com organizações
Um dia, Sri Yukteswar questionou por que Yogananda se opunha à ideia de organizações. (Yogananda argumentava que elas se assemelhavam a “caixas de marimbondos“). Sri Yukteswar replicou:
“Poderia você, ou alguém, atingir a comunhão com Deus através da ioga, se uma linhagem de mestres de coração generoso não tivesse condescendido em transmitir seu conhecimento aos outros? Deus é o Mel, as organizações são as colmeias; ambos são necessários. Qualquer forma é inútil, naturalmente, sem o espírito, mas por que você não dá início a colmeias operosas, repletas de néctar espiritual?”
Foi a partir desse diálogo que Yogananda decidiu que compartilharia com quantos fosse possível, as “verdades libertárias” que aprendera junto ao seu guru, iniciando, em seguida, a fundação de uma escola na Índia e a Self-Realization Fellowship nos Estados Unidos.[5]
Concretizando a Missão Mundial
A Escola de Ranchi
Yogananda começou a missão de sua vida com a fundação, em 1917, de uma escola da “Arte do Viver” (Yogoda Satsanga Brahmacharya Vidyalaya, em Ranchi) para meninos, na qual os modernos métodos educacionais eram combinados com treinamento em ioga e nos ideais espirituais, além de manter um serviço médico ao ar livre de ajuda medicinal e cirúrgica para atendimento a pobres de todas as regiões.
Em uma visita à escola em 1925, Mahatma Gandhi escreveu, no livro destinado aos visitantes: “Essa instituição deixou uma profunda impressão em minha mente”.[8][9]
Ida para os Estados Unidos
Em 1920, foi convidado para participar como representante da Índia em um Congresso de líderes religiosos que aconteceu em Boston. Inseguro porque não falava bem o inglês, Yogananda perguntou a Sri Yukteswar se deveria ir.
“Todas as portas estão abertas para você. É agora ou nunca!”
Chegando à América, seu discurso com o tema “A Ciência da Religião”, foi recebido com tanto entusiasmo que ele foi convidado a dar uma série de outras palestras em diversas cidades americanas.
Fundando a Self-Realization
Ainda em 1920, Yogananda fundou sua organização, que chamou de Self-Realization Fellowship (SRF) (Associação da Autorrealização), destinada a representá-lo e a disseminar seus ensinamentos e a filosofia do ioga para o mundo.
Atraiu, em torno de si, discípulos que dedicaram-se ao monastério da SRF e desempenharam importante papel no auxílio de seus ideais de difusão de Kriya Yoga.
Muitos desses primeiros discípulos permaneceram até o fim de suas vidas na Self-Realization Fellowship e alguns ainda são vivos e atuantes no Conselho da organização.[10][11]
Difusão dos ensinamentos
Pelos próximos anos, Yogananda viajou extensivamente e fez inúmeras palestras para auditórios superlotados. O Los Angeles Times registrou:
“O Philharmonic Auditorium apresentou uma lotação espetacular com milhares de pessoas, muitos ficaram de fora sem conseguir entrada já uma hora antes do início da palestra, com os 3 mil lugares do teatro cheios até o limite de sua capacidade.”
Em 1924, embarcou em uma viagem transcontinental que o levou até o Alasca, para divulgar sua mensagem e, ao retornar, estabeleceu a sede central da Self-Realization Fellowship em Los Angeles, que se tornou o centro espiritual e administrativo de seu trabalho até os dias de hoje.
Reconhecimento pelos famosos
Entre os seguidores de Paramahansa Yogananda, figuravam muitos nomes importantes no campo da ciência, negócios e artes, incluindo o cientista Luther Burbank, a cantora lírica Amelita Galli-Curci, George Eastman (o inventor da câmera Kodak), o ganhador do Prémio Nobel Thomas Mann, a atriz Greta Garbo e o maestro Leopold Stokowski.
Posteriormente à sua morte, seus ensinamentos atraíram famosos como Elvis Presley, George Harrison, o ator Dennis Weaver,[14] o PhD em filosofia e matemática, Bob Moses, e outros.[15][16]
Em 1927, Yogananda também foi oficialmente recebido na Casa Branca pelo Presidente Calvin Coolidge, que havia se interessado por suas atividades narradas pela maioria dos jornais americanos.[13]
Paramahansa Yogananda
▒ EVENTOS HISTÓRICOS
- 1728 — Fundação da Universidade de Havana, em Cuba.
- 1808 — Criação da Primeira tipografia no Brasil.
- 1825 — Alexandre Dumas pai, aos 23 anos, participou de seu primeiro duelo. O autor de Os Três Mosqueteiros encheu suas obras com estas lutas. Dumas não se machucou seriamente, mas suas calças caíram durante o duelo.
- 1867 — Foi inaugurada a “Maxambomba” do Recife, primeiro trem urbano da América Latina.
- 1895 — Caso Dreyfus: os galões de oficial de Alfred Dreyfus são retirados numa cerimónia humilhante e este é condenado à prisão perpétua na Ilha do Diabo.
- 1896 — Um periódico austríaco informa que Röntgen tinha descoberto um novo tipo de radiação (Raio-X).
- 1907 — Promulgada no Brasil a Lei Adolfo Gordo, que autoriza a criação de sindicatos profissionais.
- 1911 — Alberto I concede ao Mónaco a sua primeira Constituição.
- 1914 — Henry Ford, da companhia automobilística Ford Motor Company, estabelece para seus funcionários um salário mínimo diário de US$ 5,00.
- 1925 — Nellie Tayloe Ross assume o governo do estado de Wyoming. É a primeira mulher a ser eleita governadora nos Estados Unidos.
- 1933 — A construção da Ponte Golden Gate é iniciada.
- 1950 — A Grã-Bretanha rompe relações diplomáticas com a China nacionalista.
- 1955 — François Mitterrand, o Ministro do Interior francês, propõe a integração da Argélia à França.
- 1955 — É inaugurado o último trecho, de 650 quilômetros, da ferrovia amazônica que une Brasil e Bolívia.
- 1959 — O Alasca torna-se o 49° Estado norte-americano.
- 1968 — Alexander Dubcek é eleito primeiro-secretário do Partido Comunista Checo. Ele impulsionou a independência de seu país.
- 1982 — A sociedade dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos elege Marília Pêra, de Pixote, a melhor atriz de 1981
- 1983 — O Barão de Tefé, navio oceanográfico brasileiro, desembarca na Antártida.
1984 — Comício pelas Diretas Já em São Paulo. ▒ Diretas Já foi um movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil ocorrido em 1983-1984. A possibilidade de eleições diretas para a Presidência da República no Brasil se concretizaria com a votação da proposta de Emenda Constitucional Dante de Oliveira pelo Congresso.
- 1985 — Nascem em um hospital de Paris os primeiros trigêmeos de proveta.
- 1999 — O presidente americano Bill Clinton anuncia a flexibilização da restrição comercial contra Cuba.
- 2004 — Iniciam-se as transmissões da 2:, futuramente chamada de RTP2.
▒ FALECIMENTOS
1711 — Manuel Botelho de Oliveira, Manuel Botelho de Oliveira (Salvador, 1636 — Salvador, 5 de janeiro de 1711) foi um advogado, político e um poeta barroco do Brasil Colônia. Foi o primeiro autor nascido no Brasil a ter um livro publicado.
1762 — Isabel da Rússia Isabel (Moscou, 29 de dezembro de 1709 – São Petersburgo, 5 de janeiro de 1762) foi a Imperatriz da Rússia de 1741 até sua morte. Era filha do imperador Pedro I com sua segunda esposa a imperatriz Catarina I, tendo ascendido ao trono em um golpe de estado contra seu primo distante Ivã VI. Realizou numerosas reformas: abolição da pena de morte, estabelecimento do senado em 1743, criação de um conselho político supremo no mesmo ano, supressão das aduanas interiores em 1754, fundação da Universidade de Moscou no ano seguinte 1755 e da Academia de Artes da Rússia em 1757 e reorganização do comércio interno.
1922 — Ernest Henry Shackleton, Sir Ernest Henry Shackleton CVO OBE FRSG (Kilkea, condado de Kildare, 15 de fevereiro de 1874 — Geórgia do Sul, 5 de janeiro de 1922) foi um explorador polar que liderou três expedições britânicas à Antárctida, e uma das principais figuras do período conhecido como Idade Heroica da Exploração da Antártida. Nascido no Condado de Kildare, na Irlanda, Shackleton e a sua família anglo-irlandesa mudaram-se para Sydenham, uma zona dos subúrbios de Londres, quando ele tinha dez anos de idade.
1941 — Amy Johnson ▒ Amy Johnson (Kingston upon Hull, Inglaterra, 1 de julho de 1903 — Londres, 5 de janeiro de 1941) foi uma pioneira da aviação, destacando-se por ser uma das primeiras mulheres a pilotar um avião.
1994 — Cláudia Magno, Cláudia Magno de Carvalho (Itaperuna, 10 de fevereiro de 1958 — Rio de Janeiro, 5 de janeiro de 1994) foi uma atriz e dançarina brasileira. Em seu primeiro ano de carreira em 1982, participou de um longa-metragem e uma novela da Rede Globo.
2014 — Eusébio ▒ Eusébio da Silva Ferreira MPIH • GCIH • GCM, mais conhecido por Eusébio (Lourenço Marques, 25 de janeiro de 1942 — Lisboa, 5 de janeiro de 2014), foi um futebolista português, nascido em Moçambique durante a época colonial. É considerado um dos melhores futebolistas de todos os tempos pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFHHS), especialistas e fãs.
2014 — Nelson Ned ▒ Nelson Ned d’Ávila Pinto (Ubá, 2 de março de 1947 — Cotia, 5 de janeiro de 2014) foi um cantor, compositor e escritor brasileiro. Ned foi o primeiro latino- americano a vender 1 milhão de discos nos Estados Unidos, e chegou a se apresentar ao lado de grandes nomes da música romântica internacional, como Julio Iglesias e Tony Bennett.
2016 — Antônio Pompêo, Antônio Pompêo (São José do Rio Pardo ou São José do Rio Preto, 23 de fevereiro de 1953 – Rio de Janeiro, 5 de janeiro de 2016) foi um ator e artista plástico brasileiro.Foi Diretor de Promoção, Estudos, Pesquisas e Divulgação da Cultura Afro-Brasileira da Fundação Palmares, ligada ao Ministério da Cultura do Brasil.
▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1906 — Terremoto destrói a cidade de Masaya, na Nicarágua.
- 1919 — Fundação do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, cujo militante número 7 foi Adolf Hitler.
- 1948 — Terroristas judeus destroem com explosivos uma ala do Hotel King David de Jerusalém. No atentado, morreram 20 pessoas.
▒ GALERIA de FOTOS
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

5 de Janeiro – Acontecimentos do Dia
☺ DESTAQUES DE HOJE • Dia das Diretas Já ▒ NASCIMENTOS • Carmen Costa • Robert Duvall • Umberto Eco • Diane Keaton • Leda Nagle • Bradley Cooper • Amy Johnson ▒ FALECIMENTOS • Eusébio • Nelson Ned
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “5 de Janeiro • Dia Hoje • Edição 2022”