Nova Resende – MG
10 de Setembro de 1925
Nova Resende é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.
Sua população estimada em 2020 era de 16.832 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.[3]
Localizada no Sul de Minas Gerais, a sede municipal situada a 1252 m de altitude, é determinada pelas coordenadas geográficas 21º 07’30” de latitude sul e 46º25’15” de longitude oeste.
O aspecto geral de seu território é montanhoso porém não impede a prática da agricultura e pecuária, sendo a cafeicultura o maior potencial na agricultura. Da sua hidrografia faz parte os rios Claro e São João que banham a cidade e ainda o Ribeirão da Conquista.
Economia
A economia da cidade gira principalmente em torno do cultivo de café e indústrias têxteis.
Queima do Alho — Nova Resende (MG)
História
Na região onde hoje se encontra o Município de Nova Resende havia um aglomerado composto por casas de pau-a-pique e cobertas de folhas de coqueiro. No início do século XIX, por volta de 1801, o povoado foi visitado por mineradores que vinham de Goiás e Carmo do Rio Claro. Eram eles Antônio de Magalhães e João Pinto de Magalhães, respectivamente.
Também foram os primeiros moradores da região o capitão Damasiano Ferreira, o Coronel João Gonçalves de Rezende e o Capitão Joaquim de Souza Vieira.
Nesse período, o povoado começou a se desenvolver e as primeiras medidas para o melhoramento das condições de vida da população foi a construção de uma capela para dar assistência espiritual às pessoas que ali moravam. A capela teve seu pedido de construção enviado para São Paulo em 04 de janeiro de 1823.
Igreja Matriz de Santa Rita de Cassia — Nova Resende (MG)
Foi construída no local destinado pelos doadores das terras e nela foi colocada a Imagem de Santa Rita encontrada na região.
Em torno da capela cresceu o Povoado de Santa Rita, também conhecida como Santa Rita Velha.
Em 1824, no dia 18 de novembro, foi realizada a provisão de benção e a celebração da primeira missa da Capela de Santa Rita. Dezessete anos depois, em janeiro de 1841, a capela foi elevada a condição de Capela Curada 1 passando a ter um vigário responsável pela mesma.
Em 1849 foi publicada a lei n.º 452 de 20 de outubro. Nela determina-se que o curato de Santa Rita, São Joaquim de Dores do Guaxupé seriam desanexados da freguesia de Jacuí, passando a pertencer ao termo de Cabo Verde. No entanto, em 1850, a lei n.º 472 suprimia a vila de Cabo Verde, e os territórios que a compunhavam voltaram a pertencer às suas antigas sedes, voltando a pertencer a Jacuí o curato de Santa Rita.
Comércio — Nova Resende (MG)
A população de Nova Resende foi elevada à condição de freguesia por meio da lei n.º 1292 de 1886. Recebeu o nome de Santa Rita do Rio Claro, pertencendo ao termo de Jacuí. Em seguida, a Capela de Santa Rita foi elevada a Matriz. O Cônego Fernando Augusto de Melo foi o primeiro vigário. No mesmo ano, a região foi instituída como Paróquia de Santa Rita.
Outra mudança ocorrida no município ocorreu em 1870, pela lei n.º 1713 de 5 de outubro, pois a Freguesia de Santa Rita do Rio Claro foi desmembrada do termo de Jacuí e incorporada a passos, Cinco anos após essa determinação, outra lei elevou a freguesia de Carmo do Rio claro a condição de vila, subordinado a freguesia de Santa Rita do Rio Claro a nova vila. A região pertenceu a várias vilas durante o século XIX: a Jacuí até 1870, Passos até 1875, Carmo do Rio Claro até 1879 e Cabo Verde até 1888, voltando a pertencer a Passos até 1901, quando foi elevada a vila denominada Nova de Rezende. Isso se justifica, pois durante o período imperial, os critérios utilizados para a definição de vilas, freguesia e cidades estava ligado ao desenvolvimento eclesiástico a qual o local estava submetido.
Vista panorâmica da cidade, da Rua Sebastião Vaz Nogueira — Nova Resende (MG)
A província mineira, desde a decadência da mineração ainda no século XVIII, foi dominada pela produção doméstica, vendendo-se na própria região a produção de gado, porcos, milho, mandioca, farinha e aguardente. Apenas as zonas da Mata e Sul de Minas, dedicadas à cafeicultura, apresentavam um maior dinamismo. Essa região era dominada pelas fazendas, que ocupavam 96% do território mineiro e absorviam 79% dos escravos da Província. A parte da província mais próspera era a região cafeeira que compreendia a Zona da Mata e do Sul de Minas, responsável pela maior parte da arrecadação de impostos. Nova Resende situa-se neste contexto. Economicamente, era voltada para a cultura de café. Devido à grande produção, a região ficou conhecida na época como Santa Rita do Café e Santa Rita dos Cafezais.
A partir da Proclamação da República (1889) a elevação do município passou a ser definida por lei civil que desvinculava de qualquer definição estabelecida pela Igreja. Com isso, a condição eclesiástica (curato, freguesia e paróquia) não definia sua condição para o Estado brasileiro. A criação do município de Santa Rita do Rio Claro (atual Nova Resende) foi realizada no início do período republicano.
Cooxupé – Cooperativa de Cafeicultores — Nova Resende (MG)
Em setembro de 1901 Santa Rita do Rio Claro foi desmembrada de Passos e elevada a Município de Vila Nova de Resende, composto pelos distritos de Santa Rita e São Sebastião de Ventania, com sede em Santa Rita. A instalação oficial do Município aconteceu em 2 de janeiro de 1902. Quando foi criada a Câmara Municipal, tendo como primeiro Presidente e Agente Executivo o Major Candido Carvalho de Rezende. E em 1925 o Município foi elevado a cidade, já com o nome de Nova Resende.
A elevação do termo judiciário de Vila Nova de Resende deu-se em 1915 pela lei n.º 663 de 16 de setembro. Dessa forma, Vila Nova de Resende ficou subordinada a Comarca de Passos. A partir de então, foram criados os primeiros cartórios da vila.
A mudança para a atual denominação do Município ocorreu em 1923 pela lei de 7 de setembro de mesmo ano, que previa a mudança de nomes, o município de Vila Nova de Resende passou a ser chamar Nova Resende.
Foto aérea da cidade — Nova Resende (MG)
Com a municipalização do Distrito, a cidade adquiriu personalidade jurídica, autonomia política e capacidade processual na composição do governo administrativo. Ademais, desde a promulgação da lei estadual que reconhece a nova entidade municipal, todas as rendas e bens públicos locais passam a pertencer ao Município.
O povoado cresceu tornou-se distrito, se desenvolveu transformando-se em freguesia pouco depois se fez vila, depois município, o que era apenas um aglomerado de casas de pau-a-pique tornou-se um cidade forte de um povo trabalhador que em cada atitude faz acontecer a nossa história, a história de NOVA RESENDE.
OUTRAS CIDADES ANIVERSARIANTES
Areado (MG) |
Imbuia (SC) |
Mamborê (PR) |
Nova Resende (MG) |
Santa Mônica (PR) |
São José do Ouro (RS) |
Sud Mennucci (SP) |
Tucunduva (RS) |
Tuparendi (RS) |

Legião Urbana • Maiores Sucessos • R$ 10,08 • Download Mp3
Coletânea de músicas da Legião Urbana, com Renato Russo nos vocais. São 18 músicas em Mp3 para download, por R$ 10,08 ♥ Eduardo e Monica • Angra dos Reis • Ainda é cedo • Tempo perdido • Será • Que país é esse • Pais e filhos • Quando o sol bater na janela • Teatro dos Vampiros • Meninos e Meninas • Índios • Eu sei • Há tempos


Três Corações (MG) • Aniversário • 23 de Setembro de 1884
Município brasileiro do estado de Minas Gerais. Com 78.999 habitantes e cerca de 828 km², é um dos principais centros urbanos do sul do estado. Situa-se a cerca de 287 km de distância da capital estadual, Belo Horizonte. É a terra natal do Pelé. Seu IDH é de 0,744 — alto. Destaque para a Universidade Vale do Rio Verde (UninCor)

São Gonçalo (RJ) • Aniversário • 22 de Setembro de 1890
Município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no estado do RJ, Brasil. Sua população é de 1.098.357 habitantes (2021). Seu IDH é de 0,739 — alto. É o 16º município mais populoso do país e a 3ª maior cidade não capital do Brasil. Sua temperatura média é de 28ºC. Destaque para o campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Petrolina (PE) • Aniversário • 21 de Setembro de 1895
Município brasileiro do interior do estado de Pernambuco, região nordeste do país. Sua população era de 359.372 habitantes em 2020. Seu IDH é de 0,702 — alto. A cidade tem uma temperatura média anual de 35,8 °C, tendo a caatinga como sua vegetação nativa e predominante. O território começou sua história com os frades franciscanos

Itapeva (SP) • Aniversário • 20 de Setembro de 1769
Município brasileiro do sudoeste paulista. Sua população era de 94.354 habitantes em 2020. Seu IDH é de 0,732 — alto. A cidade é um entreposto comercial e de escoamento da produção agrícola de todo o extremo sul de São Paulo, além de ser a maior cidade desta região. Está entre as 100 melhores cidades brasileiras com até 100 mil pessoas

Guarapari (ES) • Aniversário • 19 de Setembro de 1891
Município brasileiro do estado do Espírito Santo. Sua população é de 122.982 hab (2018). Cidade praiana com clima tropical atlântico e temperaturas agradáveis. Sua distância da capital Vitória, é de 51 Km. Seu IDH é de 0,731 — alto. Dentre todos os atrativos turísticos de Guarapari, a culinária capixaba é um dos destaques

Feira de Santana (BA) • Aniversário • 18 de Setembro de 1833
Município brasileiro do estado da Bahia. Está a 108 Km da capital, Salvador. Sua população é de 624.107 habitantes (2021). Seu IDH é de 0,712 — alto. Feira de Santana foi a primeira cidade da América Latina a ter um plano diretor. E é o principal centro urbano, político, educacional, tecnológico, econômico, cultural e comercial do interior da Bahia
0 comentário em “Nova Resende (MG) • Aniversário • 10 de Setembro de 1925”