2 - FEVEREIRO BLOG DIA HOJE MESES

6 de Fevereiro • Dia Hoje • Edição 2022

Dia do Agente de Defesa Ambiental e contra a Mutilação Genital Feminina ♥ Aniversário de Jair Rodrigues • Bob Marley • Natalie Cole • Axl Rose • Cláudia Ohana • Padre António Vieira • Babe Ruth • Dona Zica • Rick Astley • Orkut Büyükkökten • Anna Diop ♦ ÓBITOS • Gary Moore • Candido Portinari • Arthur Ashe • José Craveirinha

DESTAQUES DO DIA

♥ NASCIMENTOS • Jair Rodrigues • Bob Marley • Natalie Cole • Axl Rose • Cláudia Ohana • Padre António Vieira • Babe Ruth • Dona Zica • Zsa Zsa Gábor • Armando Marques • François Truffaut • Rick Astley • Orkut Büyükkökten • Anna Diop ♦ ÓBITOS • Gary Moore • Candido Portinari • Arthur Ashe • José Craveirinha

• Dia do Agente de Defesa Ambiental
• Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina

FONTES

WIKIWANDIBGECALENDARR

CIDADES ANIVERSIANTES

• Japoatã (SE)
• Umbaúba (SE)
• Araruama (RJ)

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

FONTE ► WIKIWAND

 

NASCIMENTOS

6-de-fevereiro-padre-antonio-vieira-religioso-filosofo-escritor-e-orador-portugues

1608Padre António Vieira ▒ António Vieira (português europeu) ou Antônio Vieira (português brasileiro) (Lisboa, 6 de fevereiro de 1608 — Salvador, 18 de julho de 1697), mais conhecido como Padre António Vieira ou Padre Antônio Vieira, foi um religioso, filósofo, escritor e orador português da Companhia de Jesus.

Uma das mais influentes personagens do século XVII em termos de política e oratória, destacou-se como missionário em terras brasileiras.


6-de-fevereiro-babe-ruth-jogador-de-beisebol-americano

1895Babe Ruth ▒ George Herman “Babe” Ruth, Jr. (6 de fevereiro de 1895, Baltimore, Maryland16 de agosto de 1948, Nova Iorque), mais conhecido como Babe Ruth e Bambino, foi um jogador americano de beisebol.

Começou sua carreira na MLB como arremessador canhoto jogando pelo Boston Red Sox, mas atingiu fama como rebatedor, jogando como defensor externo pelo New York Yankees.

Ruth estabeleceu muitos recordes em rebatidas (e alguns como arremessador), incluindo home runs na carreira (714), corridas impulsionadas (RBIs) (2213), walks (2062), slugging percentage (.690), e on-base plus slugging (OPS) (1.164); os dois últimos permanecem até hoje.[1]

Ruth é tido como um dos grandes heróis do esporte americano e é considerado por muitos como o maior jogador de beisebol de todos os tempos.

É um dos cinco primeiros a entrar para o National Baseball Hall of Fame and Museum em 1936.


22-de-janeiro-dona-zica-sambista-brasileira

1913Dona Zica ▒ Dona Zica, pseudônimo de Euzébia Silva do Nascimento (Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1913 – Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 2003) foi sambista da velha guarda da Estação Primeira de Mangueira e foi a última esposa do sambista Cartola.


6-de-fevereiro-zsa-zsa-gabor-atriz-hungara

1917Zsa Zsa Gábor ▒ Zsa Zsa Gabor [ʒɒ ʒɒ ˈɡaːbor], pseudônimo de Gábor Sári, (Budapeste, 6 de fevereiro de 1917 – Los Angeles, 18 de dezembro de 2016), foi uma atriz e socialite austro-húngara radicada nos Estados Unidos. Em 1936, ganhou uma competição de beleza em seu país.


6-de-fevereiro-armando-marques-ex-arbitro-de-futebol-brasileiro

1930Armando Marques ▒ Armando Nunes Castanheira da Rosa Marques (Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1930 — Rio de Janeiro, 16 de julho de 2014) foi um polêmico árbitro de futebol do Brasil.


6-de-fevereiro-francois-truffaut-cineasta-frances

1932François Truffaut ▒ François Truffaut (Paris, 6 de Fevereiro de 1932 — Neuilly-sur- Seine, 21 de Outubro de 1984) foi um cineasta francês.

Um dos fundadores do movimento cinematográfico conhecido como Nouvelle Vague e um dos maiores ícones da história do cinema do século XX, em quase 25 anos de carreira como diretor Truffaut dirigiu 26 filmes, conseguindo conciliar um grande sucesso de público e de crítica na maior parte deles.


6-de-fevereiro-bob-marley-cantor-e-compositor-jamaicano

1945Bob Marley ▒ Bob Marley[1] foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Marley já vendeu mais de 75 milhões de discos.[2]

Dedicado a protestar contra problemas sociais, levou, através de sua música, o movimento rastafári e suas ideias de paz, irmandade, igualdade social, preservação ambiental, libertação, resistência, liberdade e amor universal ao mundo.

6-de-fevereiro-bob-marley-cantor-e-compositor-jamaicano-car-carro

A música de Marley foi fortemente influenciada pelas questões sociais e políticas de sua terra natal, fazendo com que considerassem-no a voz do povo negro, pobre e oprimido da Jamaica.

A África e seus problemas como a miséria, guerras e domínio europeu também foram centro de assunto das suas músicas, por se tratar da terra sagrada do movimento rastafári.

6-de-fevereiro-bob-marley-cantor-e-compositor-jamaicano-close

Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley[1]

(Nine Mile, 6 de fevereiro de 1945Miami, 11 de maio de 1981)


6-de-fevereiro-natalie-cole-cantora-estadunidense

1950Natalie Cole ▒ Stephanie Natalie Maria Cole ou simplesmente Natalie Cole (Los Angeles, 6 de fevereiro de 1950 – Los Angeles, 31 de dezembro de 2015) foi uma cantora e compositora norte-americana ganhadora de nove prêmios GRAMMY Awards.

É filha do também cantor e compositor Nat King Cole (1919-1965).


6-de-fevereiro-axl-rose-cantor-compositor-e-multi-instrumentista-norte-americano

1962Axl Rose ▒ W. Axl Rose (nascido William Bruce Rose Jr. depois William Bruce Bailey, Lafayette, 6 de fevereiro de 1962) é um cantor, compositor e multi-instrumentista norte-americano, além de sua banda de origem (Guns N’ Roses), atualmente é vocalista convidado do AC/DC.

Ficou conhecido como vocalista da banda de hard rock Guns N’ Roses, com quem atingiu popularidade, sucesso e reconhecimento no final dos anos 80 e início dos anos 90, antes de desaparecer dos olhos do público durante vários anos.


6-de-fevereiro-claudia-ohana-atriz-brasileira

1963Cláudia Ohana ▒ Maria Cláudia Carneiro Silva, mais conhecida como Cláudia Ohana (Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1963) é uma atriz e cantora brasileira de origem Judia.


6-de-fevereiro-rick-astley-cantor-britanico

1966Rick Astley ▒ Richard Paul Astley conhecido como Rick Astley (Newton-le-Willows, 6 de fevereiro de 1966) é um cantor, compositor e músico do Reino Unido. Sua música Never Gonna Give You Up deu origem ao fenômeno da internet Rickroll.


6-de-fevereiro-orkut-buyukkokten-engenheiro-de-software-turco

1975Orkut Büyükkökten ▒ Orkut Büyükkökten (Konya, 6 de fevereiro de 1975) é um engenheiro de software, nascido na Turquia, que desenvolveu a rede social Orkut como um projeto independente enquanto estudava na Universidade de Stanford, e mais tarde também enquanto trabalhava no Google. Orkut Büyükkökten é um ex-gerente de produtos da Google.


6-de-fevereiro-jair-rodrigues-cantor-brasileiro

Jair Rodrigues

Jair Rodrigues de Oliveira

(Igarapava, 6 de fevereiro de 1939Cotia, 8 de maio de 2014)

cantor brasileiro

É considerado por muitos, o primeiro rapper brasileiro.[3]

Ele conseguiu o status de precursor do gênero por ter lançado, ainda nos anos 1960, “Deixa isso pra lá”.

Jair Rodrigues com os filhos Jair Oliveira e Luciana Mello

Com versos mais declamados (ou falados) do que cantados, a música se tornou um de seus principais sucessos.

A faixa ganhou popularidade também graças à sua coreografia com as mãos.

Biografia

Primeiros anos

Nascido em Igarapava, o cantor foi criado no município de Nova Europa, também interior paulista. [4]

Durante a juventude, teve várias profissões, entre as quais engraxate, mecânico e pedreiro, até participar de um programa de calouros da Rádio Cultura e se classificar em primeiro lugar.[4]

Carreira

A carreira musical de Jair Rodrigues começou quando ele se tornou crooner no meio da década de 1950 na cidade de São Carlos,[2]

Lá chegando em 1954 e participando da noite são-carlense,[4] que era intensa na época, também com participações na Rádio São Carlos como calouro e com apresentações, vivendo intensamente nessa cidade até o fim da década.

Em 1958, Jair Rodrigues prestou o serviço militar no Tiro de Guerra de São Carlos, como Soldado Atirador nº 134, que na época era denominado TG 02-043.[5]

No início da década de 60, ele foi tentar o sucesso na capital do estado e acabou por participar de programas de calouros na televisão.

Com o lançamento do primeiro LP, O samba como ele é, em 1964, fez algum sucesso com o samba O morro não tem vez, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Porém, foi cantando em boates o samba Deixa isso pra lá, de Alberto Paz e Edson Menezes, que ele conseguiu um grande sucesso e gravou o seu segundo LP, Vou de Samba com Você, ainda em 1964. [6]

Em 1965, Elis Regina e Jair Rodrigues fizeram muito sucesso com sua parceria em O Fino da Bossa, programa da TV Record.[2]

Em 1966, o cantor participou e venceu o II Festival da Música Popular Brasileira, de 1966, com a canção Disparada, de Geraldo Vandré e Théo de Barros,[2] empatando com a música A Banda, de Chico Buarque.

Conhecido por cantar sambas, Jair surpreendeu o público com uma linda interpretação da canção Disparada.

A partir daquele momento, sua carreira decolou e seu talento assegurou décadas de sucesso ao cantor.

Nesse período, o artista realizou turnês por Europa, Estados Unidos e Japão.

Em 1971, gravou o samba-enredo Festa para um Rei Negro, da Acadêmicos do Salgueiro, do Rio de Janeiro.

Jair interpretou ainda sucessos sertanejos como O Menino da Porteira, Boi da Cara Preta e Majestade o Sabiá.

Nas décadas seguintes, sua produção diminuiu de volume.

Entretanto, Jair Rodrigues continuaria conhecido por sua grande energia e sua alegria contagiante.

Morte

Jair Rodrigues morreu repentinamente no dia 8 de maio de 2014 na sauna de sua casa, em Cotia, na Grande São Paulo em decorrência de um infarto agudo do miocárdio.[2]

Jair Rodrigues com a esposa, Claudine

O cantor era casado com Claudine Mello, com quem teve os filhos Jair Oliveira e Luciana Mello, ambos cantores.[2]

O corpo do cantor foi sepultado no dia 9 de maio de 2014 no Cemitério Gethsêmani em São Paulo.[7]

Jair Rodrigues com os filhos Jair Oliveira e Luciana Mello

Discografia

Elis Regina e Jair Rodrigues

  • Jair (1967)
  • Jair (1968)
  • Menino rei da alegria (1968)
  • Jair de todos os sambas (1969)
  • Jair de todos os sambas nº 2 (1969)
  • Talento e bossa de Jair Rodrigues (1970)
  • É isso aí (1971)
  • Festa para um rei negro (1971)
  • Com a corda toda (1972)
  • Orgulho de um sambista (1973)

  • Abra um sorriso novamente (1974)
  • Jair Rodrigues dez anos depois (1974)
  • Ao vivo no Olympia de Paris (1975)
  • Eu sou o samba (1975)
  • Minha hora e vez (1976)
  • Estou com o samba e não abro (1977)
  • Pisei chão (1978)
  • Antologia da seresta (1979)
  • Couro comendo (1979)
  • Estou lhe devendo um sorriso (1980)
  • Antologia da seresta nº 2 (1981)
  • Alegria de um povo (1981)
  • Jair Rodrigues de Oliveira (1982)

  • Carinhoso (1983)
  • Luzes do prazer (1984)
  • Jair Rodrigues (1985)
  • Jair Rodrigues (1987)
  • Jair Rodrigues (1989)
  • Lamento sertanejo (1991)
  • Viva meu samba (1994)
  • Eu sou… Jair Rodrigues (1996)

  • De todas as bossas (1998)
  • 500 anos de folia-100% ao vivo (1999)
  • 500 anos de folia vol. 2 (2000)
  • Intérprete (2002)
  • A nova bossa (2004)
  • Alma negra (2005)
  • Jair Rodrigues – Programa Ensaio – Brasil 1991 (CD e DVD) (2006)
  • Festa Para Um Rei Negro (CD e DVD) (2009)
  • Samba mesmo vol. 1 (2014)
  • Samba mesmo vol. 2 (2014)

Jair Rodrigues

Jair Rodrigues de Oliveira

(Igarapava, 6 de fevereiro de 1939Cotia, 8 de maio de 2014)

cantor brasileiro

É considerado por muitos, o primeiro rapper brasileiro.[3]

EVENTOS HISTÓRICOS

FALECIMENTOS

1962Candido Portinari, Candido Portinari (Brodowski, 29 de dezembro de 1903 — Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1962) foi um artista plástico brasileiro.

Portinari pintou mais de cinco mil obras, de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café, até gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956, e que, em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Portinari é considerado um dos mais importantes pintores brasileiros de todos os tempos, sendo o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.


1993Arthur Ashe, tenista norte-americano. Também é lembrado por seus esforços em causas sociais que apoiava. Quando jovem, Ashe era pequeno e mal coordenado. Mas quando entrou para o colegial iniciou-se no tênis, no basquetebol e no futebol americano.


2003José Craveirinha, José João Craveirinha ComIH (Lourenço Marques, 28 de maio de 1922 — Joanesburgo, 6 de fevereiro de 2003) é considerado o poeta maior de Moçambique. Em 1991, tornou- se o primeiro autor africano galardoado com o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa.

6-de-fevereiro-gary-moore-guitarrista-britanico

2011Gary Moore ▒ Robert William Gary Moore (Belfast, 4 de abril de 1952 — Estepona, 6 de fevereiro de 2011), mais conhecido pelo nome artístico de Gary Moore, foi um conceituado guitarrista de blues e hard rock.

FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Nova Zelândia

Brasil

  • Dia do Agente de Defesa Ambiental.

▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

▒ BIO – INTERNACIONAL

 

GALERIA de FOTOS

 

Legião Urbana • Maiores Sucessos • R$ 10,08 • Download Mp3

Coletânea de músicas da Legião Urbana, com Renato Russo nos vocais. São 18 músicas em Mp3 para download, por R$ 10,08 ♥ Eduardo e Monica • Angra dos Reis • Ainda é cedo • Tempo perdido • Será • Que país é esse • Pais e filhos • Quando o sol bater na janela • Teatro dos Vampiros • Meninos e Meninas • Índios • Eu sei • Há tempos

Bob Marley • Legend • R$ 7,84 • Download Mp3

Coletânea com os maiores sucessos de Bob Marley e The Wailers, do álbum Legend. São 14 músicas em Mp3 para download, por R$ 7,84 ♥ Is This Love • Three Little Birds • Buffalo Soldier • Get Up, Stand Up • Stir It Up • One Love • I Shot The Sheriff • Redemption Song • Satisfy My Soul • Exodus • Jammin’ • Could You Be Loved • No Woman No Cry

6 de Fevereiro – Acontecimentos do Dia

☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ NASCIMENTOS • Padre António Vieira • Babe Ruth • Dona Zica • Zsa Zsa Gábor • Armando Marques • François Truffaut • Jair Rodrigues • Bob Marley • Natalie Cole • Axl Rose • Cláudia Ohana • Rick Astley • Orkut Büyükkökten ▒ FALECIMENTOS • Gary Moore

21 de Maio • Dia Hoje • Edição 2022

Dia da Língua Nacional e da Diversidade Cultural ♥ Aniversário de Maria Fernanda Cândido • Roberto Frejat • Alexander Pope • Henri Rousseau • Andrei Sakharov • Gracindo Júnior • Nick Cassavetes • Fabiana Scaranzi • Fairuza Balk • Paloma Duarte ♦ CIDADE • Tombos (MG) ♣ ÓBITOS • Rajiv Gandhi • Ruy Mesquita

0 comentário em “6 de Fevereiro • Dia Hoje • Edição 2022

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: