ACONTECIMENTOS DO DIA BLOG Comemorações DIA HOJE

Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio • 16 de Setembro

O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio é comemorado em 16 de setembro, mesma data em que alguns países assinaram o Protocolo Montreal em 1987. O principal objetivo dessa celebração é a conscientização sobre a importância dessa camada e as formas para evitar a sua destruição

O que é e como é formada a camada de ozônio?

camada de ozônio é uma camada de gás situada ao redor do planeta que se localiza a aproximadamente 20 a 35 km de altitude

É essa camada a responsável por garantir que todos os seres vivos da Terra fiquem protegidos contra os efeitos nocivos dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol. Sem ela, provavelmente não existiria vida.

FONTE: BRASIL ESCOLA

ozônio é formado na estratosfera, quando inicialmente a radiação ultravioleta quebra moléculas de oxigênio (O2) e libera átomos desse elemento (O). Esses átomos, então, unem-se às moléculas de oxigênio e formam o ozônio (O3).

A camada de ozônio atua protegendo a Terra dos raios ultravioleta.

O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio é comemorado em 16 de setembro, mesma data em que alguns países assinaram o Protocolo Montreal em 1987. O principal objetivo dessa celebração é a conscientização sobre a importância dessa camada e as formas para evitar a sua destruição.

Destruição e buraco na camada de ozônio

Pesquisadores têm observado que essa camada tem sido progressivamente destruída graças à ação dos homens. Em 1977, alguns cientistas britânicos alertaram sobre a existência de um buraco na camada de ozônio na região da Antártida. Estudos posteriores demonstraram que em todo o planeta a camada estava se tornando mais fina.

A camada de ozônio é afetada pela emissão de várias substâncias, tais como os óxidos nítricos e nitrosos e o gás carbônico. Entretanto, maior atenção deve ser dada aos clorofluorcarbonetos, mais conhecidos como CFCs. Esses compostos, que são encontrados em aerossóis e em equipamentos de refrigeração, chegam até a estratosfera, sofrem a ação da radiação ultravioleta e desintegram-se, liberando cloro.

cloro reage com o ozônio presente na camada e transforma-o em uma molécula de monóxido de cloro e gás oxigênio. O gás oxigênio, diferentemente do ozônio, não é capaz de proteger a Terra dos raios ultravioleta, deixando-a, assim, desprotegida.

Veja também: Quatro novos gases que destroem a camada de ozônio 

Consequências da destruição da camada de ozônio

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a perda de 1% da camada de ozônio é responsável pelo surgimento de pelo menos 50 mil novos casos de câncer de pele. Além desse problema, o excesso de raios ultravioletas também é responsável por atacar o sistema imunológico e desencadear o envelhecimento precoce e problemas de visão.

Além de atingir humanos, a radiação pode afetar todas as formas de vida, sendo importante destacar a destruição dos plânctons, que desempenham importante papel na absorção de dióxido de carbono, que é usado no processo de fotossíntese.

Diante desses problemas, alguns países começaram a preocupar-se com os possíveis impactos que a redução da camada de ozônio poderia causar à vida humana. Assim sendo, em 1985, algumas nações reuniram-se na Áustria para discutir o tema e foi formalizada a Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio, que tinha o objetivo de retardar o processo de diminuição da camada.

Em 1987, dando continuidade às políticas de proteção da camada de ozônio, foi criado o Protocolo de Montreal, que estabelecia a diminuição da produção e consumo de substâncias que afetavam diretamente essa camada. Todos os países concordaram e firmaram esse compromisso com o planeta.

É importante frisar que o compromisso de todos para garantir a saúde da camada de ozônio obteve resultados positivos. Em 2014, as Nações Unidas informaram que a camada está começando a recuperar-se.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Leia também: 05 de Junho — Dia Mundial do Meio Ambiente 

SAIBA MAIS • OUTRA FONTE


O que é o ozônio?

Ozônio é um gás (composto molecular de fórmula O3), formado a partir do rompimento das moléculas de oxigênio pela ação da radiação ultravioleta do Sol. Nesta situação, os átomos separados combinam-se com outras moléculas de oxigênio, formando assim o ozônio.

FONTE: SUA PESQUISA 

O que é a camada de ozônio e sua importância?

Camada de ozônio é uma área da estratosfera (altas camadas da atmosfera, de 25 a 35 km de altitude) que possui uma elevada concentração de ozônio. Esta camada funciona como uma espécie de “escudo protetor” para o planeta Terra, pois absorve cerca de 98% da radiação ultravioleta de alta frequência emitida pelo Sol. Sem esta camada a vida humana em nosso planeta seria praticamente impossível de existir. 

O buraco na camada de ozônio

Em 1983, pesquisadores fizeram uma descoberta que gerou muita preocupação: havia um buraco na camada de ozônio na área da estratosfera sobre o território da Antártica. Este buraco era de grandes proporções, pois tinha cerca de 10 milhões de quilômetros quadrados. Na década de 1980 outros buracos de menor proporção foram encontrados em vários pontos da estratosfera. Com o passar do tempo, estes buracos foram crescendo (principalmente o que fica sobre a Antártica), sendo que em setembro de 1992 chegou a totalizar 24,9 milhões de quilômetros quadrados. 

Causas do buraco na camada de ozônio

A principal causa é a reação química dos CFCs (clorofluorcarbonos) com o ozônio. Estes CFCs estão presentes, principalmente, em aerossóis, ar-condicionado, gás de geladeira, espumas plásticas e solventes. Os CFCs entram em processo de decomposição na estratosfera, através da atuação dos raios ultravioletas, quebrando as ligações do ozônio e destruindo suas moléculas.

Consequências principais:

– A existência de buracos na camada de ozônio é preocupante, pois a radiação não é absorvida chega ao solo, podendo provocar câncer de pele nas pessoas, pois os raios ultravioletas alteram o DNA das células.

– O buraco na camada de ozônio também tem uma leve relação com o aumento do aquecimento global.

Proteção da camada de ozônio

Na década de 1990, alarmados com a gravidade do problema ambiental que estava aumentando a cada dia, órgãos internacionais, governos e instituições ligadas ao meio ambiente buscaram tomar medidas práticas para evitar o aumento do buraco na camada de ozônio. OS CFCs foram proibidos em diversos países e seu uso descontinuado aos poucos em outros. Com isso, houve uma queda no crescimento dos buracos. Em setembro de 2011, o tamanho era de 26 milhões de quilômetros quadrados. Ainda é um problema, porém o ritmo de crescimento diminuiu muito.

O consumo de substâncias que provocam a destruição na camada de ozônio também diminuiu consideravelmente no mundo todo. Em 1992 era de cerca de 690 mil toneladas, passando para cerca de 45 mil toneladas em 2011. Com a intensificação da fiscalização e conscientização dos consumidores, espera-se que este número caia ainda mais. De acordo com cientistas, a camada de ozônio deve se normalizar por volta de 2050, caso a redução no uso dos CFCs continue no mesmo nível.

18 de Outubro • Dia Hoje • Edição 2021

Dia do Médico, do Pintor e do Estivador ♥ Aniversário de Padre Manuel da Nóbrega • Heinrich Schütz • Benjamin Constant • Henri Bergson • Norberto Bobbio • Grande Otelo • Chuck Berry • Nelson Freire • Martina Navratilova • Jean-Claude Van Damme • Alex Barros ♦ ÓBITOS • Thomas Edison • José Ortega y Gasset • Roquette-Pinto • Lucky Dub

Dia dos Filhos • 23 de Setembro

Data foi criada com o intuito de ajudar a fortalecer os laços filiais que ligam pais e filhos. A ocasião busca também, chamar a atenção dos pais e dos filhos para que possam repensar suas rotinas e separar um tempo especial, para ser dedicado exclusivamente à família

Início da Primavera • 22 de Setembro

A primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É associada ao reflorescimento da flora terrestre. A “Primavera austral”, no Hemisfério Sul onde fica o Brasil, tem início em 22 de setembro e termina em 21 de dezembro. Já no caso do hemisfério norte, inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho

Dia Internacional da Paz • 21 de Setembro

Em 2002, a Assembleia Geral da ONU declarou a data oficialmente, mas ela já era comemorada desde setembro de 1982. A celebração tem como objetivo levar as pessoas a sensibilizarem-se para a necessidade da paz no mundo e para promoverem atos que coloquem um fim nos conflitos entre povos, o cessar-fogo e a consagração da paz mundial

Dia do Funcionário Municipal • 20 de Setembro

A data ressalta a importância de profissionais como faxineiros, professores, psicólogos, médicos, construtores, garis, engenheiros e tantos outros de trabalhadores que englobam várias profissões do nosso país. Os funcionários públicos municipais são admitidos por concursos públicos ou por indicação.

Dia Nacional do Teatro • 19 de Setembro

Esta data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade, em especial os artistas brasileiros desta área. O teatro como forma de arte surgiu na Grécia Antiga. No Brasil, o teatro nasceu no século XVI, em meados do XIX, começam a aparecer os primeiros grupos de teatro nacionais

Dia Mundial do Doador de Medula Óssea • 3º Sábado de Setembro

Data criada para conscientização da importância da doação de medula óssea. Celebrada sempre no terceiro sábado do mês de setembro. Medula Óssea é um tecido líquido-gelatinoso localizado no interior dos ossos, ela é de suma importância para o desenvolvimento das células sanguíneas. Saiba como se tornar um doador

0 comentário em “Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio • 16 de Setembro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: