DESTAQUES DO DIA
♥ NASCIMENTOS • Immanuel Kant • Jack Nicholson • Lenin • Robert Oppenheimer • Sérgio Mamberti • Maria Alcina • Peter Frampton • Mano Brown • Belo • Elaine Mickely • Rodrigo Hilbert • David Luiz • Kaká ♣ FALECIMENTOS • Miguel de Cervantes • Richie Havens
• Descobrimento do Brasil
• Dia da Terra
• Dia do Agente de Viagem
• Dia da Comunidade Luso-Brasileira
• Dia da Aviação de Caça
• Data Festiva da Força Aérea Brasileira
• Dia Nacional da Tontura
FONTES
CIDADES ANIVERSIANTES
• Alcinópolis (MS)
• Itanhaém (SP)
• Laguna Carapã (MS)
• Montalvânia (MG)
• Pinheiros (ES)
Immanuel Kant
Immanuel Kant
(Königsberg, 22 de abril de 1724 — Königsberg, 12 de fevereiro de 1804)
Amplamente considerado como o principal filósofo da era moderna, Kant operou, na epistemologia, uma síntese entre o racionalismo continental (de René Descartes, Baruch Espinoza e Gottfried Wilhelm Leibniz, onde impera a forma de raciocínio dedutivo), e a tradição empírica inglesa (de David Hume, John Locke, ou George Berkeley, que valoriza a indução).[1]
Nascido de uma modesta família de artesãos, depois de um longo período como professor secundário de geografia, Kant veio a estudar filosofia, física e matemática na Universidade de Königsberg e em 1755 começou a lecionar ensinando Ciências Naturais.
Em 1770 foi nomeado professor catedrático da Universidade de Königsberg, cidade da qual nunca saiu, levando uma vida monotonamente pontual e só dedicada aos estudos filosóficos.
Realizou numerosos trabalhos sobre ciências naturais e exatas.
Kant é famoso sobretudo pela elaboração do denominado idealismo transcendental: todos nós trazemos formas e conceitos a priori (aqueles que não vêm da experiência) para a experiência concreta do mundo, os quais seriam de outra forma impossíveis de determinar.
A filosofia da natureza e da natureza humana de Kant é historicamente uma das mais determinantes fontes do relativismo conceptual que dominou a vida intelectual do século XX.
Kant é também conhecido pela filosofia moral e pela proposta, a primeira moderna, de uma teoria da formação do Sistema Solar, conhecida como a hipótese Kant-Laplace.
Biografia
Kant nasceu, viveu e morreu em Königsberg (atual Kaliningrado), na altura pertencente ao Reino da Prússia.
Foi o quarto dos nove filhos de Johann Georg Kant, um artesão fabricante de correias (componente das carroças de então) e da mulher Regina.
Nascido numa família protestante (luterana), teve uma educação austera numa escola pietista, que frequentou graças à intervenção de um pastor.
Contudo, tornou-se muito cético relativamente à religião organizada na sua vida adulta embora preservasse a crença em Deus.
Passou grande parte da adolescência como estudante, sólido mas não espetacular, preferindo o bilhar ao estudo.
Tinha a convicção curiosa de que uma pessoa não podia ter uma direção firme na vida enquanto não atingisse os 39 anos.
Com essa idade, era apenas um metafísico menor numa universidade prussiana, mas foi então que uma breve crise existencial o assomou.
Pode argumentar-se que teve influência na posterior direção.[1]
Foi um competente professor universitário durante quase toda a vida, mas nada do que fez antes dos 50 anos lhe garantiria qualquer reputação histórica.
Viveu uma vida extremamente regulada: era acordado todos os dias às 5h00 da manhã por seu criado Martin Lampe[2] e o passeio que fazia às 15h30 todas as tardes era tão pontual que as mulheres domésticas das redondezas podiam acertar os relógios por ele.
Kant nunca deixou a Prússia e raramente saiu da cidade natal.
Morreu em 12 de fevereiro de 1804 na mesma cidade em que nasceu e permaneceu durante toda sua vida. Encontra-se sepultado no Cemitério do Caliningrado, Caliningrado, Oblast de Kaliningrado na Rússia.[4]
Apesar da reputação que ganhou, era considerado uma pessoa muito sociável.
Recebia convidados para jantar com regularidade, insistindo que a companhia era boa para a constituição física.
Immanuel Kant
Immanuel Kant
(Königsberg, 22 de abril de 1724 — Königsberg, 12 de fevereiro de 1804)
NASCIMENTOS
1870 — Lenin ▒ Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido pelo pseudônimo Lenin (Simbirsk, 22 de abril de 1870 – Gorki, 21 de janeiro de 1924), foi um revolucionário comunista, político e teórico político russo que serviu como chefe de governo da República Russa de 1917 a 1918, da República Socialista Federativa Soviética da Rússia de 1918 a 1924 e da União Soviética de 1922 a 1924. Sob sua administração, a Rússia e, em seguida, a União Soviética tornaram-se um Estado socialista unipartidário governado pelo Partido Comunista.
1904 — Robert Oppenheimer ▒ Julius Robert Oppenheimer (Nova Iorque, 22 de abril de 1904 — Princeton, 18 de fevereiro de 1967) foi um físico norte-americano. Dirigiu o Projeto Manhattan para o desenvolvimento da bomba atómica, durante a Segunda Guerra Mundial, no Laboratório Nacional de Los Alamos, no Novo México.
1939 – Sérgio Mamberti ▒ Sérgio Duarte Mamberti OMC (Santos, 22 de abril de 1939) é um ator, diretor, produtor, autor e político brasileiro. Formado pela Escola de Artes Dramáticas de São Paulo, é dramaturgo há mais de 50 anos.
1949 – Maria Alcina ▒ Maria Alcina (Cataguases, 22 de abril de 1949) é uma cantora brasileira. Entre seus maiores sucessos estão Fio Maravilha (Jorge Ben) — vencedora da fase nacional do Festival Internacional da Canção de 1972 — e Kid Cavaquinho (João Bosco e Aldir Blanc). Com Fio Maravilha, fez o Maracanãzinho vibrar e conquistou o estrelato.
Dona de uma voz grave e de uma presença de palco contagiante, ganhou o Troféu Imprensa, participou de programas de televisão como a Discoteca do Chacrinha, o Qual é a Música? e todos os outros da época.
1950 – Peter Frampton ▒ Peter Frampton (Beckenham, Londres, 22 de abril de 1950) é um músico britânico mais conhecido por seu trabalho solo nos anos 70 como roqueiro de arena (Album-oriented rock).
1970 – Mano Brown ▒ Pedro Paulo Soares Pereira (São Paulo, 22 de abril de 1970), mais conhecido como Mano Brown, é um rapper brasileiro, vocalista dos Racionais MC’s, grupo de rap formado na capital paulista em 1988 e integrado por Ice Blue (Paulo Eduardo Salvador), Edi Rock (Edivaldo Pereira Alves) e KL Jay (Kleber Geraldo Lelis Simões). O apelido de Paulo originalmente era Brown.
1974 – Belo ▒ Marcelo Pires Vieira, mais conhecido pelo seu nome artístico Belo (São Paulo, 22 de abril de 1974) é um cantor e compositor brasileiro. Até o presente, Belo lançou 14 CDs, 7 DVDs e já vendeu mais de 7 milhões de cópias.
1980 – Elaine Mickely ▒ Elaine Mickely Pipino da Cunha Lima César (Presidente Venceslau, 22 de abril de 1980) é uma atriz brasileira.
É casada com o apresentador de televisão César Filho desde 2000, e tem um casal de filhos.
1980 – Rodrigo Hilbert ▒ Rodrigo Hilbert Alberton (Orleans, 22 de abril de 1980) é um ator e apresentador brasileiro. Tem ascendência polonesa por parte de mãe e italiana por parte de pai. Rodrigo Hilbert apresenta o programa de culinária “Tempero de Família”, desde 2012, no canal a cabo GNT. É casado com a apresentadora Fernanda Lima, com a qual tem dois filhos gêmeos, João e Francisco nascidos no dia 18 de abril de 2008.
1987 – David Luiz ▒ David Luiz Moreira Marinho (Diadema, 22 de abril de 1987) é um futebolista brasileiro que atua como zagueiro e volante. Foi convocado para a Copa do Mundo de 2014, sendo sua primeira Copa.[111]. Marcou um gol nas quartas-de-final contra a Colômbia.
1982 – Kaká ▒ Ricardo Izecson dos Santos Leite (Gama, DF, 22 de abril de 1982), mais conhecido como Kaká, é um futebolista brasileiro que joga como meia. No ano de 2007, durante o auge de sua carreira, foi o ganhador dos prêmios de melhor jogador do mundo pela FIFA e pelo Ballon d’or, entregue pela revista francesa France Football, premiações que posteriormente foram unificadas.
DESTAQUE
1937 – Jack Nicholson ▒ John Joseph “Jack” Nicholson (Nova Iorque, 22 de abril de 1937) é um premiado ator, cineasta, produtor de cinema e roteirista estadunidense, considerado por muitos um dos maiores atores da história.
Foi indicado ao Oscar doze vezes, e ganhou o Oscar de melhor ator por duas: pelos filmes One Flew Over the Cuckoo’s Nest e As Good as It Gets.
Também ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante pelo filme de 1983, Terms of Endearment.
Está empatado com Walter Brennan e Daniel Day-Lewis para a maioria das vitórias atuando por um ator do sexo masculino (três) e Meryl Streep (kramer vs Kramer, sophie’s Choice e The iron Lady), e segundo a Katharine Hepburn para a maioria das vitórias atuando em geral (quatro).
Nicholson é conhecido por interpretar vilões como Jack Torrance em The Shining, Frank Costello em The Departed e O Coringa em Batman, entre outros.
Nicholson é um dos dois únicos atores que foi nomeado para um Oscar pela sua atuação em cada década desde os anos 1960 a 2000 (o outro é Michael Caine).
Ele ganhou sete Globos de Ouro, e recebeu uma honra Kennedy Center, em 2001. Em 1994, ele se tornou um dos mais jovens atores a receber o Prêmio do American Film Institute Life Achievement.
Seu trabalho no roteiro lisérgico de The Trip, estrelada por Peter Fonda e Dennis Hopper, o levou a seu primeiro papel de sucesso em Easy Rider (br: Sem Destino), de 1969.
No filme, Nicholson faz o advogado beberrão “George Hanson”, pelo qual recebeu sua primeira indicação ao Oscar.
O Batman de 1989, onde Nicholson fez o papel do supervilão Coringa (Joker), foi um êxito internacional, e um contrato de porcentagem nos lucros deu a Nicholson cerca de 50 milhões de dólares.
Outros trabalhos pelos quais ele é famoso incluem The Last Detail, de Hal Ashby (1973), Chinatown de Roman Polanski (1974), One Flew Over the Cuckoo’s Nest (br: Um Estranho no Ninho, de Milos Forman (1975), pelo qual recebeu seu primeiro Oscar e The Shining (br: O Iluminado / pt: Shining), de Stanley Kubrick. Nicholson ganhou um prêmio da Academia de melhor ator (coadjuvante/secundário) por seu papel em Terms of Endearment (1983).
Por seu papel como o impetuoso Coronel Nathan R. Jessep, em A Few Good Men (br: Questão de Honra / pt: Uma Questão de Honra), de 1992, um filme sombrio sobre um assassinato em uma unidade dos fuzileiros navais dos Estados Unidos, ele recebeu outra nomeação pela Academia.
Este filme contém a cena de Nicholson onde ele diz “você não pode lidar com a verdade!”, que desde então se tornou amplamente conhecida e imitada.
Nicholson iria ganhar seu Oscar seguinte por seu papel como o neurótico no romântico As Good as It Gets (Melhor É Impossível), de 1997).
Jack Nicholson (esquerda) com o cineasta italiano Michelangelo Antonioni.
“Michelangelo Antonioni era como um pai para mim. Eu trabalhei com ele porque queria ser diretor de cinema e achei que poderia aprender com o mestre. Ele é uma das poucas pessoas que eu realmente escutei na vida.”
Jack Nicholson sobre o cineasta italiano Michelangelo Antonioni.
Fonte: Manual do Homem Moderno
Jack Nicholson
John Joseph “Jack” Nicholson
(Nova Iorque, 22 de abril de 1937)
EVENTOS HISTÓRICOS
- 1056 – Observada uma supernova na Nebulosa do Caranguejo.
1500 – O navegador português Pedro Álvares Cabral torna-se oficialmente o primeiro europeu a chegar ao Brasil.
- 1519 — O conquistador espanhol Hernán Cortés estabelece um assentamento em Veracruz, atual México.
- 1529 — Tratado de Saragoça divide o hemisfério oriental entre Espanha e Portugal ao longo de uma linha a 297,5 léguas do leste das ilhas Molucas.
1947 – Inauguração da Via Anchieta, estrada brasileira que liga São Paulo a Santos.
- 1949 – Inauguração da primeira linha de trólebus da cidade de São Paulo, que parte da Praça General Polidoro, na Aclimação e vai até a Praça João Mendes, no centro.
- 1945 – Segunda Guerra Mundial: Führerbunker: depois de saber que as forças soviéticas tomaram Eberswalde sem luta, Adolf Hitler admite a derrota em sua casamata subterrânea e afirma que o suicídio é seu único recurso.
1970 – É comemorado o primeiro Dia da Terra, criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, tendo por finalidade uma consciência comum dos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.
- 2016 — A Organização das Nações Unidas assina o Acordo de Paris.
FALECIMENTOS

1616 — Miguel de Cervantes ▒ Miguel de Cervantes Saavedra[a] (Alcalá de Henares, 29 de setembro de 1547 – Madrid, 22 de abril de 1616) foi um romancista, dramaturgo e poeta castelhano. A sua obra-prima, Dom Quixote, muitas vezes considerada o primeiro romance moderno, é um clássico da literatura ocidental e é regularmente considerada um dos melhores romances já escritos.

2013 — Richie Havens ▒ Richie Havens (Brooklyn, 21 de janeiro de 1941 – Jersey City, 22 de abril de 2013) foi um cantor americano de música folk. Havens começou a ficar famoso com o surgimento do movimento folk de Greenwich Village (que também catapultou as carreiras de Joan Baez e Bob Dylan). Em 1969, Havens abriu o Festival de Woodstock; ele foi aclamado pela multidão e foi tocando até ficar sem músicas, decidindo improvisar uma versão de “Motherless Child”, a qual ele acrescentou um verso com a palavra “freedom” repetida várias vezes. Esta versão se tornou um sucesso internacional com o lançamento do documentário Woodstock em 1970.
FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
Rota seguida por Cabral para a Índia em 1500 (em vermelho) e a rota de retorno (em azul).
Brasil
Chegada de Cabral ao Brasil – comemorado oficialmente como o Dia do Descobrimento do Brasil.
- Dia da aviação de caça da Força Aérea Brasileira
- Dia da Comunidade Luso-Brasileira
Portugal
- Dia Nacional do Patrimônio Geológico
TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1915 – Pela primeira vez na historia armas químicas são utilizadas em um conflito armado, quando a Alemanha utiliza o gás cloro como gás venenoso contra o exército francês numa das batalhas da Primeira Guerra Mundial[1] [2] [3] [4] [5] [6] .
- 1945 – Segunda Guerra Mundial: revolta de prisioneiros no campo de concentração de Jasenovac. Quinhentos e vinte são mortos e cerca de oitenta fogem;
CIDADE ANIVERSARIANTE – IBGE
Itanhaém – SP
22 de abril de 1532
Itanhaém é um município da Baixada Santista, no estado de São Paulo, no Brasil.
É a segunda cidade mais antiga do Brasil[7].
A sua população estimada em 2011 era de 88 214 habitantes
O nome do município é incerto, com ambas possibilidades oriundas do tupi antigo.
A primeira significa “prato de pedra”, originário da composição genitiva: itá “pedra” e nha-em “prato”. A segunda possibilidade, menos provável, é que [9] “Itanhaém” signifique “pedra sonora” ou “pedra que canta”[10] em alusão as águas que batiam nas pedras, e ecoava sons, através da composição de itá, “pedra”, com nhe’eng (verbo), “que fala, ou que canta”. [11]
Itanhaém é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo.
Martim Afonso de Sousa, líder de uma expedição que durante dois anos permaneceu na região de São Vicente, teria fundado o núcleo original da cidade de Conceição de Itanhaém em 22 de abril de 1532, à margem oriental da foz do Rio Itanhaém, sob os pés do Morro do Itaguaçu[13] sendo, portanto, o segundo núcleo populacional criado pelos colonizadores portugueses no território brasileiro.[7].
Monumento Padre Anchieta – Centro histórico de Itanhaém (SP).
Entre os inúmeros atrativos turísticos da cidade destacam-se:
- As praias;
- Os rios não poluídos, usados para banhos, pesca e navegação;
- Os passeios de barco rio acima ou em alto-mar;
- Cachoeiras de água limpa nascida nas serras da região;
- A Mata Atlântica semi-intocada (que valeu à cidade o apelido de “Amazônia Paulista”);
- Fazer trilha descendo da região de Engenheiro Marsilac, no extremo sul da Cidade de São Paulo, atravessando a Mata Atlântica intocada da Serra do Mar, até chegar ao vale do Rio Branquinho, já na Baixada Santista, em Itanhaém;
- As reservas indígenas habitadas (o acesso é restrito);
- O Centro Velho com o Beco de Sant’Anna, com grande variedade gastronômica em restaurantes, bares e danceterias;
- A Casa de Câmara e Cadeia (provavelmente a Cadeia e o prédio de Câmara de Legislativa mais antiga existente no Brasil);
- A Igreja Matriz de Sant’Anna, datada do Século XVIII e as Ruínas do Convento Nossa Senhora da Conceição;
- Os morros à beira mar do Sapucaitava, do Costão e do Paranambuco, com mirantes que proporcionam bela visão do mar, praias, da cidade e das ilhas marítimas;
- As Ilhas marítimas da Queimada Pequena e da Queimada Grande,a qual é o único local do mundo onde se encontra a Cobra Jararaca-ilhoa, etc[40].
- A “Cama de Anchieta”, uma bela formação rochosa naturalmente produzida, localizada em um costão rochoso à beira-mar, Rocha a qual, segundo a lenda, São José de Anchieta usou várias vezes pra dormir, durante suas várias passagens pela região. Existe uma passarela de madeira levando ao local;
- O Rodeio de Itanhaém, considerado o maior rodeio do país em cidade litorânea, o qual é realizado anualmente desde 2005, sempre com a participação de cantores de grande sucesso a nível nacional;
- Shows com cantores e grupos musicais de grande sucesso a nível nacional durante a alta temporada de Verão, promovidos pela Prefeitura.
Centro histórico de Itanhaém (SP).
Itanhaém tem a maior parte de seu território formados por planícies ao nível do mar que vão desde as praias até a base das encostas da Serra do Mar, onde atingem no máximo em torno de 50 metros de altitude.
Tal planície é entrecortada por morros isolados, levemente íngremes, de baixa elevação, e também por uma bacia de rios, ocorrendo manguezais, em algumas regiões periféricas destes rios.
Itanhaém (SP) – Escultura Mulheres de Areia.
A Mata Atlântica, que totaliza aproximadamente uma área de 300 km² permanece bem conservada em flora e fauna no interior do território, especialmente na Serra.
A cidade possui ainda um aeroporto estadual, o Aeroporto de Itanhaém, o qual é capacitado pra receber pequenos aviões e helicópteros.
Atualmente é usado principalmente para o transporte de funcionários da Petrobrás para os poços de exploração do pré-sal em alto-mar na Bahia de Santos.
GALERIA de FOTOS
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND
OUTRAS FONTES de PESQUISA:
• Cidades IBGE • Filmow • Adoro Cinema • BIO (facebook) • GShow • Aniv.Dia • Aniv.Famosos • History • History (facebook)
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

22 de Abril – Jack Nicholson e Itanhaém (SP) – 2017
☺ Chegada de Cabral ao Brasil ▒ CAPA • Jack Nicholson ▒ CIDADE • Itanhaém (SP) ▒ NASCIMENTOS • Immanuel Kant • Lenin • Robert Oppenheimer • Sérgio Mamberti • Maria Alcina • Peter Frampton • Mano Brown • Belo • Elaine Mickely • Rodrigo Hilbert • David Luiz • Kaká ▒ FALECIMENTOS • Miguel…
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “22 de Abril • Dia Hoje • Edição 2022”