DESTAQUES DO DIA
♥ NASCIMENTOS • Laura Pausini • Nilton Santos • Maria Gaetana Agnesi • Henry Fonda • Danny Trejo • Pierce Brosnan • Debra Winger • Luiz Carlos Tourinho • Janet Jackson • Gabriela Sabatini • Thierry Figueira • Megan Fox ♦ CIDADE • Nova Friburgo (RJ) ♣ ÓBITOS • Sammy Davis Jr. • Elias Gleizer
COMEMORAÇÕES
- 1º Eclipse Lunar Total de 2022 às 0:30
- Dia do Gari
- Dia Internacional da Luz
- Dia Internacional da Convivência em Paz
CIDADES ANIVERSIANTES
• Colorado do Oeste (RO)
• Coruripe (AL)
• Laranja da Terra (ES)
• Muriaé (MG)
• Murici (AL)
• Nova Friburgo (RJ)
• Nova Laranjeiras (PR)
• Presidente Médici (RO)
• São João Nepomuceno (MG)
• São Luís do Quitunde (AL)
• São Pedro da Aldeia (RJ)
Traipu (AL)
FONTES: WIKIWAND • IBGE • CALENDARR
DIA HOJE
Laura Pausini
Laura Pausini
(Faença, 16 de maio de 1974)
cantora, compositora, produtora musical, e personalidade de televisão italiana
Pausini ganhou fama em 1993, vencendo a categoria de artistas iniciantes do 43º Sanremo Music Festival, com seu single de estreia “La solitudine“,[1] que se tornou um sucesso internacional.
Seu autointitulado álbum de estreia foi lançado na Itália em 23 de abril de 1993[2] e se tornou um sucesso internacional, vendendo dois milhões de cópias em todo o mundo.[3]
Seu álbum seguimento, Laura, foi lançado em 1994 e confirmou seu sucesso internacional, vendendo três milhões de cópias em todo o mundo.[4]
No mesmo ano, lançou seu primeiro álbum em espanhol, Laura Pausini, o qual recebeu certificado de diamante pela Association of Phonographic and Videographic of Spain,[5] e Pausini tornou-se a primeira artista não espanhola a vender mais de um milhão de cópias na Espanha.[6]
Em 2006, seu disco Io canto foi o álbum mais vendido do ano na Itália.[7]
Até 2017, Pausini já havia lançado doze álbuns de estúdio, dois álbuns de grandes sucessos internacionais e dois álbuns de compilação apenas para o mercado hispânico e anglófono, respectivamente.
Pausini canta principalmente em italiano e espanhol, mas também já gravou músicas em inglês, francês, português e catalão.[8][9]
Em 2004, Jason Birchmeier, da Allmusic considerou as vendas da cantora “um feito impressionante para alguém que nunca havia realmente entrado no lucrativo mercado da língua inglesa”.
A FIMI certificou as vendas de mais de 75 milhões de discos da artista com o FIMI Icon Award.[10]
Em 2006, Pausini tornou-se a primeira cantora italiana a ganhar um Grammy Award,[11] recebendo o prêmio de Best Latin Pop Album pelo álbum Escucha.[12]
Ela foi condecorada como comandante da Ordem do Mérito da República Italiana pelo presidente Carlo Azeglio Ciampi, e como Embaixadora Mundial de Emília-Romanha.
Laura Pausini
Laura Pausini
(Faença, 16 de maio de 1974)
cantora, compositora, produtora musical, e personalidade de televisãoitaliana
NASCIMENTOS
1718 – Maria Gaetana Agnesi ▒ Maria Gaetana Agnesi (Milão, 16 de maio de 1718 — Milão, 9 de janeiro de 1799) foi uma linguista, filósofa e matemática italiana. Agnesi é reconhecida como tendo escrito o primeiro livro que tratou, simultaneamente, do cálculo diferencial e integral.
1905 – Henry Fonda ▒ Henry Jaynes Fonda (Grand Island, 16 de maio de 1905 — Los Angeles, 12 de agosto de 1982) foi um ator de cinema norte- americano. É o patriarca de uma família de atores, entre os quais seus filhos Jane Fonda e Peter Fonda, e sua neta Bridget Fonda.
1944 – Danny Trejo ▒ Dan “Danny” Trejo (Los Angeles, Califórnia, 16 de maio de 1944) é um ator americano, que atuou em diversos filmes de Hollywood.
1953 – Pierce Brosnan ▒ Pierce Brendan Brosnan, OBE (Drogheda, 16 de maio de 1953) é um ator e produtor irlandês, famoso por interpretar no cinema o papel de James Bond em quatro filmes da série do agente 007 criado por Ian Fleming.
1955 – Debra Winger ▒ Debra Winger (Cleveland, 16 de maio de 1955) é uma atriz norte-americana. Seu primeiro papel foi como “Debbie”, na comédia Slumber Party ’57 (1976). Depois, foi Drusilla, irmã mais jovem de Diana Prince do seriado Mulher Maravilha.
1964 – Luiz Carlos Tourinho ▒ Luiz Carlos de Castro Tourinho Filho (Niterói, 16 de maio de 1964 — Niterói, 21 de janeiro de 2008) foi um ator brasileiro. Participou do programa Sai de Baixo, como o porteiro puxa-saco Ataíde (efetivamente substituindo Ribamar após a saída de Tom Cavalcante do programa), que ficou até o fim do programa, em 2002.
1966 – Janet Jackson ▒ Janet Damita Jo Jackson (Gary, 16 de maio de 1966) é uma cantora, compositora, produtora musical, atriz e dançarina natural dos Estados Unidos. Em 1982, deu início a sua carreira de cantora.
1970 – Gabriela Sabatini ▒ Gabriela Sabatini (Buenos Aires, 16 de Maio de 1970) é uma ex- tenista profissional argentina. É considerada uma das maiores tenistas de todos os tempos.
1978 – Thierry Figueira ▒ Thierry César Figueiredo Filho (Rio de Janeiro, 16 de maio de 1978) é um ator de teatro, cinema e televisão brasileiro. Fez sua estreia na telenovela A viagem. O trabalho seguinte na televisão, dois anos depois, foi na telenovela Cara e coroa.
1986 – Megan Fox ▒ Megan Denise Fox (Oak Ridge, 16 de maio de 1986) é uma atriz e modelo norte- americana.
DESTAQUE
1925 – Nilton Santos ▒ Nílton dos Santos, mais conhecido como Nílton Santos (Rio de Janeiro, 16 de maio de 1925 — Rio de Janeiro, 27 de novembro de 2013) foi um futebolista brasileiro que atuava como lateral-esquerdo. Em 2000, foi eleito pela FIFA como o melhor lateral-esquerdo de todos os tempos. [1]
Brasil 1958 – Vicente Feola (treinador), Djalma Santos, Zito, Bellini, Nilton Santos, Orlando, Gylmar – Garrincha, Didi, Pelé, Vava, Zagallo.
Integrou o plantel da seleção brasileira nos campeonatos mundiais de 1950, 1954, 1958 e 1962, tendo sido bicampeão nas duas últimas.
Foi chamado de “A Enciclopédia” por causa dos conhecimentos sobre o futebol e por ser completo como jogador, foi o precursor em arriscar subidas ao ataque através da lateral do campo.
Revolucionou a posição de lateral-esquerdo, utilizando-se de sua versatilidade ao defender e atacar, inclusive marcando gols, numa época do futebol que apenas tinha a função defensiva.
Botafogo
Nascido e criado na Ilha do Governador,[2] foi descoberto por um oficial da Aeronáutica enquanto cumpria serviço militar.
Levado para jogar no Botafogo em 1948, somente deixou General Severiano em 1964 quando abandonou os gramados.
Vestiu apenas duas camisas ao longo de sua carreira: a do Botafogo e da seleção brasileira. Sua estréia com a camisa do clube da estrela solitária aconteceu contra o América Mineiro.
No campeonato carioca de 1948, disputou seu primeiro jogo contra o Canto do Rio em Caio Martins. O Botafogo venceu de 4 a 2. O Alvinegro de General Severiano foi o campeão carioca de 1948. Obs: no primeiro jogo do carioca contra o São Cristóvão quem atuou pela equipe principal foi Nílton Barbosa.
Nilton Santos com Loco Abreu.
Nílton Santos atuou sua carreira toda no Botafogo. Onde conquistou por quatro vezes o campeonato estadual (1948, 1957, 1961 e 1962), além do Torneio Internacional de Paris em 1963 – além de vários outros títulos internacionais.
Nilton Santos comemorando seu aniversário de 88 anos.
Nílton Santos participou de 718 partidas pelo clube sendo o recordista e marcou onze gols entre 1948 e 1964.
Seleção Brasileira
Nílton estreou na seleção no sul-americano de 1949, a competição foi realizada no Brasil que acabou campeão. Participou da Copa do Mundo de 1950 onde foi vice-campeão.
Nilton Santos de chapéu, com outros jogadores da seleção, na Copa de 1962.
Ainda foi campeão com a seleção do pan-americano de 1952, bi campeão mundial em 1958 na Suécia e 1962 no Chile. Atuou em 75 partidas oficiais e 10 não oficiais. Sua despedida da seleção ocorreu na final da Copa de 1962. Marcou dois gols com a camisa da seleção.[3]
Na Seleção Brasileira de futebol, Nílton foi um jogador chave na defesa durante os campeonatos mundiais em que participou e ficou famoso internacionalmente por marcar um gol magnífico no torneio de 1958, quando o Brasil jogou com a Áustria. Trazendo a bola do campo de defesa e driblando o time adversário inteiro (e deixando doido o técnico Vicente Feola), finalizou com um ótimo chute.
Outra jogada sua sempre lembrada é a do pênalti que cometeu contra o atacante Enrique Collar no jogo contra a Espanha na Copa do Mundo de 1962, considerado a partida mais difícil daquela campanha.
Nilton Santos com Pelé, jovens.
O árbitro marcou a falta, mas quando chegou perto para conferir o lance, colocou a bola fora da área, pois não percebeu que Nílton, sem se desesperar e gesticular os braços como fariam outros jogadores, matreiramente havia dado dois passos e saído da área, enganando o árbitro.
Nilton Santos com Pelé, mais velhos.
Vida como ex-jogador
Depois que parou de jogar, Nílton Santos se especializou em contar passagens divertidas da vida de Garrincha, seu “compadre” e amigo íntimo de muitos anos.
Ele dizia, por exemplo, que na sua frente Garrincha, um contumaz alcoólatra, nunca havia tomado um gole, pedindo sempre um “copo de água” quando o via.
Nilton Santos com Zagallo, jovens.
Escreveu “Minha Bola, Minha Vida”, livro que conta sua história através dos campos do mundo. Ele também foi homenageado no Cantinho da Saudade em dezembro de 1999, no Museu dos Esportes Edvaldo Alves de Santa Rosa – Dida, que fica localizado no Estádio Rei Pelé em Maceió.
Nilton Santos com Zagallo, mais velhos.
Vida pessoal
Nílton foi casado duas vezes: com Abigail com quem teve dois filhos – Carlos Eduardo e Andréa, e com Célia[4] até sua morte. Morou, além do Rio de Janeiro, em Araruama e em Brasília. Nesta última trabalhou com escolinhas de futebol e chegou a escrever uma coluna no jornal Correio Braziliense e tornou-se cidadão honorário.[5]
Homenagens
Nílton Santos faz parte do FIFA 100. E foi homenageado no Prêmio Craque do Brasileirão de 2007.[6] Foi eleito pela IFFHS, o 9º maior jogador brasileiro do século, o 28º da América do sul, e o maior lateral esquerdo de todos os tempos pela Federação internacional de futebol.
Foi escolhido ainda para integrar a Seleção da América do Sul de Todos os Tempos. A enquete foi realizada com cronistas esportivos de todo o mundo.
Em 2000, época em que desenvolvia um projeto social com jovens por meio do futebol no estado do Tocantins, o governo local lhe homenageou com seu nome o Estádio Nilton Santos em Palmas.
No ano de 2009, uma estátua de Nílton Santos foi inaugurada em frente às catracas do setor da ala Oeste no Estádio Olímpico João Havelange, que posteriormente seria rebatizado de Estádio Nilton Santos numa bela homenagem do clube para com o grande ídolo.
Nilton Santos com Mauro Ramos de Oliveira, jovens.
Falecimento
Nilton Santos, que nos últimos anos sofria do Mal de Alzheimer, faleceu em 27 de novembro de 2013 na Fundação Bela Lopes, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro, vítima de infecção pulmonar.[7] Tanto as despesas médicas como do sepultamento foram custeadas pelo Botafogo.[8] Foi sepultado no Cemitério de São João Batista.
Títulos
Botafogo
x
Torneio Rio-São Paulo: 1962 e 1964
x
Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo: 1961
Campeonato Carioca: 1948,1957,1961,1962
Torneio Início: 1961, 1962 e 1963
Torneio Municipal de Futebol do Rio de Janeiro: 1951
Busto de Nílton Santos na sede de General Severiano do Botafogo FR.
Torneios Internacionais
6º Torneio Pentagonal do México: 1958
Torneio Internacional da Colômbia: 1960
Torneio Internacional da Costa Rica: 1961
6º Torneio Pentagonal do México: 1962
Torneio Jubileu de Ouro da Associação de Futebol de La Paz: 1964
Torneio Interclubes do Suriname: 1964
Torneio Governador Magalhães Pinto: 1964
Torneio Triangular de Porto Alegre: 1951
Estátua de Nílton Santos inaugurada em 2009 no Estádio Nílton Santos, Rio de Janeiro.
Seleção Brasileira
- Copa do Mundo: 1958,1962
-
Taça Oswaldo Cruz: 1950, 1955, 1956, 1958, 1961, 1962
-
Copa Rio Branco: 1950
-
Taça Bernardo O’Higgins: 1955, 1959, 1961
-
Taça do Atlântico: 1956, 1960
Nilton Santos com todas gerações campeãs da seleção brasileira de futebol masculino.
“Seja bem vindo, mas não fale mal do Botafogo.”
– Nilton Santos – frase estampada em uma placa, alertando os visitantes de sua chácara.
“Eu não dou bico na bola.”
– Nilton Santos em resposta a Flávio Costa, que implicou dizendo que jogador de defesa de time que ele comandava não poderia jogar com uma chuteira sem bico.
“Minha única cirurgia na vida foi de amígdalas. Não machuquei os meniscos porque nunca dei carrinho.”
– Nilton Santos / Fonte: Wikiquote
Nilton Santos
Nílton dos Santos
(Rio de Janeiro, 16 de maio de 1925 — Rio de Janeiro, 27 de novembro de 2013)
97 Anos
EVENTOS HISTÓRICOS
- 1532 – Tomás Morus renuncia ao posto de Lorde Chanceler da Inglaterra.
- 1763 – James Boswell encontra Samuel Johnson.
1929 – 1ª edição do Oscar da Academia, em Hollywood.
- 1975 – Junko Tabei tornou-se a primeira mulher a atingir o cume do Monte Everest.
- 1975 – O Siquim é anexado ao território da Índia.
- 1977 – Iniciam-se as transmissões da primeira telenovela brasileira no canal de televisão português RTP: Gabriela.
- 1980 – Paul McCartney lança o ousado LP “McCartney II“, o primeiro após o fim de sua banda Wings.
- 1983 – O cantor Michael Jackson lança pela primeira vez em um show o passo Moonwalk.
- 1984 – Oliveira de Azeméis é elevada a cidade.
- 1986 – São criadas as freguesias de São Sebastião e de Ribeira de São João, ambas no concelho de Rio Maior.
- 1997 – O presidente do Zaire, Mobuto Sese Seko, abandona o poder após mais de 30 anos de ditadura.
1999 – O Kuwait anuncia que, pela primeira vez na história do Emirado, as mulheres poderão votar e ser eleitas para o Parlamento e cargos municipais.
- 2004 – O Estado americano de Massachusetts se tornou o primeiro a permitir o casamento legal entre pessoas do mesmo sexo.
- 2007 – Nicolas Sarkozy é empossado como novo presidente da França.
FALECIMENTOS

1990 – Sammy Davis, Jr. ▒ Samuel George “Sammy” Davis, Jr. (Harlem, Nova Iorque, 8 de Dezembro de 1925 — Beverly Hills, 16 de Maio de 1990), mais conhecido simplesmente como Sammy Davis Jr., foi um cantor, dançarino e ator estadunidense. Fez parte do grupo de atores liderado por Frank Sinatra, conhecido como Rat Pack.

2015 – Elias Gleizer ▒ Ilicz Glejzer (São Paulo, 4 de janeiro de 1934 — Rio de Janeiro, 16 de maio de 2015), mais conhecido como Elias Gleizer, foi um ator brasileiro. Entre seus papéis mais marcantes, estão o Jairo, de “Tieta”, o tio Zé de “Sonho Meu”, o Canequinha de “Anjo de Mim”, e, principalmente, o Vô Pepe de “Era uma Vez”, em 1998.
TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1943 – Os nazistas sufocam o Levante do Gueto de Varsóvia.
1966 – Início da Revolução Cultural Chinesa.
Apesar do nome bonito, a Grande Revolução Cultural Proletária (conhecida como Revolução Cultural Chinesa) foi uma profunda campanha político-ideológica levada a cabo a partir de 1966 na República Popular da China, pelo então líder do Partido Comunista Chinês, Mao Tsé-tung, cujo objetivo era neutralizar a crescente oposição que lhe faziam alguns setores menos radicais do partido, em decorrência do fracasso do plano econômico Grande Salto Adiante (1958–1960), cujos efeitos acarretaram a morte de milhões de pessoas devido à fome generalizada, fato conhecido como a fome de 1958-1961 na China.[1]
A campanha foi acompanhada por vários episódios de violência, principalmente instigada pela Guarda Vermelha, por grupos de jovens, oriundos dos mais diversos setores (militares, camponeses, estudantes, elementos do partido, governo, etc.) que, organizados nos chamados comitês revolucionários, atacavam todos aqueles suspeitos de deslealdade política ao regime e à figura e ao pensamento de Mao, a fim de consolidar (ou restabelecer) o poder do líder onde fosse necessário.
Os alvos da Revolução eram membros do partido mais alinhados com o Ocidente ou com a União Soviética, funcionários burocratas, e sobretudo, intelectuais (anti-intelectualismo). Como na intelectualidade se encontravam alguns dos potenciais inimigos da revolução, o ensino superior foi praticamente desativado no país.
- 1974 – Josip Broz Tito é reconduzido de forma vitalícia no cargo de Presidente da República Socialista Federal da Jugoslávia.
- 2001 – Em Salvador, estudantes são espancados pela Polícia Militar em pleno campus da Universidade Federal da Bahia durante manifestação contra o então senador Antônio Carlos Magalhães. O ato fica conhecido como Passeata de 16 de maio.
CIDADE ANIVERSARIANTE – IBGE
Nova Friburgo (RJ) – Colégio Anchieta.
Nova Friburgo – RJ
16 de maio de 1818
204 Anos
Nova Friburgo é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. A sua população, no dia 1 de agosto de 2010, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, era de 182.082 habitantes.
Localização de Nova Friburgo no Rio de Janeiro.
Localiza-se no centro-norte do estado, na Mesorregião do Centro Fluminense, a 22º16’55” de latitude sul e 42º31’52” de longitude oeste, a uma altitude média de 985 metros,[6] distando 136 km da capital fluminense. Ocupa uma área de 933,414 km². Compreende os distritos de Riograndina, Campo do Coelho, Amparo, Lumiar, Conselheiro Paulino, São Pedro da Serra e Mury.
As principais atividades econômicas são baseadas em: indústria metalúrgica, moda íntima, olericultura, caprinocultura e indústria (têxteis, vestuário, e turismo). É também a cidade mais fria do estado.
Nova Friburgo vista a partir do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
História
Até 1755, a região da atual Nova Friburgo era habitada por índios goitacases e puris[7][8] e portugueses. Em 16 de maio de 1818, o Rei Dom João VI, sentindo a necessidade de estreitar os laços de amizades com os povos germânicos a fim de obter apoio contra o Império Francês, propôs uma colonização planejada, a fim de promover e dilatar a civilização do Reino do Brasil. Baixou, então, um decreto que autorizou o agente do Cantão de Fribourg, na Suíça, Sebastien Nicolas Gachet, a estabelecer uma colônia de cem famílias suíças na Fazenda do Morro Queimado, no Distrito de Cantagalo, localidade de clima e características naturais semelhantes às de seu país de origem. Entre 1819 e 1820, a região foi colonizada por 265 famílias suíças, totalizando 1 458 imigrantes.
Foi batizada pelos suíços com o nome de Nova Friburgo, em homenagem à cidade de onde partiu a maioria das famílias, Fribourg (“Friburgo” em português, “Fribourg” em francês, “Freiburg” em alemão, idioma em que foi criado o nome da cidade a partir das palavras “frei” – livre e ” burg” – castelo/forte), no Cantão de Fribourg.
Nova Friburgo durante sua colonização suíça e alemã, 1820-1830.
Foi, também, o primeiro município no Brasil colonizado por alemães, tendo estes imigrantes, ao todo 456, chegado à cidade em 3 de maio de 1824,[9] três meses antes que imigrantes alemães chegassem à cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Nova Friburgo foi a primeira colônia não lusitana a ser fundada no Brasil em caráter oficial.[10]
Entre 1819 e 1820, chegavam a Nova Friburgo 261 famílias de colonos suíços, 161 a mais do que havia sido combinado nos contratos, formando-se assim o núcleo inicial da povoação. Sabendo o quão promissora era a cooperação desses estrangeiros para com a nova pátria, o Governo Real subscreveu, a 3 de janeiro de 1820, um alvará elevando Nova Friburgo à categoria de vila, desmembrando, para isso, suas terras das de Cantagalo. A instalação da vila deu-se a 17 de abril desse mesmo ano.
Nova Friburgo (RJ) – Teleférico do Suspiro.
Finalmente, a 8 de janeiro de 1890, Nova Friburgo foi elevada à categoria de cidade, tendo sua população aumentado com a chegada de imigrantes italianos, portugueses e sírios. Em 1872, o Barão de Nova Friburgo trouxe, até a região, os trilhos da Estrada de Ferro Leopoldina a fim de escoar a sua produção de café proveniente de Cantagalo que durante um longo período era a maior do gênero no mundo levando em consideração a proporção por município correspondendo a média de 70% do território.
Subdivisão
Regiões
O município se estende de sul a norte, em comprimento. As primeiras informações sobre a cidade contam que os imigrantes chegaram à Fazenda do Morro Queimado pelas encostas do Pico da Caledônia, por isso a região do Cônego possivelmente é uma das primeiras colonizadas da região. Ao longo do anos, o município foi tomando sua forma atual.
Nova Friburgo (RJ) – Pico Maior de Friburgo – Ponto culminante da Serra do Mar – 2 366 m.
Nova Friburgo pode ser dividida nas regiões norte (Conselheiro Paulino e Riograndina), sul (Olaria e Mury), oeste (Campo do Coelho e Conquista) e leste (Amparo, Lumiar e São Pedro da Serra).
Distritos
Compreende os distritos:[11]
- 1º Distrito: Centro
- 2º Distrito: Riograndina
- 3º Distrito: Campo do Coelho
- 4º Distrito: Amparo
- 5º Distrito: Lumiar
- 6º Distrito: Conselheiro Paulino
- 7º Distrito: São Pedro da Serra
- 8º Distrito: Mury
Distrito de Lumiar, arredores de Nova Friburgo (RJ).
A grande concentração da população em Nova Friburgo está distribuída no centro da cidade e entorno, nos bairros como Olaria (Cônego, Cascatinha, Bela Vista, São Clemente); Varginha(Ponte da Saudade, Dom João VI, Imperial, Santa Luzia, Ouro Verde, Lucerne, Oscar Shultz, Fazenda Bela Vista, Curuzu, Nova Suíça, Sans Souci); São Geraldo (Santa Bernadete, Solares, Nilo Martins, Nova Esperança); Chácara do Paraíso (Jacina, Novo Horizonte, Bom Jesus); Duas Pedras(Villa Nova, São Pedro e Paulo, Córrego Dantas); e nos Distritos. Olaria – o maior bairro do município e seu entorno (Cônego, Cascatinha, Bela Vista, Graça, Marechal Rondon, Vargem Grande). Conselheiro Paulino e seu entorno (Prado, Jardim Ouro Preto, Santo André, São Jorge, Jardim Califórnia e Floresta).
Nova Friburgo (RJ) – Cachoeira dos Frades.
Geografia
Nova Friburgo localiza-se a 846 m de altitude na sede do município, representado por um marco de ferro aos pés da estátua de Alberto Braune, no centro da Praça Getúlio Vargas. Outro marco importante de Nova Friburgo é o ponto geodésico aos pés de Getúlio Vargas, na mesma praça, que representa o ponto exato onde fica o centro do estado do Rio de Janeiro.
Em alguns bairros e distritos do município a altitude chega até 1000 m ou mais, como os bairros do Caledônia, alguns trechos da estrada Mury–Lumiar (RJ-142) e o Alto de Theodoro de Oliveira. Existem trechos da cidade, como a localidade de São Romão, em Lumiar, em que a altitude chega a 300 metros uma extrema na serra.
Nova Friburgo (RJ) – Parque Estadual dos Três Picos.
O ponto culminante do município é o Pico Maior de Friburgo, com altitude de 2.366 metros, sendo, também, o ponto culminante de toda a Serra do Mar. Também merece menção o Pico da Caledônia, cuja altitude chega a 2.257 metros.[12]
Clima
Nova Friburgo possui um clima tropical de altitude (Cwb de acordo com a classificação climática de Köppen-Geiger), com invernos frescos e secos e verões agradáveis e úmidos. A temperatura média compensada do município é de 18 °C.
Economia
O município tem um forte apelo para o turismo devido à sua paisagem, aos seus rios e trilhas, e aos seus lugares bucólicos. O distrito urbano é procurado por famílias e casais devido ao clima frio. Friburgo possui também atrações afastadas de centro, procuradas por praticantes de ecoturismo e esportes de aventura. Um dos distritos mais conhecidos é o vilarejo de São Pedro da Serra.
O município também é conhecido como a Capital Nacional da Moda Intíma, por sua enorme produção (em torno de 600 milhões de reais), com grande variedade de modelos. Suas marcas estão começando a competir no mercado exterior (exporta, atualmente, 4,6 milhões de dólares). 25% da produção nacional de lingerie é produzida no município.[25]
Nova Friburgo é a segunda maior produtora de flores do Brasil, sendo superada apenas por Holambra, em São Paulo. Nos últimos anos, o município tem recebido muitos estudantes, que procuram as universidades do município, evitando os grandes centros.
A cidade também tem o quarto melhor nível de vida do estado do Rio de Janeiro, com um Índice de Desenvolvimento Humano de 0,818. A cidade de Nova Friburgo, além de ser considerada por muitos a “Capital nacional da Lingerie”, ocupa lugar entre as maiores potências nacionais na produção de queijos, vinhos e chocolate, além de oferecer uma das maiores cartas de cervejas para degustação no país.
Turismo
A Prefeitura disponibiliza informações sobre turismo e lazer no Centro de Turismo, que fica na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no centro da cidade.
Entre os atrativos turísticos do município, os mais conhecidos são:
- Casa Suíça (Memorial da Colonização Suíça) e a Queijaria Escola FRIALP, situada na RJ-130.
- Jardim do Nêgo, RJ-130.
- Museu do Mel RJ-130.
- Parque Estadual dos Três Picos Distrito de Campo do Coelho RJ-130.
- Pico da Caledônia – é uma das maiores elevações da Serra do Mar. Com 2.257 metros de altitude. [30]
- O maior e mais sofisticado Polo Gastronômico da região, localizado no bairro de Mury, com uma dezenas de restaurantes nas mais diversas especialidades, inclusive com Biergarten para degustação de cervejas no melhor estilo alemão.
- A arquitetura no estilo alpino preservada nos prédios do MuryShopping, dos hoteis Bucsky e Garlipp e do Restaurante Bräun & Bräun.
- Parque de Furnas do Catete – na RJ-116 onde se localiza a Pedra do Cão Sentado.
- Praça do Suspiro – recanto onde se encontram o teleférico, a Igreja de Santo Antônio, Praça dos Trovadores, a Fonte dos Suspiros, o Tiro de Guerra, Teatro Municipal Laércio Ventura e a Praça das Colônias, construído em homenagem às dez colônias que formaram a população da cidade.[31]
- Praça Getúlio Vargas
- Praça Marcílio Dias – porta de entrada da cidade. É considerada o marco inicial da colonização, pois ali ficaram acampados os primeiros alemães, onde se ergueu em 3 de maio 1824 a primeira Igreja Luterana da América Latina. Dá nome ao bairro boêmio do Paissandu, o qual é um ponto comercial dotado de um entroncamento rodoviário que conduz à cidade do Rio de Janeiro e aos bairros de Olaria, Cônego e Cascatinha.
- Parque São Clemente (Nova Friburgo Country Clube) – onde se localiza o Chalé do Barão de Nova Friburgo (1860).
- Pavilhão das Artes – localizado no bairro do Cônego.
- Catedral São João Batista – localizada na praça Demerval Barbosa Moreira, s/n, no Centro da Cidade.
- Instituto Politécnico Campus Regional da UERJ (IPRJ)[32] – antigo Ginásio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas[33] está localizado no Parque Ambiental Luiz Simões Lopes, antigo Parque Cascata.
Nova Friburgo (RJ) – Campus da UERJ.
Educação
Nos últimos anos, várias instituições de ensino superior têm instalado novas unidades no município de Nova Friburgo, contribuindo para a mudança do seu perfil industrial para estudantil. Dentre elas pode-se destacar um campus regional da UERJ, o Instituto Politécnico, contando com cursos de engenharia da computação e mecânica, bem como pós-graduação com mestrado e doutorado, CEFET/ RJ, que conta com os cursos de engenharia elétrica, turismo, sistema de informação e física, bem como pós-graduação, Universidade Estácio de Sá, Universidade Cândido Mendes e Universidade Federal Fluminense (UFF).
Nova Friburgo (RJ) – Vilage no Samba em 2009.
Carnaval
Nova Friburgo realiza, todos os anos, os tradicionais desfiles das escolas de samba na Avenida Alberto Braune. As cinco escolas de samba da cidade (Acadêmicos do Prado, Alunos do Samba, Imperatriz de Olaria, Unidos da Saudade e Vilage no Samba) e os blocos de enredo (Bola Branca, Globo de Ouro, Raio de Luar e Unidos do Imperador, Bloco das Piranhas da Predial Primus, Maluco Beleza e Bloco dos 9 aos 90), além dos blocos de embalo, animam a cidade nesta época.
Filhos ilustres
- Alberto da Veiga Guignard, pintor;
- Lygia Pape gravadora, escultora, pintora, cineasta, professora e artista multimídia;
- Reginaldo Faria, ator, cineasta e teatrólogo;
- Roberto Farias, diretor de televisão e cineasta, irmão do precedente;
- Benito di Paula, cantor, compositor e pianista;
- Clóvis Bornay, museólogo e carnavalesco;
- Aimée Madureira, atriz;
- Gustavo Nery, jogador de futebol;
- Heleno Rotay, radialista;
- Humberto El-Jaick, advogado, político, professor, jornalista e escritor;
- Isis de Oliveira, atriz;
- Edson Barboza, lutador do UFC
- Rafael Galhardo, jogador de futebol
GALERIA de FOTOS
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

16 de Maio – Nilton Santos e Nova Friburgo (RJ) – 2017
☺ CAPA • Nilton Santos 92 Anos ▒ CIDADE • Nova Friburgo (RJ) 199 Anos ▒ NASCIMENTOS • Maria Gaetana Agnesi • Henry Fonda • Danny Trejo • Pierce Brosnan • Debra Winger • Luiz Carlos Tourinho • Janet Jackson • Gabriela Sabatini • Laura Pausini • Thierry Figueira • Megan Fox ▒ FALECIMENTOS •…
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “16 de Maio • Dia Hoje • Edição 2022”