3 - MARÇO BLOG DIA HOJE MESES

8 de Março • Dia Hoje • Edição 2022

Dia Internacional da Mulher ♥ Aniversário de Neuza Borges • Maria Bonita • Letícia Sabatella • Hebe Camargo • Marjorie Estiano • Cyd Charisse • Teófilo Cubillas • Aidan Quinn • Tom Cavalcante • Poliana Okimoto ♦ ÓBITOS • Ferdinand von Zeppelin • Joe DiMaggio • César Lattes • Inezita Barroso

DESTAQUES DO DIA

♥ NASCIMENTOS • Neuza Borges • Maria Bonita • Letícia Sabatella • Hebe Camargo • Marjorie Estiano • Cyd Charisse • Teófilo Cubillas • Aidan Quinn • Tom Cavalcante • Poliana Okimoto ♦ ÓBITOS • Ferdinand von Zeppelin • Joe DiMaggio • César Lattes • Inezita Barroso

• Dia Internacional da Mulher
• Dia da Criação da Casa da Moeda do Brasil (1694)

FONTES

WIKIWANDIBGECALENDARR

CIDADES ANIVERSIANTES

• Picuí (PB)
• Tietê (SP)

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

HISTÓRIA • A comemoração do Dia Internacional da Mulher foi oficializada em 1921, mas o marco oficial para a escolha da data em 8 de março, foi uma manifestação das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, que aconteceu em 8 de março de 1917. FONTE: calendarr.com


Neuza Borges

Neusa Maria da Silva Borges

(Florianópolis, 8 de março de 1941)

atriz brasileira

Conhecida por seus trabalhos na televisão, ela ganhou um Prêmio APCA de melhor atriz coadjuvante por De Corpo e Alma[1] e um Prêmio Contigo! de melhor atriz coadjuvante por A Indomada.[2]

Começou sua carreira em São Paulo, como crooner de orquestra, em casas noturnas.

Trabalhou com grandes maestros como Clóvis Lima e Salgado Filho, sempre cantando e dançando.

Sua estreia na televisão foi na telenovela Venha ver o sol na estrada, com Márcia de Windsor, na RecordTV.

No começo de carreira ainda atuou em Beto Rockfeller, na extinta Rede Tupi, fazendo pequenas participações até chegar a Rede Globo, onde fez importantes novelas como Escrava Isaura, Dona Xepa, Dancin’ Days e A Indomada.

A atriz é presença constante em tramas de Gloria Perez, com ela atuou em Carmem, De Corpo e Alma, O Clone, Caminho das Índias, Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, América e Salve Jorge.

Soma mais de sessenta anos de carreira e dezenas de prêmios, entre eles a Ordem de Tiradentes.

Em 2009, participou do clipe da música “Dona Cila”, de Maria Gadú. Em 2020, vive a frentista Bernadete da série Auto Posto.[3]

O acidente no Carnaval

Em 2003, durante um desfile pela escola de samba Unidos da Tijuca, Neusa caiu do carro alegórico.

A atriz sofreu uma fratura na bacia.

O carro em que Neusa estava vinha sofrendo problemas desde o início do desfile, com uma roda quebrada.

Depois do ocorrido, Neusa foi socorrida pelo corpo de bombeiros e levada ao hospital Souza Aguiar, no centro do Rio de Janeiro.

Transferida para uma clínica particular, Neusa foi submetida a uma cirurgia e foi preciso colocar 22 parafusos na bacia e uma placa de titânio no joelho. 

Após uma ação judicial, a atriz ganhou direito de ser indenizada em mais de R$ 700 mil pela escola. [4]

Prêmios e indicações

Ano Associações Categoria Nomeações Resultado
1992 Prêmio APCA de Televisão Melhor Atriz Coadjuvante De Corpo e Alma Venceu
1997 Prêmio Contigo! de TV[15] Melhor Atriz Coadjuvante A Indomada Venceu
2005 Diploma Comigo Ninguém Pode Melhor Atriz Coadjuvante América Venceu
2008 Prêmio Arte Qualidade Brasil Melhor Atriz Coadjuvante em Cinema Polaróides Urbanas Indicada
2009 Prêmio Top of Business Melhor Atriz Caminho das Índias Venceu

Neuza Borges

Neusa Maria da Silva Borges

(Florianópolis, 8 de março de 1941)

atriz brasileira

▒ NASCIMENTOS

1911Maria Bonita ▒ Maria Gomes de Oliveira, vulgo Maria Bonita (Paulo Afonso, 8 de março de 1911 — 28 de julho de 1938) companheira de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião e a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros. Maria Bonita nasceu e cresceu no povoado Malhada da Caiçara, que se localiza no município Paulo Afonso, na época município Gloria, na Bahia.


1921Cyd Charisse ▒ Cyd Charisse, nome artístico de Tula Ellice Finklea (8 de Março de 1922 – 17 de Junho de 2008) foi uma atriz e dançarina norte-americana.


1949Teófilo Cubillas ▒ Teófilo Juan Cubillas Arizaga (Lima, 8 de março de 1949) é um ex-jogador de futebol peruano, considerado o melhor jogador de todos os tempos do futebol peruano e um dos melhores da América do Sul. Integra a lista dos 50 melhores jogadores do Século XX elaborada e publicada pela FIFA em 2004.

1959Aidan Quinn ▒ Aidan Quinn (em irlandês Aodhán Ó Cuinn; Rockford, 8 de março de 1959) é um ator estadunidense.

1962Tom Cavalcante ▒ Antônio “Tom” José Rodrigues Cavalcante (Fortaleza, 8 de março de 1962) é um humorista, apresentador, radialista, produtor e dublador brasileiro.


1971Letícia Sabatella ▒ Letícia Sabatella (Belo Horizonte, 8 de março de 1971) é uma atriz brasileira. Tornou-se conhecida por sua participação em telenovelas e filmes.


1982Marjorie Estiano ▒ Marjorie Dias de Oliveira, conhecida como Marjorie Estiano (Curitiba, 8 de março de 1982) é uma atriz, apresentadora, cantora e compositora brasileira. Seu primeiro papel relevante na televisão foi como a vilã Natasha, no seriado Malhação, da Rede Globo.

1983Poliana Okimoto ▒ Poliana Okimoto (São Paulo, 8 de março de 1983) é uma maratonista aquática brasileira.

Nos Jogos Olímpicos Rio 2016 se tornou a primeira nadadora brasileira a conquistar medalha olímpica (de bronze) na natação.

▒ DESTAQUE

1929Hebe Camargo ▒ Hebe Camargo DmSEDama OficialDmIH [6](Taubaté, 8 de março de 1929São Paulo, 29 de setembro de 2012)[7][8] foi uma apresentadora de televisão, cantora e atriz brasileira, tida como a “rainha da televisão brasileira” por sua carreira na rádio, o início na televisão e seu pioneirismo neste segmento, até sua consolidação como personalidade maior da TV brasileira.

Um filme baseado em sua história de vida e carreira será produzido e dirigido por Cacá Diegues, por enquanto o projeto foi apenas confirmado pelo empresário e sobrinho de Hebe, Claudio Pessuti, para o portal Uol.[48].

Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani

Hebe Camargo

(Taubaté, 8 de março de 1929São Paulo, 29 de setembro de 2012)[7][8]

▒ EVENTOS HISTÓRICOS


1910 — A aviadora francesa Raymonde de Laroche torna-se a primeira mulher a receber uma licença de piloto.


8 de março – 1911 – Passeata pelo direito ao voto feminino em Nova Iorque

1911 — Primeiro protesto a favor do voto feminino. O movimento pelo sufrágio feminino é um movimento social, político e econômico de reforma, com o objetivo de estender o sufrágio (o direito de votar) às mulheres. Participam do sufrágio feminino, mulheres ou homens, denominados sufragistas.


▒ FALECIMENTOS

1917Ferdinand von Zeppelin ▒ Ferdinand Adolf Heinrich August Graf von Zeppelin (Constança, 8 de julho de 1838 — Berlim, 8 de março de 1917) foi um nobre e militar, general alemão, fundador da companhia dirigível Zeppelin.

O nome da banda de rock britânica Led Zeppelin remete aos balões de Ferdinand.


1999Joe DiMaggio ▒ Joseph Paul “Joe” DiMaggio (Martinez, Califórnia, 25 de novembro de 1914Hollywood, 8 de março de 1999) foi um jogador de beisebol norte-americano que jogou no New York Yankees na MLB. Ele foi eleito para o Hall of Fame do beisebol em 1955. Ele é o irmão do meio dos também jogadores Vince e Dom.

2005César Lattes ▒ Cesare Mansueto Giulio Lattes, mais conhecido como César Lattes (Curitiba, 11 de julho de 1924Campinas, 8 de março de 2005), foi um físico brasileiro, co-descobridor do méson pi, descoberta que levou o Prêmio Nobel de Física de 1950, concedido a Cecil Frank Powell.

Em sua homenagem, o CNPq batizou o sistema utilizado para cadastrar cientistas, pesquisadores e estudantes como o nome de Plataforma Lattes.


2015Inezita Barroso ▒ Inezita Barroso, nome artístico de Ignez Magdalena Aranha de Lima (São Paulo, 4 de março de 1925 — São Paulo, 8 de março de 2015), foi uma cantora, atriz, instrumentista, bibliotecária , folclorista, professora, apresentadora de rádio e televisão brasileira. 

▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Documentário traz depoimentos de mulheres negras da periferia de SP – O coletivo “Nós, mulheres da periferia” prepara o lançamento em 8 de março, no Dia Internacional da Mulher, do documentário “Nós, Carolinas”. No estúdio, a jornalista Aline Melo, co-autora do documentário, fala sobre a invisibilidade destas mulheres, que têm histórico de vida muito diferente das outras, de classe médiam que têm voz na grande mídia.

ONU: Dia Internacional da Mulher

É celebrado em 8 de março.

A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do Século XIX e início do século XX nos Estados Unidos[1] e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, de direito de voto.

Em 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhaga, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas por direitos das mulheres trabalhadoras.[2][3]

Em 2008, a ONU lançou a campanha “As Mulheres Fazem a Notícia”, destinada a estimular a igualdade de gênero na comunicação social mundial. 

Na atualidade, porém, considera-se que a celebração do Dia Internacional da Mulher tenha tido o seu sentido original parcialmente diluído, adquirindo frequentemente um caráter festivo e comercial, ação que em nada evoca o espírito das manifestantes russas do 8 de março de 1917.

Kate Sheppard (no centro) e suas colegas do movimento sufragista da Nova Zelândia.

▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

CIDADE ANIVERSARIANTE – IBGE

Tietê / SP

Tietê é um município brasileiro do estado de São Paulo situado na Região Metropolitana de Sorocaba, na Mesorregião de Piracicaba e na Microrregião de Piracicaba. Sua população estimada em 2009 era de 36 211 habitantes. A história de Tietê teve origens com os bandeirantes que desbravavam o interior paulista navegando pelo rio Tietê.

BIO INTERNACIONAL

FELIZ DIA INTERNACIONAL das MULHERES

A TODAS as MULHERES do PLANETA – SEM EXCEÇÃO.

▒ GALERIA de FOTOS

Legião Urbana • Maiores Sucessos • R$ 10,08 • Download Mp3

Coletânea de músicas da Legião Urbana, com Renato Russo nos vocais. São 18 músicas em Mp3 para download, por R$ 10,08 ♥ Eduardo e Monica • Angra dos Reis • Ainda é cedo • Tempo perdido • Será • Que país é esse • Pais e filhos • Quando o sol bater na janela • Teatro dos Vampiros • Meninos e Meninas • Índios • Eu sei • Há tempos

Bob Marley • Legend • R$ 7,84 • Download Mp3

Coletânea com os maiores sucessos de Bob Marley e The Wailers, do álbum Legend. São 14 músicas em Mp3 para download, por R$ 7,84 ♥ Is This Love • Three Little Birds • Buffalo Soldier • Get Up, Stand Up • Stir It Up • One Love • I Shot The Sheriff • Redemption Song • Satisfy My Soul • Exodus • Jammin’ • Could You Be Loved • No Woman No Cry

8 de Março – Acontecimentos do Dia – Edição 2017

☺ DESTAQUES DE HOJE • Dia Internacional da Mulher ▒ NASCIMENTOS • Maria Bonita • Cyd Charisse • Hebe Camargo • Neuza Borges • Teófilo Cubillas • Aidan Quinn • Tom Cavalcante • Letícia Sabatella • Marjorie Estiano • Poliana Okimoto ▒ FALECIMENTOS • Ferdinand von Zeppelin • Joe DiMaggio • César Lattes • Inezita Barroso

21 de Maio • Dia Hoje • Edição 2022

Dia da Língua Nacional e da Diversidade Cultural ♥ Aniversário de Maria Fernanda Cândido • Roberto Frejat • Alexander Pope • Henri Rousseau • Andrei Sakharov • Gracindo Júnior • Nick Cassavetes • Fabiana Scaranzi • Fairuza Balk • Paloma Duarte ♦ CIDADE • Tombos (MG) ♣ ÓBITOS • Rajiv Gandhi • Ruy Mesquita

0 comentário em “8 de Março • Dia Hoje • Edição 2022

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: