ACONTECIMENTOS DO DIA BLOG Comemorações DIA HOJE

Dia do Taekwondo • 4 de Setembro

Este dia foi escolhido para homenagear o esporte, porque no dia 4 de setembro de 1994, na 103ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional, na França, o Taekwondo foi incluído no programa oficial dos Jogos Olímpicos de Verão. A data foi definida durante a Assembleia Geral da WTF, no dia 25 de julho de 2006, em Ho Chi Minh, Vietnã.

Arte marcial sul-coreana que originou um esporte de combate. Hoje em dia, é um desporto difundido em todos os continentes. O taekwondo é um esporte integrante dos Jogos Olímpicos.

O nome “taekwondo” se origina da fusão de três ideogramas coreanosː

Tae (Pés)

kwon (Mãos)

Do (Caminho)

Em sentido global, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de chutes voadores, de esquivas e interseções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia, o taekwondo tornou-se olímpico, e, em muitas academias, pratica-se o taekwondo olímpico. Basicamente, é um desporto de chutes com muito poder de explosão.

FONTES: WIKIWANDDIOMAR TAEKWONDO

Nos Estados Unidos país onde o karatê era a arte marcial predominante nos anos 1980 e 1990, o taekwondo foi, por muito tempo, ironicamente chamado de “karatê coreano”. As artes marciais coreanas vêm se desenvolvendo ao longo dos anos, mostrando que a Ásia não se limita apenas ao Japão ou à China. O taekwondo é bem mais que medalhas, títulos ou promoções dadas aos vencedores de “competições” por aí afora. O taekwondo é a capacidade de vencer uma dificuldade pessoal, é desenvolver outras áreas da vida pessoal por meio da ética empregada no treinamento do taekwondo.

Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, teve seu “batismo de fogo”, quando foi um desporto de exibição, continuando com este status nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. Em 1993, o desporto foi adicionado ao programa olímpico oficial, integrando o programa a partir dos Jogos Olímpicos de 2000.[2]

História do Taekwondo

A mais popular das antigas artes marciais coreanas era o Taekkyeon, um dos segmentos do Soo bahk do. Apesar da rica história em artes marciais, as artes marciais coreanas desapareceram na obscuridade durante o final da Dinastia Joseon. A sociedade coreana tornou-se altamente centralizada e as artes marciais passaram a ser mal-vistas em uma sociedade cujos ideais eram simbolizados por seus reis-eruditos.[3] Durante seu reinado, Joseon consolidou o seu domínio absoluto sobre a Coreia, incentivou o fortalecimento dos ideais e doutrinas confucionistas na sociedade coreana e importou e adaptou a cultura da China. No entanto, a dinastia foi severamente enfraquecida durante o final do Século XVI e início do Século XVII, quando as invasões pelos vizinhos Japão e Dinastia Qing ultrapassaram a península, levando a uma política cada vez mais dura de isolamento, pelo qual a Coreia se tornou conhecido como o Reino Eremita. No entanto, o Taekkyeon persistiu até final do Século XIX.[4]

A arte marcial coreana surgiu como forma de renascimento depois dos conflitos e período de Ocupação japonesa da Coreia (1910-1945), quando houve supressão sistemática da cultura da Coreia.[5] Foi neste período que o Taekkyeon ganhou um grande impulso e teve desenvolvimento expressivo, tornando-se um dos requisitos para ingressar na vida militar. Nesta época, os progenitores do taekwondo foram enviados ao Japão, sendo expostos às artes marciais japonesas,[6] enquanto outros foram enviados para a China e Manchúria.[7][8][9][10] Quando a ocupação terminou em 1945, as escolas de artes marciais (Kwans) começaram a abrir na Coreia.[7][11] Existem diferentes pontos de vista sobre as origens do Taekwondo. Alguns pesquisadores acreditam que o taekwondo foi inteiramente baseado no caratê,[12][13][14] pois possui técnicas e posturas que são idênticas às do caratê. Alguns acreditam que o taekwondo foi baseado em antigas artes marciais coreanas: Taekkyeon e Soo bahk do,[10][15][16][17][18] ou foi resultado da fusão entre artes marciais coreanas e estrangeiras.[7][19][20][21][22][23] O Taekwondo originou da fusão de três estilos de caratê: o Shotokan, o Shudokan e o Shito-ryu. Durante a invasão da Coreia pelo Japão, os jovens ricos coreanos eram mandados para o Japão e, lá, aprenderam as artes marciais japonesas. Retornando, criaram os Kwans, mudaram os nomes, acrescentaram uma ou outra técnica e criaram o Taekwondo e as outras artes marciais coreanas.[4]

No Brasil

No Brasil, em julho de 1970 em São Paulo, trazido pelo grão-mestre Sang Min Cho, enviado oficialmente pela Internacional Taekwondo Federation, com a fundação da Academia Liberdade de Taekwondo. Posteriormente vieram os mestres: Sang In Kim, Myong Jae Han, Kiong O Han, Kun Mo Bang, Kum Joon Kwon, Woo Jae Lee, Kwang Soo Shin, Hee Song Kim, Yeong Hwan Park, Soon Myong Choi, Ju Yol Oh, Te Bo Lee, Hong Soon Kyang, Sung Jang Hong, Yong Min Kim entre outros, também se estabeleceram no Brasil, proporcionando um desenvolvimento maior da arte.

Natália Falavigna, uma das maiores e mais vitoriosas lutadoras de artes marciais do mundo, é a brasileira com maior número de medalhas internacionais no taekwondo em toda história, única atleta no Brasil campeã mundial de taekwondo nas categorias júnior, adulta e universitária. Atualmente, o taekwondo é uma arte marcial muito praticada em vários locais do Brasil.

Faixas

A caminhada do praticante de taekwondo é dividida inicialmente em gub e, em seguida, em dans.

Cada Gub corresponde a um Cinturão colorida, existindo dez Gubs em ordem decrescente. Quanto menor o Gub, maior será o seu desenvolvimento técnico. Cada cinturão colorido tem sua simbolização e significado:

  • Branca – Significa inocência, para um estudante iniciante que não possui conhecimento anterior sobre o Taekwondo.
  • Amarela – Significa a Terra da qual uma planta brota e começa a germinar, enquanto o alicerce do Taekwondo está sendo construído.
  • Amarela-Verde
  • Verde – Significa o crescimento da planta, enquanto as habilidades do Taekwondo estão se desenvolvendo.
  • Verde-Azul
  • Azul – Significa o Céu, através do qual a planta cresce até tornar-se uma árvore frondosa, enquanto o treinamento de Taekwondo progride.
  • Azul-Vermelha
  • Vermelha – Significa perigo, advertindo o estudante para exercitar o controle e alertando o adversário para ficar longe.
  • Vermelha-Preta
  • Preta – Ao contrário da branca, significa maturidade e habilidade no Taekwondo. Também indica a imunidade à obscuridade e ao medo.

As cores mencionadas acima não foram escolhidas arbitrariamente. São, de facto, baseadas na tradição. As pretas, vermelhas e azuis denotam os vários níveis de hierarquias durante as dinastias Koguryo e Silla. Outra nomenclatura é usada para o Cinturão-preto júnior com até quinze anos de idade, chamada de “Poom”, vai do momento em que pega a faixa- preta pela primeira vez e é trocada de ano em ano (começa no primeiro e vai até o terceiro), se o Cinturão-preto júnior chegar ao terceiro poom com doze anos (por exemplo) terá de esperar até aos quinze anos, para assim pegar o segundo dan e seguir como faixa-preta “normal”. Só foram criados três níveis para isso já que é bem difícil de um taekwondista chegar na faixa preta aos doze anos e assim, como troca apenas de ano em ano, não fica com o terceiro poom por mais de um ano.

PRETA – 1ºDan/10ºDan “Sabedoria e conhecimento” – o universo

  • É o oposto ao branco, o alcance da maturidade e do conhecimento, é o crescimento intelectual e espiritual do aluno, é a consciência de que o Taekwondo é muito mais do que uma simples luta, se confunde com a sua própria vida através de seus princípios e atitudes.

A caminhada do praticante dentro do taekwondo é divida inicialmente em Kups e em seguida em Dans. Cada Kup corresponde a uma Cinturão colorido (Ti) que o taekwondista amarra na cintura, por sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial.

  • A partir daí, o praticante chega aos Dans, cujos sinais exteriores limitam-se à presença não-obrigatória de pequenos traços perpendiculares na faixa preta, indicando 1º Dan, 2º Dan etc., até o póstumo 10º Dan, que só é concedido ao 9º Dan que morre.

Cada dan corresponde a uma graduação da faixa preta. Existem dez dans, em ordem crescente, onde o décimo Dan é vitalício e só uma pessoa pode possuir. Quanto maior o dan, maior será seu desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramentos da arte. A cor preta simboliza dignidade, dedicação, postura e liderança.

Ti é o cinturão que o praticante de taekwondo amarra na cintura por sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial.

Podendo variar as cores de acordo com as federações.

