DESTAQUES DO DIA
♥ NASCIMENTOS • Daiane dos Santos • Boris Pasternak • Bertolt Brecht • Stella Adler • Mestre Gabriel • Robert Wagner • Cauby Peixoto • Roberta Flack • Mark Spitz • Cláudia Magno • Laura Dern • Marcelo Serrado • Elizabeth Banks • Vanessa da Mata • Henri Castelli ♦ ÓBITOS • Montesquieu • Barão do Rio Branco • José Lewgoy • Arthur Miller • Charles Wilson • Virgínia Lane • Shirley Temple
• Dia do Atleta Profissional
• Dia Mundial das Leguminosas
FONTES
CIDADES ANIVERSIANTES
• Esperantina (TO)
• Itapiratins (TO)
• Lagoa da Confusão (TO)
• Lagoa do Tocantins (TO)
• Novo Jardim (TO)
• Palmeiras do Tocantins (TO)
• Pau D’Arco (TO)
• São Bento do Tocantins (TO)
• São Raimundo das Mangabeiras (MA)
• Taipas do Tocantins (TO)
• Cachoeirinha (TO)
• Tiros (MG)
• Tenente Ananias (RN)
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
FONTE ► WIKIWAND
▒ NASCIMENTOS
1890 — Boris Pasternak ▒ Boris Leonidovitch Pasternak (em em russo: Борис Леонидович Пастернак; Moscou, 10 de fevereiro de 1890 — Peredelkino, 31 de maio de 1960) foi um poeta e romancista russo.[1]
Em 1958, Boris Pasternak publicou seu mais conhecido trabalho no mundo ocidental: o romance Doutor Jivago.
1898 — Bertolt Brecht ▒ Eugen Bertholt Friedrich Brecht (Augsburg, 10 de fevereiro de 1898 — Berlim Leste, 15 de agosto de 1956) foi um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX.
Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido a partir das apresentações de sua companhia o Berliner Ensemble realizadas em Paris durante os anos 1954 e 1955.
Ao final dos anos 1920 Brecht torna-se marxista, vivendo o intenso período das mobilizações da República de Weimar, desenvolvendo o seu teatro épico.
1901 — Stella Adler ▒ Stella Adler (Nova Iorque, 10 de fevereiro de 1901 — Los Angeles, 21 de dezembro de 1992) foi uma atriz de teatro e cinema dos Estados Unidos e importante professora de interpretação para atores.
Fundou o Conservatório Stella Adler na cidade de Nova Iorque em 1949.
1922 — Mestre Gabriel ▒ José Gabriel da Costa (Coração de Maria-BA, 10 de fevereiro de 1922 – Brasília, 24 de setembro de 1971), mais conhecido como Mestre Gabriel, é o fundador da União do Vegetal, religião de origem amazônica que usa no seu ritual o chá Hoasca (ayahuasca), também chamado de Vegetal.
Foi seringueiro, “soldado da borracha”.
1930 — Robert Wagner ▒ Robert John Wagner (pronuncia-se /ˈwæɡnər/; Detroit, 10 de fevereiro de 1930) é um ator dos Estados Unidos.
Participou em inúmeros filmes para cinema e séries de televisão, a mais famosa sendo Casal 20.
1931 — Cauby Peixoto ▒ Cauby Peixoto Barros (Niterói, 10 de fevereiro de 1931 — São Paulo, 15 de maio de 2016) foi um cantor brasileiro. Cauby iniciou sua carreira artística no final da década de 1940.
1937 — Roberta Flack ▒ Roberta Flack (Asheville, Carolina do Norte, 10 de fevereiro de 1937) é uma cantora, pianista e compositora estado-unidense.
1950 — Mark Spitz ▒ Mark Andrew Spitz (Modesto, 10 de fevereiro de 1950) é o segundo maior nadador olímpico e também o segundo maior nadador em medalhas de ouro numa mesma Olimpíada de todos os tempos.
Em apenas 5 anos como profissional, Spitz conquistou 11 medalhas olímpicas (9 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze).
1958 — Cláudia Magno ▒ Cláudia Magno de Carvalho (Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 1958 — Rio de Janeiro, 6 de janeiro de 1994) foi uma atriz e dançarina brasileira.
Por sua atuação em Presença de Marisa, a atriz recebeu o Candango de melhor atriz no Festival de Brasília de 1988.
1967 — Laura Dern ▒ Laura Elizabeth Dern, mais conhecida como Laura Dern (Los Angeles, 10 de fevereiro de 1967), é uma atriz, cineasta e produtora de cinema norte- americana.
Laura trabalhou em sucessos como Smooth Talk (1985), Veludo Azul (1986), Fat Man e Little Boy (1988), Wild at Heart (1990), Jurassic Park (1993) e October Sky (1999).
1967 — Marcelo Serrado ▒ Marcelo Magalhães Serrado (Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 1967) é um ator brasileiro.
1974 — Elizabeth Banks ▒ Elizabeth Banks (Pittsfield, 10 de fevereiro de 1974) é um atriz estadunidense, diretora e produtora que se tornou conhecida na década de 2000.
Seus papéis de maior destaque foram os dos filmes Spider-Man, The 40-Year-Old Virgin, W., Zack and Miri Make a Porno, Role Models e The Hunger Games.
1976 — Vanessa da Mata ▒ Vanessa Sigiane da Mata Ferreira OMC (Alto Garças, 10 de fevereiro de 1976) é uma cantora, compositora e escritora brasileira.
Lançou seis álbuns e um CD/DVD ao Vivo, este último gravado em Paraty (RJ).
1978 — Henri Castelli ▒ Henri Lincoln Fernandes Nascimento, mais conhecido pelo nome artístico Henri Castelli (São Bernardo do Campo, 10 de fevereiro de 1978) é um ator brasileiro.
Daiane dos Santos
Daiane Garcia dos Santos
(Porto Alegre, 10 de fevereiro de 1983)
Competiu em provas de ginástica artística.
Conquistou nove medalhas de ouro em campeonatos mundiais.
Daiane foi a primeira ginasta brasileira, entre homens e mulheres, a conquistar uma medalha de ouro em uma edição do Campeonato Mundial.
Daiane dos Santos fez parte da primeira seleção brasileira completa a disputar uma edição olímpica, nos Jogos de Atenas, repetindo a presença nas edições seguintes, nas Olimpíadas de Pequim e Olimpíadas de Londres.
Carreira
Em 1999, conquistou suas primeiras medalhas, na categoria sênior, ao competir no Pan-americano de Winnipeg: Prata no salto e bronze por equipes.
Dois anos mais tarde, disputou seu primeiro Mundial, o Campeonato de Gante, na Bélgica.
Em 2003, aos vinte anos, mudou-se para a cidade de Curitiba e tornou-se novamente a medalhista de bronze por equipes no Pan-americano de Santo Domingo.
Na sequência, competindo no Mundial de Anaheim, na Califórnia, conquistou a primeira medalha de ouro brasileira desta competição.
Na final do solo, superou a romena Catalina Ponor e a espanhola Elena Gómez, executando, pela primeira vez, o movimento que recebeu seu nome – o duplo twist carpado ou Dos Santos , desenvolvido com o auxílio do técnico Oleg Ostapenko, seu treinador até então.
No ano seguinte conquistou medalhas em etapas da Copa do Mundo e, lesionada, disputou as Olimpíadas de Atenas, na qual compareceu à final do solo e encerrou na quinta colocação.
Apesar de não conquistar medalha, ao som de Brasileirinho, performou seu segundo movimento, intitulado Dos Santos II, a variação esticada do primeiro.[2][1]
No ano seguinte, conquistou medalhas em novas etapas da Copa do Mundo, embora não tenha conseguido tornar-se bicampeã do solo, na final realizada em Melbourne.
Em 2006, adotou uma nova rotina e uma nova música – “Isto aqui o que é?”, de Ari Barroso.
Com ela conquistou medalhas em outras etapas da Copa.
No Mundial de Aarhus, na Dinamarca, seguiu à final do solo e encerrou na quarta colocação.
No fim do ano, em mais uma final de Copa do Mundo, a ginasta competiu novamente no solo e conquistou seu segundo ouro desta competição, ao superar ginastas como Cheng Fei e Elena Zamolodchikova.
Em 2007, lesionada no tornozelo, disputou os Jogos Pan- Americanos do Rio de Janeiro e terminou como medalhista de prata, superada pela equipe norte- americana.[1][2]
No ano seguinte, disputou os Jogos de Pequim – o segundo da carreira -, no qual foi à duas finais.
Por equipes, a atleta, junto a suas companheiras, foi à primeira final coletiva na história da modalidade do Brasil, e encerrou a competição na oitava posição.[4]
Individualmente, foi a sexta colocada na final do solo.[5]
Daiane dos Santos como comentarista de TV, ao lado de Galvão Bueno
Em outubro, submeteu-se a uma cirurgia no joelho direito para alinhar a perna, desviada angularmente em dez graus.[6]
Em 2009, afastada das competições, tornou a fazer uma cirurgia.
Agora, para a retirada da placa de titânio posta na cirurgia anterior.[7]
Em 30 de outubro do mesmo ano, a Federação Internacional de Ginástica divulgou o resultado positivo do exame antidoping realizado em julho passado.
Na amostra de urina da atleta, foi encontrado a substância furosemida, um diurético da alça, que consta na lista das drogas proibidas pela Agência Mundial Antidoping (WADA).[8]
Punida com cinco meses de suspensão, a ginasta manteve-se afastada das competições até julho de 2010,[9] altura em que disputou o Campeonato Paulista, conquistando quatro medalhas de ouro, ao competir em todos os aparelhos após seis anos.[10]
Fora da equipe principal do país desde as Olimpíadas de 2008, foi reintegrada a seleção em maio de 2011.[11]
Em 2012, após a competição de Londres, na qual teve o melhor desempenho da equipe brasileira e encerrou na 17ª posição ainda na fase classificatória, e uma cirurgia no joelho, decidiu abandonar a ginástica artística e agora se dedica a ser empresária, promovendo projetos para atletas de alto desempenho e a cultura do esporte.
Ancestralidade
Em 2007, a ginasta participou do projeto Raízes Afro-brasileiras – que revela a porcentagem da ancestralidade de um indivíduo – e descobriu ter uma porcentagem de ascendência europeia maior que a africana.
Na ocasião, a atleta declarou que o importante era a brasilidade de todos.[3]
A ex-atleta gaúcha tem 39,7% de ancestralidade africana, 40,8% europeia e 19,6% ameríndia.[12]
Daiane possui dois movimentos homenageados com seu nome, após ser a primeira ginasta no mundo a realizá-los:
O duplo twist carpado, ou Dos Santos I, e a evolução deste primeiro – o duplo twist esticado, ou Dos Santos II.
Daiane dos Santos
Daiane Garcia dos Santos
(Porto Alegre, 10 de fevereiro de 1983)
▒ EVENTOS HISTÓRICOS
- 1763 — Assinado o Tratado de Paris, entre a Inglaterra e a França, que põe fim à Guerra dos Sete Anos.
- 1912 — Promulgada a Lei Sáenz Peña na Argentina de reforma eleitoral.
- 1931 — Nova Deli torna-se a capital da Índia
- 1947 — Concluído o Tratado de Paz com a Hungria, determinando, entre outras coisas, que a fronteira húngara, com pequenas modificações voltaria a ser a de antes de 1938.
- 1962 — O piloto espião norte-americano Francis Gary Powers é trocado pelo espião soviético Rudolf Abel.
- 1965 — Fechamento da Panair do Brasil sob a alegação de que estava devedora da União e de fornecedores.
- 1967 — Fundação da Universidade de Caxias do Sul.
- 1980 — Fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) – Partido político brasileiro.
- 1993 — A entrevista de Michael Jackson com Oprah Winfrey é assistida por 100 milhões de pessoas, sendo o quarto evento mais assistido ao mesmo tempo na história da televisão.
- 1994 — Criação da Agência Espacial Brasileira.
- 1998 — Adotado o Hino nacional da Bósnia e Herzegovina pelos seus nacionais.
▒ FALECIMENTOS
1755 — Montesquieu ▒ Charles-Louis de Secondat, barão de La Brède e de Montesquieu, conhecido como Montesquieu (castelo de La Brède, próximo a Bordéus, 18 de Janeiro de 1689 — Paris, 10 de Fevereiro de 1755), foi um político, filósofo e escritor francês.
Ficou famoso pela sua teoria da separação dos poderes, atualmente consagrada em muitas das modernas constituições internacionais.
1912 — Barão do Rio Branco ▒ José Maria da Silva Paranhos Júnior, Barão do Rio Branco, (Rio de Janeiro, 20 de abril de 1845 — Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 1912) foi um advogado, diplomata, geógrafo e historiador brasileiro.
Rio Branco é o patrono da diplomacia brasileira e uma das figuras mais importantes da história do Brasil.
Sua maior contribuição ao país foi a consolidação das fronteiras brasileiras, em especial por meio de processos de arbitramento ou de negociações bilaterais, dos quais se destacam três questões de fronteiras.
2003 — José Lewgoy ▒ José Lewgoy (Veranópolis, 16 de novembro de 1920 — Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 2003) foi um ator brasileiro.
De origem judaica, era filho de uma estadunidense e de um russo que se conheceram em Nova Iorque.
2005 — Arthur Miller ▒ Arthur Asher Miller (Nova Iorque, 17 de Outubro de 1915 — Roxbury, Connecticut, 10 de Fevereiro de 2005) foi um dramaturgo norte-americano.
Conhecido por ser o autor das peças Morte de um Caixeiro Viajante (Death of a Salesman) e de The Crucible (pt – As Bruxas de Salem; br – As Feiticeiras de Salem), e por se ter casado com a atriz Marilyn Monroe em 1956.
2010 — Charles Wilson ▒ Charles Nesbitt Wilson (Trinity, 1 de junho de 1933 – Lufkin, 10 de fevereiro de 2010) foi um militar e político norte-americano. Veterano da Marinha dos Estados Unidos, foi deputado pelo Partido Democrata no Congresso dos Estados Unidos pelo segundo distrito do Texas entre 1973 e 1997 e foi um dos responsáveis pela Operação Ciclone durante a Invasão Soviética do Afeganistão (1979–1989).
Sua história é narrada no filme Charlie Wilson’s War [1], com Tom Hanks fazendo Charlie.
2014 — Virgínia Lane ▒ Virgínia Lane, nome artístico de Virgínia Giaccone (Rio de Janeiro, 28 de fevereiro de 1920 — Volta Redonda, 10 de fevereiro de 2014).
Virgínia Lane foi uma atriz, cantora e vedete brasileira.
2014 — Shirley Temple ▒ Shirley Temple Black (Santa Mônica, 23 de abril de 1928 — Woodside, 10 de fevereiro de 2014) foi uma atriz, dançarina, cantora e diplomata norte- americana.
Já com mais de quarenta anos de idade, concorreu a cargos políticos, sem sucesso.
▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
- Aniversário da cidade-satélite de Santa Maria, Distrito Federal (Brasil).
- Aniversário da cidade de Pau d’Arco, Tocantins.
- Feriado municipal em Aguiar da Beira – Portugal.
▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1258 — Bagdá é conquistada pelos mongóis, e o Califado Abássida é destruído.
- 2005 — O governo norte-coreano admite ter armas nucleares “para defesa“.
▒ BIO INTERNACIONAL
▒ GALERIA de FOTOS
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

10 de Fevereiro – Acontecimentos do Dia
☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ NASCIMENTOS • Boris Pasternak • Bertolt Brecht • Stella Adler • Mestre Gabriel • Robert Wagner • Cauby Peixoto • Roberta Flack • Mark Spitz • Cláudia Magno • Laura Dern • Marcelo Serrado • Elizabeth Banks • Vanessa da Mata • Henri Castelli • Daiane dos Santos ▒ FALECIMENTOS…
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “10 de Fevereiro • Dia Hoje • Edição 2022”