DESTAQUES DO DIA
♥ NASCIMENTOS • Giannis Antetokounmpo • Arnaud Rodrigues • Emílio Santiago • Keke Rosberg • Paulo Caruso • Chico Caruso • Antonio Calloni • Royler Gracie • Milhem Cortaz • Adrianinha ♦ ÓBITOS • Louis Blanc • Werner von Siemens • João Cândido • João Goulart • Roy Orbison
• Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres
• Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Econômico e Social
• Dia Nacional do Extensionista Rural
• Dia de São Nicolau
FONTES
CIDADES ANIVERSIANTES
• Buriti (MA)
• Itaqui (RS)
• Monsenhor Gil (PI)
• Rio Tinto (PB)
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
FONTE ► WIKIPÉDIA
▒ NASCIMENTOS
- 1942 – Arnaud Rodrigues, ator, cantor, compositor e humorista brasileiro. (m. 2010)
1946 – Emílio Santiago, Emílio Vitalino Santiago (Rio de Janeiro, 6 de dezembro de 1946 — Rio de Janeiro, 20 de março de 2013) foi um cantor brasileiro.[1]
Frequentou a Faculdade Nacional de Direito, na década de 1960, inicialmente para se tornar um advogado. Ao decorrer do curso, Emílio desejou ser diplomata, pois o incomodava o fato de não existirem negros nos quadros do Itamaraty. Emílio já cantava nos bares da faculdade, em roda de amigos, apenas por diversão. No início, não queria se tornar um cantor profissional e tampouco pensava nisso. Quando as inscrições do festival de música da Faculdade foram abertas, os amigos de Emílio o inscreveram sem que ele soubesse. Emílio participou e venceu o concurso, chamando a atenção dos jurados, entre eles, Beth Carvalho. A partir daí, sua presença em festivais estudantis era frequente, ganhando todos os concursos dos quais participava.
A música já falava mais alto na vida de Emílio, porém, concluiu o curso de Direito por insistência de seus pais. Nesta mesma década,[1] participou de um conceituado programa de auditório, chegando as finais no programa de Flávio Cavalcanti, na extinta TV Tupi. Trabalhou como crooner da orquestra de Ed Lincoln, além de muitas apresentações em boates e casas noturnas; o cantor Emílio Santiago substituiu Tony Tornado no conjunto musical, quando este saiu para disputar o V Festival Internacional da Canção, no Rio de Janeiro.[2] Em 1973, lançou o primeiro compacto pela Polydor com as canções Transa de amor e Saravá Nega, que o levou a uma maior participação em rádios e programas de televisão.[3]
“Queria ser diplomata quando soube que o Brasil não tinha um diplomata negro.”
Seu primeiro LP foi lançado pela CID em 1975, com canções esquecidas de compositores consagrados como Ivan Lins, Gilberto Gil, João Donato, Jorge Ben, Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito, Durval Ferreira, João Nogueira, Paulo César Pinheiro,Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle, dentre outros. Transferiu-se no ano seguinte para a Philips–Polygram, permanecendo neste selo até 1984, pelo qual lançou dez álbuns, todos com pouca repercussão. Além de ganhar o concurso Rede Globo MPB Shell em 1982, com a canção Pelo Amor de Deus, foi escolhido três anos depois como melhor intérprete no Festival dos Festivais, também da Rede Globo, com a canção Elis Elis.[1]
Uma grande fase de sucesso do cantor iniciou-se em 1988, com o lançamento do LP Aquarela Brasileira, pela Som Livre, um projeto especial dedicado exclusivamente ao repertório de música brasileira. Inicialmente, planejava-se lançar apenas um LP, mas devido à grande repercussão e ao sucesso, foram lançados sete trabalhos da série Aquarela Brasileira. O projeto ultrapassou a marca de quatro milhões de cópias vendidas. Nesta época, gravou músicas que se tornaram sucessos como Saigon, em Aquarela Brasileira 2 (1989), e Verdade Chinesa, em Aquarela Brasileira 3 (1990). Lançou também outros projetos como um tributo ao cantor Dick Farney (Perdido de amor, de 1995) e regravando clássicos do bolero hispânico (Dias de luna, de 1996).[1]
Assinou com a Sony Music em 2000. O disco que marca a estreia na nova gravadora é Bossa Nova, que trouxe muitos clássicos do gênero e também rendeu um DVD. Prosseguiu com Um sorriso nos lábios (2001), um tributo a Gonzaguinha, e outro ao compositor acriano João Donato em 2003.
No álbum O Melhor das Aquarelas Ao Vivo, Emílio reviu o repertório de música brasileira que gravou nas sete edições da série Aquarela Brasileira. Trata-se do primeiro disco ao vivo do cantor e o segundo DVD de sua carreira, gravado ao vivo no Canecão, tradicional casa de shows do Rio de Janeiro, após Bossa Nova.
Em 2009, lançou o CD Só Danço Samba, o primeiro produzido de maneira independente, pelo seu selo Santiago Music. Em 31 de março de 2011, gravou o CD/DVD Só Danço Samba Ao Vivo, em São Paulo, que ganhou um Grammy Latino como melhor álbum de Samba–Pagode.
Morte
No dia 7 de março de 2013, Emílio deu entrada no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde ficou internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) após sofrer um acidente vascular cerebral.[4] De acordo com a direção do hospital, o cantor morreu às 6h30 da manhã do dia 20 de março de 2013, aos 66 anos. Ele teve complicações no quadro clínico de AVC isquêmico, na falta de circulação sanguínea no cérebro.[5]
- 1948 – Keke Rosberg, ex-piloto de Fórmula 1 finlandês.
- 1949 – Paulo Caruso, cartunista brasileiro.
- 1949 – Chico Caruso, cartunista brasileiro.
- 1961 — Antonio Calloni, ator brasileiro.
- 1965 — Royler Gracie, lutador de artes marciais misturadas brasileiro.
- 1972 — Milhem Cortaz, ator brasileiro.
1978 — Adrianinha, Adriana Moisés Pinto Mafra (Franca, 6 de dezembro de 1978) é uma ex-jogadora brasileira de basquetebol e técnica de basquetebol. Atuou como armadora.
Substituta de Helen na armação da seleção brasileira, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000, na sua primeira participação. Ela fez parte do elenco da Seleção Brasileira de Basquetebol Feminino, nas Olimpíadas de 2000 a 2016 (5 participações olímpicas).[1] Adrianinha anunciou sua aposentadoria da seleção em 2014.
Em 2015, a jogador voltou atrás de sua decisão e participou dos jogos do Rio 2016. A jogador foi fundamental na conquista da medalha de prata no Pan-Americano de 2007. Muito veloz e inteligente, Adriana foi chamada para jogar na maior liga do mundo: a WNBA. Apesar disso, a jogadora deixou a liga após não ser bem aproveitada pelo time de Phoenix.
Com participações em diversos times do Brasil e da Europa, Adrianinha é uma das maiores jogadoras brasileiras de todos os tempos.
1994 — Giannis Antetokounmpo, Giannis Sina Ugo Antetokounmpo (em grego: Γιάννης Αντετοκούνμπο; Atenas, 6 de dezembro de 1994)[1] é um jogador profissional de basquetebol greco-nigeriano que atualmente joga pelo Milwaukee Bucks, atual campeão da National Basketball Association (NBA), em 2021.[2]
Nascido na Grécia de pais nigerianos, Antetokounmpo começou a jogar basquete nas equipes juvenis do Filathlitikos em Atenas. Em 2011, ele começou a jogar pela equipe sênior do clube antes de entrar no Draft da NBA de 2013, onde foi selecionado pelos Bucks como a 15º escolha geral. A combinação de tamanho, velocidade e habilidades de manuseio de bola de Antetokounmpo levou ao seu apelido de “Greek Freak (Aberração Grega)”.
Na temporada de 2016-17, ele liderou os Bucks em todas as cinco principais categorias estatísticas e se tornou o primeiro jogador na história da NBA a terminar uma temporada regular no top 20 em todas as cinco principais estatísticas: pontos, rebotes, assistências, roubos e bloqueios.[3]
Ele recebeu o prêmio de MIP da NBA em 2017 e foi o MVP da NBA de forma consecutiva, em 2019 e 2020, onde também venceu o DPOY, se juntando a Michael Jordan e Hakeem Olajuwon como os únicos jogadores na história da NBA a vencer o prêmio de MVP e também de melhor jogador defensivo na mesma temporada.[4]
Em 2021, Antetokounmpo ajudou a levar o Bucks para seu primeiro campeonato desde 1971 e foi nomeado MVP das Finais.[5]
O ídolo de Antetokounmpo quando ele era jovem foi Dimitris Diamantidis.[6]
▒ EVENTOS HISTÓRICOS
- 1240 – Kiev é invadida e conquistada pelos mongóis.
- 1534 – Fundada a cidade de San Francisco de Quito, atual capital do Equador.
- 1745 – Criação da Prelazia de Goiás.
- 1768 – Publicada a primeira edição da Enciclopédia Britânica.
- 1820 – Vitória de San Martín na Batalha do Pisco, importante para o processo de independência do Peru.
- 1865 – A décima terceira Emenda à Constituição norte-americana encerra formalmente a escravatura no país.
- 1877 – O cientista Thomas Alva Edison faz a primeira gravação de som que se tem notícia, num aparelho construído por ele mesmo.
- 1880 – Buenos Aires é declarada capital da República Argentina.
- 1889 – Adotada oficialmente a bandeira do Maranhão.
- 1905 – A separação entre a Igreja e o Estado é aprovada pelo senado francês como resposta às críticas do Papa Pio X.
- 1917 – A Finlândia declara-se independente da Rússia, que a havia anexado a seu território pelo Tratado de Tilsit, assinado entre Alexandre I e Napoleão Bonaparte.
- 1921 – Independência da República da Irlanda em relação ao Reino Unido da Grã- Bretanha e Irlanda. A Irlanda do Norte, porém, ainda hoje continua sob domínio britânico.
- 1946 – O químico norte-americano Willard Libby apresenta um relógio atômico capaz de medir o tempo com tanta precisão que atrasaria no máximo um segundo em 300 mil anos.
- 1951 – Getúlio Vargas envia ao Congresso o projeto que cria a Petrobras.
- 1958 – Lançamento da Pioneer 3. Ao todo existiram quatorze missões Pioneer.
- 1962 – O Departamento de Estado norte-americano confirma a retirada dos bombardeiros soviéticos de Cuba.
- 1971 – A Índia reconhece oficialmente a república de Bangladesh.
- 1973 – Gerald Ford assume a presidência dos Estados Unidos, após a renúncia do Presidente Richard Nixon e do Vice-presidente Spiro Agnew.
- 1978 – A Espanha aprova uma nova constituição que estabelece uma monarquia constitucional e o parlamentarismo como forma de governo.
- 2001 – Emenda constitucional no Canadá dá origem ao nome da província de Terra Nova e Labrador.
▒ FALECIMENTOS
- 1882 — Louis Blanc, historiador e socialista francês (n. 1811).
- 1892 — Werner von Siemens, inventor e industrial alemão (n. 1816).
1969 — João Cândido, João Cândido Felisberto,[1][2] também conhecido como “Almirante Negro” (Encruzilhada do Sul, 24 de junho de 1880 – Rio de Janeiro, 6 de dezembro de 1969), foi um militar brasileiro da Marinha de Guerra do Brasil, líder da Revolta da Chibata (1910).[3]
Revolta da Chibata
No dia 22 de novembro de 1910, João Cândido, ao assumir por indicação dos demais líderes, o comando geral de toda a esquadra revoltada, controla o motim, faz cessar as mortes, e envia radiogramas pleiteando a abolição dos castigos corporais na Marinha de Guerra brasileira. Foi designado à época, pela imprensa, como Almirante Negro. Por quatro dias, os navios de guerra Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Deodoro apontaram os seus canhões para a Capital Federal. No ultimato dirigido ao presidente Hermes da Fonseca, os revoltosos declararam:
Nós, marinheiros, cidadãos brasileiros e republicanos, não podemos mais suportar a escravidão na Marinha brasileira.
A rebelião terminou com o compromisso do governo federal em acabar com o uso da chibata na Marinha e de conceder anistia aos revoltosos. Entretanto, em 28 de novembro, dia seguinte ao desarmamento dos navios rebelados, o governo promulgou um decreto permitindo a expulsão de marinheiros que representassem risco, descumprindo assim o que havia sido acordado pelo texto da lei de anistia aprovada no dia 25 pelo Senado da República e sancionada pelo presidente Hermes da Fonseca, conforme publicação no diário oficial de 26 de novembro, e levado ao Minas Gerais pelo capitão Pereira Leite.
- 1976 — João Goulart, político brasileiro (n. 1919).
- 1988 — Roy Orbison, cantor e compositor estadunidense (n. 1936).
▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
- Dia da Constituição na Espanha– Feriado Nacional
- Dia da Extensão Rural no Brasil
- Rússia – Dia de São Nicolau, o Papai Noel do ocidente.
- Independência da Finlândia
- Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher
▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1868 – Ocorre a Batalha de Itororó, na Guerra do Paraguai, entre cinco mil paraguaios e treze mil brasileiros comandados pelo então marquês de Caxias.
- 1917 – O barco Monte Branco, que transportava 3 mil toneladas de dinamite, choca com outro barco belga, provocando a morte de 1,6 mil pessoas.
- 1956 – Nelson Mandela, líder do movimento contra a segregação racial na África do Sul, é preso junto com outras 156 pessoas por causa de atividades políticas em seu país.
- 1966 – Golpe Militar de 1964: publicado o projeto de constituição redigido por Carlos Medeiros Silva, ministro da Justiça, e por Francisco Campos.
- 1997 – Um avião militar russo cai em uma área residencial na Sibéria, matando 46 pessoas.
- 1998 – Cerca de dois mil palestinos presos em Israel iniciaram uma greve de fome para pedir libertação. O movimento acontece poucos dias antes da visita de Bill Clinton, então presidente dos Estados Unidos, ao país.
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

6 de Dezembro – Acontecimentos do Dia
☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ NASCIMENTOS • Arnaud Rodrigues • Emílio Santiago • Keke Rosberg • Paulo Caruso • Chico Caruso ▒ FALECIMENTOS • Louis Blanc • Werner von Siemens • João Cândido • João Goulart • Roy Orbison
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “6 de Dezembro • Dia Hoje • Edição 2021”