No estilo JTF, os níveis de aprendizado são classificados por Cinturões coloridos correlacionadas a Kups:

  • Branca – 9º Kup
  • Amarela – 8° Kup
  • Laranja – 7º Kup
  • Verde – 6º Kup
  • Azul Claro – 5º Kup
  • Azul Escuro – 4º Kup
  • Roxa – 3º Kup
  • Vermelha – 2º Kup
  • Vermelha ponta Preta – 1º Kup
  • Preta – 1º Dan (graduações de faixas pretas vão do 1º ao 9º Dan)

No estilo WT, os níveis de aprendizado são classificados por faixas coloridas correlacionadas a gubs:

  • Branca – 10º Kup
  • Amarela – 9° Kup
  • Laranja – 8° Kup
  • Verde – 7º Kup
  • Roxa – 6º Kup
  • Azul – 5º Kup
  • Marrom – 4º Kup
  • Cinza – 3º Kup
  • Vermelha – 2º Kup
  • Vermelha e Preta – 1º Kup
  • Preta – 1º Dan (graduações de faixas pretas vão do 1º ao 9º Dan)

Sistema de pontos

(a partir de 24 de Junho de 2017 – [1] )

  • 1 ponto por ataque válido ao colete com o punho;
  • 2 pontos por ataque válido ao colete com o pé;
  • 4 pontos por ataque válido giratório ao colete com o pé;
  • 3 pontos por ataque válido à cabeça com o pé;
  • 5 pontos por ataque válido giratório à cabeça com o pé;
  • 1 ponto por cada falta (Gam-jeom) cometida pelo adversário.

Sendo que os pontos rotativos têm de ser confirmados pelos Árbitros de canto. Para além do sistema de electrónico, nos últimos jogos olímpicos também foi introduzido o sistema de visionamento de IVR (Instant Video Replay), que pode ser pedido pelo treinador que acompanha o atleta para confirmar pontos ou outras ocorrências, sendo que no caso de a mesa não confirmar o pedido do treinador, este deixa de poder voltar a pedir o IVR.

Condições de vitória

  1. Por nocaute (KO);
  2. O Árbitro para o combate (RSC);
  3. Resultado final (PTF);
  4. Margem de pontos (PTG): no final do segundo round ou a qualquer altura no round final;
  5. Morte Súbita (SDP);
  6. Superioridade (SUP);
  7. Desistência (WDR)
  8. Desqualificação (DSQ);
  9. Decisão punitiva do Árbitro central (PUN).

Categorias de peso Olímpico

Para homens: Abaixo dos 58 quilogramas / Abaixo dos 68 quilogramas / Abaixo dos 80 quilogramas / Acima dos 80 quilogramas;

Para mulheres: Abaixo dos 49 quilogramas/ Abaixo dos 57 quilogramas / Abaixo dos 67 quilogramas / Acima dos 67 quilogramas.

24 de Setembro • Dia Hoje • Edição 2021

Dia da Guiné-Bissau e do Mototaxista ♥ Aniversário de Tramandaí (RS) • Nanda Costa • Edward Bach • F. Scott Fitzgerald • Linda McCartney • Pedro Almodóvar • Kevin Sorbo • Scheila Carvalho • André Marques • Juliano Cazarré • Juliana Salimeni ♦ FATOS • Maomé • Cândido Rondon ♣ ÓBITOS • Túpac Amaru • Dom Pedro I • Neil Hamilton

Dia dos Filhos • 23 de Setembro

Data foi criada com o intuito de ajudar a fortalecer os laços filiais que ligam pais e filhos. A ocasião busca também, chamar a atenção dos pais e dos filhos para que possam repensar suas rotinas e separar um tempo especial, para ser dedicado exclusivamente à família

Início da Primavera • 22 de Setembro

A primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É associada ao reflorescimento da flora terrestre. A “Primavera austral”, no Hemisfério Sul onde fica o Brasil, tem início em 22 de setembro e termina em 21 de dezembro. Já no caso do hemisfério norte, inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho

Dia Internacional da Paz • 21 de Setembro

Em 2002, a Assembleia Geral da ONU declarou a data oficialmente, mas ela já era comemorada desde setembro de 1982. A celebração tem como objetivo levar as pessoas a sensibilizarem-se para a necessidade da paz no mundo e para promoverem atos que coloquem um fim nos conflitos entre povos, o cessar-fogo e a consagração da paz mundial

Dia do Funcionário Municipal • 20 de Setembro

A data ressalta a importância de profissionais como faxineiros, professores, psicólogos, médicos, construtores, garis, engenheiros e tantos outros de trabalhadores que englobam várias profissões do nosso país. Os funcionários públicos municipais são admitidos por concursos públicos ou por indicação.

Dia Nacional do Teatro • 19 de Setembro

Esta data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade, em especial os artistas brasileiros desta área. O teatro como forma de arte surgiu na Grécia Antiga. No Brasil, o teatro nasceu no século XVI, em meados do XIX, começam a aparecer os primeiros grupos de teatro nacionais

Dia Mundial do Doador de Medula Óssea • 3º Sábado de Setembro

Data criada para conscientização da importância da doação de medula óssea. Celebrada sempre no terceiro sábado do mês de setembro. Medula Óssea é um tecido líquido-gelatinoso localizado no interior dos ossos, ela é de suma importância para o desenvolvimento das células sanguíneas. Saiba como se tornar um doador

0 comentário em “Dia do Taekwondo • 4 de Setembro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: