DESTAQUES DO DIA
♥ NASCIMENTOS • Maya Angelou • Cazuza • João Ribeiro de Barros • Muddy Waters • Torresmo • Dionísio Azevedo • Anthony Perkins • Gary Moore • Bia Nunnes • Robert Downey Jr. • Heath Ledger • Natália Pereira ♦ ÓBITOS • Martin Luther King Jr. • Assis Chateaubriand • Laerte Morrone
• Dia Nacional do Parkinsoniano
• Dia Internacional de Alerta as Minas Terrestres e Assistência à Desminagem
FONTES
CIDADES ANIVERSIANTES
• Alfredo Marcondes (SP)
• Aquidabã (SE)
• Aramina (SP)
• Coremas (PB)
• Cruzália (SP)
• Dom Macedo Costa (BA)
• Extremoz (RN)
• Governador Dix-Sept Rosado (RN)
• Itajobi (SP)
• Jaci (SP)
• Marília (SP)
• Presidente Kennedy (ES)
• São Gabriel (RS)
• São José do Rio Pardo (SP)
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND
Maya Angelou
Maya Angelou
Marguerite Ann Johnson
(St. Louis, Missouri, 4 de abril de 1928 — Winston-Salem, Carolina do Norte, 28 de maio de 2014)
escritora e poetisa dos Estados Unidos
Passou a infância na Califórnia, Arkansas, e St. Louis, e viveu com a avó paterna, Annie Henderson, a maior parte de sua infância.
Quando tinha 8 anos, foi estuprada pelo namorado da mãe em St. Louis, o que levou a anos de mudez, que finalmente superou com a ajuda de uma vizinha atenciosa e um grande amor pela literatura.
Aos 15, Maya tornou-se a primeira motorista negra de ônibus em São Francisco e tornou-se mãe solteira numa época em que isso não era comum.
Em anos posteriores, ela se tornou a primeira mulher negra a ser roteirista e diretora em Hollywood.
Na década de 1950 — quando assumiu o pseudônimo “Maya Angelou” — se afirmou como atriz, cantora e dançarina em várias montagens teatrais que percorreram o país, tais como Porgy and Bess, Calypso Heatwave, The Blacks e Cabaret for Freedom.
Nos anos 60 tornou-se amiga de Martin Luther King Jr. e Malcolm X, vindo a servir na Conferência da Liderança Cristã do Sul com Dr. King, e a trabalhar anos para o movimento de direitos civis.
Também nos anos 60, viajou pela África, onde trabalhou como jornalista e professora, ajudando vários movimentos de independência africanos.
Em 1970, publicou o primeiro livro, I Know Why the Caged Bird Sings, que foi bem recebido, e no ano seguinte ganhou uma nomeação ara o Prémio Pulitzer em poesia.
Angelou teve uma carreira longa e distinta.
Foi poetisa, escritora, ativista de direitos civis e historiadora, entre outras coisas.
Também foi atriz, dançarina e cantora. Atuou na peça de Jean Genet, “The Blacks”, e no aclamado seriado, “Roots“, ganhador de um Emmy.
Angelou provavelmente é conhecida melhor pelos seus trabalhos autobiográficos, que incluem I Know Why the Caged Bird Sings e All God’s Children Need Traveling Shoes.
Em 1993, Angelou leu um de seus poemas, chamado “On the Pulse of Morning“, na tomada de posse de Bill Clinton como presidente; este foi um dos pontos altos de sua carreira: recebeu o Grammy de melhor texto recitado pela sua leitura, e novamente a trouxe para a vista do público.
Ao final de sua carreira, foi professora de história americana na Wake Forest University, Carolina do Norte, fazia excursões e dava palestras em vários lugares
Maya Angelou
Maya Angelou
Marguerite Ann Johnson
(St. Louis, Missouri, 4 de abril de 1928 — Winston-Salem, Carolina do Norte, 28 de maio de 2014)
escritora e poetisa dos Estados Unidos
▒ NASCIMENTOS
1900 — João Ribeiro de Barros ▒ João Ribeiro de Barros (Jaú, 4 de abril de 1900 — Jaú, 20 de julho de 1947) foi um aviador brasileiro. Com seus companheiros, foi um dos pioneiros da travessia aérea do Atlântico Sul, no dia 28 de abril de 1927, a bordo do hidroavião Jahú.
1913 — Muddy Waters ▒ McKinley Morganfield ou Muddy Waters (4 de abril de 1913 – Condado de Issaquena, Mississippi – 30 de abril de 1983 – Westmont, Illinois) foi um músico de blues norte-americano, considerado o pai do Chicago blues.
1918 — Torresmo ▒ Brasil José Carlos Queirolo, de nome artístico Torresmo (Espírito Santo do Pinhal, 4 de abril de 1918 — São Paulo, 19 de agosto de 1996), foi um palhaço e ator brasileiro.
1922 — Dionísio Azevedo ▒ Dionísio Azevedo, nome artístico de Taufik Jacob, (Conceição da Aparecida, 4 de abril de 1922 — São Paulo-SP, 11 de dezembro de 1994) foi um ator e diretor brasileiro. Era viúvo da atriz Flora Geny.
1932 — Anthony Perkins ▒ Anthony Richard Perkins (Nova York, 4 de abril de 1932 — Los Angeles, 12 de setembro de 1992) foi um ator norte-americano, imortalizado por sua performance como Norman Bates no filme Psycho (1960) de Alfred Hitchcock.
1952 — Gary Moore ▒ Robert William Gary Moore (Belfast, 4 de abril de 1952 — Estepona, 6 de fevereiro de 2011), mais conhecido pelo nome artístico de Gary Moore, foi um conceituado guitarrista de blues e hard rock.
1958 — Bia Nunnes ▒ Beatriz Alexim Nunes (Rio de Janeiro, 4 de abril de 1956), mais conhecida como Bia Nunnes, é uma atriz brasileira. Ela é irmã da também atriz Maria Cristina Nunes e filha do escritor e humorista Max Nunes.
1965 — Robert Downey, Jr. ▒ Robert John Downey, Jr. (Nova Iorque, 4 de abril de 1965)[1] é um ator e músico americano. Estreou como ator em 1970 aos 5 anos, no filme Pound, dirigido por seu pai, Robert Downey, Sr., e desde então tem atuado constantemente em trabalhos para televisão, cinema e ópera.
1979 — Heath Ledger ▒ Heathcliff Andrew “Heath” Ledger (Perth, 4 de abril de 1979 — Nova Iorque, 22 de janeiro de 2008) foi um ator australiano. Atuou inicialmente em filmes e na televisão australiana, no início da década de 1990.
1989 — Natália Pereira ▒ Natália Zilio Pereira (Ponta Grossa, 4 de abril de 1989) ou simplesmente Natália é uma jogadora de voleibol brasileira. Atua na posição de ponteira passadora.
▒ DESTAQUE
1958 — Cazuza ▒ Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza (Rio de Janeiro, 4 de abril de 1958 — Rio de Janeiro, 7 de julho de 1990), foi um cantor, compositor, poeta e letrista brasileiro.
Primeiramente conhecido como vocalista e principal letrista da banda Barão Vermelho,[1] na qual fez bem sucedida parceria com Roberto Frejat, Cazuza posteriormente seguiu carreira solo, sendo aclamado pela crítica como um dos principais poetas da música brasileira.[2]
Cazuza também ficou conhecido por ser rebelde, boêmio e polêmico, tendo declarado em entrevistas que era bissexual.
Em 1989 declarou ser soropositivo (termo usado para descrever a presença do vírus HIV, causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), e morreu em 1990, no Rio de Janeiro.
Em apenas dez anos de carreira, Cazuza deixou 126 canções gravadas, 78 inéditas e 34 para outros intérpretes.
Após sua morte, os pais fundaram a Sociedade Viva Cazuza, em 1990.
A Sociedade Viva Cazuza tem como intenção proporcionar uma vida melhor a crianças soropositivas através de assistência à saúde, educação e lazer.
Em 1997, a cantora Cássia Eller lançou o álbum Veneno AntiMonotonia, que traz somente composições de Cazuza.[1]
As canções de Cazuza já foram reinterpretadas pelos mais diversos artistas brasileiros dos mais diversos gêneros musicais.
A Som Livre realizou o show Tributo a Cazuza, em 1999, posteriormente lançado em CD e DVD, do qual participaram Ney Matogrosso, Barão Vermelho, Engenheiros do Hawaii, Kid Abelha, Zélia Duncan, Sandra de Sá, Arnaldo Antunes e Leoni.
Em 2004 foi lançado o filme biográfico Cazuza – O Tempo Não Pára de Sandra Werneck.[8]
Cazuza
Agenor de Miranda Araújo Neto
(Rio de Janeiro, 4 de abril de 1958 — Rio de Janeiro, 7 de julho de 1990)
▒ EVENTOS HISTÓRICOS
- 1581 — Francis Drake é condecorado por completar uma circum-navegação do mundo.
- 1796 — Georges Cuvier profere sua primeira palestra paleontológica na École Centrale du Pantheon do Museu Nacional de História Natural sobre a vida e restos fósseis de elefantes e espécies afins, fundando a ciência da paleontologia.
- 1839 — Fundação da Escola de Farmácia de Ouro Preto, hoje vinculada à Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil.
- 1865 — Guerra de Secessão: um dia depois de forças da União capturarem Richmond, Virgínia, o presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln visita a capital confederada.
- 1931 — Tem início na ilha da Madeira a Revolta da Madeira, um levantamento militar contra o governo da Ditadura Nacional.
- 1949 — Doze nações assinam o Tratado do Atlântico Norte dando origem à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
1958 — O símbolo da paz CND é mostrado ao público pela primeira vez em Londres. A Campaign for Nuclear Disarmament (CND, inglês, em português: Campanha pelo Desarmamento Nuclear) é um movimento pacifista britânico fundado em 1958 que liderou o movimento da paz no Reino Unido e queria ser a maior campanha da paz da Europa. A organização é conduzida por uma autoridade eleita.
- 1960 — A França compromete-se a conceder a independência da Federação do Mali, uma união do Senegal com o Sudão Francês.
1964 — Os Beatles ocupam as cinco primeiras posições na parada pop da Billboard Hot 100.
- 1968 — Programa Apollo: a NASA lança a Apollo 6.
- 1973 — O World Trade Center, em Nova Iorque, é oficialmente inaugurado.
1975 — Fundação da Microsoft em Albuquerque, Novo México, uma parceria entre Bill Gates e Paul Allen.
- 1983 — O ônibus espacial Challenger faz sua viagem inaugural ao espaço.
1994 — Marc Andreessen e Jim Clark fundam a Netscape Communications Corporation sob o nome Mosaic Communications Corporation.
- 1996 — O cometa Hyakutake é fotografado pela sonda NEAR Shoemaker.
- 2002 — O governo angolano e os rebeldes da UNITA assinam um tratado de paz que termina com a Guerra Civil Angolana.
- 2010 — A missão Soyuz TMA-18 da Nasa chega à Estação Espacial Internacional.
- 2019 — Exército Nacional Líbio lança ofensiva para capturar Trípoli, defendida pelas milícias do Governo de Unidade Nacional da Líbia.
- 2020 — China decreta luto nacional de um dia pelos mártires que morreram na luta contra o surto da doença do novo coronavírus.
▒ FALECIMENTOS
1968 — Martin Luther King Jr. ▒ Martin Luther King Jr. (Atlanta, 15 de janeiro de 1929 — Memphis, 4 de abril de 1968) foi um pastor protestante e ativista político estadunidense.
Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.
Em 14 de outubro de 1964 King recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo combate à desigualdade racial através da não violência.
Nos anos que antecederam a sua morte, ele expandiu seu foco para incluir a pobreza e a Guerra do Vietnã, com um discurso de 1967 intitulado “Além do Vietnã”.


▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
- Dia Nacional do Parkinsoniano
- Dia do Jipe
Hong Kong e Taiwan
- Dia das Crianças
Hungria
- Dia da Libertação
Lesoto
- Dia dos Heróis
Senegal
- Dia da Independência
▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1925 — A Schutzstaffel (SS) é fundada na Alemanha.
- 1968 — Martin Luther King Jr. é assassinado por James Earl Ray, em um motel, em Memphis, Tennessee.
- 2010 — Um sismo de 7,2 graus na escala de Richter provoca destruição no México e nos Estados Unidos.
- 2011 — França anuncia a descoberta de mais corpos e partes intactas de fuselagem de avião no meio do Oceano Atlântico, dois anos depois da tragédia do voo Air France 447.
▒ CIDADE ANIVERSARIANTE – IBGE
Marília – SP
4 de abril de 1929
Marília é um município do estado de São Paulo, no Brasil.
Situa-se na região Centro-Oeste Paulista.
Fica distante da capital do estado 443 quilômetros por rodovia.
Possui uma população de 232.006 habitantes (SP: 32º) – IBGE/2015.
Há cerca de 70 milhões de anos, a região onde hoje fica Marília e o oeste paulista foi habitada por dinossauros e outros animais pré-históricos.
Esses animais tiveram seus restos ósseos petrificados em sedimentos arenosos de primitivos rios e lagos.
Um crocodilo primitivo da era dos dinossauros recebeu, inclusive, o nome da cidade, sendo batizado em 1997 como Mariliasuchus amarali.
▒ GALERIA de FOTOS
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

4 de Abril – Acontecimentos do Dia – Cazuza – 2017
☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ CAPA • Cazuza ▒ NASCIMENTOS • João Ribeiro de Barros • Muddy Waters • Torresmo • Dionísio Azevedo • Anthony Perkins • Gary Moore • Bia Nunnes • Robert Downey Jr. • Heath Ledger • Natália Pereira ▒ CIDADE • Marília (SP) ▒ FALECIMENTOS • Martin Luther King Jr. •…
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “4 de Abril • Dia Hoje • Edição 2022”