Guarapari – ES
19 de Setembro de 1891
http://www.guarapari.es.gov.br
Guarapari é um município brasileiro do estado do Espírito Santo localizado na região homônima[6].
Sua população estimada em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística era de 122.982 habitantes[7].
A sua distância até Vitória é de 51 quilômetros; e até Brasília, 1264 quilômetros.
Topônimo
O topônimo “Guarapari” é de origem indígena onde “Guara” se refere à ave de pelagem vermelha Guará, e “parim” se refere à arma utilizada pelos povos indígenas locais para a caça do animal, que era muito comum na região. Com o tempo, passou-se a adotar o nome “Guarapari” no lugar de “Guaraparim”, pois o primeiro era mais utilizado.
História
Por volta do ano 1000, os índios que ocupavam o litoral sul do atual estado do Espírito Santo foram expulsos para o interior do continente devido à invasão de povos tupis procedentes da Amazônia. No século XVI, quando chegaram os primeiros exploradores europeus à região, a mesma era habitada por um desses povos tupis: os temiminós. [8]
Em 1585, o padre jesuíta José de Anchieta fundou uma missão jesuíta para catequizar os índios da região: a aldeia do Rio Verde ou aldeia de Santa Maria de Guaraparim. A aldeia possuía um convento e uma igreja dedicada a santa Ana. Para a sua inauguração, Anchieta compôs o AutoTupi. Em 1677, foi construída a igreja de Nossa Senhora da Conceição. Em 1679, a aldeia de Guaraparim foi elevada à categoria de vila. Em 1835, foi criada a comarca de Guarapari. Em 1860, a comarca recebeu uma visita do imperador brasileiro dom Pedro II. Em 1878, passou à condição de município. Em 1891, adquiriu o status de cidade.
No final do século XIX, colonos europeus (italianos, em sua maioria, que aportaram no Rio Benevente) se instalaram no interior do município, fundando as localidades de Todos os Santos e Rio Calçado, entre outras. A principal atividade econômica dessas famílias era o café, além do plantio que faziam para a própria subsistência. Em 1948, teve instalada a sua câmara[9]. Em meados dos anos 1960/1970, Guarapari tornou-se nacionalmente famosa em decorrência das propriedades pretensamente medicinais de suas areias monazíticas. Por este motivo, houve uma onda turística crescente em torno da cidade.
Geografia
A cidade, assim como toda a região central do Espírito Santo, possui vários afloramentos graníticos e muitas enseadas e baías protegidas. A sede da cidade é a nível do mar, mas, graças à proximidade com a região serrana do estado, alguns distritos da cidade chegam a mil metros de altitude.
Clima
O clima da cidade é Tropical Atlântico Aw. Com temperaturas normais, não apresenta grandes variações de temperatura, graças à proximidade com o litoral (maritimidade).
Vista da Praia do Morro — Guarapari (ES)
Ecologia e meio ambiente
Radioatividade Natural
As praias de Guarapari são famosas por possuírem um nível alto de radioatividade natural, proveniente das chamadas areias monazíticas, ricas nos elementos urânio e tório. Em alguns pontos das praias foram registradas leituras de até 20μSv/h (175 mSv por ano),[11][12] uma dose equivalente à que seria recebida ao se tirar uma radiografia( raio-x) de tórax a cada hora.[13] Na cidade os níveis de radiação são muito inferiores; um estudo realizado com 320 habitantes encontrou uma dose média de 0.6 µSv/h, ou 5.2 mSv por ano.[14] Esse valor é cerca de 30% acima da média usual,[15] mas ainda muito abaixo de um nível perigoso.
Parque Estadual Paulo César Vinha
Situado no extremo norte do município, na faixa litorânea, o parque possui 1 500 hectares de área, protegendo o ecossistema restinga, uma rica flora composta por orquídeas, bromélias, clúsias e outras espécies típicas de restinga. Conta com uma fauna variada: de pererecasendêmicas a saguis-da-cara- branca, cutias, jiboias, quatis, tamanduás e veados. Possui três lagoas de águas avermelhadas, mas somente uma, a Lagoa de Caraís, é aberta a visitação. O parque possui, também, duas trilhas para visitação:
- Trilha da Clúsia – trilha que possibilita ao visitante um contato mais intimo com a natureza, da uma impressão que está dentre uma mata fechada.
- Trilha da Restinga – uma trilha relativamente maior, com grau de dificuldade fácil. Leva o turista até a Lagoa de Caraís. Possui 1,5 quilômetros de extensão.
O parque recebeu esse nome em homenagem ao biólogo Paulo C. Vinha, assassinado cruelmente nos limites do parque enquanto fazia um levantamento fotográfico sobre líquens e fungos. Sua sede fica próxima ao bairro de Setiba, onde conta com guardas e uma estrutura básica de apoio ao turista.
Cultura e lazer
Culinária
Dentre todos os atrativos turísticos de Guarapari, a culinária capixaba merece uma atenção especial. Dos vários pratos baseados em frutos do mar, destacam-se a moqueca capixaba, a torta capixaba, a muma de siri e a caranguejada.
Famosa internacionalmente, a moqueca capixaba é o prato mais conhecido da culinária do Espírito Santo. O nome “moqueca” designa um estilo de preparar o alimento que consiste no cozimento sem água apenas com os vegetais e frutos do mar. Ao contrário da moqueca baiana, a capixaba não leva azeite de dendê e nem leite de coco.
Logo em seguida, vem a torta capixaba, preparada com vários frutos do mar, como siri desfiado, camarão, ostra e sururu, além de bacalhau e palmito. É prato tradicionalmente consumido durante a Semana Santa em algumas casas capixabas.
19 de Setembro – Setiba — Guarapari (ES) — 126 Anos em 2017.
Turismo
Principal cidade turística do Espírito Santo, Guarapari atrai diversos turistas do mundo inteiro graças às suas belezas naturais e às areias monazíticas (radioativas), com virtudes alegadamente terapêuticas, apesar de os benefícios no tratamento de artrite ou reumatismo não terem comprovação científica.[16] Com mais de 30 praias e boa rede hoteleira, chega a atrair 700 000 turistas no verão,[17] sendo que, em 1994, a cidade recebeu 1 500 000 turistas, enfrentando graves problemas no abastecimento de energia e água, tendo sido, no entanto, realizadas medidas que resolveram o problema.
O município possui clubes aquáticos, além de aquários, exposições marinhas, praias e passeios de mergulho.
OUTRAS CIDADES ANIVERSARIANTES
Acará (PA) |
Cacimbinhas (AL) |
Conselheiro Lafaiete (MG) |
Dois Irmãos (RS) |
Ermo (SC) |
Estrela do Sul (MG) |
Euclides da Cunha (BA) |
Guarapari (ES) |
Guararema (SP) |
Ibipeba (BA) |
Mari (PB) |
Oliveira (MG) |
Raul Soares (MG) |
Ribeira do Pombal (BA) |
Sapezal (MT) |
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…

Bauru • Aniversário • 1 de Agosto de 1896 • Cidade Sem Limites
APELIDO • SLOGAN • LEMA ☺ Bauru no início de sua existência, era conhecida como a ‘Capital da Terra Branca’. No século XX, Bauru se torna um dos principais polos econômicos do Oeste Paulista e inspirado na poesia de Euzébio Guerra, o prefeito Nicolinha, na década de 1950, adota o lema ‘Cidade Sem Limites’
Três Corações (MG) • Aniversário • 23 de Setembro de 1884
Município brasileiro do estado de Minas Gerais. Com 78.999 habitantes e cerca de 828 km², é um dos principais centros urbanos do sul do estado. Situa-se a cerca de 287 km de distância da capital estadual, Belo Horizonte. É a terra natal do Pelé. Seu IDH é de 0,744 — alto. Destaque para a Universidade…
São Gonçalo (RJ) • Aniversário • 22 de Setembro de 1890
Município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no estado do RJ, Brasil. Sua população é de 1.098.357 habitantes (2021). Seu IDH é de 0,739 — alto. É o 16º município mais populoso do país e a 3ª maior cidade não capital do Brasil. Sua temperatura média é de 28ºC. Destaque para o campus da…
Petrolina (PE) • Aniversário • 21 de Setembro de 1895
Município brasileiro do interior do estado de Pernambuco, região nordeste do país. Sua população era de 359.372 habitantes em 2020. Seu IDH é de 0,702 — alto. A cidade tem uma temperatura média anual de 35,8 °C, tendo a caatinga como sua vegetação nativa e predominante. O território começou sua história com os frades franciscanos
Itapeva (SP) • Aniversário • 20 de Setembro de 1769
Município brasileiro do sudoeste paulista. Sua população era de 94.354 habitantes em 2020. Seu IDH é de 0,732 — alto. A cidade é um entreposto comercial e de escoamento da produção agrícola de todo o extremo sul de São Paulo, além de ser a maior cidade desta região. Está entre as 100 melhores cidades brasileiras…
Feira de Santana (BA) • Aniversário • 18 de Setembro de 1833
Município brasileiro do estado da Bahia. Está a 108 Km da capital, Salvador. Sua população é de 624.107 habitantes (2021). Seu IDH é de 0,712 — alto. Feira de Santana foi a primeira cidade da América Latina a ter um plano diretor. E é o principal centro urbano, político, educacional, tecnológico, econômico, cultural e comercial…
0 comentário em “Guarapari (ES) • Aniversário • 19 de Setembro de 1891”