DESTAQUES DO DIA
♥ NASCIMENTOS • Oprah Winfrey • Anton Tchekhov • Thomas Paine • Katharine Ross • Tom Selleck • Greg Louganis • Tássia Camargo • Romário • Sarah Oliveira • Adam Lambert • Isabel Lucas • Romain Rolland • John D. Rockefeller Jr. • Barão de Itararé • Victor Mature • Heather Graham ♦ ÓBITOS • José do Patrocínio • Hélio Gracie • James Ingram
• Dia Internacional do Hanseniano
• Dia Nacional da Visibilidade Trans
FONTES
CIDADES ANIVERSIANTES
• Benjamin Constant (AM)
• João Neiva (ES)
• Pau D’Arco (PA)
• Pau D’Arco do Piauí (PI)
• Piraquara (PR)
• Serro (MG)
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
FONTE ► WIKIPÉDIA
▒ NASCIMENTOS
1737 — Thomas Paine ▒ Thomas Paine foi um político britânico, além de panfletário, revolucionário, radical, inventor, intelectual e um dos Pais Fundadores dos Estados Unidos da América. Viveu na Inglaterra até os 37 anos, quando imigrou para as colônias britânicas na América, em tempo de participar da Revolução Americana.
1860 — Anton Tchekhov ▒ Anton Pavlovitch Tchecov, em russo: Анто́н Па́влович Че́хов (Taganrog, 29 de janeiro de 1860 — Badenweiler, 15 de julho de 1904), foi um médico, dramaturgo e escritor russo, considerado um dos maiores contistas de todos os tempos. Em sua carreira como dramaturgo criou quatro clássicos e seus contos têm sidos aclamados por escritores e críticos.
1866 — Romain Rolland, romancista e dramaturgo francês, ele foi um idealista que lutou contra o fascismo e a favor do pacifismo e da paz mundial. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1915.
1874 — John D. Rockefeller, Jr., filantropo norte-americano e filho de John D. Rockefeller, foi um dos homens mais ricos do mundo. Ele construiu o Centro Rockefeller e exerceu influência fundamental na decisão de estabelecer a sede das Nações Unidas em Nova Iorque.
1895 — Barão de Itararé, Aparício Fernando de Brinkerhoff Torelly, também conhecido por Apporelly e pelo falso título de nobreza de Barão de Itararé (Rio Grande, 29 de janeiro de 1895 — Rio de Janeiro, 27 de novembro de 1971), foi um jornalista, escritor e pioneiro no humorismo político brasileiro.
1913 — Victor Mature, Victor John Mature (Louisville, Kentucky, 29 de janeiro de 1913 — Rancho Santa Fé, Califórnia, 4 de agosto de 1999) foi um ator norte-americano. Seu pai, Marcellus Gelindo Mature (ou no italiano, Maturi), era um cuteleiro italiano que sabia falar alemão, que migrou da Itália para os Estados Unidos com sua família em 1912, para fugir da dominação Áustro-Húngara, e sua mãe, Clara Mature, era de origem suíça.
1940 — Katharine Ross ▒ Katharine Juliet Ross (Walnut Creek, 29 de janeiro de 1940) é uma atriz e escritora norte-americana. Sua carreira artística iniciou na década de 1960 em filmes como Shenandoah’, The Singing Nun, Butch Cassidy and the Sundance Kid ou The Graduate.
1945 — Tom Selleck ▒ Thomas William Selleck, conhecido por Tom Selleck (Detroit, 29 de janeiro de 1945), é um ator e produtor de cinema norte-americano. Na década de 1980, interpretou o detetive particular Thomas Magnum na célebre série de televisão Magnum, P.I..
1960 — Greg Louganis ▒ Gregory Efthimios Louganis (San Diego, 29 de janeiro de 1960), conhecido por Greg Louganis, é um ex-saltador para a água norte-americano. Ex-bailarino, foi um dos maiores fenômenos na categoria olímpica de saltos ornamentais.
Em 1994, Louganis foi um dos primeiros atletas olímpicos a assumir publicamente ser gay e alguns anos depois, comunicou então, que tinha AIDS/SIDA.
1961 — Tássia Camargo ▒ Tássia Camargo nome artístico de Maria Aparecida Pereira Anastásio (Guarulhos, 29 de janeiro de 1961) é uma atriz, produtora e diretora brasileira.
1970 — Heather Graham, Heather Joan Graham (Milwaukee, 29 de janeiro de 1970) é uma atriz norte-americana. Ela é mais conhecida pelos seus papeis como Jade em The Hangover, Mercedes Lane em License to Drive e Annie Matthews em Sidewalks of New York.
1979 — Sarah Oliveira ▒ Sarah Oliveira (São Paulo, 29 de janeiro de 1979) é uma apresentadora da televisão brasileira. Formada em Rádio e TV, e pós-graduada em Jornalismo Cultural.
1982 — Adam Lambert ▒ Adam Mitchel Lambert (Indianápolis, 29 de janeiro de 1982) é um cantor, compositor e ator dos Estados Unidos. Em maio de 2009 ele terminou como segundo colocado na oitava temporada do famoso programa American Idol, e se tornou o vocalista do Queen.
1985 — Isabel Lucas ▒ Isabel Lucas (nascida em 29 de janeiro de 1985) é uma atriz australiana mais conhecida por seu papel como Tasha Andrews no Australian TV Soap Opera Home and Away (2003-2006). Lucas se mudou para Los Angeles no início de 2008 e desde então tem sido destaque no cinema e na televisão, incluindo filmes como Transformers: Revenge of the Fallen e Daybreakers.
Oprah Winfrey
Oprah Gail Winfrey
(Kosciusko, 29 de janeiro de 1954)
apresentadora, jornalista, atriz, psicóloga, empresária, repórter, produtora, editora e escritora norte-americana
Vencedora de múltiplos prêmios Emmy por seu programa The Oprah Winfrey Show, o talk show com maior audiência da história da televisão norte-americana.[4][5][6]
É também uma influente crítica de livros, uma atriz indicada a um Oscar pelo filme A cor púrpura e editora da revista The Oprah Magazine.
De acordo com a revista Forbes, Winfrey foi eleita a mulher mais rica do ramo de entretenimento no mundo durante o século XX, uma das maiores filantropas de todos os tempos e a primeira mulher negra a ser incluída na lista de bilionários, em 2003.[7]
Em 2010, é a única mulher a permanecer no topo da lista por quatro anos.[8][9]
O The Oprah Winfrey Show foi transmitido durante vinte e cinco anos.[5]
Seu último programa foi ao ar em 25 de maio de 2011.
Winfrey passou a dedicar-se à sua própria rede, Oprah Winfrey Network (OWN) e outros projetos pessoais.
Oprah também é psicóloga e foi a apresentadora mais bem paga da história da televisão estadunidense, ganhando cerca de 50 milhões de dólares por mês com todas as suas incumbências profissionais.
Biografia
Infância
Oprah Winfrey nasceu em Mississipi, nos EUA, numa família batista.
Os pais eram um casal de adolescentes separados.
Foi registrada como Oprah Gail Winfrey, em homenagem a Orpah, uma das pessoas no Livro de Rute.
Winfrey diz que, devido a problemas na soletração ou pronuncia de Orpah, o “r” e o “p” foram invertidos em seu nome, por decisão de seus pais, que mudaram de ideia para seu nome, que seria Orpah, e ao registrá-la optaram por Oprah.[10][11] S
Sua mãe, Vernita Gail Lee, era dona-de-casa. Seu pai se chama Vernon Winfrey e atualmente vive em Boston, nos Estados Unidos.
O pai de Oprah estava nas Forças Armadas quando ela nasceu.
Com uma gravidez inesperada, houve muitas brigas entre o casal: O pai de Oprah não queria ter filho naquele momento e nem tinha um namoro fixo com a mãe dela.
Depois do nascimento, seu pai a registrou, apesar de não morar junto com a filha, raras vezes a visitava.
A mãe de Oprah, já sozinha desde a gravidez, viajou para o norte dos EUA para trabalhar quando a menina completou poucos meses de vida, e assim Oprah passou os seis primeiros anos de vida longe da mãe, morando num sítio, numa zona rural bastante pobre, com a avó materna, Hattie Gail Mae.
O pai raramente ia visitá-la, pois estava morando longe da cidade.
A mãe lhe telefonava às vezes.
A avó de Oprah ensinou-a a ler antes de ter cinco anos, e levava-a para a igreja, onde recebeu a alcunha “A Pregadora”, pela habilidade de recitar versos da Bíblia.
Quando Oprah era ainda criança, a avó batia-lhe muito se não soubesse cantar e recitar corretamente os versos bíblicos ou quando comportava-se mal de qualquer maneira.[12]
Com seis anos, a mãe de Oprah voltou para buscá-la.
Ela se mudou para um bairro humilde, na cidade de Milwaukee, no Wisconsin com a mãe, que foi menos rigorosa para Oprah do que a avó tinha sido, em grande parte devido ao longo horário de trabalho, onde Oprah ficava o dia inteiro só em casa.
Sua mãe a sustentava sozinha, já que seu pai lhe dava uma pensão muito pequena.[13]
Em 1963, aos nove anos de idade, Oprah passou a ser molestada por seu tio e seus primos adolescentes, que foram morar com ela e sua mãe.
Eles eram parentes de sua mãe, e batiam na menina, além de a estuprarem com frequência, um grande trauma para Oprah que, ameaçada, nada podia relatar aos pais.[14][15]
Juventude
Apesar da vida difícil, Oprah sempre se dedicou aos estudos, querendo mudar de vida.
Aos 13 anos fez uma prova e ganhou uma bolsa de estudos na Nicolet High School, uma das melhores escolas públicas da cidade de Milwaukee.
Cansada de sofrer abusos sexuais desde criança, Oprah terminou o ensino fundamental e fugiu de casa, desesperada e infeliz.[16]
Ao sair de casa, pôde contar com a ajuda de sua melhor amiga, que havia conhecido na escola.
Ela foi morar na casa dela, que ficava na mesma cidade em que vivia, Milwaukee, e a família de sua amiga a acolheu.
Quando fez catorze anos, já há seis meses morando com a amiga, conheceu seu primeiro namorado, um rapaz de dezoito anos, por quem se apaixonou perdidamente.
Após três meses de namoro, Oprah ficou desesperada ao descobrir-se grávida.
O namorado não aceitou a gestação, e após agredi-la e tentado obrigá-la a abortar, a abandonou grávida, após ela recusar-se a tirar seu filho, o que gerou uma profunda depressão na jovem.
Seus pais, a essa altura, já sabiam que ela estava morando com a amiga e ela, por telefone, relatou a mãe o motivo pelo qual fugiu de casa, e assim seu tio e primos foram presos.
A mãe pediu para ela voltar, mas Oprah disse que estava grávida e que foi abandonada pelo namorado, mas que estava bem na casa da amiga.
Esse fato deixou os pais de Oprah muito chocados com o que houve a filha.
Os meses se passaram, Oprah vivia triste e não se cuidava direito na gestação, não indo a médicos e ficando só em casa, muito triste.
Aos sete meses de gestação entrou em trabalho de parto, e sofrendo muito, deu à luz de parto normal a um menino, para sua felicidade, e também medo, porém, o menino teve complicações por ser prematuro, e devido a má formação do pulmão, desenvolveu uma insuficiência respiratória, falecendo poucas horas após o nascimento, para desespero total de Oprah, que entrou mais ainda em depressão, e a partir deste dia decidiu nunca mais querer ter um filho.
Após tudo isso, a mãe a consolou, e Oprah decidiu mudar de estado, e saiu de Milwaukee, em Wisconsin, e foi morar com o pai em Nashville, no Tennessee.
Após terminar o colégio, Oprah foi aprovada em um concurso de locução, que lhe garantiu uma bolsa de estudos na Universidade do Tennessee, uma universidade historicamente negra, onde estudou Comunicação Televisiva.
Ela também atraiu o interesse da rádio local, WVOL, que a contratou para transmitir as notícias de plantão.
Oprah trabalhou nessa rádio nos seus dois primeiros anos na faculdade.[15]
Já trabalhando na mídia local, Oprah era a mais jovem e a única negra a ocupar o cargo de âncora de um jornal da cidade de Nashville.
Em busca de independência financeira e pessoal, saiu da casa de sua mãe, em Nashville, e mudou-se sozinha, novamente para outro estado, indo viver na cidade de Baltimore, em Maryland, no ano de 1976, após ser convidada para trabalhar como repórter e apresentadora em um jornal local.
Lá, ela atuou ao lado de Richard Sher no programa de entrevistas People are Talking, que estreou no dia 14 de agosto de 1978.
Também liderou o Dialing for Dollars.
Política
Oprah exerceu uma considerável influência política durante a candidatura de Barack Obama ao cargo de Presidente dos Estados Unidos em 2008, sendo esta a primeira vez em que Oprah apoiou algum político.

Oprah demonstrou primeiramente seu apoio aos Obama na sua residência em Montecito, Califórnia e desde então Oprah acompanhou os Obama em todos os seus comícios políticos na Carolina do Sul, Iowa, Nova Hampshire, Texas, Michigan e Kansas.
Em 2008, Barack Obama ofereceu sua cadeira no Senado dos Estados Unidos para Oprah.[31][32]
Carreira
Televisão
Em 1983, Oprah se mudou para Chicago liderar o talk show matinal AM Chicago, que teve seu primeiro episódio exibido no dia 2 de janeiro de 1984.
Dentro de poucos meses, o programa de Oprah se tornou o mais visto da região de Chicago superando o concorrente The Phil Donahue Show.
O sucesso foi tanto que a emissora concedeu uma hora inteira de duração ao talk show que foi rebatizado de Oprah Winfrey Show e passou a ser transmitido para todo o país em Setembro de 1986. [33]
Já tendo superado os concorrentes locais Oprah duplicou sua audiência nacional, superando Donahue no ranking de talk show mais visto dos Estados Unidos.
Oprah falando do Fluxo da vida. Acione as legendas no canto inferior direito do vídeo.
O sucesso foi tanto que a revista Time publicou: “Poucas pessoas apostaram que Oprah Winfrey teria uma rápida ascensão na mídia televisiva.
Em uma área de trabalho dominada por homens brancos e mulheres brancas, ela é uma negra de preferência majoritária… Ela não é concorrência para Paul Donahue…Trata-se do talk show como uma sessão terapêutica.”
Em meados de 1990, Oprah adotou um programa em formato de tabloide tratando sobre doenças cardíacas e assuntos religiosos e entrevistando pessoas de origem humilde.
Em 10 de fevereiro de 1993, Oprah conseguiu uma rara e altamente esperada entrevista com o Rei do Pop Michael Jackson que se tornou o segundo evento mais assistido da história da TV mundial em todos os tempos (e efetivamente, a maior audiência da carreira de Winfrey), com uma plateia recorde de 600 milhões de pessoas[34] assistindo o programa de todas as partes do mundo, simultaneamente.
O especial, intitulado “Michael Jackson talks… to Oprah”, foi ao ar, ao vivo, da mansão do cantor, Neverland Valley, localizado no Condado de Santa Barbara, na Califórnia.
Em 2004, outro fato marcante ocorreu, quando Oprah distribuiu carros Pontiac G6 para toda a plateia, totalizando 276 veículos doados pela Pontiac como parte de um acordo publicitário.[35]
Oprah assinou contrato com a emissora ABC para estender o programa até a temporada 2010-2011.
Se o programa continuar a ser produzido além desta temporada terá um total de 25 anos de existência.[36]
Pelo contrato, a última temporada (2011) ficou estabelecida com 130 episódios, dez a menos que a quantidade produzida normalmente.[37]
A edição de 2004 do Prêmio Nobel da Paz foi apresentado por Oprah ao lado do ator Tom Cruise.
O evento também contou com participações especiais de Cyndi Lauper, Andrea Bocelli, Joss Stone e outros artistas.[38]
Oprah também foi mencionada muitas vezes em Drake & Josh, onde também fez uma participação especial. Na Série, Josh é muito fã da mesma.
Cinema
Oprah atuou pela primeira vez em 1985 no filme de Steven Spielberg A Cor Púrpura.[2]
No ano seguinte Oprah foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante mas perdeu para Angelica Huston.
Em 1998 Oprah estrelou o filme ‘Beloved’,[39] que apesar do sucesso em Hollywood perdeu um total de 30 milhões de dólares.
Também dublou em A Menina e o Porquinho de 2006,[40] Bee Movie de 2007 e A Princesa e o Sapo, de 2009.[41]
Atuou também no filme O Mordomo da Casa Branca, de 2013.
Em 2018 estará no filme ´´A Wrinkle In A Time“ ou em português ´´Uma Dobra No Tempo“ sendo uma das diversas criaturas sobrenaturais do filme ´´Mrs. Which“
Livros e Revistas
Oprah é dona de duas revistas, “O, The Oprah Magazine” e “O at Home“. Também já produziu cinco livros e está produzindo um novo livro de auto-estima que é considerado o mais lucrativo e caro de todos os tempos, só perdendo para a auto biografia de Bill Clinton intitulada My Life.[43]
A revista de Oprah lucra cerca de 63 mil dólares por ano (bem acima da média de revistas femininas).[44]
Rádio
Em 9 de fevereiro de 2006 foi anunciado que Oprah havia assinado um contrato de três anos com a ‘XM Satellite Radio’ envolvendo 55 milhões de dólares com o objetivo de criar um novo canal radiofônico intitulado Oprah and Friends.
O canal estreou no dia 25 de setembro do mesmo ano.[45] [46]
Internet
Oprah possui o site Oprah.com, criado pela produção da apresentadora e fornece recursos e informações sobre o programa e a vida de Oprah.
O site recebe cerca de 70 milhões de visitas por mês e 20 mil mensagens por semana.[47]
Canal de TV
Em 2008 Oprah e a Discovery Communications anunciaram planos para transformar o canal Discovery Health em um canal especial dedicado inteiramente a Oprah, intitulado de OWN (The Oprah Winfrey Network), que estreou no dia primeiro de Janeiro de 2011.[48][49][50]
Programa de TV
No dia 20 de novembro de 2009, Oprah Winfrey anunciou e confirmou o fim do seu programa para 2011, depois de mais de vinte anos no ar pelo canal de TV estadunidense ABC.[36]
O anúncio emocionado da apresentadora foi feito ao vivo nos minutos finais de seu programa “The Oprah Winfrey Show“.
Segundo Oprah, a decisão foi tomada “depois de muita oração e meses de análises cuidadosas”.
Ela disse ainda: “Eu amo este programa, e amo o bastante para saber quando é hora de dizer adeus”.
Oprah tem um patrimônio avaliado em US$ 4 bilhões.
Oprah Winfrey
Oprah Gail Winfrey
(Kosciusko, 29 de janeiro de 1954)
apresentadora, jornalista, atriz, psicóloga, empresária, repórter, produtora, editora e escritora norte-americana
▒ EVENTOS HISTÓRICOS
- 1712 — Início das negociações do Tratado de Utrecht que pôs fim à guerra de sucessão espanhola.
- 1825 — É fundada a faculdade de medicina do Porto.
- 1861 — Kansas torna-se o 34º estado norte-americano.
- 1886 — Karl Benz, inventa o primeiro motor automóvel movido a gasolina.
- 1890 — Equador e Estados Unidos reconhecem a República do Brasil (v. Proclamação da República Brasileira).
- 1942 — Homologado o Protocolo do Rio de Janeiro que estabeleceu fronteiras provisórias entre o Equador e Peru.
- 1943 — Os presidentes Roosevelt, dos EUA, e Getúlio Vargas, do Brasil, se encontram na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Tratam, entre outras, do envio de tropas brasileiras para combater na Europa.
- 1945 — Fundação do jornal desportivo português A Bola, por Cândido de Oliveira.
- 1948 — O delegado soviético do Conselho de Segurança da ONU, Andrei Gromiko, pede a destruição de todas as bombas atômicas existentes no mundo.
- 1959 — Os estúdios Disney lançam o longa-metragem A Bela Adormecida, clássico dos desenhos animados.
- 1960 — O Presidente Juscelino Kubitschek recebe Dwight Eisenhower, presidente dos Estados Unidos, em Brasília. A visita do líder norte-americano foi um dos pontos marcantes de seu governo.
- 1963 — A Comunidade Econômica Europeia repulsa a petição de ingresso da Grã- Bretanha.
- 1976 — Fundação do Joinville Esporte Clube.
- 1991 — O Congresso da Somália Unificada nomeia Alí Mahdi Mohamed como novo presidente do país.
- 1999 — Um quadro de Velázquez é adquirido por um colecionador anônimo, na cerimônia de homenagem aos quatrocentos anos após sua morte. O primeiro ato ocorreu quando a Christie’s leiloou o quadro Santa Rufina por US$ 8,1 milhões.
- 2005 — Gilberto Gil é aplaudido pelo discurso em defesa do Software Livre no Fórum Social Mundial.
▒ FALECIMENTOS
1905 — José do Patrocínio ▒ José Carlos do Patrocínio (Campos dos Goytacazes, 9 de outubro de 1853 — Rio de Janeiro, 29 de janeiro de 1905) foi um farmacêutico, jornalista, escritor, orador e ativista político brasileiro. Destacou-se como uma das figuras mais importantes dos movimentos Abolicionista e Republicano no país.
2009 — Hélio Gracie ▒ Hélio Gracie (Belém do Pará, 1 de outubro de 1913 – Petrópolis, 29 de janeiro de 2009) foi o patriarca da família Gracie. Foi responsável pela difusão do Jiu- Jitsu no Brasil e idealizador do estilo de arte marcial brasileira conhecido mundialmente como Brazilian Jiu-Jitsu.
2019 — James Ingram, James Ingram (Akron, 16 de fevereiro de 1952 — Los Angeles, 29 de janeiro de 2019) foi um cantor, compositor e produtor musical estadunidense.
▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
- Portugal: Dia da Incontinência Urinária
- Dia Internacional do Hanseniano
▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1834 — Combate de Pernes entre liberais e absolutistas (Portugal).
- 1888 — Um incêndio destrói o Teatro Variedades de Madri (Espanha).
- 1979 — A província de Cidade Real passa por graves inundações, devido a chuvas torrenciais.
- 1986 — Um avião DC-3 da Aerocalifórnia cai perto do aeroporto de Mochis (México), causando a morte de seus 21 ocupantes.
▒ GALERIA de FOTOS
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

29 de Janeiro – Acontecimentos do Dia
☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ NASCIMENTOS • Anton Tchekhov • Thomas Paine • Katharine Ross • Tom Selleck • Oprah Winfrey • Greg Louganis • Tássia Camargo • Romário • Sarah Oliveira • Adam Lambert • Isabel Lucas ▒ FALECIMENTOS • José do Patrocínio • Hélio Gracie
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “29 de Janeiro • Dia Hoje • Edição 2022”