DESTAQUES DO DIA
♥ NASCIMENTOS • Anouk Aimée • Coretta King • Samuel Morse • Walter Lantz • Sandy Dennis • Marlene Mattos • Ace Frehley • Dinho Ouro Preto • Nizo Neto • Patrícia de Sabrit • Dinara Safina • Miguel Rômulo • Brooklynn Proulx ♦ CIDADE • Leopoldina (MG) ♣ ÓBITOS • Ralph Waldo Emerson • Karl Pearson • Raphael Rabello • Umberto Magnani
COMEMORAÇÕES
- Dia da Empregada Doméstica
- Dia Mundial do Design Gráfico
- Dia do Engraxate
CIDADES ANIVERSIANTES
• Altamira do Paraná (PR)
• Araporã (MG)
• Bom Sucesso de Itararé (SP)
• Carandaí (MG)
CIDADES ANIVERSIANTES
• Carneirinho (MG)
• Casserengue (PB)
• Divisópolis (MG)
• Jaíba (MG)
• Lagoa Grande (MG)
• Leopoldina (MG)
• Pedras de Maria da Cruz (MG)
• Pedreiras (MA)
• Santa Bárbara do Leste (MG)
• São João do Manhuaçu (MG)
• Sapeaçu (BA)
Serra Branca (PB)
FONTES: WIKIWAND • IBGE • CALENDARR
DIA HOJE
Anouk Aimée
NASCIMENTOS
1791 — Samuel Morse ▒ Samuel Finley Breese Morse (Charlestown, 27 de abril de 1791 — Nova Iorque, 2 de abril de 1872) foi um inventor, físico e pintor de retratos e cenas históricas estadunidense. Tornou-se mundialmente célebre pela suas invenções: o código Morse e o telégrafo com fios, em 1843.
1899 — Walter Lantz ▒ Walter Lantz, nascido Walter Benjamin Lantz (New Rochelle, 27 de abril de 1899 — Burbank, 22 de março de 1994), foi um desenhista e animador estadunidense, conhecido principalmente pela fundação do Walter Lantz Studio e pela criação do personagem Pica-Pau.
1937 — Sandy Dennis ▒ Sandra Dale “Sandy” Dennis (Nebraska, 27 de abril de 1937 — Connecticut, 2 de março de 1992) foi uma atriz norte-americana. Ganhou o Oscar de melhor atriz (coadjuvante/secundária) pelo papel de Honey, a esposa jovem, frágil e neurótica de George Segal, em Who’s Afraid of Virginia Woolf?, de 1966. Entretanto a carreira mais conhecida dela é no teatro. Ela ganhou dois Tony Award consecutivos, pela sua performance em A Thousand Clowns e em Any Wednesday.
1950 – Marlene Mattos ▒ Marlene Mattos (São José de Ribamar, 27 de abril de 1950) é uma empresária e produtora de televisão brasileira. Além da “Rainha dos Baixinhos” Xuxa Meneghel, Marlene Mattos também agenciou a carreira de diversos ídolos do esporte, por exemplo, as jogadoras de vôlei Virna e Leila, os futebolistas Dida e Kaká, e o ex-nadador Xuxa.
1951 – Ace Frehley ▒ Ace Frehley (Bronx, 27 de abril de 1951) é um músico americano, mais conhecido por ter sido guitarrista original da banda americana de hard rock Kiss. Seu nome real é Paul Daniel Frehley. Ele possuía uma maquiagem de ser extraterreno e andrógino, uma risada craquelante e sua guitarra esfumaçante. A revista musical Guitar World classificou o guitarrista como sendo o 14º maior guitarrista de metal de todos os tempos.[1]
1964 – Dinho Ouro Preto ▒ Fernando de Ouro Preto, mais conhecido como Dinho Ouro Preto (Curitiba, 27 de abril de 1964), é um músico brasileiro. É líder e vocalista da banda brasileira Capital Inicial, além de irmão do músico brasileiro Ico Ouro Preto e meio irmão do também músico Dado Villa-Lobos.
1964 – Nizo Neto ▒ Nizo Neto, nome artístico de Francisco Anysio de Oliveira Paula Neto (Rio de Janeiro, 27 de abril de 1964), é um ator, comediante, dublador, ilusionista, redator e radialista brasileiro. É filho do humorista Chico Anysio e da atriz e vedete Rose Rondelli, ambos já falecidos.
1975 – Patrícia de Sabrit ▒ Patrícia Renaux Chamagne de Sabrit (Brusque, 27 de abril de 1975) é uma atriz e apresentadora brasileira.
1986 – Dinara Safina ▒ Dinara Mikhaylovna Safina ou Dinara Mübin qızı Safina (em russo: Динара Мөбин кызы Сафина) (Moscou, 27 de abril de 1986) é uma ex-tenista profissional russa, que foi N° 1 do mundo em simples. E irmã mais nova do ex- tenista, Marat Safin.
1992 – Miguel Rômulo ▒ Miguel Rômulo Peixoto Vita (Rio de Janeiro, 27 de abril de 1992),mais conhecido apenas como Miguel Rômulo é um ator e apresentador brasileiro. A estreia na teledramaturgia aconteceu na novela Coração de Estudante (2002).
1999 — Brooklynn Proulx ▒ Brooklynn Marie Proulx (27 de abril de 1999) é uma atriz canadense com participação em filmes como O Segredo de Brokeback Mountain, O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford, Te Amarei Para Sempre e Idas e Vindas do Amor.
DESTAQUE
1927 — Coretta King ▒ Coretta Scott King (Marion, 27 de abril de 1927 – Playas de Rosarito, 30 de janeiro de 2006), foi uma escritora e ativista dos direitos iguais dos negros e das mulheres nos Estados Unidos da América e em todo o mundo.[1][2]
Viúva do ativista Martin Luther King Jr, Coretta fundou em 1968 o Centro King, entidade para auxiliar a promover a igualdade racial.
Desempenhou um papel proeminente nos anos após o assassinato de seu marido em 1968, quando assumiu a liderança da luta pela igualdade racial e tornou-se ativa no Movimento das Mulheres e no movimento de direitos LGBT.
King fundou o King Center e procurou fazer do aniversário dele um feriado nacional.
King finalmente conseguiu quando Ronald Reagan assinou a legislação que estabeleceu Martin Luther King, Jr. Day.
Mais tarde, ela ampliou seu escopo para incluir tanto a oposição ao apartheid como a defesa dos direitos LGBT.
King se tornou amiga de muitos políticos antes e depois da morte de Martin Luther King, principalmente John F. Kennedy, Lyndon B. Johnson e Robert F. Kennedy.
O telefonema de John F. Kennedy para ela durante a eleição de 1960, foi o que ela gostava de acreditar, o que estava por trás de sua vitória.
Em agosto de 2005, King sofreu um derrame e a deixou paralisada em seu lado direito e incapaz de falar.
]Cinco meses mais tarde, ela morreu de insuficiência respiratória devido a complicações de câncer de ovário.
O funeral de King foi assistido por quatro dos cinco presidentes vivos dos EUA e por mais de 10 mil pessoas.
Ela foi temporariamente enterrada nos terrenos do King Center, até que ela foi enterrada ao lado de seu marido.
King foi homenageada por seu ativismo na promoção dos direitos humanos.
King foi introduzida no salão da fama das mulheres de Alabama em 2009.
Em seu funeral, no dia 7 de fevereiro de 2006, além do ex-presidente norte-americano George Walker Bush estiveram presentes outros três ex- presidentes.
Acredita-se que mais de 42 mil pessoas passaram pelo seu funeral.
Encontra-se sepultada ao lado do marido no Centro Martin Luther King Jr., Atlanta, Condado de Fulton, Geórgia nos Estados Unidos.[3]
“O ódio é um fardo muito grande para suportar. E ele prejudica mais quem odeia do que quem é odiado.”
– Coretta King. Fonte: Brainy Quote
Hate is too great a burden to bear. It injures the hater more than it injures the hated.
Coretta King
Coretta Scott King
(Marion, 27 de abril de 1927 – Playas de Rosarito, 30 de janeiro de 2006)
EVENTOS HISTÓRICOS
- 1500 – Mestre João, da frota de Pedro Álvares Cabral, pisa em terras do Brasil onde faz observações astronômicas.
- 1905 — Inauguração da Exposição Universal em Liège.
1908 – Abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 1908 em Londres.
- 1940 – Inauguração do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho em São Paulo.
- 1960 – Togo se torna independente da França.
- 1961 – Serra Leoa se torna independente do Reino Unido, com a nomeação de Milton Margai como primeiro-ministro.
1967 — Inauguração oficial da Expo 67 em Montreal, Quebec, Canadá com uma grande cerimônia de abertura transmitida para todo o mundo. É aberta para o público no dia seguinte.
- 1981 — Xerox PARC apresenta o mouse.
- 2005 – Primeiro voo do Airbus A380 em Toulouse, França.
2006 – Início da construção do Freedom Tower no local do antigo World Trade Center na cidade de Nova Iorque.
FALECIMENTOS
1882 – Ralph Waldo Emerson ▒ Ralph Waldo Emerson (Boston, 25 de maio de 1803 – Concord, Massachusetts, 27 de abril de 1882) foi um famoso escritor, filósofo e poeta estadunidense. Emerson fez seus estudos em Harvard para se tornar, como seu pai, ministro religioso.
1936 — Karl Pearson ▒ Karl Pearson (Londres, 27 de março de 1857 — 27 de abril de 1936) foi um grande contribuidor para o desenvolvimento da estatística como uma disciplina científica séria e independente. Foi o fundador do Departamento de Estatística Aplicada na University College London em 1911; foi o primeiro departamento universitário dedicado à estatística em todo o mundo.
1995 — Raphael Rabello ▒ Raphael Baptista Rabello (Petrópolis, 31 de outubro de 1962 — Rio de Janeiro, 27 de abril de 1995) foi um violonista e compositor brasileiro, ligado ao choro e à música popular brasileira. É considerado um dos maiores violonistas brasileiros de todos os tempos, sobretudo em sua especialidade, o violão de 7 cordas.
2016 — Umberto Magnani ▒ Umberto Magnani Netto (Santa Cruz do Rio Pardo, 25 de abril de 1941 – Rio de Janeiro, 27 de abril de 2016) foi um ator e produtor brasileiro. Teve extensa trajetória no teatro, televisão e cinema.
FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
- Dia Mundial do Design Gráfico
- Dia da Liberdade na África do Sul
- Dia do Levante Contra a Ocupação na Eslovênia
- Dia do empregado doméstico
- Dia do Sacerdote
TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1986 — A cidade de Pripyat e seus arredores são evacuados, devido ao desastre de Chernobil.
- 2011 — Uma série de tornados de 25 a 28 de abril devasta partes da Região Sudeste dos Estados Unidos, especialmente os estados de Alabama, Mississippi, Geórgia e Tennessee. Somente neste dia, duzentos e cinco tornados mataram mais de 300 pessoas e feriram centenas.
CIDADE ANIVERSARIANTE – IBGE
Leopoldina – MG
27 de abril de 1854
Leopoldina é um município brasileiro do Estado de Minas Gerais.
Sua população estimada em julho de 2015 era de 53 145 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.[4]
O município teve sua emancipação política em 1854.
Seu nome é uma homenagem à princesa Leopoldina de Bragança e Bourbon, filha do Imperador D. Pedro II.[2]
A sede tem uma temperatura média anual de 21°C e, na vegetação do município, predomina a mata atlântica.
Em relação à frota automobilística, em 2012 foram contabilizados 16 575 veículos.[8]
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município é de 0,726, classificado como alto.[5]
Leopoldina – MG – Escola Estadual Professor Botelho Reis – A grandeza e a arquitetura neoclássica do edifício possuem um caráter monumental, com destaque para suas colunas e arcos imponentes. No topo do prédio, há uma imagem de São José com a frase: “mens agitat molem”. A expressão latina está presente na obra Eneida, de Virgilio, e se traduz em “a mente comanda o corpo”.
(Localização: Praça Professor Botelho Reis, no centro da cidade).
Hoje é formado pelo distrito-sede e pelos distritos de Abaíba, Piacatuba, Providência, Ribeiro Junqueira e Tebas.[9]
A cidade, à época do ciclo do café, foi uma das mais importantes da antiga província de Minas Gerais.[10]
Com a grande crise econômica de 1929, a economia dos municípios mineiros ligados à cafeicultura sofreu grande abalo.
Atualmente sua economia se apoia na pecuária leiteira, no cultivo de arroz e no setor de serviços. [11]
Leopoldina conta com atrativos culturais, naturais e arquitetônicos, como a Catedral de São Sebastião, o Museu Espaço dos Anjos, o Museu da Eletricidade, o reservatório da Usina Maurício, o Morro do Cruzeiro.
Alguns dos principais eventos que acontecem no município são a Exposição Agropecuária e Industrial, a Feira da Paz e o tradicional Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba[12].
No final do século XVIII, a produção aurífera da Capitania de Minas Gerais entrou em decadência.
Algumas famílias abandonaram as vilas do ouro, saindo em busca de terras férteis em outras regiões da capitania.
Alcançaram as áreas proibidas de colonização, então conhecidas como Sertões do Leste, uma extensa faixa de Mata Atlântica que ia do Rio Paraibuna e do Caminho Novo até o Rio Doce. Posteriormente, essa região ficou conhecida como Zona da Mata[13][14].
Leopoldina – MG – Rua Barão de Cotegipe.
A cafeicultura desenvolvida na província do Rio de Janeiro atravessou o rio Paraíba do Sul e avançou na Zona da Mata pelos vales dos rios Paraibuna, Pirapetinga e Pomba, desencadeando rápido crescimento da região na segunda metade do século XIX.
A Vila Leopoldina foi elevada à categoria de cidade pela Lei Provincial n° 1116 de 16 de outubro de 1861[23].
Por essa época, já havia na cidade ensino de Latim e de Francês.
Em 1872, Leopoldina passou a ser sede de comarca, pela Lei Provincial n° 1867[15].
Leopoldina – MG – Escola Estadual Professor Botelho Reis
O município também foi beneficiado pela construção da Estrada de Ferro Leopoldina, cujos trilhos alcançaram a cidade em 1877.
Pela ferrovia, realizava-se o comércio com o Rio de Janeiro, capital do Império.
Em 1879 fundou-se o primeiro jornal do município, denominado Leopoldinense.
Em abril de 1881, Leopoldina recebeu a visita do Imperador D. Pedro II[15].
No centro da cidade, localiza-se o Museu Espaço dos Anjos, construção do século XIX onde viveu o poeta paraibano Augusto dos Anjos, o qual é patrono da Academia Leopoldinense de Letras e Artes.
GALERIA de FOTOS
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

27 de Abril – Coretta King e Leopoldina (MG) – 2017
☺ CAPA • Coretta King ▒ CIDADE • Leopoldina (MG) ▒ NASCIMENTOS • Samuel Morse • Walter Lantz • Anouk Aimée • Sandy Dennis • Marlene Mattos • Ace Frehley • Dinho Ouro Preto • Nizo Neto • Patrícia de Sabrit • Dinara Safina • Miguel Rômulo • Brooklynn Proulx ▒ FALECIMENTOS • Ralph Waldo…
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “27 de Abril • Dia Hoje • Edição 2022”