ACONTECIMENTOS DO DIA BLOG Cidades DIA HOJE

Araguari (MG) • Aniversário • 28 de Agosto de 1888

Município brasileiro do estado de Minas Gerais. Com uma população de 117.825 habitantes de acordo com estimativa do IBGE 2020, é o quarto município mais populoso do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e um dos maiores entroncamentos ferroviários do Brasil.

Araguari (MG)

28 de Agosto de 1888

araguari.mg.gov.br

Araguari é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.

Com uma população de 117.825 habitantes de acordo com estimativa do IBGE 2020, é o quarto município mais populoso do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e um dos maiores entroncamentos ferroviários do Brasil.

Está localizado no norte do Triângulo Mineiro, a uma altitude que varia entre 940 e 1.087 metros.

O município tem uma área de 2.729,508 km², com 1.262 km² de área urbana e 1.481 km² de zona rural.

História

A história de Araguari começa no século XIX, em meados de 1888.

Os bandeirantes chegaram a região onde hoje está situada a cidade.

Foto aérea da cidade — Araguari (MG)

Começou como vila depois passou a ser cidade, começou com cerca de 5.000 habitantes segundo historiadores, mas em cerca de dez anos a população teve um salto de 5.000 habitantes para 25.201 habitantes, com contribuição das ligações ferroviárias.

Na década de 1930, Araguari se destaca como uma das poucas cidades brasileiras com mais de 40.000 habitantes.

A cidade originou-se da vila de Brejo Alegre, denominação possivelmente alusiva a a um córrego local.

Ao adquirir o estatuto de cidade (Lei 3591 de 28 de agosto de 1888) passou a chamar-se Araguari.[7][8]

Etimologia

A razão do nome da cidade é controversa.

Encontro de Mountain Bike — Araguari (MG)

De acordo com Rios (1988), refere-se a araguari, (Aratinga leucophthalmus, pássaro muito comum na região.

Uma outra hipótese indica o significado da palavra como “rio da terra das araras”. Já segundo Costa , o nome araguá-r-ysignifica ‘água ou rio da baixada dos papagaios’.[9][10]

Geografia

Está localizado no nordeste do Triângulo Mineiro, junto do rio Jordão, um afluente do Rio Paranaíba, a uma altitude que varia entre 940 e 1.087 metros.

O clima predominante é o tropical de altitude, com uma estação chuvosa (de outubro a abril), e outra seca (de maio a setembro).

A cidade também está localizada em um ponto estratégico de escoamento da produção do centro-oeste para São Paulo.

Posicionamento

Posicionada em local estratégico no eixo São Paulo – Brasília e interligada a todo o território nacional por meio de rodovias ou ferrovias, Araguari conta com uma área de 2774 km², sendo 54% de área rural e 46% de área urbana.

Araguari é, hoje, 23ª maior cidade do Estado de Minas Gerais. Com sua população de 115.632 mil habitantes, [12], é uma importante cidade do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

A cidade é também conhecida como “palco do maior erro judiciário cometido no Brasil”, que é O Caso dos Irmãos Naves.

Condomínio residencial — Araguari (MG)

Diversão


Araguari foi planejada com muitas praças e áreas de lazer, sendo possível andar de uma a outra conhecendo a arquitetura da cidade, que reúnem casas de muitos estilos e épocas.

A cidade conta com um teatro e um museu importante, localizado no Palácio dos Ferroviários, que também é um ponto turístico, prédio imponente, histórico, sede da prefeitura municipal.

A Casa da Cultura, antiga cadeia (palco de grandes acontecimentos que virou até filme), abriga uma sala de teatro e exposições.

O Bosque John Kennedy, uma das maiores reservas florestais urbanas do Brasil, é ponto de visita obrigatório.

Além disso, Araguari tem uma vida noturna com muitas opções de bares e restaurantes, boates, clubes de dança.

Nos arredores há mais de cem cachoeiras, além de estar localizada entre rios e represas. Trilhas, e fazendas centenárias para quem procura aventuras.

A Cidade chegou a possuir 5 salas de cinemas, que foram fechados, entre eles, o Cine Apolo, na praça Manoel Bonito, a primeira sala com projeção em 70mm (Cinerama) que foi transformado em centro cultural, hoje desativado, e o Cine Rex, localizado na mesma praça, transformado em um restaurante.

Economia


Araguari está em 227° no ranking dos municípios Brasileiros (PIB).

Produto Interno Bruto, acima de vários municípios com população superior.O município produz, em média, 600.000 sacas/ano (com 90% de suas lavouras irrigadas) de um dos cafés de melhor qualidade do Brasil e do mundo, tanto no tipo quanto no sabor.

Possui também um rebanho misto de 145 mil cabeças de gado e diversos frigoríficos que completam um forte setor agropecuário altamente competitivo.

Araguari possui um comércio forte com grandes lojas de rede, recentemente inaugurou loja da rede Mart Minas e mesmo ainda sem um shopping a cidade possui várias franquias de fast food Giraffas, Subway, entre outras.

Educação

Araguari sempre contou com sistema de educação, com um quadro bem amplo de escolas com ensino médio e fundamental, sendo 18 (60%) delas Colégios Estaduais, Faculdade: Faculdade do Trabalho, Objetivo, UNIP.

O município conta também com unidades do: SESI, SENAC, SENAI e várias escolas de ensino técnico, informática, agrícola, mecânica, escolas de música e teatro e outras.

OUTRAS CIDADES ANIVERSARIANTES

Dados do IBGE

28

Araguari (MG)

28

Augusto Severo (RN)

28

Belém (AL)

28

Capela (SE)

28

Guaramirim (SC)

28

Itabaiana (SE)

28

Itararé (SP)

28

Lagoa da Canoa (AL)

28

Moju (PA)

28

Palmácia (CE)

28

Rio de Contas (BA)

28

Ruy Barbosa (BA)

28

Tupi Paulista (SP)

24 de Setembro • Dia Hoje • Edição 2021

Dia da Guiné-Bissau e do Mototaxista ♥ Aniversário de Tramandaí (RS) • Nanda Costa • Edward Bach • F. Scott Fitzgerald • Linda McCartney • Pedro Almodóvar • Kevin Sorbo • Scheila Carvalho • André Marques • Juliano Cazarré • Juliana Salimeni ♦ FATOS • Maomé • Cândido Rondon ♣ ÓBITOS • Túpac Amaru • Dom Pedro I • Neil Hamilton

Três Corações (MG) • Aniversário • 23 de Setembro de 1884

Município brasileiro do estado de Minas Gerais. Com 78.999 habitantes e cerca de 828 km², é um dos principais centros urbanos do sul do estado. Situa-se a cerca de 287 km de distância da capital estadual, Belo Horizonte. É a terra natal do Pelé. Seu IDH é de 0,744 — alto. Destaque para a Universidade Vale do Rio Verde (UninCor)

São Gonçalo (RJ) • Aniversário • 22 de Setembro de 1890

Município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no estado do RJ, Brasil. Sua população é de 1.098.357 habitantes (2021). Seu IDH é de 0,739 — alto. É o 16º município mais populoso do país e a 3ª maior cidade não capital do Brasil. Sua temperatura média é de 28ºC. Destaque para o campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Petrolina (PE) • Aniversário • 21 de Setembro de 1895

Município brasileiro do interior do estado de Pernambuco, região nordeste do país. Sua população era de 359.372 habitantes em 2020. Seu IDH é de 0,702 — alto. A cidade tem uma temperatura média anual de 35,8 °C, tendo a caatinga como sua vegetação nativa e predominante. O território começou sua história com os frades franciscanos

Itapeva (SP) • Aniversário • 20 de Setembro de 1769

Município brasileiro do sudoeste paulista. Sua população era de 94.354 habitantes em 2020. Seu IDH é de 0,732 — alto. A cidade é um entreposto comercial e de escoamento da produção agrícola de todo o extremo sul de São Paulo, além de ser a maior cidade desta região. Está entre as 100 melhores cidades brasileiras com até 100 mil pessoas

Guarapari (ES) • Aniversário • 19 de Setembro de 1891

Município brasileiro do estado do Espírito Santo. Sua população é de 122.982 hab (2018). Cidade praiana com clima tropical atlântico e temperaturas agradáveis. Sua distância da capital Vitória, é de 51 Km. Seu IDH é de 0,731 — alto. Dentre todos os atrativos turísticos de Guarapari, a culinária capixaba é um dos destaques

Feira de Santana (BA) • Aniversário • 18 de Setembro de 1833

Município brasileiro do estado da Bahia. Está a 108 Km da capital, Salvador. Sua população é de 624.107 habitantes (2021). Seu IDH é de 0,712 — alto. Feira de Santana foi a primeira cidade da América Latina a ter um plano diretor. E é o principal centro urbano, político, educacional, tecnológico, econômico, cultural e comercial do interior da Bahia

0 comentário em “Araguari (MG) • Aniversário • 28 de Agosto de 1888

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: