DESTAQUES DO DIA
♦ CIDADE • Alagoinhas (BA) 169 Anos ♥ Aniversário de Zélia Gattai 106 Anos • Carneiro Leão • René Lacoste • Mário Schenberg • Medgar Evers • Cláudio Adão • Bete Coelho • Danni Carlos • Lindsay Lohan • Bruno Rezende • Margot Robbie ♣ ÓBITOS • Nostradamus • Jean-Jacques Rousseau • Ernest Hemingway • James Stewart • Mario Puzo • Itamar Franco
COMEMORAÇÕES
- Dia do Hospital
- Dia do Bombeiro Brasileiro
- Dia Internacional do Cooperativismo
- Independência da Bahia
CIDADES ANIVERSIANTES
• Alagoinhas (BA)
• Amaturá (AM)
• Curral Velho (PB)
• Macajuba (BA)
• Santa Isabel do Ivaí (PR)
FONTES: WIKIWAND • IBGE • CALENDARR
DIA HOJE
1 ▒ POSTER e VÍDEOS


2 ▒ NASCIMENTOS
1887 – Antônio Carneiro Leão ▒ Antônio Carneiro Leão (Recife, 2 de julho de 1887 — Rio de Janeiro, 31 de outubro de 1966) foi um educador, professor, e escritor brasileiro, imortal da Academia Brasileira de Letras. Escreveu para diversos jornais, sendo fundador de “O Economista“. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, do Instituto da França e da Academia das Ciências de Lisboa.
1904 – René Lacoste ▒ Jean René Lacoste (Paris, 2 de Julho de 1904 — Saint-Jean-de-Luz, 12 de Outubro de 1996) foi um famoso jogador de tênis francês, empresário e inovador, seu apelido era “o crocodilo” pelo fans; ele é bastante conhecido por ter dado o nome a camiseta de tênis da Lacoste, que ele inventou em 1929. O logotipo das camisas Lacoste, sempre consideradas de alto padrão, é justamente o desenho estilizado de um crocodilo.
1914 – Mário Schenberg ▒ Mário Schenberg (Recife, 2 de julho de 1914 — São Paulo, 10 de novembro de 1990) foi um físico, político e crítico de arte brasileiro. Considerado o maior físico teórico do Brasil, Schenberg publicou trabalhos nas áreas de termodinâmica, mecânica quântica, mecânica estatística, relatividade geral, astrofísica e matemática.
1925 – Medgar Evers ▒ Medgar Wiley Evers (Decatur, 2 de julho de 1925 — Jackson, 12 de junho de 1963) foi um ativistaafro-americano do Movimento dos Direitos Civis do estado norte- americano do Mississippi, assassinado pelo supremacista branco Byron De La Beckwith.[1] Na faculdade, ele fazia parte do grupo de debates, jogava futebol americano e fazia atletismo.
1955 – Cláudio Adão ▒ Cláudio Adalberto Adão, mais conhecido como Cláudio Adão (Volta Redonda, 2 de julho de 1955) é um ex-futebolista brasileiro. Iniciou a carreira profissional no Santos em 1972, tendo jogado nesta época do lado de Pelé, além de atuar no Flamengo, Botafogo, Vasco, Fluminense, Portuguesa, Corinthians, Bangu, Bahia e Cruzeiro.
1963 – Bete Coelho ▒ Elizabeth Mendes Coelho (Belo Horizonte, 2 de julho de 1963[1]) é uma diretora de teatro e atriz de cinema, teatro e televisão brasileira. Atua em teatro desde os dez anos de idade, mas também experimentou o outro lado, ao dirigir peças de teatro e shows de cantoras como Daniela Mercury, Marina Lima e Zélia Duncan.
1975 – Danni Carlos ▒ Daniela Carlos de Araújo, conhecida pelo nome artístico de Danni Carlos (Rio de Janeiro, 2 de julho de 1975), é uma atriz, cantora e compositora brasileira. Em 2003, vendeu mais de 130 mil cópias do seu álbum de estreia, Rock’n’Road, com releituras de faixas pop norte-americanas.
1986 – Lindsay Lohan ▒ Lindsay Dee Lohan (Long Island, 2 de julho de 1986)[1] é uma atriz, modelo, cantora e socialitenorte-americana. Lohan começou sua carreira como modelo. Se tornou uma atriz mirim quando tinha 12 anos estrelando seu primeiro filme, The Parent Trap. Após o filme Sorte no Amor, Lohan ficou focada em papéis menores e mais maduros, em filmes independentes.[54] Atuou no filme A Última Noite em 2006, onde contracenou ao lado das atrizes veteranas Meryl Streep e Lily Tomlin. A Última Noite foi também o primeiro filme da carreira de Lohan onde ela não atuou como protagonista.
1986 – Bruno Rezende ▒ Bruno Mossa de Rezende, o Bruninho (Rio de Janeiro, 2 de julho de 1986)[1] é um jogador de voleibol brasileiro.[2] É filho dos ex- jogadores de vôlei Bernardinho e Vera Mossa, joga como levantador na seleção brasileira de vôlei ao lado de William Peixoto Arjona.
É considerado um dos maiores levantadores do mundo, e conquistou definitivamente seu lugar no panteão dos ídolos do vôlei mundial após a conquista da medalha de ouro olímpica na Rio 2016.
1990 – Margot Robbie ▒ Margot Elise Robbie (Gold Coast, 2 de julho de 1990) é uma atriz australiana. Ela é mais conhecida por seu papel como Harley Quinn em Esquadrão Suicida, e Jane Porter, esposa do Tarzan, em The Legend of Tarzan, filme de 2016.
3 ▒ CAPA do DIA
Zélia Gattai
Zélia Gattai Amado de Faria GOIH
106 Anos
(São Paulo, 2 de julho de 1916 — Salvador, 17 de maio de 2008)
Foi uma escritora, fotógrafa e memorialista (como ela mesma preferia denominar-se) brasileira, tendo também sido expoente da militância política nacional durante quase toda a sua longa vida, da qual partilhou cinquenta e seis anos casada com o também escritor Jorge Amado, até a morte deste.
Zélia Gattai e Jorge Amado.
Os primeiros anos
Filha dos imigrantes italianos Angelina e Ernesto Gattai, é a caçula de cinco irmãos.
Nasceu e morou durante toda a infância na Alameda Santos, 8, Consolação, em São Paulo.
Zélia participava, com a família, do movimento político-operário anarquista que tinha lugar entre os imigrantes italianos, espanhóis, portugueses, no início do século XX.
Aos vinte anos, casou-se com Aldo Veiga. Deste casamento, que durou oito anos, teve um filho, Luís Carlos, nascido na cidade de São Paulo, em 1942.
A vida com Jorge Amado
Leitora entusiasta de Jorge Amado, Zélia Gattai o conheceu em 1945, quando trabalharam juntos no movimento pela anistia dos presos políticos. A união do casal deu-se poucos meses depois.
A partir de então, Zélia Gattai trabalhou ao lado do marido, passando a limpo, à máquina, seus originais e o auxiliando no processo de revisão.
Em 1946, com a eleição de Jorge Amado para a Câmara Federal, o casal mudou-se para o Rio de Janeiro, onde nasceu o filho João Jorge, em 1947.
Um ano depois, com o Partido Comunista declarado ilegal, Jorge Amado perdeu o mandato, e a família teve que se exilar.
Viveram em Paris por três anos, período em que Zélia Gattai fez os cursos de civilização francesa, fonética e língua francesa na Sorbonne. De 1950 a 1952 a família viveu na Checoslováquia, onde nasceu a filha Paloma.
Foi neste tempo de exílio que Zélia Gattai começou a fazer fotografias, tornando-se responsável pelo registro, em imagens, de cada um dos momentos importantes da vida do escritor baiano.
Em 1963 mudou-se com a família para a casa do Rio Vermelho, em Salvador, na Bahia, onde tinha um laboratório e se dedicava à fotografia, tendo lançado a fotobiografia de Jorge Amado intitulada Reportagem incompleta.
A escritora
Aos 63 anos de idade, começou a escrever suas memórias. O livro de estreia, Anarquistas, graças a Deus, ao completar vinte anos da primeira edição, já contava mais de duzentos mil exemplares vendidos no Brasil.
Sua obra é composta de nove livros de memórias, três livros infantis, uma fotobiografia e um romance. Alguns de seus livros foram traduzidos para o francês, o italiano, o espanhol, o alemão e o russo.
Anarquistas, graças a Deus foi adaptado para minissérie pela Rede Globo e Um chapéu para viagem foi adaptado para o teatro.
Prêmios e homenagens
Baiana por merecimento, Zélia Gattai recebeu em 1984 o título de Cidadã da Cidade do Salvador.
Na França, recebeu o título de Cidadã de Honra da comuna de Mirabeau (1985) e o grau de Comendadora da Ordem das Artes e das Letras, do Governo Francês (1998).
Recebeu ainda, no grau de Comendadora, a Ordem do Mérito da Bahia (1994) e o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal a 14 de Julho de 1986.[1]
A prefeitura de Taperoá, no estado da Bahia, homenageou Zélia Gattai dando o nome da escritora à sua Fundação de Cultura e Turismo, em 2001.
Em 2001 foi eleita para a Academia Brasileira de Letras, para a cadeira 23, anteriormente ocupada por Jorge Amado, que teve Machado de Assis como primeiro ocupante e José de Alencar como patrono. No mesmo ano, foi eleita para a Academia de Letras da Bahia e para a Academia Ilheense de Letras.
Zélia, Sartre, Simone de Beauvoir, Jorge Amado e Mãe Senhora.
Em 2002, tomou posse nas três.
É mãe de Luís Carlos, Paloma e João Jorge. É amiga de personalidades e gente simples.
No lançamento do livro ‘Jorge Amado: um baiano romântico e sensual, em 2002, em uma livraria de Salvador, estavam pessoas como Antonio Carlos Magalhães, Sossó, Calasans Neto, Auta Rosa, Bruna Lima, Antonio Imbassahy e James Amado, entre outros.
Ao lançar seu primeiro livro, Anarquistas graças a Deus, Zélia Gattai recebeu o Prêmio Paulista de Revelação Literária de 1979. No ano seguinte, recebeu o Prêmio da Associação de Imprensa, o Prêmio McKeen e o Troféu Dante Alighieri. A Secretaria de Educação do Estado da Bahia concedeu-lhe a Medalha Castro Alves, em 1987.
Em 1988, recebeu o Troféu Avon, como destaque da área cultural e o Prêmio Destaque do Ano de 1988, pelo livro Jardim de inverno.
O livro de memórias Chão de meninos recebeu o Prêmio Alejandro José Cabassa, da União Brasileira de Escritores, em 1994.
Obras
- Anarquistas Graças a Deus, 1979 (memórias)
- Um Chapéu Para Viagem, 1982 (memórias)
- Pássaros Noturnos do Abaeté, 1983
- Senhora Dona do Baile, 1984 (memórias)
- Reportagem Incompleta, 1987 (memórias)
- Jardim de Inverno, 1988 (memórias)
- Pipistrelo das Mil Cores, 1989 (literatura infantil)
- O Segredo da Rua 18, 1991 (literatura infantil)
- Chão de Meninos, 1992 (memórias)
- Crônica de Uma Namorada, 1995 (romance)
- A Casa do Rio Vermelho, 1999 (memórias)
- Cittá di Roma, 2000 (memórias)
- Jonas e a Sereia, 2000 (literatura infantil)
- Códigos de Família, 2001
- Um Baiano Romântico e Sensual, 2002
- Memorial do amor, 2004
- Vacina de sapo e outras lembranças, 2006
CITAÇÃO
Zélia Gattai – Uma postura positiva em relação à vida
“Continuo achando graça nas coisas, gostando cada vez mais das pessoas, curiosa sobre tudo, imune ao vinagre, às amarguras, aos rancores.”
― Zélia Gattai / Fonte: Kd Frases
Zélia Gattai
Zélia Gattai Amado de Faria
106 Anos
(São Paulo, 2 de julho de 1916 — Salvador, 17 de maio de 2008)
4 ▒ ACONTECIMENTOS
1494 – O Tratado de Tordesilhas é ratificado na Espanha.
- 1698 – Thomas Savery patenteia o primeiro motor a vapor.
- 1776 – O Congresso Continental norte-americano ratifica sua decisão de separar-se da Inglaterra.
1823 – Independência da Bahia: Rendição das forças pró-lusitanas na Bahia – data máxima do Estado.
A Independência da Bahia[nota 1] foi um movimento que, iniciado em 19 de fevereiro de 1822 e com desfecho em 2 de julho de 1823, motivado pelo sentimento federalista emancipador de seu povo, terminou pela inserção da então província na unidade nacional brasileira, durante a Guerra da Independência do Brasil.
Na Bahia a luta pela Independência veio antes da brasileira, e só concretizou-se quase um ano depois do 7 de setembro de 1822: ao contrário da pacífica proclamação às margens do riacho Ipiranga, só ao custo de milhares de vidas e acirradas batalhas por terra e mar emancipou-se de Portugal, de tal modo que seu Hino afirma ter o Sol que nasceu ao 2 de julho brilhado mais que o primeiro.
1856 – Criação do primeiro Corpo de Bombeiros brasileiro, o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte (Decreto Imperial nº 1775), vindo a se transformar futuramente no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Esta data também é comemorada como criação do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
- 1860 – Fundação da cidade de Vladivostok.
- 1897 – Guglielmo Marconi patenteia o rádio.
- 1900 – O conde Ferdinand von Zeppelin fez a primeira demonstração de um dirigível no Lago Constança, na Alemanha.
- 1903 – Cuba arrendou para os Estados Unidos a baia de Guantánamo, para a construção de uma base naval.
1927 – Uma mulher escala pela primeira vez o monte Kilimanjaro.
- 1928 – Um decreto concede o voto sem restrições às mulheres no Reino Unido.
- 1937 – Desaparecem no Oceano Pacífico, a americana pioneira na aviação Amelia Earhart e o navegador Fred Noonan, durante tentativa do primeiro voo equatorial ao redor do mundo.
- 1940 – Foi instituída a lei que regulamentou o salário mínimo no Brasil
- 1964 – Violentas manifestações nos Estados Unidos entre a população negra de Nova Iorque, Nova Jérsei, Chicago e Filadélfia. No mesmo dia, o presidente Lyndon Johnson assina a Lei de Direitos Civis.
- 1976 – Vietnã do Norte e Vietnã do Sul se reunificam.
- 2000 – A Corte Suprema da Argentina, em uma sentença sem precedentes, condena o Estado a indenizar com 200 mil pesos uma mulher por seu exílio forçado durante a ditadura militar (1976– 1983).
- 2008 – A política franco-colombiana Ingrid Betancourt foi libertada pelo Exército da Colômbia das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), que mantinham Ingrid refém há 6 anos.
5 ▒ FALECIMENTOS
1566 — Nostradamus ▒ Michel de Nostredame ou Miquèl de Nostradama, (Saint-Rémy-de-Provence, 21 de dezembro de 1503 – Salon-de-Provence, 2 de julho de 1566) foi um apotecário e médico da Renascença que praticava a alquimia (como muitos dos médicos do século XVI). Ficou famoso por sua suposta capacidade de vidência.
1778 — Jean-Jacques Rousseau ▒ Jean-Jacques Rousseau, também conhecido como J.J. Rousseau ou simplesmente Rousseau (Genebra, 28 de Junho de 1712 — Ermenonville, 2 de Julho de 1778), foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo.
1961 — Ernest Hemingway ▒ Ernest Miller Hemingway (Oak Park, 21 de Julho de 1899 — Ketchum, 2 de Julho de 1961) foi um escritor norte- americano.
Em 1953, ganhou o Prémio Pulitzer de Ficção, e, em 1954, ganhou o prêmio Nobel de Literatura por sua obra “O Velho e o Mar“, de 1952. Também escreveu Por Quem os Sinos Dobram (1940), considerada sua obra-prima.
1997 — James Stewart ▒ James Maitland Stewart (Indiana, 20 de maio de 1908 – Los Angeles, 2 de julho de 1997) ou apenas James Stewart foi um aclamado ator americano de cinema, teatro e televisão. Atuou em inúmeros filmes considerados clássicos, e foi indicado a cinco prêmios de Oscar de Melhor Ator, ganhando em 1941 por seu papel em Núpcias de Escândalo.
1999 — Mario Puzo ▒ Mario Gianluigi Puzo (Manhattan, Nova Iorque, 15 de outubro de 1920 — Bay Shore, 2 de julhode 1999) foi um escritor estadunidense conhecido pelo seus livros de ficção acerca da máfia. É o autor de The Godfather O Poderoso Chefão (título no Brasil) ou O Padrinho (título em Portugal) (1969) que narra a história de Don Vito Corleone, um dos chefes da Máfia. Se tornou sua obra-prima.
2011 — Itamar Franco ▒ Itamar Augusto Cautiero Franco GCC (Mar territorial brasileiro, 28 de junho de 1930 – São Paulo, 2 de julho de 2011) foi um político brasileiro. Foi o 33.º presidente da República, tendo governado entre 1992 e 1995 após seu antecessor, Fernando Collor, ter sido afastado da presidência por um processo de impeachment.
6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
Portugal
Brasil
Dia do Bombeiro Brasileiro
Dia dedicado ao Bombeiro.[1], devido à criação em 1856, do primeiro Corpo de Bombeiros brasileiro, o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte (Decreto Imperial nº 1775), vindo a se transformar futuramente no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.
- Dia do Hospital – Dia dedicado ao Hospital.[2]
- Data da Consolidação da Independência do Brasil na Bahia (feriado estadual baiano e data histórica brasileira)[3][4]
Itália
- Dia do Pálio de Siena.
7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1502 – Um tornado destrói a cidade de Santo Domingo, a primeira fundada pelos espanhóis na América.
- 1944 – Segunda Guerra Mundial: a Alemanha Nazi lança sobre a Inglaterra os primeiros mísseis utilizados na história, os V-1.
- 1961 – O escritor americano Ernest Hemingway, autor de O Velho e o Mar, cometeu suicídio aos 62 anos durante uma crise depressiva.
- 1966 – A França realiza seu primeiro experimento atômico no atol de Mururoa.
- 1990 – Morrem asfixiadas 1.426 pessoas no interior de um túnel próximo da cidade de Meca (Arábia Saudita) quando se dirigiam para celebrar a Festa do Sacrifício.
8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES
02 |
Alagoinhas (BA) |
02 |
Amaturá (AM) |
02 |
Curral Velho (PB) |
02 |
Macajuba (BA) |
02 |
Santa Isabel do Ivaí (PR) |
Alagoinhas – BA
2 de Julho de 1853
169 Anos
Alagoinhas é um município brasileiro do estado da Bahia.
Sua área é de 718,089 quilômetros quadrados e sua população conta em 2015 com 154 495 habitantes, tendo portanto uma densidade demográfica de 195,46 habitantes por quilômetro quadrado.
Limita-se ao norte com o município de Inhambupe, ao sul com o município de Catu, a leste com o município de Araças, a oeste com o município de Aramari, a nordeste com o município de Entre Rios e a sudoeste com o município de Teodoro Sampaio.[carece de fontes?]
Seu nome se deve aos rios Sauípe, Catu, Subaúma e Quiricó, às lagoas e córregos existentes na região.
E assim sua água é considerada de excelente qualidade e pode ser considerada a segunda melhor do mundo, sendo uma de suas maiores riquezas, e que faz parte do aquífero que vai desde Dias d’Ávila a Tucano.
Prefeitura — Alagoinhas (BA)
Segundo dados do IBGE de 2002 e do DERBA de 2004, o grau de urbanização de Alagoinhas é de 86,43%.
A cidade é servida pela malha rodoviária e ferroviária.
A BR-101, que corta o Brasil de Norte a Sul, serve a cidade fornecendo importante acesso e meio de escoamento de produtos para cidades do Nordeste como Recife e Aracaju, além de cidades como Vitória e Rio de Janeiro, no Sudeste do país.
Também corta a cidade a BR-110, que a une ao Nordeste pelo interior da região.
A ferrovia possui na cidade, além do seu papel histórico, um entrocamento que já foi de grande importância para o país e teve o seu declínio de acordo com a subvalorização do transporte ferroviário no país.
Possui ainda rodovias estaduais que ligam a cidade à BR 116 e também à Linha Verde.
Ruínas da Igreja de Alagoinhas Velha — Alagoinhas (BA)
Em 1964 foi descoberto um poço de petróleo no município, o MG-1-BA.
Três anos depois já havia 30 poços, motivo que fez com que a Petrobras se instalasse no município, gerando seu desenvolvimento e aumentando os investimentos, mas também crescimento desordenado, deixando várias pessoas sem saneamento básico e acesso aos serviços de saúde.
Com o desenvolvimento ferroviário e a descoberta de poços de petróleo, Alagoinhas cresceu bastante economicamente, tornando-se pólo de sua região.
Se voltou aos serviços, portanto seu desenvolvimento se deu, principalmente, no comércio, polarizando mais de 30 municípios vizinhos.
9 ▒ GALERIA de FOTOS
10 ▒ CRÉDITOS
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND
OUTRAS FONTES de PESQUISA:
• Cidades IBGE • Filmow • Adoro Cinema • BIO (facebook) • GShow • Aniv.Dia • Aniv.Famosos • History • History (facebook)
Paul Sampaio – Autor
PESQUISA e REALIZAÇÃO
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

2 de Julho – Zélia Gattai e Alagoinhas (BA) – 2017
☺ CAPA • Zélia Gattai 101 Anos ▒ CIDADE • Alagoinhas (BA) 164 Anos ▒ NASCIMENTOS • Carneiro Leão • René Lacoste • Mário Schenberg • Medgar Evers • Cláudio Adão • Bete Coelho • Danni Carlos • Lindsay Lohan • Bruno Rezende • Margot Robbie ▒ FALECIMENTOS • Nostradamus • Jean-Jacques Rousseau • Ernest…
2 de Julho – Acontecimentos do Dia
☺ DESTAQUES DE HOJE • Dia da Indep. da Bahia • Dia do Bombeiro Brasileiro ▒ NASCIMENTOS • René Lacoste • Mário Schenberg • Zélia Gattai • Medgar Evers • Cláudio Adão • Lindsay Lohan • Bruno Rezende ▒ FALECIMENTOS • Jean- Jacques Rousseau • Ernest Hemingway • James Stewart
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “2 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022”