Porto União – SC
5 de Setembro de 1917
Porto União é um município brasileiro do estado de Santa Catarina.
Sua população é de 35 543 habitantes • IBGE 2020.
Por estar separada da cidade de União da Vitória apenas por uma linha férrea e pelo Rio Iguaçu as cidades formam um único núcleo urbano de aproximadamente 91.695 habitantes, sendo conhecido como “As Gêmeas do Iguaçu”.
Conta com as águas do Rio Iguaçu que em um de seus trechos faz a divisa com o município de União da Vitória.
Porto União está localizada no planalto norte de Santa Catarina.
Porto União, SC e União da Vitoria, PR – Foto aérea
História
Povoado
Como povoado, a cidade começa em 1842, com a descoberta do Vau, no Rio Iguaçu, lugar no rio, de baixa profundidade que facilitou as passagens das tropas que vinham dos campos de Palmas.
Esse lugar era também o ponto de embarque e desembarque para quem se vali do Iguaçu como meio de transporte.
Daí o primeiro nome: Porto da União.
A pequena vila cresce e em 1855 tem seu nome mudado para Porto União da Vitória.
Em 1880 chega de Palmas para se estabelecer no comércio, com a compra e venda de sal, o Coronel Amazonas Marcondes. No ano seguinte tem início a navegação a vapor no Rio Iguaçu transportando passageiros e mercadorias.
Entrada da cidade – Pórtico — Porto União (SC)
O grande rio sempre esteve ligado à vida e a história da cidade, desde suas origens, acariciando ou castigando-a, às vezes. A partir deste ano chegam os primeiros colonos de origem europeias, na maioria alemães.
Mais tarde aportam outras etnias: poloneses, ucranianos, austríacos e russos.
No início do século XX, chegam os libaneses. A cidade desenvolveu-se e em 1901, é criado o município de União da Vitória.
Em 1912 tem início conflitos do Contestado que se prolongam até 1916.
Em 5 de setembro de 1917 é criado o município de Porto União que a partir daí passa a conviver, em todos os aspectos, com a parte da cidade que ficou do lado paranaense.
É paradoxal, mas é verdadeira, a linha que divide os municípios, une as comunidades.
A divisa entre as Cidades Irmãs
A definição exata da linha que divide os dois municípios de Porto União e União da Vitória, assim como os estados de Santa Catarina e Paraná gera muita confusão para os moradores e principalmente para os visitantes das cidades.
Para a esquerda, Porto União, SC, para a direita, União da Vitoria, PR – Foto de Nilson Rodrigues
A linha divisória é dada na parte leste pelo rio Iguaçu, após a ponte de ferro na parte central pelos trilhos da RFFSA, e na parte oeste pela antiga estrada de Palmas.
Como esta confusão ocorre tanto em revistas, como até mesmo em alguns mapas, é bom que o tema seja esclarecido de uma vez por todas.
Por exemplo no Google Earth o centro da cidade de União da Vitória está incorporado ao estado de Santa Catarina.
No OpenStreetMap, a Wikipédia dos Mapas, é possível visualizar com clareza a divisa entre elas.
Bairro Cidade Nova — Porto União (SC)
Aspectos geográficos
O município de Porto União está localizado no Norte Catarinense, a uma altitude média de 752 metros, sendo o ponto culminante do município o pico do Cerro Pelado, com 1300 metros.
O relevo é constituído de planícies, montanhas, vales, grandes várzeas nas bacias dos Rios Iguaçu e Jangada, na divisa com o estado do Paraná, e do Rio Timbó.
O município é banhado pela bacia do Iguaçu, e seus afluentes: Rio Timbó, Rio Pintado, Rio dos Pardos, Rio Bonito, Rio Tamanduá, Rio Barra Grande, Rio Pintadinho e Jangada.
O Clima é predominantemente mesotérmico úmido com temperatura média anual de 16,7 °C, com verões frescos com média de 21 °C e invernos rigorosos com média de 12,6 °C. No inverno ocorre com frequência geadas. A precipitação média anual é de 1530 mm.[6]
Centro — Porto União (SC)
Economia
Esquadrias de madeira
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Madeira processada mecanicamente, estima-se que a capacidade instalada de produção brasileira de portas seja de 6 milhões de peças por ano, o que significa que nossa região, com 56 fábricas, (colocando nesse cálculo os municípios vizinhos), produz efetivamente 18,6% da produção brasileira de portas, já que é responsável por uma produção mensal de 93 mil portas e cerca de 55 mil janelas, ou 1.116.000 portas/ano e 660.000 janelas/ ano.
Agroindústrias
As agroindústrias de Porto União significam hoje 25% da economia do município.
São 26 agroindústrias espalhadas por todo o interior, envolvendo mais de 250 famílias. Uma das consequências mais positivas dessas agroindústrias é a redução do êxodo rural e a geração de renda para os agricultores.
Existem 4 agroindústrias que produzem embutidos todas com inspeção municipal e federal.
Os principais são a linguiça, o salame, o lombo defumado, a costelinha, o bacon e a linguicinha.
Também cresce a indústria de equipamentos agrícolas, como as Indústrias Knapik.
Casarão — Porto União (SC)
Cultura
Arquitetura
Em toda a cidade temos referências de vários estilos da arquitetura, regional e mundial, podendo reconhecer o processo de desenvolvimento da cidade durante as décadas ligadas a esses padrões apresentados nas fachadas.
Dentre os padrões da arquitetura local o estilo colonial sul-brasileiro, com as clássicas casas feitas de tábuas de araucária, muitas vezes com sua estrutura de imbuia, retirada na própria região, mesmo nas casas mais singelas, lembrando que essa região teve como base econômica o extrativismo das madeiras de lei.
Os padrões dessas construções muitas vezes remetiam as culturas daqueles que as erguiam, como dos alemães, poloneses e ucranianos, que desde a metade do século XIX começaram a povoar a região.
Outra referência clássica regional do início do século XX é a utilização de basalto com argamassa branca nas construções.
Mais uma vez inteligentemente utilizando material local de grande abundância na região, as famílias mais ricas, que podiam contratar mão-de-obra para construir suas casas com tijolos e também alguns edifícios públicos têm o seu embasamento e cantaria de basalto unida com a argamassa branca.
No centro da cidade a referência é a antiga Escola Alemã.
Na região rural da cidade, no distrito de São Miguel da Serra, as paredes de sua igreja foram construídas com esse mesmo material, o que fez dela um ícone da história e cultura regional.
Igreja Nossa Senhora das Vitórias — Porto União (SC)
Outro momento arquitetônico da cidade de Porto União são as construções do início do século XX com padrões do ecletismo, com riqueza de ornamentação, tão comum nos grandes centros urbanos da época, utilizando alvenaria de tijolos como material base de construção.
Esse estilo mostra claramente a riqueza regional, ligada a extração de madeira, e a tentativa de fortificar o sentimento nacionalista em uma região lembrada pelas lutas separatistas.
A maior referência arquitetônica na região fica por conta da estação ferroviária das cidades gêmeas no estilo art déco, inaugurada em 1942 para atender o trecho Itataré-Uruguai.
Devido a sua construção, nesse estilo muito peculiar e extremamente atualizado com as novidades dos centros urbanos da época, várias outras construções foram erguidas no mesmo estilo.
Hoje o centro de Porto União tem uma das maiores concentrações do estilo art déco do país.
Monumento, e Pórtico ao fundo — Porto União (SC)
Turismo
Caminho das águas
O setor turístico do município possui muita diversidade e estrutura para os turistas.
No total são 150 cachoeiras e corredeiras que compõem o cenário natural do nosso interior.
Um dos destaques é o Salto do Pintado, a 18 km da área central. Com 30 metros de altura, fornece energia para a fábrica de bancos de igreja de São Miguel da Serra, um dos mais importantes distritos do município.
Também merece destaque o Salto do Rio dos Pardos, com 72 metros de altura.
Além destas, muitas outras cachoeiras possuem estilos mais selvagens, algumas são de difícil acesso e acabam atraindo turistas para aventuras radicais, como rapel, trekking ou canoagem.
Cachoeiras e saltos com as altura:
- Salto do Rio dos Pardos – Rio dos Pardos (72 metros)
- Cachoeira do Km13 – Rio Forquilha (25 metros)
- Salto do Pintado – Rio Pintado (30 metros)
- Cachoeira Barra do Rio Bonito – Rio Bonito
- Salto do Rio Bonito – Rio Bonito (30 metros)
- Cachoeira do Rio Alonso – Rio Alonso (30 metros)
- Salto do Quati – Rio dos Pardos (12 metros)
- Cachoeira do Despraiado – Rio Timbó (70 metros)
- Cachoeira do Rio Bugio (9 metros)
- Cachoeira do Rio Pila
- Cachoeira Campestre
- Cachoeira Boca do Corte – Rio Papuã
- Cachoeira do Legrú – Rio da Areia
- Cachoeira da Rampa (6 metros)
- Cachoeira da Pedreira
- Cachoeira São Martinho de Baixo
- Cachoeira São Martinho de Cima
- Cachoeira do Branquinho (10 metros) – Rio Santa Maria
- Cachoeira do Rio São Francisco (61 metros)
- Cachoeira do Rio Jangada
- Cachoeira Formosa (5 metros)
MAIS CIDADES ANIVERSARIANTES
Alagoa Nova (PB) |
Porto União (SC) |
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…

Bauru • Aniversário • 1 de Agosto de 1896 • Cidade Sem Limites
APELIDO • SLOGAN • LEMA ☺ Bauru no início de sua existência, era conhecida como a ‘Capital da Terra Branca’. No século XX, Bauru se torna um dos principais polos econômicos do Oeste Paulista e inspirado na poesia de Euzébio Guerra, o prefeito Nicolinha, na década de 1950, adota o lema ‘Cidade Sem Limites’
Três Corações (MG) • Aniversário • 23 de Setembro de 1884
Município brasileiro do estado de Minas Gerais. Com 78.999 habitantes e cerca de 828 km², é um dos principais centros urbanos do sul do estado. Situa-se a cerca de 287 km de distância da capital estadual, Belo Horizonte. É a terra natal do Pelé. Seu IDH é de 0,744 — alto. Destaque para a Universidade…
São Gonçalo (RJ) • Aniversário • 22 de Setembro de 1890
Município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no estado do RJ, Brasil. Sua população é de 1.098.357 habitantes (2021). Seu IDH é de 0,739 — alto. É o 16º município mais populoso do país e a 3ª maior cidade não capital do Brasil. Sua temperatura média é de 28ºC. Destaque para o campus da…
Petrolina (PE) • Aniversário • 21 de Setembro de 1895
Município brasileiro do interior do estado de Pernambuco, região nordeste do país. Sua população era de 359.372 habitantes em 2020. Seu IDH é de 0,702 — alto. A cidade tem uma temperatura média anual de 35,8 °C, tendo a caatinga como sua vegetação nativa e predominante. O território começou sua história com os frades franciscanos
Itapeva (SP) • Aniversário • 20 de Setembro de 1769
Município brasileiro do sudoeste paulista. Sua população era de 94.354 habitantes em 2020. Seu IDH é de 0,732 — alto. A cidade é um entreposto comercial e de escoamento da produção agrícola de todo o extremo sul de São Paulo, além de ser a maior cidade desta região. Está entre as 100 melhores cidades brasileiras…
Guarapari (ES) • Aniversário • 19 de Setembro de 1891
Município brasileiro do estado do Espírito Santo. Sua população é de 122.982 hab (2018). Cidade praiana com clima tropical atlântico e temperaturas agradáveis. Sua distância da capital Vitória, é de 51 Km. Seu IDH é de 0,731 — alto. Dentre todos os atrativos turísticos de Guarapari, a culinária capixaba é um dos destaques
0 comentário em “Porto União (SC) • Aniversário • 5 de Setembro de 1917”