BLOG CITAÇÕES

Educação é Vida

“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.” • "A educação é um processo de viver e não uma preparação para a vida futura." • "Todos grandes avanços da Ciência nasceram de uma nova audácia da imaginação." - John Dewey, professor americano.

“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.”

– John Dewey

Education is a social process. Education is growth. Education is, not a preparation for life; education is life itself.“How We Think” (1933), Boston D.C: Heath & Co.

John Dewey

John Dewey (Burlington, Vermont, 20 de outubro de 18591 de junho de 1952) foi um filósofo e pedagogo norte- americano, um dos principais representantes da corrente pragmatista, inicialmente desenvolvida por Charles Sanders Peirce, Josiah Royce e William James.

Dewey também escreveu extensivamente sobre pedagogia e é uma referência no campo da educação.

Tinha fortes compromissos políticos e sociais, expressados muitas vezes em suas publicações no jornal The New Republic.

“Todos grandes avanços da Ciência nasceram de uma nova audácia da imaginação.”

– John Dewey

Every great advance in science has issued from a new audacity of imagination.The Quest for Certainty (1929), Ch. XI

Sua filosofia é primeiramente marcada pelo instrumentalismo, isto é, pelo desejo de romper com uma filosofia clássica, que ele via como mais ou menos ligada à classe dominante, para torná-la um instrumento que permitisse às pessoas se adaptarem melhor ao mundo moderno.

O método que Dewey escolheu para fazer isso foi chamado de “teoria da investigação”, uma ideia baseada na concepção de que a mudança do ambiente ocasiona problemas de adaptação, os quais devem ser resolvidos por meio de uma investigação onde várias hipóteses são examinadas.


“Cada pensador coloca alguma parcela de um mundo aparentemente estável em perigo, e ninguém pode totalmente prever o que vai emergir em seu lugar”.

– John Dewey

Every thinker puts some portion of an apparently stable world in peril and no one can wholly predict what will emerge in its place.Characters and events: popular essays in social and political philosophy‎ – Página 1, John Dewey, Joseph Ratner – H. Holt and company, 1929 – 861 páginas

As teorias filosóficas tradicionais são então vistas como meios de fornecer hipóteses a serem testadas.

Dewey também participou, paralelamente ao novo liberalismo britânico, na constituição do que é atualmente chamado de Liberalismo social, vista atualmente como centro ou centro-esquerda.

Para ele, o indivíduo não é um ser isolado, mas participa de uma sociedade.


Liberdade é poder agir de acordo com a escolha.”

– John Dewey

Freedom is power to act in accordance with choice.Philosophy and civilization‎ – Página 277, John Dewey, Minton, Balch & Company, 1931, 334 páginas


Esta tese marca sua filosofia política como evidenciada pela importância dada ao público.

A sua filosofia política também visa o desenvolvimento da individualidade, isto é, a auto realização por meio da democracia, concebida não como uma forma de governo, mas como uma participação de indivíduos na ação coletiva.

Finalmente, sua pedagogia, intimamente ligada ao seu ideal democrático, visa dar aos estudantes os meios e o caráter necessário para participar ativamente da vida pública e social.


“Nós só pensamos quando nos defrontamos com um problema.”

We only think when we are confronted with a problemcitado em “I’m OK, you’re OK: a practical guide to transactional analysis‎” – Página 196, Thomas Anthony Harris – Harper & Row, 1969 – 278 páginas

John Dewey foi reconhecido como um dos fundadores da escola filosófica de Pragmatismo (juntamente com Charles Sanders Peirce e William James), um pioneiro em psicologia funcional, e representante principal do movimento da educação progressiva norte-americana durante a primeira metade do século XX.

Foi também editor, tendo contribuído para a Enciclopédia Unificada de Ciência, um projeto dos positivistas, organizado por Otto Neurath.

Como se pode ler em Democracy and Education (“Democracia e Educação”), Dewey tenta sintetizar, criticar e ampliar a filosofia da educação democrática ou proto-democrática contidas em Rousseau e Platão.

Via em Rousseau a valorização do indivíduo, enquanto Platão acentuava a influência da sociedade na qual o indivíduo se inseria.

Dewey contestou esta distinção. Tal como Vygotsky, Dewey concebia o conhecimento e o seu desenvolvimento como um processo social, integrando os conceitos de “sociedade” e indivíduo.

Para ele, o indivíduo somente passa a ser um conceito significante quando considerado como parte inerente de sua sociedade. Esta, por sua vez, nenhum significado teria, sem a participação dos seus membros individuais.

John Dewey

“A educação, portanto, é um processo de viver e não uma preparação para a vida futura.”

– John Dewey

Education, therefore, is a process of living and not a preparation for future living.– Dewey, John (1897) ‘My pedagogic creed’, The School Journal, Volume LIV, Number 3 (January 16, 1897), pages 77-80. [1].

FONTES

0 comentário em “Educação é Vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: