DESTAQUES DO DIA
♥ NASCIMENTOS • Mauro Silva • Nando Reis • Edmund Burke • Johann Pestalozzi • Rubem Braga • Orlando Villas-Bôas • Oliver Platt • Lia de Itamaracá • Carlos Villagrán • Joe Frazier ♦ ÓBITOS • Afrânio Peixoto • Agatha Christie • Adhemar Ferreira • Bill Hewlett • Maurice Gibb • Bento Prado Júnior • Zilda Arns
• Aniversário de Belém do Pará
• Dia Nacional do Empresário Contábil
FONTES
CIDADES ANIVERSIANTES
• Belém (PA)
• Igreja Nova (AL)
• Iporanga (SP)
• Poconé (MT)
Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.
FONTE ► WIKIPÉDIA
▒ NASCIMENTOS
1729 — Edmund Burke ▒ Edmund Burke (Dublin, 12 de janeiro de 1729 — Beaconsfield, 9 de julho de 1797) foi um político, filósofo, teórico político e orador irlandês, membro do parlamento londrino pelo Partido Whig.
Sua principal expressão como teórico político foi a crítica que formulou à ideologia da Revolução Francesa, manifesta em Reflexões sobre a revolução na França e sobre o comportamento de certas comunidades em Londres relativo a esse acontecimento, de 1790.
1746 — Johann Pestalozzi ▒ Johann Heinrich Pestalozzi (Zurique, 12 de janeiro de 1746 — Brugg, 17 de fevereiro de 1827) foi um pedagogista suíço e educador pioneiro da reforma educacional.
Pestalozzi foi um dos pioneiros da pedagogia moderna, influenciando profundamente todas as correntes educacionais, e longe está de deixar de ser uma referência.
Fundou escolas, cativava a todos para a causa de uma educação capaz de atingir o povo, num tempo em que o ensino era privilégio exclusivo.
Em 1801 Pestalozzi concentrou suas idéias sobre educação num livro intitulado “Como Gertrudes ensina suas crianças” (Wie Gertrude Ihre Kinder Lehrt).
Ali expõe a sua didática pedagógica, o Método Pestalozzi, de partir do mais fácil e simples, para o mais difícil e complexo. Continuava daí, medindo, pintando, escrevendo e contando, e assim por diante.
Os trabalhos completos de Pestalozzi foram publicados em Stuttgart em 1819, 1826, e uma edição por Seyffarth apareceu em Berlim, em 1881.
“A Universidade pode fazer o cidadão, mas somente o lar pode edificar o homem.” J. H. Pestalozzi
1913 — Rubem Braga ▒ Rubem Braga (Cachoeiro de Itapemirim, 12 de janeiro de 1913 — Rio de Janeiro, 19 de dezembro de 1990) foi um escritor lembrado como um dos melhores cronistas brasileiros. Era irmão do poeta e jornalista Newton Braga.
1914 — Orlando Villas-Bôas ▒ Orlando Villas-Bôas (Santa Cruz do Rio Pardo, 12 de janeiro de 1914 — São Paulo, 12 de dezembro de 2002) foi um sertanista brasileiro. Algumas pessoas dentre a qual Orlando Villas-Bôas dependeu de influências para ter feito registro dos índios com visão contrária a visão normal de mundo tem pensamentos e formas de descrever os índios condenada pela ótica dos Irmãos Villas-Bôas, visto porque Von Martius defendia que se tinha que se civilizar os índios e deixá-los satisfeitos e sadios, enquanto os Villas-Bôas defendia que os índios tinham que estarem abandonados, isolados, nunca serem domesticados e que não se deve civilizar os índios e também porque Claude Lévi- Strauss descreve os índios de acordo com a ótica do “Bom selvagem”, e esse conceito de “Bom selvagem” são os índios totalmente submissos, os índios revoltosos são classificados pelo conceito como “Mau selvagens”, o que faz desse conceito ser condenado pelos irmãos Villas-Bôas.
1944 — Lia de Itamaracá, Maria Madalena Correia do Nascimento, conhecida como Lia de Itamaracá (Itamaracá, 12 de janeiro de 1944), é uma dançarina, compositora e cantora de ciranda brasileira. É considerada a mais célebre cirandeira do Brasil.
1944 — Carlos Villagrán, Carlos Villagrán Eslava (Cidade do México, 12 de janeiro de 1944) é um ator e humorista mexicano, mundialmente conhecido por interpretar o garoto Quico (mais tarde, Kiko), no seriado Chaves. Em 1979, ele deixou o seriado e tentou fazer uma carreira solo com o Quico, mas esta não foi tão exitosa.
1944 — Joe Frazier, Joseph William Frazier, conhecido como Smokin’ Joe (Beaufort, Carolina do Sul, 12 de Janeiro de 1944 – Filadélfia, 7 de novembro de 2011) foi um pugilista norte-americano, campeão mundial de boxe na categoria de pesos-pesados.Sua carreira estendeu-se pelas décadas de 1960 e 1970, ficando famosos pelos combates que disputou com Muhammad Ali e George Foreman pelo título de campeão de pesos pesados.
1960 — Oliver Platt ▒ Oliver James Platt (Windsor, Ontário, 12 de janeiro de 1960) é um ator americano nascido no Canadá. Ele já atuou em papéis de filmes e na televisão, primo de terceiro grau de Henrique de Gales.
1963 — Nando Reis ▒ José Fernando Gomes dos Reis, conhecido artisticamente como Nando Reis (São Paulo, 12 de janeiro de 1963), é um baixista, cantor, violonista e compositor brasileiro. Ex-baixista da banda de rock Titãs, atualmente segue em carreira solo, acompanhado pela banda Os Infernais.
Mauro Silva
Mauro da Silva Gomes, mais conhecido apenas como Mauro Silva (São Bernardo do Campo, 12 de janeiro de 1968), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como volante. Atualmente é vice- presidente da Federação Paulista de Futebol.[2]
Carreira
Em 17 anos de carreira profissional, Mauro Silva atuou somente no Guarani e no Bragantino, no Brasil e, por 13 anos, no Deportivo La Coruña, da Espanha, onde foi ídolo junto a outros dois brasileiros: Bebeto e Donato.
No ano de 2000, Mauro chegou a recusar uma proposta para fazer parte dos Galácticos do Real Madrid.[3]
Encerrou sua carreira no dia 22 de maio de 2005, num jogo entre o La Coruña e o Mallorca no Estádio Riazor.[4] É o segundo atleta do La Coruña com maior número de partidas pelo clube, atrás somente de Fran.[5]
Seleção Nacional
Pela Seleção Brasileira, Mauro Silva foi campeão da Copa do Mundo FIFA de 1994, realizada nos Estados Unidos. O volante atuou nas sete partidas, disputando um total de 616 minutos.[6]
Três anos depois esteve no grupo que conquistou a Copa América de 1997.
Títulos
Bragantino
- Campeonato Paulista: 1990
- Torneio Amizade: 1992
Deportivo La Coruña
- Copa do Rei: 1994–95 e 2001–02
- Supercopa da Espanha: 1995, 2000 e 2002
- Troféu Juan Acuña: 1998, 1999 e 2000
- La Liga: 1999–00
- Troféu Teresa Herrera: 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004
Seleção Brasileira
Prêmios individuais
- Bola de Ouro da revista Placar: 1991
- Bola de Prata da revista Placar: 1991 e 1992
- 9º melhor jogador do Mundo pela FIFA em 1994
Mauro Silva
Mauro da Silva Gomes
(São Bernardo do Campo, 12 de janeiro de 1968)
▒ EVENTOS HISTÓRICOS
- 1616 — Fundada a cidade de Belém, capital do Pará por Francisco Caldeira Castelo Branco.
- 1816 — Toda família Bonaparte é afastada da França por lei do governo francês.
- 1822 — Proclamação da Independência da Grécia no congresso de Epidauro.
- 1861 — Criação da Caixa Econômica Federal.
- 1862 — Fundação da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro.
- 1896 — O médico Henry Louis Smith fez o primeiro exame de raios X. Ele deu um tiro na mão de um cadáver e o exame mostrou a bala alojada no corpo.
- 1909 — Governo turco aceita a proposta austríaca de renunciar seus direitos sobre a Bósnia e Herzegovina por trocas de compensações financeiras.
- 1923 — Lançada a revista Time, nos Estados Unidos.
- 1946 — A ONU cria o Conselho de Segurança.
- 1948 — O Supremo Tribunal americano declara a igualdade de educação para brancos e negros.
- 1952 — A Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, admite o primeiro estudante negro.
- 1960 — Primeira reunião dos países da EFTA, em Paris
- 1966 — Estreou na rede americana ABC o seriado de TV Batman.
- 1979 — Fundação do Diário do Litoral.
- 1984 — A equipe que trabalhava na restauração das Pirâmides de Gizé desistiu de usar métodos modernos, que não funcionavam, e passou a usar os métodos empregados pelos egípcios há milênios.
- 1988 — Nascem, em Michigan, Estados Unidos, os primeiros quíntuplos de proveta do mundo, através de parto cesariana.
- 1990 — A Romênia é a primeira nação da Europa Oriental a banir o Partido Comunista no país.
- 1992 — Grande Teatro de Madri é inaugurado.
- 1995 — O primeiro-ministro do Japão, Tomiichi Murayama, renuncia.
- 1998 — 19 países europeus firmam em Paris, o protocolo do Conselho da Europa que proíbe a clonagem de seres humanos, o primeiro texto jurídico internacional sobre esse assunto.
- 2005 — Lançamento da sonda espacial Deep Impact.
- 2006 — Elevação do Vale do Aço – MG à categoria de região metropolitana.
▒ FALECIMENTOS
1947 — Afrânio Peixoto ▒ Júlio Afrânio Peixoto GCSE (Lençóis, 17 de dezembro de 1876 — Rio de Janeiro, 12 de janeiro de 1947) foi um médico, político, professor, crítico literário, ensaísta, romancista e historiador brasileiro. Ocupou a cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras, para a qual foi eleito em 7 de maio de 1910, e a cadeira 2 da Academia Brasileira de Filologia, da qual foi fundador.
1976 — Agatha Christie ▒ Agatha Mary Clarissa Christie DBE (nascida Agatha Mary Clarissa Miller; Torquay, Devon, Inglaterra, Reino Unido, 15 de setembro de 1890 — Wallingford, Oxfordshire, Inglaterra, Reino Unido, 12 de janeiro de 1976), popularmente conhecida como Agatha Christie, foi uma escritora britânica que atuou como romancista, contista, dramaturga e poetisa. Se destacou no subgênero romance policial, tendo ganho popularmente, em vida, a alcunha de “Rainha/Dama do Crime” (“Queen/Lady of Crime”, no original em inglês).
2001 — Adhemar Ferreira da Silva ▒ Adhemar Ferreira da Silva – (São Paulo, 29 de setembro de 1927 – São Paulo, 12 de janeiro de 2001) foi um atleta brasileiro, primeiro bicampeão olímpico do país. Conquistou as medalhas de ouro no salto triplo nos Jogos de Helsinque 1952 e de Melbourne 1956.
2001 — Bill Hewlett ▒ William Reddington Hewlett (Ann Arbor, 20 de maio de 1913 — Palo Alto, 12 de janeiro de 2001) foi um engenheiro estadunidense. Fundou, juntamente com David Packard, a Hewlett-Packard Company (HP) .
2003 — Maurice Gibb ▒ Maurice Ernest Gibb CBE (Douglas, Ilha de Man, 22 de dezembro de 1949 — Miami, 12 de janeiro de 2003) foi um cantor, compositor, pianista, guitarrista, baixista, tecladista, multi-instrumentista britânico, conhecido principalmente por ser um membro dos Bee Gees, um dos grupos de maior sucesso de todos os tempos. Gêmeo de Robin Gibb, Maurice era o mais novo por 35 minutos.
2007 — Bento Prado Júnior ▒ Bento Prado de Almeida Ferraz Júnior, conhecido como Bento Prado, ou Prado Jr. (Jaú, 21 de agosto de 1937 — São Carlos, 12 de janeiro de 2007), foi professor de Filosofia na Universidade de São Paulo, posteriormente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e, finalmente, na Universidade Federal de São Carlos, filósofo, escritor, professor, crítico literário, tradutor e poeta brasileiro.
2010 — Zilda Arns ▒ Zilda Arns Neumann (Forquilhinha, 25 de agosto de 1934 — Porto Príncipe, 12 de janeiro de 2010) foi uma médica pediatra e sanitarista brasileira. Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, foi também fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS
- Dia do Empresário Contábil
- Aniversário da cidade de Belém do Pará
▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE
- 1431 — Tem início, em Ruão, o processo contra Joana d’Arc, acusada de bruxaria.
- 1759 — Processo dos Távora: é proferido o veredicto: os acusados da Casa dos Távora são considerados culpados.
- 1759 — Sebastião José de Carvalho e Melo, Secretário de Estado do rei D. José I, manda expulsar os Jesuítas de Portugal.
- 1807 — Parte da cidade de Leyden, nos Países Baixos, é destruída pela explosão de um navio mercante com carga de pólvora.
- 1865 — Ocupação da Guiana Francesa por tropas brasileiras.
- 1915 — O Congresso norte-americano rejeita a proposta de ceder o direito do voto às mulheres do país, posteriormente uma emenda constitucional deu esse direito às mulheres.
- 1926 — Abraham Serfaty, político marroquino, é exilado por se opor ao regime de Hassan II.
- 1950 — A União Soviética reintroduz a pena de morte no país, para crimes de traição, espionagem e sabotagem.
- 1970 — Grandes inundações e enchentes atingem a Espanha pelo transbordamento dos rios Ebro, Tajo.
- 1974 — Eclode uma rebelião militar na Etiópia.
- 1991 — O presidente americano George Bush é autorizado pelo Congresso dos Estados Unidosa atacar o Iraque na Guerra do Golfo. A invasão do Kuwait fez com que o Conselho de Segurança da ONU impusesse um boicote econômico ao Iraque. Em resposta, Saddam Hussein ordenou a prisão dos estrangeiros.
- 2010 — Terremoto de 7,3 graus na escala de Richter provoca grande destruição no Haiti, causando cerca de 316 000 mortes.
- 2011 — Enchentes e deslizamentos de terra atingem a Região Serrana do Rio de Janeiro, causando o maior desastre climático da história do Brasil, com 916 mortes.
▒ GALERIA de FOTOS
Dia da Caridade • 19 de Julho
“Todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.” — Allan Kardec • “Fora da caridade, ou seja, fora do amor não há salvação. A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade.” — Chico Xavier • “Nunca há excesso na caridade.”…
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial • 71 Anos
A data celebra a aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito racial. A Lei 1.390, de 1951, ficou conhecida como Lei Afonso Arinos, por causa do jurista e político mineiro, autor da proposta. É a primeira lei contra o racismo no Brasil, que estabelecia como contravenção penal, a prática de preconceito por raça ou…

12 de Janeiro – Acontecimentos do Dia
☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ NASCIMENTOS • Edmund Burke • Johann Pestalozzi • Rubem Braga • Orlando Villas-Bôas • Oliver Platt • Nando Reis ▒ FALECIMENTOS • Afrânio Peixoto • Agatha Christie • Adhemar Ferreira • Bill Hewlett • Maurice Gibb • Bento Prado Júnior • Zilda Arns
19 de Julho • Dia Hoje • Edição 2022
Dia da Caridade ♦ CIDADE • Cristópolis (BA) 60 Anos ♥ Aniversário de Brian May 75 Anos • Benedict Cumberbatch • Jared Padalecki • Gislaine Ferreira • Marisol Ribeiro • Edgar Degas • Percy Spencer • Herbert Marcuse • Ricardo Corte Real • Anthony Edwards ♣ ÓBITOS • Clementina de Jesus • Dercy Gonçalves •…
0 comentário em “12 de Janeiro • Dia Hoje • Edição 2022”