BLOG Cidades DIA HOJE

Viamão (RS) • Aniversário • 14 de Setembro de 1741

Município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Sua população é de 256.302 habitantes (2020). Seu IDH é de 0,808 — muito alto. Viamão está a 25 quilômetros de Porto Alegre, capital do estado. O município oferece vários locais de interesse ecológico e de turismo, como o Parque Estadual de Itapuã

Viamão – RS

14 de setembro de 1741

viamao.rs.gov.br

Viamão é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.

É o maior município em extensão territorial da mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e da microrregião de Porto Alegre e o 7º mais populoso do estado, com 256.302 habitantes (2020).

Viamão está a 25 quilômetros de Porto Alegre.  A altitude no Centro é de 111 metros.

O perímetro é de 227 quilômetros, sendo 110 quilômetros de margem para o Lago Guaíba e Lagoa do Casamento.

No século XVIII a região do atual estado do Rio Grande do Sul deixou de ser somente uma zona de passagem entre Laguna e a Colônia do Sacramento (atual cidade de Colônia no Uruguai).

Devido à farta presença do gado vacum trazido pelos jesuítas em 1680 às Missões, que já se havia espalhado pelo Continente de São Pedro, vários colonizadores se fixaram nas terras propícias à pecuária e ao plantio. [6]

Entrada da cidade — Viamão (RS)

Os chamados Campos de Viamão abrangiam uma imensa área no nordeste do atual Rio Grande do Sul.

Os tais campos correspondiam às terras situadas ao sul do rio Mampituba, tendo ao leste o oceano Atlântico e a oeste e a sul a baliza fluvial do Guaíba e da lagoa dos Patos.

Para os paulistas e lagunistas que exploraram o Rio Grande a partir do “Caminho da Praia”, os campos eram todas as planícies despovoadas à margem esquerda do Rio de São Pedro.

Nessa região se estabeleceram os mais antigos povoadores do Continente, que inicialmente povoaram seus campos de animais, para só depois trazerem suas famílias.

Posteriormente, com o desenvolvimento populacional, foi criada a freguesia de Viamão (1747), desmembrada de Laguna.

A freguesia de Viamão deu origem, nas décadas seguintes, a diversas outras freguesias, como Triunfo (1756), Santo Antônio da Patrulha (1763) e Porto Alegre (1772), entre outras. [7]

Cultura regional — Viamão (RS)

No ano de 1725, Cosme da Silveira, filho de António Silveira de Ávila, natural do Conselho da Calheta, ilha de São Jorge, Açores, Portugal, Capitão-mor da referida localidade da Calheta, na ilha de São Jorge, integrou a frota de João de Magalhães, nomeado capitão pelo seu sogro Francisco de Brito Peixoto.

Instalou-se nas cercanias do atual município de Viamão.

Igreja Matriz — Viamão (RS)

Outro marco foi a chegada e fixação de residência de Francisco Carvalho da Cunha, em 1741, no sítio Estância Grande, onde foi erguida a capela da Nossa Senhora da Conceição.[6]

A partir dos primeiros colonizadores, a chegada dos açorianos deu o impulso definitivo no povoamento da região.

Em 1747 foi elevada à categoria de freguesia. Com a invasão da cidade do Rio Grande, único porto marítimo e Capital da província, pelo espanhol Pedro de Cevallos, governador de Buenos Aires 1766, a sede do governo da capitania teve de ser transferida para Viamão.

A cidade conservou-se como sede do governo até 1773.

14 de Setembro – Clube Parque das Águas — Viamão (RS) — 276 Anos em 2017.

Nesta época, a sede foi transferida para Porto dos Casais (atual Porto Alegre), já que esta localidade tinha um porto, ainda que não marítimo, o que facilitava tanto a proteção do domínio – então ameaçado – português na própria região, quanto à preparação de uma possível retomada de Rio Grande.

E o Porto de Viamão (Porto Alegre), de qualquer forma, era por onde saiam todas as mercadorias, dali para Rio Grande e de Rio Grande para todo (o resto) do Brasil.

No ano de 1880, Viamão separou-se de Porto Alegre.

Câmara Municipal — Viamão (RS)

Em 1889, com o advento da República e a dissolução das Câmaras Municipais como sede do poder executivo local (municipal), é eleito seu primeiro prefeito, o Tenente-Coronel Tristão José de Fraga, que anteriormente já era o presidente da Câmara Municipal já mencionada.

Seu segundo prefeito será o Coronel Felisberto Luiz de Barcellos.

Da importância econômica da região, por ser sede das primeiras estâncias de criação de gado, originou-se o comércio e transporte da carne de gado (charque) e couro para Laguna e São Paulo.

As três rotas comerciais da época iniciavam-se onde é hoje o município de Viamão, conhecida como o Caminho do Viamão.

A principal delas, a Estrada Real, saía dali e passava por Vacaria, Lages, Curitibanos, Papanduva, Rio Negro, Campo do Tenente, Lapa, Palmeira, Ponta Grossa, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Itararé, chegando a Sorocaba.

Outra rota era através do litoral até Laguna.

Mapa de serviços públicos — Viamão (RS)

A origem do nome Viamão é controversa.

A versão mais comum é de que a partir dos morros da região e do topo da igreja matriz, é possível se avistar o rio Guaíba e seus cinco rios afluentes: Jacuí, Caí, Gravataí, Taquari e dos Sinos, que formam uma mão aberta.

Daí a frase: “Vi a mão”.

Já a versão mais provável, seria originária do nome “ibiamon”, que significa “Terras de Ibias” (pássaros).

Outros afirmam que seria uma passagem entre montes, o que chamavam de via-monte.

E existe ainda o relato de que teria como origem o antigo nome da província de Guimarães, em Portugal: Viamara.[6]

Geografia

Tem um clima subtropical, com verões quentes e invernos frios, com chuvas bem distribuídas ao longo dos meses do ano.

As temperaturas podem chegar a 40 °C e 0 °C. O relevo tem morros em parte do município e planícies ao norte e ao sul.

 

Hidrografia

É um município que conta com as águas do lago Guaíba e da Lagoa dos Patos, o que faz com que possua inclusive praias no distrito de Itapuã.

Farol de Itapuã visto da Lagoa dos Patos — Viamão (RS)

Possui muitos lagos e lagoas, sendo o lago Tarumã, na área central da cidade, o mais conhecido.

Conta também com a represa Lomba do Sabão, uma das nascentes do arroio Dilúvio (um dos limites naturais entre Viamão e a capital, Porto Alegre) e o arroio Fiuza.[8]

Ecologia

A gestão ambiental no município é feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, criada no final de 2013 pela Lei municipal 4.192, ficando a cargo de planejar, implementar, executar e controlar a política ambiental do município.

Atualmente o município está fazendo audiências públicas para a construção dos planos municipais de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos.

Porém o desrespeito ao meio ambiente ainda é recorrente.[9]

Foto aérea do Farol de Itapuã — Parque Estadual de Itapuã — Viamão (RS)

Temos no município vários locais de interesse ecológico como o Parque Estadual de Itapuã, APA do Banhado Grande, Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos, Parque Municipal Saint- Hilaire e as Reservas Particulares de Patrimônio Natural. [10]

Dentre esses locais, destaca-se o Parque Saint- Hilaire, com mananciais de água não poluída e exuberante vida selvagem, não obstante a proximidade de grande região urbanizada.

O parque, com a pressão populacional da área nas últimas décadas,[11] vem sendo ameaçado na sua integridade.

Seu nome homenageia o famoso viajante e pesquisador Auguste de Saint-Hilaire, que passou pelo Rio Grande do Sul no século XIX, descrevendo aspectos naturais e costumes regionais. É-lhe atribuída a seguinte frase, referindo- se ao clima :

“Neste Estado não há viventes, só há sobreviventes.”

 

OUTRAS CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

Andirá (PR)

Laje do Muriaé (RJ)

Malacacheta (MG)

Olho d’Água do Casado (AL)

Pérola (PR)

Pilar (PB)

Presidente Prudente (SP)

Sinop (MT)

Viamão (RS)

Dia da Caridade • 19 de Julho

“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…

Bauru • Aniversário • 1 de Agosto de 1896 • Cidade Sem Limites

APELIDO • SLOGAN • LEMA ☺ Bauru no início de sua existência, era conhecida como a ‘Capital da Terra Branca’. No século XX, Bauru se torna um dos principais polos econômicos do Oeste Paulista e inspirado na poesia de Euzébio Guerra, o prefeito Nicolinha, na década de 1950, adota o lema ‘Cidade Sem Limites’

Três Corações (MG) • Aniversário • 23 de Setembro de 1884

Município brasileiro do estado de Minas Gerais. Com 78.999 habitantes e cerca de 828 km², é um dos principais centros urbanos do sul do estado. Situa-se a cerca de 287 km de distância da capital estadual, Belo Horizonte. É a terra natal do Pelé. Seu IDH é de 0,744 — alto. Destaque para a Universidade…

São Gonçalo (RJ) • Aniversário • 22 de Setembro de 1890

Município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no estado do RJ, Brasil. Sua população é de 1.098.357 habitantes (2021). Seu IDH é de 0,739 — alto. É o 16º município mais populoso do país e a 3ª maior cidade não capital do Brasil. Sua temperatura média é de 28ºC. Destaque para o campus da…

Petrolina (PE) • Aniversário • 21 de Setembro de 1895

Município brasileiro do interior do estado de Pernambuco, região nordeste do país. Sua população era de 359.372 habitantes em 2020. Seu IDH é de 0,702 — alto. A cidade tem uma temperatura média anual de 35,8 °C, tendo a caatinga como sua vegetação nativa e predominante. O território começou sua história com os frades franciscanos

Itapeva (SP) • Aniversário • 20 de Setembro de 1769

Município brasileiro do sudoeste paulista. Sua população era de 94.354 habitantes em 2020. Seu IDH é de 0,732 — alto. A cidade é um entreposto comercial e de escoamento da produção agrícola de todo o extremo sul de São Paulo, além de ser a maior cidade desta região. Está entre as 100 melhores cidades brasileiras…

Guarapari (ES) • Aniversário • 19 de Setembro de 1891

Município brasileiro do estado do Espírito Santo. Sua população é de 122.982 hab (2018). Cidade praiana com clima tropical atlântico e temperaturas agradáveis. Sua distância da capital Vitória, é de 51 Km. Seu IDH é de 0,731 — alto. Dentre todos os atrativos turísticos de Guarapari, a culinária capixaba é um dos destaques

0 comentário em “Viamão (RS) • Aniversário • 14 de Setembro de 1741

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: