ACONTECIMENTOS DO DIA BLOG Cidades DIA HOJE

Alvorada (RS) • Aniversário • 17 de Setembro de 1965

Município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Sua população é de 207.392 habitantes. Pertence à Grande Porto Alegre, está a 21 Km da capital. Seu IDH é de 0,768 — alto. O limite natural de Alvorada e Porto Alegre é o Arroio Feijó, um afluente do Rio Gravataí. Possui quatro instituições de ensino superior

Alvorada – RS

17 de setembro de 1965

alvorada.rs.gov.br

Alvorada é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.

População residente de 207.392 habitantes.

Pertence à mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre e foi fundado em 17 de setembro de 1965.

Alvorada faz limite com os municípios de Porto Alegre, Viamão, Gravataí e Cachoeirinha.

Dista 21 quilômetros da capital do estado, Porto Alegre.

Possui área total de 72,9 km² e área urbana legal de 52 km², sendo um dos menores municípios do estado.

O limite natural de Alvorada e Porto Alegre é o Arroio Feijó, um afluente do Rio Gravataí.

História

O município, antes 3° Distrito de Viamão, chamado de Passo do Feijó, emancipou-se no dia 17 de setembro de 1965, conforme a lei estadual nº 5026.

O nome de Alvorada, acredita-se que seja uma referência ao seu povo constituído em sua maioria por trabalhadores que acordavam nas primeiras horas da manhã para trabalhar na capital do Rio Grande do Sul (Porto Alegre).

Avenida Presidente Vargas — Alvorada (RS)

Entre as primeiras sesmarias concedidas do Sul, estão as de Cristóvão Pereira de Abreu, concedida em 23 de junho de 1775.

Mais tarde esta mesma sesmaria foi entregue a João Batista Feijó, em 5 de maio de 1776, conforme dados do IBGE. Seria este o marco inicial da origem do povoamento da cidade de Alvorada.

O povoamento se dá pelas famílias vindas de Laguna, que se estabeleceram em Viamão.

Com o passar do tempo, após o conhecimento da região, começaram também a ocupar áreas vizinhas.

Nas propriedades existiam tambos de leite. A grande maioria eram dedicadas a produção de leite e hortifrutigranjeiros, que não eram muito variados.

Serviam ao comércio, a economia de subsistência e alimentação dos animais.

Os principais produtos cultivados eram: melão, melancia, aipim, mandioca, batata-doce, e outros. O meio utilizado como transporte das mercadorias eram as carretas. As carretas já circulavam pelo Estado no tempo dos Padres Jesuítas.

Em 1737, o Brigadeiro José da Silva Paes, trouxe ferreiros, carpinteiros e madeira para fabricar carretas. Era o único veículo que poderia atravessar as campinas da fronteira do planalto.

Oriundos da beira da Lagoa dos Barros e de outras localidades, vinham carroções de quatro rodas puxados por parilhas de cavalos, que traziam melado, rapadura e carvão.

Grafiteiros pintam o Palco Central da Praça 48 — Alvorada (RS)

Com o aumento da população e a afluência de carreteiros na região, surgiram as primeiras casas de comércio.

Eram armazéns estabelecidos ao longo da estrada. Constituíam-se de prédios de madeira com chão batido, ali vendia-se o fumo, a cachaça, o arroz e miudezas, transformando-se em ponto de parada obrigatória para os carreteiros.

Dentre estas casas, as mais importantes eram: o armazém do Sr. Anibal e os armazéns dos Srs. Lothario e Frederico Dihl.

As embarcações vinham de vários lugares pelo Rio Gravataí, muitas paravam no Passo das Canoas, devido a dificuldade de acesso por via fluvial a Porto Alegre e redondezas, surgindo então a necessidade de uma estrada que facilitasse um deslocamento mais eficaz.

Com a construção da estrada que liga Gravataí a Cachoeirinha e Porto Alegre, o Passo das Canoas foi desativado.

17 de Setembro – Manifestação popular no Jardim Algaver — Alvorada (RS) — 52 Anos em 2017.

O início da educação deu-se através da contratação de professores, que as famílias de maior poder aquisitivo efetuavam.

Eram contratados professores de Gravataí e Porto Alegre.

A professora vinha dar aula para os filhos dos proprietários das fazendas.

Ela fixava residência na fazenda que a contratava. Alguns desses proprietários proporcionavam o ensino não só aos seus filhos, mas também às crianças das redondezas.

Com a preferência ao ensino público oficial, em 1886, na Vila de Viamão havia seis aulas públicas. Uma delas localizada no Passo da Figueira.

Mais tarde, aproximadamente entre 1908 e 1910, têm-se conhecimento da escola de Augusta Agripina dos Santos, natural de Porto Alegre e professora estadual.

Esta escola era aberta a comunidade, servindo a alunos de várias localidades, tais como Passo da Figueira, Passo do Feijó e adjacências.

Em 1911, esta escola atendia a trinta e seis alunos, e localizava-se próxima a uma figueira na atual Av. Frederico Dihl.

Prefeitura Municipal — Alvorada (RS)

Os loteamentos iniciaram por volta de 1940, tendo como uma de suas principais causas, o crescimento populacional das cidades vizinhas.

Um dos primeiros loteamentos criado na região, foi o da vila Passo do Feijó.

O loteamento foi aberto por um russo que dividiu as terras em pequenos terrenos.

Em 22 de setembro de 1952, a prefeitura municipal de Viamão institui oficialmente o distrito de Passo do Feijó, apenas um ano antes de seu vizinho Passo do Sabão[9].

Surgiam também no distrito os loteamentos da Vila São Pedro e sucessivamente outros.

Comércio da cidade — Alvorada (RS)

Economia e infraestrutura

O crescimento do município deu-se à beira da avenida Presidente Getúlio Vargas, principal via que atravessa o centro da cidade.

A economia é baseada principalmente no comércio e no setor de serviços, além da maioria da população trabalhar no município de Porto Alegre, fazendo com que a cidade seja conhecida também como cidade-dormitório.

Avenida Presidente Getúlio Vargas — Alvorada (RS)

Porém, o município também tem o seu distrito industrial, situado as margens da rodovia RS-118.

O município é separado de Porto Alegre pelo Arroio Feijó.

Esse arroio sempre foi de extrema importância para Alvorada. Era através dele que os moradores mais antigos da cidade retiravam a água para o consumo.

Praça João Goulart — Alvorada (RS)

O município possui um hospital público e mais 34 estabelecimentos de saúde (entre públicos e privados).

Na área de ensino existem 46 estabelecimentos de ensino pré-escolar (públicos e privados), 45 de ensino fundamental (públicos e privados), 11 de ensino médio (públicos e privados) e quatro[10]de ensino superior (públicos e privados).

Demografia

Homens: 95.080 homens

Mulheres: 100.593 mulheres

Densidade demográfica: 2.743,94 hab/km²

Mortalidade infantil: 9,8 por mil (até 1 ano)

Fecundidade: 2,2 filhos por mulher

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,699 – Médio

PIB: R$ 1.697.860 mil

PIB Per Capita: R$ 8.599,33

Fonte: IBGE [12]


 

OUTRAS CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

Alvorada (RS)

Buerarema (BA)

Felipe Guerra (RN)

Major Isidoro (AL)

Morada Nova de Minas (MG)

Pompéia (SP)

Santana da Boa Vista (RS)

União (PI)

18 de Outubro • Dia Hoje • Edição 2021

Dia do Médico, do Pintor e do Estivador ♥ Aniversário de Padre Manuel da Nóbrega • Heinrich Schütz • Benjamin Constant • Henri Bergson • Norberto Bobbio • Grande Otelo • Chuck Berry • Nelson Freire • Martina Navratilova • Jean-Claude Van Damme • Alex Barros ♦ ÓBITOS • Thomas Edison • José Ortega y Gasset • Roquette-Pinto • Lucky Dub

Três Corações (MG) • Aniversário • 23 de Setembro de 1884

Município brasileiro do estado de Minas Gerais. Com 78.999 habitantes e cerca de 828 km², é um dos principais centros urbanos do sul do estado. Situa-se a cerca de 287 km de distância da capital estadual, Belo Horizonte. É a terra natal do Pelé. Seu IDH é de 0,744 — alto. Destaque para a Universidade Vale do Rio Verde (UninCor)

São Gonçalo (RJ) • Aniversário • 22 de Setembro de 1890

Município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no estado do RJ, Brasil. Sua população é de 1.098.357 habitantes (2021). Seu IDH é de 0,739 — alto. É o 16º município mais populoso do país e a 3ª maior cidade não capital do Brasil. Sua temperatura média é de 28ºC. Destaque para o campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Petrolina (PE) • Aniversário • 21 de Setembro de 1895

Município brasileiro do interior do estado de Pernambuco, região nordeste do país. Sua população era de 359.372 habitantes em 2020. Seu IDH é de 0,702 — alto. A cidade tem uma temperatura média anual de 35,8 °C, tendo a caatinga como sua vegetação nativa e predominante. O território começou sua história com os frades franciscanos

Itapeva (SP) • Aniversário • 20 de Setembro de 1769

Município brasileiro do sudoeste paulista. Sua população era de 94.354 habitantes em 2020. Seu IDH é de 0,732 — alto. A cidade é um entreposto comercial e de escoamento da produção agrícola de todo o extremo sul de São Paulo, além de ser a maior cidade desta região. Está entre as 100 melhores cidades brasileiras com até 100 mil pessoas

Guarapari (ES) • Aniversário • 19 de Setembro de 1891

Município brasileiro do estado do Espírito Santo. Sua população é de 122.982 hab (2018). Cidade praiana com clima tropical atlântico e temperaturas agradáveis. Sua distância da capital Vitória, é de 51 Km. Seu IDH é de 0,731 — alto. Dentre todos os atrativos turísticos de Guarapari, a culinária capixaba é um dos destaques

Feira de Santana (BA) • Aniversário • 18 de Setembro de 1833

Município brasileiro do estado da Bahia. Está a 108 Km da capital, Salvador. Sua população é de 624.107 habitantes (2021). Seu IDH é de 0,712 — alto. Feira de Santana foi a primeira cidade da América Latina a ter um plano diretor. E é o principal centro urbano, político, educacional, tecnológico, econômico, cultural e comercial do interior da Bahia

0 comentário em “Alvorada (RS) • Aniversário • 17 de Setembro de 1965

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: