ACONTECIMENTOS DO DIA BLOG Cidades DIA HOJE

Contagem (MG) • Aniversário • 30 de Agosto de 1911

Município brasileiro do estado de Minas Gerais. Possui a terceira maior população do estado, com 668.949 habitantes segundo estimativa do IBGE em 2020. Contagem integra a Grande BH, sendo um dos mais importantes municípios dessa aglomeração urbana, principalmente pelo seu grande parque industrial

Contagem – MG

30 de agosto de 1911

contagem.mg.gov.br

Contagem é um município brasileiro do estado de Minas Gerais na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

É o município com a terceira maior população do estado, com 668.949 habitantes segundo estimativa do IBGE em 2020.

Ao longo do tempo, os limites geográficos do município perderam-se em virtude do seu crescimento horizontal em direção à capital, ocasionando uma intensa conurbação com Belo Horizonte.

Contagem integra a Grande BH, sendo um dos mais importantes municípios dessa aglomeração urbana, principalmente pelo seu grande parque industrial.

Seu sistema viário, planejado para comportar um fluxo intenso de veículos e de carga, é feito através das principais rodovias do país, a BR-381 (Fernão Dias – acesso a São Paulo), BR-262 (acesso a Vitória e Triângulo Mineiro) e a BR-040 (acesso a Brasília e Rio de Janeiro).

História

Na época do Brasil-colônia, a Coroa portuguesa mantinha o controle sobre os territórios ocupados através de postos avançados chamados “postos de registro”.

Tais postos fiscalizavam e registravam todo o movimento de pessoas e mercadorias, cargas e tropas.

Ali, os viajantes, mercadores de escravos e tropeiros eram obrigados a parar e, enquanto as mercadorias eram registradas, aproveitavam para descansar, aliviar os animais de carga e até fazer negócios.

Em 1715, Dom Brás Baltasar refere-se a este posto ao escrever no termo da junta: “quanto ao gado, se levantarão registros como o que está posto nas Abóboras”.

Em torno desse posto, surgiu um pequeno povoado.

Igreja de São Gonçalo — Contagem (MG)

A população ergueu uma capela para abrigar o Santo protetor dos viajantes (São Gonçalo do Amarante) e logo surgia o arraial de São Gonçalo de Contagem – uma homenagem ao santo e uma referência à contagem das cabeças de gado, de escravos e mercadorias para serem taxadas.

Em 1854, o arraial foi elevado à categoria de paróquia, separando-se da paróquia do Curral Del- Rei.

Em 30 de agosto de 1911, foi elevado à condição de município com o nome de Contagem.

Já então, o município compreendia os distritos de Contagem, Campanhã (Venda Nova), Vera Cruz e Vargem da Pantana.

Prefeitura Municipal — Contagem (MG)

A partir da década de 1930, Contagem passaria a ocupar um lugar central no desenvolvimento mineiro.

Durante o IV congresso Comercial, Industrial e Agrícola, realizado em Belo Horizonte em 1935, surgiu a proposta de concentrar atividades industriais mineiras em uma área específica.

Essa proposta tinha como objetivo superar o atraso econômico mineiro e representava uma aposta no caminho da industrialização.

A tradição urbano-industrial da cidade, deixou suas marcas na formação da paisagem urbana, na cultura, e no caráter da gente de Contagem.

Contagem desponta no cenário brasileiro não apenas pelas lideranças que têm oferecido ao Estado e ao país, mas também por sua contribuição ao patrimônio democrático que os brasileiros têm construído.

Basta que se lembre da greve metalúrgica de 1968, um dos símbolos nacionais da resistência ao regime militar.

Show de Aniversário — Contagem (MG) — 106 Anos em 2017.

Economia

A economia de Contagem é baseada, levando-se em conta os dados de 2012, principalmente no comércio (30,65%) e na indústria (25,71%). Quanto ao número total de empregados por atividade, a primeira tem

Em diversificada pauta de exportação se destacaram em 2012 os veículos de grande porte para construção (14,42%), carbonato de magnésio (14,30%), tijolos refratário (9,26%), fio de ferro (6,77%) e transformadores elétricos (5,09%)[8].

Quanto a evolução histórica, a cidade praticamente triplicou o montante exportado de 2000 para 2012, passando de 150 milhões de dólares para quase 450 milhões de dólares[9].

Turismo

Ver artigos principais: Casa da Cultura Nair Mendes Moreira, Capela Imaculada Conceição e Santa Edwiges, Centro Cultural Francisco Firmo de Mattos Filho e Igreja Matriz de São Gonçalo

Feira de Arte e Artesanato do Bairro Eldorado e do Bairro Amazonas

A Feira de Arte e Artesanato do Bairro Eldorado ocorre nas manhãs dos sábados e domingos na Avenida João Cesar de Oliveira.

No Bairro Amazonas a feira existe há aproximadamente 35 anos, localizando-se na Avenida Alvarenga Peixoto.

As Feiras apresentam diversos tipos de produtos entre eles, hortifrutigranjeiros, roupas, bijuterias e acessórios. O público ainda pode se deliciar com as típicas comidas mineiras e de outras regiões do Brasil.

Shopping Contagem – Centro Comercial — Contagem (MG)

Shopping Contagem

É o maior shopping de Contagem (em área locável) com 35 mil m².

O Shopping foi erguido no bairro Cabral, Regional Ressaca, região que apresenta desenvolvimento acelerado nos últimos anos em Contagem. A inauguração do novo mall de cidade foi em 26 de novembro de 2013. O projeto teve um orçamento de mais de 250 milhões de reais.[18]

Big Shopping

Big Shopping é o primeiro shopping center construído no município. Inaugurado em 27 de outubro de 1994.

Está localizado na principal avenida da cidade, a Avenida João César de Oliveira.

Além das lojas, centenas de eventos são realizados todos os anos, são oferecidos espaços de lazer, com melhorias constantes na infraestrutura. É frequentado por uma média de 1 milhão de pessoas/ mês e seu estacionamento dispõe de 800 vagas[19]

Viaduto Água Branca — Foto aérea — Contagem (MG)

Transportes


Ônibus

O município conta com 49 linhas de ônibus que percorre toda a cidade, ligando a diversos pontos em principal a região do Eldorado, além de contar com diversas linhas da Região Metropolitana, ligando a bairros e pontos importantes de Belo Horizonte.

Todas as linhas operadas pela Transcon, (exceto a 350 Nova Contagem/Ceasa) circulam pela Avenida João Cesar de Oliveira e fazem integração com o metrô, através do bilhete eletrônico metropolitano, Cartão Ótimo.

Metrô

Contagem conta hoje com uma estação da Linha 1 do metrô de Belo Horizonte, a Estação Eldorado, maior e mais movimentada estação da Grande BH. [20]

Nela também é feita a integração de diversas linhas das operadoras DER e Transcon. Diariamente, 40 mil pessoas passam pela estação. A meta para 2017 é construir mais 3 estações (Novo Eldorado, Parque São João e Bernardo Monteiro) e um terminal de passageiros acoplado a Via Expressa de Contagem.

Comércio

Contagem se destaca como um polo comercial na Região Metropolitana de Belo Horizonte, consoante à sua massiva e crescente população. Além dos seus três grandes shoppings centers, a cidade conta com uma intensa atividade comercial nos bairros Eldorado, Industrial, Riacho das Pedras e Amazonas.

Há uma grande variedade de segmentos comerciais, com destaque para os eletrodomésticos, calçados, vestuário e alimentação.

O Mercado Municipal de Contagem é uma atração à parte, pois funciona como um espelho da cultura mineira e, de modo particular, dos costumes da cidade.

Está localizado em um ponto estratégico do município, entre os bairros Eldorado, Inconfidentes e Riacho das Pedras.

OUTRAS CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

30

Botelhos (MG)

30

Campestre (MG)

30

Cláudio (MG)

30

Conceição do Rio Verde (MG)

30

Contagem (MG)

30

Coronel Pacheco (MG)

30

Elói Mendes (MG)

30

Guarani (MG)

30

Itaí (SP)

30

João Pinheiro (MG)

30

Limoeiro do Norte (CE)

30

Nepomuceno (MG)

30

Orleans (SC)

30

Paraguaçu (MG)

30

Passa Tempo (MG)

30

Pereiro (CE)

30

Silvianópolis (MG)

30

Virgínia (MG)

Dia da Caridade • 19 de Julho

“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.” — Francis Bacon

Bauru • Aniversário • 1 de Agosto de 1896 • Cidade Sem Limites

APELIDO • SLOGAN • LEMA ☺ Bauru no início de sua existência, era conhecida como a ‘Capital da Terra Branca’. No século XX, Bauru se torna um dos principais polos econômicos do Oeste Paulista e inspirado na poesia de Euzébio Guerra, o prefeito Nicolinha, na década de 1950, adota o lema ‘Cidade Sem Limites’

Três Corações (MG) • Aniversário • 23 de Setembro de 1884

Município brasileiro do estado de Minas Gerais. Com 78.999 habitantes e cerca de 828 km², é um dos principais centros urbanos do sul do estado. Situa-se a cerca de 287 km de distância da capital estadual, Belo Horizonte. É a terra natal do Pelé. Seu IDH é de 0,744 — alto. Destaque para a Universidade Vale do Rio Verde (UninCor)

São Gonçalo (RJ) • Aniversário • 22 de Setembro de 1890

Município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no estado do RJ, Brasil. Sua população é de 1.098.357 habitantes (2021). Seu IDH é de 0,739 — alto. É o 16º município mais populoso do país e a 3ª maior cidade não capital do Brasil. Sua temperatura média é de 28ºC. Destaque para o campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Petrolina (PE) • Aniversário • 21 de Setembro de 1895

Município brasileiro do interior do estado de Pernambuco, região nordeste do país. Sua população era de 359.372 habitantes em 2020. Seu IDH é de 0,702 — alto. A cidade tem uma temperatura média anual de 35,8 °C, tendo a caatinga como sua vegetação nativa e predominante. O território começou sua história com os frades franciscanos

Itapeva (SP) • Aniversário • 20 de Setembro de 1769

Município brasileiro do sudoeste paulista. Sua população era de 94.354 habitantes em 2020. Seu IDH é de 0,732 — alto. A cidade é um entreposto comercial e de escoamento da produção agrícola de todo o extremo sul de São Paulo, além de ser a maior cidade desta região. Está entre as 100 melhores cidades brasileiras com até 100 mil pessoas

Guarapari (ES) • Aniversário • 19 de Setembro de 1891

Município brasileiro do estado do Espírito Santo. Sua população é de 122.982 hab (2018). Cidade praiana com clima tropical atlântico e temperaturas agradáveis. Sua distância da capital Vitória, é de 51 Km. Seu IDH é de 0,731 — alto. Dentre todos os atrativos turísticos de Guarapari, a culinária capixaba é um dos destaques

0 comentário em “Contagem (MG) • Aniversário • 30 de Agosto de 1911

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: